Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 22 de setembro de 2007

Padroeira


A Festa de Nossa Senhora da Guia, que celebra 219 anos de tradição, está chegando ao seu final nesta segunda-feira, quando acontece a missa solene às 10h da manhã e procissão às 16h. Mais uma vez o evento mostrou sua importância para a religiosidade cristã e cultura de nosso Estado atraindo imenso público. Todos os dias a catedral ficou pequena para o número de fiéis que eram obrigados a chegar uma hora antes do início da celebração para garantir um assento. O pavilhão central, que este ano não realizou leilão de prendas, também não teve o que se queixar de público, como também os empresários donos dos parques distribuídos pela Bossuet Wanderley, Sólon de Lucena e Peregrino Filho.
Na próxima semana o administrador paroquial da Igreja de nossa Senhora da Guia, Pe. Espedito Caetano reunirá, como sempre faz, toda a equipe que coordenou o evento para avaliar e corrigir erros para que não ocorra no próximo ano. Uma das ausências ainda sentidas durante as celebrações foi a do bispo diocesano (já falecido), D. Gerardo de Andrade Ponte (foto), um dos maiores incentivadores para o surgimento dos movimentos pastorais. Onde quer que esteja, tenho certeza que continua a orar pela paz espiritual do povo, principalmente da Morada do Sol.

Como faz falta...


Como faz falta aqueles três pontinhos perdidos pelo Nacional de Patos dentro de seus domínios para o Barras do Piauí! A derrota do Nacional de Patos no dia de ontem por 3x0 para a Tuna Lusa de Belém (PA), mostra bem o que digo. Com o afunilamento na competição Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol, começou com 64 e agora são apenas 16 equipes, cabe ao Verdão Maravilha aproveitar o mando de campo nos próximos dois jogos, Tuna Luso (PA) e Coruripe (AL), 30 deste mês e 3 de outubro, para vencer e tentar arrancar pelo menos um empate contra o Barras, último adversário da fase, dia 7. Todos pensam em subir para a série B e dão de tudo para lograr êxito. Para o Nacional resta fazer o dever de casa e de preferência fazendo saldo de gols, que poderá decidir os dois colocados para a próxima etapa.
O Nacional terá nove dias de folga na tabela para se preparar bem para entrar com força máxima e dar o troco na Tuna Lusa, voltando assim a ter a confiança necessária para lutar para seguir representando nosso Estado na competição. Que os espíritos dos grandes artilheiros do Canário, que já se foram, a exemplo de Clóvis, desçam para dar uma forcinha aos nossos atacantes.

Marginalização em nome do esporte

Mais uma vez se repete o ato bestializado de pessoas que se dizem torcedoras do Treze e Campinense, equipes da Rainha da Borborema. Em plena via pública e de forma pré-agendada (pela internet), saíram aos tapas e pontapés, provocando medo aos comerciantes e a quem transitava pela Peregrino de Carvalho, centro da cidade. Essa aberração, uma atitude que foge aos princípios morais e do bom senso, precisa ser coibida antes que volte a ser repetir e ganhe maiores dimensões. Uma das sugestões é identificar esses integrantes de torcidas organizadas e proibi-los por um bom tempo de freqüentar os estádios. E os reincidentes deixar trancafiados pelo menos uma semana refletindo sobre seus atos.

Presídio de Patos

Parece-me que tudo está pronto para o tão esperado momento, a inauguração, depois de interminável espera, do novo presídio de Patos, programado pelo governo do Estado para esta segunda-feira, às 9 da manhã. O novo abrigo para aqueles que saíram da linha têm capacidade para 400 vagas e segue o mesmo padrão dos de João pessoa e Campina Grande, os PB I e PB II, já entregues. Na sua estrutura, onde foram empregados dos altíssimos impostos que pagamos, quatro milhões de reais, segundo o secretário de Cidadania e Administração Penitenciária, Pedro Adelson, consta de um galpão destinado para múltiplas atividades, quatro salas de aula, biblioteca, lavanderia, refeitório, cozinha e área para banho.
Além do governador Cássio Cunha Lima, do secretário Pedro Adelson, está sendo aguardada a presença das maiores autoridades em segurança pública da Paraíba, políticos da base aliada do governador e representantes de várias entidades. O novo presídio de Patos homenageia um dos mais brilhantes filhos da terra, o procurador Romero Abdon Queiroz Nóbrega, que faleceu vítima de acidente automobilístico.
A atual cadeia de Patos, a que muitos chamam de presídio, possui hoje de três a quatro vezes mais detentos que sua capacidade oferece. Há anos a Pastoral Carcerária de Patos luta para que o mínimo do que consta na Carta dos Direitos Humanos seja respeitado. A estrutura da velha cadeia deve ser agregada às Faculdades Integradas de Patos (FIP). O diretor-presidente da instituição de ensino, João Leuson Palmeira, deve se reunir com o governador Cássio para tratar do assunto nesta segunda.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Lama e buraco


O prefeito de Emas, José William Madruga (Zezinho), do PMDB, vem recebendo duras críticas por parte da população daquele pequenoMunicípio de pouco mais de 3 mil habitantes. Tudo por causa de uma promessa para resolver um problema histórico, que atravessa administrações sem que ninguém resolva e que traz sérios transtonos aos emenses. Trata-se da construção do asfalto ligando a cidade à BR 361. Segundo populares, ele enfatizou, na época do governo Maranhão, que caso o governo de José Maranhão não realizasse a obra, ele faria com recursos do próprio bolso. Parece que Zezinho esqueceu da promessa. O certo é que a estrada, principalmente em épocas de chuvas, provoca muitas dificuldades para quem precisa se deslocar para outras localidades. Mais uma queixa contra o prefeito de Emas é quanto a sua presença na cidade, aparecendo esporadicamente. Tá dado o recado.
foto: Famup

Patos ganhará novos cursos superiores


A cidade de Patos ganhará em breve mais dois cursos superiores, a ser criados pela UFCG. Os cursos são Odontologia e bacharelado em Biologia. A informação foi passada pelo presidente do GIAASP - Grupo de Ação e Análise Sócio Política de Patos, Everaldo Nunes. "Estamos fazendo noso papel e continuaremos sempre vigilantes cobrando o melhor para Patos", enfatizou Everaldo.



Insatisfeitos

Delegados lotados na 5ª Superintendência de Polícial Civil, em Patos, estão se sentidos prejudicados em seus trabalhos, quando precisam de exames por parte dos legistas do Unidade de Medicina Legal da cidade, para dar seqüência aos inquéritos. Eles dizem que os laudos médicos estão demorando além da conta para serem entregues. Um problema que precisa ser corrigido, até porque muitas vezes, em casos de homicídios, suicídios, as famílias aguardam longa espera para sepultar seus entes queridos. Dado o recado.

Curso para agentes e diretores prisionais


A Secretaria de Cidadania e da Administração Penitenciária da Paraíba está realizando, a partir da próxima semana na Fundação Ernani Sátyro, cursos de capacitação para a gentes e diretores penitenciários. Serão quatro capacitações para cada função. Na próxima terça e quarta-feira para diretores e quinta e sexta para agentes. A qualificação para ambos profissionais ainda acontecem nos meses de outubro, novembro e dezembro. Na próxima segunda-feira, aniversário de Patos, em decorrência do dia de sua padroeira Nossa Senhora da Guia, o governador Cássio deve estar em Patos, juntamente com toda alta cúpula de segurança pública para inaugurar o novo presídio desta cidade.

Caso Itó: Cesarino e Joácio pegam 28 anos

Vinte e oito anos. Esta foi a pena imputada a dois dos acusados de mandar executar o ex-prefeito de Santa Luzia, Airton Pereira de Morais (Itó Morais). O julgamento do ex-vice-prefeito Antônio da Nóbrega Cesarino (foto) e de Joácio Jairo de Medeiros ocorreu no dia de ontem na Capital paraibana, começando pela manhã às 9h e tendo seu veredicto somente às 23. Considerado um dos crimes mais bárbaros já ocorridos em nosso Estado, o duplo assassinato do ex-prefeito de Santa Luzia e seu motorista, João Ribeiro dos Santos, causou revolta de familiares e amigos das vítimas, que clamavam por justiça. O terceiro a ser julgado ontem, Linaldo Dantas, teve seu julgamento adiado porque sua defesa não aceitou os jurados e defesa e acusação se reencontram somente em novembro deste ano.
O julgamento de Cesarino e Joácio aconteceu no 1º Tribunal de Júri da Capital, sendo presidido pelo magistrado João Alvez. No primeiro julgamento, ocorrido em fevereiro de 2005, os três foram absorvidos. O Ministério Público, através do promotor Francisco Sarmento recorreu da decisão alegando que a mesmo contrariou as provas processuais. A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba, por unanimidade, considerou procedente a ação do MP e anulou o primeiro julgamento. Os advogados dos réus ainda recorreram ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal, mas não lograram êxito. O processo foi devolvido ao Tribunal de Justiça da Paraíba, onde o 1º Júri da Capital marcou novo julgamento, que aconteceu no dia de ontem. A defesa dos acusados, os advogados Genival Veloso Filho e Sulamita Medeiros, têm cinco dias para recorrer da decisão. Aos serem intererrogados, Cesarino e Joácio alegaram que estão sendo vítimas de armação de Edmilson Paredes, o Ninão, o primeiro a ser preso, momentos depois da morte de Itó.

Histórico do duplo homicídio

O duplo assassinato de Ito e seu motorista João Ribeiro aconteceu quando estes voltavam de uma feira de animais promovia pela Prefeitura, na madrugada do dia 26 de maio de 2002, na porteira da chácara do então prefeito Ito Morais. Eles foram executados a tiros de revólver, numa emboscada feita por Everaldo Domingos de Melo e Luciano, vulgo Neguinho, pistoleiros contratos, segundo relatos da acusação contidos no processo, pelo vice-prefeito Antônio Cesarino, que teria interesse em assumir a Prefeitura. O crime foi presenciado pelo caseiro do prefeito, Judivan Araújo, mas este em depoimento informou que não deu, devido a distância e escuridão, vem quem eram os assassinos.
Além dos pistoleiros foram presos Ninão, sob acusação de ter sido o intermediador, feito o contato e dado apoio logístico aos executores do crime; Cesarino; Joácio e Linaldo Dantas. A absolvição, principalmente de Cesarino, no primeiro julgamento, deixou os santaluzienses atônitos pelo que aconteceu quando da condenação de Edmilon Paredes, o Ninão, a 34 anos de reclusão. Em seu depoimento declarou que havia contratado os pistoleiros a mando de vice-prefeito de Ito, Antônio Cesarino. Uma caravana deve ir à João Pessoa assistir ao novo julgamento dos acusados, cuja tese de seus defensores, , é de negação de autoria.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Eleição no Esporte de Patos


Está programada para acontecer no próximo dia 5 de outubro a eleição para a nova diretoria do Esporte Clube de Patos, o glorioso Patinho. A eleição servirá apenas para a confirmação da chapa única lançada, que tem como candidato a presidente Edleudo Lucena, atual secretário de Meio Ambiente do município. Seu vice será Juvino da Ótica. Logo após a eleição e posse da nova diretoria, cujos presidente e vice substituirão respectivamente Junior Palmeira e Vinícius Palmeira, haverá uma reunião para discutir a programação do clube visando o Campeonato Paraibano de Futebol 2008, que começa no final de janeiro. Todos estão de acordo que se faz necessário montar uma equipe aguerrida, que possa fazer o time reviver grandes momentos de sua história.

Menor acusado de roubo de moto

O menor de iniciais J. P. D. A. S, 17 anos, foi detido na noite de anteontem na Rua do Meio, em Patos, acusado de ter roubado do pátio do Hospital Regional Janduhy Carneiro, desta cidade, uma moto Honda C-100 Biz, placa MNP 5768, de cor vermelha, pertencente a estudante Aline Martins da Nóbrega, 19.
Aline explicou à Polícia que chegou por volta das 19h45 no pátio do Hospital, onde estacionou o veículo para pegar sua mãe, que trabalha naquela unidade de saúde. Ao retornar a moto não estava mais onde havia deixado. A Polícia, momentos depois de registrar o fato, recebeu uma denúncia anônima informando que estava havendo tiros na Rua do Meio. O Comando do III Batalhão enviou três viaturas ao local e ao chegar naquela comunidade, uma das mais miseráveis da cidade, encontrou uma moto que coincidia com as características da que havia sido furtada do pátio do Hospital, e sobre os disparos as pessoas da localidade disseram que desconheciam essa informação.
O certo é que o menor J. P. D. A. S. foi detido pelo roubo da moto, que estava em seu poder, já que houve pesquisa da placa pelo sistema INFOSEG, sendo confirmado que se tratava da moto de Aline. O veículo foi entregue à delegada plantonista, Drª Juliana, da 5ª Superintendência de Polícia Civil. Ao ser interrogado o menor disse que fora ameaçado por um homem que portava com uma arma de fogo, mas não explicou por quem. Para a delegada, ele prestou um depoimento bastante confuso e controverso.

Braços cruzados

Treze carteiros de Patos, um não aderiu à greve, continuam aguardando de braços cruzados uma solução para o impasse da paralisação que já completou oito dias, em todo o território nacional. A categoria reclama da perda salarial de 47,74%. Em Patos são 14 carteiros. Segundo integrantes do movimento, são necessários 17 para que o serviço funcione adequadamente. O piso nacional da categoria é de R$ 524,00. O Sindicato avalia a proposta do governo federal de conceder um abono agora de R$ 500,00 e um aumento no contracheque de R$ 60,00 a partir de janeiro de 2008. Diariamente cerca de cinco a seis mil encomendas são entregues na cidade pelos carteiros, que reclamam das condições de trabalho, como falta de manutenção das bicicletas que, quando quebram, eles são obrigados a fazer o trabalho a pé, carregando peso de até dez quilos. O gerente da agência Patos, Francisco de Assis Torres, com relação às bicicletas informou que os valores cobrados nos consertos fugiram aos padrões normais, podendo ter havido superfaturamento em peças e reparos. “Por isso esse serviço está sendo avaliado”, explicou Assis (foto).

SINTER discute ações da categoria

Servidores da Emater da regional Patos participaram na manhã de hoje de uma reunião convocada pelo SINTER - Sindicato dos Trabalhadores de Extensão Rural da Paraíba (Emater). No encontro, que contou com a presença do presidente da entidade, Gilson Alves da Silva, foram discutidos assuntos como: acordo salarial, dissídio coletivo e causas trabalhistas. Todos os presentes puderam tirar dúvidas e questionar o sindicato sobre as decisões tomadas em prol das conquistas da categoria.

Seminário

Dentro da Semana Nacional do Trânsito a cidade de Patos realiza na próxima terça-feira, no auditório da antiga sede da Unimed, o I Seminário do Sertão Paraibano de Legislação, Segurança e Educação para o Trânsito, que terá o tema: Jovem e o Trânsito. A abertura do evento será às 8h pelo prefeito local Nabor Wanderley. Em seguida haverá a palestra: Uma visão sobre a nova Patos sob a perspectiva do trânsito, proferida pelo superintendente da STTrans de Patos, Corsino Neto. Várias conferências e mesas redondas marcarão o seinário, que tem por objetivo conscientizar os condutores de veículos, especialmente os jovens, principais alvos da capanha nacional por serem as principais vítimas e vilões dos acidentes automobilísticos nas estradas brasileiras.

Pra cima da Tuna


O Nacional de Patos viajou na noite de ontem com com destino a João Pessoa, onde realiza seu último coletivo apronto na manhã de hoje na Capital. O time pega vôo no Caastro Pinto, segundo o supervisor de futebol Eduardo Azevedo, às 15h45 com escla em Brasília, até chegar por volta das 23h30 em Belém-PA. O Nacional deve descansar bem para o jogo desta sexta-feira contra a Tuna Luso, terceira partida da equipe patoense nessa terceira fase da Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol. A dúvida do técnico Maurício Simões para escalar a equipe continua sendo o volante Rogério Costa, que vem de uma contusão e pode ficar de fora do confronto, previsto para acontecer no Estádio Francisco Vásquez, na capital paraense às 16h. Depois desse jogo o Verdão fica nove dias de folga da competição, tendo seus dois próximos jogos em casa, contra a própria Tuna Luso, dia 30, dia 03 de outubro contra o Coruripe e finaliza a fase jogando contra o Barras, lá no Piauí. Sorte e muita raça à equipe canarinha.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Cruz da Menina em quadrinhos


O jornalista Damião Lucena e o designer gráfico e artista plástico Alex Souto, lançam nesta sexta-feira no pavilhão central da Festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Patos, duas revistas que contam a história da Cruz da Menina, baseada nos autos processuais do assassinato da garota Francisca. Uma das revistas é direcionada ao público juvenil e adulto e a outra, em quadrinhos, busca atingir as crianças. A publicação é a primeira editada pelo jornalista Damião Lucena e a segunda que tem o seu roteiro e redação, contando nesta com o trabalho do renomado Alex Souto, responsável pelos desenhos que constituem uma verdadeira obra de arte, segundo palvras do próprio Lucena. Um motivo a mais para que todos particem da Festa de Setembro na noite desta sexta-feira.

Patos tem meta para vacinar cerca de 15 mil animais


O setor de epidemiologia da Secretária Municipal de Saúde de Patos desde segunda desta semana vem vacinando, no momento a zona rural, contra raiva. O município tem como meta preconizada pelo Ministério da Saúde a imunização de 10.146 cães e 4.692 gatos. A imunização acontece na zona rural e a campanha se estende até dia 5 de outubro. No dia 22, próximo sábado, quando se comemora o Dia Nacional de Combate à Raiva, a Secretaria Municipal de Saúde se prepara para instalar 46 postos de vacinação em unidades de saúde e praças públicas. Amorim convida a população a levar seus animais, lembrando que a vacina é gratuita e que acontece apenas uma vez por ano. Os trabalhos começam às 8h, sem intervalo para almoço, e tem encerramento previsto para as 17h.
A média de caninos e felinos a ser vacinados em Patos é muito elevada, segundo Amorim. O setor de epidemiologia de Patos já enviou justificativa ao Ministério da Saúde informando que ela foge à realidade do Município da população animal. A Secretaria de Saúde espera cumprir ao menos a meta mínima stipulada.

PF destrói produtos pirateados em Patos


Curiosos, imprensa e autoridades de vários órgãos municipais, estaduais, a exemplo do III Batalhão de Polícia Militar, Superintendência de Polícia Civil e da Justiça, presenciaram os agentes federais realizarem na manhã de hoje na área do Terreiro do Forró, em Patos, fazendo uso de um rolo compressor, a destruição de 22.500 CDs e DVDs, 30 mil capas pirateados, além de gravadores dessas mídias citadas, como também cartuchos de tinta destinados à impressão do material.
Todo o produto pirateado e apreendido estava em poder de camelôs e locadoras da cidade. Esse material destruído fora confiscado durante a operação Corsário, que recebeu na época, setembro do ano passado, destaque da mídia nacional. A operação desenvolvida nas cidades de Patos, Campina Grande e João Pessoa foi uma ação conjunta envolvendo Ministério Público Estadual, Polícia Federal e Delegacia da Receita Federal, culminando coma apreendendo mais de 100 mil produtos pirateados, entre CDs e DVDs não usados e reproduzidos, além de alguns equipamentos de reprodução dessas mídias. A Operação Corsário teve como objetivo reprimir a fabricação, distribuição e comercialização de produtos pirateados.
A operação ocorreu em cumprimento a uma determinação judicial, resultante de uma ação impetrada pelo Ministério Público Estadual. A pirataria é crime e pode causar outras infrações penais, como: contrabando, evasão de impostos e sonegação fiscal.

ArteSesc

Acontece na noite de hoje, às 19h no Sesc Ler Patos, a palestra inaugural da exposição: Portinari Trabalho e Jogo/ reproduções fotográficas, que fica em cartaz dutrante todo o dia de hoje para visitação pública. A realização e produção da mostra cultural é da entidade Museus Castro Maya, com apoio do Sesca Nacional. Vale a pena conferir e conhecer um pouco mais sobre nossa cultura. Haverá coquetem para o presente.

Museu

O prefeito do município de São Mamede, a 22 Km de Patos, Pedro Barbosa (foto), informou que uma de suas grandes lutas no momento é conseguir recursos federais para montar o Museu Municipal de São Mamede. Muitos registros históricos acabam se perdendo por falta de conservação. "Temos que preservar nossa história, cultura, nossa identidade", disse Barbosa. A exemplo de Santa Luzia, ele pretende abrir um espaço que possa ser visitado pela população, especialmente a classe estudantil, turistas, a assim fazer com que as pessoas conheçam o passado da localidade e se conscientizem da importância da preservação de sua memória.

Patos Pra Frente II

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, deve reunir na próxima quinta-feira, 27, a imprensa local no Restaurante O Mormaço. O motivo é o lançamento da segunda etapa do projeto Patos Pra Frente, que visa atender a população com obras diversas em todos os setores administrativos. Após o lançamento será oferecido um almoço para os presentes.

Será que sai?

Recebi informações dando contas que desta vez, infim, o pesídio de Patos será realmente inaugurado pelo Governo do Estado, na próxima segunda, dia 24. Neste caso pego carona com São Tomé, ou seja, só vendo para crer. É que faz anos que prometem entregar a obra, de suma importância paara melhorar a péssima situação carcerárea de nosso município, e nada. Já ouvi comentários de paertidários do governo Cássio de que a unidade prisional deve ser entregue aénas no próximo ano, já que se trata de período eleitoral. O secretário executivo estadual de Infra-estrutura Hypólito Militâo me confidenciou que estavam agendando mesmo a vindo de Cássio para corta a fita inaugural durante a Festa de Setembro. Bom, só nos resta esperar. Hoje a velha cadeia pública de Patos, que chamam de presídio, está ruindo. Para completar o quadro é desolador, pelo menos na última que ao local o quadro era desesperador. Sua população é de três a quatro vezes mais que sua capacidade oferece.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Debate na imprensa


Acontece nesta quarta-feira, 19, um debate envolvendo as duas chapas que almejam assumir a AISP – Associação de Imprensa de Patos e Região. O embate de idéias será às 9h na Rádio Morada do Sol FM, dentro do programa Tudo de Bom, comandado por Márcia Souto. As duas chapas são encabeçadas por Newman Oliveira, tendo Carleusa Candeia como vice (foto) e a outra tem como candidato a presidente o radialista Cláudio Paschoal, da Rádio Espinharas. Uma terceira opção de chapa não se confirmou, tendo em vista que o radialista Jefferson Saldanha, da Itatiunga, alegou falta de tempo para se dedicar à causa e não O intermediador será o companheiro da Rádio Morada do Sol, Célio Martinez, que aparece na ilustração acima ao lado de Carleusa e Newman. A eleição para a nova diretoria da AISP acontece na próxima semana, dia 28. A eleição está sendo coordenada por Hamilton Silva, que convida todos os associados para se fazerem presentes no dia da eleição no Sindicato Rural de Patos, na Praça Getúlio Vargas, para escolherem seus representantes. O atual presidente da Associação de Imprensa de Patos é o jornalista Misael Nóbrega, que sofreu pesadas críticas ao longo dessa sua gestão, acusado de não colocar a entidade para lutar pelos anseios da categoria. Um dos maiores sonhos da imprensa de Patos é a construção de um conjunto habitacional, como também a de sua sede.

Um ano de Samu em Patos

O Samu de Patos completou no dia de ontem um ano de sua implantação na cidade. Nesse período houve 94.092 solicitações do serviço 192. Porém um dado lamentável registrado é de que desse total 51.936 ligações foram trotes, praticados por desocupados que não conhecem a importância desse tipo de atendimento a quem precisa de um rápido socorro médico. Apesar do sistema informatizado do Samu que identifica a origem de chamada dos trotes, até o presente, pelo que me consta, ninguém foi detido. Inclusive o supervisor administrativo do Samu Patos, Kleber de Araújo, pede para quem flagrar esses malandros cometendo esse tipo de delito, chamar de imediato a Polícia. Pelas estatísticas divulgadas foram realizados 42.204 atendimentos, com uma média de 80% de ocorrências clínicas e 20% traumáticas. O Samu de Patos trabalha com três ambulância, sendo uma semi-UTI. O prefeito Nabor Wanderley informou que a cidade ganhou uma quarta, que ficará de plantão na unidade do PSF Maria Marques, bairro do Jatobá.

Meu Trabalho sairá do Shopping

O programa de microcrédito do governo estadual, Meu Trabalho, está com seus dias contados na Casa da Cidadania, que funciona no Guedes Shopping Center de Patos. Para atender melhor a demanda que cresce a todo instante, um novo local para suas instalações está sendo providenaciado. Visando apoiar micros e pequenos empreendimentos, comércio e serviços, o programa disponibiliza capital de giro, investimento fixo e capital misto a juros que não passam de 1% ao mês. Os empréstimos variam de R$ 100,00 a R$ 10.ooo,oo.
Só no mês passado 214 pessoas de Patos e região inscreveram suas propostas em busca do financimento que oferece carência de seis a 24 meses, dependendo da atividade, e prazo de pagamento de até 30 meses. O maior núnero de empreendedores em busca do empréstimo é das atividades de confecões e calçados, duas das maiores forças econômicas da cidade de Patos.
A Casa da Cidadania foi aberta em Patos em agosto de 2005. Seu local de atendimento é o Guedes Shopping Center. Nesses dois anos e dois meses já foram feitos aproximadamente 180 mil atendimento. Os serviços oferecidos são: Fala Cidadão, Procon Estadual, Sine, DRT, Secretária de Estado da Receita, Saelpa, Cagepa, IPB - Instituto de Polícia Científica e Detran, segundo informou o gerente operacional, Lumar Freitas (foto).
Nesta quarta-feira está sendo aguardada uma equipe do Meu Trabalho, que conversará com as pessoas que inscreveram propostas para o microcrédito. Ela vai avaliar se essas propostas são realmente viáveis para as atividades pretendidas por aqueles.

Delegacia da Mulher


A Delegacia da Mulher de Patos está completando dez anos de existência. Ao longo desses anos tem sido de suma importância para muitas pessoas, principalmente para as mulheres vítimas de violência sexual, física e psicológica, que a cada dia se tornam mais conscientes de seus direitos. Hoje a delegada responsável pelos trabalhos é Iumara Bezerra Gomes (foto), que conta com os serviços das agentes Maria José Fontes e Luciana Melo. Um grande exemplo de dedicação tem sido também da psicóloga Elvira Peña, que cumpre a função da referida delegacia de forma voluntária.

Verdão em cena


O Nacional de Patos, alheio à bagunça jurídica em que se tornou a Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol, deve jogar na próxima sexta-feira, às 16h, contra a Tuna Luso, em Belém do Pará. Depois o compromisso será em casa, porém somente no dia 30 deste mês, com a própria Tuna Luso. No dia 03 de outubro, também em casa, pega o Coruripe de Alagoas e fechando a fase no dia 07 contra o Barras do Piauí, aquele mesmo que não tomou conhecimento do mando de campo do Naional e o venceu em Patos por 3x2. Enquanto o TJD tenta arrumar o campeonato a fim de tentar finalizá-lo dentro do previsto, o time patoense continua entrando com recursos na busca da anulação da punição ao jogador Wescley, que foi suspenso por 90 dias, ele que é peça fundamental para a defensiva nacionalina. Segundo informou José Ivan no programa Debate Esportivo, da Rádio Espinharas, em cada uma dessas ações o clube paga R$ 1.500,00.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Semana do Trânsito


Educação no Trânsito I

Patos abre nesta terça-feira a Semana Nacional do Trânsito, que tem o tema central: Jovem: paz e amor no trânsito. A campanha tenta consicientizar os condutores mais afoitos, principalmente os jovens, maiores vítimas dos acidentes automobilísticos em nosso país. A STTrans elaborou uma vasta programação a acontecer nas ruas: distribuição de panfletos, blitz educadora em diversos locais, campanha da faixa do pedestre. Para falar em educação de trânsito, a cidade de Patos não fica atrás de grandes centros quando o assunto é falta de respeito à legislação vigente, o que tem provocado uma série de transtornos para quem circula pela cidade, seja condutor de veículos, seja pedestre. As conseqüências são trágicas e todos conhecem. O excesso de álcool misturado à velocidade tem provocado muitas mortes. O Brasil tem prejuízo anual de R$ 105 milhões com acidentes de trânsito. São custos com perdas em produção, custos médicos, previdência social, custos legais, perdas materiais, despesas com seguro e custos com emergências, entre outros. Sem contar o número de mortes que ultrapassam os vinte mil por ano.

Educação no Trânsito II

A alta cúpula da Segurança Pública de nosso Estado deve marcar presença na cidade na próxima segunda-feira, dia 24, para participar da Reunião Extraordinária de Trânsito da Paraíba, a acontecer na Câmara de Vereadores. Dentre as autoridades o Cel. Lima Irão (comandante geral da PM), Paulo Nepomuceno (Superintendente do Detran) e o secretário de Segurança Pública, Eitel Santiago. O Detran tem sido um dos órgãos que mais arrecadam tributos na Paraíba. Acho que o órgão deveria se preocupar um pouco mais em campanhas educativas, já que as realizadas são muito tímidas. Se há tanto dinheiro, como bem sabemos, basta ver a quantitade de veículos circulando pelas cidades, a maioria com a documentação em dia, seria interessante um amplo projeto nas escolas para que formássemos futuros condutores responsáveis com suas obrigações no trânsito.

PSC em Patos


O ex-vereador Pedro Alexon já possui em mãos toda a documentação legalizada da fundação do PSC - Partido Social Cristão, na cidade de Patos. A convenção do partido está em aberto. Primeiramente vai correr, com ajuda de alguns familiares e amigos, em busca de filiações para fortalecer a legenda. Comentou para outro ex-vereador, Enemarques Dantas, na minha presença, que está aberto para coligação com qualquer outro partido. Agora pergunto, qualquer outro partido? Não deveria haver alguma espécie de linha de pensamento comum que não fosse apenas a luta pelo poder? Em se tratando de política nesse surrado Brasil a ideologia tem sido colocada de lado. Infelizmente!

foto: Weberson Leitão

Aplausos


Se há uma pessoa merecedora de calorosos aplausos ela se chama Janduhy Dantas, professor e cordelista de Patos, não paenas por seus profundos conhecimento na Língua Portuguesa, mas pela dedicação em preservar traços de nossa cultura. Sua gramática em versos (sextilhas), que simplifica o estudo de nosso idioma, selicionada entre 414 projetos de Literatura pelo BNB, é um belo exemplo disso.

Seu trabalho literário não se resume à gramática. Vários trabalhos seus em cordel vem sendo usados para falar sobre a cultura e turismo de Patos e região. Que talentos desse quilate continuem a surgir em nossa terra.



foto: Weberson Leitão

Chapão



O Grupo Chapão Renovação, que abriga ex-vereadores de Patos, além de outros postulantes à uma cadeira na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, já possui 26 candidatos para concorrerem na próxima eleição. A meta do grupo é fazer de um a dois vereadores. Se auto denominados de nanicos, devido os parcos recursos que disponhem para enfrentar uma campanha elitoral, avaliam que cada integrante do Chapão deve obter em média 300 votos. "Vamos lutar contra o Grupo da Morte, os tubarões que detém muito dinheiro". Assim se expressa na carta nos enviada o ex-vereador patoense Madiel Conserva, um dos coordenadores do grupo.


Verdão



Tem sido estranho o comportamento do Nacional de Patos na série C do Campeonato Brasileiro de Futebol. Em seus domínios dá vexame, joga de forma apática, diferentemente quando seus desafios acontecem em gramado "inimigo". A vitória de ontem frente ao Coruripe de Alagoas pelo placar de dois a um, com direito a defesa de pênalti do goleiro nacionalino Dida, mostra como a equipe tem força de reação e se mantém forte na briga por uma das vagas para a próxima fase. Se mantivesse a mesma regularidade, o mesmo futebol em casa que tem desenvolvido jogando fora, com certeza os torcedores mais fanáticos abandonariam o lexotan. Que venha o próximo adversário.

domingo, 16 de setembro de 2007

Conjunto Habitacional


O diálogo estreito do Sinfemp - Sindicato dos Funcionários Municipais de Patos e Região com a administração Nabor Wanderley vem dando resultados satisfatórios para a categoria. Um bom sinal dessa relação foi a boa vontade do prefeito Nabor receber das mãos do presidente do Sindicato, José Gonçalves, o cadastro com a relação de 401 funcionários que tentam realizar o sonho da casa própria. É meta da atual administração possibilitar a construção de um conjunto habitacional para os servidores municipais, uma antiga reivindicação que pode vir a ser concretizada. Vamos torcer para que isso realmente ocorra e melhore a vida dessa turma.

Atrás de uma vaga


Mais uma vez a Câmara Municipal de Patos entra em recesso tendo como motivo a nossa tradicional Festa de Setembro ou de Nossa Senhora da Guia, segundo portaria assinada pelo presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Marcos Eduardo (foto). Todo ano é mesma história. A alegação na portaria é de que o evento sócio-religioso é de grande importância para a cidade de Patos. Não tenho a menor dúvida sobre isso. Mas se o comércio, a indústria, os órgãos de sáude pública e privada, escolas, hotéis, enfim, todos parassem suas atividades alegando esse mesmo motivo, viveríamos o caos. São dez dias sem trabalhos no nosso Legislativo. Porque simplesmente não se pensa na realização das sessões para a parte da manhã ou tarde? Talvez seja por essa e outras que tanta gente vive desperadada para assumir uma cadeira na nossa Câmara de Vereadores. Um salário acima de R$ 3 mil; apenas oito dias de labuta por mês, fora outras regalias...quer mais?

E haja pitbull


Os números preliminares do Censo do IBGE em Patos sobre a quantidade de pessoas residentes no Município deixaram muitos boquiabertos e com certo grau de irritação. Não é para menos. A População vinha crescendo a cada ano e de 2006 a 2007 cerca de quatro mil pessoas desparecem do mapa estatístico. Não quero defender a instituição que realiza a pesquisa, talvez tenha havido falhas de seus recenseadores, na metodologia aplicada, até porque muita gente foi aos meios de comunicação dizer que não havia recebido a visita desses recenseadores, mas tem um porém. Sabemos que boa parte das famílias mais abastadas da cidade, que vivem enjauladas, sob forte proteção de cercas elétricas e pitbulls, não colaboram nenhum pouco quando aqueles chegam para aplicar os questionários e, em vez de atendê-los deixam essa função por conta dos estressados animais, que não têm nada a ver com a história.


Barulho no novenário


Muitos fiéis, principalmente daquels mais fervorosos, exortaram críticas pelo barulho vindo dos parques de diversão localizados ao lado da Catedral, durante a realização da novena de Nossa Senhora da Guia. Diziam eles, logo após a celebração, que a algazarra provocava fortes ruídos. Nessa comunicação com Deus e com a padroeira de Patos é preciso silêncio. Tá dado o recado. Resta apenas a coordenação do evento da Festa de Setembro, que se encerra no próximo dia 24, resolver a questão. Tá dado o recado.

Zabé e seu pife mágico


A grande atração do pavilhão central da Festa de Nossa Senhora da Guia, conhecida também como Festa de Setembro, na noite de ontem, foi nada mais nada mesno que Zabé da Loca, que, beirando os 84 anos, continua firme, não muito forte, devido o avançar da idade, levando a cultura regional através do som pifeiro. Com seu jeito simples e empolgante, Zabé e banda emocionaram os presentes numa rápida apresentação. Depois de viver numa loca de pedra por dezenas de anos no município de Monteiro-PB, ela, que é natural de Buíque-PE, agora viaja o Brasil inteiro levando a cultura rústica dos sertões nordestinos para além-fronteiras. E viva a autêntica cultural do povo brasileiro.

Arquivo do blog