Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 20 de dezembro de 2014

Superintendente Marcos Eduardo se reúne com outros representantes de órgãos de trânsito para tratar do uso das "cinquentinhas" em Patos



O superintendente da Sttrans- Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Patos, Marcos Eduardo, esteve reunido na manhã desta sexta-feira (19) com representantes de vários órgãos ligados ao trânsito na cidade.

A reunião aconteceu na sede da Sttrans e contou com a presença do superintendente Marcos Eduardo, do Tenente Leonides comandante da 4ª Companhia de Trânsito de Patos (CPTRAN) , de Washington Queiroz representando o Departamento Estadual de Trânsito em Patos(DETRAN), do chefe do departamento de Estradas e Rodagens – DER em Patos,  Madiel Conserva e do coordenador de Transportes da Sttrans, Damião Oliveira.

A reunião teve como objetivo discutir a questão do uso irregular dos ciclomotores, conhecidas popularmente por cinquentinhas, na cidade de Patos, como também elaborar um plano de trabalho de conscientização e educação para os condutores desses veículos, mostrando o que diz a legislação de trânsito sobre o seu uso.

“Vamos dar total apoio e a ajuda desses demais órgãos é importantíssima. Vamos fazer um amplo trabalho de conscientização e educação para os condutores das cinquentinhas, alertando-os para o uso regular desses veículos”, disse Marcos Eduardo.

De acordo com o comandante da 4ª Companhia de Trânsito de Patos (CPTRAN) Tenente Leonides, a reunião serviu para traçar metas e ações que busquem educar a população e coibir o uso irregular das cinquentinhas na cidade de Patos.

“Vamos fazer um trabalho para esclarecer algumas duvidas e informar que os condutores tem que ter no mínimo uma autorização para condução desses veículos, tem que ter carteira de habilitação e portar todos os aparelhos de segurança como capacete, retrovisor. Além do mais, os menores, em hipótese alguma, podem conduzir esses veículos e se forem pegos serão encaminhados para o Conselho Tutelar e os pais responderão por isso”, alertou o Tenente Leonides.

O Tenente Leonides destacou ainda que o uso irregular das cinquentinhas vem causando sérios danos à população. “O que acontece em Patos hoje é que muitos menores conduzem esses veículos, ultrapassando os sinais de trânsito, provocando acidentes e colocando em risco sua vida e de outras pessoas, sem falar da parte criminal em que muitos se utilizam desses veículos para cometerem crimes. Além da conscientização vamos intensificar ainda mais a fiscalização com o apoio de todos os órgãos de trânsito aqui presentes”, enfatizou.

De acordo com o chefe do DER em Patos, Madiel Coneserva, um amplo trabalho de conscientização será realizado. “Vamos fazer um trabalho de conscientização, mostrando os direitos e deveres dos condutores. O transito é um dos grandes problemas de nossa cidade e vamos com isso tentar minimizar os acidentes no transito que vem ocorrendo freqüentemente em nossa cidade”, disse.

Para Whoshignton Queiroz que esteve na reunião representando o DETRAN, a parceria entre os órgãos é fundamental para evitar o uso irregular das cinquentinhas em Patos. “Estamos fazendo essa parceria junto com a Sttrans, CPTRAN, DER,  sociedade cível  para achar uma solução mais amigável para o problema das cinquentinhas em Patos. Não podemos deixar Que esses veículos sejam conduzidas irregularmente na nossa cidade, fazendo direção perigosa e colocando em risco a vida de muita gente. Vamos primeiramente educar e conscientizar e assim depois intensificar a fiscalização em parceria com os demais órgãos”, enfatizou.
 
Daniel Almeida

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Crianças dão brilho especial à culminância da Liga Pela Paz em João Pessoa


Antonieta Nóbrega








Maria dos Prazeres

As 14 Gerências Regionais de Educação da Paraíba se fizeram representar neste dia 18 de dezembro (2014) na EEEF Francisco Campos, em João Pessoa- PB, para a celebração da culminância da Liga Pela Paz. Cada regional apresentou, em banner, suas atividades desenvolvidas fazendo uso da metodologia Liga Pela Paz.

O evento, repleto de entusiasmo, contou com a presença do idealizador da Liga Pela Paz, professor João Roberto de Araújo, que proferiu a palestra “Educação Emocional e Social na Paraíba: os avanços e desafios de um processo regular e permanente”.

A programação contou ainda com o brilho de alunos de algumas escolas, que fizeram apresentações culturais com danças e cantos presentes no material pedagógico da Liga Pela Paz. Foram momentos de muita alegria e participação, quando todos os professores foram convidados a cantar com as crianças. 

Da mesa fizeram parte, além do Professor João Roberto de Araujo, a professora Antonieta Nóbrega, representando a secretária Márcia Lucena, Aparecida Uchoa, gerente executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Estado, Maria dos Prazeres, coordenadora estadual do PPSI, Professora Wleika Aragão, gerente da 1ª Regional de Educação, Maria José Figueiredo, diretora da EEEF Francisco Campos e a coordenadora do PPSI da EEEF Antônio Mariz, Rosimery de Sá, que representou todos os coordenadores do Primeiros Saberes, e a professora Socorro Antunes, da 10ª GRE. 

Professor João Roberto de Araújo fez uma ampla leitura da educação no Brasil. Falou da negligência que há para com a educação emocional, da necessidade dos educadores em perceber e diferenciar os valores que contribuem para a construção do equilíbrio emocional do homem. Destacou a figura do estudioso francês Edgar Morin como uma das mentes mais brilhantes para o desenvolvimento das competências sociais e recomendou que os educadores lessem a importante obra “Os sete saberes necessários à educação do futuro”, um importante pilar para a formação de verdadeiros cidadãos. 

Em 2015 a Liga Pela Paz irá trabalhar com 180 mil famílias. Para Maria dos Prazeres, 2014 foi o ano da escola, 2015, além da escola será a família. “A família é uma parte essencial para a educação dos filhos. Ela está muito carente e necessitando de ajuda. É um momento de estreitarmos essa atenção”, comentou.

A gerente executiva de Acompanhamento à Gestão Escolar da SEE, Antonieta Nóbrega, diz que a Liga Pela Paz tem sido o diferencial nas escolas de ensino fundamental e acrescenta que os frutos já estão sendo colhidos, com as crianças mais centradas, e a partir daí com maior desenvolvimento do ponto de vista cognitivo, de absorção de conhecimento. “A educação emocional favorece o aluno a ficar mais calmo, a compreender aquilo que a gente espera dentro de uma escola, que são os conhecimentos de Português e Matemática, mas o fundamental de tudo é que nossas escolas estão rejeitando a violência”, elogia a Antonieta.

Aparecida Uchoa comentou sobre a culminância 2014 da Liga Pela Paz ocorrida em todas as GREs e, também, enalteceu os resultados provocados na educação do ensino fundamental a partir da metodologia. “São inúmeros resultados. Os alunos melhoraram no comportamento e o professor também se sentiu importante nesse processo. A gente percebeu que as crianças passaram a se integrar com mais facilidade. Educação emocional é uma coisa nova para a escola, algo que a gente ainda não discute no currículo, mas que é essencial, sem ela a parte cognitiva não tem sucesso”, enfatiza Cida. 

Sobre o trabalho que a Liga Pela Paz desenvolverá a partir de janeiro de 2015 com as famílias, Cida Uchoa explica que tudo partiu de uma necessidade percebida durante o trabalho nas escolas, quando os pais procuravam saber junto aos educadores o que estava acontecendo, pois os filhos passaram a cobrar deles mais paciência, mais respiração antes de atos impulsivos. “Percebemos como a escola está longe da família Durante todo o ano de 2015 trabalharemos com a educação emocional com toda comunidade escolar: gestão, educadores, famílias e estudantes”, explicou Cida. 

Marcos Eugênio

Vereadores aprovam Orçamento 2015, emendas, requerimentos e quatro Projetos de Lei na última Sessão Ordinária do ano de 2014


Aconteceu na noite desta quinta-feira, 18 de dezembro, na Câmara Municipal de Patos, a última Sessão Ordinária do 4º Período da 16ª Legislatura, na qual foram votadas a Lei Orçamentária Anual - LOA 2015, o Plano Plurianual – PPA 2015 e a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2015, cinco Emendas ao Orçamento, quatro Projetos de Lei do Legislativo e quatro Requerimentos.

A presidente da Câmara Municipal, Nadigerlane Rodrigues de Carvalho Almeida Guedes, juntamente com os vereadores Antonio Araújo dos Nascimento, Claudia Leitão Martins, Diogo Ariano Medeiros de Araújo, Fernando Tadeu Vieira Jucá Junior, Francisco de Sales Mendes Júnior, – Inácio Ferreira de Lucena, Isis Karla Alves Medeiros da Silva, Jardelson Pereira Medeiros, Jefferson Gomes Melquiades, Lúcia de Fátima de França Medeiros, Maurício José Alves, participaram de um amplo debate sobre as proposituras a serem votadas na noite e, na sequencia aprovaram por unanimidade os Projetos do Executivo e do Legislativo e os Requerimentos, e, por maioria, as Emendas Parlamentares apresentadas para serem acrescidas ao Orçamento 2015 da Prefeitura de Patos.

A presidente Nadir Rodrigues, ao final da Sessão, falou aos representantes da imprensa que acompanham o trabalho dos parlamentares na Casa Juvenal Lúcio de Sousa e fez uma avaliação dos projetos e emendas votadas. De acordo com ela, “foi uma votação muito importante, na qual a Câmara teve a oportunidade de aprovar não só o Orçamento 2015, mas também e principalmente, algumas emendas de iniciativa dos vereadores, restando agora a sensibilidade da prefeita Francisca Motta ao executar esses projetos”.

“Tivemos também a aprovação de um projeto encaminhado por mim, no qual a gente dispõe sobre as medidas permanentes de prevenção contra a Dengue, uma vez que o período chuvoso já está próximo e o Município possa implementá-lo de imediato, para que nós não venhamos ter problemas com a Dengue em nossa cidade”, complementou Nadir.

Nadir também fez uma avaliação da sua primeira gestão como presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa e sobre alguns projetos e planos para o segundo mandato, ao qual tomará posse no dia 02 de janeiro. “Foi um período difícil, onde tivemos muitos desafios, mas com certeza um período de muito aprendizado e que vai servir como base para que possamos trabalhar mais e melhor nesse ano de 2015”, avaliou.

A vereadora Cláudia Leitão, autora dos outros três projetos aprovados em 1ª e 2ª votação, falou a respeito da importância dos mesmos e disse estar feliz por sua aprovação.

“Estou muito feliz pela aprovação dos projetos que apresentei nesta noite, uma vez que os mesmos tratam de temas importantes, ao meu ver. Conseguimos aprovação para o projeto que denomina de Radialista Batista Leitão o Camelódromo de Patos, ele que também foi comerciante; e também pela aprovação do projeto que normatiza a publicação no Diário Oficial das áreas de risco e preservação ambiental em nosso município, bem como, do que tratava da instituição do Dia Municipal dos Catadores de Lixo, passando este, a ser comemorado no dia 10 de dezembro, após a promulgação da Lei”, ressaltou a parlamentar.

Cláudia Leitão também falou a respeito de seu posicionamento diante da votação que aprovou as Emendas ao Orçamento apresentadas por seus pares. Segundo ela, as solicitações em questão já estão contempladas no orçamento, tornando desnecessária a colocação das mesmas.

“Por conhecer bem a elaboração dessas peças orçamentárias, a exemplo do PPA, da LDO e da LOA, eu tenho conhecimento de que todas as emendas apresentadas já estão contempladas dentro do Orçamento 2015. Então, por compreender que essas peças orçamentárias já as contemplam e que inúmeras outras entidades que poderiam ser privilegiadas nesse momento e que, por algumas razões, principalmente porque nós temos que determinar de onde devem vir os recursos a serem implementados, foi que eu me posicionei contrária às emendas, por exatamente compreender que elas já estão contempladas”, evidenciou a vereadora.

Além da agenda de votação, as felicitações aos colegas parlamentares e a população patoense pela chegada do Natal e do final de ano, também marcaram a noite de encerramento do 4º período da 16ª Legislatura da Câmara Municipal de Patos. Todos os vereadores que usaram a Tribuna, bem como no uso de apartes congratularam os pares pelo trabalho realizado nesse ano e deixaram felicitações pelo ano que se aproxima.

Projetos Aprovados

Projeto de Lei Nº 037/2014 - Lei Orçamentária Anual - LOA 2015
Projeto de Lei Nº 039/2014 - Plano Plurianual - PPA 2015
Projeto de Lei Nº 040/2014 - Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDA 2015
Projeto de Lei 062/2013 - que concede o nome de Batista Leitão ao Camelódromo, de autoria da vereadora Cláudia Leitão;
009/2014 – que normatiza a publicação no diário oficial das áreas de risco e preservação ambiental, de autoria da vereadora Cláudia Leitão;
050/2014 – que institui o Dia Municipal dos Catadores de Materiais Recicláveis, dia 10 de dezembro), de autoria da vereadora Cláudia Leitão
062/2014 - que dispõe sobre as medidas permanentes de prevenção contra dengue no município de Patos, de autoria da vereadora Nadir Rodrigues Guedes.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Polícia desmonta ponto de venda de drogas na cidade de Patos





Policiais militares do 3º Batalhão apreenderam quase 4 kg de maconha, nessa quinta-feira (18), em uma casa utilizada como ponto de venda de drogas, no bairro Monte Castelo, na cidade de Patos. O local vinha sendo monitorado há dias pela PM.

De acordo com os policiais que realizaram a prisão, a comercialização na residência era chefiada por uma mulher, que teria fugido na última segunda-feira (15) e abandonou o local com as drogas.

O material apreendido foi entregue na Delegacia da Polícia Civil, em Patos, que vai investigar a participação de outras pessoas no esquema de tráfico.

Secom

Prefeita Francisca Motta anuncia pagamento da segunda parcela do 13º salário. Seis milhões são injetados na economia

A Prefeitura de Patos depositou nesta quinta-feira, 18 de dezembro, a segunda parcela do 13° salário aos servidores efetivos, aposentados e pensionistas do Município. Os primeiros 50% (cinquenta por cento) foram pagos no mês de junho de 2014, somando a importância de R$ 1.941.009,13.
De acordo com a Prefeita Francisca Motta, somando o pagamento em dia da folha, referente a novembro de 2014, no valor de R$ 4.707.877,98, com a segunda parcela do décimo terceiro dos servidores, no valor de R$ 2.164.390,07, a Prefeitura injeta só em dezembro, na economia patoense, mais de seis milhões de reais. 
“Desde o início do ano, a Prefeitura de Patos vem poupando, fazendo reservas, e para nossa satisfação estamos realizando nesta quinta-feira, os depósitos da segunda parcela do décimo terceiro, mantendo o equilíbrio financeiro do Município, em um momento em que observamos Prefeituras em todo o Estado tendo que fazer empréstimos ou demitir comissionados para pagarem a folha e o décimo”, destacou a Prefeita.
Segundo Francisca Motta, o décimo contribuirá para fortalecer a economia patoense neste fim de ano. “Além da vasta programação natalina que estamos realizando de 18 a 24 de dezembro, temos a certeza, que este pagamento aquecerá nossa economia, mas também, irá equilibrar o orçamento de muitas famílias neste final de ano”, acrescentou a Prefeita. 
O pagamento da segunda parcela do décimo terceiro, além de aquecer a economia patoense, beneficia diretamente 2.668 (dois mil, seiscentos e sessenta e oito) servidores. O pagamento de hoje incluiu ainda, o décimo terceiro dos servidores comissionados.
 
Nayane Rodrigues

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Chegada de Papai Noel marcará abertura da Vila Natal 2014


A abertura da segunda edição da Vila Natal, ano 2014, acontecerá na noite desta quinta-feira (18), na praça Getúlio Vargas, Centro de Patos, e será marcado pela chegada do Papai Noel às 18h. No “vilarejo natalino” que receberá as famílias, visitantes e turistas, as apresentações de danças e grupos musicais começarão hoje e seguirão durante os próximos sete dias. 

Além das apresentações, as famílias, visitantes e turistas poderão aproveitar para fazer fotografias no cenário da Vila Natal e na árvore de Natal de 17 metros, toda iluminada.  

O Natal da Família que acontece pela segunda vez, se consolida como principal atrativo do fim de ano na cidade de Patos. 

QUINTA-FEIRA (18/12)
18h – CHEGADA DE PAPAI NOEL E ABERTURA DA VILA NATAL 2014!

Dança O Carpinteiro - EMEF. Raimunda Melo;
Dança A Magia do Natal    - EMEF. Instituto Dr. João Tavares;
Musical Natalino - CIEP I Dr. José Genuíno/Napoleão Nóbrega;
Dança Frozen - EMEF. Sen. Humberto Lucena;
Peça Teatral Em busca da luz - EMEF. Sabino Ferreira Freire;
Musical Em conto e encanto de uma noite feliz - EMEF. José Permínio Wanderley (Distrito de Santa Gertrudes).
 
Epitácio Germano

Relatório do Senado inclui Vale do Piancó na transposição do São Francisco

A comissão externa do Senado que acompanha os programas de transposição e revitalização do Rio São Francisco apresentou nesta quarta-feira (17) o relatório final dos seus dois anos de funcionamento. O texto do senador Humberto Costa (PT-PE) destacou a contribuição do Senado na articulação entre o governo federal, os órgãos de controle e as empresas envolvidas na execução das obras.

Sugestão do senador paraibano Cícero Lucena (PSDB) acatada por Humberto garante a inclusão do novo ramal da transposição para atender a Paraíba. Trata-se do canal do Vale do Piancó. “Fundamental para garantir o abastecimento d’água de uma das regiões que mais sofrem com a estiagem. Já recebemos a confirmação do ministro, incluímos no relatório do Senado e vamos seguir acompanhando”, disse Cícero.

-Acompanhamos o período em que as obras estavam paralisadas, foi aí que sugerimos a criação da comissão. Naquele instante cobramos sua conclusão e iniciamos a fiscalização na aplicação dos recursos. “Minha torcida é que o governo conclua essa obra que já consumiu muitos recursos, e já esgotou o prazo previsto para entrega”, lembrou Cícero.

Para identificar os principais problemas e propor soluções para acelerar o andamento dos programas, a comissão reuniu-se em nove ocasiões, realizou diversas audiências públicas nas quais mobilizou várias instituições e visitou as obras associadas ao projeto.

O relator ressaltou que, na ocasião em que o plano de trabalho da comissão foi aprovado, previa-se a construção de centenas de quilômetros de canal em dois eixos: Leste e Norte. Era o início de novembro de 2012, quando boa parte das obras estava paralisada e o projeto tinha andado apenas 43%.

Atualmente, segundo o Ministério da Integração Nacional, 68,7% das obras estão concluídas. A contratação de mão de obra e máquinas em serviço em operação nas frentes de serviço é de 100%. Neste momento mais de 11 mil trabalhadores fazem parte da empreitada.

Projeto
O projeto tem 477 quilômetros de obras lineares, quatro túneis, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento e 27 reservatórios. As obras iniciadas em 2007, com previsão para serem concluídas em três anos, devem ser finalizadas em dezembro de 2015. O custo total estimado aumentou de R$ 4,2 bilhões para R$ 8,2 bilhões.

Em outubro foi iniciada a fase de testes da primeira estação de bombeamento. O objetivo é levar a água do Rio São Francisco a 12 milhões de pessoas em quatro estados nordestinos: Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Redação com assessoria

Governo do Estado premia 1.742 professores com 14º e 15º salários; RC recebe relatório da Liga pela Paz






Por Marcos Eugênio
 
Hoje foi dia de premiação a 2.937 professores da rede pública de ensino do Estado da Paraíba, agraciados com o 14º salário por terem projetos selecionados no prêmio Mestres da Educação, implantado pelo Estado como incentivo a iniciativas inovadoras para o desenvolvimento da educação.

O governador Ricardo Coutinho entregou simbolicamente o prêmio Escola de Valor a três das  293 escolas selecionadas. Elas conseguiram emplacar vários projetos e com isso todos os funcionários recebem o 14º salário. Os professores dessas escolas e que ganharam o Mestre da Educação têm direito também ao salário, fechando 2014 com 15 salários.

Durante a solenidade de premiação ocorrida na manha desta quarta-feira no Palácio do Governo, o governador recebeu do criador da Liga pela Paz, Professor João Roberto de Araújo, um livro contendo relatório dos avanços ocorridos nos últimos seis meses, a partir da metodologia implantada ano passado em escolas de 1º ao 5º do ensino fundamental da Paraíba, que visa a redução da violência nas escolas e inclusão social dos alunos.  

A secretária estadual de educação, Márcia Lucena, afirmou que a escola é um importante instrumento de luta social, na participação cidadã, na dinâmica e nas relações sociais. Falou dos avanços como a aquisição e entrega de 585 ônibus para o transporte escolar e de mais de 15 mil bicicletas para os alunos que frequentam as escolas em que esses ônibus não conseguem chegar.

Fez importante referência ao reordenamento da rede escolar, uma medida corajosa do governo para dar qualidade ao setor. “Havia escolas sem a mínima condição de funcionamento, outras com 42 funcionários e apenas 9 alunos; escola que sequer tinha banheiro e muitos outros exemplos que tínhamos que corrigir”, comentou Márcia, enaltecendo o compromisso do governo RC com a educação.

O governador destacou em seu discurso não apenas os investimentos, com essas premiações aos professores, escolas, onde nos últimos quatro anos já foram investidos R$ 77 milhões, mas a importância que cada educador tem na construção de uma escola inclusiva e que ofereça condições de crescimento intelectual para os alunos, que eles desfrutem de educação de qualidade. Ricardo falou da nova forma de administrar: “Temos que ter políticas de Estado e não de governador. As políticas de educação têm que ter sequência”.

Arquivo do blog