Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 3 de dezembro de 2011

Lixo, mato e fedentina no Rio Espinharas



José Gonçalves

Lixo, mato e fedentina. É assim que se encontram as margens do Rio Espinharas de Patos, ou melhor, é assim que vivem os moradores que moram próximo às margens do Rio Espinharas, em todos os bairros por onde ele passa.
Terreno baldio, espaço adequado para os carroceiros depositarem inicialmente os entulhos e logo depois os próprios moradores depositam lixo, restos de árvores que são podadas, sofás, guarda-roupas, enfim, o que não lhes interessa mais.
Como se não bastasse, ainda tem o plantio de capim, que diariamente é aguado com água de esgotos, já que a maioria das residências não está ligada a rede de esgotos da Cagepa.
A Prefeitura diversas vezes fez a limpeza, mas no outro dia, os próprios moradores começam a sujar e como se não bastasse, o proprietário do terreno, que mora em Recife, cercou-o uma vez, mas a cerca foi roubada e assim abandonou definitivamente.
Entendo que a Prefeitura deveria iniciar um cadastro de todos os terrenos baldios de Patos, procurando os seus proprietários para que cercar e ao mesmo tempo, se responsabilizar pelos mesmos, cobrando IPTU e outros tributos, caso sejam abandonados como este.
A Prefeitura tem que fazer a limpeza e ao mesmo tempo começar a aplicar multas em quem coloca entulhos no meio da rua, quem coloca lixo, quem utiliza a água podre (lama) dos esgotos para aguar capim e não permitir que os mesmos fiquem bem à vontade para agir de acordo com os seus interesses.
O vereador Edileudo, bem como outros representantes da sociedade civil organizada,  estão imbuídos em discutir a poluição do Rio Espinharas, mas em minha opinião, tem que se agir com os que estão poluindo o mesmo no dia-a-dia, como também os que utilizam a água podre para o plantio de capim, engordando vacas e depois vendendo o leite, talvez contaminado.
Pergunto onde anda a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que não toma uma providência. Pergunto onde anda a Vigilância Sanitária. Pergunto onde anda a SUDEMA que não toma uma atitude. Pergunto onde anda o Ministério Público, que permite uma situação dessas. Pergunto onde anda o poder público, que permite construção dentro do próprio Rio Espinharas. Pergunto onde anda a CAGEPA que não tira os seus esgotos de dentro do Rio Espinharas.
Portanto, qualquer discussão sobre o Rio Espinharas, Rio da Cruz e Rio da Farinha, tem que ser levado em consideração, quem são os seus poluidores, de suas nascentes até o final de seu leito.

 

Fogo destrói parte de residência em Patos

Um incêndio de grandes proporções destruiu quase que totalmente a residência de número 224, localizada Rua São José, bairro Santo Antonio em Patos neste sábado. Era por volta das 12h40 quando populares perceberam o fogo se alastrar e tomar conta do local, com a fumaça atingindo a altura de mais de 10 metros.
Rapidamente alguns populares ainda tentaram fazer alguma coisa arrombando a porta central e jogando água, mas pouco puderam colaborar já que o fogo se propagou de forma rápida destruindo um dos quartos e a sala completamente. Todos os pertences foram consumidos pelas chamas que por pouco não atingiram as duas residências ao lado.
Felizmente, ninguém saiu ferido. A casa estava fechada, e a dona conhecida por Rosângela, estava no trabalho e seus três filhos em outro local. Eles foram avisados, mas quando chegaram ao sinistro já encontraram o Corpo de Bombeiros que já tinha controlado as chamas.
Todos os objetos que estavam na sala e no quarto foram queimados. O fogo não atingiu a parte de trás da residência(cozinha e quintal), onde se encontrava outros eletros domésticos e o botijão de gás.
O corpo de Bombeiros ainda não sabe a causa do incêndio, mas pelos primeiros levantamentos feitos, deve ter surgido no quarto. A proprietária informou que no dia anterior o ventilador apresentava problemas, inclusive, expelindo um mau cheiro de queimado, mas seus filhos disseram que quando saíram de casa tudo estava desligado.
O fogo pode ter partido da fiação elétrica que estava com fios descobertos ou até mesmo do ventilador. O Corpo e Bombeiros deve emitir o laudo definitivo nos próximos dias.


Hora Exata

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Servidores da saúde de Patos querem pagamento de insalubridade

O SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região realizou nesta sexta-feira 2, assembléia geral com servidores da Secretaria de Saúde do município de Patos, distante 300 km de João Pessoa, momento em que foram apresentadas as reivindicações para a campanha salarial 2012.
O principal ponto de discussão foi o pagamento de insalubridade para todos os servidores da saúde, associados à entidade, e para isso o sindicato, em conjunto com eles, irá contratar um médico do trabalho para fazer a inspeção em cada local de trabalho, já a partir da próxima semana, e em seguida solicitar que de imediato o prefeito Nabor Wanderley inicie o pagamento da insalubridade, de acordo com o relatório apresentado pelo perito.

Sobre o pagamento do 13° salário, os servidores reclamaram que a Secretaria de Saúde pagou a primeira parcela em cima do salário base, quando na verdade deveria ter efetuado o pagamento em cima de todos os vencimentos, ficando deliberado que o SINFEMP irá solicitar uma reunião com o secretário da pasta, Eisenhower Brito Segundo, para que este coloque a diferença na segunda parcela do dia 20 deste mês e, caso isso não aconteça, a Justiça será acionada.


Paralisação:
Todos os servidores da Secretaria de Saúde irão se juntar aos professores e paralisarão suas atividades no próximo dia 20, para participarem do lançamento da Campanha Salarial 2012 do SINFEMP.

Outras propostas foram discutidas na reunião desta sexta-feira, a exemplo do Plano de Cargos e Salários, aumento do salário dos enfermeiros e dentistas plantonistas, adicional noturno, licença maternidade de 6 meses, incorporação da produtividade no salário base, redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, dentre outras.

Arquivo do blog