Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 15 de agosto de 2015

Dia D de vacinação contra a paralisia infantil acontece neste sábado (15) em todo o país

Ministério da Saúde espera vacinar 12 milhões de crianças de seis meses a menores de cinco anos, até 31 de agosto
Foto: www.videira.sc.gov.br
Mais de 100 mil postos de vacinação funcionarão neste sábado (15) para garantir a proteção de crianças contra a paralisia infantil. Além das salas de vacinação nas unidades de saúde, o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite terá postos volantes em escolas, praças e outros locais públicos. Até o dia 31 de agosto, o Ministério da Saúde espera vacinar, pelo menos, 12 milhões de crianças na faixa etária de seis meses a cinco anos incompletos, o que representa 95% do público-alvo.
Além da proteção contra a paralisia infantil, a campanha será a oportunidade para colocar a vacinação em dia. Para isso, é fundamental que os pais levem a caderneta  das crianças para ser avaliada. As vacinas em atraso podem ser administradas, na hora, pelo profissional de saúde.

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembra que, apesar do Brasil não apresentar casos da doença desde 1990, é importante dar continuidade à imunização das crianças, para evitar que a poliomielite volte a circular no país. A doença foi erradicada em 1994.

“Nos últimos dois anos, a doença infectou pessoas em nove países, da África e Ásia, por isso é extremamente importante seguir a orientação da Organização Mundial da Saúde e vacinar o máximo possível de crianças. Vamos aproveitar também para colocar a caderneta das crianças em dia com a atualização de outras vacinas", reforçou Chioro.

Com a campanha de atualização, o Ministério da Saúde busca aumentar a cobertura vacinal e diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas, além de reduzir as taxas de abandono. Serão disponibilizadas vacinas contra tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, varicela, meningites, febre amarela, hepatites, difteria e tétano, entre outras.

Crianças que nunca foram vacinadas contra a poliomielite não receberão as gotinhas na campanha. Por estarem iniciando o esquema vacinal, elas devem ser imunizadas com a vacina inativada poliomielite (VIP injetável), aplicada aos dois e quatro meses de vida. Já aos seis meses, a criança deve receber uma dose da vacina oral e outra de reforço aos 15 meses (confiram tabela abaixo).

A campanha nacional conta com uma infraestrutura composta por mais de 100 mil postos espalhados por todo o país, 350 mil profissionais de saúde e 42 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais).

APLICATIVO – O Ministério da Saúde disponibiliza o aplicativo Vacinação em Dia para facilitar o gerenciamento das cadernetas de vacinação para toda a família. A ferramenta é uma forma fácil de acompanhar o calendário de vacinação de crianças e adultos, marcando a data da imunização e agendando a próxima. Estão disponíveis informações sobre todas as vacinas ofertadas pelo SUS e o usuário poderá cadastrar até 10 carteiras de vacinação.
O aplicativo tem também a função de lembrete, com notificações sobre as campanhas sazonais de vacinação. É possível calcular ainda, a partir da inserção da primeira vacina no calendário, quando o usuário deve comparecer ao posto para uma nova imunização. Os calendários de vacinação cadastrados no aplicativo Vacinação em Dia também podem ser enviados via e-mail para impressão. A ferramenta funciona em tablets e smartphones, que utilizem sistemas operacionais iOS e Android.

Com o slogan “Você é o protetor do seu filho”, a campanha publicitária já está sendo veiculada desde domingo (9). As peças mostram a responsabilidade dos pais de levar as crianças para serem vacinadas. Até o dia 31 de agosto, as mensagens serão veiculadas na TV aberta e fechada, rádio, internet, redes sociais e aplicativos de mobile.

SEGURANÇA - A vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenção é a vacina. Ela é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Já, para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a imunização é indicada.
POLIOMIELITE - O Brasil está livre da poliomielite desde 1990 e, em 1994, o país recebeu, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a Certificação de Área Livre de Circulação do Poliovírus Selvagem em seu território. Entretanto, nove países registraram casos em 2014 e 2015. Em três países - Nigéria, Paquistão e Afeganistão - a poliomielite é endêmica. Nos outros seis (Somália, Guiné Equatorial, Iraque, Camarões, Síria e Etiópia) os casos registrados da doença foram decorrentes de importação do poliovírus selvagem. Por isso, a vacinação é fundamental para que casos de paralisia infantil não voltem a ser registrados no Brasil.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

O Brasil é referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS) garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde, de todo o país, 17 vacinas que integram o Calendário Nacional e combatem mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias.

Esquema sequencial de vacinação contra a poliomielite
 
 Idade
Qual a vacina
2 meses
Vacina inativada poliomielite – VIP
4 meses
VIP (injetável)
6 meses
Vacina oral poliomielite – VOP
15 meses
VOP (reforço)

Por Carlos Américo e Camila Bogaz, da Agência Saúde

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

‘Meu Presente é ter Futuro’ deve atender mil crianças e adolescentes em 2016


Toinho Marques

Um dos projetos de cunho social mais bem-sucedidos do município de Patos, ‘Meu Presente é ter Futuro’, que atende um público infantojuvenil de 8 a 16 anos com práticas esportivas, deve iniciar 2016 com cerca de mil matriculados, segundo previsões de Toinho Marques, secretário ajunto de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, com a inauguração de duas praças, a do Bivar Olinto e a do Noé Trajano, espaços que oferecerão áreas para a prática esportiva.

‘Meu Presente é ter Futuro’ vai além da oferta das modalidades esportivas de futebol, futsal e vôlei. Seu significado é amplo e visa, dentre outras coisas, revelar atletas, manter a criança em sala de aula, contribuindo para a melhoria no índice de aprendizagem, vivência em coletivo, maior interação em comunidade e harmonia na família.

Hoje 700 crianças e adolescentes participam do projeto. Para a modalidade de futebol os alunos dispõem de 7 escolas, que serão ampliadas para dez, todas localizadas na periferia da cidade. O município investe (recursos próprios) algo em torno de R$ 100 mil por ano, usados com alimentação, nos três dias de aulas semanais, com material esportivo e pagamento de quatro professores, três monitores e oito estagiários.

“A gente já tem relatos das escolas nas quais melhorou a frequência desses alunos, o comportamento deles em casa, menos agressivos, mais calmos e concentrados. Havia crianças que não frequentavam mais a escola e com o projeto, do qual só participa que estiver matriculado na rede municipal e ser assíduo, voltaram a estudar. O projeto resgata a cidadania”, explicou Toinho marques.

Nas aulas de sábado no Estádio José Cavalcanti, os pais acompanham seus filhos, já que no meio de semana é quase impossível devido trabalharem. 

Marcos Eugênio

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Patos ganha a primeira Estação Juventude da Paraíba






A cidade de Patos ganhou na noite desta quarta-feira a primeira Estação Juventude da Paraíba, uma parceria do município com o Governo Federal, que mandou o representante Marcelo Luz, da Secretaria Nacional da Juventude, para a solenidade. O evento contou com a presença da prefeita Francisca Motta, Nadi Gerlani, presidente da Câmara Municipal Casa Juvenal Lúcio de Sousa, do secretário executivo de Juventude e Lazer de Patos, Marcelo Lima, dentre outras autoridades municipais e populares do bairro São Sebastião, que recebe essa importante ação que visa a socialização e inclusão social de muitos jovens.

Com grafismo na parte interna do artista Breno, retratando pessoas em situação de risco, o espaço Estação Juventude permitirá aos jovens vivenciar diversas atividades, como participar de cursos, oficinas de música, dança, dentre outras modalidades, que visar resgatar autoestima e incluí-los socialmente. O representante do Governo Federal, Marcelo Luz, destacou a importância desse equipamento para a política nacional de desenvolvimento da juventude. “Esse projeto vem de 2013 e um dos estados que já apresentam bons resultados no Nordeste é a Bahia, com boas iniciativas trabalhadas com os jovens”, disse ao pbnoticias.

O secretário executivo da Juventude e Lazer de Patos, Marcelo Lima enalteceu essa conquista para Patos e dos resultados positivos para os jovens e suas famílias. “Pensar no jovem é pensar no futuro”, disse Lima, citando outras importantes ações que acontecem em Patos para dar segurança e vida digna ao público alvo da Estação, como o CIE – Centro de Incentivo ao Esporte, praça de skate, a Concha Acústica, o Teatro Ernani Sátyro, que está em construção. “Neste dia 12, quando comemoramos o Dia Internacional da Juventude, a gente parabeniza todos os jovens que lutaram para garantir seus direitos e aqui está a prova de um, com esse equipamento importante para seu crescimento enquanto cidadãos”, enfatizou.

A prefeita Francisca Motta falou da importância da participação do jovem nas tomadas de decisões para melhorias da vida de seu município. Sobre a Estação frisou que será um espaço para os jovens dialogarem, se socializarem, promoverem encontros marcantes para a cidade de Patos. “Patos é o primeiro município do Estado a receber esse projeto. Isso é sinal de amor, de compromisso com o jovem. Sinto-me orgulhosa de fazer parte dessa gestão de trabalho que ficará marcada na história de Patos pela valorização que temos de dar possibilidade de uma vida mais digna e de inclusão para os jovens”, comentou Francisca Motta.

A inauguração da Estação Juventude, aberta com apresentação da Filarmônica 26 de Jujlho, foi encerrada com a participação da banda de rock Fralda Cheia, de Patos.

Hospital Regional atende 144 pessoas de Patos vítimas de acidentes de trânsito no mês de julho




Dos 348 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito realizados pelo Hospital Regional de Patos no mês passado (julho), 322 foram relacionados a acidentes com moto e 26 por automóveis. Desse total 144 foram de Patos. Os números continuam impressionando pelo quantitativo elevado e preocupante. Diariamente cerca de 18 pessoas dão entrada na sala instalada na Gerência Regional de Saúde, vizinho ao Regional, no seguro DPVAT - Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, na busca pelo reembolso (indenização) por acidente, morte ou invalidez.

Na escala dos municípios com maiores índices de acidentes, depois de Patos, estão: Teixeira (16), Coremas (15), Condado e Malta, ambos com 13. Mês passado 6.161 receberam atendimento no HRP. Na urgência foram 2.012 e consultas 2.157. Na urgência 19 pessoas foram atendidas vítimas de arma de fogo e 12 por faca. Outro número que chama atenção é o de queda de mesmo nível, geralmente ocorre dentro de casa envolvendo em sua grande maioria idosos. Já acidentes com animal raivoso foram 20. Outras três pessoas foram socorridas tendo como causa tentativa de suicídio.

O HRP realizou 661 internações mês passado, 490 oriundos da urgência. Dos 322 acidentados por moto 49 precisaram de internação. Em julho pacientes de 88 municípios precisaram dos serviços do Regional. Dos 6.161 procedimentos, 3.645 foram de Patos. Por ser referência em média e alta complexidade, o Janduhy Carneiro também recebe com certa frequência pacientes de outros estados, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

No tocante aos procedimentos cirúrgicos em julho, aconteceram 225. Mais de 50% (134) foram cirurgias ortopédicas, tendo como responsáveis diretos os acidentes envolvendo motociclistas. As cirurgias gerais somaram 47, bucomaxilo (22), vascular (20) e duas de urologia.


Marcos Eugênio (assessoria)

Arquivo do blog