Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 8 de junho de 2013

“Agora é Lei, transporte escolar municipal pode ser utilizado por universitários” afirma Efraim Filho



O deputado federal Efraim Filho (Democratas-PB) comemorou a promulgação da emenda à Medida Provisória n. 593/2012, que dispõe sobre o apoio da União às redes públicas de educação básica na aquisição de veículos para o transporte escolar.

“A Presidente promulgou a emenda, que autoriza os municípios a utilizarem o transporte escolar municipal por estudantes universitários, agora temos a Lei nº 12.816/13”. Informou Efraim Filho.

Conforme o deputado que encabeçou o movimento em defesa do transporte escolar municipal para os Universitários no Estado da Paraíba, a emenda teve sua aprovação confirmada no Senado Federal e foi promulgada pela Presidente Dilma esta semana.

 “Minha expectativa sempre foi que essa emenda legislativa que aprovamos no Congresso Nacional fosse sancionada pela Presidente Dilma, pois representa uma solução definitiva para os universitários dos pequenos e longínquos municípios que agora podem utilizar o transporte escolar municipal especialmente no período noturno, período esse em que os ônibus não estão sendo utilizados, diminuindo assim as dificuldades de concluírem o ensino superior” disse Efraim Filho.

Antes mesmo da aprovação da emenda Efraim Filho esteve reunido com o Ministério Público do Estado da Paraíba, para discutir a utilização do transporte escolar municipal por universitários. De acordo com o parlamentar esta é uma demanda de mais de 200 municípios paraibanos que não são sede de Campus Universitário. Estiveram presentes a reunião os Promotores Fabiana Lobo, Adrio Nobre e o Secretário Geral do MP/PB, Dr.Lianza.

Na ocasião Efraim Filho apresentou uma proposta de flexibilização a fim de evitar prejuízos para todos: Prefeitura, Universidades e aos alunos que se esforçam para concluir o curso no período noturno. Algumas comarcas, por iniciativa própria e independência funcional, compartilharam do entendimento do Deputado e já liberaram o transporte.

Teor da Emenda: 

Art. 5 - A União, por intermédio do Ministério da Educação, apoiará os sistemas públicos de educação básica dos Estados, Distrito Federal e Municípios na aquisição de veículos para transporte de estudantes, na forma do regulamento.

Parágrafo único. Desde que não haja prejuízo às finalidades do apoio concedido pela União, os veículos, além do uso na área rural, poderão ser utilizados para o transporte de estudantes da zona urbana e da educação superior, conforme regulamentação a ser expedida pelos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Prefeitura recolhe 600 pneus em ações de combate à dengue


A Prefeitura de Patos, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, recolheu essa semana, durante o desenvolvimento das ações de prevenção no combate ao foco do mosquito da dengue, o número de 600 pneus abandonados. 

Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica, José Amorim, o trabalho de fiscalização acontece em toda área do município. “Estamos observando nas borracharias, terrenos abandonados, nas ruas, e percebemos que existem muitos objetos jogados que podem comprometer a saúde das pessoas com a proliferação do mosquito”, disse.

Em paralelo ao trabalho de combate à dengue, a coordenação realizou a identificação de vários locais com lixo em áreas proibidas. “Aproveitamos o dia do meio-ambiente, que foi comemorado dia 5 de junho, para intensificar a campanha educativa em orientação de não jogar lixo nos terrenos vazios”, comentou José Amorim. 

Além do recolhimento de objetos nas ruas e em terrenos, a vigilância visitou diversas borracharias no sentido de orientar os responsáveis sobre o destino final dos pneus desgastados.

Ascom


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Sábado é dia de vacinação contra Poliomielite em Patos




No próximo dia 8 de junho, sábado, a Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde inicia a campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) na cidade.

O público alvo da campanha são crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos de idade. A campanha de vacinação acontecerá até o dia 21 de junho.

Neste sábado, dia “D”, a vacina estará disponível nas 37 Unidades Básicas de Saúde de Patos, das 8h às 17h. Com apenas duas gotinhas, a criança ficará protegida da paralisia infantil.


Poliomielite

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. A campanha de vacinação contra a polimielite segue até o dia 21 de junho na cidade.

É importante levar a carteira de vacinação, já que na mesma ocasião em que a criança tomar a vacina, ela também poderá receber doses de outras vacinas que estejam em atraso.

Nayane Rodrigues

Flamengo perde para Náutico e demite Jorginho

Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
O Náutico se defendeu bravamente e conseguiu aproveitar uma das poucas chances que teve para arrancar na raça uma vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo em Florianópolis, pela quarta rodada do Brasileiro, duelo que acabou custando o cargo de Jorginho. O treinador foi demitido pela diretoria do clube da Gávea após a partida. Com o resultado, o time pernambucano quebra um jejum de seis jogos contra o Rubro-Negro (o último triunfo havia sido em 2007, nos Aflitos), conquista seu primeiro resultado positivo na competição e se coloca fora da zona de rebaixamento, em 16º lugar com quatro pontos. Rogério marcou o gol, aos 37 minutos do segundo tempo, diante de 5.033 pagantes (5.241 presentes), para uma renda de R$ 263.189.

Do lado rubro-negro, mais preocupante do que os resultados é a atitude do time e a total falta de capacidade de se impor em campo, mesmo diante de rivais de baixa qualidade técnica. O Fla segue sem vencer no nacional e está na penúltima colocação, com apenas dois pontos ganhos. O Flamengo já enfrentou três das outras equipes que estão nas últimas posições na tabela (Náutico, Ponte Preta e Santos) e não ganhou de nenhuma delas. Com mais um resultado negativo sobrou para o técnico Jorginho, que teve seu contrato rescindido.
G1

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dado preocupante: 9 municípios da regional Patos não atingem meta de vacinação contra gripe

José Leudo pediu empenho dos municípios
 

Socorro Guedes
Marivalda Xavier
 

A imunização contra influenza, cuja campanha já foi prorrogada várias vezes pelo Ministério da Saúde, na regional Patos apresenta dados preocupantes. Dos 24 municípios dessa área nove não conseguiram atingir a meta mínima preconizada, que é de 80% dos públicos alvos: Condado, Desterro, Quixaba, Salgadinho, Santa Luzia, esta há 11 anos não atinge a meta contra influenza), São José do Bonfim, São José do Sabugi, São Mamede e Vista Serrana. Essa foi uma das informações discutidas com o pessoal de sala de vacina dos municípios que compreendem a 6ª Regional de Saúde, na manhã desta quarta-feira em Patos.

O gerente de saúde, José Leudo, reforçou a importância de todos se engajarem no trabalho de imunização. Socorro Guedes, coordenadora de imunização da regional, lamentou os resultados, que contribuíram para que a região de patos fosse responsável pelos piores índices da campanha em nosso Estado. Os municípios que não conseguiram atingir suas metas podem solicitar vacinas na Gerência de Saúde, que ainda disponibiliza doses. Pessoas que vão viajar para Sul e Sudeste, regiões em que há registros de H1N1, estão sendo orientadas a buscar a imunização contra gripe, bastando comprovar essa sua ida. Na próxima semana a SES deve publicar nota técnica fazendo esse alerta.

Sarampo

Outro assunto tratado com os vacinadores nesta quarta foi relacionado ao sarampo, onde na Paraíba já houve 21 casos suspeitos, com dois confirmados em João Pessoa. O Estado vizinho Pernambuco até ontem possuía 58 casos suspeitos, cinco confirmados entre março e abril deste ano.

A coordenadora de epidemiologia da 6ª GRS, Marivalda Xavier, diz que os sintomas da dengue, rubéola e sarampo são muito parecidos e que as pessoas que venha a tê-los é importante se consultar, fazer exames de sorologia. A ordem do Governo do Estado é que todas as gerências estejam vigilantes, atuantes e assim evitar a disseminação do sarampo, doença infecciosa aguda, transmitida por vírus, extremamente contagiosa, sendo mais comum na infância.

Um dos 21 casos suspeitos de sarampo provavelmente tenha circulado por Patos. O setor de epidemiologia da 6ª GRS está tentando localizar a família do paciente. Há informações que ela reside no Bairro Belo Horizonte. É preciso rastrear e fazer a barreira contra o vírus, imunizando os que tiveram contato com o doente. A SES recomenda que, diante de uma pessoa com sinais e sintomas do sarampo, deve ser realizado o bloqueio vacinal limitado aos contatos do caso suspeito. A vacina deve ser administrada, de preferência, dentro de 72 horas após a exposição, devendo ser administrada às pessoas do mesmo domicílio do caso suspeito, vizinhos próximos, creches, ou, quando for o caso, as pessoas da mesma sala de aula, do mesmo quarto de alojamento ou da sala de trabalho.

Poliomielite

A coordenadora de imunização da 6ª GRS, Socorro Guedes, apresentou relatório e abriu discussão sobre a vacinação contra BCG. Em seguida falou da campanha nacional contra poliomielite, que acontece deste dia 8 a 21 próximo, destinada a crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos. A meta é imunizar 12.909.095 crianças na Paraíba. O desejável é que o índice mínimo de 95% seja atingido.

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 em Sousa-PB. Essa será a 34ª campanha contra pólio realizada pelo País. O Brasil possui o certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, onde desde 1990 está livre do poliovírus. De 2011 a 2012 foram notificados caso da doença em 16 países.


Marcos Eugênio (6ª GRS)

Secretaria de Educação de Patos rebate informação do Sinfemp

Adalmira Marques

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria Municipal Educação de Patos (PB) rebateu as informações passadas à Imprensa pelo SINFEMP (Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região), sobre a carga horária dos servidores.

Segundo o SINFEMP, em matéria publicada em portais de noticiais e nas redes sociais, a secretária Adalmira Marques quer que servidor da educação trabalhe 8 horas e os que trabalham a noite, complementem a carga horária nos turnos da manhã ou tarde.

Confira a nota da Secretaria:

A Secretaria Municipal da Educação de Patos (PB) rebate as informações divulgadas pelo SINFEMP ao afirmar em matéria publicada em alguns portais de notícias e nas redes sociais, neste dia 05 de junho de 2013, de que a secretária Adalmira Marques estaria impondo uma carga horária de 8 horas, e que os que trabalham a noite complementem a carga horária nos turnos manhã e tarde.

Segundo a secretária, ao contrário do que o Sindicato publica, os funcionários efetivos (Auxiliar, Vigia e Técnico Administrativo) cumprem integralmente a carga horária das 6 horas diárias, o que corresponde a 30 horas semanais, e que em momento algum houve determinação para que seja alterada. O que ocorre é que está sendo estudado o caso de uma servidora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor Manuel Vieira, localizada na Rua José de Sousa Quinho, no bairro Monte Castelo, que cumpre apenas 4 horas diárias no período noturno, o que corresponde a 20 horas semanais, faltando a complementação de 2 horas diárias.

A professora Adalmira Marques lembra que sempre esteve ao lado das lutas do SINFEMP por melhorias para a categoria, quando em 2009, no governo do então prefeito Nabor Wanderley (PMDB), deixou a Secretaria  Adjunta da Educação porque apoiou a luta do próprio Sindicato contra o aumento da carga horária de trabalho de 6h para 8h.

Para finalizar a secretária de educação do município de Patos deixa claro sua admiração a entidade sindical, cujas solicitações de negociação sempre são atendidas pela pasta, através do diálogo, e que na verdade tem participado dos trabalhos conjuntos entre representantes do Governo Municipal e de associações de profissionais da Educação para a construção de uma educação de qualidade.


Adalmira Marques da Silva Cajuaz
Secretária de Educação de Patos (PB)

Banco do Brasil é assaltado na PB, mas polícia prende os 7 acusados meia hora depois


Um bando com sete homens, todos armados, assaltou a agência do Banco do Brasil em Queimadas (região metropolitana de Campina Grande e distante 179 quilômetros de João Pessoa), no início da tarde desta quarta-feira (5). A polícia agiu rápido e conseguiu detê-los quando tentavam fugir, cerca de 30 minutos depois do crime.

Foram presos Rafael da Silva Pontes, 23 anos; Everton Andrade Campos, 25 anos (ambos de Campina Grande); e os pernambucanos Sérgio Ronaldo Félix do Nascimento, 39 anos; Aluízio José da Silva Filho, 30 anos; Josinaldo Soares da Silva Filho, 24 anos; Cléverson Diego dos Santos, 18 anos (naturais de Recife); e Estênio Ferreira da Silva, 18 anos (natural de Paulista-PE).

De acordo com a polícia, os sete acusados chegaram à agência localizada no centro da cidade de Queimadas, renderam o gerente e roubaram um malote de dinheiro da empresa Intacta. A quantia não foi revelada, mas já foi recuperada.
Meia hora depois do assalto, o bando foi interceptado pela polícia quando tentava fugir pela BR 104 para Campina Grande, que fica a 15 quilômetros de Queimadas, utilizando dois veículos Chevrolet Corsa, de cor branca. As armas que eles portavam já estão com as autoridades.O grupo foi levado para a Central de Polícia, em Campina Grande, para prestar os primeiros depoimentos.
O trabalho de prisão dos homens e apreensão das armas foi feito pelas equipes do 2º Batalhão de Polícia Militar em Campina Grande sob o comando do Major Sinval, que contou com a participação do Major Guimarães e capitão Jailson da Cavalaria.

portalcorreio
Fotos:Sousa Neto

Hemocentro expande atendimento de fisioterapia para hemofílicos


O Hemocentro de João Pessoa vai expandir o atendimento na área de fisioterapia para os hemofílicos, a partir do mês de julho. O atendimento, que acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, também será feito aos sábados, no horário das 7h às 13h. A diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, explicou que a mudança tem como principal objetivo ampliar o atendimento e oferecer mais comodidade ao paciente.

A Paraíba possui cerca de 270 hemofílicos que recebem atendimento em toda a rede formada pelos Hemocentros de João Pessoa e Campina Grande e pelos Hemonúcleos. “Para garantir o atendimento, o Governo do Estado tem procurado a cada dia melhorar os serviços em toda a sua rede de saúde e no Hemocentro não poderia ser diferente”, destacou Sandra Sobreira.

Nos Hemocentros e Hemonúcleos, os pacientes de hemofilia recebem um atendimento especial da equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas.

Hemofilia – A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue, classificada nos tipos A e B. É uma doença genética, ou seja, transmitida dos pais para os filhos. Quando alguma parte do nosso corpo é cortada e começa a sangrar, as proteínas (elementos responsáveis pelo crescimento e desenvolvimento de todos os tecidos do corpo) entram em ação para estancar o sangramento. Esse processo é chamado de coagulação. As pessoas portadoras de hemofilia, não possuem essas proteínas e por isso sangram mais do que o normal.

Na fase adulta, as hemorragias são menos frequentes, já que as atividades físicas tendem a diminuir de acordo com a idade e, portanto, os pequenos traumas (pancadas) também diminuem. Geralmente, os sangramentos são internos, mas também podem ser externos, na pele, provocados por algum machucado com aparecimento de manchas roxas ou sangramento. As mucosas (como nariz, gengiva) também podem sangrar. Os sangramentos tanto podem surgir após um trauma ou sem nenhuma razão aparente. Os cortes na pele levam um tempo maior para que o sangramento pare.

O paciente deve fazer exames regularmente e jamais utilizar medicamentos que não sejam recomendados pelos médicos.

Paulo Cosme

Governo do Estado rompe contrato com Instituto Fibra

Maternidade de Patos
NOTA
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES/PB), vem a público esclarecer a decisão em rescindir unilateralmente os Contratos firmados entre a SES/PB e a Fibra, todos como o objetivo de gerenciamento, operacionalização da gestão e execução das atividades e serviços de saúde da UPA Guarabira, da Maternidade Dr. Peregrino Filho em Patos e do Hospital Distrital Dr. Antonio Hilário Gouveia em Taperoá.  
A SES/PB tomou tal atitude mediante as seguintes circunstâncias: a) identificação de vícios e irregularidades constatadas na execução dos Contratos 093/2011, 034/2012 e 107/2012 de Gerenciamento, Operacionalização e Execução das Ações e Serviços de Saúde; b) a cisão da entidade contratada que deu surgimento a uma nova pessoa jurídica com novo CNPJ, sendo esta não  qualificada como Organização Social nos termos da Lei Estadual 9.454/2011; c) a não resolução das pendências contidas no Termo de Advertência, datado de 29/01/2013, com indícios de gravidade, ensejando à rescisão unilateral do contrato motivado pelo não cumprimento das metas pactuadas, com as consequências previstas na Lei Estadual nº. 9.454/11 e com fundamento na cláusula décima primeira do contrato e amparo no artigo 77 e 78, I, 11 e IV, da Lei n° 8.666/93.
A Comissão Permanente de Contrato de Gestão da Secretaria de Estado de Saúde, que tem a função de acompanhar e monitorar os contratos de Gestão com as Organizações Sociais de Saúde (OSS) detectou tais irregularidades confirmadas também por auditoria rotineira por parte de Controladoria Geral do Estado CGE. 
As providências adotadas e em andamento pela Secretaria de Estado de Saúde, até o momento, são: Abertura de sindicância Administrativa, informar as providencia adotadas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), ao Ministério Público Estadual (MPE) a Controladoria Geral do Estado CGE e demais providências cabíveis que o caso requer; e comunicação do fato à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para auxílio às providências.
A Secretaria de Estado de Saúde garante a continuidade da prestação de serviços à população que se serve destas unidades de saúde para tanto já providenciou contrato emergencial por 180 dias, com o Instituto GERIR que passa a assumir imediatamente as três unidades. Em tempo, a SES PB  já está organizando a publicação de um novo chamamento público para o gerenciamento das referidas Unidades de Saúde. 
A atitude da Secretaria de Estado de Saúde demonstra que o novo modelo de gestão em parceria com a Organização Social de Saúde é eficaz, transparente e o contrato de gestão possui mecanismos de controle e fiscalização que permitem a intervenção e interrupção do contrato quando ele é ferido pela parte contratada. Esse modelo inaugurado pela SES/PB exige que as OSS cumpram suas responsabilidades e respeitem os precipícios de lisura e legalidade do Governo do Estado. Caso contrário, são aplicas com vigor as medidas cabíveis. 
O esforço empreendido pela SES/PB, desde 2011, na implantação do novo modelo de gestão para a Saúde Pública da Paraíba em parceria com as OSS vem alcançando resultados expressivos para a qualificação,  ampliação e garantia de acesso aos usuários do Sistema Único de Saúde. O Propósito do Governo é continuar proporcionando aos paraibanos  serviços de saúde acessíveis  cumprindo com as diretrizes do SUS e as metas do Governo do Estado de organização da rede de saúde e descentralização dos serviços por todo o território da Paraíba. 

Secretaria de Estado de Saúde

Homem mata irmão por herança

Uma verdadeira tragédia aconteceu na noite desta terça-feira (4), no município de Gurinhém (distante 75 quilômetros de João Pessoa), no Agreste da Paraíba. Em briga por causa da herança deixada pelo pai, um homem matou o próprio irmão na zona rural da cidade.
De acordo com informações do major Valmir César, do 8º Batalhão da Polícia Militar, os homens eram irmãos apenas por parte de pai. Com a morte do patriarca, os dois viviam em constante discussão para ficarem com parte da herança, que ainda seria dividida pelos outros irmãos.
Quando ambos se encontraram nesta terça no sítio Buenos Aires, iniciou-se outra briga entre eles. Ainda segundo a polícia, o agente de saúde Cícero Milton dos Santos, 41 anos, desferiu um golpe de punhal nas costas de Zenaldo Milton dos Santos - de idade não revelada - que reagiu e sacou um revólver.
Mesmo ferido, Zenaldo conseguiu atirar contra o irmão, que foi atingido com quatro disparos e teve morte imediata. Zenaldo dos Santos foi socorrido por uma viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital, onde deve ficar sob custódia.
Com medo, familiares de Zenaldo decidiram abandonar a residência onde moram, na zona rural do município. O corpo de Cícero foi encaminhado à Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) de João Pessoa.

portalcorreio

Dia Mundial do Meio Ambiente

Comemorado no dia 5 de junho e estendido por toda a respectiva semana, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas com o intuito de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de se proteger e valorizar o ambiente.

Tal data foi assim designada em recordação ao dia de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo, realizada na cidade de Estocolmo, em 5 de junho de 1972. A reunião foi realizada entre os dias 5 a 15 de junho de 1972.

Na Conferência, a Organização das Nações Unidas firmou uma Declaração sobre o Ambiente Humano, com 23 princípios e um Plano de Ação, a fim de inspirar e orientar a humanidade para a preservação e melhoria do ambiente humano.

Hoje, muitas pessoas e organizações se reúnem e promovem atividades no dia ou na semana do meio ambiente, como forma de homenagear a natureza, mas também como um alerta aos problemas ambientais de origem a ação humana sobre o meio ambiente.

Patos deveria está com uma atividade muito melhor em relação ao meio ambiente, temos uma universidade para ser explorada falta uma parceria com o Poder Executivo, serão que já estão preparando suas ações, cada qual com atividades nas escolas, palestras abertas ao público, campanhas de conscientização, exposições de trabalhos ambientais, distribuição de mudas de árvores nativas, campanhas de reciclagem, etc.


Participe se sobre o que está acontecendo em seu bairro, em sua cidade, em seu estado e reflita de que formas você pode ajudar a proteger o meio ambiente.

Faça sua parte, não espere pelo Poder Público, vamos juntos criar o “Comitê de Cidadania em Defesa do Meio Ambiente”
Feliz dia Mundial do Meio Ambiente!

Economista Madiel Conserva

Ambientalista, Ex-Vereador de Patos, Marketing, Analista político e presidente do Partido Verde de Patos

O desprezo da Prefeitura para com a Praça Miguel Sátiro e Sousa


É lamentável e revoltante o descaso histórico da Prefeitura Municipal de Patos com a Praça Miguel Sátiro e Sousa, localizada na Rua José Gomes Alves, em frente ao Milindra, Boi Forte e ao lado da Faculdade de Economia de Patos.

Esse desprezo se arrasta desde o prefeito Dinaldo Wanderley (8anos), Nabor Wanderley (8 anos) e espero que a atual prefeita Francisca Mota, (5 meses), não siga o mesmo caminho, ou seja, do desprezo, do abandono de um espaço público, no centro da cidade, que deveria servir de área de lazer, de encontro dos estudantes que estudam na faculdade ao lado, e na verdade, está completamente abandonada em todos os seus aspectos.

No último domingo, fiz questão de fazer essas fotografias do total abandono. Está servindo de ponto de encontro não de casais, de namorados, de estudantes, de famílias, mas de consumidores de drogas, de moradores de ruas, que guardam seus colchonetes nas árvores, em cima e em baixo e pior, de depósito de animais mortos.

O mato tomando de conta, muitas árvores mortas, calçadas destruídas, animais soltos destruindo as árvores que ainda estão vivas, sem nenhum vigilante, na verdade sendo entregue ao abandono.

Sempre achei a Praça Miguel Sátiro e Sousa, a mais bonita de Patos, mas parece que as ditas autoridades nunca passaram ali, nunca presenciaram nada. Onde estão os secretários, os vereadores que não denunciam esse descaso e procuram revitalizá-la?

Faço aqui um apelo a Prefeita Francisca Mota a fazer imediatamente a recuperação dessa Praça, pelo respeito ao povo de Patos, pelo respeito à figura de Miguel Sátiro e Sousa e especialmente a sua família.

É triste para qualquer família ter uma pessoa homenageada e ver um total desrespeito, abandono, como esse da referida Praça.

Já que as autoridades não enxergam a grandeza de termos uma Praça recuperada, que possa ser entregue ao povo, eu, enquanto sindicalista, cidadão, exijo que seja tomada imediatamente uma providência.

Patos não merece isso! O povo de Patos não merece isso! A família de Miguel Sátiro e Sousa não merece isso!

José Gonçalves

Sindicalista e cidadão.
agorapatos.com.br



terça-feira, 4 de junho de 2013

Mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos estão abertas em Patos


Projovem Trabalhador

O Projovem Trabalhador continua com inscrições abertas para jovens de 18 a 29 anos até o dia 30 de junho. Em Patos, o programa do Governo Federal, é executado pela Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, oferecendo mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos em diversas áreas.

A execução do programa tem a duração de 350 horas, sendo 100 horas de qualificação social e 250 horas de qualificação profissional. Os selecionados irão realizar cursos profissionalizantes nas áreas de Telemática (informática), Administração, Alimentação, Construção e Reparo I, Vestuário, Serviços Pessoais e Serviços Domiciliares II.

Durante o período de realização dos cursos, o aluno receberá uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00 (cem reais) mensalmente. “Os jovens inscritos receberão ao todo o valor de R$ 600,00 (seiscentos reais), durante os seis meses de curso, mediante comprovação de 75% de frequência”, informou a responsável pelo setor de inscrição do Projovem Trabalhador no CRAS do Morro, Arlene Lucena. 

Arlene Lucena informou ainda que as inscrições são para jovens desempregados com idades de 18 a 29 anos, que estejam inseridos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, que tenham concluído o Ensino Fundamental ou Médio, ou ainda estejam cursando. “Vale salientar que esses jovens não podem ter carteira de trabalho assinada ou estar cursando nível superior de ensino”, acrescentou. 

Os interessados devem realizar as inscrições em uma das sedes dos quatro CRAS de Patos, localizados nos bairros do Morro, Monte Castelo, São Sebastião e Belo Horizonte. “O candidato deve levar no ato da matricula cópia do RG, CPF, Comprovante de Residência, Cartão do PIS, NIS ou SUS, Histórico Escolar, Título de Eleitor, Carteira de Reservista para os homens (não obrigatória), e uma foto 3x4”, concluiu Arlene Lucena. 

O Projovem Trabalhador foi criado em 2005 com o objetivo de preparar o jovem para o mercado de trabalho  em ocupações alternativas geradoras de renda através de cursos de qualificação e formação profissional. 

Locais de Inscrições: 

CRAS Monte Castelo – Rua Renan Ayres, S/N. Telefone (83) 3422-1967.

CRAS Morro – Rua Joaquim Crioulo, S/N. Telefone (83) 3423-1610.

CRAS São Sebastião – Avenida São Sebastião, S/N. Telefone (83) 3421-7756.

CRAS Belo Horizonte – Rua Horácio Nóbrega, S/N, ao lado da STTRANS.

Assessori

Termina nesta sexta (7) prazo de inscrição para concurso do Sebrae


Há 34 vagas, com remunerações que variam entre R$ 1.019.40 e R$ 5.893,52

As inscrições para o processo seletivo 2013 do Sebrae Paraíba podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 7 de junho. Estão sendo oferecidas 34 vagas para contratação imediata, com remunerações que variam entre R$ 1.019.40 e R$ 5.893,52, além de cadastro de reserva. Os interessados em participar da seleção podem se inscrever no site da empresa EGaion Consultoria (www.egaion.com.br). O resultado final do concurso será divulgado no dia 24 de setembro.

As 34 vagas para contratação imediata são para os cargos de Assistente I, II e III (nível médio), Analista I e II (nível superior completo) e trainee e irão preencher o quadro do Sebrae Paraíba em suas nove agências regionais (João Pessoa, Campina Grande, Araruna, Guarabira, Sousa, Patos, Cajazeiras, Monteiro e Pombal).

Para o cargo de Assistente I há 10 vagas (além de cadastro de reserva) com salário de R$ 1.019,40 e é exigido o nível médio completo. Já para a função de Assistente III há seis vagas para nível médio completo (mais cadastro de reserva) e duas (mais cadastro de reserva) para Técnico em Contabilidade completo. A remuneração é de R$ 2.684,62.

Há uma vaga (mais cadastro de reserva) de Analista Técnico I para bacharéis em Biblioteconomia e uma vaga (mais cadastro de reserva) de Analista Técnico I para candidatos com curso superior completo (bacharel) em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharias e Direito. O salário para essas funções é de R$ 3.313,04.

O processo seletivo do Sebrae Paraíba oferece ainda três vagas para Analista Técnico II, com pré requisito de bacharel e Pós graduação completa ou cursando. As vagas são para: uma para Ciências Contábeis, outra para Direito, e mais uma para Ciência da Computação, Tecnologia da Informação, Análise de Sistemas, Processamento de Dados, Sistemas e Tecnologia da Informação ou outros cursos da área de Tecnologia da Informação. A remuneração para essas vagas é de R$ 5.893,52.

Podem se inscrever para as 11 vagas de Trainee candidatos com curso superior completo (bacharel) em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Engenharias, concluído no período de dezembro de 2008 a abril de 2013. O salário é de R$ 2.816,08.

O valor da taxa de inscrição varia de acordo com o cargo escolhido. Para o cargo de Assistente I e II o valor é de R$ 40, Trainee R$ 60 e Analista Técnico I e II R$ 80. O edital com todas as informações sobre a seleção está no site do Sebrae Paraíba (www.sebraepb.com.br) e da empresa organizadora do concurso, EGaion Consultoria (www.egaion.com.br). Os interessados devem preencher cadastro eletrônico no site da EGaion e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

Vagas oferecidas

ASSISTENTE I
Número de vagas: 9 + 1 para portadores de necessidades especiais (mais cadastro de reserva)
Salário R$ 1.019,40
Jornada de Trabalho 40 horas semanais
Nível médio completo, com diploma reconhecido pelo MEC
Taxa de inscrição: R$ 40
 

ASSISTENTE III
Número de vagas: 5 + 1 para portadores de necessidades especiais (mais cadastro de reserva)
Salário R$ 2.684,62
Jornada de Trabalho 40 horas semanais
Nível médio completo, com diploma reconhecido pelo MEC.
Taxa de inscrição: R$ 40

ASSISTENTE III
Número de vagas: 2 (mais cadastro de reserva)
Salário R$ 2.684,62
Jornada de Trabalho 40 horas semanais
Técnico em Contabilidade completo, com diploma reconhecido pelo MEC.
Taxa de inscrição: R$ 40

ANALISTA TÉCNICO I
Número de vagas: 1 (mais cadastro de reserva)
Curso superior completo (bacharel) em Biblioteconomia, com diploma reconhecido pelo MEC.
Salário R$ 3.313,04
Jornada de Trabalho 40h horas semanais
Taxa de inscrição: R$ 80

ANALISTA TÉCNICO I
Número de vagas: 1 (mais cadastro de reserva)
Curso superior completo (bacharel), em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharias e Direito, com diploma reconhecido pelo MEC.
Salário R$ 3.313,04
Jornada de Trabalho 40h horas semanais
Taxa de inscrição: R$ 80

ANALISTA TÉCNICO II
Número de vagas: 1 (mais cadastro de reserva)
Salário R$ 5.893,52
Jornada de Trabalho 40h horas semanais
Curso superior completo (bacharel), em Direito, com diploma reconhecido pelo MEC. Pós-graduação completa ou cursando na área de Direito, com diploma reconhecido pelo MEC
Taxa de inscrição: R$ 80

ANALISTA TÉCNICO II
Número de vagas: 1 (mais cadastro de reserva)
Salário R$ 5.893,52
Jornada de Trabalho 40h horas semanais
Curso superior completo (bacharel) em Ciências Contábeis, com diploma reconhecido pelo MEC. Pós-graduação completa ou cursando na área contábil, com diploma reconhecido pelo MEC.
Taxa de inscrição: R$ 80

ANALISTA TÉCNICO II
Número de vagas: 1 (mais cadastro de reserva)
Salário R$ 5.893,52
Jornada de Trabalho 40h horas semanais 
Curso superior completo (graduação/bacharel) em Ciência da Computação, Tecnologia da Informação, Análise de Sistemas, Processamento de Dados, Sistemas e Tecnologia da Informação ou outros cursos da área de Tecnologia da Informação. Pós-graduação completa ou cursando na área de Tecnologia da Informação ou Gerenciamento de Projetos, com diploma reconhecido pelo MEC.
Taxa de inscrição: R$ 80

TRAINEE
Número de vagas: 10 + 1 para portadores de necessidades especiais (mais cadastro de reserva)
Salário R$ 2.816,08
Jornada de Trabalho 40h horas semanais
Curso superior completo (bacharel) em Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Engenharias, concluído no período de dezembro de 2008 a abril de 2013, com diploma reconhecido pelo MEC.
Taxa de inscrição: R$ 60



UNIDADE DE COMUNICAÇÃO E MARKETING

SEXUALIDADE & COMPORTAMENTO HUMANO



Iara da Silva Machado

A diferença biológica é apenas o ponto de partida para a construção social do que é ser homem ou ser mulher. O sexo é atribuído ao biológico enquanto gênero e é uma construção social e histórica. A noção de gênero aponta para a dimensão das relações sociais do feminino e do masculino.

A sexualidade humana é plural, não se limitando a um só gênero ou manifestação. É imprescindível conhecê-los diferenciá-los para uma melhor compreensão da expressão sexual e afetiva humana.

Segundo o conhecimento e as definições psicológicas atuais, existem cinco diferentes gêneros: o heterossexual, o homossexual, o bissexual, o travesti e o transexual. Para compreendê-los, é preciso distinguir o que seja: sexo biológico, identidade sexual, orientação do desejo e papéis sexuais.

O sexo biológico é aquele com o qual o indivíduo nasce, composto pelos órgãos sexuais externos e internos ou definitivos.

A identidade sexual representa aquilo que o indivíduo pensa e sente que é, ou seja, aquilo que ele “vê” quando se olha no espelho.

Orientação sexual é o direcionamento do desejo sexual e do afeto para um determinado sexo, que pode ser o mesmo do individuo ou não.

Papéis sexuais representam o comportamento do individuo dentro de uma relação homossexual ou heterossexual.

Heterossexualidade é o individuo que, na maioria das vezes, tem a conformação biológica do seu sexo original, ou seja, daquele com o qual nasceu, a identidade sexual de seu sexo biológico e a orientação do desejo voltada para o sexo oposto.

Homossexualidade é o individuo que tem a conformação biológica do seu sexo original, embora posteriormente possa sofrer alterações determinadas pela vontade. Sua identidade é a mesma do sexo biológico, ou seja o homem se olha no espelho e se vê e se sente como um homem, e a mulher se olha no espelho e se vê e se sente como mulher. A característica homossexual é a orientação do desejo voltada para o mesmo sexo.

Na Bissexualidade o individuo tem o sexo biológico do sexo original com o qual nasceu, a identidade sexual do mesmo sexo e a orientação do desejo para o mesmo sexo ou para o sexo oposto. Ele pode, portanto, se relacionar afetiva e sexualmente com ambos os sexos.
Assexualidade é caracterizada pela ausência de interesse erótico do individuo por outras pessoas ou pelo baixo nível de fantasias e desejos sexuais.

Travestis podem ser divididos em clássicos ou populares. Tem o sexo biológico original, com o qual nasceram, a identidade sexual do mesmo sexo e a orientação do desejo para o mesmo sexo ou para o sexo oposto. Os travestis populares são conhecidos pelo seu comportamento público, de vestuário e apresentação, oposto ao seu sexo biológico. Os travestis clássicos, classificados pela psiquiatria na categoria “travestismo fetichista”, são homens que sentem necessidade de vestir-se com as roupas femininas, uma peça ou o vestuário completo.

Transexuais é o indivíduo que tem o sexo biológico com que nasceu, mas tem a identidade sexual do sexo oposto: um homem que se olha no espelho e se vê e se sente mulher, e uma mulher que se olha no espelho e se vê e se sente homem. O transexual tem a orientação do desejo para o mesmo sexo biológico que o seu sexo, no entanto como a identidade é do sexo oposto, a relação é considerada heterossexual, pois essa definição se baseia no psiquismo, e não na conformação biológica.

Intersexos nesta classificação estão os hermafroditas e pseudo-hermafroditas. São indivíduos que nascem com a genitália ambígua, com conformação dos dois sexos, ou com genitália de um sexo e tecido gonadal de outro.

Trazer reflexões e orientações acerca das realidades comportamentais é um recurso de minimizar a leviandade de condutas, vivenciadas tantas vezes pela falta de compreensão e do conhecimento do que significa o Ser Humano.

Aquilo que é compreendido é passível de ser respeitado!


FONTE: MOREIRA, Andrei. Homossexualidade Sob a Ótica do Espírito Imortal. AME Editora, Belo Horizonte/MG, 2012

Arquivo do blog