Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 6 de dezembro de 2008

Natal sem prêmios em Patos


Por Izaias Nóbrega

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Patos, Osvaldo Mota, disse que a crise econômica foi o principal motivo para que a instituição, que representa a classe comercial e industrial do município, não realizasse uma campanha de premiação com os clientes do comércio local.
Apesar de lembrar os efeitos da crise, em entrevista na última quinta-feira (04) ao Jornal Panorama da 93FM, o presidente da ACIP destacou a importância dos investimentos que estão sendo feitos por empresários na cidade de Patos. “Nossa cidade tem evoluído muito. Muitas empresas tem se instalado em Patos, muitos prédios estão sendo construídos”, disse Mota.Para alguns comerciantes, ouvidos pelo izaiasnobrega.com, é preciso que a ACIP passe a representar melhor os comerciantes e industriais. A inércia dificulta o bom funcionamento desses segmentos. Se não houver uma melhor representação, o comércio e a indústria poderão fracassar.
As campanhas de premiação no final de ano sempre motivaram as compras por parte das pessoas que compram no comércio patoense. A maioria diz que estimula, já que muitos pensam em serem sorteados com motos, televisores, geladeiras, automóvel, etc.
Em anos anteriores a instituição com o apoio da CDL (Câmara de Diretores Lojistas) chegou a realizar campanhas que ofereciam um carro 0 Km mais outros prêmios e foram elogiadas pela iniciativa, o que hoje não ocorre.

foto:garimpandopalavras

Rir e cantar, remédios para o coração


Especialistas determinaram o efeito das emoções positivas.As artérias se dilatam com as músicas agradáveis.


Luis Fernando Correia

Música faz bem para alma, agora sabemos que para o coração e artérias também. Pesquisadores da Universidade de Maryland, em Baltimore estudaram o efeito da música sobre a dilatação das artérias. O estudo científico avaliou o impacto da música sobre o endotélio, parte mais interna da parede das artérias. O endotélio mais do que o revestimento das artérias faz parte da regulação do diâmetro dos vasos.
Os especialistas queriam determinar o efeito das emoções positivas sobre as artérias. Uma dezena de participantes saudáveis e não-fumantes, com uma média de idade de 36 anos, puderam selecionar 30 minutos de música que gostavam e os deixavam relaxados. Para que o resultado fosse o melhor possível todos ficaram duas semanas sem escutar as músicas da seleção.
Para comparação, também foram indicadas quais músicas os deixavam ansiosos. Um teste mediu a dilatação da artéria braquial por meio de ultra-som em repouso após 30 minutos de estímulos -- músicas relaxantes, mais agitadas e um videoclipe divertido. As artérias se dilatavam com as músicas agradáveis e com as risadas do vídeo.
Por outro lado, as músicas mais agitadas geravam ansiedade e o estreitamento das paredes das artérias. Pesquisas como essas demonstram o que era observado. O cérebro, por meio das emoções, participa da regulação da pressão arterial e o estresse não pode ser negligenciado no tratamento dessas doenças.
Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN.

Cochilo à tarde é melhor que xícara de café para melhorar desempenho


Nicholas Bakalar


Uma xícara de café forte pode fazer você se sentir bem desperto, mas um pequeno estudo sugere que, para um melhor desempenho físico e mental, um cochilo à tarde é mais eficaz. Cientistas passaram uma manhã treinando 61 pessoas em tarefas motoras, perceptivas e verbais: tocar um teclado em uma seqüência específica, distinguir formas em uma tela de computador e memorizar uma lista de palavras. Então, os cientistas aleatoriamente dividiram os participantes em três grupos. O primeiro tirou um cochilo à tarde, entre as 13h e as 15h. Às três da tarde, o segundo grupo tomou uma pílula de 200 miligramas de cafeína. O terceiro grupo tomou um placebo. Os participantes repetiram as tarefas que haviam sido ensinadas anteriormente e foram avaliados por pesquisadores que não sabiam a qual grupo as pessoas pertenciam.
Aqueles que tomaram cafeína tiveram habilidades motoras piores do que aqueles que cochilaram ou tomaram o placebo. Na tarefa de percepção, os que repousaram tiveram desempenho significativamente melhor do que o grupo da cafeína e o do placebo. No teste verbal, os participantes que tiraram um cochilo foram os melhores com uma ampla margem, e os que tomaram cafeína não tiveram desempenho melhor que o grupo do placebo. Apesar do desempenho inferior, os que tomaram cafeína relataram freqüentemente menos sonolência do que os outros. "As pessoas acreditam ficar mais espertas com a cafeína", afirmou Sara C. Mednick, professora assistente de psiquiatria da Universidade da Califórnia, em San Diego, e autora responsável pelo estudo, publicado na edição de 3 de novembro do "Behavioral Brain Research". "Mas esse estudo é um forte argumento a favor do cochilo em vez da xícara de café", completou a pesquisadora.
G1

Cassação: Advogados de Cássio protocolam embargos declaratórios


No final da tarde de ontem, sexta-feira, dia 5, os tão aguardados embargos declaratórios que se referem à defesa do governador Cássio Cunha Lima no processo de cassação de seu mandato foram finalmente protocolados.
Os advogados de defesa de Cássio apresentarão 5 embargos declaratórios contra a decisão do TSE pela cassação do mandato do governador e de seu vice, José Lacerda Neto; todos questionando pontos considerados omissos no relatório do ministro e relator do processo, Eros Grau.
Os cinco embargos serão impetrados pelo governador Cássio, pelo vice-governador José Lacerda Neto, pelo superintendente da FAC Gilmar Aureliano e ainda pelo PSDB e DEM.
Quanto ao julgamento dos embargos, qua decidirá o destino do governo da Paraíba, ainda não há uma previsão de data.
onorteonline

Delegados em greve pedem que Dom Aldo interceda por eles


Em nota enviada na noite de ontem, sexta-feira (5), ao arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto e repassada à imprensa, os delegados ligados à Associação da Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia Civil do Estado da Paraíba (Adepdel), que estão em greve, pedem que o religioso interceda por eles junto ao governador Cássio Cunha Lima (PSDB) para que a greve possa terminar.
Os delegados lembram uma reunião em que o arcebispo também estava presente e que, junto com o Secretário da Administração da Paraíba, Gustavo Nogueira, o governador disse que o Estado não poderia concordar com o que teria chamado de "justas reivindicações remuneratórias dos delegados, apresentando como motivo a falta de disponibilidade de caixa do Estado, bem como de já haver o Estado atingido o limite da responsabilidade fiscal".
A nota contrasta estas informações com os recentes dados de dinheiro em caixa e aprovações de PCCRs na última semana. Os delegados dizem ainda que "infelizmente, foi um pecado praticado na presença de V. Exa., Dom Aldo, e na casa do Senhor, que fora testemunha da inveracidade trazida ao conhecimento dos Delegados de Polícia do Estado, que depositaram a confiança no Governo diante dos argumentos apresentados à época."
paraiba1
foto:wscom

Lançado em Patos + 90 Minutos – História do Futebol de Patos

Ex-jogadores
Foi lançada na noite de ontem (sexta 05) no auditório da Câmara Municipal, a obra + 90 Minutos – A História do Futebol de Patos, de autoria do historiador José Romildo de Sousa. O livro, que retrata de forma bastante abrangente os fatos que marcaram o futebol em Patos, os clubes amadores, profissionais, arbitragem, imprensa e grandes ídolos que levaram o nome de Patos, inclusive para a Europa, teve sua primeira edição, com prefácio do jornalista Luiz Carlos, em 1995. Treze anos depois A História do Futebol de Patos é relançada de forma ampliada e revisada.
Nesta edição o prefácio ficou por conta do conselheiro do TCE e escritor, Flávio Sátiro Fernandes, que não pôde comparecer à solenidade, tendo apresentado a obra o jornalista Virgílio Trindade.
Virgílio enalteceu o trabalho minucioso de José Romildo para dar seqüência à manutenção da memória futebolística de Patos, o vasto material iconográfico (fotografias) e aproveitou para dar pinceladas sobre os clubes patoenses e parabenizar a todos os atletas, desportistas que contribuíram e contribuem para fazer a história do futebol da morada do Sol.
“É uma obra completa e que deve ser acessada por todos os habitantes de Patos. Deve ser levada para as escolas, onde as crianças possam conhecê-la. O futebol de Patos sempre foi bonito, vibrante, heróico e isso deve ser visto por todos através desse magnífico trabalho de pesquisa”, comentou professor Virgílio.
José Romildo
+ 90 Minutos possui 580 fotografias e textos que abordam os principais acontecimentos que marcaram o futebol de Patos. Trata-se de vasta e importante pesquisa que servirá de subsídios para pesquisadores interessados no assunto. Um dos inúmeros relatos desse livro em prosa, verso e iconografia é o Botafogo de Seu Inocêncio, que passou seis anos sem perder para qualquer adversário. Por falar em Seu Inocêncio Oliveira, ele foi um dos percussores do futebol na Rainha das Espinharas. O livro traz dados como o da criação do primeiro time de Patos, em 1926, o Comercial Futebol Clube, por José Jorge de Sousa.
Na solenidade de ontem, vários ex-atletas foram homenageados, como Perequeté, Dissô, Canarinho e Bastim. Além dos homenageados, seus familiares e autoridades marcaram presença. “Após a finalização do livro, já recebemos mais material para uma terceira edição, que deve acontecer no próximo ano”, disse o autor de + 90 Minutos, José Romildo.
Nabor e Romildo
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, também teceu comentários sobre a História do Futebol de Patos. Disse que o livro é uma grande oportunidade dos patoenses manterem sua história viva, que os jovens possam saber como Patos cresceu e desenvolveu na área do esporte e que servirá bastante como fonte de pesquisa. “A gente vai discutir com a Secretaria de educação para ver da possibilidade de adquirirmos alguns exemplares para as bibliotecas municipais, ampliando assim o acesso dos estudantes e da comunidade a essa tão importante obra”, disse Nabor Wanderley.

Ex-goleiro Canarinho e ex-zagueiro Perequeté
Depois da entrega das homenagens a ex-atletas, desportistas e autoridades, José Romildo participou da sessão de autógrafos. Para finalizar, foi seervido um coquetel com música ao vivo no estacionamento da Câmara Municipal. + 90 Minutos será lançado neste sábado na Capital paraibano, no encontro dos patoenses, no Glacê Recepções, em Manaíra.
fotos:garimpandopalavras

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Para quem procura emprego

Confira alguns dos concursos abertos:

INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CVM - Comissão de Valores Mobiliários
AGU - Advocacia Geral da União
INSS - Instituto Nacional do Seguro Social
CRFa - Cons. Reg. de Fonoaudiologia
CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
CRFa - Cons. Reg. de Fonoaudiologia - 3ª Reg (PR/SC) Federal - Ministério da Educação DATAPREV - Emp. de Tecnologia e Inf. da Previdência Social
ANA - Agência Nacional de Águas
PROMINP CRFa - Cons. Reg. de Fonoaudiologia - 8ª Reg (CE/RN/PI/MA)
4ª Reg (BA/PE) CFQ - Conselho Federal de Química
ANCINE - Agência Nacional do Cinema
CFB, CRB/CE e CRB/MA
Marinha do Brasil
IBAMA
Confira na página http://www.ConcursosPublicosOnline.com. Agora é só se inscrever, logicamente quem tem dinheiro, e meter a cara nos livros e apostilas. E Boa sorte!!

Elba Ramalho se torna madrinha de projeto ambiental na Paraíba


A cantora Elba Ramalho formalizou hoje (5/12), no Rio de Janeiro, sua adesão como madrinha ao projeto Água: Fonte de alimento e renda - Alternativa sustentável para o semi-árido. Elba participou da gravação de vídeo institucional, divulgando as atividades do projeto, desenvolvido na comunidade de Uruçu, Município de São João do Cariri (PB). O projeto consiste na aplicação de técnicas de dessalinização de águas salobras (com salinidade superior a 0,5 ? e inferior a 30 ?) e salinas (com salinidade igual ou superior a 30 ?) do subsolo para gerar água potável.
O rejeito dessa dessalinização, por sua vez, é utilizado na criação de tilápias, na produção de alimentos hidropônicos (produzidos na água, com ausência do solo) e no cultivo da microalga Spirulina, base para a fabricação de medicamentos. O projeto é desenvolvido em parceria entre a Fundação Certi, de Florianópolis (SC); o Laboratório de Referência em Dessalinização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); e os Laboratórios de Biotecnologia Alimentar e de Hidroponia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Desde 2006, a Petrobras patrocina a iniciativa, que foi contemplada na seleção pública do Programa Petrobras Ambiental. "O projeto é uma prova concreta de que existem alternativas para a região do semi-árido, tão castigada pelas secas", disse Elba Ramalho, no evento de hoje. O objetivo da iniciativa é promover o acesso dos moradores do semi-árido à água potável, muito escassa na região, possibilitando ainda a geração de renda.
"Com a utilização de um dessalinizador, as águas subterrâneas dessas regiões, que têm altos índices de sais, tornam-se próprias para o consumo. Ao invés do rejeito resultante da dessalinização ser devolvido ao solo, causando impactos ambientais, este é utilizado para atividades que geram renda para a comunidade, como a hidroponia", explica a diretora executiva do Centro de Referência em Ambientes de Inovação da CERTI e coordenadora técnica do projeto, Maria Angélica Jung Marques.

Alimentos e renda
De acordo com ela, as famílias já estão produzindo tomate, alface, tilápias e a Spirulina, que hoje não é produzida no Brasil e tem alto valor comercial. Utilizada principalmente para a produção de fitofármacos, a Spirulina seca contém de 55 a 70% de proteínas, aproximadamente duas vezes mais do que a soja e três vezes mais do que a carne bovina, com a vantagem de ser altamente digerível.
Além do consumo desses alimentos pela comunidade, o próximo passo será comercializar a produção, que só em alface chega a aproximadamente seis mil pés mensais, além de 230 quilos de tomate. As duas culturas devem render em torno de R$ 13 mil. As famílias terão ainda uma alternativa de renda, com a comercialização de tilápias, cuja produção atual chega a cinco mil peixes, o que deve gerar uma receita média mensal de aproximadamente R$ 4,3 mil à comunidade.

Quanto à Spirulina, a previsão é de faturamento mensal em torno de R$ 18 mil, com uma produção 450 quilos.Alternativa para o semi-áridoEm todo o semi-árido brasileiro, que ocupa cerca de 940 mil quilômetros - ou quase 8% do território nacional -, há grande quantidade de água no subsolo. O problema é a alta concentração de sais, o que a torna imprópria para consumo.
A ingestão excessiva dos sais presentes na água causa doenças e até a morte de animais. Além da água imprópria para o consumo, o semi-árido é uma região de seca, em decorrência da falta de chuva. As atividades predatórias no semi-árido nordestino provocam degradação e empobrecimento da natureza. A desertificação, transformação de uma área em deserto, é um dos fenômenos de maior impacto nesta região do País.
Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional
fotos:net

Felicidades a mil


Quem está rindo à toa é o casal José Campina, preparador físico do Nacional de Patos e sua digníssima esposa, a professora Sandra Canuto. Isso porque receberam um belo presente de Natal, o nascimento do primogênito Artur Henrique, fato ocorrido na noite de ontem, na Maternidade Peregrino Filho. Para ver o garotão de quase 4 Kg, só pegando a fila.

foto:garimpandopalavras

Alta dos alimentos


No Brasil, o preço da cesta básica continua aumentando. É o que revelou o Dieese - Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômico (Dieese) esta semana. Em 11 das 17 capitais brasileiras pesquisadas em novembro, houve confirmação de subida de preços nos alimentos. A capital paraibana, João Pessoa, e Flkorianópolis (SC), apresentaram queda de 1,4% e 0,8%.
Os maiores aumentos da cesta básica foram registrados em Vitória (ES), com quase 6% e Recife, com pouco mais de 4%. Pelo estudo do Dieese, a capital gaúcha, PortoAlegre, mantém a cesta básica mais cara do Brasil, cerca de R$ 238,00. Já João Pessoa possui a mais em conta para o consumidor, podendo ser adquirida até por R$ 178,00.
Com relação ao salário mínimo, o Dieese calculou que para suprir despesas com alimentação, educação, saúde, moradia, dentre outros, deveria ser em novembro superior a R$ 2 mil, bem acima dos míseros R$ 415,00 que a maioria dos brasileiros recebe.

Efeitos da crise no segmento emprego


A Vale anunciou que demitirá 1,3 mil trabalhadores em todo mundo. Outros 5,5 mil trabalhadores entrarão em férias coletivas escalonadas. A previsão é que o revezamento ocorra até fevereiro. O anúncio foi feito esta semana. De acordo com a assessoria da Vale, a medida é conseqüência da crise financeira internacional e da redução das encomendas das siderúrgicas.
Outra empresa que está demitindo em conseqüência da crise mundial, cujos efeitos devem ser sentidos mais fortes no próximo ano é a filial brasileira da empresa multinacional Volvo. Ela anunciou que as demissões de trabalhadores em Pederneiras (SP) são fruto dessa onda da macroeconomia mundial. Na última sexta-feira (28/11), a empresa, pertencente a um grupo empresarial que atua principalmente no setor de transportes, demitiu no município mais de 100 funcionários do setor de produção. Segundo a empresa, as demissões foram motivadas pelo desaquecimento nas vendas para o exterior.
garimpando com radioagencia

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Romildo lança nesta sexta-feira História do Futebol de Patos


O Historiador José Romildo de Sousa lança na noite desta sexta-feira 05, no auditório da Câmara Municipal Casa Juvenal Lúcio de Sousa, a obra "Álbum do Futebol + 90 Minutos - A História do Futebol de Patos", em sua segunda edição, revisada e ampliada. Muitos desportitas devem comparecer, às 20h, à solenidade de lançamento desse, que é, o maior apanhado sobre o futebol de Patos.
O Álbum do Futebol tem prefácio do escritor e membro da Academia Paraibana de Letras, Flávio Sátiro Fernandes. Em João Pessoa a apresentação do livro será neste sábado, 6, na Confraternização dos Filhos de Patos, no Glacê Recepções, próximo ao Manaíra Shopping, às 21h.

Taxa de divórcios cresce 200% em 23 anos, diz IBGE


A taxa de divórcios no Brasil subiu 200% entre 1984 e 2007, segundo dados da pesquisa "Estatísticas do Registro Civil 2007", divulgada nesta quinta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No período, o índice passou de 0,46 divórcio para cada grupo de mil habitantes para 1,49 divórcio por mil habitantes. Em números absolutos, os divórcios concedidos passaram de 30.847, em 1984, para 179.342, em 2007.
Ainda de acordo com o estudo, no ano passado, em 89% dos divórcios, a responsabilidade pela guarda dos filhos ficou com a mulher. A análise do IBGE aponta que a elevação da taxa no período considerado revela uma gradual mudança no comportamento da sociedade, que passou a aceitar o divórcio com maior naturalidade. Além disso, houve um aumento na procura pelos serviços de Justiça para formalizar a situação de dissolução do casamento.
Considerando a soma de divórcios diretos sem recursos e as separações, o IBGE aponta que houve cerca de 231 mil dissoluções de união, o que significa, aproximadamente, a ocorrência de uma dissolução para cada quatro casamentos. Em 2007, os divórcios diretos, ou seja, os que não passaram por um processo de separação judicial anterior, representaram 70,9% do total.
G1
foto:www.anunciame.com.br

Governo Federal vai usar R$ 300 milhões no combate à pirataria


O governo federal informou que vai intensificar o combate à pirataria, que dá enorme prejuizo aos cofres publicos devido a sonegação fiscal. Diversos produtos entram no rol dos falsificados, desde roupas, calçados, CDs, DVDs, brinquedos, dentre outros. As polícias Roviária Federal e PF vão entrar também em ação para coibir a comercialização desses produtos. O governo deve usar algo em torno de R$ 300 milhões no combate a esse crime. Em Patos os vendedores, especialmente de CD e DVD piratas , que já tiveram a mercadoria apreendida em duas grandes operações, uma da PF e a outra da Civil, estão na mira.
foto:garimpandopalavras

Edivan Félix diz que nada impedirá sua diplomação e acusou oposição de persegui-lo

Félix

O prefeito reeleito de Catingueira, município situado no Vale do Piancó, Sertão Paraibano, José Edivan Félix (PL), participou durante esta semana de programas radiofônicos de Patos e Itaporanga, para tentar justificar a reprovação de suas contas referentes ao exercício 2005, pela segunda vez, agora pela Câmara Municipal. Ano passado o TCE as reprovou e aplicou multas ao prefeito de Catingueira.
Edivan enfatizou que o que ocorre em seu município é uma perseguição política da oposição, que foi derrotada com ampla vantagem nas urnas, mas não aceita isso. “Eles estão tentando tomar a vitória, o desejo do povo, que me reconduziu ao cargo. Uma prova que nosso governo é competente, basta citar 13 obras federais que estão acontecendo neste momento em Catingueira”, comentou Edivan, dizendo que não há como impedirem sua diplomação como prefeito.
Enquanto busca se explicar do por que da Câmara ter acolhido o parecer do TCE, que encontrou inúmeras irregularidades na sua administração, bem como ter reprovado suas contas, Edivan poderá ter que lutar bastante para permanecer no cargo de prefeito.
Depois da publicação na última terça-feira (2) no Diário Oficial do Decreto Legislativo nº 01/2008, sobre o resultado da sessão extraordinária ocorrida sábado passado, 29 de novembro, que julgou e reprovou a contas municipais do Poder Executivo ano 2005, a Coligação “Catingueira no Rumo Certo”, encabeçada por Petrônio Fausto (PTB), que mantém recurso especial eleitoral contra Félix no TSE, enviou cópia desse decreto ao Tribunal Superior Eleitoral e solicitou a anexação do acórdão do TCE, que julgou irregulares as contas do referido prefeito, como também do parecer da Câmara Municipal.
Os mesmos documentos foram enviados para o conselheiro do TCE, Arnóbio Alves Viana; ao procurador regional eleitoral, Guilherme Ferraz da Costa; à Drª Caroline Soares Honorato, promotora de justiça da Comarca de Piancó, ao presidente do Tribunal Superior Eeitoral, Carlos Ayres de Brito, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Nilo Alves Ramalho e à Procuradoria Geral Eleitoral, na esfera federal.
Se de um lado Edivan Félix diz está confiante que será diplomado, por outro os advogados da coligação “Catingueira no Rumo Certo”, falam que os crimes de improbidade administrativa cometidos pelo prefeito daquela localidade não serão aceitos pela Justiça.
Relembrando - O prefeito de Catingueira, Edivan Félix, teve o registro de candidatura impugnado pelo juiz da 32ª Zona Eleitoral em Piancó, José Milton, a pedido do Ministério Público Eleitoral, devido contas rejeitadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).
A impugnação foi mantida pelo TRE-PB, mas o prefeito recorreu ao TSE e teve o pedido de registro deferido, o que levou o MPE (Ministério Público Eleitoral) a recorrer da decisão junto ao Supremo Tribunal Federal, contra a homologação. Com a decisão da Câmara, Petrônio Fausto (PTB), segundo colocado nas últimas eleições, poderá ser o diplomado no cargo de prefeito. A Coligação Catingueira no Rumo Certo está ingressando com uma ação contra a diplomação de Edivan Félix. Com a decisão do Legislativo Municipal, que reprovou as contas de seu primeiro ano de mandato, Edivan deverá ter a inegibilidade confirmada.
Numa inspeção da CGU – Controladoria Geral da União ao Município de Catingueira, esta detectou e fotografou 108 irregularidades na gestão Edivan Félix, desde merenda escolar, construção de unidade de saúde, de poços artesianos, dentre inúmeros outros. O prefeito também emitiu 154 cheques da Prefeitura sem fundos, cheques estes que, somados, como está no relatório do TCE, ultrapassam o valor de R$ 1 milhão. Sem falar na fraude dos processos licitatórios, altas despesas com combustíveis sem comprovação, etc.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

AL aprova por unanimidade novo piso salarial dos professores


A Assembléia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto de lei, enviado na segunda-feira 1º pelo governador Cássio Cunha Lima, instituindo o novo piso nacional dos professores. A medida é retroativa e o magistério estadual receberá R$ 950 na folha de dezembro, que será paga dia 19. A oposição não participou das votações. Os deputados, aliados do senador José Maranhão (PMDB), saíram do plenário. Além da ação na AL, partidários do peemedebista entraram hoje com ação civil pública na justiça para invadir a aprovação dos Planos de Cargos, Plano e Carreira dos servidores estaduais.
A ação, subscrita pelo presidente do Sindicato dos Administradores da Paraíba, Lúcio Flávio, pelo ex-deputado Simão Almeida (PcdoB) e pelo auditor fiscal do Estado, Otávio Augusto Sitônio Pinto, é defendida pelo escritório de Roosevelt Vita – advogado que integra ações judiciais de Maranhão.
Se for acatada, a ação pode obrigar os servidores a ressarcir salários aos cofres estaduais. Alguns PCCRs foram aprovados em 2003. Doação e remanejamento - Também já está aprovada doação de terreno ao legislativo no Altiplano Cabo Branco, onde deve ser construída nova sede da AL, e o remanejamento de R$ 15 milhões do Orçamento do Estado, destinados a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
wscom

Informe Publicitário


Serviço de Mototaxista

A Viamar Motos Patos é parceira
da renovação da frota de Patos

A líder em vendas de motos em Patos e região, Viamar Motos, revendedora Honda, faz parte de uma importante parceria que envolve também o Banco do Brasil, Sindicato dos Mototaxistas e Prefeitura de Patos. As entidades representativas têm como principal tarefa proporcionar condições para que os profissionais prestadores do serviço de transporte público de mototaxista possam adquirir veículos novos e assim exercer seu papel com maior segurança, conforto e qualidade, segurança estendida também aos passageiros.

A luta pela renovação da frota de motos de Patos é antiga e agora se torna realidade. Na noite de ontem as primeiras motos foram entregues pela Viamar Motos, num total de nove. A previsão, segundo o presidente do Sindicato dos Mototaxistas, José Marcos, é que, dos cerca de 900 mototaxistas legalizados de Patos, 50% adquiram um veículo novo, devido as facilidades oferecidas pelas entidades parceiras.
O gerente regional da Viamar, Cledinaldo Costa (Naldo), explicou ser fundamental essa pareceria entre as entidades supracitadas. “Além da maior segurança e qualidade na oferta do serviço de mototaxista, teremos criação de novos empregos na cidade de Patos”, acrescentou Naldo, como é mais conhecido.
Ele destacou a determinação do presidente do Sindicato dos Mototaxistas, José Marcos, com também toda a organização do processo pelo Banco do Brasil, quando nessa parceria acontecerão ações educativas, cursos de capacitação direcionados a essa categoria de condutores de veículos de duas rodas.

Sobre a importância da Viamar nessa renovação da frota de Patos, adiantou que esta se destaca na garantia dos produtos, credibilidade da marca Honda e a constante capacitação dos mecânicos para oferecer assistência de qualidade aos motoqueiros.

fotos:garimpandopalavras

Aprovado projeto que fortalece o ensino técnico em todo o país


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (3) parecer da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) favorável a projeto de autoria do Poder Executivo que tem por objetivo fortalecer o ensino técnico e profissionalizante em todo o país.
A proposta (PLC 177/08) reorganiza a rede de escolas técnicas federais, reunindo-as em complexos educacionais denominados Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que passarão a ser entidades de educação de níveis básico, técnico e superior especializadas na oferta de educação profissional e tecnológica.
O projeto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Para a relatora, Ideli Salvatti, a proposta tem por meta "combater o apagão" da ausência de mão-de-obra especializada no país "de forma dinâmica e descentralizada".
- O projeto irá organizar todo o setor, a partir da integração das atividades desenvolvidas pelos centros federais de educação tecnológica, escolas técnicas federais, escolas agrotécnicas federais e escolas técnicas vinculadas às universidades federais dentro de uma mesma área geográfica, otimizando os seus recursos humanos e materiais - lembrou Ideli Salvatti, ao ressaltar que o projeto, depois que for transformado em lei, "terá reflexos positivos sobre toda a atividade econômica".
A proposição segue agora para análise da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e, logo depois, para exame da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

Agência Senado

TCE mudará sistema de prestação de contas


O futuro presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Nominando Diniz (foto), revelou nesta quarta-feira 3 que ao assumir o comando do TCE em janeiro irá pôr fim ao sistema de prestação de contas através de documentos em papel. Segundo ele, tudo será feito de forma eletrônica.
A declaração foi feita durante o Encontro dos Novos Gestores da Paraíba, evento promovido pela Federação das Associações dos Municípios Paraibano (FAMUP), no Hotel Tambaú. De acordo com Diniz, a nova norma servirá tanto para o Estado, incluindo secretarias e órgãos da administração direta e indireta; quanto para os municípios e câmara de vereadores. “Isso vai agilizar o trabalho do TCE e permitir que o gestor de posse de uma senha possa acompanhar as ações do Tribunal em relação as suas próprias prestações de contas”, disse.
O conselheiro anunciou ainda que a partir de janeiro o Tribunal irá realizar reuniões, todas as segundas e sextas-feiras, com grupos limitados de prefeitos e presidentes de câmaras de certas regiões do Estado para debater e discutir as mudanças que serão implementadas no órgão a partir de 2009. Atualmente, Nominando Diniz é vice-presidente do TCE e assumirá o comando do órgão no dia 8 de janeiro de 2009, em substituição ao conselheiro Arnóbio Viana. As eleições que homologará a condução de Diniz à presidência do TCE acontecerão na próxima quarta-feira 11.
wscom
Foto:paraiba1

Perseguição na Energisa

Josivan Antero

A Energisa vem perseguindo o candidato a eleição da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na empresa, Charley Jones Rocha Melo, que é trabalhador da empresa em Patos. Esse fato ficou mais evidente no dia de seu registro de candidatura para a CIPA quando a empresa não quis receber o seu registro de candidato, sendo necessário o acionamento do Sindicato da Categoria para que com duas testemunhas presenciassem o Registro através de petição protocolada por advogado do empregado.
Tendo em vista todos esses fatos o acontecido foi parar na Justiça do Trabalho em Patos, que no dia 27 do mês passado concedeu liminar a favor do funcionário devido à comprovação de perseguição como sua transferência indevida para a cidade de São Bento, aplicando multa de um salário mínimo diário, para em caso de desobediência da ordem, por entender a Justiça de que a transferência é abusiva, sendo uma mera perseguição e um assédio moral para impedir a candidatura do trabalhador.
A eleição para a CIPA aconteceria neste dia 01 de Dezembro, mas pelo menos aqui em Patos foi suspensa por determinação da Justiça do Trabalho.
Essa perseguição ao candidato da CIPA na ENERGISA tem causado revolta dos trabalhadores que estão solidários ao colega Charley Jones.
O garimpando está aberto para quem da Energisa quiser, dar uma explicação, mostrar sua versão dos fatos.

Processos 00628.2008.011.13.00-3 e 00636.2008.011.13.00-0
Vara Única do Trabalho de Patos

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Defesa de Cássio deve entrar com 5 embargos contra decisão do TSE


Os advogados que fazem a defesa do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) já estão trabalhando na elaboração dos embargos de declaração que devem ser impetrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em entrevista a Rede Correio Sat, o advogado Delosmar Mendonça, disse que a defesa deve entrar com 5 recursos contra decisão.
De acordo com Mendonça, os embargos declaratórios vão tratar de temas diferentes. O advogado ainda afirmou que confia em uma mudança na decisão da corte. “Acho que devemos apresentar cinco embargos, um para o governador, um para o vice José Lacerda, outro para o superintendente da FAC Gilmar Aureliano, e mais dois pelos partidos PSDB e DEM. Já li o acórdão e existem pontos omissos em cada um dos aspectos envolvendo essas diferentes partes, tanto quanto ao mérito quanto ao procedimento”, declarou.
wscom

Igreja critica empresário que lançou chocolate em formato de Jesus


Igrejas da Alemanha criticaram nesta terça (2) um empresário que lançou uma linha de chocolates em formato de Jesus. rank Oynhausen, responsável pelo produto, diz que a intenção é resgatar valores religiosos tradicionais para o Natal na Alemanha.
Mas a Igreja Protestante da Alemanha e Igreja Católica não gostaram da idéia. "Estava pensando em uma maneira de reintroduzir valores religiosos tradicionais nesse mundo comercial", disse Frank, que estava desempregado desde que faliu, há dois anos, trabalhando com reciclagem.
Junto com um amigo, Frank desenvolveu o conceito de "Sweet Lord" - chocolates em formato de Jesus que são vendidos em lojas e pelo site http://www.goldjesus.com/. Segundo ele, milhares de pessoas já encomendaram os chocolates, que são embrulhados com papel metálico dourado.
"É horrível que Jesus seja embrulhado em papel dourado e vendido em meio a coelhos de chocolate, pingüins comestíveis e pirulitos", disse Aegidius Engel, porta-voz do acerbispado de Paderborn. "Isso está arruinando o símbolo de Jesus".
"Esperamos conseguir exportar os chocolates um dia", diz o empresário. Ele diz que o produto seria muito popular em certos lugares dos Estados Unidos. Em 2007, uma escultura de chocolate que reproduzia Jesus causou polêmica quando foi exibida em uma galeria de arte de Nova York.
Da Reuters
Foto: Jose Manuel Ribeiro/Reuters

Saúde: 250 mil com HIV


O Ministério da Saúde estima que, pelo menos, 255 mil brasileiros estejam infectados pelo vírus da aids e ainda não fizeram o teste. Para reverter a situação, o Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de DST e Aids, encaminhará 3,3 milhões de kits para teste rápido anti-HIV aos estados em 2009. Trata-se do dobro do que foi repassado neste ano e um investimento de cerca de R$ 18 milhões. A iniciativa, anunciada nesta segunda-feira (1º), pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, tem como objetivo ampliar o diagnóstico da infecção pelo vírus da aids, que hoje é feito de forma tardia em cerca de 40% dos casos.
garimpando com Agência Saúde

Economia: produção industrial recua 1,7% em outubro

Segundo dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a produção industrial brasileira teve uma queda de 1,7% em outubro em relação ao mês de setembro deste ano. No setor automotivo algumas empresas já dão férias coletivas, um reflexo da crise que atinge o mundo.

Marcos Odilon é cassado sob acusação de compra de votos


A juíza Ângela Coelho, da 2ª Zona Eleitoral de Santa Rita, determinou, nesta terça-feira, dia 2, a cassação do mandato do atual prefeito do município Marcos Odilon (PMDB).
A setença refere-se ao primeiro mandato de Marcos Odilon, de 2004/2008. Ele foi condenado por compra de votos. Segundo as denúncias, o atual prefeito negociava terrenos em troca de votos.
Marcus Odilon se candidatou à reeleição no cargo nas eleições municipais deste ano e depois de uma virada nas urnas conseguiu se reeleger prefeito de Santa Rita.
Odilon obteve 32.038 votos, totalizando 50,85%, contra 29.918 votos, o equivalente a 47,48% de Ana Cristina.
O segundo mandato de Marcos Odilon se inicia a partir de 1° de janeiro de 2009.
onorteonline

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


Nesta quarta-feira,3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Ministério da Saúde divulga o aumento de 188% na distribuição de cadeiras de rodas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2003 e 2007. Em 2003, mais de 11 mil cadeiras foram entregues – investimento de R$ 5,2 milhões. Já em 2007, esse número aumentou para 31.851 e um total de mais de R$ 14,5 milhões.
A coordenadora da Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência, Érika Pisaneschi, explica que esse aumento faz parte da expansão e fortalecimento da política de saúde para a pessoa com deficiência. Em 2007, somente em procedimentos de órteses e próteses ortopédicas, foram gastos R$ 56,6 milhões para 195.148 procedimentos.Em 2002, foram 118.211 procedimentos e um total de R$ 35,8 milhões - aumento de 65% no número de procedimentos. Atualmente, existem 156 serviços de saúde paraatendimentos de pessoas com deficiência física.
Ascom

Saúde da Família será utilizada em ação contra violência


Governo utiliza políticas sociais para conter mortes violentas, que já são a terceira causa de óbito no país

Os ministros da Saúde, José Gomes Temporão, e da Justiça, Tarso Genro, assinaram, nesta terça-feira (2), portaria que levará 481 equipes de Saúde da Família para 66 cidades que possuem altos índices de violência. Os municípios estão relacionados entre as prioridades do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Os ministros estão acompanhando o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em viagem a Pernambuco. Ao todo, serão investidos R$ 21,6 milhões por ano nesta ação, sendo R$ 12,6 milhões do Ministério da Saúde e outros R$ 9 milhões do Ministério da Justiça. O objetivo do Pronasci é promover medidas de prevenção da violência e da criminalidade. Entre as estratégias utilizadas, articula programas de segurança pública com políticas sociais já desenvolvidas pelo governo federal.
“O que queremos com o Pronasci é fazer prevenção aliada a políticas preventivas e ações de saúde. A melhor forma de combater a violência não é com a polícia invadindo os bairros pobres, mas, sim, os governos federal, estadual e municipal estarem presentes, com ações efetivas”, afirmou o presidente.
De acordo com o Saúde Brasil 2007, pesquisa recentemente publicada pelo Ministério da Saúde, as violências são a terceira causa de morte no país, perdendo apenas para doenças circulatórias e para os cânceres. Dentre as mortes causadas pela violência em geral (causas externas), os homicídios ocupam primeiro lugar, seguidos de acidentes de trânsito.
A taxa de homicídios, entre 2003 e 2006, no entanto, vem caindo de 28,6 por 100 mil habitantes para 25,4 homicídios por 100 mil habitantes (47.573 óbitos) – uma queda de 12%. Essa redução quebra a tendência do período de 1980 a 2003, onde a taxa subiu, variando de 13,3 a 28,6 homicídios por 100 mil habitantes.
Agência Saúde
foto: arquivo garimpando

Projeto da Fundação Ernani Sátyro contemplado pelo BNB Cultural


A Fundação Ernani Satyro pela segunda vez é credenciada pelo o Banco do Nordeste do Brasil no seu programa BNB de Cultura com mais um projeto cultural.
Desta vez será desenvolvido o Projeto “Tocando a Vida”, que tem como objetivo, motivar e estimular o potencial de alunos da rede pública para o desenvolvimento cultural e artístico através da música, ao mesmo, tempo desejando proporcionar aos seus participantes uma formação profissional.
Com início em março de 2009, a Funes espera atender a comunidade patoense fazendo com que ela se integre cada vez mais as manifestações culturais.
Assessoria

Cores e formas do Sertão

A caatinga na ápoca das estiagens não existe apenas na sua forma cinzenta. É o que registramos numa rápida expedição no Município de Catingueira, terra do famoso repentista Inácio da Catingueira. Da cidade fomos ao Açude do Cego, onde colhemos também alguns quadros. Tivemos que parar em alguns trechos para admirar belas paisagens e registrá-las, permitindo a você, internauta, também compartilhar de algumas cenas que fazem parte do cenário de nossa caatinga. Fotos de Marcos Eugênio, Sandro Salles e Igor Figueiredo.
























Sandro Sales (Recife)

Marcos Eugênio (Patos)

Igor Figueiredo

Arquivo do blog