Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 15 de dezembro de 2007

Wilson Braga chama bispo de irresponsável


O deputado federal Wilson Braga (PMDB) voltou a criticar duramente o bispo de Barra (BA), Dom Luiz Flávio Cappio, que continua com a greve de fome em protesto às obras da Transposição do Rio São Francisco. Do plenário da Câmara Federal, o parlamentar tachou o religioso de “idiota” pelo comportamento “irresponsável” contra o povo nordestino.
"Senhor presidente, esta Casa não pode continuar convivendo com esse estado de coisas. Por isso, formulamos um apelo pela inicativa de um manifesto assinado por todos os parlamentares favoráveis à transposição", argumentou Wilson Braga.
O deputado concluiu o pronunciamento reiterando sua confiança no governo do presidente Lula. "Reiteramos a nossa fé no presidente Lula, cuja coragem de decisões e sensibilidade têm sido marca do seu governo, governo voltado para o desenvolvimento econômico e social do nosso país", concluiu o parlamentar.
Na semana passada o deputado Wilson Braga também ocupou a tribuna da Câmara Federal para questionar proposta de um parlamentar que propôs a ida de uma comissão a Bahia conversar com o bispo baiano.
Na ocasião, o parlamentar paraibano questionou a proposta e disse que a comissão deveria levar uma junta médica que atestasse a necessidade de internamento do religioso numa clínica psiquiátrica, por conta da sua conduta em relação a transposição das águas do Rio São Francisco, cujo projeto, lembrou Braga, vai beneficiar milhares de nordestinos que sofrem com a falta de água por conta da seca prolongada.

onorteonline
foto:câmara

UMA MANHÃ CINZENTA DE DOMINGO


Por Misael Nóbrega de Sousa (colaborador)

Eu vivo um dia após o outro; e nenhum deles, por mais que os anjos se esforcem, é diferente na dor. Suporto as horas que atravessam o tempo, vagarosamente; e, esse penar, é a minha punição. Espero na ansiedade, a conformidade do fim. E penso que essa terminação será melhor que todos os instantes juntos, em que aqui estive, feito arremedo de homem.
Tolero apenas, os pássaros, quem sabe, pela liberdade tão peculiar – Mas, apenas tolero... – Não os invejo. A mim não foi dada nenhuma razão para voar. Acredito que essa vida toda tenha sido uma blasfêmia. Isso por que descobri ser quem era antes de chegada à hora – E nada sou.

Deus foi cruel comigo. Deu-me a exultação da carne; e alegou para Si, qualquer santidade de meu espírito. Fez-me entrever o derradeiro momento; antecipando, assim, como se fora uma visagem, uma profecia... - a depuração de tudo que é material. Não fui ungido pela palavra; fiz dela o meu próprio escárnio. E dentro do condado da racionalidade não encontro o caminho de volta. É acolá onde se permite questionar a existência – Da terra e do céu; do inferno e de onde mais se queira o confinamento da alma; quem dera, livre para escolher o lugar da consolação. E é acolá, também, onde se beira à loucura.
Longe estou da verdade. E, pela inconsistência da moção, padeço... - ao redor da minha própria insensatez. Todavia, o que me tornei? Se até comparado a um demente, vejo nisso a elevação de sua alma (inocente)?.

Quisera eu ter a certeza dos comuns, que advêm da luz, e só a ela retornarão. Mas, a minha incredulidade, cujo amparo deveria ser incondicional; flui, agora, pelos lugares, já citados: o céu, a terra, e o inferno. Como posso não me confessar e mesmo assim querer algum perdão? Anseio pela fé não como uma muleta para continuar (de pé) na posição de honradez.
Não nego a existência de Deus. Acredito que Ele tenha negado a nossa, quando viu que não tínhamos entendido à Sua vontade. E, apenas isso, bastou. Deus, Onisciente, já nos julgou. Não terei outro destino que não o de esperar na morte. Pior é o ensaio do desprendimento. Às vezes, tísico, claustrofóbico, asfixioso... – E, então, nada mais acontecerá. Penso que não há mais tempo para a comunhão.

Morro, portanto, a cada manhã cinzenta de domingo, sem a esperança renovada de que isso seja a busca pela eternidade... – E a manifestação de que fizemos por merecer o milagre da vida. E nesses domingos, as tardes são mortas; e, servem, apenas, para realçar o cortejo, por assim dizer. Não posso, fortalecer-me na amargura. Não sou digno de ter sido parido, porquanto, não me sustento, sequer, em mim mesmo.

Jornalista e professor

Agricultor comete suicídio em Salgadinho

O agricultor José Almeida Duarte, 41, solteiro, que residia no Sítio Oiti, município de Salgadinho-PB, cometeu suicídio na manhã de ontem. Passava das 9h30 quando um de seus irmãos ao entrar na residência de Duarte encontrou-o pendurado com uma corda de seda que estava amarrada no armador de redes. Ele ainda desatou o nó do armador e tentou reanima-lo, segundo informou à Polícia, mas o agricultor já estava sem vida.

Polícia apreende 50 papelotes de crack em São Bento


Policiais militares lotados no destacamento do município de São Bento-PB, conseguiram apreender às 13h de ontem 50 papelotes de pedras de crack prontas para serem comercializadas. A droga, que é fabricada a partir da borra da cocaína, estava guardada na casa de Otacílio de Sousa Andrade, 29, na Rua Edipólio Pedro da Silva, no Loteamento Portal São Bento. A operação teve início após uma denúncia anônima dando contas que um trio estava fumando crack no referido loteamento. Uma guarnição foi ao local e encontrou três pessoas consumindo o entorpecente, que provoca rápida dependência química. Os três detidos foram: Francisco Luiz de França, 36, casado; Maria do Socorro Silva, 31, casada e Francisca Rosa da Conceição, 29, solteira, todos residentes naquela cidade, conhecida nacionalmente pela produção de redes.
Ao serem interrogados, os usuários de crack informaram ao pessoal da 2ª Companhia que haviam comprado a droga de Otacílio. A viatura foi ao local indicado e conseguiu prende-lo em flagrante e apreender 50 papelotes, vários celulares e a quantia de R$ 1.579,00, provavelmente oriundos do comércio do entorpecente. Otacílio responderá por tráfico de drogas, Lei 11.343/06, com pena prevista de 5 a 15 anos.
foto:wikipédia

Santo do Dia

sábado, 15 de dezembro de 2007
São Mesmino, Confessor
(+ França, séc.VI)

Fundou o mosteiro de Micy, perto de Orléans, numa propriedade que o rei Clóvis lhe dera. Foi o primeiro abade desse mosteiro e teve como discípulos São Calásio e Santo Avito.

Literatura de Cordel: ainda vive


Ele nasceu no berço da cantoria de viola, do cordel, região da Serra do Teixeira, mais precisamente em Mãe D’Água. Seu nome, Antônio Mota da Silva. Todo o encanto e magia que existe na poesia oral ou de bancada presentes nessa cultura de raiz vem aos poucos tomando fôlego pela perseverança de alguns talentos de nossa terra, a exemplo de Mota, que enfrentam a era digital, a globalização e mantêm vivos antigos traços culturais, que na visão deles não podem morrer.
O Garimpando Palavras, que no seu curto tempo de vida, apenas três meses e com mais de quinhentas postagens já colocadas online, tem em um de seus papéis principais a valorização e preservação da autêntica cultura de raiz, por entender que ela é o maior patrimônio de seu povo. É nessa ótica de raciocínio que apresentamos hoje um dos grandes talentos do cordel de nossa região, Antônio Mota.
Professor da rede estadual, 39 anos, hoje residindo em Patos, cresceu ouvindo as histórias e proezas dos poetas de terra, a exemplo de Nicandro e Ugulino, Francisco Romano e Severino Pirauá, além do pioneiro do cordel no Brasil, Leandro Gomes de Barros, que nasceu em Pombal, mas viveu até os quinze anos no município de Teixeira.
O primeiro trabalho de Mota de Mãe D’Água, nome sugerido para que subscrevesse artisticamente suas poesias, foi o livro ICR – Intrínseco Coração Resignado, de poemas líricos, lançado pela UCPEL – Universidade Católica de Pelotas – RS, depois de um intercâmbio pedagógico de Mãe D’Água com o governo Federal, através da referida universidade, isso em 2001. Depois ele lançou o primeiro cordel: Judas ainda está vivo, onde faz neste uma série de críticas sociais, políticas e religiosas. O segundo de sete cordéis já publicados, O casal que mais brigava na Paraíba do Norte, que trata dos conflitos de um casal com intenso humor, é uma obra que vem sendo adaptada para o teatro em vários municípios como Patos, Condado, Santa Luzia e Mãe D’Água, encenada em escolas e faculdades sertanejas.
Na seqüência veio a publicação de Onde fica a caixa pregos, em que o autor descobre que fica em Brasília, mas precisamente no Congresso Nacional, onde abusa, com certo sarcasmo, de nossos políticos. Seu quarto cordel, intitulado Beijo de mulher bonita e carinho de mulher feia, mesmo tratando com humor conceitos e atitudes do público feminino, gerou polêmica de algumas. O Homem é quem vai parir, onde Mota faz uma crítica social do mundo moderno, com grande pitada de humor, foi seu quinto cordel. O sexto folheto foi lançado mais como material de marketing do evento junino de Mãe D’Água: João Pedro é só alegria em Mãe D’Água. O último foi o Jumento Que Advinha. Que Advinha era mesmo o nome do jumento, figura central de uma piada que corre na região. Mas o escritor, que não pode mais ser chamado de bancada, tendo em vista as novas ferramentas de montagem dos textos para irem à gráfica, não descansa e deve lançar seu oitavo cordel nos últimos dias deste ano. Vale lembrar que nas capas não são usados mais os desenhos em xilogravura. Todo o material vem sendo produzido pelo designer gráfico e artista plástico Alex Souto.
foto: garimpandopalavras

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Capotamento deixa saldo de dois mortos na região de Teixeira

Por volta das 12h30 de ontem, entre Jurú e Água Branca, um acidente provocou a morte de uma criança de um ano, Antônio Lopes de Aquino Filho e da jovem Aline Silvino da Silva, 18 anos, que residiam na cidade de Jurú, região de Teixeira. Tudo aconteceu, segundo um dos feridos, Adilane Ancelino Teixeira, mãe do garoto que faleceu no local, depois que seu esposo, Antônio Lopes de Aquino, perdeu o controle do veículo, um Ecosport, cor prata de placas MOR-5798 -PB, que veio a capotar, ocasionando as duas mortes.
Tentativa de fuga
No dia de ontem policiais que destacam na cadeia pública do Município de Pombal frustraram a fuga do detendo Alisson da Silva Costa, vulgo "Gazinho". Por volta das 20h30, quando o Sargento Santos, comandava uma equipe em uma revista naquela casa penal, localizou um buraco de aproximadamente 70 cm de diâmetro no chão do banheiro do pavilhão 04. No local havia também várias sacolas molhadas com terra, 01 estilete artesanal de 10cm, uma tesoura pequena e dois pedaços de alumínio. Alisson confessou ser responsável pelo material encontrado, bem como pelo buraco feito naquela cela.

Santo do Dia

sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
São João da Cruz, Confessor e Doutor da Igreja
(+ Ubeda, Espanha, 1591)

Colaborador de Santa Teresa d`Ávila na reforma da Ordem carmelita e grande mestre da Mística. Dele diz o Martirológio Romano-Monástico: "seu zelo e o sucesso de seus esforços causaram-lhe provações humilhantes, que lhe ensinaram a subir, dentro da noite escura, até à experiência mística do nada do homem diante da Majestade Divina".

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Ministro da Educação inaugura Unidade do Cefet em Campina Grande

O Ministro da Educação, Fernando Haddad, vem a Campina Grande para a inauguração do prédio da Unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB) na cidade. Acompanhado do secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, ele será recebido pelo diretor-geral do Cefet-PB, João Batista Oliveira, e pelo diretor da Unidade de Ensino Descentralizada (Uned), Cícero Nicácio Nascimento.
A solenidade está prevista para começar às 15h, com a presença do Governador Cássio Cunha Lima e do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego. A Uned de Campina Grande fica no bairro Jardim Dinamérica e ocupa uma área de 2.500 metros quadrados. Foram investidos R$ 2,7 milhões pelo Governo Federal.
A construção foi erigida em um terreno doado pela atual administração municipal. O prédio tem 25 módulos e conta com sete laboratórios e um auditório com capacidade para 250 pessoas e uma biblioteca. Desde março, os alunos da Uned de Campina Grande já estavam assistindo aulas na Casa do Colegial, na Praça da Bandeira, que foi cedido pela Prefeitura.
Esta terceira unidade do Cefet na Paraíba tem mais de 300 alunos em quatro cursos: um superior de Telemática, um subseqüente (pós-médio) em Mineração e dois cursos técnicos integrados ao ensino médio em Mineração e Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Redes. A expectativa do diretor Cícero Nicácio é atingir dois mil alunos até o ano de 2010.
A nova unidade do Cefet faz parte da primeira parte do projeto de expansão do Governo Federal para a rede de ensino tecnológico. A segunda etapa do projeto prevê a instalação de Unidades em Princesa Isabel, Picuí, Patos, Monteiro e Cabedelo. Atualmente, o Cefet-PB tem 14 cursos superiores, sendo um na Capital e dois na Unidade de Cajazeiras, que já tem 13 anos de existência. Duas novas unidades serão instaladas em 2008, outras duas em 2009 e a última em 2010.

Assessoria

Nacional ainda sem nomes


O presidente do Nacional de Patos faz segredos para revelar o elenco que disputará o Campeonato Paraibano de Futebol 2008, bem como a Copa do Brasil, lista esta que só virá a público, como promete José Ivan, no próximo dia 27. A demora tem uma explicação: no momento ã fase é só de acertos verbasi, nada assinado. A informação foi dada pelo gerente de esportes Eduardo Azevedo. Ivan se encontra e João Pessoa, onde foi tentar com Rosilene Gomes, presidente da FPF - Federação Paraibana de Futebol, agendar com a CBF o jogo entre Naciona e Internacional de Porto Alegre na abertura da Copa Brasil, dia 27 de fevereiro, para o Estádio Municipal José Cavalcante. Apesar dessa demora para fechar a equipe, Ivan promete um elenco bastante forte e superior ao deste ano, que levou o clube ao título inédito.
Enquanto isso o Esporte Clube de Patos vem aprimorando a parte física dos atletas numa academia da cidade e no campo da UFCG. Em dez dias o grupo já estará trabalhando com bola, assim garantiu o técnico do Patinho Washington Lobo.
foto: Marcos Eugênio

Santo do Dia

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007
Santa Luzia, Virgem e Mártir
(+ Sicília, séc IV)

Vivia em Siracusa, na Sicília, e tinha consagrado a Deus sua virgindade. Por amor a Ele renunciou, em favor dos pobres, a toda a sua fortuna, que não era pequena. Chamada pelo prefeito de Siracusa, confessou a crença em Jesus Cristo e foi por isso decapitada. A devoção a Santa Luzia é muito antiga e se generalizou por toda a Igreja. Há em Roma pelo menos vinte igrejas consagradas a ela. É invocada como protetora especial contra as doenças dos olhos.

Trio encapuzado assalta mototaxista em Patos


Passava das 19h de ontem quando o mototaxista Arnor Dantas Filho, 33, fazia sua última corrida do dia, no Conjunto Bivar Olinto. Estava cansado e louco para chegar em casa. Em vez de acelerar freneticamente sua moto, uma Yamaha 125cc, placa MOH-3559, como a maioria costuma fazer, decidiu aproveitar um atalho que existe entre o Bivar e o bairro Maternidade, onde reside. A estrada de barro de pouco movimento não possui iluminação ideal. Em certo trecho, surgiu em sua frente um trio encapuzado, todos de 38 na mão. Ele recebeu a ordem de parar, descer da moto e entregar todos os pertences. Entre os assaltantes uma mulher, fato que remete a um crime ocorrido recentemente nas Placas quando um trio, um dos integrantes também mulher, atirou contra um jovem.
Temendo ser assassinado, Arnor entregou aos criminosos pouco mais de R$ 30,00, seu capacete, documentos e a moto. Mandaram-lhe ficar deitado e ainda ouviu um deles dizer: “Não era pra tu não, otário”. “Tenho certeza que eles estavam armando para outra pessoa”, comentou o mototaxista. Além da mulher, estatura mediana, havia um rapaz alto e outro baixo. “O baixinho era muito nervoso”, assim falou o mototaxista, que estava bastante tranqüilo, apesar dos momentos que passou nas mãos do trio da pesada, o qual não usava qualquer veículo para a tocaia. Os três montaram na moto e foi preciso Arnor mostrar como ligá-la. “Acho que eles não sabiam pilotar moto, pois saíram desequilibrados, em tempo de caírem”, comentou Arnor.
Depois da fuga dos assaltantes ele buscou ajuda na casa de um amigo PM, ali próximo, que acionou uma viatura. Eles seguiram em direção à Maternidade e próximo da fábrica D’Fera havia um pessoal que deu informações sobre os criminosos, indicando o rumo que tomaram. Arnor e PMs não andaram muito e localizaram a moto abandonada ao lado da cerca do Campestre Clube. Os bandidos levaram o capacete dele, mas haviam deixado outro no local do crime. Arnor lembra que quando saiu em busca de ajuda um comerciante de cigarros passou de moto por ele e levava uma bolsa a tira-colo, provavelmente seria a vítima dos encapuzados que continuam agindo na cidade de Patos.

foto: Marcos Eugênio

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Termina revisão: veja os municípios paraibanos que perderam eleitores


A Corregedoria Regional Eleitoral concluiu, no último dia 28, a revisão dos eleitores em 76 municípios paraibanos. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) havia determinado a revisão após resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que se baseou em censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No censo populacional divulgado este ano, verificou-se que em algumas zonas existia número exagerado de eleitores se comparado ao número de habitantes de cada município.
A revisão teve início em 15 de outubro. Algumas prefeituras ingressaram com mandado de segurança, no TSE, contra a realização da revisão, mas não obtiveram êxito. O percentual de eleitores revisados foi de 78,9%, reduzindo em 21,1% o número do eleitorado nos municípios. O corregedor Carlos Eduardo Leite Lisboa ressaltou a participação dos cartórios para o sucesso da revisão: "os juízes das Zonas Eleitorais foram verdadeiros heróis, juntamente com o corpo de funcionários do TRE, porque com escassez de material, de funcionários, verba reduzida, conseguimos fazer um trabalho gigantesco em 76 municípios, compreendendo 43 Zonas Eleitorais." Quem não se recadastrou, pode comparecer ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência para regularizar a situação, com a documentação exigida pelo TSE: título de eleitor, documento de identidade e comprovante de domicílio. O prazo para transferência eleitoral expira em 7 de maio de 2008, que é o mesmo para inscrição e solicitação de 2ª via do título. Veja quem perdeu eleitores:


Município Revisados Cancelados

Aguiar 83,42% 16,58%

Amparo 81,96% 18,04%

Barra de São Miguel 84,38% 15,62%

Belém do Brejo do Cruz 66,07% 33,93%

Bernardino Batista 77,18% 22,82%

Bom Jesus 83,00% 17,00%

Bom Sucesso 75,75% 24,25%

Boqueirão 78,79% 21,21%

Brejo do Cruz 61,51% 38,49%

Brejo dos Santos 80,49% 19,51%

Cabaceiras 82,36% 17,64%

Cachoeira dos Índios 72,44% 27,56%

Cacimba de Dentro 79,19% 20,81%

Cacimbas 67,70% 32,30%

Caiçara 80,12% 19,88%

Cajazeirinhas 77,77% 22,23%

Capim 73,44% 26,56%

Carrapateira 82,43% 17,57%

Condado 90,77% 9,23%

Cubati 82,58% 17,42%

Cuité de Mamanguape 71,24% 28,76%

Curral Velho 76,47% 23,53%

Duas Estradas 82,80% 17,20%

Emas 78,90% 21,10%

Fagundes 74,05% 25,95%

Gado Bravo 51,27% 48,73%

Ibiara 74,84% 25,16%

Ingá 70,51% 29,49%

Itatuba 75,43% 24,57%

Jericó 79,81% 20,19%

Juru 69,05% 30,95%

Lagoa 83,65% 16,35%

Lagoa de Dentro 75,78% 24,22%

Lastro 83,00% 17,00%

Logradouro 80,58% 19,42%

Malta 79,47% 20,53%

Marizópolis 71,71% 28,29%

Massaranduba 69,78% 30,22%

Mataraca 82,34% 17,66%

Matinhas 84,92% 15,08%

Mato Grosso 74,19% 25,81%

Montadas 77,29% 22,71%

Monte Horebe 73,50% 26,50%

Mulungu 84,11% 15,89%

Nazarezinho 74,97% 25,03%

Olivedos 85,48% 14,52%

Ouro Velho 83,87% 16,13%

Parari 90,06% 9,94%

Pedra Branca 77,87% 22,13%

Pedra Lavrada 87,53% 12,47%

Piancó 78,72% 21,28%

Poço José de Moura 83,95% 16,05%

Prata 85,30% 14,70%

Riachão 89,20% 10,80%

Riacho de Santo Antônio 83,10% 16,90%

Riacho dos Cavalos 79,89% 20,11%

Santa Cruz 77,02% 22,98%

Santa Inês 85,08% 14,92%

Santa Teresinha 76,34% 23,66%

Santana de Mangueira 78,49% 21,51%

Santo André 85,61% 14,39%

São Domingos de Pombal 83,14% 16,86%

São Domingos do Cariri 76,11% 23,89%

São Francisco 84,10% 15,90%

São José da Lagoa Tapada 83,01% 16,99%

São José de Espinharas 83,98% 16,02%

São José do Sabugi 88,17% 11,83%

São José dos Cordeiros 80,43% 19,57%

São Mamede (foto) 78,70% 21,30%

Serra da Raiz 73,43% 26,57%

Serra Grande 79,41% 20,59%

Serraria 79,49% 20,51%

Umbuzeiro 75,69% 24,31%

Várzea 80,94% 19,06%

Vista Serrana 74,38% 25,62%

Zabelê 87,06% 12,94%

WSCOM Online

Cássio permanece no cargo


O ministro Carlos Ayres Britto (foto) já assinou a liminar que permite a manutenção do governador Cássio Cunha Lima no comando do Governo do Estado. A medida vale até julgamento de recurso no Tribunal Superior Eleitoral contra decisão proferida na segunda-feira 10 pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, que cassou pela segunda vez o mandato de Cunha Lima. De acordo com fontes que acompanham o Tribunal Superior Eleitoral em Brasília, o ministro já esta tomando medidas para comunicar a decisão ao TRE. A liminar foi assinada às 18H33 (horário de Brasília). E já foi encaminhado para a Coordenadoria de Processamento. O TRE decretou a cassação do governador e de seu vice, José Lacerda, acatando denúncia do Ministério Público Eleitoral, que os acusa de abuso de poder político através do jornal estatal A União. A cassação foi determinada por 4 votos a 3. A decisão ainda inclui aplicação de multa de R$ 100 mil e inegibilidade de Cunha Lima e Lacerda por três anos.
wscom

Violência no Sertão

A pacata cidade de São Mamede (foto), que antes dificilmente aparecia nos registros policiais, só nos últimos quatro dias, dois casos se tornaram destaques. Um, ocorrido no último sábado, quando José Vieira Torres Neto, 23 anos, casado, sem ocupação, tentou matar o ajudante de pedreiro Luiz Ferreira Lima, 44 anos e o segundo ontem por volta das 19h30, na Rua Manoel Francisco Maria, Centro. Dois homens encapuzados e armados com uma pistola e um revólver, ocupando uma moto cor escura, foram até a residência do empresário Joel Azevedo Soares Vasconcelos, 50 anos, onde levaram deste certa quantia em dinheiro, valor não revelado pela Polícia. Os criminosos fugiram em sentido ignorado e mesmo os policiais fazendo diligências não conseguiram prender a dupla. A violência está se tornando generalizada, atingindo inclusive de forma bastante acentuada a zona rural dos pequenos povoados sertanejos, que não dispõe de aparato policial por perto e fica a mercê de bandidos.
No município de Brejo do Cruz-PB, o agricultor Reginaldo Leite de Sousa, 19 anos, foi morto ontem com um tiro na cabeça e seu corpo encontrado às 19h30 próximo à sua bicicleta às margens de uma estrada no Sítio Olho D’água. Fazia 30 dias que tinha voltado de Campina Grande e seus familiares não souberam informar se ele tinha inimigos. Foi aberto pela delegacia daquele município inquérito para investigar o homicídio.
Já em Coremas a Polícia, cumprindo mandado de prisão expedido pela juíza Alcione Alencar Linhares, daquela localidade, prendeu Carlos Alberto Pereira, 23, solteiro, residente na Rua Estevão marinho, centro da cidade. Ele foi denunciado de ter cometido homicídio em Coremas. Número do processo é 0562003001489/00.
foto: Marcos Eugênio

Eleitores dizem que votam pelas propostas do candidato

A última enquete colocada online pelo Garimpando Palavras foi finalizada ontem. A pergunta era a seguinte: Qual critério você usa para escolher seu candidato? Foram oferecidas as opções:
Sigla partidária
Propostas de governo
Passado político ou
Nenhuma alternativa
.
Dos 42 votos, 21 pessoas disseram que escolhiam seu candidato pelas propostas de governo que ele apresentasse. Bem cololadinho, em segundo lugar, com 19 votos, estavam os que consideravam o passado político o principal critério para escolha de seu representante. Por último, uma informou que seguiria a sigla partidária e outro escolheu nenhuma alternativa.

Bonifácio discorda de Veto da Defesa Oral do Trânsito


Em protesto, pelo que considerou um desrespeito ao Regimento Interno da Câmara Municipal, no tocante aos esclarecimentos dados antes da votação do Veto do Prefeito ao Projeto de Lei de sua autoria, que tornaria obrigatória a possibilidade de defesa oral perante os órgãos de trânsito, o que soou como defesa, o vereador Bonifácio Rocha se absteve da votação secreta que apresentou o seguinte resultado: 4 votos favoráveis ao Poder Executivo, 02 contra, 01 branco, uma ausência e duas abstenções.
O Projeto de Lei nº 05/2007, na sua Justificativa, deixava claro que a iniciativa visava garantir, de forma mais eficaz, o direito ao contraditório e à ampla defesa do condutor. Muitas vezes, apesar de isento de culpabilidade, o acusado de infração, ao redigir os termos na defesa, pode não conseguir se expressar de modo a mostrar a falta de ilicitude. Com a legislação proposta, perante a autoridade competente, caso fosse indeferida sua defesa prévia, haveria a possibilidade, através da linguagem oral, testemunhas e documentos, de apresentar seus argumentos de maneira mais justa e eloqüente.
"Quando alguém recebe uma notificação de infração, nem sempre consegue se defender corretamente por escrito, com riqueza de detalhes, o que pode comprometer a absolvição, em caso de inocência. Com a defesa oral, o órgão de trânsito teria mais subsídios para melhor julgar. Essa modalidade seria opcional e a justificativa por escrito continuaria obrigatória", acrescentou o parlamentar, mostrando-se desapontado com o fato de João Pessoa ter aprovado uma Lei semelhante e o município de Patos não ser contemplado sob a alegação de que a matéria é inconstitucional, atribuindo ao fato uma espécie de "dois pesos e duas medidas".

Assessoria

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Princesa celebra 20 anos de Patoral da Criança


As paróquias da área da Serra de Princesa Isabel comemoraram no último domingo na cidade de Jurú, os 20 anos da Pastoral da Criança. Da celebração participaram cinco vigários que administram as paróquias Nossa Senhora da Conceição, Santa Terezinha, São Miguel, Nossa Senhora do Bom Conselho e Divino Espírito Santo, da respectiva área, que faz parte da Diocese de Patos - PB, setor 72.
As comemorações foram iniciadas com uma caminhada pelas ruas da cidade até a igreja local, aonde foi realizada uma celebração em ação de graças pelos 20 anos de caminhada unindo fé e vida em todo o estado da Paraíba. Logo após a celebração aconteceu a confraternização com um almoço para todos os líderes e coordenações presentes.
A área da Serra de Princesa Isabel possui mais de 185 líderes, com uma média de 1.900 crianças acompanhadas através de sete projetos de geração de renda e sete brinquedotecas. O trabalho com crianças carentes da comunidade tem rendido bons frutos na educação e saúde do público alvo. É uma ação que recebe total apoio do Garimpando Palavras.
foto: Pastoral

Profissionais de vários estados buscam curso de pós-graduação em Orientação Sexual e Saúde


A matéria publicada pelo Garimpando Palavras em 21 do mês passado sobre o curso de especialização em Orientação Sexual e Saúde, que será oferecido pela FIP – Faculdades Integradas de Patos, teve boa repercussão, despertando atenção de profissionais de vários estados brasileiros, que buscam uma melhor qualificação. O curso é direcionado ao pessoal das áreas da Educação, da Saúde, do Direito, da Comunicação e afins da temática. A especialização em Orientação Sexual e Saúde será coordenada pela Mestra em Saúde Pública e especialista em Sexualidade Humana e Saúde da Família/UFPB, Maria Goreti do Nascimento Andrade (foto).
O objetivo geral da Pós-Graduação, segundo ela, é possibilitar aos participantes desenvolverem com competência e sensibilidade atividades educativas e de produção de conhecimentos no que concerne às questões relativas à orientação sexual e saúde, nos diferentes espaços da sociedade. O curso atende às políticas da Associação Mundial para a Saúde Sexual, como também está inserido nas diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação/PCNs, de 2007. "Ao educar para a saúde, de forma contextualizada e sistemática, o professor e a comunidade escolar contribuem de maneira decisiva na formação de cidadãos capazes de atuar em favor da melhoria dos níveis de saúde pessoais e da coletividade", explicou a coordenadora da especialização, cujas inscrições já estão sendo feitas.
A pós-gradução, que terá carga horária de 525 horas, com duração de 14 meses, acontecerá nas dependências do Colégio GEO, em Cajazeiras. A consultoria pedagógica ficará a cargo da Drª em Ciências da Educação pela Universidade de Paris-França e Mestra em Psicologia Teórico-Experimental/UFPB, Severina Ilza do Nascimento.
Maiores informações podem ser conseguidas através dos telefones (83) 8886-3103/8824-4776, ou ainda pelo endereço eletrônico iterog@oi.com.br
foto: Marcos Eugênio

Coperve divulga locais de provas da segunda etapa do PSS 2008

A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) fornece na página: www.coperve.ufpb.br a informação sobre escola, sala e carteira em que cada candidato fará provas da 3ª série do PSS-2008, nos próximos dias 19 e 20.
A distribuição de candidatos, por cidade, é a seguinte:
AREIA - 231
BANANEIRAS - 370
CAMPINA GRANDE - 1.069
JOÃO PESSOA - 7.513
MAMANGUAPE - 323
PATOS - 821
SOUSA - 536
Os candidatos aptos no Processo Seletivo especial para os Cursos de Arte Visuais, Bacharelado em Música, Licenciatura em Música e Teatro farão, em João Pessoa, as seguintes provas:
Provas de Conhecimentos Específicos
17 e 18 de dezembro 2007 - Bacharelado em Música
17 e 18 de dezembro 2007 - Licenciatura em Música
17 e 18 de dezembro 2007 - Curso de Teatro
18 de dezembro 2007 - Curso de Artes Visuais
19 de dezembro 2007 - Provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, e de Redação
Fonte: Agência de Notícias/ Com informações da Coperve

HU realiza mutirão de cirurgias de fissurados lábio-palatinos em João Pessoa


Uma equipe multidisciplinar realiza as cirurgias no Hospital Universitário da UFPB, até sexta-feira (14)

O Hospital Universitário Lauro Wanderley realiza até sexta-feira (14) um mutirão de cirurgias de fissurados lábio-palatinos. As cirurgias acontecem no Bloco Cirúrgico, no 1º andar, e contam com uma equipe de médicos, enfermeiros, anestesistas, fonoaudiólogos, ortodontistas e assistentes sociais.
O mutirão cirúrgico no Hospital Universitário tem o objetivo de diminuir a fila de espera para a cirurgia, atualmente com 70 pacientes, além de contar com 1.492 pacientes fissurados já cadastrados. Desde 1991 o HULW, em João Pessoa, é referência na realização desse tipo de cirurgia, atendendo pacientes de todo o Estado da Paraíba e de estados vizinhos.
As fissuras de lábio e palato são deformidades congênitas caracterizadas pela interrupção na continuidade dos tecidos do lábio superior e do palato. Fatores como, hereditariedade, carência alimentar, influências psicológicas, doenças infecciosas, idade avançada dos genitores, drogas, radiação, diabetes materna e fumo influenciam na ocorrência de caso de fissura lábio-palatinas na família. Seus portadores, além de grave problema estético, apresentam distúrbios funcionais, desde alimentação até a fonação, que são perfeitamente tratáveis.
As cirurgias podem começar a ser feitas nas crianças com um ano de idade – período do desenvolvimento da fala e que pesem mais de doze quilos. Os pacientes passam por várias cirurgias, com tempo médio de seis meses de recuperação, onde são acompanhados por ortodontistas e fonoaudiólogos durante todo o processo. Numa etapa final é que são realizadas as cirurgias plásticas, para a restituição estética do rosto do paciente. Mais informações pelo telefone (83) 3216-7554.

Assessoria de Comunicação do HULW/UFPB
foto:www.cacom2.mil.co

Santo do Dia

terça-feira, 11 de dezembro de 2007
São Dâmaso I, Papa e Confessor
(+ Roma, 384)

Natural da cidade lusitana de Guimarães, era irmão de Santa Irene. Possuía grande cultura, era arquivista e poeta, e tinha também gosto pela arqueologia. Ordenou a organização dos arquivos da Igreja, conservando versões fiéis e autênticas dos escritos dos primeiros Padres e mandando destruir versões apócrifas e deturpadas, para que no futuro não pudessem ser aproveitadas por hereges. Com a mesma profética intenção, quis que houvesse uma única versão oficial dos Livros Sagrados, e incumbiu seu secretário, São Jerônimo, de fazer uma tradução latina das Escrituras, diretamente dos originais gregos ou hebraicos, daí nascendo a célebre Vulgata. Ordenou que fossem feitas escavações e obras de conservação nas catacumbas, abandonadas desde que Constantino dera liberdade à Igreja, em 312. Pessoalmente redigiu, em versos, os epitáfios dos incontáveis mártires que iam sendo localizados nas galerias subterrâneas de Roma. Por influência sua foi retirada do Senado romano a estátua da deusa Vitória, sendo assim eliminado esse vestígio do paganismo oficial. Foi um dos primeiros Papas a definir explicitamente o primado do Papa sobre a Igreja Universal, com uma autoridade que lhe vem de Nosso Senhor Jesus Cristo, e não por delegação dos demais bispos ou de concílios. Apoiou Santo Atanásio em sua luta contra o arianismo e combateu tenazmente essa, como diversas outras heresias do tempo. Em resumo, pode-se dizer que seu Pontificado, que durou 18 anos, foi dos mais fecundos dos primeiros séculos da História da Igreja.

Diretoria apresenta elenco do Esporte que disputará Paraibano 2008


O Restaurante O Mormaço ficou pequeno para o grande número de torcedores do Esporte Clube de Patos, que prestigiou a apresentação do elenco que disputará o Campeonato Paraibano de Futebol 2008. O evento aconteceu na noite de ontem, sendo registrado por vários órgãos de imprensa da cidade. Antes de a diretoria apresentar jogador por jogador para a torcida, a qual praticamente exigiu que cada atleta beijasse o escudo do clube, foi exibida uma espécie de documentário, mostrando diversas fotos dos torcedores, finalizando com lances de um confronto do maior clássico sertanejo, Nacional e Esporte, dando destaque a um gol do Pato e conseqüentemente sua vitória em cima do arquiinimigo nos gramados. O Garimpando Palavras conversou com o técnico alvirrubro Washington Lobo e com o preparador físico Marcos Nascimento, que explicaram como será a agenda dos jogadores daqui pra frente até sua estréia no dia 20 do próximo mês contra o Atlético de Cajazeiras, jogo a ser realizado no José Cavalcante.
A equipe mesclada com experientes jogadores, como é o caso do goleiro Alberto, do lateral esquerda Jiqueta e do meio-campista Miltinho, com jovens pratas da casa que começam a ter oportunidade no profissional, a exemplo de Rosivaldo, Vandeberto e Everton. Todos já fizeram os exames médicos previstos e hoje, terça-feira, fazem exames fisiológicos, que vão servir para análise de uma série de fatores, como a massa de gordura corpórea de cada jogador.
Os próximos quinze dias, segundo o preparador físico do Esporte, serão destinados apenas para o desenvolvimento da parte física. Treino com bola só após esse período. Lobo informou que a meta é se trabalhar com um elenco de 26 jogadores, em torno de 20 profissionais e o restando vindo do amadorismo de Patos e região.
Relação dos atletas anunciados pelo vice-presidente do Clube, Wilson Lacerda:
Alberto, Carlos, Everton, Eduardo, David, Arcélio, Eliseu, Jiqueta, Naldo Sapé, Naldo Patos, Clovis, Anderley, Lanzinho, Delany, Batista, Miltinho, Rosivaldo, Anderson, Vandeberto. A diretoria prometeu que ainda esta semana anuncia a contração de um zagueiro e um meio-campista para fechar o grupo.
fotos: Marcos Eugênio

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Guilherme Ferraz afirma que cassação é alerta


O procurador regional eleitoral José Guilherme Ferraz (foto) considerou que o resultado do julgamento que determinou a cassação do mandato do governador da Paraíba significa um alerta aos gestores públicos do Estado. "A decisão serve de alerta para os gestores de que a população exige um padrão rigoroso na condução dos recursos públicos. É uma mensagem clara para as eleições do ano que vem", comentou ele.
Partiu do Ministério Público Eleitoral a denúncia que levou à cassação do governador Cássio Cunha Lima por causa do uso considerado irregular do jornal "A União".
O MPE alegou em linhas gerais que o jornal serviu de ferramenta para a promoção pessoal e eleitoral do então candidato ao governo do Estado, Cássio Cunha Lima. Além disso, o MPE alegou que A União teria sido usado para a divulgação de publicidade institucional em pleno período eleitoral, configurando conduta vedada ao agente político.

paraiba.com.br
foto:www.tre-pb.gov.br

Advogado de Cássio diz que 2ª cassação é "absurda"

O anúncio do resultado do julgamento que cassou pela segunda vez o mandato do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), causou a reação dos advogados do tucano. Eles protestaram, em entrevista à imprensa, em relação ao entendimento da maioria da Côrte. Com um placar de 4 votos contra três, a decisão foi no sentido de cassar o mandato de Cássio e do vice, José Lacerda Neto (DEM).
"Foi uma surpresa. O presidente do TRE mudou de opinião sobre a União em dois casos semelhantes, isso sem nenhuma explicação", reagiu o advogado Fábio Andrade.
Delosmar Mendonça, também da banca de advogados de Cássio, assegurou que será encaminhado um recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no sentido de manter o governador no cargo: "O presidente do TRE desprestigiou o voto de mais de um milhão de paraibanos. Vamos recorrer ao TSE para garantir a tranqüilidade a todos os paraibanos neste final de ano. A decisão do TRE foi absurda", comentou Mendonça.
paraiba.com.br
foto:www.nojuridico.com.br

Caso A União:Jorge Ribeiro determina a segunda cassação do governador


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, Jorge Ribeiro, apresentou voto vistas pedindo nova cassação do governador Cássio Cunha Lima, acusado pelo Ministério Publico Eleitoral de abuso de poder político através do jornal estatal A União, durante campanha eleitoral de 2006. Ele também pediu a inegibilidade por três anos e imputação de multa de R$ 100 mil. - No meu entendimento, é praticamente indissociável a figura do governante e a figura do candidato. Diante de tais fatos, só me resta acostar-me aos votos do eminente relator (Carlos Eduardo Lisboa) e dos eminentes Dr. Valengo (juiz Nadir Valengo) e Dra. Cristina (juíza Maria Cristina Garcez).
Ao longo da leitura do voto vistas, o presidente disse que, em sua análise, “percebe-se que houve privilégio de notícias ao candidato à reeleição, sem que o mesmo tratamento tenha sido concedido aos outros adversários”. Ribeiro defendeu que, “sendo o Jornal A União financiado por cofres públicos, não poderia seguir tendência política”. Para o presidente do TRE “é flagrante o tom sempre positivo em favor do governador”. “O veículo deixou de destacar as ações do governante e candidato para mencionar as ações do Governo do Estado, mesmo isso evidenciou o candidato, uma vez que os adversários não tiveram o mesmo espaço no devido impresso”, acrescentou Ribeiro.
Ele continua: “No dia do primeiro turno, consta matéria de capa com seguinte destaque: Cássio sai na frente para o segundo turno e Cícero é eleito para o Senado”. “É evidente a postura tendenciosa, como no dia do segundo turno, em manchete de capa de edição extra: Ibope aponta vitória de Cássio, com enorme design visual. Sequer se preocupou em disfarçar seu editorial favorável ao governador”, arrematou o presidente do TRE.
O voto de minerva do presidente desempatou o ‘placar’ do TRE, que apresentava três votos favoráveis e três contra a cassação de Cunha Lima. A denúncia contra o governador foi apresentada pelo Ministério Público Eleitoral. O relator, Carlos Eduardo Lisboa, defendeu que o editorial de A União favoreceu a reeleição do governador e desequilibrou a disputa eleitoral do ano passado. Ele votou pela cassação, aplicação de multa de R$ 100 mil e inegibilidade por três anos. Em fevereiro deste o TRE já julgou caso semelhante e absorveu o senador José Maranhão, alegando que o jornal institucional A União não tem força para influenciar no resultado de uma eleição.

Reveja votos

Abraham Lincoln - Antes do voto vistas do presidente, o juiz Abraham Lincoln foi o último a votar, empatando o placar do TRE e obrigando o voto de Jorge Ribeiro, que na última sessão pediu vistas. Para Lincoln, a União cumpre perfil editorial enquanto jornal estatal – a cobertura dos fatos administrativos do Governo do Estado – e por isso não ficou comprovado o favorecimento ao então candidato à reeleição Cássio Cunha Lima no período de campanha.

Juíza Cristina Maria Garcez - Antes de Lincoln, a juíza Maria Cristina Garcez concordou com a tese do relator e proferiu o voto mais longo até aqui do julgamento – foram quase duas horas de explanação, que culminou com pedindo da cassação, multas e inegibilidade do governador. "Não vejo plausibilidade na tese de que o Jornal A União apenas veiculou publicidade institucional. O que importa nesse caso é o conteúdo da matéria e o fato de ser um jornal custeado pelo Estado. Uma vez estabelecido que as matérias eram disfarçada divulgação institucional, houve conduta vedada", disse a juíza.

Juiz Renan Neves - Também votou contra a cassação do governador Cássio Cunha Lima. Juiz João Benedito - Votou contra parecer do relator Carlos Eduardo Lisboa, que pediu a cassação do governador Cássio Cunha Lima e de seu vice, José Lacerda, por abuso de poder político e auto-promoção através do jornal A União durante a campanha à reeleição em 2006. Benedito considerou em seu voto que A União não tem potencialidade para desequilibrar o pleito. “É um jornal de pequeno alcance e de público restrito”, disse. Ele pediu a aplicação da multa, mas não a cassação nem a perda de direitos políticos.

Juiz Nadir Valengo - Acompanhou parcialmente parecer do relator Carlos Eduardo Lisboa e também votou pela cassação do governador e de seu vice. Valengo havia pedido vistas na sessão da segunda-feira 8, quando o TRE iniciou o julgamento do processo A União. Valengo disse que concorda que houve abuso de poder econômico durante a campanha e que os demais candidatos não tinham o mesmo espaço dado à Cunha Lima no jornal estatal. Mas refuta a tese do Ministério Público Eleitoral, autor da denúncia, de que houve promoção pessoal do governador em A União.

Juiz Carlos Eduardo Leite Lisboa (Relator) - Apresentou parecer, onde pede cassação do mandato do governador e de seu vice, José Lacerda, mais imputação de multa de R$ 100 mil e inegibilidade por três anos sob o argumento de que Cunha Lima se promoveu através de A União e, com isso, desequilibrou a disputa política nas eleições de 2006. Os advogados do governador apresentaram questão de ordem, onde apontam que o parecer de Lisboa ampliou o foco do processo, inserindo colunas políticas, fotografias e período maior de análise do editorial de A União além do apresentado na denúncia do MPE. Da redação

WSCOM Online
foto:www.bobnews.com.br

Alergia à água


Parece-me que os postes e rede elétrica de Patos, de responsabilidade da Saelpa, são alérgicos à água. Basta qualquer sereno que a queda de energia derruba qualquer bom humor dos patoenses. Seja no trabalho, em casa, no lazer, o descorto é geral com a falta de energia. O pior de tudo é que se aproxima o período de chuvas. Como há previsões meteorológicas dando contas de que o forte calor vai perdurar até fevereiro, podendo beirar os 40º C, imaginem aí as noites quentes de Patos sem um ventilador, um ar-condicionado ligado. Um outro problema, onde no passado vários casos já foram registrados, é a queima de eletrodomésticos devido a queda de energia. É bom anotar direitinho este número de telefone: 3423-3629. É do Procon. Pense numa saída legal para resolver os problemas com a fornecedora de energia, diga-se lá de passagem é que mantém maior número de reclamações nesse órgão de proteção ao consumidor. Pagamos altíssimas taxas para termos um serviço obsoleto.


foto: www.laguna.eng.br

Santo do Dia

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
São Melquíades, Papa e Mártir
(+ Roma, 314)

Foi durante seu breve Pontificado que o imperador Constantino, pondo fim a 250 anos de perseguições, autorizou a livre prática da verdadeira Religião em todo o Império romano. Embora não tenha diretamente derramado o sangue em defesa da Fé, São Melquíades recebe as honras de mártir pelo muito que sofreu em diversas perseguições à Igreja.

Obra mais completa sobre Paulo Porto deve ser lançada em 2008



Quinze anos de intensas pesquisas. Este é o tempo que o jornalista Damião Lucena está levando para concluir a obra mais completa sobre a vida de Paulo Porto, dando grande ênfase ao assassinato do radialista e de Alba Geane, morta juntamente com ele, num duplo homicídio que chocou a Paraíba. O livro, ainda sem título, deverá ser lançado no final do próximo ano, segundo prevê seu autor. Na obra ele faz um retrospecto gereal sobre a vida de Paulo Porto, fazendo uma releitura de todos os elementos que constam nos autos do processo que investigou sua morte. Desde o bárbaro crime até hoje o jornalista entrevistou advogados, acusados, pessoas próximas para levantar com fidegnidade as informçaões para compor seu trabalho literário. "Acompanhei ao longo desses quinze anos todo o desenrolar dessa caso. No livro mostraremos todas as hipóteses levantadas sobre o crime", explicou Lucena, acrescentando que farto material da repercussão na mídia impressa e fotos vão ser digitalizados para compor o livro. Traços marcantes da personalidade de Paulo Porto também vão ser expostos para o público leitor.
A morte
Paulo Ayres Porto, 34 anos, era radialista e vereador de Patos. Foi morto no dia 07 de dezembro de 1992, juntamente com a empresária Alba Liene Pereira Viana, viúva, 26 anos. Segundo informações, na noite do duplo homicídio os dois se dirigiam para uma seresta no município de São Mamede. Seus corpos foram encontrado no dia seguinte com as mãos atadas e cabeças esmagadas por golpes de pedras e paus, numa vala próxima ao Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres.
foto:patosemrevista

Briga com os preços


De uma hora para outra a população de Patos foi tomada de surpresa com uma avalanche de aumentos nos preços dos alimentos, produtos de limpeza, enfim, o presente de final de final de ano oferecido pelo comércio é algo surrealista, levando-se em conta o índice infacionário anual do Brasil, que deve ficar este ano em 6% e em 2008 em menos de 5%, segundo projeções dos analistas econômicos. O nosso feijãozinho, esse que sempre esteve na mesa de todos, até mesmo dos mais miseráveis, agora é vendido por até R$ 6,00. A saída para muitos é ir em busca do feijão verde na feira livre, onde em final de feira é possível se comprar até cinco litros por R$ 5,00. Um exemplo bem claro de como os comerciantes estão querendo tirar o valor do 13º de seus funcionários nas costas dos consumidores é aquela buchinha de prato. Há supermercados na cidade que ajustaram seu preço em até 75%. É um Deus nos acuda e vale muito nesse momento a pesquisa, inclusive em mercearias, mercadinhos de bairro, senão o prejuízo será enorme e a ceia natalina menos saborosa.

foto: Marcos Eugênio

domingo, 9 de dezembro de 2007

CNPq destinará R$ 50 milhões para bolsas de mestrado e doutorado em áreas específicas

Para promover a consolidação e o fortalecimento da pós-graduação brasileira, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) lança Edital, com investimentos de R$ 50 milhões, convidando orientadores, vinculados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu do país, a apresentarem propostas de projetos de bolsas de mestrado ou de doutorado. Segundo a agência, o principal objetivo deste edital é investir na disseminação de recursos humanos para a ciência, a tecnologia e a inovação do Brasil.
Para isto, investirá na formação dos novos mestres e doutores, em áreas consideradas estratégicas e de extrema necessidade para o desenvolvimento nacional e o crescimento do país. Os recursos, provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e do CNPq, serão distribuídos em R$ 25 milhões para a primeira chamada, e o restante para a segunda chamada. Fomentando também a descentralização regional da pesquisa brasileira, o Edital destinará uma parcela de 30% do valor global de investimento para propostas de pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, incluindo as respectivas áreas de abrangência das Agências de Desenvolvimento Regional.
As áreas estratégicas
Seguindo o Plano de Ação 2007-2010 de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional, as propostas deverão privilegiar áreas estratégicas nas temáticas de Ciências Exatas e da Terra, para Matemática, Áreas Experimentais da Física, Química e Geociências, Áreas Experimentais de Ciência de Materiais, e para Meteorologia e Mudanças Climáticas. Nas Engenharias, as propostas devem abordar temáticas de Aeronáutica, Computação, Elétrica, Materiais, Mecânica, Metalurgia, Minas, Naval e Oceânica, Química e Transportes, Software e Tecnologias da Informação e Comunicação, Semicondutores e Materiais Avançados, Microeletrônica, optoeletrônica, dispositivos e hardware, Ciência Aeroespacial, Energia Nuclear, Energias Renováveis e Biocombustíveis. Nas Ciências Agrárias, as áreas serão Recursos Florestais, Agronomia, Engenharia Agrícola, Biodiversidade e Recursos Naturais, Biotecnologia, Desenvolvimento Sustentável da Amazônia, do Cerrado e do Semi-Árido, Saúde Animal, e Segurança Alimentar. Em Ciências da Saúde, serão áreas de Fármacos e Medicamentos, Biotecnologia, Pesquisa Clínica, Terapias Inovadoras e Toxicologia. E projetos interdisciplinares poderão ser focados em Mar e Antártica, Trauma, Violência e Segurança Pública.CronogramaO recebimento das propostas para o Edital MCT/CNPq nº 27/2007 será dividido em duas chamadas.
Na primeira, os pesquisadores poderão enviar seus projetos até o dia 31 de janeiro de 2008, a divulgação dos resultados será feita a partir do dia 20 de fevereiro e as contratações dos projetos estão previstas para o início do mês de março de 2008. A segunda chamada receberá as propostas do dia 10 de março até o dia 15 de maio de 2008.Os resultados estão previstos para a segunda quinzena de junho e a implementação e vigência das bolsas acontecerá a partir de agosto de 2008. Os projetos deverão ser enviados por meio do Formulário de Propostas On-line, disponível no endereço http://efomento.cnpq.br/efomento , a partir do dia 14 de dezembro de 2007. Confira o Edital na íntegra pelo link abaixohttp://www.cnpq.br/editais/ct/2007/027.htm
Assessoria de Comunicação Social do CNPq(61) 2108 9414www.cnpq.br

Meu Trabalho no Legislativo


O Garimpando Palavras dá continuidade à série Meu Trabalho no Legislativo, que pretende oferecer informações sobre cada vereador de Patos, mostrando seu breve currículum e suas ações em prol da comunnidade. Na semana passada quem abriu a série doi o vereador Espedito Simões (Pipi), que parabenizou a atitude do Blog. Hoje o convidado para mostrar o que vem fazendo pela cidade é Bonifácio Rocha.

Bonifácio Rocha

Nasceu em 14 de maio de 1947, na Rua Lima Campos nº 192, bairro São Sebastião, Patos. Filho de João Luiz e Elvira Medeiros, Bonifácio Rocha integra uma prole composta de mais oito irmãos: Manoel, José Luiz (Zezito), Francisco Gervásio (in memoriam), Abel, Maria do Socorro, Maria do Carmo, Raimundo Nonato e Judas Tadeu.
Aos 5 anos, com a transferência da família para a zona rural, época em que os seus pais passavam a desenvolver a aptidão agrícola como meio de subsistência, transferindo-se para os sítios: Várzea de Jurema, Lajedo, Vazia, Boi Raposo e Serrota, Bonifácio permaneceria na comitiva por apenas dois anos, vindo a residir com parentes na área urbana afim de desenvolver os seus estudos, iniciados na escola Maria Lourdes, onde concluiria o primário a partiria para o Exame de Admissão no Colégio Comercial Roberto Simonsen, permanecendo até cursar o Técnico em Contabilidade, precisamente no ano de 1970. Antes, porém, teve uma parada de um ano, espaço em que desenvolveu atividades profissionais na Camargo Correia, empresa responsável pela construção da Br 230, no trecho Santa Luzia – Malta, cuja função esteve direcionada a parte burocrática e de almoxarifado.
O ingresso de Bonifácio Rocha na política aconteceu de forma natural em 1992 Ao ingressar nos quadros do Partido dos Trabalhadores, objetivando engrossar as fileiras da agremiação, com o mero propósito de contribuir para a formação de um coeficiente, Bonifácio Rocha acabou sendo o mais votado e passou a ser o primeiro representante do PT na Câmara Municipal de Patos. Foi o primeiro relator de CPI na Casa de Juvenal Lúcio de Sousa. Do PT foi para o PSB, por uma série de motivos que o impediam de permanecer nos quadros do Partido dos Trabalhadores. Em 2004, novamente levado pela manifestação dos seus amigos, notadamente os integrantes dos movimentos religiosos, voltou a disputar uma cadeira de vereador, desta feita pelo PHS, coligando-se com os partidos de esquerda, notadamente o PT, chegando a lograr êxito novamente.
Na nova sigla, veio a disputar uma vaga de deputado federal, com o propósito de preencher uma lacuna e mais uma vez surpreendeu, obtendo, sem o apoio dos seus principais aliados, 24.437 votos, dos quais 19.293 somente em Patos, tendo sido votado em 162, dos 223 municípios do Estado da Paraíba, ficando na condição de primeiro suplente de seis Parlamentares.

Dentre os principais projetos apresentados na Casa Juvenal Lúcio de Sousa estão:

Proíbe o corte de fornecimento de energia elétrica e de água por parte da Saelpa e da Cagepa, fora dos expedientes bancários;
Modifica a lei nº 2.542/98, que modifica o Conselho de Desenvolvimento Agropecuário e dá outras providências;
Determina a utilização de cores na pintura de novas edificações e nas restaurações dos imóveis públicos já existentes, e dá outras providências;
Modifica a lei nº 2.675 de 19 de abril de 1999, que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – cddm, e dá outras providências;
Dentre os principais requerimentos:

Reconhece de utilidade pública o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região – Sinfemp, e dá outras providências;
Solicita do prefeito municipal, Nabor Wanderley da Nóbrega Filho, a limpeza interna da capela do cemitério São Miguel de nossa cidade;
Solicita do Nabor Wanderley a instalação de um sistema de som interno (ambiente) no Estádio Municipal José Cavalcante;
Solicita ao prefeito municipal autorizar a secretaria competente firmar convênio com o pelotão de policiamento de trânsito do 3º Batalhão para aplicar o programa “Uma Semana Transitando com Você”.
Solicita da gerência da Saelpa em Patos, uma planilha contendo a demonstração do custo de iluminação pública e o valor arrecadado em cada faixa de consumo os meses de fevereiro, março e abril de 2005, na cidade de Patos
Solicita ao prefeito municipal incluir no projeto de urbanização a construção de uma praça poli-esportiva no espaço entre o conjunto Noé Trajano e a Avenida Portugal
Solicita ao prefeito municipal, criar um núcleo de apoio a pequenos projetos agrícolas, visando o fortalecimento da agricultura familiar no município de Patos.
Solicita ao prefeito municipal, a construção de postos médicos nas comunidades rurais de Trincheira e Marrecas deste município.
Da Assessoria com o Garimpando Palavras

Arquivo do blog