Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Efraim Morais diz que a PB saberá reconhecer trabalho de Ricardo

O secretário de Estado da Infraestrutura e ex-senador Efraim Morais (DEM), falou sobre os investimentos do Governo da Paraíba e sobre o trabalho realizado pelo governador Ricardo Coutinho em todas as regiões. "Investir em cidades grandes é muito bom, é muito fácil, o difícil é ir buscar os recursos para atender as necessidades do povo. 

O que o governo está fazendo é atender a cada um, não em busca de votos, não sabendo quantos votos  tem naquele município mas sabendo que nos municípios pequenos também moram paraibanos que têm direito de receber os benefícios através da mão do  governo. E é esse o governo que se desenha na Paraíba. É esse governo que entende que levar estrada para quem não tem é cidadania, significa melhorar a qualidade de vida do seu povo. Amanhã, aqueles municípios que não tinham a estrada vão ter o seu comércio", ressaltou o secretário.
 
O presidente estadual do partido Democratas disse ainda que a Paraíba saberá reconhecer o trabalho realizado por Ricardo Coutinho. "O povo da Paraíba entende a mensagem desse governo: que é trabalhar para todos e o povo agradece ao governo que nos últimos anos é o que mais fez, mais trabalhou pela Paraíba, e que, com certeza, espera e entende, que a Paraíba saberá dar condições para que nós possamos fazer mais e mais pela Paraíba", ressaltou Efraim Morais.
 
O secretário, que acompanhou o governador nas últimas agendas administrativas no Sertão paraibano, ressaltou a importância da obras viárias para o crescimento e desenvolvimento do Estado. 

parlamentopb

Planos são traçados para combater poluição sonora durante o carnaval em Patos


O carnaval está chegando e a Prefeitura Municipal de Patos, preparou uma grande operação para combater a poluição sonora durante os festejos. Esta semana, a secretaria de Meio Ambiente, participou junto ao Ministério Público, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a Secretaria de Cultura, a Liga dos Blocos e o 3º Batalhão da Polícia Militar, de uma reunião que teve o intuito de planejar, no que diz respeito à intensidade de determinados aparelhos de som, principalmente em horários inadequados.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Wandecy Medeiros, o maior objetivo desta reunião foi de fechar um acordo para que Patos tenha um carnaval organizado e ordeiro. “Os trabalhos serão intensificados durante o período carnavalesco para que possamos combater a poluição sonora”, disse.
Para evitar qualquer tipo de transtorno, Wandecy orienta a população, em caso de abuso, que a mesma entre em contato com a Polícia Militar para que as providências necessárias sejam tomadas.
A secretaria de Meio Ambiente junto a Sudema disponibilizará fiscais durante a festa, intensificando a fiscalização e combatendo os excessos ou abusos daqueles que excederem o volume e horários permitidos de acordo com a lei.

Palloma Pires

Famílias são capacitadas em Gestão da Água para Produção de Alimentos


Na comunidade de Várzea do Feijão, município de Condado, Paraíba, aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, a primeira capacitação em Gestão de Água para Produção de Alimentos (GAPA) realizada pela ASDP, por meio do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). O curso contou com 57 participantes das comunidades de Várzea do Feijão, Algodões, Caiçara de Baixo, São Francisco, Ipueira do Peixe, Ipueira dos Linhares, Mororó e Várzea dos Currais, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre este programa desenvolvido pela Articulação Semiárido (ASA), trocar experiências e debater sobre manejo racional do solo e da água.

Divididos em grupos, os participantes visitaram propriedades das comunidades de Mororó Algodões e Várzea do Feijão, o que propiciou uma importante troca de experiências. Os presentes puderam perceber de forma prática o solo, as fontes de água e as formas de produção características do local.


Para a moradora da Comunidade de Algodões, Sidiney Alves da Silva, este encontro foi de extrema importância para as comunidades e agricultores que participaram, o qual trouxe uma grande troca de experiências.

Já para o agricultor Paulo de Ornilo, faz uma avaliação positiva sobre os três dias de encontro e destaca a importância do tema abordado. “Com esse encontro podemos aprender novas formas de conviver com o semiárido e, nós agricultores estamos melhorando cada vez mais nossos conhecimentos. E principalmente como foi realizado o encontro, onde visitamos locais e estudamos o solo, a vegetação e conhecemos novas formas para armazenar a água”, destacou.

Por fim, todos relembraram os pontos principais abordados durante os três dias de curso, destacando a importância do uso consciente da água, da preservação do meio ambiente, e da construção coletiva de políticas públicas direcionadas para o desenvolvimento rural do Semiárido.

Este programa, que está sendo executado nos municípios de Condado, Vista Serrana e São José do Sabugi, conta com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele deverá beneficiar diretamente 320 famílias com tecnologias de captação e armazenamento da água para fins produtivos, como cisterna-calçadão, cisterna-enxurrada, barreiro-trincheira e barragem subterrânea.

Assessoria

Veneziano agradece manifestação do PT por aliança no 1° turno e defende “projeto único consolidado” das oposições



O pré-candidato a Governador da Paraíba nas Eleições 2014, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) agradeceu na tarde desta quinta-feira (27) a manifestação de petistas que, em nota, defenderam uma composição entre PMDB e PT para o 1° turno da eleição estadual, com a indicação de Lucélio Cartaxo para ser o candidato a Senador na chapa.

Veneziano disse ter ficado feliz com o posicionamento e que aguarda a decisão final do Partido dos Trabalhadores, em nome de um projeto único. “Agradeço o gesto de confiança dos petistas que subscreveram a nota. Respeito a decisão inicial do PT em ter candidatura própria, mas nós do PMDB também dizemos que, sem perdas das estratégias petistas, seria muito importante para o PT essa composição”, afirmou.

Ele lembrou que, nacionalmente, PMDB e PT estão unidos em torno da reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) e do vice-presidente Michel Temer (PMDB). “Nacionalmente vejo que esta composição aqui na Paraíba, já para o primeiro turno, fortaleceria a reeleição da presidente Dilma e do presidente Temer”.

Veneziano também destacou que a união dos dois partidos já no primeiro turno ensejaria o fortalecimento de um projeto oposicionista consolidado, em contraponto ao que propõem PSB e PSDB. “Com a união já no primeiro turno, formataríamos uma proposta consolidada, diferente do que propõem PSB e PSDB”.

Ele finalizou dizendo que fica na expectativa de uma decisão partidária em torno da proposta de união já no primeiro turno. “Fico na expectativa, torcendo para que estejamos juntos, já neste primeiro turno da eleição”, finalizou o pré-candidato peemedebista.

Assessoria de Imprensa

Jovens atendem chamado e doam sangue em Patos



Marcos Eugênio

Nos últimos dias que antecederam a festa mais tradicional do país, o Carnaval, o Hemonúcleo de Patos convidou a população para a doação de sangue, um gesto nobre, solidário e que salva vidas, especialmente neste período quando as estatísticas apontam crescimento da violência, com muitos casos em que os pacientes precisam de reposição sanguínea.

Em Patos muitos jovens aderiram e não deixaram de atender o chamado, indo ao Hemonúcleo para doar um pouco para quem precisa. Segundo o diretor do Hemonúcleo Patos, Francisco Marinho, é importante que os estoques da hemorrede estejam sempre num nível satisfatório para atender os hospitais, clínicas, quando há solicitação.


O Hemonúcleo enfrenta problemas de não reposição por familiares das pessoas que usam do sangue, mas que não repõem. Isso reduz o estoque e outros que venham a precisar podem ficar sem sangue. “A gente orienta às famílias que reponham o sangue. Qualquer um pode precisar de uma hora para outra dele para sobreviver, por isso estamos sempre fazendo esse alerta, não apenas aos familiares dos pacientes, mas a toda população para ajude a manter nossos estoques sempre prontos para atender a demanda”, enfatiza Marinho.


Patos abre carnaval nesta sexta 28



A Liga dos Blocos Carnavalescos em parceria com a Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, dá início nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, ao Patos Folia 2014, evento que contará com  as melhores atrações musicas de Patos e região, fazendo a festa dos foliões durante cinco dias de carnaval.

De acordo com o coordenador do Patos Folia 2014, Amarildo Torres, este ano a Liga dos Blocos priorizou as atrações locais, além de contar com uma melhor estrutura de trio elétrico para puxar os blocos. “Estamos com uma programação diversificada e com boas atrações. As crianças também terão mais uma vez seu espaço garantido na praça do Coreto I, onde poderão desfrutar de um momento dedicado a elas, com orquestra de frevo e distribuição de balas, sorvete, pipoca, etc”, informou Torres.

O presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos de Patos, Expedito Lira, disse que apesar de seca que assola a região, a Liga está realizando um grande esforço para realizar o evento, e que está contando com o apoio da Prefeitura de Patos e da iniciativa privada. “Sabemos que passamos por um período de estiagem muito sério, mas dentro das possibilidades estamos contando com alguns apoios que tornarão possível a realização do nosso carnaval”, comentou Lira.

PROGRAMAÇÃO DO CARNAVAL DE PATOS
PATOS FOLIA 2014


PROGRAMAÇÃO

DIA 28 DE FEVEREIRO (Sexta-Feira)

CORSO NA RUA GRANDE
·         Concentração: No Posto Brasília
·         Horas: 16h00min
·         Saída: 17h00min
·         Atração: CARROS ENFEITADOS EM UM GRANDE DESFILE PELAS RUAS DE PATOS

1ª CONCENTRAÇÃO

·         Local: Gente Inocente
·         Horas: 15h00min
·         Saída: 17h00min para a concentração oficial
·         Blocos: Zueira, Os Tripas, e os Embaçados

CONCENTRAÇÃO OFICIAL

·         Local: Bairro da Vitoria (próximo a Panificadora)
·         Horas: 17h00min
·         Saída: 19h00min
·         Blocos: Não Empurra que é melhor, Os Embaçados, e Zueira.
·         Atração: TRIO ELÉTRICO, ORQUESTRA DE FREVO, SANARA E S.A. ELÉTRICO, e PAULINHO SHOW.


DIA 01 DE MARÇO (Sábado)

1ª CONCENTRAÇÃO

·         Local: SESI
·         Horas: 15h00min
·         Saída: 17h00min para a concentração oficial
·         Blocos: Vem K BB

CONCENTRAÇÃO OFICIAL

·         Local: Praça São Sebastião
·         Horas: 16h00min
·         Saída: 19h00min
·         Blocos: Bloco das Virgens.
·         Atração: TRIO ELÉTRICO, ORQUESTRA DE FREVO, PAGOBOYS e SAMBA DA RESENHA.


DIA 02 DE MARÇO (Domingo)

CARNAVAL DAS CRIANÇAS

BLOCO INFANTIL PATINHOS KIDS
·         Concentração: Praça Edvaldo Mota
·         Horas: 08h00min
·         Saída: 09h00min
·         Atração: TRIO ELÉTRICO, ORQUESTRA DE FREVO, MARQUITO BABY

CONCENTRAÇÃO OFICIAL (Noite)

·         Local: Praça Coração do Jatobá
·         Horas: 16h00min
·         Saída: 19h00min
·         Blocos: Sem Preconceito e JatôBeleza.
·         Atração: TRIO ELÉTRICO, ORQUESTRA DE FREVO, FORRO DA BEKA ELÉTRICO e SWINGÃO PEGADA DE LUXO. 


DIA 03 DE MARÇO (Segunda)

CONCENTRAÇÃO OFICIAL

·         Local: Rua da Baixa
·         Horas: 16h00min
·         Saída: 19h00min
·         Blocos: Os Sapateiros, Pra Q Ter Nome e Só Delicia.
·         Atração: TRIO ELÉTRICO, ORQUESTRA DE FREVO, PEDRO CARPELLI e FORRO DO DONO ELÉTRICO.


DIA 04 DE MARÇO (Terça)

CICLO FOLIA
·         Local: Ducks Bike
·         Horas: 09h00min
·         Saída: 10h00min
·         Atração: TRIO ELÉTRICO e BANDA AGITA SWING.

CONCENTRAÇÃO OFICIAL

·         Local: Campo da Liga
·         Horas: 15h00min
·         Saída: 18h00min
·         Blocos: Zumbizeira, Movidos a Alcool.
·         Atração: TRIO ELÉTRICO, PEGADA DE BARÃO e SWINGÃO F5.


BLOCO CURUJÃO DA MEIA NOITE

·         Concentração: Posto o Carreteiro
·         Horas: 22h00min
·         Saída: 00h00min
·         Atração: ORQUESTRA DE FREVO

ENCERRAMENTO COM O MOCOTÓ DA GENTE com distribuição de caldo de mocotó para todos os foliões.

Hélio Barbosa

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

PRF apreende 10 quilos de cocaína na BR 101



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na noite desta quarta-feira (26),  dois homens que transportavam 10kg de cocaína na BR-101.


A ocorrência foi às 20h50 no Posto da PRF de Mamanguape, localizado no km 38 daquela rodovia federal, durante uma fiscalização denominada de "Pré Carnaval", onde os Agentes Rodoviários Federais encontraram a droga escondida no interior de um GM Cruzer, com placas do estado do Rio de Janeiro, de onde saiu a cocaína que seria entregue na cidade de Natal no vizinho estado do Rio Grande do Norte.


Os dois ocupantes e a droga apreendida foram encaminhados para a Polícia Federal em João Pessoa.


Genésio Vieira - Assessoria PRF-NUCOM/PB



Polpa de fruta gera renda em Quixaba


Por Marcos Eugênio

Para muitos empreendedores a seca não é justificativa para se cruzar os braços, ficar a mercê de ajuda governamental. As dificuldades decorrentes do clima seco, de escassez de água alimentam o âmago daqueles que não se acomodam e buscam o melhor pra a família.

É o caso de Francisco Medeiros Lucena, mas conhecido por Jalask, que há três anos fabrica polpa de frutas no Sítio Pia, município de Quixaba. São quase vinte frutas trabalhadas pela Express Polpa de Frutas, que inclusive faz entrega em domicílio.

Restaurantes, escolas municipais, estaduais, restaurantes da região de Patos. Os produtos também já são comercializados em João Pessoa e Natal. Quixaba, que vem se destacando na produção da pimenta, um dos principais carros-chefes da agroindústria familiar da localidade, em breve terá um volume bem maior dessa atividade, a polpa de frutas.

Jalask explica que a Express, que conta com assistência técnica da Emater e acompanhamento constante da Vigilância Sanitária, precisa e vem tentando financiamento para adquirir uma câmara fria para que possa armazenar o produto, já que suas 16 freezers não são suficientes. “Com a câmara fria teremos muita economia de energia. Hoje temos uma despesa de R$ 800 reais só com energia. Sem contar que haverá maior facilidade de armazenamento da polpa”, comentou ao pbnoticias, durante exposição no Rodoshopping.


Ex-garçom, cego, perdeu a visão em decorrência da diabetes, Jalask tem sido demonstração de persistência, alguém que acredita nas muitas alternativas de sobrevivência oferecidas pelo semi-árido. Para ampliar suas vendas, ganhar mercado, busca inovar na oferta dos produtos, seja na variedade, seja elaborando novos sabores. Matéria-prima utiliza da própria região, aproveitando o que a culinária sertaneja mais cobra na mesa das famílias.  “Eu e Didi, minha sócia, pensamos em crescer, expandir nossos produtos e determinação não nos falta”, disse, com boas expectativas para essa atividade que lhe rende mais de R$ 3 mil/mês, suficientes para pagar despesas e programar as finanças do lar.

Mototaxista sofre tentativa de homicídio em Patos

O mototaxista José Carlos Tolentino Alves, de 37 anos de idade, sofreu uma tentativa de homicídio por volta das 20h30, desta quarta-feira (26) em Patos, Sertão paraibano. O crime aconteceu no cruzamento da Rua Pedro Firmino com a Oscar Torres, próximo a Feira da Troca, no centro da cidade.
Segundo uma testemunha a vítima foi perseguida por dois homens, que estavam em uma motocicleta. De acordo com o relato, o homem que estava na garupa do moto foi quem efetuo vários disparos contra José Carlos Tolentino Alves, que foi atingido na boca e no ombro. O mototaxista permanece em estado de saúde grave no Hospital Regional de Patos.
Apesar das diligências realizadas pela Polícia Militar nenhum suspeito foi preso.

Airton Alves - Fotos: João Barros (Sistema Itatiunga de Comunicação)

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Prefeita do Conde declara apoio incondicional a Ricardo

A prefeita de Conde, Tatiana Correia (PT do B), declarou hoje que apoiará a reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB) em qualquer cenário. Ela disse ser grata pelos benefícios que o chefe do executivo estadual autorizou para o município e acrescentou que não teria condições de prestar apoio a outro político nas eleições de outubro:
 
"Eu não poderia deixar de ficar ao lado do governador depois de tantos investimentos que ele fez no nosso município. Eu, como gestora, não tenho condições de subir num palanque e pedir votos para outra pessoa. Vou até o fim porque o povo do Conde é grato e sofreu 50 anos com a falta de água, de esgotamento sanitário... e temos agora o Binário de Jacumã", disse a prefeita no programa Correio da Manhã, da 98 FM.

parlamentopb

Secretário Executivo de Juventude de Patos recebe lideranças de movimentos estudantis


Secretaria de Juventude desde a última quinta-feira, 20, vem cumprindo uma agenda de ações e recebendo lideranças dos movimentos estudantis como a Associação de Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP), a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Patos (UMES e União da Juventude Socialista (UJS).
Tais encontros trazem na sua pauta discussões como a formação de grêmios estudantis e a realização do Congresso Estadual da Juventude. “A intenção é também a de organizar um movimento jovem na cidade de Patos, tendo em vista que a secretaria de juventude tem essa finalidade de trazer concretamente as políticas públicas para juventude e também rearticular sua base,” contou o Secretário Executivo de Juventude e Lazer, Marcelo Lima.
Ainda de acordo com o secretário da pasta na reunião foi discutido o apoio da Secretaria de Juventude no Encontro Estadual da Juventude, que acontecerá em Patos de 24 a 27 de abril. “Inicialmente estaremos promovendo a mobilização dos jovens que participam de movimentos para que possamos trazer a juventude para este diálogo. Será um encontro que vai reunir a juventude paraibana numa mesa redonda de debates sobre juventude, cultura entre outros temas,” adiantou.
E nesta próxima quinta-feira, 27, alguns representantes de movimentos juntamente serão recebidos pelo Secretário de Juventude juntamente com a Prefeita Francisca Motta.

Kamyla Lopes

Bandidos são presos com HT’s usados para monitorar operações policiais

A ousadia da bandidagem não tem limites. Na cidade de Guarabira, no Brejo paraibano, uma operação envolvendo policiais militares e civis, prendeu quatro homens que utilizavam HT’s para monitorar a ação da polícia.
Com os bandidos, que não tiveram os nomes revelados, foram apreendidos 10 quilos de maconha prensada e equipamentos que a quadrilha usava para monitorar as ações da Polícia Militar e Segurança Pública.
Entre os quatro presos, revelou a polícia, estão duas mulheres que tinham função específica na quadrilha, mas que não foi revelado qual o tipo detrabalho que elas exerciam.
O tenente-coronel Arilson Valério, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Guarabira, além da droga e dos equipamentos, com os bandidos ainda foram apreendidos vários aparelhos celulares uma balança de precisão.
A quadrilha foi localizada após um trabalho de monitoramento da polícia, no bairro do Nordeste. No início da noite da terça-feira, 25, um carro foi seguido pela polícia e estacionou próximo a residência que funcionava como ponto de tráfico de drogas no Bairro Nordeste, em Guarabira, onde todo o material foi apreendido e os traficantes presos.
Enquanto os homens irão para o Presídio João Bosco Carneiro, em Guarabira, as mulheres serão transferidas para a Penitenciária Júlia Maranhão (Bom Pastor), em João Pessoa.
Da Redação com Assessoria

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

SAMU de Patos elabora plano de ação para o Carnaval



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Patos, já está com a equipe de trabalho previamente escalada e com o planejamento de trabalho sendo elaborado para o período carnavalesco que se aproxima.
De acordo com o coordenador do serviço, Anderson Sóstenes, a frota de veículos estará 100% funcionando, sendo 4 unidades de suporte básico de vida, 2 unidades de suporte avançado de vida, um veículo de intervenção rápida, uma motolância que atua como veículo de intervenção rápida dentro do município, além de cinco veículos de reserva técnica.
“Todos os 23 municípios compreendidos pelo serviço já enviaram as programações do carnaval, e com base nelas estamos planejando o deslocamento dos veículos. Também já dispomos de material suficiente para que as equipes possam trabalhar adequadamente. A escala de trabalho dos médicos, enfermeiros e condutores já foi elaborada, inclusive com profissionais de sobreaviso”, informou o coordenador.
Além do acompanhamento aos blocos carnavalescos, a base do serviço estará funcionando normalmente para receber qualquer ocorrência através do número 192.


"A nossa maior preocupação é com os casos que envolvem acidentes automobilísticos, por isso pedimos que as pessoas evitem ao máximo a associação de álcool com direção. A orientação é procurar divertir-se sem excesso", conclui o coordenador do Samu, Anderson Sóstenes.

Hélio Barbosa

Comandante Rolim pede apoio do Governo do Estado para a Fazenda Esperança

Ten.Cel Cunha Rolim

Um dos assuntos discutidos logo após a palestra do secretário de saúde do Estado, Waldson de Souza, durante o 3º Seminário Regional do Governo do Estado foi em relação à política de atenção aos usuários de drogas. O comandante do III BPM, com sede em Patos, Ten. Cel Cunha Rolim fez uma intervenção à fala do secretário, questionando-o sobre de que forma o governo poderia contribuir para a concretização do projeto de instalação, de fazer funcionar a Fazenda Esperança.

O referido imóvel rural está localizado em Condado, tendo sido fruto de doação do próprio Governo da Paraíba para que a igreja católica possa ali abrir mais uma unidade de atendimento aos dependentes químicos.   Waldson disse que precisava conhecer melhor o projeto e discutir com a Igreja quais as necessidades e como o Estado poderia usar recursos na implantação da infraestrutura da Fazenda Esperança. Ficou acordado que os encaminhamentos para discutir a questão seriam protocolados.

O consumo de alucinógenos, com destaque para o crack, em larga e crescente escala no Brasil vem ocorrendo de forma bastante preocupante. Os usuários passaram a ser considerados um problema de saúde pública, e que envolve toda a família. Para o comandante do III BPM a abertura de novos CAPs, citados por Waldson como uma ação que ajuda no acolhimento, no tratamento do dependente químico, é apenas um paliativo.

Cunha Rolim, que integra a comissão pró-implantação da Fazenda Esperança em Condado, tem sido um dos mais preocupados com a situação devido as consequências pelo uso das drogas, principalmente pelos e adolescentes. Ele coordenou ano passado importante campanha de prevenção às drogas em Patos, que mobilizou a comunidade. A própria Polícia Militar mantém o Proerd, programa que busca a prevenção às drogas e à violência, trabalhando com o alunado.


Marcos Eugênio

Governo presta contas de ações realizadas em Patos e região









Aconteceu nesta terça-feira 25, no auditório do Sebrae no Rodoshopping Edivaldo Mota em Patos, o 3º Seminário do Governo do Estado da Paraíba, evento que reuniu, além de secretários estaduais, líderes políticos, representantes de diversas autarquias, associações de produtores, cooperativas, líderes comunitários, imprensa. Foi um momento dedicado à prestação de contas das ações implementadas pela administração Ricardo Coutinho nos últimos três anos, em especial para a região de Patos.

A abertura foi feita pelo chefe da Casa Civil, Walter Aguiar, que destacou a maneira democrática como o atual governo vem conduzindo os destinos da Paraíba. O vice-governador, Rômulo Gouveia, também deu grande ênfase às ações governamentais e pediu aos representantes da administração para que divulguem as conquistas populares, as obras, projetos e programas postos em práticas pelo Governo Ricardo Coutinho. “É um governo que não tem o que esconder. Pelo contrário, tem muito a mostrar desses três anos de administração, de desenvolvimento para a Paraíba”, comentou, adiantando que nos próximos dias será inaugurada a segunda etapa da Rodovia da Reintegração.

A referida rodovia, a PB 228, faz parte do maior programa de construção de estradas do Nordeste, orçada em mais de R$ 60 milhões e que interligará com asfalto as cidades de Assunção, Salgadinho, Areia de Baraúnas, Passagem, Quixaba, o entroncamento da BR 230 e o acesso de Cacimba de Areia, totalizando 84,2 quilômetros.

O recém empossado secretário estadual de Agricultura, Agamenon Vieira, enalteceu o atual governo estadual, frisando os avanços, com destaque para a agricultura familiar, a qual recebeu grande incentivo. Alertou para os problemas gerados pela seca que se arrasta há mais de dois anos e do papel que as novas tecnologias tem para o desenvolvimento no campo. “Temos que abraçar as novas tecnologias, onde as famílias não precisem mais abandonar sua terra e para as cidades. O homem tem que aprender a conviver com as estiagens”, disse.

O secretário estadual de saúde, Waldson de Souza, também fez prestação de contas.  Falou das dificuldades que o governo Ricardo Coutinho, quando 56% das receitas eram direcionadas apenas para pagamento da folha, o que comprometia investimentos em outros setores. Explicou que em 2010 o Estado possuía uma das piores redes de saúde do Brasil.

Em cima desse comentário elencou diversas ações governamentais, com investimentos de mais de R$ 3 bi a partir de 2011.Citou a Unacon – Unidade de Oncologia de Patos, que deve ser inaugurada em julho próximo, a qual será referência também para diversos municípios do RN e PE; a área de AVC do Hospital Regional de Patos Dr. Janduhy Carneiro, com seis leitos, onde foram investidos R$ 300 mil; a conclusão e inauguração da reforma da Maternidade Dr. Peregrino Filho, nesta cidade; implantação da mamografia, com capacidade de oferta de 500 exames/mês, como também a realização de cirurgias seletivas de mama.

Em relação ao concurso para médicos efetivos, disse que o edital deve ser publicado esta semana, provavelmente sexta-feira no Diário oficial do Estado.

Diversas experiências produtivas do agricultura familiar foram expostas ao longo do dia do 3º Seminário por municípios da área de Patos, como a produção de doces, polpas de fruta, estocagem de feno, produção de pimenta, bolos, dentre outros. A Emater instalou uma pequena área experimental de irrigação à energia solar. 

Após o almoço houve apresentação dos grupos de trabalho e encaminhamentos, que vão servir para novas ações governamentais.


Marcos Eugênio (pbnoticias.com)

Arquivo do blog