Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 9 de junho de 2012

Comportamento

RELAÇÕES AFETIVAS

Foto:caroline-freitas.blogspot.com
Iara da Silva Machado

Quando se fala de relações afetivas é comum pensar-se nas trocas emocionais que experimentam as famílias, os amigos, colegas e conhecidos, estabelecendo um grau de proximidade ou afastamento dessas pessoas no cotidiano. 

Daí, a classificação em relações “íntimas” ou “sociais”, logo as relações afetivas são aquelas que envolvem afeto, ou seja, emoções e sentimentos positivos ou negativos, em maior ou menor intensidade. 

É adequado afirmar-se que construímos relações afetivas ao longo da vida em todos os contextos nos quais transitamos, porém são nos lares que essas relações se expressam de modo mais intenso, devido a proximidade diária e reconhecimento das fragilidades e potencialidades manifestas por cada um.

Eckhart Tolle em seu livro Praticando o poder do AGORA, afirma que “o verdadeiro amor não tem oposto”. Quando reflete que não se pode afirmar que se ama uma pessoa num momento, e no instante seguinte agredir essa mesma pessoa. Argumenta que quando esse comportamento acontece, não é a manifestação do amor que está presente na relação e sim uma compensação do ego, que provisoriamente encontra na outra pessoa uma possibilidade de “preenchimento”, só que, como não é legítima, a diluição disso pode gerar níveis altos de frustração e daí o ato inadequado.

Ora, o ser humano busca satisfação, bem estar e sentido existencial. Como ainda não descobriu a potencialidade em “si mesmo” acredita-se que os outros são responsáveis pela felicidade almejada, portanto, também da felicidade que não chega.

Assim, o desafio que aguarda a todos é a internalização de que cada um é responsável pelo seu próprio bem estar e que as pessoas a nossa volta são companheiros (as) de viagem, na busca de suas próprias verdades e realizações, e que poderemos até sonhar juntos, sonhos possíveis e trabalharmos para alcançá-los, mas não podemos, nem devemos depositar no outro a obrigatoriedade de que esses sonhos se concretizem, pois corre-se um grande risco desse projeto naufragar e a pessoa alimentar a imensa ilusão de que a culpabilidade do insucesso é do outro; terceirizando equivocadamente a responsabilidade que é antes de tudo do si mesmo, pela escolha que fez de está ali, naquela situação, naquele exercício, naquele compromisso, naquele lugar...

Relações afetivas não deveriam ser prisões emocionais, e sim um grande laboratório de trocas humanas, de expressões genuínas, de “falas do coração”, de verdades pessoais sem medo de assumir “sentimentos negativos e emoções menos dignas”. As vivências afetivas poderiam ser momentos de fé na vida e celebração da existência, com todas as lágrimas que precisam ser drenadas e também com todos os sorrisos que precisam ser vividos.

Uma verdade perene é a transitoriedade da vida e a impermanência de tudo que é manifesto, a fluidez do estado de coisas é algo indomável para o ser humano, como se a própria natureza estivesse a dizer que realmente só temos o AGORA para usufruir, logo, poderemos escolher vive-lo com o máximo de qualidade positiva e no fluxo da energia do amor, que gera saúde integral para o ser, porque é a matriz do viver.

Assim, as relações afetivas são as nossas oportunidades de deixar florescer em nosso próprio ser o melhor de cada um que compartilhar conosco um quanto dos seus corações e de doar para esses a boa parte da nossa essência, semeando o perdão, o amor, a fé e a gratidão. 

Iara machado é psicóloga e colunista do pbnoticias e garimpandopalavras

CRM critica secretário de saúde

Na noite desta sexta-feira (8), o Sindicato dos Médicos da Paraíba divulgou uma nota criticando o atual secretário de Saúde, Waldson Souza por dar preferência aos médicos de outros Estados e ainda pagar salários bem maiores aos médicos do Hospital de Trauma de João Pessoa e Campina Grande.

Eles afirmam que não entraram em greve apenas deixaram de realizar plantões extras.
Nesta tarde o CRM encontrou quatro médicos vindos do Rio de Janeiro trabalhando sem registro no Hospital Regional de Patos, no Sertão paraibano.
Leia mais:  

CRM-PB notifica médicos sem registro no Hospital Regional de Patos
Veja na íntegra a nota do Sindicato dos Médicos:

Sindicato dos Médicos do Estado da Paraíba
FILIADO À FEDERAÇÃO NACIONAL DOS MÉDICOS
NOTA DOS MÉDICOS PATOENSES A POPULAÇÃO

Os médicos patoenses vêm a público, explicar e esclarecer os fatos:
1. Não sabemos por que o nosso Ilustre Governador, através do Secretário de Saúde
do Estado não valoriza a cidade de Patos, cidade que contribuiu com trabalho e votos
para sua atual posição.

2. FALTA DE MÉDICOS EM PATOS: Falta com a verdade quem diz que não existem médicos na cidade de Patos para trabalhar no Hospital Regional Janduhy Carneiro. Não existem médicos pra exercer a preços inferiores à Campina Grande e a João Pessoa, uma vez que deveria ser justamente ao contrário, já que nós médicos que somos naturais daqui ou adotamos esta bela cidade para morarmos e criarmos nossos filhosmereceríamos na verdade um estímulo a mais. Esse é justamente um dos motivos pelo qual está existindo uma evasão dos médicos do interior por falta de uma política deincentivo do governo para interiorização do médico com carreira de estado, salários e condições de trabalhos dignos.

3. FALTA DE RECURSOS: Não é por falta de recursos que o Governo do Estado não remunera igualitariamente os profissionais Patoenses, já que existem recursos suficientes, a exemplo dos valores pagos a outros profissionais médicos em João Pessoa e Campina Grande.

4. AUMENTO DE CUSTOS: Ou o Senhor Governador está querendo tentar enganar a população de Patos trazendo médicos de outros estados a custo bem maiores do que anossa reivindicação ou seria apenas para mostrar que nós Paraibanos, valemos menos que os médicos vindos do Rio de Janeiro.

5. HOSPITAL REGIONAL DE PATOS, CAMPINA E JOÃO PESSOA, SÃO HOSPITAIS DE TRAUMA: Gostaríamos de saber porque o Secretário de Saúde classificou o Hospital Regional de Patos, na mesma categoria dos Hospitais de Trauma de Campina e João Pessoa, simplesmente não cumpre sua própria classificação.

6. RESPONSABILIZAÇÃO: É preciso que a população se manifeste, pois esses desmandos são desumanos. A sociedade Patoense não merece esse tratamento, ser atendida com médicos que vem dar plantão e depois não tem nenhum compromisso com os pacientes operados ou atendidos. Isso já aconteceu em Campina Grande e o resultado foi péssimo para população.

7. GREVE: Gostaríamos de explicar que não estamos em greve. Apenas deixamos de realizar nossos plantões extras, mas estamos cumprimos nosso vínculo oficial, para justamente cobrir toda a escala do hospital. Como não aconteceu a negociação esperada neste ano, o Governo tomou esta medida absurda, repudiada por toda categoria médica Paraibana.

8. USO DE RECURSOS DA SAÚDE: O Secretário de Saúde prefere pagar passagem de avião ida/volta mais estadia e alimentação e salário de 50% a mais para “forasteiros” que não tem compromisso nenhum com a cidade, do que cumprir o que foi acordado em plenária com a classe médica em maio/2011. Por fim, a classe médica Patoense e Paraibana vem repudiar a atitude  discriminatória e injusta do Secretário de Saúde do Estado e consequentemente do seu Governador, que se achando dono da verdade, usa da mão de ferro e de medidas totalitárias contra quem ousa questionar suas decisões. Sem diálogo não há saúde e sem saúde não há vida.

Correio da Paraíba com Sindicato dos Médicos

Médico nega atendimento a acidentado e causa revolta no Regional de Patos


Um fato lastimável aconteceu no Hospital Regional de Patos na manhã desta sexta-feira, quando o médico cirurgião Ostogenildo Crispim se negou a atender um acidentado de Pernambuco, gerando revolta de funcionários e populares que acompanharam a chegada do paciente. A vítima, de acidente, de Itapetim-PE, passou bom tempo na ambulância na entrada da emergência. A alegação do médico, mesmo o doente gritando de dores, perdendo sangue, era de que não podia atendê-lo por este ser de município não referenciado com Patos, segundo informações repassadas por alguns funcionários.

Ao saber do que estava ocorrendo, membros da administração hospitalar colocaram o paciente na área vermelha para que recebesse os cuidados necessários, para alívio dele e seus familiares aflitos. O fato deverá chegar ao Conselho Municipal de Saúde, através de denúncia oficializada, que poderá convocar o médico para prestar esclarecimentos. Outra instância que deverá ser notificada sobre esse caso é Conselho Regional de Medicina, para que isso não volte a se repetir.  “Se fosse um familiar desse médico queria saber se ele teria a mesma atitude”, reclamavam alguns funcionários solidários com o sofrimento do homem vítima de acidente. (Marcos Eugênio)

CRM-PB notifica médicos sem registro no Hospital Regional de Patos

Quatro profissionais estão exercendo a Medicina ilegalmente, já que não estão registrados no conselho estadual

            O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) instaurou sindicância para apurar a atuação de quatro médicos vindos do Rio de Janeiro que estão trabalhando no Hospital Regional de Patos desde a última segunda-feira (4), mas não têm registro profissional no Estado. De acordo com o Código de Ética Médica, o médico não pode receitar, atestar ou emitir laudos sem a identificação de seu número de registro no conselho regional de medicina onde estiver trabalhando.
Para atuar em outro estado que não o que o médico tem inscrição primária, o profissional deve solicitar, pelo menos, uma inscrição provisória ou fazer seu registro no estado em que esteja trabalhando. “Caso não siga este procedimento, está exercendo a Medicina ilegalmente”, destacou o corregedor do CRM-PB, José Mário Espínola.
            “Os médicos serão notificados e já instauramos o processo de sindicância. Recebemos a denúncia, fizemos a fiscalização e foi constatado que esses profissionais estão trabalhando ilegalmente, já que não solicitaram o registro no Estado em que estão trabalhando”, completou o corregedor do CRM-PB.
            No início desta semana, os médicos da cidade de Patos, no Sertão paraibano, deixaram de realizar os plantões no Hospital Regional, após frustrada negociação com a Secretaria Estadual de Saúde, sobre as precárias condições de trabalho e reajuste salarial. Logo após, foram contratados os médicos do Rio de Janeiro, sem o devido registro no conselho estadual.


Formato Assessoria de Comunicação
Luciana Oliveira = 8831-1556
Kaylle Vieira = 8815-7887

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Diocese celebra Corpus Christi

A festa de Corpus Christi é a ocasião oportuna para de um modo público, em nossas praças e ruas, de testemunhar a nossa fé na certeza da presença real de Jesus na Eucaristia. Esta maravilha tão sublime e elevada, através da qual o Senhor se doa em alimento e remédio para quem o recebe com fé, aconteceu na 5ª feira Santa. Neste dia, Jesus, deu aos apóstolos a grande missão de continuarem a celebrar a Ceia através dos tempos, ordenando: “Fazei isto em memória de mim.”

Na tarde desta quinta-feira (07), a Diocese de Patos realizou o Dia de Corpus Christi,  com uma bonita  Celebração Eucarística na  Matriz de Nossa Senhora de Fátima. A Solenidade foi presidida pelo Administrador Diocesano, Padre José Ronaldo. 

Na homilia Padre Flávio Mamede, pároco da referida matriz, enfatizou: “O mundo vai mal porque faltam adoradores da Eucaristia. O mundo vai mal porque a Eucaristia às vezes não se torna remédio nem antídoto para transformação. O mundo vai mal porque falta Deus nas pessoas“.

Uma multidão de fiéis foi àsruas do centro da cidade de Patos motivados pela presença real de Jesus  na Eucaristia.

Padres da cidade, diáconos, religiosas, ministros extraordinários da comunhão eucarística, membros de vários movimentos, pastorais, serviços e o povo em geral, acompanharam com fé e devoção o carro-andor conduzindo Jesus presente no Santíssimo Sacramento.

 Muitas residências foram ornamentadas para esta passagem de Jesus eucarístico, demonstrando assim o amor e o respeito do nosso povo pela procissão mais importante do ano litúrgico.

No Largo Dom Gerardo, ao lado da Catedral de Nossa Senhora Da Guia, padre José Ronaldo proferiu a bênção do Santíssimo Sacramento, encerrando a solenidade.

Pascom

Cinco pessoas são mortas a tiros em Mangabeira, entre as vítimas quatro mulheres

Quatro mulheres e um homem foram executados na madrugada desta sexta-feira, 8, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. O que chamou a atenção da polícia foi que todas as mulheres estavam com pedras de crack e dinheiro nos seis, além disso uma delas estava com pedras na vagina.

A chacina aconteceu na rua Alfredo Ferreira da Rocha, por trás do Colégio Luiz Ramalho, num prédio onde funcionou a Sucam e que está abandonado sendo usado para o tráfico de droga.

Segundo consta de informações colhidas pela polícia, sete homens em duas motos e um automóvel chegaram no local e executaram as mulheres e o homem com vários tiros.

As vítimas foram identificadas como Maria de Jesus de Melo Machado, 20 anos; Maria Grangeiro da Silva, 27; Jacineide Ferreira da Silva, 32; Jaqueline Roerigues. de idade não revelada e um homem identificado apenas por “Lulinha”. Uma das mulheres estava no quarto mês de gravidez.

O delegado Marcos Paulo Castro esteve acompanhado do perito criminal Ademar Roberto.. 

A chacina acontece 48 horas após o assassinato e esquartejamento de duas mulheres na comunidade Jardim Guaiba, no bairro Funcionários I, também na Capital. Nesse caso a polícia já prendeu os acusados.
 
Cardoso Filho
WSCOM Online

Pastoril Profano apresenta “Um São João Maior que o Mundo”

Foto:jornaldaparaiba
O Maior São João do Mundo, realizado na cidade de Campina Grande/PB, será o grande homenageado da nova temporada da Cia Paraibana de Comédia. O novo espetáculo do Pastoril Profano “Um São João Maior que o Mundo”, será apresentado de 11 a 14 de junho, no Teatro Municipal Severino Cabral, às 20h. Os ingressos já estão sendo vendidos antecipadamente aos preços de R$ 20 (inteira) e R$10 (meia entrada).

“Estamos prestando uma grande homenagem a maior e melhor festa popular junina de repercussão no Brasil, que é o São João de Campina Grande. A  ideia  de  apresentar  nestes  dias  é  exatamente  para fazer parte das comemorações aos festejos juninos, unindo o teatro, o humor e os visitantes que estão chegando à cidade”, comenta o diretor do espetáculo Edilson Alves.

O espetáculo conta a história da eterna disputa dos cordões do Pastoril Profano, representado pelas cores azul e encarnado. Os dois cordões de pastoras, cada um comandado pela Mestra e Contramestra vão interagir com um velho conhecido como Dengoso, mas que toma diversos apelidos, “é uma espécie de bufão, de palhaço de circo, que comanda as jornadas (cantos das pastoras) e se esparrama em piadas, numa atuação que ressalta o histrionismo e a improvisação”, explica o diretor.

Nesta versão as pastoras do cordão encarnado vão ter que disputar com as pastoras do cordão azul quem vai conseguir hastear primeiro a bandeira do santo que seu cordão está representando. Alguns símbolos serão utilizados no espetáculo por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, as comidas típicas e os fogos. Seus diálogos com as pastoras são cheios de duplo sentido e, com o público, puxa discussão, brincadeiras, faz trejeitos e canta canções adaptadas às suas necessidades.

“A tradição diz que pastoril só se apresenta durante os festejos natalinos A gente que fazer diferente, e pensando nisso, que o enredo deste novo espetáculo se desenrola, com muitas simpatias para arranjar casamento, muito forró, concurso para eleger a Rainha do Milho do Maior São João do Mundo, uma quadrilha onde a plateia participa e é claro muito humor e irreverência, marca registrada da Companhia”, diz Edilson.

No elenco estão os atores Adeilton Pereira (Biuzinha), Tia Creuza, Dinarte Silva (Verinha), Sergio Lucena (Irmã Luzinete), Alessandro Barros (a Mudinha), Magali Mel (Billy William), e Edilson Alves (o velho Dengoso).

Nelson Alexandre é responsável pela cenografia, figurinos, iluminação e os adereços desta montagem. Com música ao vivo tocada pela dupla Lourenço Molla na sanfona e Milton Lima no pandeiro. Na técnica estão Wagner Nascimento e Geisa de Lourdes. Produção Giovanna Gondim. Realização Companhia Paraibana de Comédia.

SERVIÇO
Espetáculo: Um São João Maior que o Mundo
Local: Teatro Municipal Severino Cabral
Período: 11 a 14 de junho
Horário: 20h
Ingressos Antecipados: R$ 20 (inteira) e R$10 (meia entrada)
Ingressos no dia (a partir das 18h): R$ 30 (inteira) e 15 (meia entrada)
Realização: Cia Paraibana de Comédia - Pastoril
Contato:
Direção Edilson Alves 9981.6520 / 8831.6521
Produção: Giovanna Gondim 8820.9812 / 9926.6111
(Os jornalistas que desejarem assistir ao espetáculo entrar em contato com a produção  - Giovanna Gondim 8820.9812 / 9926.6111 – para receber o convite). 


Maria Zita

quinta-feira, 7 de junho de 2012

PCdoB reúne pré-candidatos de 27 municípios no Polo de Patos


O Partido Comunista do Brasil  - PCdoB, realiza neste sábado 9, reunião com todos os presidentes do partido e pré-candidatos às eleições de outubro, às 09h da manhã no auditório do Círculo Operário, localizado na Rua Floriano Peixoto, 280 Centro.

Os presidentes PCdoB nos municípios de Patos, Malta, Condado, Vista Serrana, São José de Espinharas, São Mamede, Santa Luzia, São José do Sabugi, Junco do Seridó, Cacimba de Areia, Passagem, São José do Bonfim, Teixeira, Maturéia, Juru, Tavares, Princesa Isabel, Desterro, Livramento, Santa Teresinha, Catingueira, Emas, Olho D’água, Coremas, Cajazeirinhas, Pombal, Jericó, estão sendo todos convidados para participarem da reunião que terá a presença do secretário estadual de organização, Simão Almeida.

O Partido também está convidando todos os pré-candidatos às eleições de 2012 em Patos, para que possam participar da referida reunião.

A pauta da reunião constará de um levantamento das coligações em cada município, o número de pré-candidatos às eleições de outubro, a estrutura de campanha, todas as informações a respeito das convenções que serão realizadas no período de 10 a 30 de junho, como também a legalização dos pré-candidatos junto ao PCdoB.

Para o presidente estadual do PCdoB, José Gonçalves, os pré-candidatos devem demonstrar o seu compromisso desde já para com o partido, participando das reuniões, tendo uma vida orgânica permanente, fortalecendo as suas candidaturas e consequentemente o partido.

Os presidentes e pré-candidatos receberão o manual que trata de todos os passos para as eleições deste ano.

Gonçalves enfatizou que a direção estadual irá acompanhar na prática a eleição em cada um desses municípios, desde a convenção eleitoral até o dia da eleição, 7 de outubro próximo.

Arquivo do blog