Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 26 de julho de 2014

Goleiro do Belo pega pênalti e garante empate com líder Fortaleza, no Castelão


Fortaleza e Botafogo-PB entraram em campo no Castelão, nesse sábado (26), em duelo válido pela 8ª rodada do Brasileiro da Série C. Para o Fortaleza, o jogo valia aumentar a vantagem na liderança do Grupo A; para o Belo, o jogo valeu a permanência no G-4, pois um resultado negativo pode resultar na saída do time do grupo dos quatro primeiros. O Belo entrou em campo com Carlos e Hércules no lugar de Genivaldo e Pio, suspensos. Vilar ainda colocou Cazumba no lugar de Badé e Walter no lugar de André Lima.
Primeiro Tempo
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio. O Fortaleza teve mais posse de bola, mas não conseguiu trazer muitos perigos à meta do Botafogo-PB. O Belo estava recuado em campo e apostava nos contra-ataques, fundamento que não executou com precisão ao longo da primeira etapa.
O Belo teve uma chance aos 5 minutos, quando Hércules arriscou de longe, obrigando Ricardo a mandar para escanteio; O Fortaleza não teve chances claras ao longo do primeiro tempo, a destacar-se uma finalização de Waldison pela esquerda que Carlos espalmou para escanteio, no fim do primeiro tempo.
Segundo Tempo
No segundo tempo, o Fortaleza voltou melhor, pressionando o Botafogo-PB. Nos 10 primeiros minutos, o Leão deu calor no Belo e Carlos teve que trabalhar para impedir a abertura do placar, por parte do tricolor de Fortaleza. Aos 8 minutos, o Fortaleza teve a melhor chance do jogo quando Edinho foi derrubado por Carlos: porém o goleiro se redimiu e defendeu a cobrança realizada por Waldison.
O jogo seguiu nessa toada até os 30 minutos, quando o Belo melhorou e passou a ameaçar o Fortaleza; o gol do Botafogo-PB quase saiu aos 34 minutos, quando Hércules driblou Ricardo na linha de fundo e, sem ângulo, tocou para trás e o Fortaleza se recompôs.
Os minutos finais foram de jogo aberto, foi um verdadeiro “toma lá, dá cá”, porém o jogo estava predestinado a não ter gols. Final: Fortaleza 0 x 0 Botafogo-PB. Aos 47 minutos Hércules ainda foi expulso, mas não deu tempo do Fortaleza aproveitar.
Pós-jogo
Com o resultado, o Fortaleza continua na liderança isolada do grupo com 16 pontos; O Belo chegou aos 11 pontos e permanece na 4ª posição, porém todos os times ainda vão jogar na rodada e o Belo corre o risco de sair do G-4. Na próxima rodada, o Belo pega o Águia de Marabá no Almeidão, no dia 03 de agosto.

wscom

Filarmônica 26 de Julho, 83 anos de história e amor a Patos





Fundada em 1931, pelo professor Anésio Leão, a Filarmônica 26 de Julho recebeu este nome, através de uma homenagem póstuma ao ex-presidente João Pessoa. Ao completar hoje, 83 anos, o município de Patos tem grandes razões para se orgulhar de um dos seus maiores patrimônios históricos e culturais.

Há quase um século, a Filarmônica 26 de Julho entoa a trilha sonora de momentos marcantes de Patos, estando presente nos mais diversos eventos, sejam eles sociais, políticos, artísticos, culturais ou religiosos.

Neste ano de 2014, a Filarmônica, vivência desde a última segunda-feira, dia 21, as comemorações de suas oito décadas de fundação, através de uma programação preparada pela Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

Durante uma semana, músicos e bandas de música, a exemplo da Banda do 3º Batalhão de Polícia Militar e a Banda Juvenil 24 de Outubro, estiveram em praças públicas, homenageando a aniversariante Filarmônica 26 de Julho, no projeto “Pra ver a Banda Tocar”.

Na noite desta sexta-feira, 25, diversas apresentações culturais aconteceram na Concha Acústica Nilson Batista, além da entrega de troféus e homenagens aos maestros e músicos da banda aniversariante.

Neste dia 26 de julho, patoenses acordaram tradicionalmente com uma alvorada, ao som da Filarmônica 26 de Julho, que ao percorrer as principais ruas e avenidas da Capital do Sertão, anunciava seus oitenta e três anos de amor a Patos.

Kamylla Lopes

Mulher morre em acidente que envolveu Van de Patos neste sábado




Uma pessoa morreu e outras cinco ficaram feridas em um grave acidente envolvendo dois veículos, registrado na manhã deste sábado (27), no km 48 da BR-230, em Santa Rita, na Grande João Pessoa.

O acidente aconteceu quando o motorista de um carro que transportava mais três pessoas para a feira de Santa Rita errou uma entrada de acesso ao município e ficou parado na rodovia, tentando decidir como faria um retorno. Uma van que seguia da cidade de Patos para João Pessoa se deparou com o carro, mas não teve tempo de frear e acabou batendo na traseira do automóvel.

As quatro pessoas do carro ficaram presas nas ferragens, mas uma delas morreu no local. Outras três foram resgatadas por equipes do Corpo de Bombeiros e socorridas para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na Capital. O estado de saúde delas não foi divulgado. Na van, seguiam sete pessoas, sendo que duas delas tiveram ferimentos leves e foram atendidas no local.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no ponto onde ocorreu o acidente para reorganizar o tráfego e ajudar as vítimas. O corpo da mulher foi levado pela equipe da Gerência de Medicina e Odontologia Legal de João Pessoa.

portalcorreio

Sales Dantas decide abrir processo judicial contra o ex-vereador Francisco Barreto

O radialista Sales Dantas, responsável por revelar à Paraíba um esquema de "compra" de agentes políticos em favor da candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao Governo do Estado, utilizou as redes sociais para divulgar nota rebatendo os ataques desferidos contra ele pelo professor Francisco Barreto, ex-vereador da Capital. 

Sales, que já exerceu o mandato de vereador em João Pessoa, aproveitou a nota para anunciar que estará acionando judicialmente o professor Francisco Barreto pelo crime de calúnia e difamação.
 
Confira abaixo na íntegra a nota publicada por Sales em sua conta no Facebook.
 
Mestre da maldade
 
Na ânsia de dar vazão ao ódio que alimenta contra o governador Ricardo Coutinho há mais de dez anos, por razões que a Paraíba bem conheceu nas eleições de 2004, o professor Francisco Barreto comete um ato de extrema leviandade ao divulgar “carta” para imprensa acusando-me de ter conduzido denúncia levantando suspeição sobre sua participação no processo eleitoral daquele ano.
 
Esquece ou finge esquecer o ilustre professor, famoso apenas pelos esforços fracassados que sempre adotou para se tornar famoso, que, em juízo, meu depoimento sobre o referido caso não passou de simples e objetiva narração das notícias que circularam na época, admitindo, no entanto, que não se tinha provas concretas das suspeitas comentadas. Ou seja, que, apesar da boataria, eu não poderia incriminá-lo diretamente. Mas, como disse, a ânsia em odiar Ricardo, sentimento que se tornou a principal razão do apagado viver do professor Francisco Barreto, levou-o a querer, mais uma vez, se colocar no protagonismo de um processo eleitoral, talvez pelo receio de morrer anônimo, angustiado pelas próprias carências. Ou até mesmo pela necessidade que alguém o considere um bajulador capacitado
 
Agora sim terei motivos para incriminá-lo, processando-o por calúnia e difamação. Querer vincular episódios sem relação alguma, atacando para isso minha honra, patrimônio inabalável pra mim, é querer esconder as evidências de um esquema de compra de prefeitos que corre o risco de transformar a eleição na Paraíba num verdadeiro balcão de negócios.  Aliás, o professor Barreto, que se dizia candidato das mãos limpas, deveria ser o primeiro a se levantar contra isso e cobrar explicação dos atos do prefeito de Caiçara e seus “novos aliados”. Mas, ao que parece, as mãos limpas se curvaram a uma boca suja. Que será punida com os rigores da lei.
 
Sales Dantas

Pesquisa aponta 45,5% das intenções de voto para Cássio

Em mais uma rodada de pesquisa do Instituto Souza Lopes, contratada pelo Sistema Correio da Paraíba, realizada entre os dias 19 e 22 deste mês, o quadro de intenções de votos para governador na Paraíba evidencia uma vantagem ainda maior do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), da Coligação A Vontade do Povo, sobre os demais adversários.

Conforme os números da pesquisa, registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o protocolo PB-00013/2014, se as eleições fossem hoje, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) venceria com 45,5% dos votos. Segundo colocado na disputa eleitoral, o governador Ricardo Coutinho emplaca 29%. Em terceiro lugar, distante dos dois, aparece Vital do Rêgo Filho (PMDB) com 4%.
 
Nesta primeira pesquisa de intenção de votos divulgada depois do registro oficial das candidaturas ao governo do estado, na qual foram consultadas 1,5 mil pessoas em 55 municípios, o deputado Major Fábio (PROS), Tárcio Teixeira (PSOL) e Antônio Radical (PSTU) tiveram 0,8%, 0,1% e 0,1%, respectivamente.
 
Cássio: sem acomodação 
    
Ouvido a respeito dos novos números, que estratificam e ampliam sua vantagem na corrida sucessória, o senador Cássio Cunha Lima disse ficar naturalmente feliz por os números refletirem a vontade das ruas, mas garante que sua campanha não corre o risco da acomodação.
 
"Muito pelo contrário. Isso apenas aumenta nossa responsabilidade e disposição de empenho cada vez maior para conquistar o honrado apoio do povo paraibano ao nosso plano de governo", destacou o tucano.

parlamentopb

Insatisfeito com valor de indenização, agricultor interdita trecho em construção da PB-276 entre Mãe d’Água e S. José do Bonfim




O agricultor conhecido por Biu Mamede, dono de uma propriedade rural localizada no município de Mãe d’Água-PB, interditou no final da tarde desta sexta feira, 25, um trecho da PB-276, que está sendo construída pelo governo do estado, ligando aquela cidade ao vizinho município de São José do Bonfim. O trecho interditado fica defronte a casa do agricultor na localidade conhecida por Serra Preta e desde as 16:00h ninguém sai e nem entra na cidade de Mãe d’Água pela rodovia.

De acordo com informações de condutores de veículos que tentavam chegar á cidade, o agricultor construiu uma cerca de arame no meio da rodovia e ainda abriu dois grandes buracos para impedir a passagem dos veículos. Ainda de acordo com informações de moradores próximos, Biu Mamede estaria insatisfeito com as propostas de indenização oferecidas pela COSAMPA, empresa responsável pela obra. Em três tentativas de negociação, os diretores teriam oferecido até R$ 50,000 pelo trecho de pouco mais de 100m de rodovia que passou por dentro da propriedade do agricultor. Informações não confirmadas por Biu Mamede dão conta de que ele só aceitaria R$ 100,00 pelo trecho ocupado pela estrada.

Com a interdição, uma grande fila de veículos se formou nos dois sentidos da rodovia e o ônibus que transporta estudantes para a cidade de Patos, acabou voltando e prejudicando o alunado. A prefeita do município, Margarida Tota (PPS), que se deslocava para a cidade de Patos, também ficou com seu carro parado na barreira e sua maior preocupação era com a possibilidade de alguém precisar de atendimento médico de urgência no Hospital Jandhuy Carneiro, de Patos. Motoristas que se deslocavam de São José do Bonfim para Mãe d’Água acionaram a Polícia Militar que esteve no local, e depois de mais de 30 minutos de negociação o trecho foi liberado pelo agricultor por volta das 07:00h. Máquinas da empresa fecharam os buracos e os veículos puderam finalmente completar o trajeto. Testemunhas que acompanharam as negociações disseram que Biu Mamede não descarta a possibilidade de voltar a interditar o trecho, caso o valor da indenização que ele pede não seja pago.


Célio Martinez

Polícia prende três suspeitos de explodir banco na cidade de Livramento


A Polícia Militar prendeu, no fim da tarde dessa sexta-feira (25), três suspeitos de explodir, durante a madrugada, o caixa eletrônico do Banco do Bradesco da cidade de Livramento, distante 130 km de Campina Grande. Erinaldo José da Silva, de 27 anos, Ricardo Pereira do Nascimento, 29, e o cabo da PM Clodeildo da Silva Moreira foram presos após um cerco realizado em um sítio localizado na Zona Rural do município.

Com eles foram apreendidas quatro pistolas, parte do dinheiro roubado, uma lata com mais de 60 grampos e uma alavanca de ferro – aparelhos utilizados para realizar a ação contra a agência bancária.  

De acordo com o tenente José de Arimatea, a viatura realizava rondas na cidade quando recebeu a informação da Polícia Civil de que seis suspeitos de terem praticado o crime estavam acampados em um sítio da zona rural do município. “Com apoio das viaturas de Taparoá e Assunção, foi realizado um cerco a uma residência no local, onde já de início os policiais encontraram cédulas queimadas, grampos e restos de comida, conseguindo prender dentro da casa o policial militar envolvido e mais dois suspeitos. Um quarto acusado que estava com eles conseguiu fugir quando percebeu a chegada das guarnições policiais”, contou.
O oficial disse ainda que durante as buscas foram encontradas as armas, as ferramentas utilizadas no crime e mais de R$ 70 mil reais roubados do banco, que estavam enrolados em dois blusões.

O trio suspeito foi levado para a Delegacia da Polícia Civil na cidade e autuado por furto qualificado. A Polícia Militar vai abrir um procedimento apuratório contra o cabo envolvido no crime.

Ocorrências em bancos – A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social constatou uma redução de 27% de ocorrências relativas a crimes patrimoniais envolvendo agências bancárias na Paraíba, durante o primeiro semestre deste ano. Os dados são do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds) e apontam que de janeiro a junho deste ano foram 62 registros contra 85 do mesmo período do ano passado. Representantes do Banco do Brasil estiverem reunidos essa semana com o comando da Polícia Militar confirmando a redução, onde durante audiência revelaram que contra o referido banco a queda foi de mais de 50% (13 no primeiro semestre deste ano contra 27 do ano passado).

Secom

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Cinco mil famílias são beneficiadas com revitalização de CRAS em Patos


O Centro de Referência de Assistência Social Severina Celestino, que funciona no bairro Morro em Patos, foi totalmente revitalizado pela Prefeitura Municipal, e entregue à população na noite desta quinta-feira, 24 de julho.

Funcionando em uma área de 483,64m² o equipamento socioassistencial recebeu revitalização no jardim, na recepção, nas salas de atendimento, além de novo salão para reuniões, cozinha, depósito, sala multiuso, recepção, banheiros e um local amplo para encontro dos grupos de convivência.

Na ocasião, a Prefeita Francisca Motta foi recebida pela filarmônica 26 de Julho e destacou a importância do novo espaço onde cinco mil famílias são beneficiadas. “A minha alegria é saber que esse CRAS é hoje um dos melhores do Brasil. Está tudo novo, tudo bonito para receber cinco mil famílias. Eu quero dizer a cidade de Patos que hoje é um dia de muita alegria por entregar esse Cras”, disse.
Para Emanoel Dantas, neto da homenageada Severina Celestino, o local é de grande importância para a população. “Eu tenho certeza que onde ela estiver, deve está muito feliz. Por tudo que ela já fez a prefeita Francisca Motta não deixou o nome dela em vão e está dando continuidade ao seu trabalho”, declarou.
Dona Jacira da Silva, integrante do grupo de idosos do CRAS, falou sobre a reforma do espaço. “Está uma maravilha. Pra mim essa foi a melhor coisa que ela já fez por nós. Que Jesus dê muita paz e paciência para ela ir até o fim”, falou dona Jacira com alegria.

A senhora Maria Amélia dos Santos, também falou sobre o novo espaço. “Nunca pensei que eu fosse fazer parte de um lugar tão bonito como esse. A prefeita está fazendo tudo por nós. Ela está de parabéns”, falou dona Maria.

Participaram do ato de inauguração do novo CRAS a secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, secretários municipais, familiares da homenageada, integrantes do centro, diretores e servidores municipais.

O CRAS atende moradores do Morro, Santa Clara, Liberdade, Jose Mariz, Geraldo Carvalho, Geralda Medeiros, Bivar Olinto e Vila Teimosa. Os Centros de referência são unidades de proteção social, distribuídos pelos bairros de maior vulnerabilidade e risco social. Neles são desenvolvidas ações socioassistenciais, de caráter preventivo para todos os membros da família, tanto de forma individual ou em grupo
 
Palloma Pires

Paraíba tem 766 mil motoristas e maioria é do sexo masculino

Foto:paraiba.com.br

A maioria dos condutores paraibanos é do sexo masculino e tem entre 30 e 59 anos. De 766.664 paraibanos habilitados, 566.830 são homens e 199.834 mulheres. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) aproveitou a proximidade das datas comemorativas 25 de julho (Dia do Motorista) e 27 de julho (Dia do Motociclista) para divulgar o novo perfil dos condutores no Estado.
 
Divididos por faixa etária, 191.551 condutores paraibanos têm entre 18 e 29 anos. Com idade entre 30 e 59 anos estão 478.347 condutores e 96.766 têm acima de 60 anos. A média geral é de 41 anos.
 
O perfil dos condutores paraibanos também revela a distribuição por categoria da Carteira Nacional de Habilitação: a maioria dos condutores (286.062) tem CNH na categoria “B” que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é aquela para condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a 3,5 mil quilos e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista.
 
Em seguida, aparecem 239.004 condutores habilitados na categoria AB, o que permite a condução de motocicletas ou carros com até 8 passageiros. Os condutores habilitados na categoria “A”, específica para motociclistas ou condução de veículos motorizados de três rodas, com ou sem carro lateral, são 33.135.
 
Na categoria C , para condutores de veículos motorizados utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a 3,5 mil quilos, estão habilitados 17.405 paraibanos. Na categoria D, para condutores de veículos motorizados utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista, estão 39.121.
 
Na categoria E, para condutores de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha 6 mil quilos ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrada na categoria trailer, estão habilitados apenas 5.825 paraibanos.
 
Os demais condutores têm carteiras de habilitação que combinam categorias mais especializadas para transporte de cargas ou de passageiros, sendo 48.246 na categoria AD; 15.203 na categoria AC e 9.055 na categoria AE.
 
Existem ainda 73.610 condutores que aparecem no sistema com a categoria da CNH indefinida, incluindo aqueles que possuem o Prontuário Geral Único (PGU), o modelo antigo da Carteira Nacional de Habitação, ainda sem a fotografia do condutor, e os condutores que estão iniciando o processo para a retirada da CNH, mas já constam no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).
 
A CNH pode ser renovada até 30 dias após a data de validade que é de um ano para a permissão de dirigir (primeira habilitação), cinco anos para condutores com até 65anos de idade e três anos para condutores acima de 65 anos.
 
O Detran alerta que muitos condutores flagrados com a CNH vencida alegam que esqueceram de verificar a data de vencimento e são multados porque, segundo o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro, transitar com a CNH vencida representa uma infração gravíssima, com sete pontos no registro.
 
Municípios com mais condutores - Os municípios paraibanos com o maior número de condutores são João Pessoa (294.814), Campina Grande (136.201), Patos (27.965), Santa Rita (22.339), Bayeux (19.873), Cajazeiras (16.364), Cabedelo (16.142), Sousa (13.287) e Guarabira (12.600).
 
Redução de taxas
 
O Governo do Estado reduziu em 80% as taxas do Detran para aquisição da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), as motocicletas abaixo de 50 cilindradas conhecidas como cinquentinhas, e em 40% as taxas para que pessoas com mais de 65 anos tirem ou renovem a CNH.
 
Secom

Sebrae Paraíba oferece orientação online



Serviço já está disponível e vai agilizar o atendimento empresarial

Empreendedores de todo o Estado têm agora a possibilidade de esclarecer suas dúvidas sobre gestão empresarial sem sair de casa ou do escritório. Esta semana o Sebrae Paraíba iniciou o serviço “Fale com o Especialista” com o  atendimento online. Das 9h às 17h, consultores estão disponíveis para prestar orientações nas áreas de empreendedorismo, planejamento, finanças, pessoas, organização, leis e normas, mercado, cooperação e inovação.

A Paraíba é o primeiro estado em que é realizado o atendimento virtual direcionado para os empreendedores locais. "Essa ferramenta é um marco estadual de migração do modelo apenas presencial para um modelo online, com foco no atendimento, agilidade e efetividade da orientação. Com a plataforma, esperamos ampliar o número de atendimento em todo o Estado”, disse o diretor administrativo-financeiro do Sebrae Paraíba, Ricardo Madruga.

A gerente de Atendimento Individual do Sebrae Paraíba, Márcia Timótheo, explicou que os consultores irão atender e orientar as demandas com base na realidade local. “O atendimento online já é realizado por consultores do Sebrae Nacional, mas é a primeira vez que um estado disponibiliza seus consultores na plataforma virtual para atender os clientes da sua região”, explicou.

Para acessar a plataforma “Fale com o Especialista”, basta acessar o site do Sebrae Paraíba – www.sebraepb.com.br – e  clicar no link “Atendimento Online” na parte inferior do site. Para entrar no bate papo com o consultor, é necessário fazer um cadastro no site. Caso já seja cadastrado, é necessário apenas inserir o CPF e a senha, e logo em seguida o canal “Fale com Especialista” é habitado. Neste primeiro momento, haverá um consultor disponível para o atendimento individual que pode durar até 40 minutos.

“Os consultores poderão esclarecer diversas dúvidas, como orientar impressão de guias, quais os cuidados antes de montar um negócio, opções de financiamento, entre outras questões. Se não for possível prestar todas as orientações virtualmente, será sugerido ao cliente procurar pessoalmente uma das agências do Sebrae no Estado”, disse a gerente.

O serviço “Fale com o Especialista” está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h no site do Sebrae Paraíba. 

Assessoria

Robôs de resgate e logística são destaques da última manhã de visitação da RoboCup



Na última manhã de competições da RoboCup 2014, o público presente pode conferir de perto um verdadeiro show de tecnologia apresentado pelas equipes finalistas. Entre os destaques estavam os times das modalidades Resgate e Logística. A visitação pública termina na tarde desta quinta-feira (24), mas o evento vai até sexta-feira (25), quando acontecem workshops, palestras e oficinas. Na Paraíba, a competição tem o apoio do Governo do Estado.
Na modalidade RoboCup Logística, a Alemanha foi a campeã. A equipe mostrou agilidade e eficácia diante dos desafios instalados em um ambiente que simulava a produção industrial. Para isso, foram utilizados robôs de auto-organização.

Tim Niemüller é um dos membros do grupo e falou sobre as dificuldades da disputa. “Fazer com que todos os robôs funcionem juntos, de maneira coordenada para cada objetivo é uma das dificuldades. Também temos que evitar as colisões entre eles”, observou. “Estamos muito felizes pelo primeiro lugar. Com essa conquista, há mais facilidade de conseguirmos fundos de instituições financiadoras para darmos continuidade a nossas pesquisas”, afirmou.

As competições da modalidade Rescue também foram destaques na manhã desta quinta-feira. Nelas, as equipes se apresentam individualmente e cada uma delas precisa superar obstáculos para adquirir mais pontos. Trata-se de um projeto que promove estratégias de resgate.

O time do também alemão Stefan Kohlbrecher estava entre os finalistas da liga. Ele disse que estava muito satisfeito com a desenvoltura da equipe e pelo sucesso da tecnologia apresentada pelo seu país. Também aproveitou para comentar a impressão que teve de João Pessoa. “Ainda não conheci muita coisa por aqui. Mas depois do evento vamos fazer isso. A cidade é muito quente e as praias são muito bonitas. Além disso, as pessoas simpáticas. Talvez eu volte aqui nesta cidade futuramente”, comentou.

O campeonato internacional de futebol de robôs começou em 19 de julho e segue até esta sexta-feira (25), no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima. A RoboCup 2014 deverá receber mais de 60 mil visitantes para assistir a equipes competidoras de 45 países.

Modalidades – Otorneio envolve disputa em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops também estão previstos na programação da RoboCup 2014.
 
Secom

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Prefeitura já recolheu 1.200 pneus no trabalho de combate à dengue em Patos


A Prefeitura de Patos-PB, através da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, vem incansavelmente realizando os trabalhos de combate à dengue em todo o município. Desde o início deste ano até este mês de julho, os agentes de endemias já recolheram 1.200 pneus, realizaram 192 procedimentos de difícil acesso e atenderam a 338 chamadas da população para resolver casos específicos.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Gorete Batista, o trabalho rotineiro de combate à dengue tem início com o LIRA, que é o Mapeamento rápido dos índices de infestação por Aedes aegypti. Esse levantamento identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação do município, permitindo o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

“O Ministério da Saúde preconizou que façamos quatro Levantamentos Rápidos do Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRA), e nós já concluímos o terceiro neste ano. Com base nesses levantamentos constatamos uma queda de 2% no índice de infestação. Apesar dessa queda ainda estamos em alerta, mas já temos esse exemplo de diminuição. Enfatizamos que a população é nossa grande aliada no combate à dengue, seja nos informando sobre a existência de focos, seja praticando o que os nossos agentes orientam a fazer”, ressaltou a coordenadora.

A cidade de Patos possui 49. 611 residências identificadas pela Vigilância Ambiental e aptas a receber a visita dos agentes de endemias, que realizam tal procedimento a cada dois meses. Após essa visita, os casos onde existe a incidência de focos da doença, são tratados corretamente.

O agente de endemias, De Medeiros, lembrou que a população deve contribuir com o trabalho da vigilância, inclusive ligando e solicitando a recolhimento de pneus, bem como solicitar qualquer outro auxílio que possa erradicar um foco do mosquito.

Os telefones para contato com a Vigilância Ambiental são: (83) 8780-4884 e (83) 9682-3196.

Professores da região de Patos participam de formação em educação emocional e social









Formação visa reduzir violência e melhorar convivência nas escolas

Aconteceu nesta quinta-feira 24, no auditório da 6ª Gerência Regional de Educação, em Patos, uma formação destinada aos educadores na rede estadual de ensino. Em toda a Paraíba a meta é preparar 2.200 professores e alunos no campo emocional e social para que possam reconhecer e administrar suas emoções, melhorando assim a convivência e reduzir a violência.


O evento, Formação Inicial da metodologia Liga Pela Paz, sob coordenação da consultora pedagógica Maíse Cordeiro, teve participação da secretária estadual de educação, Márcia Lucena e do gerente regional Luiz Carlos Gabi.


Gabi destacou que essa formação Liga pela Paz é importante para que se aprenda hoje a lidar com as emoções do alunado desde crianças, futuramente é possível evitar a violência dentro da escola. “Nas escolas pilotos dessa metodologia de trabalho em sala de aula na Paraíba, as mudanças de comportamento apontam para a redução de comportamentos agressivos e melhorando o rendimento do alunado”, comentou Gabi.


A Liga pela Paz, que começou com uma experiência piloto em algumas escolas do Estado, agora tornou-se política de educação, com a implantação desse processo de educação continuada que busca regular aspectos da emoção entre alunos e professores, de todas as 14 gerências de educação, chegando a professores de 1º ao 5º ano de 400 escolas de 139 municípios.


A secretária de educação da Paraíba, Márcia Lucena, lembrou que nas escolas de João Pessoa onde houve implantação do projeto Liga pela Paz houve um grande salto no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básico. “O que estamos trabalhando não é só uma ideia de enfrentar a violência, de construir uma consciência pela paz, e sim algo concreto, que é o desenvolvimento da inteligência emocional. Ao desenvolver essa inteligência, interferir nesse comportamento, nos sentimos mais fortes e isso vai mudar a forma do professor dar aula e do aluno absorver os conhecimentos”, comentou Márcia.


Como identificar e traduzir os sentimentos dos alunos pela expressão facial é um dos inúmeros exercícios trabalhados na formação emocional e social dos professores na Liga pela Paz. O aprendizado interativo professor/aluno chega até às residências, às famílias. “Chamamos a isso de cultivo no lar. É como se fosse uma sementinha que o aluno plantasse na escola e levasse para casa para ser regada e adubada com carinho pela família”, explica Maíse Cordeiro, como os pais são inseridos nesse trabalho.


Os professores recebem acompanhamento, apoio pedagógico permanente por uma equipe do órgão Inteligência Relacional. “A gente acredita que teremos que haja uma mudança de postura, de costumes, de comportamento. Que as escolas saiam da cultura da violência e que as pessoas sejam mais tolerantes, compreensivas e tenham um relacionamento melhor”, comentou Maíse.


Rosilda Caetano Oliveira possui 14 alunos. Ele leciona na Escola Estadual de Ensino Fundamental da Mina do Ouro, na Vila de Itajubatiba, no Distrito de Catingueira. Úma das que participam da formação. “Muitas vezes, nós professores, não estamos preparados emocionalmente para estar em sala de aula. Essa qualificação vem ajudar a alunos e professor, tanto em família, quanto em sociedade”, enfatizou.

Marcos Eugênio

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Prefeita Francisca Motta entrega ambulância e inaugura sede da Subprefeitura do Distrito de Santa Gertrudes



A Prefeita de Patos, Francisca Motta, entregou na noite desta terça-feira, 22 de julho, uma ambulância e a nova sede da Subprefeitura do Distrito de Santa Gertrudes, que beneficiará a população do local com o atendimento de diversos serviços.

Segundo a Prefeita, a inauguração da nova sede da Subprefeitura, bem como, a entrega da ambulância representa uma conquista para a população, uma vez que era uma reivindicação dos moradores. “O prédio está totalmente climatizado, estruturado e pronto para os serviços de atendimento a população, o que irá facilitar muito para todos da localidade, tendo em vista, a descentralização dos trabalhos burocráticos e demandas do cotidiano. Entregamos também uma ambulância grande, estruturada e tenho certeza que isso ajudará bastante a população e as equipes de saúde, no momento dos atendimentos”, comentou Francisca Motta.

A solenidade de entrega aconteceu às 18h, e contou com a participação de secretários do governo municipal, vereadores e a população que prestigiou o momento com bastante entusiasmo. “Para a população do Distrito de Santa Gertrudes isso é muito bom, pois são melhorias que irão servir a todos”, disse a dona de casa e moradora do Distrito, Clara Alves.

De acordo com a Subprefeita do Distrito de Santa Gertrudes, Vera Candeia, os investimentos do Governo Municipal estão mudando a realidade dos moradores. “Tanto o prédio da Subprefeitura, como a entrega da ambulância, são ações que beneficiam a população de maneira direta. Além disso, temos a construção do Ginásio que está em fase de acabamento, a iluminação do acesso do Distrito ao Conjunto Maria Guedes e a academia de saúde que será instalada em breve”, comentou.

A secretária de Saúde do Município Ilanna Motta, lembrou a revitalização e ampliação da UBS Antônio Urquiza, localizada no Distrito, após a entrega das chaves da ambulância, junto com a Prefeita Francisca Motta.

Epitácio Germano

Arquivo do blog