Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 22 de março de 2008

Dengue e responsabilidade social


Um tal mosquitinho denominado Aedes egypti a cada dia que passa se torna mais famoso no Brasil. Uma simples picada sua, caso esteja infectado, pode deixar a pessoa até quinze dias acamada, sofrendo um Deus a acuda, ou até mesmo a morte em poucas horas, caso não haja o socorro a tempo. Os hospitais que atendem pelo SUS, que já possuem um atendimento precário, revelam o quadro em que se encontra a doença no País. Diariamente os telejornais, mídia impressa, falada, internet dão destaque para a doença da moda.
Se analisarmos bem as estatísticas assustadoras de casos da doença no Brasil, só no Rio de Janeiro já são mais de 32 mil confirmações, podemos dizer com total certeza que o combate ao mosquito, da forma que vem sendo feita, a guerra jamais será vencida. Não adianta colocar agentes de endemias nas ruas, chamar Exército, Polícia para ajudar nessa luta se a sociedade não abraçar a causa. Cada cidadão pode ser vítima e ao mesmo tempo agente causador da proliferação do mosquitinho de hábitos diurnos e que adora sombra e água fresca. Vigiar é a palavra chave. Se em cada residência a família tomasse as medidas preventivas, não deixando caixas dágua, baldes, tonéis e outros vasilhames destampados, seguindo todas as recomendações do setor de epidemiologia de sua cidade, daria para comemorarmos queda brusca no índice de infestação predial e dificultaria a transmissão da doença.
Em Patos a campanha tem que tomar um direcionamento diferente, mais consistente e abrangente. Vale lembrar que bem peertinho da gente a dengue hemorrágica já vem fazendo vítimas e é questão de tempo para que o vírus tipo três, causador da dengue hemorrágica se instale no nosso município, que está infestado do mosquito. Pelo menos estou com a consciência tranqüila que estou fazendo minha parte. Cabe a cada um arregaçar as mangas e comprar a briga. A campanha tem que ir para as casas, escolas, igrejas e ruas de Patos o quanto antes, sempre lembrando da importância da responsabilidade social de cada cidadão.

foto:Fiocruz

SUS gasta mais de R$ 300 milhões no tratamento de doenças causadas pelo tabagismo


A rede pública de saúde gasta mais de R$ 300 milhões por ano em tratamentos de doenças relacionadas ao tabagismo. Um estudo da pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Márcia Pinto mostra que além dos gastos do sistema de saúde, há também gastos previdenciários. Grande parte das pessoas que têm doenças causadas pelo fumo estão em idade economicamente ativa, mas algumas delas estão impossibilitadas de trabalhar por consequência das doenças. “Quem tem uma doença causada pelo tabagismo, como câncer de pulmão, às vezes está inabilitada para o trabalho ou aposentado precocemente e o governo tem que pagar essa aposentadoria.
A carga econômica do tabagismo para o Sistema Único de Saúde (SUS) é muito alta”, explicou. De acordo com o estudo de Márcia, os pacientes na faixa dos 35 a 60 anos de idade foram os responsáveis pelos maiores custos. “Justamente na idade produtiva”, disse. A pesquisadora sugeriu medidas que devem ser tomadas pelo governo para diminuir os custos com doenças causadas pelo tabagismo. Entre elas está o aumento do preço do cigarro, que, segundo a pesquisadora, é um dos menores do mundo. Outra sugestão foi aumentar o número de locais fechados nos quais não se pode fumar “para proteger os fumantes passivos”. Por fim, ela sugeriu um maior número de ações educativas de prevenção.

Último Segundo
foto:kiminda.wordpress.com

Jovem de 19 anos morre afogado em São Bentinho



Todos os anos a história se repete no período de inverno no Sertão paraibano. Logo que começam a subir os níveis de água dos reservatórios aparecem as primeiras vítimas de afogamento. Muitas das vezes os afogados haviam ingerido bebida alcóolica, uma combinação nada aconselhável. Ontem a estátística aumentou com a morte de Kelson Leite Monteiro, de 19 anos, se estava com seus familiares próximo a um açude de propriedade de sua família, no município de São bentinho-PB, quando, ao mergulhar não conseguiu mais retornar à superfície. O desespereo tomou conta de seus familiares, que acionaram o Corpo de Bombeiros de Patos, que encontrou o cadáver, depois de muitas buscas.

Dicas do Corpo de Bombeiros

Evite nadar sozinho.

Não tome bebida alcoólica antes de entrar na água.

Não se afaste da margem.

Não salte de locais elevados para dentro da água.

Não tente salvar pessoas em afogamento sem estar devidamente habilitado.

Prefira lançar flutuadores para salvar pessoas ao invés da ação corpo a corpo.

Identifique nas proximidades a existência do salva-vidas e permaneça próximo a ele.

Evite brincadeiras de mau gosto como os conhecidos "caldos".

Evite navegar com carga em excesso.

Somente conduza embarcações se for habilitado.

foto:arquivo net

Violência no lar: filho agride pais

A Polícia Militar conseguiu prender na cidade de Maturéia na noite de ontem Adelson Félix Farias. Em plena sexta-feira Santa, quando o mundo pára para lembrar o martírio vivido por Cristo na curz, Adelson praticou crime de lesão corporal gravíssima contra seus genitores, Misael Farias, de 63 anos e Creuza Félix Farias, de 51. De acordo com informações passadas pelos vizinhos, os três discutiam e de repente o acusado começou a agredir seus pais. Os visinhos resolveram entrar na casa e lá encontraram o casal ao chão, enquanto que Adelson já havia fugido. De imediato os feridos foram socorridos ao Hospital Regional de Patos, sendo que o senhor Misael, que teve fraturas no braço direito e apresentando hematomas na cabeça, foi encaminhado ao Antônio Targino, Campina Grande. Dona Creuza se necontra em recuperação no Regional de Patos.
O Pelotão da PM de Teixeira, logo após ser acionado, saiu em diligência e conseguir deter Adelson em Maturéia, que foi entregue ao delegado plantonista para que tomasse as devidas providências para deixá-lo em cana.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Carro cai de ponte e mata quatro pessoas de uma mesma família

A chuva que os últimos dias chegou na Paraíba provocou uma tragédia na noite de ontem, dia 20, no agreste paraibano. Quatro pessoas de uma mesma família morreram - três crianças e uma mulher - após o carro em que estavam cair de uma ponte na PB-148 no trecho que liga as cidade de Queimadas e Boqueirão.
Segundo informações, o carro envolvido na tragédia e mais outros dois esperavam o volume de água da ponte baixar para poder passar. Quando isto ocorreu, os dois primeiros veículos conseguiram passar, mas quando chegou a vez do terceiro, a ponte desmoronou.
O carro foi arrastado por vários metros. Um dos corpos foi encontrado a um quilômetro de distância do local da tragédia.
No carro estavam ainda dois homens e mais uma criança, que escaparam ilesos. A criança foi resgatada em cima de uma árvore, em estado de choque.
onorteonline

quinta-feira, 20 de março de 2008

Arquitetura de Patos em exposição




Memorial Urbano e Arquitetônico de Patos. Este é o título da nova exposição fotográfica do eclético jornalista Misael Nóbrega. Seu olhar atento e sensível para o cotidiano, a história e cultura de nossa cidade vem à tona mais uma vez para alegrar nosso espírito de amor à Morada do Sol. A exposição, aberta no último dia 17, fica em cartaz no centro Cultural Amaury Carvalho, na Praça edivaldo Mota até 31 deste mês. Imperdível.
Foto: Misael Nóbrega

Equipes de Patos se dão mal na 3ª rodada do segundo turno

Nacional e Esporte de Patos tiveram baixa rendimento e não conseguiram vencer seus jogos na noite de ontem. O Verdão enfrentou o Botafogo da Capital, em João Pessoa e perdeu de goleada, 4x2. Já o Esporte recebeu o Treze de Campina Grande no José Cavalcanti e não passou de um empate de 2x2, numa noite de muita chuva. A situação do Patinho é complicada e a cada dia se aproxima mais ainda da segundona, algo que está tirando o sono dos torcedores mais apaixonados.
Nacional fará na seqüência quatro partidas dentro de casa: Campinense, Sousa, Esporte e Treze. Vencendo esses jogos praticamente assegura sua participação no quadrangular do segundo turno. Sua participação no turno termina jogando com o Atlético de Cajazeiras e depois Queimadense, ambos fora de casa.
Já o Esporte tem pela frente, na seqüência: Sousa (Marizão), Botafogo (Almeidão), Nacional, Desportiva (Sívio Porto), Cruzeiro (José Cavalcanti), Campinense (José Cavalcanti).
Foto:garimpandopalavras

quarta-feira, 19 de março de 2008

Professores têm aumento de 27%


Com a proposta de aumento para os professores de 27% oferecida pelo prefeito Nabor Wanderley na manhã de hoje, em reunião com a categoria, o percentual concedido de 2005 aos dias atuais para os docentes chega a 82%, algo considerado bastante positivo pelo presidente do Sinfemp – Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, que enalteceu a forma democrática com que Nabor vem dialogando com os servidores. “Nesses quatro anos conseguimos importantes vitórias na luta salarial. Sem contar da transparência com que os recursos do Fundeb estão sendo aplicados”, disse Gonçalves, após a categoria ter aceitado o percentual oferecido pelo governo municipal.
Sinfemp discute outras propostas
Hoje o prefeito de Patos recebeu uma comissão do Sinfemp, que vem discutindo com o chefe do Executivo Municipal uma pauta de 20 reivindicações. O assunto do encontro foi o reajuste salarial. Nabor ofereceu aumento de 27% retroativos a janeiro deste ano. No próximo pagamento os professores já receberão novo piso e as diferenças de janeiro e fevereiro serão quitadas em 15 de abril e 15 de maio. No próximo dia 02 o Sindicato realiza uma assembléia para discutir outras propostas contidas na pauta de reivindicações, como a que pede o plano de ascensão funcional para os profissionais do Magistério; construção do conjunto habitacional; pagamento de precatórios referentes a 1996 a 1999; retorno dos qüinqüênios para professores aposentados e pensionistas; concurso público para diversos servidores da educação, dentre outros.
Nabor explicou que mais uma vez apresentou de maneira transparente números das receitas municipais, mostrando o quanto a Prefeitura poderia conceder de aumento aos professores. “Foi o máximo que podemos chegar em se tratando contraproposta para o reajuste dos professores”, comentou o prefeito de Patos. Lembrou do ganho real dos professores durante sua administração, 82%, o que representa a importância dada aos educadores, classe de grande importância para o desenvolvimento do Município.
Nessa reunião de hoje ficou decidido que o menor salário pago aos professores, especialmente os contratados, não será menor que o mínimo nacional. Nabor elogiou a organização dos professores, a luta que eles têm empreendido por melhores salários, bem como melhores condições de trabalho, sempre mantendo um canal de respeito e diálogo com a Prefeitura.
fonte: Assessoria
Foto:Sinfemp

Funes realiza exposição sobre Procisão dos Homens


Com a Missão de Integrar a comunidade as manifestações culturais, a Fundação Ernani Satyro, realizará exposição sobre a Procissão dos Homens, expondo várias fotografias que contam a evolução histórica deste evento singular que vem acontecendo em Patos desde o início da década de 50, onde os homens transportam toda quinta-feira santa a partir da meia noite, o andor do senhor Morto da igreja da Conceição para a Matriz Diocesana.
A exposição será no dia 20 de março, quinta-feira santa a partir das 20:30h em frente a Igreja da Conceição no centro da cidade de Patos.
Na oportunidade a FUNES estará distribuindo um folheto contando toda a trajetória da procissão, inclusive com fotos dos fundadores, dos assíduos freqüentadores, a saída da Conceição, passando pelas principais avenidas da cidade, até a chegada na catedral de Nossa Senhora da Guia, quando acontece o ponto alto do cortejo religioso, com a retirada das relíquias pelos os participantes.

Assessoria
Foto:arquivo Glauber Alves

Policias da 2ª Seção da PM capturam foragido


Policiais militares do Serviço de Inteligência do 3º BPM, dando cumprimento ao Mandado de Prisão expedido pela Exmª Srª Drª Juíza de Direito da 1ª Vara Comarca de Patos-PB, prenderam no Conjunto Noé Trajano, nesta cidade de Patos-PB, Lucas Lima Caetano, o referido foi entregue a Guarnição PM e foi encaminhado ao Presídio da cidade para as providências cabíveis. O acusado era fugitivo da justiça local a cerca de cinco meses.

Fonte:3bbpm.blogspot.com

Saidinha de banco rende R$ 2 mil a ladrão em Pombal


A recompensa por uma gratidão saiu caro para a dona-de-casa Maria de Jesus de Almeida, que mora em Pombal. De acordo com o que ela contou na manhã desta terça-feira (18), quando esteve na redação da rádio LIBERDADE 96 FM, o fato aconteceu na tarde de segunda-feira, na agência do Banco do Nordeste, quando a sua irmã, Núbia foi realizar um depósito de mais de R$ 2 mil, referente ao pagamento de um empréstimo, junto ao CrediAmigo.
Segundo relato da vítima, ao perceber que estava faltando uma pequena quantia para completar o valor, Núbia ia retornando para casa, quando, próximo da saída do banco, chocou-se com um homem e fez cair um envelope, pertencente ao mesmo. Ela apanhou o objeto e se dirigiu ao dono, informando do que aconteceu. “Ele agradeceu à minha irmã por ter lhe devolvido o envelope e disse que era muito importante, e como recompensa pela gentileza de Núbia ia lhe presentear com uma sandália e a quantia de R$ 50”, contou Maria de Jesus, à reportagem.
Porém, para que a vitima fosse comprar a sandália, o bandido pediu para que ela lhe entregasse a bolsa que portava, onde estava o dinheiro, “como garantia”, e quando ela retornasse, ele a devolveria. Ela, confiando na conversa do estelionatário, aceitou a proposta e saiu do banco, deixando a bolsa. Instantes depois, ao retornar, Núbia percebeu que o “generoso” já não estava mais no local e que acabara de cair em um golpe, que já foi aplicado em muitas pessoas, em todo Brasil. Ela procurou a delegacia de polícia civil para registrar a queixa, mas até o momento não há pistas do acusado.

foto:www.mundodastribos.com
fonte: III BPM

Cresce violência no campo

A Polícia foi acionada para um crime ocorrido na zona rural. Desta vez o lugar foi o Sítio Saco, no Município de Igaracy. Dois elementos encapuzados e armados de espingarda teriam invadido a residência do Sr. Geraldo José, de onde roubaram um aparelho de DVD e uma bolsa contendo os documentos da esposa da vítima. Não satisfeitos com isso, danificaram um aparelho de som e a televisão, depois fugiram sem deixar pistaas do destino. Ao tomar conhecimento o policiamento deslocou-se até o local e efetuou diligência, mas como não tinha nem uma pista, não teve êxito, e informou ao COPOM da 3ª CIA PM, delegado e ao superintendente.
garimpandopalavras com 3º BPM

Branca de Neve realiza festa da Páscoa

Mais uma vez a Escola Branca de Neve realiza em grande estilo a festa da Páscoa com seu alunado. Hoje pela manhã as crianças estiveram reunidas no salão de eventos da escola para rezar e assisitir a apresentações cênicas, como a dos anjinhos vestidos a carater. Além dos alunos, todo o corpo docente participou da celebração que anuncia a ressuição de Cristo. Em seguida a festa teve seqüência nas salas de aula, com música e distribuição de guloseimas, como não poderia faltar, ovos de páscoa.

Tradição

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.


Coelho

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

Porque a Páscoa nunca cai no mesmo dia do ano?

O dia da Páscoa é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (a data do equinócio). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas. (A igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 d.C, definir a Páscoa relacionada a uma Lua imaginária - conhecida como a "lua eclesiástica").
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas.
Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".
fotos:garimpandopalavras

terça-feira, 18 de março de 2008

Barraqueiros têm que sair das praças de Patos

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, juntamente com a secretária de desenvolvimento Econômico do Município, Eliane Batista, estiveram reunidos na manhã de hoje com os barraqueiros da Praça dos Pombos, centro da cidade. No encontro foi discutida a determinação da Curadoria do Meio Ambiente, que tem à frente a promotora Carolina Freire. Esta determinou a proibição de comércios de bebidas nas praças públicas, bem como a retirada das barracas localizadas na Praça dos Pombos e na Miguel Motta, próxima da Rodoviária.
Nabor se disse preocupado com a situação desses barraqueiros, que vivem exclusivamente desse comércio. A Prefeitura havia notificado a todos dando prazo de trinta dias para que deixassem a área. Hoje o prefeito concedeu novo prazo, também de trinta dias, até que se ache uma solução. Porém os comerciantes vão poder vender bebidas alcoólicas somente até 29 deste mês, depois liberados apenas para a parte de lanches As alternativas que a Prefeitura possui no momento são de indenizar os barraqueiros ou transferi-los para outra área. “Nesse período discutiremos com a Secretária Municipal de Finanças a possibilidade de indenizar aqueles que queiram. Os outros montarão suas barracas em outros lugares, ainda a ser estudados”, comentou Eliane Batista.
Nabor informou que após a retirada das barracas as praças serão recuperadas para servirem de espaço de lazer para toda a população. Ele explicou que na medida em que os barraqueiros deixarem de vender bebidas o faturamento deles vai cair quase que por completo, o que vai gerar problemas financeiros para suas famílias. Por isso há a preocupação da Prefeitura de indenizá-los ou oferecer um local apropriado, onde eles possam ganhar o pão para sobreviver. “Esse pessoal precisa de algo concreto com urgência e já marcamos uma reunião para 15 de abril, quando deveremos apresentar uma solução definitiva para eles”, falou o prefeito de Patos.
Fonte: Ascom

PRF pode entrar em greve amanhã



A Polícia Rodoviária Federal pode cruzar os braços em todo o território nacional a partir desta quarta-feira. Tudo vai depender do resutado da negociação hoje envolvendo sindicato e governo federal. Desde final do mês passado que os policiais se encontram em estado de greve. A paralização estava prevista para o dia 13 deste mês, mas o governo pediu 48 para tentar chegar a um acordo. Ficou decidido pelo movimento que hoje seria o dia D para que as reivindicações sejam atendidas. A PRF pede, além de recomposição salarial de 46%, o ingresso na carreira somente de pessoas de nível superior e contratação de três mil para suprir a carência de pessoal. Há, segundo informou ao Garimpando Palavras o agente Ricardo, do Posto de São Mamede, uma sobrecarga de trabalho por falta de policiais. Na Paraíba, caso a greve aconteça, em plena operação Semana Santa, 250 policiais cruzarão os braços.
foto:www.acessepiaui.com.br

Capotamento com morte na BR 230

Mais uma cidadente com vítima fatal foi registrado na BR 230. Ontem pela manhã, por volta das 09h30, o vereador de Santa Luzia, Anchieta Lima, de 56 anos, saiu da pista e acabou capotando o veículo, um Fiat Uno, placas MOJ 2442, cor vermelha. O acidente ocorreu próximo à cidade de São Mamede. No iam mais duas pessoas, uma senhora de 53 anos de nome Francisca Marinha do Nascimento e uma sobrinha de Anchieta, Semiramis Lima. As vítimas foram socorridas, mas a senhora Francisca Marinho sofreu ferimentos graves e veio a óbito. À Polícia Rodoviária Federal, o vereador explicou que sentiu-se mal ao volante e perdeu o controle do caro, o que acabou provocando o acidente. Anchieta e sua sobrinha tiveram apenas pequenas escoriações.

Homem Aranha em Patos?

Se não bastasse a ação dos meliantes que arrombam com freqüência as residências em Patos, agora estes começam a adotar nova modalidade de roubo, através de escalada em prédios, aproveitando varandas e janelas abertas. Na madrugada de hoje Yannara e Riciely, não temos os sobrenomes por não constar no BO da PM, foram vítimas de um cara que conseguiu subir ao apartamento delas, localizado no Edifício Teixeira, enquanto as mesmas dormiam, de onde levou um aparelho de DVD e a bolsa contendo documentos e dinheiro. O fato aconteceu por volta das 02h de hoje. A PM foi acionada, mas não tem pistas do indivíduo.

segunda-feira, 17 de março de 2008

A PROCISSÃO DOS HOMENS


Por Misael Nóbrega de Sousa

O andor desce os degraus da igreja de nossa Senhora da Conceição e segue pelas ruas da cidade de Patos, numa procissão de fé. É inconfundível o ruído da matraca, determinando o compasso, à frente da multidão de homens que se forma apressada. Os semblantes são diferentes, embora cônscios de que aquele é mesmo o percurso da salvação.

Bem-aventurados os que escolhem peregrinar à meia-noite, da quinta-feira da paixão, como testemunhas da tradição monástica. O sarcófago sendo carregado nos ombros de concidadãos bucólicos... - para que jamais seja sepultado na incredulidade terrena.

Seguem todos nas contas do rosário, celebrando a própria história, e nos paralelepípedos mosaicados que se estendem doravante, a penitencia e a comunhão com o Altíssimo. O atrito daqueles pés no chão do mundo, feito passos desordenados emite, ao mesmo tempo, um som de marcha para o céu.

Às portas das casas, mulheres contemplam a demonstração de reverência, daqueles que suportam o tempo, embrutecidos pela vida. E ficam ali, até que o último homem sossegue seu caminho. Com o passar do séqüito, as mesmas senhoras se voltam para dentro de si mesmas. Recolhe-se, com elas, a oração consagrada: para que a alma de seus homens regresse menos atribulada.

O recebimento do corpo Santo se dá na matriz de Nossa Senhora da Guia... O reverendo, de vigília, pede para ampliarem a alocução. A prece deixa de ser negligenciada. E todos os homens passam a balbuciar palavras fervorosas de homilia.

Assim é a procissão dos homens: o sacrifício de se repetir o gesto de carregar a Cristo; a presença do filho varão para o alargamento da certeza; o gesto pueril de se depositar um ramo no esquife; o beijo à modelagem/imagem que representa a absolvição divinal de todas as maldades... – a fidúcia renovada de melhores dias.

Professor e jornalista


foto:patosemrevista

Menor é atingida por bala perdida em Patos

A estudante L. G. P. de 13 anos, residente no Distrito de Santa Gertrudes, Município de Patos, foi atingida por uma bala perdida ontem, enquanto estava sentada na calçada de casa. De acordo com informações de familiares da menor, esta estava na calçada, próxima à porta, quando de repente escutou dois estouros, semelhantes aos de arma de fogo, e em seguida sentoi um impacto no braç0 esquerdo. Foi quando percebeu que estava sangrando. Ele de imediato foi transferida para o Hospital Infal de Patos, Noaldo Leite, onde recebeu atendimento médico e permanece internada.
A Polícia foi acionada e disse que os disparos tiveram origem de um confronto envolvendo o albergado Francisco Lucena da Silva e outro homem ainda identificado.

Municípios recebem incentivo para construir cinemas



A Lei 11.646/08, que prevê a dedução integral do Imposto de Renda às doações e patrocínios destinados à construção de salas de cinema em municípios com menos de 100 mil habitantes, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no ultimo dia 10, e publicada no dia 11, no Diário Oficial da União.De acordo com o governo, o incentivo fiscal tem como objetivo aprimorar a Lei Rouanet - 8.313/1991 e apoiar, mais especificamente, a construção de salas de exibição no interior do país para reverter o quadro, onde a oferta de cinemas está concentrada nos grandes centros urbanos.A Lei prevê incentivo para projetos culturais gratuitos ou mediante cobrança de ingresso. Projetos particulares ou privados que estabeleçam limites de acesso não têm direito ao benefício fiscal.

Ironia do Destino


Por Genival Junior para o Garimpando Palavras


Duas das quatro primeiras colocadas neste segundo turno do campeonato paraibano são equipes que estão disputando pontos para não cair para a segunda divisão em 2009. Até agora, a liderança está com o Campinense que tem 6 pontos, seguido por Nacional, Atlético e Desportiva Guarabira, todas com 4 pontos. Curiosamente, o Atlético é o último colocado na soma geral de pontos com apenas cinco pontos, enquanto a Desportiva Guarabira soma treze pontos e ocupa a sexta colocação, apenas dois pontos a mais que o Esporte, última equipe da zona de rebaixamento.
A classificação do segundo turno segue com Sousa e Botafogo, que ocupam a 5ª e 6ª posições respectivamente com três pontos. Na sétima posição aparece o Esporte com 2 pontos, seguido da Queimadense, oitava colocada com 1 ponto. Na lanterna, Treze e Cruzeiro de Itaporanga que ainda não pontuaram. A surpresa negativa do momento é o Treze, atual campeão do primeiro turno. O Campeão do Primeiro Turno, além de não conseguir sequer 1 ponto em dois jogos, teve suas redes balançadas oito vezes. A ressaca do título está demorando a terminar...

3ª Rodada-Quarta-feira, dia 19/03
Cruzeiro x Queimadense
Campinense x Atlético
Sousa x Desportiva
Esporte x Treze
Botafogo x Nacional

Debate sobre atendimento bancário


Nos últimos meses ficou bastante acirrado o debate em torno do atendimento bancário de Patos. O Procon Municipal tenta emplacar leis que sejam eficientes na fiscalização e multa aos bancos que não respeitam o tempo de permanência das pessoas nas filas. A Câmara Municipal tenta inovações para facilitar a vida dos cidadãos, como a implantação de cadeiras de rodas para atender pessoas com necessidades especiais e outros problemas de saúde. O Garimpando Palavras, que já fez enquetes mostrando os bancos que oferecem os piores serviços na cidade, sugere aos lucrativos bancos, que vivem à custas de altas tarifas, de juros exorbitantes a nós cobrados, primeiramente que funcionem em locias amplos. O grande fluxo de pessoas que circula nas agências, principalmente em início de mês, é algo que assusta. Há desconforto em demasia, clientes passando até três horas numa fila, o que se tornou praxe, poucos caixas eletrônicos, a exemplo do registrado no Bradesco e Real. Na hora do almoço a situação piora no início de mês. Os caixas saem para almoçar e deixam as pessoas a verem navios.
A Caixa Econômica já possui projeto para a construção de novo prédio. As demais agências deveriam seguir o exemplo e, pelo menos ampliar suas instalações. As agências deveriam ter de plantão uma ouvidoria para receber as reclamações e sugestões d sofrida população que é obrigada a procurar os serviços bancários. Quer for pela manhã à Caixa Econômica no início de mês percebe a humilhação do público. Longa fila ao sol cuasticante, muitos idosos, mulheres com crianças. A sociedade tem estar consciente de seus direitos e passar a cobrar mais dessas lucrativas instituições financeiras.

foto:BBC Brasil

domingo, 16 de março de 2008

Nacional consegue bom resultado fora de casa


A equipe do Nacional de Patos fez um bom jogo em Guarabira na tarde de hoje, conseguindo um empate com a Desportiva em 1x1. Com esse resultado o Naça se encontra em segundo lugar na tabela do segundo turno do Campeonato Paraibano de Futebol. Parece que o time patoense quer esquecer de vez as péssimas atuações do primero turno e esboça reação para chegar ao quadrangular, quando terá a oportunidade de lutar para se tornar bi paraibano.
Rebaixamento à vista
Já o Esporte de Patos está no caminho do rebaixamento. Apresentando um futebol bem aquém daquele esperado por sua torcida, diretoria e comissão técnica, o Patinho não conseguiu vencer a Queimadense hoje no José Cavalcante, empatando em 2x2. A surpresa da rodada foi a goleada que o campeão do primeiro turno, o Treze, sofreu diante do Atlético de Cajazeiras, 4x1, no Perpetão, a segunda goelada sofrida pelo Galo neste turno, em ambas tomando quatro gols, o que demonstra que sua zaga está tirando profundas sonecas.
foto arquivo: garimpandopalavras

Arquivo do blog