Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 18 de maio de 2013

Aécio Neves defende a candidatura de Cássio para governador da PB em 2014



Em contato com a imprensa paraibana após a Convenção Nacional do PSDB, que ocorreu neste sábado (18), em Brasília, o senador e pré-candidato tucano à Presidência da República, Aécio Neves, defendeu o lançamento da candidatura do senador Cássio Cunha Lima para governador da Paraíba, nas eleições de 2014.
Após a convenção, o senador mineiro visitou o restaurante onde à comissão paraibana almoçava e, claro, falou sobre política e as próximas eleições. Durante a entrevista, Aécio Neves afirmou que entende que o partido mantenha uma aliança local - com o PSB do governador Ricardo Coutinho -, mas ele, enquanto cidadão, não poderia deixar de emitir a sua opinião em relação ao cenário político da Paraíba.
“Todos sabem do apreço e da estima que tenho por Cássio Cunha Lima, uma das grandes lideranças nacionais do PSDB. Confio plenamente em Cássio e estamos muito próximos de um projeto administrativo e político. Mas, é obvio que essa é uma decisão do PSDB da Paraíba, eu sei das suas alianças e compromissos, mas o cidadão Aécio Neves se sentiria muito honrado e prestigiado em poder fazer uma campanha na Paraíba ao lado do governador Cássio Cunha Lima”, disse.
Ainda de acordo com Aécio, a candidatura de Cássio na Paraíba seria importante para o projeto político tucano. “No que depender do PSDB Nacional e se for essa a sua vontade e a dos seus companheiros, ele [Cássio] terá todo o nosso apoio. Para o projeto nacional do PSDB seria muito importante ter Cássio novamente como candidato a governador”, concluiu.
A declaração do presidenciável tucano promete repercutir bastante no cenário político da Paraíba. Neste sábado, o senador Cássio assumiu uma das vice-presidências da Executiva Nacional do PSDB. Ele terá a missão de coordenar e de propagar o nome de Aécio Neves em toda a região Nordeste.
Já o senador mineiro foi conduzido à presidência nacional do PSDB, além de assumir a condição de pré-candidato tucano à Presidência da República. O partido também almeja lançar candidaturas próprias para governador em todos os estados da Federação
Ângelo Medeiros com Marcos Wéric  (wscom)


Vacinação contra a febre aftosa segue até o fim deste mês na Região de Patos



Criadores de bovinos e bubalinos têm até o dia 31 deste mês para vacinar seus rebanhos contra a febre aftosa. A campanha da primeira etapa de vacinação começou no dia 1 de maio. De acordo com o médico veterinário da Defesa Agropecuária em Patos, Carpejane Ferreira, as farmácias veterinárias da cidade de Patos estão aptas a vender a vacina. A expectativa é que o estado da Paraíba alcance o índice mínimo de 80% dos rebanhos vacinados, já que trata-se de uma exigência do Ministério da Agricultura.

Além de vacinar os animais, os criadores devem comprovar a vacinação para ter acesso às políticas públicas e contribuir no sentido de colocar o Estado na condição de zona livre de aftosa.

“A gente orienta os produtores a procurarem a Defesa Agropecuária, no escritório local em seu município para que declare a vacinação do rebanho contra aftosa, brucelose e outras doenças”, ressalta o médico veterinário Carpejane Ferreira.

Os criadores que não vacinarem ou não apresentarem a notificação no tempo previsto estão sujeitos a punições como multas e impossibilitados de transportar e comercializar os animais, uma vez que não terão direito ao GTA (Guia de Trânsito Animal), além da exclusão dos programas do governo. As farmácias veterinárias que estiverem inaptas para a venda de vacinas devem procurar a Defesa Agropecuária para regularizarem a comercialização do produto.

Segundo o secretário de Agricultura de Patos, que vem dando apoio ao processo de vacinação na região de Patos, a parceria com a Defesa Agropecuária de Patos vem dando muito certo. “Estamos trabalhando em conjunto para avançarmos ainda mais na vacinação dos rebanhos da região. Estamos sempre a disposição para apoiar no que for preciso”, garante o secretário.

Hélio Barbosa

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Conhecidas empresas que retomarão obra da transposição entre Floresta e Custódia



O Ministério da Integração Nacional concluiu, essa semana, a licitação das obras complementares de dois trechos (Metas 1L e 2L) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Mais de 1,5 mil pessoas devem ser contratadas para reforçar as frentes de trabalho nos municípios de Floresta, Betânia e Custódia.

O consórcio vencedor do certame, divulgado nesta segunda-feira (dia 13) no Diário Oficial da União, é formado pelas empresas S.A. Paulista e Somague. O contrato, no valor de R$ 467,4 milhões, está previsto para ser assinado até o final deste mês de maio. Com a celebração de mais este contrato, as atividades dos lotes 9 e 13, pertencentes às metas 1L e 2L, serão retomadas. Os trechos começam na captação do rio São Francisco, em Floresta (PE), e seguem até o Reservatório Barro Branco, em Custódia (PE). Atualmente, a Meta 1L apresenta 74,7% de execução e a Meta 2L conta com 53,8%.

Para intensificar o ritmo das obras do Projeto São Francisco, o Ministério da Integração Nacional tem reforçado as frentes de trabalho. Nos últimos cinco meses, foram emitidas cinco ordens de serviço, sendo duas para o Eixo Norte e três para supervisão de obra nos dois eixos (Norte e Leste).

Atualmente mais de 5 mil trabalhadores atuam diariamente nas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco. Desde dezembro do ano passado, o empreendimento gerou mais de mil novos postos de trabalho. No Eixo Norte, as obras executadas em São José de Piranhas (PB), Salgueiro e Cabrobó (PE), trabalhadores atuam 24 horas por dia.

Fonte: Arcoverdedetodos

Ante no canteiro



O SESI de Patos, convida trabalhadores da construção civil, estudantes e professores de cursos de Saúde e Segurança do Trabalho e público em geral, para participarem de teatro no canteiro de obra, peça teatral apresentada de forma lúdica, mostrando o uso correto do EPI (Equipamento de Proteção Individual), os riscos de acidente de trabalho no dia a dia de um canteiro de obras e como evitar desperdício de tempo e materiais.  Com atores de renomado grupo teatral de São Paulo e com uma super estrutura de palco, som, iluminação, numa apresentação com duração de 40 minutos e sorteios de brindes no final.

Contamos com a presença de todos nos horários e local abaixo especificados:
Dia 20 de maio de 2013: 1ª Apresentação: 17:00 às 18:00h
                                                 2ª Apresentação: 18:00 às 19:00h
Local: SESI- Rua Manoel Torres nº 220 Bairro: Placas em Patos-PB
Entrada Gratuita.



                     
                                                Atenciosamente,
                                     Verônica Viana Lugo Nóbrega
                                            Gerente do SESI de Patos

Prefeitura realiza ações de limpeza para festa de Pentecostes




A Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Serviços Públicos está realizando um mutirão de limpeza para preparar o Parque Religioso Cruz da Menina para a festa de Pentecostes, que acontece no próximo domingo, 19 de maio.

O Secretário Serviços Públicos, Raniere Ramalho, informou que desde o início da semana, os funcionários estão realizando os trabalhos de varrição, capinação, pintura de meios-fios e restauração da parte elétrica do Parque. “Estamos realizando todo trabalho de limpeza no Parque, bem como em toda a área que dá acesso ao local, para que possamos receber os fiéis com toda área limpa e iluminada nesse evento religioso que tanto contribui com a Evangelização de toda a região das Espinharas”, enfatizou Raniere Ramalho.

A festa de Pentecostes, celebração católica que marca a criação da igreja, ocorre anualmente em no Parque Cruz da Menina e costuma atrair uma multidão de fiéis.
 -- 
Lusângela Azevedo

Estudantes do Bolsa Família têm aprovação maior


Estudantes beneficiados pelo Bolsa Família, que estão entre os mais pobres do Brasil, tiveram mais sucesso escolar no ensino médio do que a média do País. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social, as taxas de aprovação (principal índice que mede o desempenho educacional) desse grupo são maiores desde 2008, quando comparadas com o geral. A evasão também é menor.
Tradicionalmente, a realidade socioeconômica é crucial para os resultados escolares. Mas, como a contrapartida do programa do governo federal é que as famílias mantenham os filhos na escola, há um impacto imediato nas taxas de abandono. Em 2011, enquanto a média de abandono no País era de 10,8%, essa taxa entre os alunos do Bolsa Família ficou em 7,2%. Uma diferença de um terço.
Além de não abandonarem a escola esses alunos estão sendo menos reprovados. A taxa de aprovação em 2011 no ensino médio era de 75,2% no geral. Para alunos de Bolsa Família, esse resultado foi de 79,9%.
Para a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, os resultados são uma surpresa.
— Isso não é só estatística, é uma realidade que transforma a sociedade. Esse aluno não vai repetir a trajetória dos pais.
A ministra participou no 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, na Bahia.
Esse comportamento não existia no primeiro ano do Bolsa Família, em 2003, quando não se exigia comprovação de frequência — apenas a matrícula. O programa exige que estudantes entre 6 e 15 anos tenham passado pelo menos 85% do ano letivo na escola e, de 16 e 17 anos, ao menos 75%. Segundo o governo federal, mais de 96% das crianças e jovens participantes do Bolsa Família superaram o índice mínimo de frequência escolar.
— Como precisa de frequência maior, o aluno tem exposição maior na escola.
A diretora executiva da ONG Todos Pela Educação, Priscila Cruz, disse que esse "é um dado positivo que surpreende".
— Se conseguirmos atrelar mais políticas de desenvolvimento social, saúde e educação em esforços conjuntos, será um grande avanço.
O ensino médio é apontado como um dos maiores desafios da educação básica. Embora cerca de 80% dos jovens de 15 e 17 anos estejam na escola, só 52,25% estão no ensino médio, a etapa adequada. Outros 25,5% ainda estão no ensino fundamental, segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica do Todos Pela Educação, que vai ser lançado no dia 22 no Congresso Nacional.
Fundamental
Alunos reprovados têm chance muito maior de abandonar a escola. No fundamental, a evasão tem índices menores que os registrados no médio, mas ainda assim são preocupantes. Entre 2008 e 2011, a taxa de evasão no País passou de 4,8% para 3,2% no fundamental, segundo dados do ministério. O resultado dos alunos do Bolsa Família também são menores a cada ano: foram de 3,6% para 2,9% no mesmo período.
Na aprovação, no entanto, os resultados dos beneficiados pelo programa de transferência de renda ainda não são iguais aos do ensino médio. Enquanto essa taxa era de 86,3% na média geral em 2011, para os alunos das famílias beneficiadas o índice é de 83,9%.
Apesar da diferença, Tereza Campelo diz que o resultado mostra evolução.
— Ele significa que a gente não tem diferença entre pobres e o geral.
A ministra também destaca que no ensino fundamental das Regiões Norte e Nordeste tanto as taxas de abandono quanto as de aprovação são melhores entre alunos do Bolsa Família do que a média.

R7

Ricardo publica foto de jantar animado e regado a um bom vinho com Cássio



“Bom dia. Ontem tive um excelente jantar e mais uma proveitosa conversa com o Senador Cássio, nosso parceiro e aliado na luta por uma Paraíba cada vez melhor. Vamos sempre em frente”, escreveu o governador na postagem.

Tudo indica que a aliança entre o PSB e o PSDB continuará firme e forte na Paraíba, nas eleições de 2014.
Ângelo MedeirosApesar das especulações de rompimento político, a aliança entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) parece mesmo longe de um final conturbado como muitos esperam. Na manhã desta sexta-feira (17), o chefe do Poder Executivo publicou em sua página pessoal no Facebook uma foto dos dois em animado jantar regado a um bom vinho, provavelmente na Granja Santana.

Projeto visa resgatar cidadania em Patos



Pobreza, discriminação são características marcantes da comunidade Rua de Meio na cidade de Patos, considerada uma das áreas mais violentas, de ampla circulação e consumo de drogas. Crianças, adolescentes mergulhadas na venda e consumo de alucinógenos. Diante essa realidade, cada vez mais frequente nas cidades brasileiras, no caso específico Patos, um projeto busca prevenir e afastar esse público das drogas, uma iniciativa do artista plástico Washington Queiroz.

Arte e Cultura na Comunidade, assim denominado o projeto, vem contando com a parceria da PM. Na noite desta quinta-feira 16 a Associação de Moradores foi palco de uma palestra de prevenção às  drogas e à violência, pelo Cabo Paraguassu, do II BPM.

O projeto usa em sua metodologia atividades culturais, como oficinas de pintura em cereâmica, mosaico, teatro, dança, escolinha de futebol. Mas para isso são necessárias parcerias, que estão sendo contatadas. Governos, igrejas, empresas, comunidade como um todo podem participar desse trabalho de solidariedade.

“Nossa intenção é mostrar para a população que na comunidade Rua do Meio existem também cidadãos, pessoas do bem e tentar evitar que os jovens caiam no mundo das drogas. São seres humanos que precisam de ajuda e não apenas de críticas”, explica Washington. Ele diz que o primeiro parceiro a abraçar essa causa foi a Associação de Moradores, algo importante por ela viver diariamente os problemas da comunidade.

O artista plástico fala que essa prevenção deve reduzir o consumo de drogas e violência na comunidade nos próximos anos e pede apoio das entidades e da sociedade como um todo de Patos, uma das cidades mais atraentes para o tráfico de entorpecentes, sendo uma das principais rotas do narcotráfico do Nordeste.

O projeto Arte e Cultura na Comunidade teve início no ano passado e já atende a cerca de 100 moradores da Rua do Meio. Cabo Paraguassu, que faz parte do Proerd – Programa de Resistência às Drogas e a Violência, da PM, diz que os jovens precisam ter oportunidades, de apoio, da necessidade da comunidade se engajar para se fortalecer e ver que há instituições preocupadas em elevar sua autoestima, diminuir conflitos. “A Rua do Meio também faz parte da população patoense. Temos que  ter um olhar especial por ela”, enfatizou.

O presidente da Associação de Moradores, Josivando Vieira, diz que as drogas estão chegando em todas as classes sócias, sendo importante o Arte e Cultura na sua comunidade. Comentou que vários jovens, suas mães, procuram a associação pedindo ajuda para sair do vício das drogas. “São pessoas sem emprego, renda definida, famílias desestruturadas que precisam de apoio, palavras de carinho, conforto e da ajuda de todos nós”, comenta.

Washington informou que está tentando audiência com a prefeita de Patos, Francisca Motta, para expor o projeto e tentar sua adesão, disponibilizando ações de algumas secretarias, como educação, saúde, assistência social.


Marcos Eugênio

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Inaugurada em Patos primeira central de negócios do setor calçadista da Paraíba










Um grande impulso foi dado na noite desta quinta-feira 16 ao setor calçadista de Patos, com a inauguração da Cenic – Central de Negócios da Indústria Calçadista da Paraíba, algo pioneiro no Brasil, segundo o presidente da entidade, que funcionará tipo cooperativa, Rogério Rodrigues.

Bastante prestigiada, a solenidade contou com representantes dos poderes públicos municipal, estadual, Assembléia Legislativa, importantes entidades parceiras, a exemplo do Sebrae, Sindicato das Indústrias de Calçados da Paraíba (Sindical), dentre outras. Após a entrega dos certificados aos sócios fundadores da Cenic, seu presidente, Rogério Rodrigues, falou do pioneirismo da Central e de seus objetivos enquanto entidade propulsora de desenvolvimento calçadista da região.

Capacitação para empresários e funcionários, implantação de maquinários com tecnologia de ponta, oferta de serviços do segmento para toda a região, parcerias com instituições de pesquisa e governos na busca pelo aprimoramento da produção são alguns dos objetivos que a Cenic vai trilhar. O presidente do Sindical, Eduardo Souto, considerou uma iniciativa louvável dos empresários do setor calçadista de Patos em criar sua Central de Negócios. Enalteceu o momento propício para o crescimento do setor no Brasil, sendo esta uma excelente oportunidade nessa direção promovida pelos empreendedores de Patos.

O secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Patos, Dineudes Possidônio, representando a prefeita Francisca Motta, disse que a administração municipal está pronta para qualquer apoio necessário à Cenic. Ele lembrou da tradição da economia calçadista que há na cidade de Patos, um setor que torna-se mais sólido, forte, com a implantação da primeira central de negócios do segmento na Paraíba, um show room permanente que abrirá diariamente para atender a demanda consumidora.

O deputado Antônio Mineral, um dos representantes do Governo do Estado, parabenizou a estrutura da Cenic e do compromisso do Governo RC no incentivo à ações que garantam renda e emprego para a população. O diretor administrativo do Sebrae PB, Ricardo Madruga, parabenizou a atitude dos empresários de Patos e apresentou alguns números que apontam crescimento da economia paraibana, como a elevação do faturamento de mais de 30%, destacando o setor de calçados como um dos grandes responsáveis pelo bom desempenho do Estado.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado, Renato Feliciano, também citou as estatísticas que apontam os bons ventos sobrando favoravelmente para nossa economia e que o Governo do Estado, juntamente com o Sebrae, estão sempre oferecendo apoio, citando o Gira Calçados, ao setor calçadista.

A partir desta sexta-feira 17 o Show-Room inicia seu atendimento ao público, na Av. Miguel Mota, 70, Monte Castelo, próximo à ponte Figueiredo, nesta cidade. 


Marcos Eugênio

Executiva do PMDB define calendário dos encontros regionais do partido



A Executiva Estadual do PMDB vai se reunir nesta sexta-feira (17), às 10h, na sede do partido, em João Pessoa, para definir as datas dos encontros regionais que serão realizados nas cidades  de Catolé do Rocha, Piancó, Princesa Isabel, Campina Grande, Alhandra, Sapé, João Pessoa e Cabedelo, onde serão definidos nomes objetivando as eleições de 2014 e debatidos os problemas mais urgentes enfrentados pelos paraibanos no momento.
 
Deverão participar do encontro, além do presidente estadual do PMDB, José Maranhão, o ex-governador Roberto Paulino; o senador Vital Filho; os deputados federais Wilson Santiago Filho, Benjamin Maranhão, Hugo Motta, Manoel Junior e Nilda Gondim; os deputados estaduais Gervásio Maia, Olenka Maranhão e Raniery Paulino, o tesoureiro Antonio Souza da Silva e os vereadores de João Pessoa Fernando Milanez e João Almeida. Todos foram convidados.
 
A reunião servirá também para continuar o processo de discussão em torno do lançamento da candidatura própria de Veneziano Vital do Rêgo, ex-prefeito de Campina Grande a governador, tendo a chapa completa para deputados estaduais e federais, além do Senado, segundo informa o presidente José Maranhão.
 
Ele informou que na última reunião realizada pela Executiva Estadual do PMDB, na segunda-feira (06), em João Pessoa, A Executiva peemedebista definiu algumas datas  para a realização dos encontros regionais. O dia 1º de junho foi escolhido como a data do encontro do partido na cidade de Patos. Foram definidos, ainda, os dias 15 de junho, 06 de julho, 20 de julho, 03 de agosto e 17 de agosto, para os encontros nas cidades de Sousa, Guarabira, Sumé, Rio Tinto e Araruna, respectivamente.

parlamentopb

Carlos Batinga é condenado a indenizar radialista



O ex-prefeito do Município de Monteiro, Carlos Alberto Batinga Chaves, foi condenado a indenizar o senhor Luiz Carlos Pereira Remígio em R$ 20 mil reais, por danos morais. A decisão foi tomada pela Segunda Câmara Especializada Cível do TJPB, na manhã desta quinta-feira (16), que proveu parcialmente a apelação e rejeitou recurso do ex-prefeito que pleiteava a anulação da sentença de primeiro grau que o condenou.
 
Consta nos autos do recurso Apelação Cível ( nº 024.2006.001151-7/004) que o Luiz Carlos Remígio, após denunciar o ex-prefeito em uma emissora de rádio, sofreu uma representação criminal por calúnia interposta pelo à época prefeito de Monteiro, Calos Alberto Batinga.
 
Por conta dessa ação, Luiz Carlos Remígio sofreu condenação e prisão. Posteriormente, a denúncia de ato ilícito do prefeito foi comprovada por meio do Tribunal de Contas do Estado, o que levou Luiz Carlos Remígio a ser absolvido em julgamento de Revisão Criminal.
 
Diante disso, o juiz de primeiro grau entendeu que o ex-prefeito Carlos Alberto Batinga Chaves agiu de má fé ao representar criminalmente Luiz Carlos Remígio, tendo contribuído para a condenação injusta do opositor, tendo pois a responsabilidade civil de reparar o dano causado. Neste sentido, condenou o ex-prefeito Carlos Alberto Batinga ao pagamento de indenização por danos morais em favor de Luiz Carlos Remígio.
 
Em seguida, o ex-prefeito Batinga decidiu intentar recurso contra a decisão do juizado de primeiro grau.
 
Para o relator da ação, o juiz convocado Aluízio Bezerra Filho, “embora tivesse o ex-prefeito consciência de que havia de fato praticado a conduta criminosa que lhe foi imputada por Luiz Carlos Remígio, de modo que agiu de má-fé”.
 
O relator continua, em seu voto, afirmando que: “a conduta do ex-prefeito contribuiu para que seu opositor respondesse pelo crime de calúnia que, obviamente, trouxe desgaste tanto psicológico quanto a reputação do opositor que se viu processado injustamente, apesar de serem verdadeiros os fatos denunciados. Neste sentido, não há dúvidas, que causado o dano moral deve pois repara-lo, nos termos do artigo 927, do Código Civil.”

Ascom

I Curso de Capacitação em Ostomia reúne profissionais de saúde do município




A Prefeitura de Patos através da Secretaria de Saúde em parceria com a empresa Tecnocenter, realizaram o I Curso de Capacitação em Ostomia, que acontece durante toda esta sexta-feira (16) no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST).

O evento, que foi direcionado para agentes comunitários de saúde, enfermeiros e assistentes sociais, objetivou esclarecer melhor sobre os cuidados com os pacientes submetidos à Ostomia, procedimento cirúrgico que consiste na abertura de um órgão oco como, por exemplo, algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer, podendo manter uma comunicação com o meio externo, através de uma fístula, por onde se pode conectar um tubo de inspeção ou manutenção.

A enfermeira Poliana, da empresa Tecnocenter, fabricante de bolsas coletoras utilizadas no tratamento dos ostomizados, repassou esclarecimentos sobre a utilização correta do material e como isso pode ajudar os pacientes a ter mais conforto durante o processo. Para ilustrar as informações repassadas, a enfermeira realizou procedimentos de remoção e colocação da bolsa coletora em pacientes voluntários.

Para o presidente da Associação de Ostomizados de Patos e Região, Ermano Caetano de Sousa, as informações repassadas no curso são importantes, sobretudo para os pacientes, pois ele mesmo quando foi ostomizado, teve dificuldades para entender o que faria diante da situação.

De acordo com Claucilândia Ferreira, psicóloga e coordenadora da Associação de Ostomizados de Patos e Região, as reuniões com os pacientes ostomizados acontecem às 8h, na segunda quinta-feira de cada mês, no Centro de Reabilitação Para Pessoas Portadoras de Deficiências (CERPPOD).

O CERPPOD está localizado à Rua Vidal de Negreiros, 299, Jardim California, em Patos“Nós cuidamos do paciente como um todo, com orientação nutricional, psicológica, atendimentos de enfermagem e dicas sobre o manuseio dos equipamentos, a exemplo da bolsa coletora. Estamos ainda, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tentando implantar o programa de atenção à pessoa ostomizada”, conta coordenadora.

Hélio Barbosa

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Doação de leite


A Paraíba vai comemorar, de 20 a 24 de maio, a I Semana Estadual de Doação de Leite Materno, aprovada pela Lei 9.956 de 11 de janeiro de 2013, que tem como objetivo principal a divulgação da estratégia dos Bancos de Leite Humano pelos diversos setores da sociedade. Durante toda a semana, a Rede de Bancos de Leite do Estado, com seus seis bancos de leite e 16 postos de coleta, vão realizar atividades para incentivar a doação.
O Banco de Leite Anita Cabral, em João Pessoa, vai mobilizar estudantes de Enfermagem e Nutrição de faculdades da Capital, disponibilizar cantinho da beleza para as doadoras, além de café da manhã e lanche para as usuárias do banco de leite, com palestras enfocando a importância da doação de leite materno. O encerramento da semana será realizado na sexta-feira (24), no Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), a partir das 9h, com a presença da primeira-dama do Estado, Pâmela Bório.
Nos Bancos de Leite do Instituto Elpídio de Almeida (ISEA), em Campina Grande, no Banco de Leite Humano Merijane Claudino da Silva, em Guarabira, e no Posto de Coleta de Leite Humano Noemi de Hollanda Mariz, em Sousa, serão realizadas diversas atividades, como capacitação de profissionais sobre aleitamento materno, ordenha e armazenamento, dinâmicas relacionadas à doação de leite materno com as mães da semi-intensiva e mãe-canguru, vídeo-palestra para as mães, point da doação de leite materno, com panfletagem e orientação sobre doação, plantão de dúvidas com entrega de brindes.
Segundo a diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, é necessário que a sociedade se sensibilize para a importância da doação de leite materno. “Com essa lei sancionada toda a sociedade será convidada para aderir à campanha de doação de leite materno, que pretende chamar atenção para a importância que o leite doado propiciará para a redução da mortalidade neonatal no Estado, pois cada vez mais cresce a demanda por leite humano pasteurizado para suprir às necessidades dos bebês internos nos leitos neonatais e em especial das UTI’s neonatais da Grande João Pessoa. Precisamos, em média, de 200 litros de leite materno por mês, só nessa região, para poder suprir a demanda de 300 receptores”, disse.
Banco de Leite Anita Cabral – Durante o ano de 2012, o Banco de Leite Anita Cabral coletou mais de 4 mil litros de leite materno e distribuiu 4,5 mil litros. O número de doadoras foi superior a 4.300 e mais de 7 mil recém-nascidos foram beneficiados com leite humano. Atualmente, o Estado conta com uma rede formada por seis bancos de leite: Anita Cabral e Dra Zilda Arns, em João Pessoa; Merijane Claudino da Silva, em Guarabira; Banco de Leite do ISEA, em Campina Grande; Banco de Leite Dra Vilani Kehrle, em Patos; e Banco de Leite Humano de Cajazeiras. Outros 16 postos de coleta de leite humano estão distribuídos entre João Pessoa, Santa Rita, Guarabira, Solânea, Itabaiana, Campina Grande, Santa Luzia, Bonito de Santa Fé e Sousa.
De acordo com Thaíse Ribeiro, a rede coleta, por mês, uma média de 400 litros de leite humano. O leite coletado atende a cerca de 500 recém-nascidos. A Paraíba ocupa o primeiro lugar no Nordeste em número de unidades pertencentes à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, com 22 serviços oferecidos.
Essas unidades trabalham para abastecer de leite humano as unidades neonatais e semi-intensivas do Estado e para distribuir esse leite aos prematuros e recém-nascidos que não podem ser amamentados diretamente no seio materno. O produto auxilia na recuperação do quadro clínico da criança, atuando também como agente farmacológico.
Segundo Thaíse Ribeiro, está comprovado que o aleitamento materno é a forma mais eficaz, de baixo custo e acessível para a redução da mortalidade infantil. A amamentação ainda auxilia na prevenção de doenças crônicas e a mortalidade na vida adulta e nos idosos, principalmente relacionado à obesidade e doenças correlatas.
Para doar – Toda mulher que tem excesso de produção láctea pode ser doadora e ajudar a salvar as vidas de centenas de crianças prematuras. Para doar, é só entrar em contato com o Banco de Leite Humano Anita Cabral pelo telefone 3215-6047 e esperar que uma equipe do banco entregue o kit de doação (vidros, máscara e touca) em domicílio. “Nós nos responsabilizamos por passar semanalmente na casa da doadora, em dia pré-estabelecido, para pegar o leite coletado”, garantiu Thaíse.
Ascom-PB

Microempreendedor Individual tem que entregar declaração de rendimentos até o final do mês


Empresários dessa categoria, que faturam até R$60 mil por ano, terão orientação do Sebrae nesta quinta-feira (16), em Jaguaribe

O prazo para os Microempreendedores Individuais (MEI) entregarem à Receita Federal a Declaração Anual do Simples Nacional termina no próximo dia 31 de maio. Os empresários dessa categoria devem enviar o documento com a declaração de rendimentos até esta data para não perderem os benefícios a que tem direito, como acesso ao crédito, cobertura previdenciária, participação em licitações e emissão de nota fiscal. Quem desobedecer o prazo, não poderá emitir os boletos para os pagamentos de seus tributos mensais e pagará multa.  
Nesta quinta-feira (16), durante a Oficina Sebrae de Empreendedorismo (OSE), que está sendo realizada no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, os microempreendedores individuais terão atendimento especializado, para tirar dúvidas, não apenas sobre a declaração de rendimentos, mas sobre formalização, registro, impostos. “Estaremos com uma equipe em frente ao IFPB, com notebook e impressora, orientando, imprimindo boletos dos impostos e fornecendo as orientações necessárias”, destacou o analista técnico do Sebrae Paraíba, Alexandro Teixeira.  

Ele ressaltou também que o MEI deve estar atento ao prazo de envio da declaração de rendimentos, que termina em 15 dias. “Os microempreendedores individuais têm poucas obrigações a cumprir, não pagam imposto de renda, por exemplo, mas precisam entregar essa declaração de rendimentos anualmente. É preciso que eles cumpram esse compromisso, para ficar em dia com a Receita Federal, Estadual e Municipal e não perder os benefícios dessa política pública que foi construída para eles”, completou.  

Para enviar a declaração e acessar o sistema da Receita Federal, é necessário ter em mãos o CNPJ e os valores da receita bruta total e também das atividades sujeitas ao ICMS. Não é necessário informar senha ou assinatura digital, nem baixar nenhum programa. “Tudo é feito de forma online e rápida, mas se o MEI tiver dúvidas, pode procurar uma das agências do Sebrae ou um contador cadastrado pela Receita Federal, que oferece o serviço gratuitamente. O atendimento em Jaguaribe, nesta quinta, será uma boa oportunidade para esses empresários que ainda têm dúvidas sobre a declaração”, explicou Alexandro. 

Devem enviar a declaração até 31 de maio os microempreendedores individuais que se formalizaram até o último dia do ano passado. Na Paraíba, até 31 de dezembro de 2012, havia 36.950 empreendedores individuais formalizados.
  
O que é o MEI

Microempreendedor Individual é o mecanismo jurídico criado pela Lei Complementar 128/08, que permite a formalização de trabalhadores que tenham uma atividade econômica. O processo de formalização do MEI pode ser feito de forma gratuita no Portal do Empreendedor, no campo “Formalize-se”. Após o cadastro, o CNPJ e o número de inscrição na Junta Comercial são obtidos imediatamente, sem custos e burocracia. Ao se formalizar, o trabalhador por conta própria pode emitir nota fiscal e participar de licitações públicas, ter acesso facilitado a empréstimos, fazer vendas por meio de máquinas de cartão de crédito, entre outras vantagens.  

Todo microempreendedor individual que faz o pagamento de sua contribuição mensalmente se torna um segurado da Previdência Social e, com isso, tem garantido direitos como aposentaria, auxílio-saúde e salário-maternidade. O pagamento dos impostos mensais é feito por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que pode ser gerado em qualquer computador conectado à internet. Os valores devem ser pagos na rede bancária e casas lotéricas até o dia 20 de todo mês.

Assessoria

terça-feira, 14 de maio de 2013

Começa triagem para cirurgias eletivas em Patos









Durante a reunião da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, realizada nesta terça-feira em Patos, o gerente de saúde, José Leudo Farias, anunciou que na próxima semana terá início a triagem dos pacientes que compõem a demanda de cirurgias eletivas de catarata da 6ª Regional de Saúde. São 540 cirurgias oftalmológicas para mais de 500 pessoas dos 24 municípios dessa jurisdição, todas previamente cadastradas.

Na próxima semana os municípios encaminharão suas demandas à 6ª Gerência de Saúde, que fará o agendamento da triagem. A única despesa dos municípios será com o transporte dos pacientes. Os exames do risco cirúrgico serão realizados no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, que fará as cirurgias. “Até o final deste mês já teremos feito grande parte dessas cirurgias”, garantiu José Leudo.

A reunião dos secretários municipais de saúde (CIR) desta terça discutiu diversos assuntos, como a questão da dengue, que ainda preocupa bastante pelos altos índices de casos notificados em boa parte das localidades. A vacinação contra gripe também foi lembrada. O Ministério da Saúde encerrou a campanha na última sexta-feira, mas vários municípios da região de Patos ainda não atingiram a meta preconizada de 80% dos públicos alvos e darão continuidade à imunização até o dia 31 deste mês.

A cidade de Patos está habilitando um CAPS III e também está autorizada a emitir o cartão de vacinação da febre amarela para quem precisa viajar ao exterior. Antes o interessado tinha que se deslocar a João Pessoa para receber o documento de apresentação obrigatória nos países de destino.

O trabalho dos supervisores da Funasa, que atuam nos municípios vai ser avaliado pelos gestores de saúde. Há queixas em relação a esses profissionais que não estariam atendendo as expectativas de trabalho de campo no controle de endemias, no auxílio à atenção básica.

Programas Saúde na Escola, Olhar Brasil fizeram parte dos informes repassados aos gestores, que tem até o final deste mês para inscrever projetos de seus municípios. Com relação ao curso de especialização para equipe gestora e enfermeiros do PSF, oferecido pelo Estado em parceria com a UFPB, nesta sexta e sábado (17 e 18) acontecem os encontros presenciais, no Campus da UFCG de Patos. Cerca de 70 profissionais de saúde se inscreveram para a especialização em obstetrícia.

O Hospital Regional de Taperoá.administrado pelo Instituto Fibra, o mesmo que administra a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos e a UPA de Guarabira, recebeu elogios pela qualidade e resolutividade. O gerente regional de saúde, José Leudo, disse que pacientes de alguns municípios estão procurando o Hospital de Taperoá para tais procedimentos. Mês passado foram aproximadamente 100 cirurgias e alto grau de satisfação dos pacientes.

Marcos Eugênio

Paraibano Hulk convocado para a Copa das Confedeerações



Nem Ronaldinho Gaúcho, nem Kaká. O técnico Luiz Felipe Scolari divulgou nesta terça-feira a lista dos 23 jogadores convocados para defender a Seleção na Copa das Confederações e deixou os dois campeões mundiais de 2002 fora. A principal surpresa da relação é o meia-atacante Bernard, do Atlético-MG.
- Se não der certo, eu tenho que estar preparado para isso. Convoquei A, B ou C pois acredito que isso é o melhor para a seleção brasileira. Acredito que mesmo que eu levasse o jogador que jornal quer ou que a televisão quer, iria ter pressão. O pau vai comer de qualquer jeito - disse Felipão ao ser questionado sobre a ausência de Ronaldinho.
O camisa 10 tem brilhado pelo Atlético-MG, que está classificado para as quartas de final da Libertadores e ficou perto do título do Campeonato Mineiro após golear o Cruzeiro por 3 a 0 na primeira partida da final. Em abril, Ronaldinho foi capitão e titular da Seleção nos amistosos com Bolívia (4 a 0) e Chile (2 a 2).
Antes do empate com os chilenos, no Mineirão, o meia-atacante se apresentou com 25 minutos de atraso no hotel da delegação em Belo Horizonte, o que pode ter complicado sua situação com Felipão. Segundo a programação divulgada no site oficial da CBF, os jogadores deveriam chegar até as 19h (de Brasília), mas Ronaldinho entrou às 19h25m pela garagem.
- A apresentação é para o jantar, às 19h30m. Eu nunca cheguei atrasado na minha carreira – disse o craque do Galo no dia.
Coordenador da Seleção, Carlos Alberto Parreira minimizou o atraso ao ser questionado na época:
- Ninguém considerou atraso. Não demos importância para isso. Não entendemos porque deram tanto espaço para isso. Às 19h30 ele estava jantando com a equipe.
Ramires também fica fora da lista
Outra ausência marcante é o volante Ramires, do Chelsea, que deu lugar a Luiz Gustavo, do Bayern. Os jogadores da Seleção vão se apresentar no dia 27 de maio, no Rio de Janeiro. Nos dois primeiros dias de atividades, o grupo, que vai ficar hospedado no Hotel Sheraton, em São Conrado, vai realizar exames médicos de rotina. A partir daí, Felipão iniciará as atividades na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, também na Zona Sul.
Segundo Felipão, os clubes que estão disputando a Libertadores não serão prejudicados. Fluminense, com três representantes, e Atlético-MG, com dois, já têm partidas confirmadas no dia 29, pelas quartas. Corinthians e Grêmio também terão jogo na data se passarem de fase.
- Os clubes não precisam se preocupar. Estarão jogando no dia 29 - disse o técnico.
No dia 2 de junho, a Seleção vai encarar a Inglaterra, no Maracanã, na abertura oficial do estádio para os torcedores brasileiros. No dia seguinte, a delegação embarcará para Goiânia para realizar a segunda parte da preparação. No dia 9, o último amistoso antes da estreia nas Confederações. O time canarinho terá a França pela frente, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
O Brasil está no Grupo A do torneio ao lado de Japão, Itália e México. A estreia da Seleção de Felipão na Copa das Confederações será no dia 15 de junho, contra os japoneses, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Quatro dias depois, o rival será a equipe mexicana, em Fortaleza. No dia 22, o time nacional terá os italianos pela frente, na Fonte Nova, em Salvador.
- Nesse momento não somos um clube, não defendemos um estado, somos o Brasil. Convocamos de acordo com nossas convições com aquilo que entendemos ser o correto e o caminho certo para a nossa Seleção. Espero que a partir de agora, independentemente de quem torce para A ou B, nós possamos, nesse mês de junho, trabalhar juntos pelo Brasil e pela nossa Seleção - disse o treinador. 

globoesporte

Arquivo do blog