Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 18 de março de 2011

6ª Gerência de Saúde e OAB se unem em prol de ações antidrogas e melhorias da saúde no Sertão


Aconteceu na manhã desta sexta-feira 18 na 6ª Gerência Regional de Saúde uma reunião envolvendo o gerente de saúde, Davi Nunes da Paz e membros da OAB Patos, tendo na pauta o compromisso de parceria das duas instituições para, juntas, desenvolverem ações antidrogas. O foco será a Fazenda Esperança, que contará com nova unidade a ser instalada no município de Condado, a qual dará oportunidades aos usuários de drogas, especialmente do Sertão e Alto Sertão se livrar desse mal que cresce no seio da sociedade de forma bastante preocupante.

O gerente da 6ª Regional de Saúde, Davi Nunes, disse que a gerência tem uma série de projetos, inclusive para trabalhar no controle social e gestão e responsabilidade sanitária no sentido, principalmente sobre o direito sanitário. A OAB, por sua vez, tem toda uma ação voltada ao atendimento às pessoas que precisam ter assegurados seus direitos. 

“Nessa parceria vamos realizar audiências públicas com os representantes sociais voltadas para as principais questões de saúde em torno dos direitos, responsabilidades dos gestores; vamos estabelecer uma parceria que possa contar com a colaboração de todos os conselhos municipais de saúde de toda a região, para que possamos efetivar o controle social e melhorar a qualidade de vida da população”, explicou Davi.

Ele acrescentou que dentro desta proposta será trabalhada vasta programação, a exemplo do combate às drogas; discussão dos diretos dos cidadãos; formação; criação de vários fóruns para discutir melhorias da saúde. Uma das primeiras atividades será a convocação dos secretários municipais de saúde, conselheiros municipais, quando serão estabelecidas ações voltadas aos CAPs. 

Como os municípios receberam recursos para incentivo aos serviços do Centro de Atenção Psicossocial, a idéia é formar uma rede de serviços CAPs álcool e drogas, como também do NASF 3 – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que prioriza a atenção integral aos usuários de crack, álcool e outras drogas.  

Uma dos principais alvos dessa parceria entre 6ª Gerência de Saúde e OAB é a Fazenda da Esperança, idealizada pelo frei franciscano alemão Hans Stapel no início da década de 80. Ele esteve em Patos ontem (quinta-feira 17) e visitou in loco a área rural no município de Condado, onde funcionará mais uma unidade desse projeto que vem conseguindo livrar muitos da dependência química. 

“Queremos unir todos os setores da sociedade, prefeituras, empresários que tenham interesse de melhorar a qualidade de vida daqueles que vivem drogados nas sarjetas das ruas e que  querem se reabilitar. Este é o principal objetivo da Fazenda”, comentou Davi. 

 Dessa reunião na 6ª Gerência de Saúde participaram os representantes da OAB Subseção Patos, o presidente Alexandre Nunes, o coordenador geral das comissões OAB, Ariano Wanderley e Adeilson Barros, presidente da comissão antidrogas. 

Adeilson Barros explicou que essa parceria com a 6ª Gerência de Saúde surgiu em função do problema relevante das drogas no Sertão. Com a visita de Frei Hans a Patos a OAB se tornou elo entre a Fazenda da Esperança e a regional de saúde para viabilizar a contribuição do Estado na recuperação dos dependentes químicos, de trabalhar a questão do encaminhamento dos usuários de drogas à Fazenda, que atua com três frentes: trabalho, espiritualidade e convivência. “A OAB pretende buscar parcerias para mobilizar a sociedade para que esta se integre a essa necessidade de prevenir e recuperar os dependentes químicos”, enfatizou Barros.

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog