Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 3 de maio de 2008

Paraibana ganha ouro no judô


A meio-pesado (-78 Kg) paraibana Ednanci Silva, considerada maior nome da equipe feminina do judô brasileiro que vai aos jogos de Pequim deste ano, conseguiu ganhar o ouro na Copa do Mundo do Brasil, que está sendo realizada em Belo Horizonte. Ela derrotou outra judoca brasileira, Claudirene Cézar, n anoite de hoje.
foto:globo

Menor infrator


O aluno J.R.E.B, de 15 anos, bêbado, causou grande confusão na escola Estadual Ministro Alcides Vieira Carneiro, Princesa Isabel-PB, no dia de ontem. Arrombou portas, agrediu e fez ameaças a professores, sendo preciso a presença da PM na unidade de ensino para coibir a ação do garoto.
Este é um dos inúmeros exemplos de comportamento de muitos que fazem parte do público infanto-juvenil. A estatística de delinqüentes juvenis aumenta assustadoramento em nosso País, muitos deles de posse de dinheiro e sem posse de uma educação ética, arraigada em princípios morais, de respeito ao próximo, ao patrimônio públlico.
O Estatuto da Criança e do Adolescente todo santo dia é rasgado pela sociedade, que o digam os conselhos tutelares, que dispõem de infra-estrutura para funcionar. Diversos tipos de violência são cometidos contra os menores, que, infelizmente, nessa fase de formação de sua personalidade, não têm acesso a políticas públicas que contribuam para torná-los verdadeiros cidadãos. O Garimpando Palavras está cansado de bater nessa tecla. Diariamente os boletins policiais trazem casos envolvendo menores.
Estamos também cansados de ouvir as pessoas condenarem primeiramente os menores infratores, acharem que estes não têm salvação, uma forma de tirar a responsabilidade dos ombros de cobrar dos governos, seja municipal, estadual ou federal ações concretas que ofereçam algo mais que míseros trocados desses benefícios sociais, programas que devem ser revistos quanto sua funcionalidade, quanto seu retorno social. Para se ter uma idéia, basta lembrar que em Patos já houve casos de pessoas trocarem feiras por drogas. As escolas também devem ir para o divã, fazer uma autoavaliação de sua metodologia empregada como agente transformadora de comportamento. É inadimissível que crianças com 8, 10, 12 anos façam parte do cenário da criminalidade que tanto nos amedronta.

foto:www.nevusp.org

Dinossauro X Raposa


O Campeonato Paraibano de Futebol está chegando ao fim, restam apenas três jogos, onde já se conhece um dos finalistas, Treze de Campina Grande, que vem treinando forte para conquistar o título. Amanhã acontece a decisão do 2º turno que apontará o adversário do Galo da Borborema. Sousa X Campinense. No primeiro jogo a Raposa venceu por 2x0 e abriu vantagem, podendo perder por diferença de um gol para ser campeão. Ao Sousa resta reverter a vantagem que era sua, de dois resultados iguais. A diretoria do Dinoussauro espera que sua fiel torcida lote o estádio Marizão para incentivar o Dinossauro, que terá três importantes desfalques, Paulinho Pernambucano, Camilo e Marcio Tarrafas. Já o Campinense, que subiu bastante de produção no segundo turno, está embalado e confiante na conquista do turno e do campeonato contra seu arquirival Treze.

foto: Francisco Sales

Ônibus da Guanabara é alvo de assaltantes


Continuam os assaltos a ônibus de Passageiros no interior da Paraíba. Na última quarta-feira a empresa vítima foi a Gontijo, ontem a Guanabara. Era aproximadamente 23h de ontem quando os passageiros que trafegavam pela BR 230 no ônibus dessa empresa, entre Malta e o Distrito de Santa Gertrudes, Patos, passaram momento de pânico, quando quatro homens fortemente armados anunciaram o assalto e recolheram os pertences deles. Houve muito medo que acontecesse o pior. Numa ação rápida, os assaltantes levaram dinheiro, jóias e celulares dos passageiros, depois fugiram sem deixar pistas. A polícia foi acionada, saiu em diligêcia, mas até o momento nem sinal dos acusados.

Um ano de sucesso




Segunda-feira a cidade de Patos estará comemorando um ano de sucesso do empreendimento Taciana Ribeiro – Acessórios. Localizada na Rui Barbosa, por trás da Telemar, a empresa tem sido uma das principais referências da moda, oferecendo à sua ampla clientela, todas as tendências das estações do ano. Esse sucesso, segundo sua proprietária, Taciana Ribeiro, é o reflexo de todo um trabalho visando a satisfação do bem vestir dos clientes de Patos e região. Para celebrar essa data, além das promoções de aniversário, os clientes vão dispor de ambiente ainda mias aconchegante, onde a loja Taciana Ribeira está ganhando nova roupagem, seja de estoque, seja de visual em sua estrutura física. Um coquetel estará sendo oferecido nesta segunda-feira, a partir das 8h, no decorrer do qual haverá apresentação da coleção inverno, que vai dar muito que falar pela qualidade e delicadeza dos produtos.


quinta-feira, 1 de maio de 2008

Planos de saúde reajustados em 5,48% a partir desta sexta-feira


As mensalidades dos planos de saúde individuais e familiares contratados a partir de 1999 terão reajuste de 5,48% neste ano. O índice foi estabelecido ontem (quarta-feira) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e passa a ser aplicado às prestações a partir de amanhã (sexta-feira), conforme a data de assinatura do contrato de cada cliente.
De acordo com a agência, cerca de 6,2 milhões de consumidores, todos usuários dos chamados planos novos, terão a mensalidade de seu plano reajustada. O número representa 12,9% do total de 48,2 milhões de usuários de planos no país, e não inclui usuários de planos empresariais e coletivos tampouco dos chamados planos antigos, contratados antes de 1999. Nesses dois casos, há regras particulares para o aumento.
Alfredo Scaff, secretário-executivo da ANS, afirmou que o reajuste definido hoje é o menor já autorizado pela agência desde 2000, ano em que ANS iniciou a regulação do funcionamento dos planos no país. Scaff informou também que desde 2004, quando as mensalidades foram reajustadas em 11,75%, o índice estabelecido pela ANS vem caindo ano a ano.
Ainda segundo Scaff, o percentual de reajuste foi calculado a partir da média dos aumentos aplicados às mensalidades dos planos coletivos e empresariais, justamente para assegurar compatibilidade do índice com a realidade do mercado.
“Os planos coletivos e empresarias têm as mensalidades negociadas diretamente entre contratante e contratado”, disse, em entrevista à Agência Brasil. “Como no plano individual ou familiar o cliente não tem esse poder, a ANS define o reajuste conforme a média dos reajustes já negociados com os planos coletivos.”
O secretário-executivo da agência informou que dúvidas com relação ao aumento das mensalidades podem ser esclarecidas com a própria ANS por meio do telefone 0800-7019656 ou pelo sitewww.ans.gov.br.
Fonte: Agência Brasil

PM apreende em blitz 35 veículos


Contando com um contingente de 40 policiais do pelotão de trânsito, do Choque e alunos do curso de Formação de Sargento, a Polícia Militar realizou na noite de ontem blitz em vários pontos da cidade. A operação, sob comando do Ten. Cel. Dutra, visou apreender veículos irregulares, armas e drogas. Simultaneamente a essa ação, segundo informações do III Batalhão, houve revistas em bares e outros locais considerados supeitos. Ao final desse trabalho foram apreendidos 35 veículos, dentre carros e motos, todos conduzidos ao pátio do batalhão, que não tem mais praticamente espaço para guardar os automotores. O trabalho ostensivo será constante, segundo informou o comandante Dutra.
foto: III BPM

Patos poderá mais uma secretaria municipal

Durante a solenidade de assinatura de protocolo para a construção do teatro municipal, ontem à noite no auditório da Funes - Fundação Ernani Sátyro, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, disse está estudando a viabilidade de desmembrar a Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo em duas. Segundo ele, a referida pasta não comporta mais tantas funções, sendo preciso alguma atitude que venha agilizar ainda mais os trabalhos nas referidas áreas.

Prefeito de Patos assina protocolo para construção do teatro municipal


O auditório Emília Longo da Fundação Ernani Sátyro foi palco na noite de ontem da cerimônia de assinatura do protocolo para construção do Teatro Municipal de Patos. Alguns discursaram, a exemplo do presidente da FUNES, José Romildo de Sousa e dos jornalistas Saulo Araújo e Damião Lucena. Este, que também é agente cultural, abriu o evento fazendo um retrospecto do teatro na cidade de Patos. O presidente do Sindicato dos Artistas de Patos, Jota Junior, falou da luta em prol da construção da sala de espetáculos e frisou sua importância para a cultura local.
O prefeito Nabor Wanderley disse que sempre esteve aberto para se encontrar uma alternativa que possibilitasse a concretização do sonho da cidade ganhar seu teatro. Para se chegar a esse momento, considerado por muitos histórico, aconteceram reuniões nas quais foram lançadas propostas indicando possíveis prédios para a implantação do teatro, a exemplo da compra do prédio do antigo Cine São Franscico. Por fim ficou decidido, através de proposta da Prefeitura, se aproveitar a parte superior da Unidade Cultural, onde funciona a Secretaria de Educação, para construí-lo.
Após a assinatura do protocolo, Nabor Wanderley disse que arquitetos irão fazer um estudo do prédio e caso sua estrutura seja adequada para a construção do teatro, pedirá a elaboração do projeto arquiotetônico para iniciar a obra.
foto:garimpandopalavras

Dia do Trabalho, dia de descanso

Na maioria dos países industrializados, o 1º de maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data, criada em Paris, capital francesa, é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.

Chicago, maio de 1886

Baixos salários e jornadas de trabalho que se estendiam até 17 horas diárias eram comuns nas indústrias da Europa e dos Estados Unidos no final do século XVIII e durante o século XIX. Férias, descanso semanal e aposentadoria não existiam. Para se protegerem em momentos difíceis, os trabalhadores inventavam vários tipos de organização – como as caixas de auxílio mútuo, precursoras dos primeiros sindicatos.

Luta salarial

Com as primeiras organizações, surgiram também as campanhas e mobilizações reivindicando maiores salários e redução da jornada de trabalho. Greves, nem sempre pacíficas, explodiam por todo o mundo industrializado. Chicago, um dos principais pólos industriais norte-americanos, também era um dos grandes centros sindicais. Duas importantes organizações lideravam os trabalhadores e dirigiam as manifestações em todo o país: a AFL (Federação Americana de Trabalho) e a Knights of Labor (Cavaleiros do Trabalho). As organizações, sindicatos e associações que surgiam eram formadas principalmente por trabalhadores de tendências políticas socialistas, anarquistas e sócio-democratas.
Greve
Em 1886, Chicago foi palco de uma intensa greve operária. Dia 1º de maio, os trabalhadores realizam uma grande manifestação – foi a última do período em que não houve violenta repressão policial. Nos dias seguintes, toda ação dos operários foi duramente reprimida pela polícia, com mortos, feridos e muitos presos. As conseqüências chocaram o mundo: depois de um julgamento sumário, várias lideranças foram condenados a prisão perpétua e oito deles, à morte na forca. Aos poucos, porém, vários Estados norte-americanos começaram a estabelecer jornadas de trabalho menores, de dez e até de oito horas.
Coincidências do 1º de maio

- Há 2.000 anos, os romanos realizavam no dia 1º de maio rituais para as deusas Flora e Maia, seres femininos relacionados às flores e aos cereais. As cerimônias anunciavam a chegada da primavera na Europa. Nem mesmo os escravos trabalhavam nesse dia.
- No dia 1º de maio de 1531, aprendizes de artesãos da cidade de Lucca (Itália) promoveram um protesto pela fixação de um salário mínimo e por uma jornada de trabalho reduzida.
- No século XIX, os Estados norte-americanos de Nova York e Pensilvânia celebravam o Moving Day em 1º de maio. Era o dia em que se comemorava os contratos de trabalho entre patrões e empregados.
- No dia 1º de maio de 1831, serradores de Bordeaux (França), revoltados com a mecanização do trabalho, destruíram as serras modernas e realizaram um quebra-quebra geral.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Aumenta freqüência de assaltos a ônibus no Sertão


Por volta das 11h40 de ontem a Polícia registrou mais um assalto a ônibus de passageiros. Entre as cidades paraibanas de Catolé do Rocha e São Bento, uma das áreas consideradas mais perigosas de nosso Estado, o ônibus da empresa Gontijo, de placas GPN 8109 - MG na PB 232, foi interceptado por cerca de oito homens armados de revólveres e pistolas. Após anunciar o assalto, recolheram dos passageiros relógios, jóias, celulares, dinheiro das vítimas e em seguida tomaram destino ignorado. Diligências estão sendo feitas pela PM, mas até o momento sem êxito.

Fechadas

As repartições públicas municipais de Patos, a exemplo das estaduais, deverão ficar fechadas nesta sexta-feira. O prefeito Nabor Wanderley decretou ponto facultativo. Ou seja, mais um feriadão para os funcionários públicos. Mas o comércio funciona normalmente depois de amanhã.

Central de Distribuição Tradição começa a receber produtos


Desde a última segunda-feira que vários caminhões estão estacionados em frente à Central de Distribuição da Tradição, empresa com lojas espalhadas na Bahia, Pernambuco e Paraíba. Patos foi escolhido estrategicamnte como distribuidor dos produtos comercializados pela Tradição. Os funcionários que vão trabalhar nos escritórios da empresa já estão em fase de treinamento. Daqui a três meses a loja de Patos, que terá 70 metros de frente, será inaugurada, com uma grande festa de promoções, segundo informou o supervisor geral do grupo, Marcos Santos, evento que contará com a presença do presidente da Tradição, Eugênio Muniz.
foto:garimpandopalavras

Teatro para Patos


Hoje é um dia de comemoração para todos os patoenses que se preocupam com o destino da cultura local. Depois de algumas reuniões envolvendo o prefeito de Patos e produtores culturais, ficou decidida a construção do Teatro Municipal, que será construído sobre a Unidade Cultura (Secretaria Municipal de Cultura). Hoje o prefeito Nabor Wanderley assina o protocola que garante a edificação da sala de espetáculos cênicos. A assinatura do documento será às 17h no auditório Emília Longo, na Fundação Ernani Sátyro. Para o representante dos artistas de Patos, Jota Junior, a luta pela construção do teatro vem de longas datas e facilitará bastante o acesso da população às artes cênicas.

foto:www.rodrigoslompo.com

Marcos Eduardo convida Comandante do III Batalhão para sessão da Câmara


O comandante do III Batalhão de Patos, Ten. Cel. Everaldo Dutra, participou na noite de ontem da sessão da Câmara Municipal, Casa Juvenal Lúcio de Sousa. O convite feito pelo presidente do Legislativo patoense tinha como propósito discutir a segurança pública prestada pelo III Batalhão. Na ocasião Marcos Eduardo apresentou voto de aplausos a Dutra, estendido a todos seus auxiliares, em decorrência dos trabalhos realizados pela PM durante os jogos do Campeonato Paraibano de Futebol no Estádio José Cavalcanti. Sobre essa ida do comandante Dutra à sessão, explicou que “É importante esse diálogo entre o Poder Legislativo e o III Batalhão, algo que nós vereadores sempre pautamos em nossos trabalhos, pois gera um debate saudável e a população também acaba ficando a par das atitudes oriundas do comando para tornar mais segura nossa cidade”.
Cavalaria

O comandante Dutra fez um balanço do que tem feito nesses poucos meses a frente do III Batalhão, ele assumiu o cargo em substituição ao Cel. Guimarães no final de fevereiro deste mês. Disse que a PM vem trabalhando ostensivamente para prevenir a violência no Município. Falou da satisfação de administrar o III BPM, que cobre uma área de 61 municípios. Elogiou seus comandados que, segundo ele, merecem o reconhecimento da população pela dedicação no combate à criminalidade. Dutra adiantou que Patos poderá receber a polícia montada, num futuro breve, tropa esta usada geralmente para conter tumultos. O vereador Orlando Xavier usou a tribuna para comentar a presença do comandante àquela Casa. Iniciou seu discurso elogiando a atitude do presidente Marcos Eduardo pela propositura. Relembrou a boa relação do Legislativo com o Cel. Guimarães, que administrou com muita competência o III Batalhão e esperava que o mesmo acontecesse com Dutra, para o bem da sociedade patoense.
fotos:garimpandopalavras

terça-feira, 29 de abril de 2008

Polícia caça fugitivos

Dos 36 foragidos do Presídio Serrotão de Campina Grande no último final de semana, três são da jurisdição do 3º Batalhão. São eles:









Antonio Carlos Telles dos Santos, Livramento, Assaltante












Nilson Serafim da Silva, Desterro, Assaltante de Banco e Homicida













Ronaldo Paulino de Aquino, Pombal, Homicida e Assaltante





O III Batalhão para quem tiver informações desses fugitivos entrar em contato pelo 190, lembrando que não precisa se identificar.

Vereador de São José do Bonfim morre vítima de acidente

O vereador do município São José do Bonfim, vizinho a Patos, Damião Bozano, 41 anos, veio a óbito na manhã de hoje vítima de acidente provocado por animal na pista, quando ele se dirigia em sua moto Honda Fan de placa MOU 6988-PB cor preta, de Patos para aquela cidade. O acidente aconteceu por volta de uma da manhã, na BR 110. Segundo informações da Polícia, o animal, um jumento, cruzou na frente da moto e o vereador ao tentar desviar perdeu o controle do veículo e foi de encontro a uma pedra. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital Regional de Patos por uma ambulância de São José do Bonfim, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Espaço Sindical

CTB realizará Ato Público no dia do Trabalhador em Patos


A CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, juntamente com o SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, SNTRICIN - Sindicato da Construção Civil de Patos e Região, SINTROFBAMP – Sindicato dos Trocadores de Feiras Livres de Patos, SINDACS – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde das Espinharas, SINDACEP – Sindicato dos Agentes de Combate as Endemias de Patos e Região, a UAC – União das Associações Comunitárias de Patos e Região e a Associação dos Motociclistas de Patos estão convidando todos os trabalhadores e trabalhadoras de Patos, para participar do Ato Público que será realizado no dia 30 de março, quarta-feira, às 09h horas da manhã, ao lado da Telemar, em comemoração ao dia dos trabalhadores.
O presidente da CTB no Estado, José Gonçalves, enfatizou a necessidade da mobilização dos trabalhadores, na luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, a luta pela reforma agrária com a desapropriação das terras improdutivas, a luta pela redução dos juros, a ratificação das convenções 158 e 151 da OIT, Organização Internacional do Trabalho, que proíbe a demissão imotivada e dá direito de negociação aos servidores públicos. Na oportunidade serão recolhidas assinaturas do abaixo assinado das centrais sindicais CTB, CUT, UGT, Força Sindical, NCST, pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários.

Partidos fecham coligação em Patos



Os Partidos P C do B, PSB, PHS, P T do B, PRB, PSL e PCB em reunião realizada na noite de ontem no Auditório do Sindicato Rural de Patos decidiram fechar a coligação na chapa proporcional na cidade de Patos. O PT participou da reunião, mas como apresentou 15 candidatos sendo 13 homens e 2 mulheres não se integrou nesse primeiro momento a coligação.
Todos os Partidos fizeram um esforço para reduzir o numero de candidatos, pois a coligação só poderá lançar quinze homens e sete mulheres, totalizando neste caso 16 nomes, todos homens, tendo ainda que reduzir um nome para se adequar a coligação e diante disso ficou marcada uma nova reunião para o dia 08 de maio, quinta-feira, para fechar o número de candidatos. A proposta aprovada por todos os presentes, com exceção do PT, foi à coligação, mas tendo o cuidado de não fechar a chapa, especialmente para o PT, onde este Partido deve fazer um esforço para reduzir o seu número de candidatos.
O Vereador Bonifácio Rocha (PSB), enfatizou a necessidade de todos os partidos saírem unidos em Patos, como única alternativa para se eleger dois vereadores, tendo ainda uma sobra de votos considerável, mas se dividir a coligação correrá o risco de não eleger ninguém.
Raniere, representando o PSL também colocou a sua preocupação na divisão desses partidos, formando duas coligações, onde foi compartilhada a idéia com o Josivan do PCB, Olavo do P T do B e Maurição do PRB.
O representante do PHS Taunay Dantas afirmou que o seu Partido topa qualquer coligação e que o PT devia fazer um esforço para reduzir o número de candidatos, pois não se poderia ficar a espera de um único Partido atrasando assim o trabalho dos demais, mas falou da necessidade da união de todos, para se lograr êxito na eleição.
O Presidente do PT, Dr. Vital Henrique defendeu que alguns dos partidos se coligassem com o PMDB e que fossem formadas duas coligações, até para favorecer a chapa majoritária nestas eleições.
O sindicalista José Gonçalves do P C do B (foto), defendeu a coligação de todos os Partidos, no caso PT, P C do B, PCB, PHS, PSB, P T do B, PRB, PSL, como única forma de eleger dois vereadores nas eleições e afirmou que qualquer partido que for se coligar com o PMDB na chapa proporcional não terá condições de eleger, pois os candidatos do PMDB são fortes, já tem vereadores atualmente e seria na verdade um suicídio, por isso defende a coligação e fez um apelo ao PT para que reduzisse o número de candidatos, como fizeram os outros partidos da frente.
Nenhum Partido de esquerda de Patos tem condições hoje de eleger um vereador sem coligação e que apenas o PMDB, DEM e PSDB tem condições para isso. Enfatizou Gonçalves. Na reunião que será realizada na quinta-feira, dia 08, serão apresentadas as propostas de campanha pelos representantes dos partidos.

Concurso público: Inscrições abertas para agente penitenciário


Desde ontem estão abertas as inscrições do concurso para o cargo de agente penitenciário da Secretaria de Administração Penitenciária da Paraíba. O concurso oferece duas mil vagas para candidatos do nível médio. A remuneração é de R$ 1.213,93 e a taxa de inscrição é de R$ 100. O prazo de inscrições para o concurso se estende até 8 de maio. Para se inscrever, o candidato deve ser maior de 18 anos. Mulheres serão contempladas com 373 vagas.
As inscrições podem ser feitas através do site da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br). De acordo com o edital do concurso, o agente penitenciário é o servidor responsável pela guarda, vigilância e movimentação de presos, com o objetivo de garantir a disciplina e a ordem nas dependências do presídio. Também é dele a responsabilidade de controlar o movimento de pessoas, veículos e volumes na portaria destas unidades. Por conta da natureza do trabalho, não há reserva de vagas para portadores de deficiência. A carga horária para a função é de 40 horas semanais e o regime de contrato é estatutário.
A seleção será realizada em três etapas, incluindo prova objetiva, avaliação psicológica e o curso de formação, sendo as duas primeiras de responsabilidade da Fundação Carlos Chagas e a última da Escola de Gestão Penitenciária do Estado da Paraíba. A prova objetiva, que vai incluir questões de português e Lei de Execução Penal, será realizada não apenas em João Pessoa, mas também em Campina Grande e Patos, enquanto as outras duas fases acontecem apenas na capital.

Ascom com garimpandopalavras
foto:www.smabc.org.br

Polícia captura homicida em Princesa Isabel


Depois de dez dias de investigações as polícias Civil e Militar conseguiram prender na tarde de ontem Jandelson de Lima Leandro, 21, acusado de assassinar com um golpe de faca-peixeira nas costas o agricultor Miguel Ramos dos Santos, de 24 anos, fato ocorrido por volta das 18h do último dia 18, na cidade de Tavares-PB. Jandelson, que reside em Princesa Isabel, foi detido na Rua Cel. Massau Florentino, centro desta cidade e de imediato levado à Delegacia, onde se encontra à disposição da Justiça.
Na ocasião do crime contra Miguel, a PM havia conseguido deter em flagrante o menor J. P. A. S., de 15 anos, que, segundo testemunhas, ajudou na fuga de Jandelson, conduzindo o acusado em uma motocicleta.

3blogspot.com com garimpandopalavras

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Nacional toma a terceira de 4 do Campinense e dá adeus ao sonho do bi


Foram três jogos contra o Campinense ao longo do Campeonato Paraibano 2008, com o time da Borborema marcando quatro em cada partida, 4X0, 4X2 e 4X1. Essas três goleadas sofridas pelo Nacional de Patos, duas delas dentro de casa, por uma mesma equipe, mostra a vulnerabilidade do Canário este ano, o qual sonhava com o bi. O elenco montado este ano não foi nem perto da altura do time montado ano passado. Resta agora o clube patoense colocar as contas em dia e começar com antecedência a elaborar um cronograma para 2009. Deve olhar também com carinho os jogadores de base do Nacional, trabalhar melhor esses garotos que podem contribuir com o clube, já que, como sabemos, as finanças não são lá essas coisas para trazer grandes talentos para Patos. À torcida resta paciência e aguardar a próxima temporada.

foto:garimpandopalavras

Menor acusada de furtar mototaxista


Por volta de 11h12 de ontem a guarnição policial comandada pelo Cabo Guerra foi solicitada pela Central de Operações do 3º Batalhão a comparecer na rua Antônio Félix, bairro da vitória,Patos-PB, mais precisamente próximo a uma lavanderia. Nesse endereço o Sr. Clodoaldo Vieira de Oliveira, 35 anos de idade, mototaxista e residente na rua Moacir Leitão, 387, bairro Belo Horizonte, nessa mesma cidade, informou por telefone que estava aguardando a polícia pois acabava de ser vítima de um furto. Quando a guarnição supracitada chegou ao local o Sr. Clodoaldo confirmou a sua versão esclarecendo que ao pegar uma corrida com a menor F.F.N, no decorrer do percurso esta subtraiu da ponchete do referido mototaxista a quantia de R$ 88,00 (oitenta e oito reais). Ao ser localizada, a menor na presença de sua genitora confessou ter cometido a infração, porém confirmou ter subtraído dele apenas o valor de R$ 55,00(cinquenta e cinco reais) em dinheiro. O policiais conduziram a menor acompanhada de sua genitora até a delegacia para serem feitos os procedimentos legais.

fonte:3bpm.blogspot.com
foto:www.cmrb.ac.gov.br
Menor furta caminhão em Patos e é preso em flagrante
Menor acusada de furto

Essas são apenas algumas das inúmeras manchetes corriqueiras que fazem parte do cenário do público infanto-juvenil da cidade de Patos. Sem contar as que tratam de tráfico, homicídio e por aí vai. Esse problema social, onde crianças estão entrando na criminalidade com oito, dez anos, precisa ser encarado pelos órgãos públicos, sejam municipais, estaduais e federais com maior seriedade, através de políticas eficazes que mostrem alternativas de sobrevivência para a população miserável de Patos. Não adianta apenas o pagamento de bolsa auxílio às mães dessas crianças sem que se ofereça ocupação pedagógica, esportiva e de lazer. A União possui muito dinheiro sobrando e precisa apenas de projetos bem idealizados e bem coordenados. Infelizmente as crianças não têm a atenção devida dos poderes constituídos. Um exemplo disso são os conselhos tutelares, praticamente abandonados pelas prefeituras, sem as mínimas condições de atender sua clientela como manda o Estatuto da Criança e do Adolescente. Enquanto os políticos se acotovelam pelo poder, o futuro de um País com menos violência e cidadania vai ralo abaixo.

domingo, 27 de abril de 2008

Gripe: Mais de 2,7 milhões de idosos são vacinados no 1º dia da campanha



Mais de 2,7 milhões de idosos receberam vacina contra gripe até as 17 horas deste sábado, primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Boletim divulgado pelo Ministério da Saúde com dados de 5.260 municípios de todo o País mostra que foram imunizadas 2.744.288 pessoas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar neste ano 13 milhões de pessoas - o que corresponde a 80% da população de idosos no Brasil. A campanha que está neste ano na sua 10ª edição, vai até dia 9 de maio. Além de receber vacina contra gripe, idosos podem atualizar sua carteira e se proteger contra difteria, tétano. Nos locais de risco para febre amarela, a vacina contra doença também estará disponível.

uol
foto:rafard

Displicência

Na região de Patos quatro municípios ainda não criaram sua Defesa Civil: Malta, Condado, São José do Bonfim e Emas. É uma displicência que pode custar caro, já que fica difícil o repasse de verbas pela União para essas localidades, em casos de problemas provocados pela natureza, a exemplo das enchentes deste ano.

Autoridades e empresários prestigiam lançamento do grupo Tradição em Patos

Empresários de diversos setores produtivos e autoridades de Pernambuco e Paraíba marcaram presença ao coquetel de lançamento de implantação do Grupo Tradição, na cidade de Patos. O evento aconteceu ontem à noite no prédio onde funcionará a partir desta semana a central de distribuição dos produtos comercializados pela Tradição, móveis e eletrodomésticos. Padre Expedito Caetano abençoou as instalações e pediu a proteção de Deus para esse importante empreendimento que vem contribuir para o desenvolvimento econômico de Patos.
Sucesso


O presidente da Associação Comercial e Industrial de Patos, Osvaldo Mota, enfatizou que a Tradição é um grupo bastante forte e que se instala em Patos, não apenas gerando emprego e renda para muitas pessoas, mas também será importante atrativo para os consumidores. “Desejamos muito sucesso ao Grupo Tradição e que ele traga crescimento, desenvolvimento para Patos e região”, acrescentou Mota.

50 lojas na Paraíba

O presidente do Tradição, o jovem e dinâmico Eugênio Muniz, explicou que nos próximos dois anos o projeto da empresa é abrir 30 lojas na Paraíba e 50 em cinco anos, e para isso conta com incentivos fiscais do Governo do Estado. Sobre a escolha de Patos como centro de distribuição de mercadorias, não apenas para abastecer Pernambuco e Bahia, mas para ser porta de entrada das mercadorias para Paraíba e Ceará, não se deu por acaso.
Muitas pesquisas de mercado resultaram em um diagnóstico que apontou diversos pontos positivos a favor deste município, como estratégia geográfica, cidade pólo, bem localizado na região central do Estado e bem próximo dos estados de Pernambuco e Ceará. “Além das facilidades logísticas, Patos é uma cidade bastante acolhedora e essa característica se identifica muito com a Tradição”, comentou Muniz.


O supervisor geral do grupo, Marcos Santos, informou que a Tradição não funcionará na cidade apenas como centro de distribuição, mas também com uma loja a ser erguida no mesmo endereço, na Leôncio Wanderley, onde funcionou uma algodoeira. Ele citou outra potencialidade forte de Patos que levou o Tradição desembarcar na cidade, o público flutuante, ou seja, aquele que circula na cidade por mês, vindo de diversas localidades, que gira em torno de 450 mil pessoas.

Maior rede de lojas de PE

O Grupo Tradição possui hoje a maior rede de lojas de Pernambuco. Ao todos são 47 lojas e mais quatro que estão sendo abertas neste mês de maio. O empreendimento está presente em Pernambuco, Paraíba e Bahia. Na Paraíba ele está presente em Princesa Isabel, Manaíra e agora em Patos. Brevemente existirá em outras localidades como Sousa, Cajazeiras, Santa Luzia, Itaporanga, Piancó, dentre outras. A Tradição possui hoje 882 funcionários espalhados por suas lojas, fora os 30 que estão sendo criados em Patos. Até o final deste ano serão de 120 a 150 empregos nesta cidade, segundo informou Eugênio Muniz. A loja que passará a funcionar em Patos terá 70 metros de frente, e novos empregos vão ser abertos.
Município só tende a ganhar

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, falou ao Garimpando Palavras, da garra, do empreendedorismo do Tradição, que já começa a fazer história de sucesso também na Paraíba, onde, especificamente em Patos, vai poder cumprir também importante papel social, que é gerar empregos e renda para o Município. “Tudo que estiver ao nosso alcance faremos para que a Tradição possa crescer cada vez mais em nossa cidade”, enfatizou Nabor.

Incentivos e perseverança

A deputada Socorro Marques, representando o governador Cássio Cunha Lima, fez elogios ao grupo Tradição pela perseverança e parabenizou a cidade por ganhar mais uma grande empreendimento. Falou também sobre os incentivos ficais pelo governo federal, algo que amplia o otimismo do empresariado que quer crescer, a exemplo do grupo Tradição.
fotos:garimpandopalavras

Desatenção

Os condutores de veículos de Patos precisam ter um pouco mais de cuidado ao trafegarem pela Praça Getúlio Vargas. É que houve modificações no trânsito daquela área e muita gente ainda não se acostumou com elas. Uma prova disso tem sido os acidente ali registrados. Só na última sexta à noite foram dois. Atenção redobrada.

Eleições: Partidos têm até quarta para prestar contas à Justiça Eleitoral


Os partidos olíticos têm na próxima quarta-feira o prazo limite para efetuar a entrega de prestação de contas anuais financeiras referentes ao exercício 2007, ao TSE - Tribunal Superior Eleitoral, conforme está previsto no artigo 32 da Lei 9.006/95, que trata da Lei dos Partidos Políticos. Até a tarde da última sexta-feira nenhum dos 27 partidos registrados no TSE tinha prestado contas.
O partido político, por meio do diretório nacional, regional ou municipal, deve manter escrituração contábil de forma a permitir o conhecimento da origem de suas receitas e a destinação de suas despesas.
No ano eleitoral - como é o caso de 2008, quando serão realizadas eleições municipais -, o partido deve enviar balancetes mensais à Justiça Eleitoral durante os quatro meses anteriores e os dois meses posteriores ao pleito. As contas devem conter a relação dos valores originários do Fundo Partidário e em que foram aplicados pelos partidos. Também devem indicar a origem e o valor das contribuições e doações e a relação detalhada das receitas e despesas realizadas durante o ano. O balancete anual deve especificar gastos de caráter eleitoral, indicando e comprovando despesas com programas no rádio e na televisão, comitês, propaganda, publicações, comícios e demais atividades de campanha.
Os partidos podem fiscalizar a contabilidade uns dos outros. A Lei 9.096/95 admite a fiscalização 15 dias após a publicação dos balanços financeiros, aberto o prazo de cinco dias para impugnação. O partido também pode relatar fatos, indicar provas e pedir a abertura de investigação para apurar qualquer ato que viole as prescrições legais ou estatutárias a que, em matéria financeira, os partidos e seus filiados estejam sujeitos. A falta de prestação de contas, a desaprovação total ou parcial implica a suspensão das cotas do Fundo Partidário do ano seguinte ao do exercício analisado (artigo 37 da Lei 9.096/95).
Fonte: Agência TSE
ilustração:vejotudoenaomorro.wordpress.com

Arquivo do blog