Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 19 de abril de 2008

Verdão arranca empate contra Queimadense


O Nacional de Patos, jogando na tarde de hoje em Campina Grande contra a Queimadense, conseguiu um empate em 1x1. Os gols da partida pela última rodada do segundo turno do Campeonato Paraibano foram assinaldos por Helinho, pelo Nacional, e Flávio descontando para a Queimadense. Classificado para o quadrangular que definirá o campeão do 2º turno, com direito de decidir com o Treze o Campeonato Estadual, a equipe de Patos, que amanhã ficará sabendo qual será seu adversário na semifinal, volta a trabalhar forte nesta segunda-feira. O time teve ligeira subida de produção, o que renovou a espeçança por parte da diretoria e de sua apaixonada torcida.
O Esporte de Patos tem compromisso importante neste domingo diante do Campinense, jogo que vale para o Esporte permancer na primeira divisão em 2009. O Patinho precisa ao menos de um empate. Com 20 pontos na classificação geral, luta diretamente com a Desportiva Guarabirense, o qual tem 17, que enfrenta em Cajazeiras o rebaixado Atlético. O domingo promete muitas emoções para a torcida alvirubra.
foto:garimpandopalavras

Mesmo classificado, nacional joga em busca de um bom resultado


Por Genival Junior


Terceiro colocado na classificação e com vaga assegurada nas semifinais do segundo turno, o Nacional enfrenta a Queimadense neste sábado 19/04, as 15:15h no estádio Presidente Vargas em Campina Grande, pela 9ª e última rodada do segundo turno do estadual. O time conseguiu a classificação sem entrar em campo, depois da vitória do Sousa diante do Atlético nesta quinta-feira, (17/04), por 1x0, resultado que também classificou Sousa e Botafogo equipes que se juntarão ao Campinense no quadrangular decisivo.
Agora, o principal objetivo do Nacional é conseguir um resultado positivo diante da Queimadense, para dar sequência ao bom momento que atravessa o Canário do Sertão. “O time reagiu no momento certo e garantiu a classificação para a fase final. Agora vamos dar muito trabalho para deixar escapar o nosso objetivo que é a conquista do turno”, comentou o presidente José Ivan. Para o jogo de amanhã, o time terá poucos titulares a disposição do treinador Suélio Lacerda. Apenas o atacante Bibi, o lateral Moisés e o goleiro Wallace estão a disposição do treinador.
Mesmo assim, o time está confiante em fazer uma boa apresentação e partir para buscar uma vaga na decisão do turno. Quanto aos possíveis adversários, a possibilidade clara é de enfrentar Sousa ou Campinense, que brigam para ficar com o primeiro lugar na fase. Para isso, basta ao Nacional uma vitória simples, o que confirmaria o terceiro lugar. Se perder, o Nacional cai para o quarto lugar, desde que o Botafogo consiga pelo menos um empate diante do já eliminado Treze no estádio o Amigão em Campina Grande.

Esporte faz jogo que vale uma verdadeira decisão

Sem qualquer chance de classificação para a fase final do estadual, o Esporte decide domingo contra o Campinense, às 16:00h, no estádio Jósé Cavalcanti, a sua permanência na 1ª Divisão do Campeonato Paraibano para a temporada 2009. Para isso, o time precisa de pelo menos um empate para se garantir matematicamente na elite do nosso futebol. A briga direta do Terror do Sertão é contra a Desportiva Guarabira que soma 17 pontos na classificação geral, contra 20 do Esporte. A desportiva enfrenta o já rebaixado Atlético de Cajazeiras, no estádio Perpetão, precisando da vitória e de uma derrota do Esporte para continuar na primeira divisão no próximo ano. O precidente licenciado do Esporte EdileudoLucena disse que o grupo está bastante consciente e concentrado no que rpresenta a partida. "Nós estivemos na segunda divisão em 2005 e trabalhams o campeonato todo para não passar outa vez por essa situação" enfatizou.
O principal problema da equipe é por que o Campinense, adversário de domingo, necessita da vitória para garantir o primeiro lugar na soma de pontos do segundo turno, o que lhe daria a vantagem de jogar por dois resultados iguais até a decisão do turno. Em relação ao time, o treinador Sérgio Oliveira confirmou a escalação do meia Miltinho, com quem teve problemas durante a semana, devido a substituição do atleta contra o Cruzeiro de Itaporanga no último domingo. Já o atacante Delane foi dispensado depois de uma conversa amigável com dirigentes do clube. Em compensação, o Campinense vem a Patos sem poder contar com Carlinhos Marabá, um dos principais jogadores do time, entrando Washington em seu lugar.

Homicídio em Tavares-PB

A Polícia tenta localizar e prender Jandelson de Lima Leandro, 21, residente em Tavares-PB. Ele está sendo acusado de matar com um golpe de faca-peixeira o agricultor Miguel Ramos dos Santos, de 25 anos, também residente naquele município. Jandelson, segundo informações passadas à PM, desferiu esfaqueou Miguel e depois fugiu em rumo ignorado. A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital, mas não resistiu ao ferimento e foi a óbito.

Trio tenta matar adolescente à bala

O menor J. B. M. S., 17 anos, foi vítima de tentativa de homicídio na noite de ontem no município de Princesa Isabel-PB. A vítima estava com a namorada em uma danceteria, por volta das 23h, quando os acusados começaram a provocá-lo digirindo ao menor palavras de baixo calão. Segundo testemunhas, J. B foi tomar satisfação e os acusados saíram do clube e ficaram esperando pelo mesmo do lado de fora. Quando o menor saiu os rapazes efeturarm três tiros em sua direção, sendo que dois o atingiram, um na face, próximo ao olho e outro na coxa esquerda. O policiamento compareceu ao local do fato, onde a vítima foi socorrida para o Hospital Regional de Princesa Isabel e diligências foram efetuadas no intuito de localizar os acusados, porém sem êxito, até o presente momento.

Dia D da dengue nesta segunda-feira


Acontece nesta segunda-feira, dia 21, grande mobilização em todo o Estado contra a dengue, quando se espera que os 223 municípios paraibanos desenvolvam ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. A doença, que se espalha perigosamente Brasil afora, já teve registro de morte pelo tipo hemorrágico da doença. O Dia D deve servir, não apenas para que os órgãos públicos ponham seus blocos de combatentes ao mosquito na rua, mas para que cada um de nós tire um tempinho para checar os depósitos de água, caixas d’água, qualquer meio que sirva para a reprodução do tão temido inseto.

Inácio deve transferir votos para Ivanes


O vereador Inácio de Gelo, líder político dos bairros Jatobá, Mutirão, Alto da Tubiba e Monte Castelo, já enfatizou que não disputará sua reeleição para a Casa Juvenal Lúcio de Sousa (Câmara Municipal) este ano. Ele espera transferir 90% dos votos do Jatobá para o colega vereador, médico Ivanes Lacerda. Inácio afirmou que se reunirá na próxima semana com Ivanes para discutir o assunto.

Dinaldo rebate denúncias


O deputado estadual Dinaldo Wanderley veio a público, através da emissora Rádio Espinharas, dentro do programa A Verdade da Cidade, comentar sobre as notícias veiculadas pelos jornais estaduais esta semana, nas quais o ex-prefeito de Patos deveria devolver R$ 800 mil, frutos de convênio com a Funasa. Enfatizou apenas se tratar de processos sem procedência. Em contrapartida criticou a gestão Nabor Wanderley, citando o caso das Oscips, onde a Prefeitura de Patos será investigada a partir deste mês, acrescentando que irá denunciar as atitudes de seus adversários na Assembléia Legislativa, na próxima sessão. Olha, infelizmente, a campanha eleitoral deste ano dá mostras que acontecerá num nível bastante baixo, onde as propostas para o desenvolvimento do HID – Índice de Desenvolvimento Humano darão lugar às acusações.

Dia do índio maltratado



Historicamente, se voltarmos no tempo, daquela época da “descoberta do Brasil”, veremos as mudanças que o europeu, o branco, provocou no cotidiano do povo indígena, escravizando-o, depois roubando seu habitat natural e provocando alterações de ordem psicológica e cultural. Dessa interferência estrangeira aos dias atuais os índios, que têm um dia lembrado em nosso calendário, perderam quase que por completo sua identidade. Lamentavelmente hoje os índios, mesmo protegidos por lei, estão perdendo suas terras por posseiros, exploradores de madeira, minérios e grandes produtores agrícolas.
A nação indígena, dentre as agressões sofridas pela sociedade brasileira, com seus modismos, está o de consumo de drogas pesadas a exemplo da cocaína. O resultado da dependência tem sido o alto número de suicídios de índios jovens. Por isso o Dia do índio, em que geralmente as escolas fantasiam as crianças, deveria ser um dia para o debate e cobranças aos poderes públicos, à Justiça para que os primeiros habitantes da América sejam respeitados. Na Paraíba existem cerca de 12 mil remanescente indígenas, distribuídos por 29 aldeias.

foto:www.fiocruz.br

Marcha pela desmoralização da sensatez


No próximo dia 4 de maio alguns estados brasileiros, dentre eles a Paraíba, será palco no Busto Tamandaré, João Pessoa, de uma passeata onde seus manifestantes lutam pela legalização da maconha. O evento, denominado Marcha da Maconha, antes mesmo de acontecer já ganhou um ferrenho adversário, o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, que diz que a droga está cada vez mais associada ao crime. D. Aldo prometeu procurar o Ministério Público para tratar do assunto. Também cobrou uma posição dos vereadores pessoenses. A Marcha pela Maconha, promovida pela ONG Plantando a Paz, está para acontecer em várias capitais, como: São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e João Pessoa. O Garimpando Palavras é totalmente contra qualquer tipo de apologia ao uso de drogas. Não queremos ver nossas crianças, jovens servindo ao tráfico ou perdendo toda sua razão de existência por causa dos alucinógenos. Basta lembrar que a maioria das mortes ocorridas recentemente em Patos estava relacionada ao tráfico de alucinógenos.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Trocando a pelota pelo peixe


O atacante Dellany, que vinha defendo o Esporte de Patos rescindiu contrato com o clube. O atleta vinha tendo problemas de relacionamento com parte da diretoria e com o técnico Sérgio Oliveira. Mas ultimamente, segundo informações de colegas da imprensa local, Dellany, que é fissurado por pesacaria, estaria mais interessado por está modalidade esportiva em detrimento do futebol. Aproveitanda pra valer a época da subida do peixe.
foto:Weberson Leitão

Em tratamento médico


Quem se encontra em Campina Grande desde a última segunda-feira para tratamento médico é nosso companheiro de comunicação, radialista Dedé Santana, funcionário da Itatiunga FM. Daqui nossa torcida para que ele volte logo às suas atividades na cobertura das jornadas esportivas.

Espaço Sindical


PROFESSORES DE CONDADO INTERDITAM BR 230

Os professores municipais do Município de Condado que estão há nove dias com suas atividades paralisadas, resolveram na manhã da última terça-feira interditar a BR 230, saída para Pombal, onde ocasionou um grande congestionamento por mais de duas horas.
O presidente do SINFEMP – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves (foto), explicou que os professores resolveram paralisar as atividades em virtude do Prefeito não ter cumprido o acordo firmado com a categoria, onde ficou definido numa assembléia geral, na Escola Sebastião Lima que contou com a presença do Prefeito, Secretário de Administração, Secretaria de Educação, Assessoria jurídica da Prefeitura e mais o sindicato e professores, de conceder um aumento de R$ 130,00 (cento e trinta reais), retroativo ao mês de janeiro de 2008, sendo que as diferenças de R$ 260,00 (janeiro e fevereiro), seria parcelada em quatro vezes e o salário do mês de março que é pago no mês de abril, seria colocado o aumento salarial, o que não aconteceu e revoltou toda a categoria.
O Presidente do Conselho do FUNDEB, professor Gilson Remígio, afirmou que o impacto do aumento da folha seria em torno de dez mil reais e teria todas as condições de se conceder esse aumento normalmente.
De acordo com o levantamento feito, existem várias irregularidades na folha de pagamento dos 60% do FUNDEB, onde 18 professores estão recebendo de forma indevida, tais como: fora de sala de aula, cedidos de outras prefeituras, trabalhando no PETI, pois já vem dinheiro para esse programa, convênios com as fundações, o que totaliza R$ 13.415,49 e mais as irregularidades com dez servidores que recebem pelos 40%, o que totaliza R$ 6.595,73, totalizando mais de R$ 20.000,00.
O Conselho do FUNDEB já protocolou a denuncia no último dia 10 de abril e a Promotoria já solicitou a notificação da Prefeitura para tomar ciência da denúncia e ao mesmo tempo responder as acusações feitas pelo presidente do Conselho.
O Sindicato irá entrar com uma ação por improbidade administrativa contra o gestor municipal, como também por danos morais, extensivo aos secretários, que distribuíram cópias da relação dos professores, com seus respectivos salários, com populares, no sentido de jogá-los contra a opinião pública. Porque não foi distribuída a cópia das pessoas contratadas, parentes do gestor municipal com seus respectivos salários, indagou José Gonçalves.
Na verdade o gestor municipal estava apenas aguardando o período eleitoral, seis meses antes para ter o pretexto de não dar o aumento, mas vamos insistir nas denúncias existentes na aplicação dos recursos do FUNDEB, como também do PETI, fechamento de escolas no Município, alunos que estão sendo prejudicados, inclusive especiais, que estão fora de sala de aula, como é o caso da comunidade Jatobá da Estrada, dentre outras.
O pagamento dos precatórios também passa por esta discussão, pois será realizada outra audiência no dia 08 de maio e caso não saia acordo, o sindicato pedirá bloqueio dos recursos do Município, no caso do FPM, pois os recursos do FUNDEB não podem pagar esse passivo.
"Tudo isso demonstra que o gestor municipal está consciente das irregularidades existentes no Município e da denúncia que formulamos, culminando com a paralisação dos professores, coisa nunca vista no Município de Condado", enfatizou José Gonçalves.

Prefeitura de Olho D’água desperdiçou dinheiro da Funasa



Obras paralisadas, irregularidades, improbidade e desperdício do dinheiro público. Este foi o cenário encontrado por técnicos da Fundação Nacional de Saúde na Paraíba (Funasa/PB), no início deste ano, durante vistoria das obras de um convênio firmado com a Prefeitura do município de Olho D’água, no Vale do Piancó.
A constatação do descaso, que já acarretou um prejuízo de R$ 240 mil aos cofres públicos, se deu durante a análise da prestação parcial de contas referente à liberação da primeira parcela do convênio, no valor de R$ 121 mil. O prefeito Júlio Lopes Cavalcanti (foto) terá que devolver os recursos aos cofres da Funasa. De acordo com o relatório do setor de Prestação de Contas da instituição, o convênio foi firmado em 2003 com vigência até 2009 e tinha por finalidade construir melhorias habitacionais no município.
Obra inacabada
Conforme a prestação parcial de contas enviada pela prefeitura, no que diz respeito aos recursos repassados pela Funasa, foram apresentadas as despesas realizadas até 2005. Constatou-se ainda que a relação de pagamento correspondia ao mesmo valor do repasse, desta forma não havendo saldo utilizar na próxima prestação de contas. Dando seguimento a obra, foi realizada licitação da modalidade tomada de preços, sendo homologada para executar o serviço, em agosto de 2005, a empresa América Construções e Serviços LTDA, no valor de R$ 300 mil. Em visita técnica realizada pela funasa em março de 2008, foi constatado que a execução física da obra foi de apenas 36% e o objeto pactuado foi atingido em 0%, que seria o funcionamento da obra.
A análise desse processo se deu com base em documentos que evidenciaram improbidade e irregularidades na execução do serviço. Ainda foi constatada na documentação que nenhum documento fiscal original foi analisado e tampouco a veracidade das despesas. Nenhuma das melhorias habitacionais foi concluída. Além do mais, foi constatada a improbidade que compromete as etapas executadas, no que se refere ao projeto, a qualidade dos serviços e materiais que eram impróprias.
Rombo de R$ 240 mil
No período da visita técnica, as obras continuaram paralisadas. Diante das irregularidades, o parecer final do setor de prestação de contas da fundação foi pela reprovação da prestação parcial de contas no valor total da primeira parcela. Como a segunda parcela também chegou a ser liberada, conclui-se que houve prejuízo ao erário publico de R$ 240 mil, referente a 1ª e a 2ª parcelas que foram repassadas à Prefeitura.
Dos fatos mencionados e da improbidade e irregularidades constatadas, foi sugerido que o nome da Prefeitura seja inscrito no cadastro de inadimplência do SIAF (Sistema Integrado de Administração Financeira) do Governo Federal, assim como a abertura de uma Tomada de Contas Especial para punir nas formas da lei o responsável pelo débito.

Ascom

Agência do Multbank é assaltada em Patos

Dois homens em uma moto de cor verde assaltaram por volta das 12h30 de hoje (sexta-feira), uma agência do Multibank localizada na Rua Manuel Mota, no bairro do Jatobá, aqui em Patos. Segundo as primeiras informações levantadas, a dupla chegou e um deles, de arma em punho, anunciou o assalto, ordenando aos funcionários que colocassem todo o dinheiro do caixa em uma sacola.
A ação durou poucos minutos e os ladrões saíram em alta velocidade pela rua principal do bairro do Jatobá. Uma das funcionárias da loja ficou em estado de choque, sendo preciso uma colega sua ligar para polícia, que ainda não sebe o valor levado pelos homens. A Polícia estão fazendo o levantamento dos fatos para tentar chegar aos criminosos. Esta foi a terceira vez que uma agência de Multibank é assaltada em Patos. A loja do São Sebastião já recebeu a visita por duas vezes de delinqüentes. Sua proprietária já ameaçou fechar definitivamente a agência.

Marcos Oliveira (patosonline) com o garimpandopalavras

Cabo é enterrado como herói em Patos


O Cabo da PM, Adalberto dos Santos, 42 anos, morto anteontem em troca de tiros com o ex-vereador de Cajazeirinhas-PB, foi enterrado com muitas honrarias na tarde de ontem no cemitério São Miguel, em Patos-PB. O translado de seu corpo foi feito por uma viatura (caminhão) do Corpo de Bombeiros, de sua residência, no Jardim Europa, ao cemitério, onde houve salva de tiros e muita comoção de familiares e amigos.
O policial foi assassinado na última quarta-feira pelo ex-vereador de Cajazeirinhas e atual funcionário municipal, o agricultor Jósé Jácome de Oliveira. Cabo Adalberto era lotado no III Batalhão e destacava em Cajazeirnha. Ele foi solicitado a comparecer à praça em frente à Biblioteca Municipal onde eram prestados serviços eleitorias à população. O agricultor estava bêbado e causando constrangimento às pessoas. Ao tentar tirar Jácome dali de perto, este sacou de um revólver e atirou contra o PM, atingindo-o no braço, virilha e tórax. Mesmo baleado Adalberto revidou e acertou o agricultor com dois tiros no tórax. Uma pessoa, Jackson Félix de Almeida dos Santos, 29, funcionário da Prefeitura, foi atingido na perna por uma bala perdida. Enquanto Adalberto permaneceu caido na praça, Jácome tentou fuga, mas tombou em frente à Prefeitura.
Enquanto Jackson recebeu atendimento no Hospital de Pombal e liberado depois, Adalberto e Jácome foram transferidos para o Regional de Patos. O policial passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. O ex-vereador, conhecido por Zé Vicente, logo que receba alta deverá ser autuado em flagrante por homicídio. Consta que este já tem passagem pela Polícia.
foto:III BPM

Jovem é executado em Patos

Mais um jovem foi executado na cidade de Patos, mais precisamente na Rua do Meio, por trás do prédio do Corpo de Bombeiros. A vítima foi Humberto Fortunato Vieira, 24 anos, conhecido por Bilisco, o qual foi morto a tiros e perfuração de, provavelmente faca, em frente à sua residência, na referida rua. O fato aconteceu no início da madrugada de hoje. Quando os bombeiros e peritos legistas chegaram ao local Humberto já estava morto. Ninguém foi preso até o presente. O caso está sendo investigado pela 5ª Superintendência de Polícia Civil, que vai tentar possíveis pistas com familiares da vítima e moradores daquele logradouro.

Cinco morrem de aids em uma semana em Campina Grande


Cinco pessoas morreram vítimas de aids no Hospital Universitario Alcides Carneiros, Campina Grande, em apenas uma semana, todas da área da Borborema. A seqüência de óbitos na Paraíba de soropositivos, tem a ver com a tardia procura pelo tratamento a base de um coquetel composto de vários medicamentos, segundo informações da Rede Nacional de Pessoas Vivendo e Convivendo com o HIV, que atende a mais de 300 portadores do vírus na Paraíba. A prevenção, com o uso de caminha, ainda é o principal meio de se evitar o contágio.

Sem juventude

O número de homicídios contra jovens vem crescendo em todo o Estado da Paraíba. Diariamente há registros policiais na Capital. Em Patos diversos foram executados também nos últimos meses. A violência sem precendentes é generalizada, atingindo não apenas pessoas na faixa etária dos 16 a 26 anos. Nos BOs da Polícia as vítimas escolhidas pelos fascínoras que vêm aterrorizando a população, vão desde crianças a idosos. Na zona rural nem se fala. Um lugar que antes era bastante escolhido para o descanso e pela paz que proporcionava, tem muita gente fugindo de lá. Os assaltos são freqüentes, até tráfico de drogas, quem poderia imaginar, está se tornando comum no campo. Precisamos de políticas mais eficazes que inibam a ação dos bandidos.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Há muito o que aprender


O convênio firmado pelo Sindicato dos Mototaxistas de Patos com o Banco do Brasil, Sebrae, Prefeitura e outros parceiros, prevê uma série de benefícios para a categoria das duas rodas, desde aquisição de veículo novo a juros subsidiados, participação em cursos de capacitação e descontos em lojas de peças e postos de combustíveis. Muito bem, chega em boa hora e há muito o que esses prestadores de serviços têm para aprender, não generalizando, logicamente. Mas a falta de educação e de conhecimento das leis de trânsito é algo que precisa ser revertido. É gritante a forma como muitos trabalham, sem equipamentos de segurança apropriados, fazendo mil e uma peripécias pelas ruas, esquecendo que carregam passageiros. Sebrae, polícias Rodoviária Federal, PM e STTrans estão aí para oferecer essa capacitação, o que deve melhorar bastante o trânsito de Patos, diminuindo o estresse dos condutores de veículos e pedestres. Precisa agora a boa vontade do mototaxistas de se qualificarem.
foto:João Beleza

São João de Patos: Nabor anuncia programação


O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, reunião a imprensa na manhã de hoje na sala de reuniões da Prefeitura, para anunciar a programação oficial do maior evento cultural do Sertão paraibano, o São João de Patos.
Confira a programação abaixo.

Parte Cultural

Dia 19 - quinta-feira:
18h - Festival das Quadrilhas da Cidade
20h - Apresentação da Orquestra Sanfônica
20:30h - Apresentação da Orquestra Forrônica 26 de Julho
21h - Apresentação de Violeiros
21:30h - Final do II Festival de Forró Pé de Serra (trios de forró)

Dia 20 - sexta-feira:
MAGNÍFICOS
GENILDO E GINALDO
PINTO DO ACORDEON
AÉCIO E BANDA

Dia 21 – sábado:
GAROTA SAFADA
GERALDINHO LINS
FORROZÃO VALEU BOI
PATRICINHOS DO FORRÓ
ZÉ NILTON

Dia 22 - domingo
BETO BARBOSA
CHEIRO DE MENINA
FOGO NA ROUPA
ASSISÃO
LÚCIA DO ACORDEON

Dia 23 - segunda-feira:
SOLTEIRÕES DO FORRÓ
TON OLIVEIRA
FLOR DE LIMÃO
ELVANDRO E BANDA

Dia 24 - terça-feira
FELIPÃO
CAWBOYS FORA DA LEI
FORRÓ BALANÇO NACIONAL
GÊ MARIA

Dia 25 - quarta-feira
SAIA RODADA
MASTRUZ COM LEITE
MEXE VILE
TELENGO TENGO

Dia 26 - quinta-feira
BRUNO E MARRONE
FORRÓ NA TORA
FLOR DA PELE
VIRTUAIS DO FORRÓ

Dia 27 - sexta-feira
AVIÕES DO FORRÓ
GENIVAL LACERDA
JOGO DE CINTURA
CALCINHA RASGADA

Dia 28 - sábado
FORRÓ DAS ANTIGAS
BANDA STYLLUS
CAPITAL DO SOL
CAVALO DE PAU
FORRÓ DO MELA PINTO
LOS PANDAS
DRILHA ÀS 17 HORAS
TRIO ELÉTRICO E BANDA
ASAS DA AMÉRICA

Câmara amplia verba de gabinete de deputados


Os deputados federais, que recebiam cada um cerca de R$ 50 mil de verba de gabinete, terão essa dotação ampliada para R$ 60 mil. Os recursos são para pagamento de assessores contratados sem concurso público. Esse aumento vai gerar um acréscimo na folha anual de R$ 61,4 milhões ao governo. Hoje a Câmara dos Deputados possui cerca de 9.500 contratados com salários que variam de R$ 721,00 a R$ 8.040,00. Veja outros benefício$ dosdeputados: Além da verba de gabinete de R$ 60 mil, do salário de R$ 16,5 mil, eles têm direito a R$ 16,5 mil no início do período legislativo; R$ 3 mil de auxílio moradia; R$ 4,2 mil de cota postal; R$ 15 mil de berva idenizatória e auxílio para passagem área, que varia de R$ 4,4 mil a R$ 17,6 mil.

Vítimas das chuvas recebem donativos no Sertão e Cariri

O Exército começa a entregar a partir de amanhã donativos (alimentos e agasalhos) às vítimas das enchentes. A entrega acontecerá nas regiões do Sertão e Cariri, benificiando vítimas de 17 municípios. Na Paraíba só na região de Sousa são quase 4 mil pessoas desalojadas.

Prefeitos na mira do TJ

O Tribunal de Justiça da Paraíba já recebeu este ano do Controladoria Geral do Estado denúncias contra os prefeitos Carlos Antônio (Cajazeiras), Marcos Odilon (Santa Rita), Maria Luiza do nascimento (Sapé), Veneziano Vital (Campina Grande), Flkávia Galdino (Piancó), além do ex-prefeito de Patos, Dinaldo Wanderley, todos as ações por improbidade administrativa em suas gestões.
No processo contra Dinaldo, referente a 2003, ele foi indiciado em inquérito policial instaurado a pedido do Ministério Público, para responder a uma ação popular, na 4ª Vara da Comarca de Patos, porém não compareceu e nem justificou sua recusa. A prefeita de Piancó, Flávia Galdino, está sendo acusada de fraudar licitações, para aquisição de produtos médicos. Os acusados tem prazo de 15 dias para apresentar defesa.

Mais uma ação contra Salomão Gadelha


O prefeito da cidade de Sousa, Salamão Gadelha, é um velho cliente, de carteirinha, da Justiça. Nunca vi tantos processos contra sua administração, algo que envergonha a população daquele município, chamado também de "cidade sorriso", famosa pelas pegadas pré-históricas de dinossauros e agora pelo petróleo.
O Ministério Público de Sousa pediu a bloqueio dos bens e o afastamento de Salomão (PMDB) e de seu vice, André Gadelha, por práticas de improbidade administrativa. A promotora Cassiana Mendes de Sá pede a suspensão do contrato da Prefeitura com o posto de combustível da empresa Gadelha Neto e Araújo, além do ressarcimento de R$ 4,5 milhões aos cofres públicos. Esta já é a décima ação cívil pública contra os gestores de Sousa. Pelo sobrenome dá para perceber que o posto é da família do prefeito. Acho que não precisa dizer muita coisa sobre isso.

foto:omoidodasemana.blogspot.com

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Concurso público: Petrobrás abre concurso para 2.582 vagas

A Petrobras lançou nesta terça-feira (15/04) edital de concurso para preenchimento de 2.582 vagas em 60 cargos de níveis médio e superior, além de cadastro de reserva, no Brasil inteiro. Serão 1.517 vagas para nível médio e 1065 vagas para nível superior. As inscrições começam nesta quinta-feira, dia 17, vão até o dia 29 de abril e serão feitas somente pela internet. A taxa é de R$ 27,00 para os cargos de Nível Médio e de R$ 40,00 para os cargos de Nível Superior.
As remunerações para os cargos de nível médio/técnico variam de R$1.390,35 a R$ 2.019,01. A remuneração para nível superior varia de R$ 4.453,73 e R$ 4.798,64.
No dia 18 de maio, serão realizadas as provas objetivas para Advogado, Auditor, Inspetor de Segurança e Técnico de Perfuração de Poços. As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Aracaju/SE, Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Macaé/RJ, Manaus/AM, Mauá/SP, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, Santos/SP, São José dos Campos/SP, São Luiz/MA, São Mateus do Sul/PR, São Paulo/SP, Três Lagoas/MS e Vitória/ES.
No dia 8 de junho, serão realizadas as provas objetivas para os demais 56 cargos.
As vagas de nível médio/técnico são para os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Pará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Os cargos de nível superior terão como local de trabalho os estados da Bahia, Pará, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Sergipe, São Paulo, Maranhão e Rio Grande do Sul. Alguns cargos de nível superior têm o pólo de trabalho definido como nacional (qualquer estado onde a Petrobras tenha unidade de negócio).
O concurso público da Petrobras será constituído de avaliação da qualificação técnica dos candidatos por meio da aplicação de provas objetivas (para todos os cargos) e de prova discursiva (exclusivamente para os cargos de Advogado(a) Júnior e Auditor(a) Júnior), de caráter eliminatório e classificatório, e de exame de capacitação física (somente para os cargos de Inspetor(a) de Segurança Interna Júnior e de Técnico de Perfuração e Poços Júnior), de caráter eliminatório.
Mais informaçõe no site da empresa responsável pela organização do concurso da Petrobras (http://www.cesgranrio.org.br/).

TCE fiscaliza municípios paraibanos

Auditores do TCE estarão ao longo desta semana (14/04 a 19/04) efetuando diligência nos seguintes municípios e órgãos paraibanos:Mamanguape, Mataraca, Campo de Santana, Arara, Dona Inês, Cacimbas, Quiaxaba, Pedra Branca, São José de Princesa, Umbuzeiro, Cajazeirinhas, Nova Palmeira, São Francisco, Passagem, Sapé, Caldas Brandão, Mari, Secretaria de Finanças do Município de João Pessoa, Secretaria de Estado das Finanças, Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado - SUPLAN, Polícia Militar do Estado, Riachão do Poço, Sobrado, Guarabira, Araçagi, Lagoa Seca, Puxinanã, Campina Grande, Ternório, Taperoá, Igaracy, Serra Grande, São José de Caiana, Juru e Manaíra.

CCJ aprova projeto que exige licitação em convênios entre governo e ONGs


A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira, em decisão terminativa, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 624/07, que torna obrigatória a licitação nos convênios entre o governo e as entidades sem fins lucrativos - nas quais se incluem as organizações não-governamentais (ONGs). Apresentado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o projeto de lei altera a Lei 8.666 de 1993. O relator da proposição, senador Jefferson Péres (PDT-AM) declarou, ao defender sua aprovação, que o projeto "tem um caráter moralizador" para os convênios em questão.
ONGs e o PT
Em seu relatório, Jefferson destacou o aumento da participação das ONGs na prestação de serviços públicos. Esse fenômeno, de acordo com o relator, "compõe o cenário da diminuição da prestação direta de serviços pelo Estado, em favor do crescimento das chamadas organizações não-governamentais na sua prestação, que temos observado como tendência e que se tem acentuado nos últimos dez anos". Tasso Jereissati vem criticando o governo, por supostas irregularidades no repasse de recursos para ONGs que seriam vinculadas ao PT.
No texto da proposta, ele afirma que, "lamentavelmente, é isto o que tem se observado no governo federal nos últimos anos: a escolha de convenentes presidida por critérios não-republicanos, de modo a favorecer instituições ligadas por laços ideológicos ou mesmo pessoais às autoridades do Poder Executivo, mesmo quando outras entidades do terceiro setor dispostas a realizar parcerias com o Estado apresentam maior reputação, capacidade técnica e eficiência para executar os objetivos dos convênios celebrados". Para transformar em lei a exigência de licitação, a matéria acrescenta dois parágrafos à Lei 8.666/03, também conhecida como Lei de Licitações. Essa lei já exige processo de seleção para os contratos administrativos que envolvem governo, de um lado, e empresas privadas, de outro.
A proposta foi aprovada na CCJ com 11 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção. A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) absteve-se de votar, argumentando que prefere "aguardar a evolução do trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito das ONGs, já que se trata de aperfeiçoar a legislação que envolve tais organizações". Emenda destinada a ampliar segurança nas fronteiras é aprovada na CCJ CCJ aprova criação e alterações de funções comissionadas para TRTs de Santa Catarina e da Bahia.

Ricardo Koiti Koshimizu
Agência Senado

Morador das Sete Casas é executado enquanto dormia

O agricultor Willian Morais dos Santos, 23 anos, que residia no Bairro Sete Casas, em Patos, foi morto na madrugada de hoje, por volta das 3h30, enquanto dormia. Quatro homens armados de revólveres e pistolas e encapuzados invadiram a casa, segundo informações passadas à PM por testemunhas que se encontram também na residência e mandaram que estas saíssem. Em seguida eles executaram William com vários tiros.
Após praticarem o homicídio os acusados fugiram a pé sem deixar pistas de seu destino. O Samu foi acionado e prestou socorro à vítima, que não resistiu aos ferimentos e faleceu. O crime pode ter ligação com o tráfico de drogas, já que, de acordo com as testemunhas arroladas, o agricultor era usuário.

Bairro Belo Horizonte poderá ganhar agência Multibank


A população do Bairro Belo Horizonte, de Patos, poderá ganhar este ano uma agência do Multibank. O vereador Marcos Eduardo, presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa solicitou à senhora Sabrina Ramos Sampaio, gestora do empreendimento na Paraíba, a implantação da agência na referida localidade. Na sua justificativa, Eduardo alega o grande contingente de pessoas do bairro e adjacências, que é obrigado a se descolar ao centro da cidade para efetuar pagamentos diversos. “Todos sabem da grande população do Bairro Belo Horizonte e adjacências. Uma agência naquela localidade facilitaria bastante o dia a dia das pessoas, que não precisariam se descolar ao centro de Patos para quitar débitos de água, energia, telefone, enfim diversos faturas”, enfatizou Marcos Eduardo. Ainda tratando de rede bancária, ele informou que existe a possibilidade do Banco Rural também vir a se instalar na Horácio Nóbrega, Bairro Belo Horizonte.
Com relação às novas instalações da Câmara Municipal, informou que os serviços estão na fase de acabamento e a sede do Legislativo será mesmo inaugurada em 30 do próximo mês. Na obra estão sendo investidos algo em torno de R$ 400 mil, recursos do próprio Legislativo. A Câmara será a mais moderna da Paraíba.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Tendências de calçados para 2009


O Sebrae Patos realiza às 19h30 de hoje em sua sede, localizada na Rua do Prado, 629, o Fórum de Inspirações para Calçados e Artefatos. O evento tem por objetivo apresentar as inspirações e os caminhos que vão influenciar a moda verão 2009. A palestra será ministrada pela orientadora Illana Azeneth. Se espera grande número de fabricantes e lojistas a esse encontro.

foto:hadouken.wordpress.com

Médica do PSF se diz preocupada com número de casos de conjuntivite em Patos



A médica clínica geral, Luiza Betania (foto), que atende no posto de saúde do PSF do Bairro Salgadinho, se disse preocupada com o grande número de pessoas que procura aquela unidade apresentando sintomas da conjuntivite. Ela explica que em um só dia atendeu oito pessoas com esse problema.
A conjuntivite, que ataca de criança a idoso, é uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a quinze dias e não costuma deixar seqüelas. É normalmente bastante contagiosa. O Garimpando Palavras traz algumas orientações.

Os principais sintomas da conjuntivite são:

Olhos vermelhos e lacrimejantes, devido à dilatação dos vasos sanguíneos locais;
Inchaço (edema) do olho ou Pálpebra ,devido ao acúmulo de líquido no local;
Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
Aumento do lacrimejamento com a presença de secreção purulenta;

Olho afetado pela conjuntivite

Recomendações
Para prevenir o contágio tome as seguintes precauções:
Lavar as mãos freqüentemente.
Evitar aglomerações ou freqüentar piscinas de academias ou clubes e praias
Lavar com freqüência o rosto e as mãos uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microorganismos patogênicos
Não coçar os olhos
Aumentar a freqüência com que troca as toalhas do banheiro e sabonete ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos
Trocar as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise
Não compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza
Evitar contato direto com outras pessoas.
Evitar pegar crianças pequenas no colo.
Não use lentes de contato durante esse período.
Evitar banhos de sol.

Tratamento

Lavar os olhos e fazer compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Acima de tudo, não se automedicar. A indicação de qualquer remédio só pode ser feita por um médico. Alguns colírios são altamente contra-indicados porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.

Prevenção à gripe

Começa no próximo dia 26, se prolongando até 09 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, que pretende imunizar contra o vírus idosos acima de 60 anos. Hoje as doenças respitarórias são uma das maiores causas de mortes e internações do público senil no País. Em Patos todos os postos do Atenção Básica vão oferecer a vacina.
O Garimpando Palavras reproduz uma entrevista do infectologista João Silva Mendonça concedida ao médico Drauzio Varela, que aborda bem o tema.


Dr. João Silva de Mendonça é médico, presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia. Trabalha no Hospital do Servidor Público do Estado de São Paulo onde dirige o Serviço de Moléstias Infecciosas.

Vacina contra a gripe

Drauzio
– Vale a pena tomar a vacina contra a gripe?
João Mendonça – A vacina contra a gripe se enquadra numa situação muito particular. Trata-se de uma vacina trivalente, ou seja, cobre três vírus gripais, os três mais prevalentes no momento em que é utilizada. Para saber quais são, a Organização Mundial de Saúde mapeia o mundo inteiro à procura desses vírus para qualificá-los e atualizar permanentemente a vacina. Mas, como já disse, os vírus da gripe sofrem constante mutação. Portanto, de uma hora para outra pode surgir um vírus novo e a vacina precisa ser novamente atualizada.
Se considerarmos o componente da vacina próprio para o vírus gripal que está circulando, a proteção se situa em 80%. No entanto, se esse vírus não está entre os três componentes da vacina, a proteção é muito ruim, falha muito.
Como exemplo, podemos citar o que sucedeu recentemente nos Estados Unidos. A formulação da vacina usada no último inverno foi decidida em fevereiro de 2003 e os fabricantes começaram a produzir milhões de doses para serem distribuídas no Hemisfério Norte. No intervalo entre a pesquisa e a distribuição, porém, apareceu um mutante novo e não houve tempo para incorporá-lo à vacina. Conseqüência: a cada quatro pessoas que tiveram gripe nos Estados Unidos, três tiveram por causa do mutante não contemplado na vacina. Nesse caso, não se pode dizer que a vacina não funcionou. Ela apenas não estava adequadamente atualizada, pois o mutante apareceu quando já estava sendo fabricada. No Brasil, esse problema não se repetirá porque as doses que serão distribuídas no pré-inverno estarão devidamente atualizadas para esse mutante novo.

Drauzio – Quando deve ser administrada essa vacina?
João Mendonça – A vacina consta de uma dose única que idealmente é administrada no pré-inverno. Considerando o inverno brasileiro, a aplicação deve ocorrer nos meses de fevereiro, março e abril, para que as pessoas estejam protegidas antes que a temperatura caia. No Hemisfério Norte, a vacinação começa em setembro.

Drauzio – A vacina da gripe é recomendada para crianças pequenas e indivíduos acima dos 60 anos. Quem mais deve tomar essa vacina?
João Mendonça – A vacina é indicada preferencialmente para as pessoas de risco: crianças muito pequenas, nos primeiros dois anos de vida com a ressalva de que a eficácia não é muito boa abaixo dos seis meses de idade, e para os idosos (segundo a classificação do Ministério da Saúde, pessoas acima de 60 anos). Entre esses dois limites de idade, são preferenciais as pessoas com doença de base pré-existente que facilite a possibilidade de complicações, como os diabéticos e os doentes renais crônicos. Para a maioria da população, portanto, tomar a vacina contra a gripe passa a ser uma decisão individual. Grandes empresas costumam vacinar todos os funcionários e a estatística revela que esse procedimento reduz substancialmente o absenteísmo.

Drauzio – Tem gente que garante que tomou a vacina num dia e no outro estava gripado.
João Mendonça – Esse é um mito que precisa ser desfeito. Como a vacina não tem vírus vivo, em hipótese alguma pode provocar a doença. Se a pessoa ficou gripada, não foi por causa da vacina. É preciso lembrar que o período de incubação do vírus da gripe é de um a três dias e que a pessoa já podia estar incubando o vírus que pegou de um amigo, de um parente ou de um vizinho, quando foi vacinada. Portanto, a gripe que teve não foi uma reação da vacina, mas resultou da contaminação pelo vírus que estava presente na comunidade.

Vacina

A vacina contra a gripe é produzida com base nas três cepas (subtipo de vírus) de maior circulação no Hemisfério Sul. Essa combinação eleva a capacidade de proteção da vacina. A vacina leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença. Isto significa que a vacina não causa gripe.
Só não podem ser vacinados aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Câmara de Vereadores de Catingueira abre CPI para investigar prefeito


Depois de algumas tentativas, vereadores da oposição ao prefeito de Catingueira, Edivan Félix (foto), enfim conseguiram aprovar a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar diversas irregularidades na atual administração municipal. Essas denúncias ganharam destaque na mídia estadual, inclusive a Polícia Federal já começou a ouvir várias pessoas. Na sessão do último sábado o presidente da Câmara Municipal, Emídio Chagas, da bancada que apóia o prefeito Edivan Félix, não suportou a pressão popular e teve que colocar a matéria de denúncias em pauta para votação. Sete vereadores votaram, com o placar de 4x3 pela instalação da CPI que pode levar à cassação do chefe do Executivo de Catingueira, caso sejam comprovadas as fraudes apontadas no relatório apresentado pelo PTB.
Dentre as denúncias entregues à mesa diretora da Câmara estão, constatados pela própria Controladoria Geral da União, que detectou 108, desvio de recursos; compra de alimentos sem licitação no valor superior a R$ 12 mil, ferindo a Lei nº 8.666/93; desvio de recursos financeiros de convênio no valor de R$ 300 mil, onde a Prefeitura emitiu três cheques para pagar à Construtora ACS América e Serviços Ltda, porém a microfilmagem do Banco do Brasil mostrou que os mesmos cheques haviam sido emitidos nominalmente em favor da Tesouraria do Município; transferência irregular de recursos da Farmácia Básica para a Tesouraria Municipal, dentre outras graves denúncias que passam a ser investigadas pelo Legislativo.
Os vereadores têm, a partir do recebimento das denúncias, 90 dias para investigar, relatar e votar o processo que pede o impeachment de Edivan Félix. A comissão encarregada de dar andamento ao processo de cassação do prefeito de Catingueira é formada pelos vereadores Solange Leite (DEM), Severino Leite Soares (DEM) e Antônio Brunet (PMDB). Tentamos falar através de telefone com Edivan para que pudesse comentar essas denúncias que existem sobre sua administração, mas não foi possível. O único telefone para contato com a Prefeitura é um orelhão, em frente à Secretaria de Administração.

Conferência debate Sistema Nacional de Educação


Evento começou hoje e vai até próxima sexta, 18, em Brasília


A Conferência Nacional de Educação Básica (Coneb) vai discutir, a partir desta segunda-feira, dia 14, os parâmetros de um Sistema Nacional Articulado de Educação e a definição de como deve funcionar o regime de colaboração entre União, estados e municípios na gestão de seus sistemas educacionais. Entre os 1420 participantes da conferência, que estarão reunidos em Brasília até o final da semana, destacam-se gestores de Educação e representantes de professores, funcionários e estudantes.
O tema central da Coneb, “Construção do Sistema Nacional Articulado de Educação”, foi desmembrado em cinco eixos temáticos: “Os Desafios da Construção de um Sistema Nacional Articulado de Educação”; “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação”; “Construção do Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino, tendo como um dos instrumentos o Financiamento da Educação”; “Inclusão e Diversidade na Educação Básica”; “Formação e Valorização Profissional”. Ao longo dos três primeiros dias do evento, os participantes se dividirão em colóquios que debaterão assuntos relacionados aos cinco eixos temáticos, como “Sistema Nacional de Avaliação”, “Gestão e Financiamento de Políticas Educacionais” e “Avaliação Docente como Instrumento de Valorização”.
Avanços na política pública
Na tarde do dia 17, acontecerão as plenárias por eixo temático e, na manhã do dia 18, a discussão e aprovação do relatório final da Coneb. Participarão também da Coneb: parlamentares federais e estaduais; associações de pais de alunos; Conselhos Estaduais e Municipais de Educação; Ministério Público; Tribunais de Contas; e agências internacionais como Unicef e Unesco. Expectativas O secretário-executivo adjunto do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, afirma em entrevista ao “De Olho na Educação” que a articulação entre o governo federal e os governos municipais e estaduais não está claramente definida, nem mesmo na legislação. “Embora a Constituição brasileira diga que a Educação deve ser oferecida em regime de colaboração pelas três esferas de governo, nós temos muita dificuldade em fazer essa organização em nível nacional”, explica.
Chagas acredita que a Coneb produzirá propostas concretas e que o relatório final trará contribuições efetivas para a formulação das políticas públicas de Educação. Expectativa semelhante tem a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Auxiliadora Seabra Rezende, e a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Justina Iva de Araújo Silva. Para Maria Auxiliadora, o impacto nas políticas públicas é um dos propósitos da Coneb. Ela destaca também a importância do aprofundamento das discussões, “por vários segmentos da Educação, principalmente neste momento de fortalecimento do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação)”.
Suprapartidário
Justina, por sua vez, diz ter grande expectativa em relação aos possíveis resultados da Coneb e à contribuição para a formulação das políticas públicas, “até mesmo pela composição da conferência e pelo número de pessoas que lá estarão”. “Esperamos que o regime de colaboração entre União, estados e municípios deixe ser uma ficção e vire realidade”, afirma a presidente da Undime. Já o ex-ministro da Educação e deputado federal Paulo Renato Souza (PSDB-SP) diz que o grande mérito da Coneb é chamar a atenção da sociedade para os temas da Educação, e que ele próprio não espera conseqüências diretas das conclusões da conferência sobre as políticas públicas. Além disso, o deputado destaca que “a Coneb deveria ser suprapartidária e o mais abrangente possível”. “Vamos esperar para ver se será assim”, acrescenta.

Ascom
foto:www.apagina.pt

Paraíba realiza 1º Dia de Mobilização Estadual contra a Dengue em 21 deste mês


O governador Cássio Cunha Lima propôs e todos os prefeitos e demais lideranças que participaram da reunião sobre as ações emergenciais por causa das chuvas na última sexta-feira(11) no Espaço Cultural, em João Pessoa, apoiaram a realização do 1º Dia Estadual de Mobilização contra a Dengue, que acontecerá no feriado do 21 de abril, Dia de Tiradentes, uma segunda-feira.
Cássio convidou prefeitos, parlamentares, as igrejas, escolas, os sindicatos, ONGs, a sociedade, todo o Governo do Estado, e também o Exército Brasileiro a realizarem o mutirão contra a dengue e dar exemplo de união e cidadania ao país, para que a Paraíba não venha sofrer uma epidemia da doença.

Ascom

Patos inaugura Escola de Música


Acontece nesta terça-feira às 19h, a aula inaugural da Escola Municipal de Música de Patos. A referida escola funcionará na sede da Filarmônica 26 de Julho, na Rua Antônio Urquiza, s/n, Bairro Belo Horizonte. Na programação haverá tocata de saudação aos convidados e alunos; palestra com o tema: "A importância da aprendizagem e da motivação na vida cidadã", com a professora do Geo Patos, Edilene Araújo e para finalizar apresentação de professores e alunos.

foto:diariodeodivelas.com

Governo convida municípios a aderirem ao Garantia Safra


O Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, está convidando prefeitos de 175 Municípios para que informem até o dia 30 de abril se pretendem aderir ao Programa Garantia Safra 2008/2009, e qual a quantidade de vagas que precisam ter para inscrever os agricultores familiares neste importante programa.
O Garantia Safra já beneficiou na Paraíba, desde o inicio do Governo Cássio/Governo Lula, até a presente data, mais de 700 mil pessoas com o expressivo montante de R$ 93.064.300,00.
A informação é de Antônio Carlos Ferreira de Melo, Coordenador Estadual do Programa Garantia Safra.
Secom

Acidente em Itaporanga deixa um morto e outro em estado grave


Um grave acidente ocorrido da manhã de ontem na entrada de Itaporanga-PB causou a morte de Fábio Leinedi Batinga Leite, 18 anos, solteiro, servente de pedreiro, que residia na Rua Argemiro de Figueiredo, naquela cidade. Outro jovem, G.S.G, de 17, estudante, que ia no carona ficou gravemente ferido e teve que ser transferido para Campina Grande. Fábio conduzia a Pick-Up vermelha de seu irmão Junior Batinga quando trafegava pela BR 361, já na entrada da cidade, se chocou com a traseira do Fiat Uno Mille cinza de placa MYX-9377, de propriedade do Sr. José Nunes da Silva, mais conhecido como Zélito. O corpo de Fábio Leinedi só veio a ser encontrado por volta das 11h da manhã, submerso no pequeno açude, de dez metros de onde o veículo parou após a colisão.
foto:3º BPM

domingo, 13 de abril de 2008

Esporte decide sua sorte contra Campinense

A vitória de 5x3 sobre o Cruzeiro de Itaporanga, deixou o Esporte de Patos em excelente situação para conseguir se manter na 1ª divisão do Campeonato Paraibano de Futebol, inclusive com chances de ir para o quadrangular final. Na classificação geral o Patinho está com 20 pontos e briga diretamente com Desportiva Guarabira, que possui 17. Lembrando que Esporte joga em casa contra o já classificado para o quadrangular, Campinense, Domingo, enquanto a Desportiva joga sua última partida contra o Atlético, que junto com o Cruzeiro já estão rebaixados para a segundona. Aliás esse regulamento elaborado pela FPF é uma coisa absurda. De dez equipes participando do certame, três caem. Sabedoria da presidente da entidade, a senhora Rosilene Gomes e de seus auxiliares.
A vitória
O Esporte venceu o Cruzeiro com gols de Bruno Recife(2), Altair (2) e Curió. Os gols do Cruzeiro foram assinalados por Wagner Cearense. O Esporte, que teve a expulsão de seu zagueirão Eduardo, espera que sua torcida vá a campo para incentivá-lo a mais uma vitóiria, que lhe garanta participar no próximo ano da competição.

Nacional

O Nacional, outra equipe de Patos, se deu bem na rodada, vencendo o rebaixado Atlético de Cajazeiras no Perpetão por 3x1, gols de Dinho, em cobrança de pênalti, Paulinho Guerreiro e Helinho. Neste jogo o meia Marquinhos do Nacional foi expulso. Nacional já confimou sua participação no quadrangular e no momento está em segundo lugar, apenas atrás do Campinense, que neste domingo perdeu para o Botafogo por 2x1 no Almeidão. Nos outros jogos Treze perdeu em casa para a Desportiva por 3x1 e Sousa venceu a Queimadense, próximo adversário do Nacional, por 2x0.
Fotos: garimpandopalavras
Classificação do 2º Turno
1º Campinense - 17
2º Nacional - 14
3º Botafogo - 14
4º Sousa - 13
5º Esporte - 11
6º Atlético - 08
7º Queimadense - 08
8º Desportiva - 08
9º Treze - 07
10º Cruzeiro - 07

Homens roubam e matam em São Bento

Dois homens ainda não identificados em uma moto Biz causaram terror na tarde de ontem ao bairro Belarmino Lúcio, na cidade de São Bento-PB. Eles abordaram o senhor Vanilson Araújo no momento que este saia de casa em sua motocicleta, levando no carona o senhor Severino Alves e senhora Alcione Pereira. Os bandidos pediram a moto e Vanilson não atendeu, jogando a chave do veículo dentro de casa. Com isso os assaltantes efetuaram vários tiros em direção aos três, sendo atingidos sem gravidade Vanilson e Severino nas pernas, os quais foram socorridos para o hospital daquela cidade. Não satisfeitos, os ocupantes da Biz aboradaram mais na frente Antônio Alves da Silva, 44 anos, casado, mototaxista, que residia na Rua Florência Dantas Diniz, Loteamento Portal. Além de tomarem a moto de Antônio, uma CG Titan 150 cilindradas, efetuaram vários disparos contra a vítima, atingindo-o no abdômen e tórax. O mototaxista foi socorrido ao Hospital Regional de Patos, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. Os bandidos fugiram e ainda não foram localizados pela Polícia.

PM estoura boca de fumo em Patos


Policiais do Serviço de Inteligência da PM do III Batalhão conseguiram estourar mais uma boca de fumo na cidade de Patos. Ontem, por volta das 17h30, na Rua Lourival, nº 112, Bairro Maternidade, quatro foram detidos por tráfico de drogas e no local apreendidas 21 pedras de crack, 20 papelotes de maconha, 2 celulares, papel alumínio usado para embalagem da droga, um revólver calibre 32 e uma pistola de brinquedo.
Os acusados de tráfico, todos com passagem pela Polícia, são: Junior Tadeu Ramos, 27, servente de pedreiro; Maria Nazaré Paulo da Silva, 54, doméstica; Maurílio Ferreira Feitosa, 45, carroceiro e Cássio da Silva Rodrigues, 18, sem ocupação definida.
foto:III BPM

Arquivo do blog