Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Jardim Botânico de João Pessoa reabre passeios na segunda-feira

O Jardim Botânico de João Pessoa será reaberto ao público para visitas guiadas em trilhas a partir da segunda-feira (28). O espaço será aberto de terça-feira a sábado, das 8h às 17h. Serão oferecidos passeios ecológicos e oficinas para estudantes, grupos de terceira idade e o público em geral, todos com agendamento prévio. O espaço de preservação ambiental fica localizado na Mata do Buraquinho, na capital paraibana, e é considerado um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do país.

A instituição mantém coleções documentadas de plantas, possui flora e fauna nativas e tem a finalidade de dar suporte a atividades de pesquisa, fomentar a conservação, promover educação ambiental e o lazer contemplativo. De acordo com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente do Estado (Sudema), nesta nova fase o Jardim Botânico passará a receber turistas, pesquisadores e toda comunidade local de forma segura e orientada.

Os visitantes serão guiados nas trilhas por condutores ambientais capacitados. Os percursos abrange quatro quilômetros de extensão em sete das 12 trilhas, todas elas sinalizadas. Algumas possuem uso exclusivo para atividades de pesquisa, segurança e manutenção.

G1PB

Muitas promoções nas matrículas da Cultura Inglesa

Foto:Marcos Eugênio
A Cultura Inglesa já iniciou seu período de matrículas, agregando a estas várias promoções, com descontos que variam de acordo com o mês em que são feitas. Além dos atrativos dos descontos os alunos podem ganhar um tablet, computador de mão de muita serventia e praticidade, que se tornou verdadeira coqueluche do momento em se tratando de equipamentos de informática.
Para o mês de dezembro o aluno tem 20% de descontos na matrícula e recebe três cupons para concorrer ao tablet. Quem realizar a sua em janeiro receberá bonificação de 15% e dois cupons e em fevereiro 10% de descontos e 1 cupom. No ato da matrícula o aluno também recebe uma camisa da escola.
A Cultura Inglesa, que agora possui área de lazer com piscina, oferece curso para crianças, a partir dos três anos, fazendo uso de uma metodologia bastante lúdica; para adolescentes e adultos. Segundo Lynn Amanda Medcraft, diretora administrativa, há uma série de promoções na mensalidade do curso regular para adultos. Maiores informações pelo fone 3421-2656.  

Municípios da regional Patos mobilizados para vacinar 35 mil animais

Foto:Google imagens
A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal tem seu dia D neste sábado 26. Mas os 24 municípios que compõem a 6ª Regional de Saúde há dias iniciaram os trabalhos para que as metas preconizadas pelo Ministério da Saúde sejam atendidas, qual seja, é imunizar no mínimo 80% dos animais (cães e gatos). É o caso de São José do Bonfim, que já atingiu 83% e espera fechar os 100% neste sábado.

Nesses 24 municípios estima-se que existam aproximadamente 41.300 cães e gatos. A primeira parcial do resultado da vacinação será divulgada amanhã às 16h. Os municípios devem enviar os dados ao setor de imunização até às 15h30. As outras parciais acontecem nos dias 1º, 8 e 15  de dezembro. O resultado final será em 22 de dezembro. Na regional Patos, em 2010, o índice geral não foi atingido, ficando em 72,5%, inferior aos 80% recomendados pelo MS.

Em toda a Paraíba a estimada é que existam 498 mil cães e 190 mil gatos. As constantes campanhas têm contribuído para a redução das notificações de raiva animal no Brasil, sendo bastante importante a participação da população, levando seus animais aos postos de vacinação.

Existe a recomendação da 6ª GRS para que os vacinadores que por ventura venham a ser agredidos por algum animal durante o período da campanha, para que anotem nome e endereço do proprietário e manter o animal em observação durante dez dias e não fazer o tratamento imediato.

Nova diretoria da Associação Comercial de Patos é empossada

Marcos Eugênio



Foi empossada na noite desta quinta-feira 24 a nova diretoria da ACIAP – Associação Comercial e Industrial de Patos, com a recondução pela sexta vez na presidência do senhor Osvaldo Mota. 

Após saudar os presentes Mota falou da satisfação de compartilhar com os demais componentes da diretoria essa responsabilidade de lutar pelo crescimento do comércio de Patos, de novos desafios que virão. Também citou a necessidade que há de uma renovação, de que outras pessoas despertem o interesse de assumir a direção da ACIAP.

Enalteceu a importância dos parceiros, a exemplo do Sebrae, CDL, dentre outros e reclamou do número reduzido de sócios na cidade de Patos. “Precisamos ampliar nosso quadro de sócios. Pelo universo de empresas aqui instaladas temos hoje apenas 300 sócios”, lamentou.

O gerente regional do Sebrae, Aldo Nunes, saudou a nova diretoria e empresários presentes à solenidade. Fez um registro sobre a importância da ACIAP para Patos e região e de um projeto do Sebrae para 2012, de incremento ao comércio local, bem como da retomada de uma radiografia das atividades econômicas desenvolvidas em Patos.

O presidente da OAB seccional Patos, Alexandre Nunes, em sua fala, fez elogios à atuação de Osvaldo Mota a frente da Associação Comercial. Antes do coquetel, o presidente da ACIAP agradeceu a todos e informou que em fevereiro terá início mais uma campanha do comércio, que visa ampliar as vendas, dar maior fôlego à economia patoense.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

68 homicídios de mulheres e 55 estupros na Paraíba este ano

De acordo com dados de jornais impressos e on line, coletados pelo Centro da Mulher 8 de março e pela da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh)  de janeiro a outubro, ocorreram 68 homicídios de mulheres e 55 estupros na Paraíba. Os dados revelam uma estimativa dos índices de violência contra a mulher, uma vez que nem todos os crimes são noticiados em jornal, sobretudo os estupros.

Para discutir sobre a implantação de ações de caráter preventivo e educativo e políticas públicas o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES) e a Semdh realiza nesta quinta-feira (24) e sexta (25) o Seminário Estadual da Rede de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência, no Hotel Ouro Branco, João Pessoa. O evento acontece no “Dia Internacional de Luta contra a Violência à Mulher”, data celebrada em todo o mundo em 25 de novembro.

O objetivo do seminário é trabalhar os desafios e as estratégias da Rede de Atendimento Estadual às Mulheres e Adolescentes em Situação de Violência e apresentar o fluxograma estadual de atendimentos, além de difundir a Lei Maria da Penha.

O seminário é voltado para os profissionais dos serviços de referência e atenção às mulheres vítimas de violência, hospitais regionais, Creas, Cras, Deams, Defensoria Pública, Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar, Promotoria de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar,  Ceav, Cravim, FAC, Cendac, Fundac, Câmara Temática de Enfrentamento as Mulheres e Adolescentes em situação de Violência e conselhos tutelares.

Capacitação – De setembro a novembro deste ano, a Semdh e a SES realizaram oficinas nos municípios de Patos, Guarabira, Cajazeiras, Sousa, Monteiro e Santa Luzia para implementar a assistência às mulheres vítimas de violência doméstica sexual nos hospitais regionais e maternidades.

Cerca de 266 profissionais participaram da capacitação, entre médicos obstetras, enfermeiras, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogas, instrumentadoras do bloco cirúrgico, enfermeiras da UTI, estudantes de enfermagem, gestores das maternidades. Neste mesmo período também foram realizadas reuniões nos municípios sedes das regionais de saúde, com foco na capacitação dos profissionais da rede de atendimento às mulheres vitimas de violência.
Ainda como ação de governo, o governador Ricardo Coutinho lançou uma linha de crédito especial para mulheres no Empreender Paraíba,  incluindo o apoio a mulheres em situação de violência doméstica e sexual que estão sendo atendidas pelos serviços da rede de atenção. Foram priorizadas ações para enfrentamento a violência contra a mulher na contrapartida solidária de vários municípios que assinaram o Pacto Social com o governo do estado, a exemplo de capacitações com profissionais de CRAS e de PSF para abordagem a violência contra a mulher. Também foi realizado um convênio entre o governo do estado e a prefeitura de João Pessoa, que ampliou o atendimento do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, de João Pessoa para os municipios de Conde, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo.
Outras ações da SEMDH em 2011:
  • Implantação da Casa Abrigo Estadual Aryane Thaís;
  • Dinamização da Rede Estadual de Atenção as Mulheres, Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica Sexual (Reamcavs);
  • Reunião com os serviços de atendimento a mulher, adolescentes e crianças vitimas de violência em Campina Grande (Ceav, Conselho dos Direitos da Mulher, Delegacias da Mulher, Gemol, Hospital de Emergência e Trauma Maternidade Elpídio de Almeida Creas, Cras, PSFs, unidades básicas de saúde, Caps, Hospital Universitário, Casa Esperança, Casa da Mulher, Delegacia de Repressão aos Crimes contra a criança e o adolescente, Delegacia da Pessoa Idosa, Grupo de Estudos Flor e Flor/UEPB), para a definição do fluxo de atendimento e a constituição da rede de atenção às mulheres vitimas de violência.
  • Atualização do fluxo de atendimento estadual às mulheres e aos adolescentes vítimas de violência e do protocolo de atendimento a vítimas de violência sexual junto com a SES.

Paulo Cosme

SINFEMP intensifica reuniões com servidores de Patos


O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, intensificou as reuniões da entidade com os servidores públicos municipais de Patos.

No dia 30 deste mês, às 16h, acontece assembléia geral com todos os professores do município, onde na oportunidade estará sendo discutido o rateio do FUNDEB de 2010, no valor de R$ 376.000,00, além da discussão sobre a ação da correção do piso nacional da categoria, no período de janeiro de 2009 a janeiro de 2012.

Os professores devem levar cópias dos contracheques de janeiro de 2009, janeiro de 2010, outubro de 2011, além do CPF, Identidade, Portaria de Nomeação e da Carteira do SINFEMP.
Segundo Gonçalves, os entendimentos estão sendo mantidos e a entidade convidará o prefeito Nabor Wanderley, como também o secretário de Educação, José Francisco de Sousa (Zeca), para que possam apresentar uma proposta de rateio do FUNDEB e demais reivindicações da categoria. “Esperamos deles uma proposta para o pagamento do rateio do FUNDEB para os professores do quadro efetivo que estão no exercício da função”, disse Gonçalves.

Além dos professores, mais duas assembléias serão realizadas, sendo no dia 2 de dezembro, sexta-feira, às 16h, com os servidores da saúde; no dia 3, mesmo horário, com os demais servidores municipais e no dia 4, domingo, às 09h da manhã, com os aposentados e pensionistas do Patos Prev. Todas as assembléias serão realizadas no auditório da Associação Comercial de Patos. 

“Estamos pedindo que todos esses associados levem a documentação para as assembléias, contracheque de outubro de 2011, CPF, Identidade, Carteira do SINFEMP e Portaria de nomeação, pois o que for possível resolver no diálogo melhor, do contrário teremos que entrar com ações na justiça para atender a demanda de todos os associados à entidade”, acrescentou o presidente do SINFEMP.

População de Quixaba abraça campanha de vacinação antirrábica


Com o intuito de proteger a população canina e felina contra a raiva, a secretaria de saúde deu início à campanha de vacinação anti-rábica, que acontece desde anteontem (22/11) indo até o dia 29/11 na zona rural, onde os agentes farão visitas de casa em casa, sendo este sábado 26 destinado ao “Dia D” na zona urbana.

A meta de vacinação já vem sendo atingida no município há cinco anos, e de acordo com o secretário de saúde a previsão é que desta vez não será diferente.

“É necessário que tenhamos uma atenção especial também com os nossos animais; porque animal saudável também significa qualidade em saúde para a população humana. Por isso, é importante que cada pessoa traga seu bicho de estimação para ser imunizado, protegendo assim toda a sua família”, disse José Segundo, secretário de Saúde.  

Amanda Pereira

São José de Espinharas realiza II Integrajovens da Paraíba

Neste sábado, dia 26, o município de São José de Espinharas será sede do II Integrajovens da Paraíba. O evento reunirá mais de 10 municípios com o objetivo de dar continuidade à troca de experiência dos jovens e dos seus orientadores do Programa Projovem Adolescente de São José de Espinharas e das cidades convidadas. O evento serve como estratégia para elevar a autoestima e a participação destes aos serviços socioeducativos como forma de inclusão social.
O evento, que tem total apoio da prefeitura municipal, através de seu gestor Ricardo Wanderley, oferecerá uma programação diversificada com apresentações culturais, atividades esportivas, desfiles e apresentações musicais, contando inclusive com um Dj para animar os participantes.
Segundo a secretária de assistência social do município, Célia Sulpino, a realização desse encontro é extremamente positivo no tocante a integração, troca de experiências e promoção do lazer e diversão para os usuários do Projovem.
  A programação terá inicio a partir das 7h30 com a abertura oficial do evento e se estenderá durante todo o dia, culminando com um momento de confraternização no Espinharas Tênis Clube.
Ainda, durante o evento, será apresentado o logotipo criado em homenagem ao cinquentenário de emancipação política do município de São José de Espinharas, marcando assim o inicio das comemorações que se estenderão de forma sistemática até o dia 25 de dezembro, data em que o município completa 50 anos de emancipação. 

Arquivo do blog