Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 8 de setembro de 2012

Quixabenses vão às ruas em apoio a Cezar


 
 
 
A cidade de Quixaba viveu hoje uma das mais belas páginas do processo eleitoral de sua história. A população das zonas urbana e rural se reuniu para demonstrar todo seu apoio ao candidato Julio Cezar (PMDB), que tenta a reeleição, juntamente com o vice Leudo Melquíades.
A festa do 15 começou com um arrastão por várias ruas até o palco montado por trás da Igreja São Francisco. Candidatos à Câmara Municipal, além de Cezar e do deputado federal, médicos Carlos Candeia e Miguel Arcanjo, todos falaram e enalteceram as mudanças ocorridas nessa primeira gestão de Julio Cezar.

Muito aplaudido, Cezar disse que há o que fazer em Quixaba, município que por muito tempo foi considerado um mais pobres do país. Falou das conquistas, como a creche, o ginásio de esportes, csasa populares, abastecimento de água na zona rural, o Quixabrega, maior evento bregueiro da Paraíba. Agradeceu bastante a parceria com o deputado federal Hugo Motta, por abrir portas ministeriais para que o município de Quixaba possa reivindicar e pelas emendas já conseguidas.

Também falou da necessidade de sequência nesses resultados positivos que estão mudando a vida pra melhor da população. Saúde, educação, moradia, abastecimento na zona rural foram alguns assuntos tratados no comício deste sábado em Quixaba.

Hugo Motta usou o microfone e ressaltou seu compromisso com Quixaba, que lhe deu a maior votação proporcional da Paraíba. Elogiou a postura gestora de Cezar e reafirmou seu empenho de lutar por mais investimentos para o município. Lembrou também a importância do eleitor eleger os vereadores da coligação, pois assim contribuirá para a aprovação de projetos de seu interesse.


Assessoria


sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Nordeste concentra 40% do consumo de crack no Brasil, aponta estudo

O consumo de crack e outros derivados de cocaína no Brasil está mais concentrado no Nordeste, com 40% do total, de acordo com o segundo Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Em seguida, aparecem o Sudeste (36%) e o Centro-Oeste (22%). Sul e Norte têm 1% cada.

Para a pesquisadora Clarice Madruga, que coordenou o estudo na Unidade de Pesquisas em Álcool e Drogas (Uniad) da Unifesp, o aumento do uso na Região Nordeste pode ter relação com a menor renda da população, pois essa é uma droga barata – com preço até cinco vezes mais baixo que no exterior.

"Já no Sul, existe a hipótese de que os três estados estejam seguindo o padrão europeu, onde a cocaína e seus derivados têm sido substituídos por substâncias sintéticas, como ecstasy e anfetaminas", sugere Clarice.

No caso do Norte, poderia haver uma menor disponibilidade de crack e a região funcionaria mais como rota da droga, que chega pela Colômbia, Bolívia e Peru. Isso tudo, porém, é apenas uma especulação, já que não existem dados anteriores que comprovem essas teorias. "O porquê mesmo é difícil de explicar", diz.

Clarice destaca que esse tipo de estudo domiciliar, que entrevistou 4.607 pessoas em 149 municípios das cinco regiões, não é ideal para avaliar o número de consumidores de crack no Brasil, pois os usuários estão geralmente concentrados nas ruas, em redutos como a Cracolândia paulistana – razão pela qual os dados devem estar subestimados.

Segundo o psiquiatra Marcelo Ribeiro, também pesquisador da Unifesp, o crack e o óxi estão mais presentes no Nordeste, no Sudeste e no Sul, enquanto a merla – que é uma pasta mais mole e "suja" da cocaína, por conter mais resíduos, embora isso não interfira no efeito – é mais encontrada no Centro-Oeste e no Norte.

"Aparentemente, há um consumo no Sul que carece de uma análise estatística mais aprofundada, levando em conta outras variáveis, como sexo, idade, classe social e uso de outras drogas", cita Ribeiro.

De acordo com o médico, esses três derivados mais comuns da cocaína passam por um processo de refinamento que leva diferentes produtos químicos, como querosene, gasolina, cal virgem, ácido clorídrico, carbonato de cálcio, bicarbonato de sódio, acetona e éter, entre outras substâncias.

G1

Acontece festa de "Nossa Senhora das Dores"

Começou no último dia 06 a festa de "Nossa Senhora das Dores, padroeira da Vila Mariana, popularmente conhecida como Cruz da Menina. Todas as noites haverá missa, às 19h, até o dia 15 vindouro. Este ano os fiéis meditarão sobre o tema da "fé", no ano a ela dedicado pela Papa Bento XVI, procurando fazer com que ela seja vivenciada e testemunhada de maneira madura e consciente. A fé não é emocionalismo, e não passa por supertições. É uma resposta livre a proposta salvadora de Jesus Cristo.
 
A parte social acontece este final de semana. No sábado, às 20h, no Parque Cruz da Menina, haverá quermesse(venda de lanches), e feirinha da Solidariedade(brechó), com venda de roupas, calçados e bijouterias, a partir de 2 reais. No domingo, às 10 da manhã, teremos arrubacão, bingo de uma tv 21 polegadas, e a pescaria das crianças. A renda da festa servirá para o projeto de calçar o pátio da capela, bem como iniciar a murada da mesma.
 
A coordenação da Festa está a cargo do Pe. Flávio Mamede, administrador da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, e do diácono Gildenor Oliveira. A festa acontece desde o ano de 2003.

Cultura nordestina invade desfile do 7 de Setembro

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Fotos:Marcos Eugênio

 
Marcos Eugênio

No centenário de nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, todas as influências advindas da criatividade, produção musical desse pernambucano de Exú para a cultura nordestina, invadiram as ruas centrais da cidade de Patos no desfile cívico de 7 de Setembro.

O evento, iniciado às 17h e concluído praticamente às 22h, contou com a participação de 41 escolas e creches municipais, duas escolas estaduais, oito particulares e cinco instituições, a exemplo do APAE, que arrancou muitos aplausos dos milhares de patoenses que marcaram presença.

A abertura foi feita com o Pavilhão Nacional, hasteamento das bandeiras na Praça Edivaldo Mota. Os três poderes constituídos foram representados pelo prefeito Nabor Wanderley, o Judiciário pelo presidente da OAB Secção Patos, Alexandre Nunes e o Legislativo pelo presidente da Câmara Municipal, Marcos Eduardo, que desfilaram em carro aberto, abrindo assim o desfile.

No palanque oficial, várias autoridades foram reverenciadas pelas escolas. A Filarmônica 26 de Julho, verdadeiro patrimônio cultural de Patos, veio logo em seguida, com o TG (Tiro de Guerra), Polícia Militar, SAMU.

As escolas capricharam na indumentária, lembrando sempre de representar, traduzir bem as músicas de Gonzagão. A seca, o cangaço, o êxodo rural, os retirantes, a natureza, a festa junina, enfim, diversos assuntos que marcaram história através da musicalidade oriunda do Rei do Baião, tema central do desfile cívico em nossa cidade.

FIP inicia projeto pedagógico para implantação do curso de Medicina


A Coordenação Acadêmica das Faculdades Integradas de Patos já iniciou o processo de construção do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina.  Até o mês de dezembro próximo, o projeto deve ser protocolado junto ao Ministério da Educação que seguirá a tramitação legal: avaliação  pelo INEP e, em seguida, pelo Conselho Nacional de Saúde. Ao longo dos últimos anos, como é do conhecimento da sociedade, o município de Patos desenvolveu uma expectativa diante da implantação do Curso de Medicina. 

A comunidade acadêmica do Campus de Patos da UFCG, alguns representantes das classes política e médica e toda a comunidade de Patos e do seu entorno se engajaram na luta, no entanto, não houve êxito e o Curso foi implantado na cidade de Cajazeiras. Infelizmente, uma decisão política e a região polarizada por Patos continua desprovida de curso de Medicina. Para superar essa lacuna é que as Faculdades Integradas de Patos está investindo neste projeto, pensando, prioritariamente em contribuir com a melhoria dos indicadores de saúde da região, por meio da formação de profissionais qualificados. 

O projeto é inovador e se pauta por um modelo que enfatiza a formação de um profissional médico generalista, com uma visão humanista, crítico, reflexivo e capaz de atuar no processo saúde-doença nos níveis de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde,  prestando assistência integral e humanizada às pessoas e qualificado para tomar decisões adequadas ao contexto social e em consonância com os recursos disponíveis na região.
 
Assessoria

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Banco do Brasil corta juros de parcelamento do cartão em mais de 30%

O Banco do Brasil anunciou nesta quinta-feira (6) a redução em mais de 30% dos juros cobrados no parcelamento da fatura do cartão de crédito Ourocard. A taxa mínima, que era de 2,88%, passou para 1,94% mensais. A máxima passou de 5,7% para 3,94% ao mês.

As novas taxas valem para as faturas com vencimento a partir de 17 de setembro, e já constam das faturas que passaram a ser enviadas nesta semana para os clientes.


O parcelamento é uma opção que o banco oferece ao cliente quando ele não consegue pagar o valor total da fatura.


A outra opção que o cliente tem, nessa situação, é deixar a dívida rolar e começar a pagar juros do crédito rotativo. Nesse caso, porém, os juros são mais altos. Atualmente, as taxas do rotativo no Banco do Brasil variam de 2,88% a 5,7% ao mês.


Segundo os dados do BB, o valor total de faturas parceladas foi de R$ 500 milhões entre abril e agosto deste ano. Esse valor representa um crescimento de 34% na comparação com o mesmo período do ano passado.


Fonte: Uol

Preso pastor acusado de estuprar duas obreiras

A polícia de Manaus (AM) prendeu o pastor Cleyson Alves de Souza (foto), 37, sob a acusação de estuprar duas obreiras, uma de 15 e outra de 17 anos. Segundo as vítimas, ele dizia que ejaculava “esperma de Deus” e que tinha de ser engulido para "purificar a alma".

A Depca (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente) pediu à Justiça na semana passada prisão preventiva do pastor, após ter recebido a denúncia das adolescentes.



O pastor foi preso na noite ontem (30) quando pregava na Igreja Pentecostal Deus Altíssimo, na região centro-oeste da cidade. A polícia soube que ele estava ali por intermédio de uma denúncia anônima.


Uma das vítimas contou que Souza dizia que, por ser pastor, podia ter o corpo da fiel que quisesse. Ela contou que foi obrigada a assistir a um vídeo onde um menino de 11 anos aparece sendo estuprado pelo pastor com o uso de um cabo de vassoura.


As jovens estão recebendo apoio psicológico. Uma delas foi colocada no Provita (Programa de Proteção  Vítima e Testemunhas Ameaçadas).


Segundo a delegada Raquel Sabat, Souza dizia às vítimas que também era da polícia e usava um revolver e um distintivo.  A polícia pediu um mandado de busca e apreensão para examinar a casa do suspeito.


Até este momento, nenhum advogado falou à imprensa para dar a versão do pastor.


Sabat informou que o evangélico vai responder por crimes de estupro de vulnerável e, caso confirmado o uso do distintivo policial, por falsidade ideológica.

Paulopes

TRE defere mais 15 candidaturas na Paraíba

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) julgou, na tarde desta quinta-feira (06), mais 22 recursos de registro de candidatura (RRCs) para o pleito de 2012. Deste total, 15 foram deferidos, sendo a maior parte orinuda de Cachoeira dos Índios para o cargo de vereador. Outros sete foram indeferidos, todos para o cargo de vereador.

Recursos DEFERIDOS:
 
Lúcia Ricarte Feitosa Nogueira/ VEREADOR/ Cachoeira dos Índios
Francisca Leneide Gonçalves Pereira/ VEREADOR/ Cachoeira dos Índios
Edson Domingos Diniz/ VEREADOR/ Cachoeira dos Índios
Djacir Pereira da Costa/ VEREADOR/ Cachoeira dos Índios
Jocilene Batista de Sousa/ VEREADOR/ Cachoeira dos Índios
Mauricea Lins Rodrigues/ VEREADOR/ Cachoeira dos Índios
Aurino Rodrigues Pereira/ VEREADOR/ Cachoeira dos Índios
João de Souza Bandeira Neto/ VEREADOR/ Cachoeira dos Índios
Maria Galdino Neta Araújo/ PREFEITO/ Nova Olinda
Malba Tânia Pereira de Queiroz/ VEREADOR/ Cubati
Valdomildo Avelino de Souza/ VEREADOR/ Cubati
Lucinectt Teixeira Lopes/ PREFEITO/ Barra de São Miguel
José Fernandes Sobrinho/ VEREADOR/ Curral de Cima
José Gonçalves Neto/ VEREADOR/ Cacimba de Areia
Sebastião de Vasconcelos Porto/ PREFEITO/ Pedra Lavrada

Recursos INDEFERIDOS:
 
Josilene Xavier do Nascimento/ VEREADOR/ Sapé
Elson Ferreira da Silva/ VEREADOR/ Soledade
Altemar Bezerra da Nóbrega/ VEREADOR/ Salgadinho
Elton Cleber Ramalho Lopes/ VEREADOR/ Coremas
Maria de Fátima Prazeres de Lima/ VEREADOR/ Sapé
Manoel Wilson Massau da Rocha/ VEREADOR/ Serra da Raiz
Maria Ferreira da Silva/ VEREADOR/ sobrado

TRE

Garantia Safra começa a pagar parcela a quase 50 mil agricultores da PB

A primeira parcela do Garantia Safra 2011/2012 começou a ser paga a 47.221 mil agricultores familiares de 95 municípios paraibanos. Os recursos da ordem R$ 32.110.280,00 estão sendo pagos na folha de pagamento do mês de setembro. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (4).

Na primeira etapa haviam sido pagos R$ 11.069.720,00 a 16.479 famílias em 36 municípios. Até o momento, 131 municípios foram beneficiados com o Programa Garantia Safra com investimentos da ordem de R$ 43.180.000,00 numa parceria entre o Governo Federal, Estado e Municípios.

Até o final do ano, o programa injetará R$ 58,7 milhões na Paraíba, atendendo a 86.367 produtores de 171 municípios que aderiram ao programa e que tiveram perdas de pelo menos 50% de suas safras de feijão, milho, mandioca, algodão, entre outros produtos, por causa da seca.

De acordo com o orçamento total destinado para ajuda aos agricultores, o Governo do Estado entra com contrapartida de R$ 3.523.773,60, o equivalente a 6% do total. Os municípios entram com 3% e o agricultor familiar com a contrapartida de 1%.

O secretário executivo de Estado da Agricultura Familiar, Alexandre Eduardo Araújo, disse que os recursos do Garantia Safra ajudam a fortalecer o comércio local e, sobretudo, o agricultor que é atingido pelos efeitos da estiagem.

“Essa é uma alternativa encontrada e o Governo da Paraíba faz a sua parte, entra com a contrapartida de 6% no programa já tendo pago todas as parcelas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário para que os nossos agricultores sejam atendidos”, declarou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca Marenilson Batista, ressaltou que o benefício chega na hora certa, uma vez que os agricultores dependem desse dinheiro nesta época de estiagem. “Os municípios que ainda não pagaram seus aportes façam o mais breve possível para que outras famílias recebam a indenização pela perda da safra”, apelou.

O Garantia Safra é uma das linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O benefício é pago em cinco parcelas de R$ 136,00, totalizando R$ 680,00.

Os agricultores recebem o pagamento por meio do Cartão Cidadão. Os que não possuem o cartão devem procurar as agências da Caixa Econômica com os documentos pessoais (CPF e RG) para receberem o benefício e solicitar novo Cartão.

Municípios beneficiados na primeira etapa do Garantia Safra 2011/2012: São José dos Cordeiros, Serra Grande, Sousa, Vieropólis, Água Branca, Alagoa Grande, Barra de Santa Rosa, Boa Vista, Cabaceiras, Caiçara, Emas, gado Bravo, Igaracy, Juazeirinho, Junco do Seridó, Lagoa, Monteiro, Natuba, Nova Floresta, Paulista, Pedra Branca, Piancó, Prata, Riachão de Bacamarte, Santa Cecília, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes, São Bentinho, São João do Rio do Peixe, São José de Espinharas, São José de Princesa, Soledade, Sumé, Taperoá, Tenório e Vista Serrana.

Municípios beneficiados nesta segunda etapa do Garantia Safra 2011/2012:



FOLHA DE PAGAMENTO DO MÊS DE SETEMBRO
Ord.
MUNICÍPIO
Agric. Aderidos
Valor R$
1
Aguiar
553
R$ 376.040,00
2
Alcantil
465
R$ 316.200,00
3
Amparo
176
R$ 119.680,00
4
Aparecida
309
R$ 210.120,00
5
Areia de Baraúnas
198
R$ 134.640,00
6
Areial
520
R$ 353.600,00
7
Aroeiras
1.126
R$ 765.680,00
8
Assunção
218
R$ 148.240,00
9
Bananeiras
1.028
R$ 699.040,00
10
Baraúna
405
R$ 275.400,00
11
Barra de Santana
470
R$ 319.600,00
12
Boa Ventura
326
R$ 221.680,00
13
Bom Sucesso
296
R$ 201.280,00
14
Boqueirão
534
R$ 363.120,00
15
Brejo do Cruz
108
R$ 73.440,00
16
Brejo dos Santos
242
R$ 164.560,00
17
Cajazeirinhas
302
R$ 205.360,00
18
Camalaú
721
R$ 490.280,00
19
Caraúbas
253
R$ 172.040,00
20
Carrapateira
213
R$ 144.840,00
21
Casserengue
732
R$ 497.760,00
22
Catolé do Rocha
560
R$ 380.800,00
23
Conceição
677
R$ 460.360,00
24
Congo
462
R$ 314.160,00
25
Coremas
171
R$ 116.280,00
26
Coxixola
222
R$ 150.960,00
27
Cubati
584
R$ 397.120,00
28
Cuité
958
R$ 651.440,00
29
Desterro
958
R$ 651.440,00
30
Dona Inês
482
R$ 327.760,00
31
Esperança
912
R$ 620.160,00
32
Frei Martinho
215
R$ 146.200,00
33
Gurinhém
680
R$ 462.400,00
34
Gurjão
339
R$ 230.520,00
35
Ibiara
442
R$ 300.560,00
36
Imaculada
274
R$ 186.320,00
37
Ingá
933
R$ 634.440,00
38
Itabaiana
694
R$ 471.920,00
39
Itaporanga
464
R$ 315.520,00
40
Juarez Távora
475
R$ 323.000,00
41
Juru
901
R$ 612.680,00
42
Lastro
191
R$ 129.880,00
43
Livramento
690
R$ 469.200,00
44
Logradouro
86
R$ 58.480,00
45
Mãe d’Água
313
R$ 212.840,00
46
Malta
47
R$ 31.960,00
47
Manaíra
1.319
R$ 896.920,00
48
Marizópolis
85
R$ 57.800,00
49
Massaranduba
323
R$ 219.640,00
50
Mato Grosso
365
R$ 248.200,00
51
Maturéia
349
R$ 237.320,00
52
Mogeiro
884
R$ 601.120,00
53
Montadas
451
R$ 306.680,00
54
Nazarezinho
1.319
R$ 896.920,00
55
Nova Palmeira
349
R$ 237.320,00
56
Olho d’Água
247
R$ 167.960,00
57
Ouro Velho
230
R$ 156.400,00
58
Parari
303
R$ 206.040,00
59
Patos
345
R$ 234.600,00
60
Pedra Lavrada
788
R$ 535.840,00
61
Picuí
1.278
R$ 869.040,00
62
Pilar
380
R$ 258.400,00
63
Pocinhos
1.130
R$ 768.400,00
64
Princesa Isabel
940
R$ 639.200,00
65
Puxinanã
442
R$ 300.560,00
66
Queimadas
689
R$ 468.520,00
67
Quixabá
54
R$ 36.720,00
68
Remígio
659
R$ 448.120,00
69
Riacho dos Cavalos
590
R$ 401.200,00
70
Salgadinho
470
R$ 319.600,00
71
Salgado de São Félix
410
R$ 278.800,00
72
Santa Cruz
304
R$ 206.720,00
73
Santa Inês
180
R$ 122.400,00
74
Santa Luzia
280
R$ 190.400,00
75
Santana de Mangueira
495
R$ 336.600,00
76
Santo André
378
R$ 257.040,00
77
São Bento
225
R$ 153.000,00
78
São Domingos de Pombal
209
R$ 142.120,00
79
São Francisco
240
R$ 163.200,00
80
São José da Lagoa Tapada
523
R$ 355.640,00
81
São José de Caiana
174
R$ 118.320,00
82
São José do Bonfim
245
R$ 166.600,00
83
São José do Sabugi
280
R$ 190.400,00
84
São José dos Ramos
344
R$ 233.920,00
85
São Mamede
354
R$ 240.720,00
86
São Sebastiao da Lagoa de Roça
768
R$ 522.240,00
87
São Sebastião do Umbuzeiro
442
R$ 300.560,00
88
Serra Branca
940
R$ 639.200,00
89
Sossêgo
382
R$ 259.760,00
90
Tavares
1.140
R$ 775.200,00
91
Teixeira
1.074
R$ 730.320,00
92
Uiraúna
802
R$ 545.360,00
93
Umbuzeiro
635
R$ 431.800,00
94
Várzea
240
R$ 163.200,00
95
Zabelê
243
R$ 165.240,00
      TOTAL             
47.221
R$32.110.280,00


Secom-PB

Arquivo do blog