Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 10 de janeiro de 2009

Patos teve o maior número de notificações de dengue em 2008


Casos de dengue caem 11% na Paraíba em 2008

De acordo com os números do boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado, através da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, foram confirmados durante todo o ano passado 8.481 casos da doença, de um total de 10.968 notificados, os quais também sofreram uma redução de 13%.
Conforme o boletim, do total dos casos notificados, 2.487 casos foram descartados por exames laboratoriais ou por não preencherem o critério epidemiológico de caso de dengue.
Dos confirmados, 60 casos se enquadram como Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e ocorreram nos municípios de Aguiar, Barra de Santa Rosa, Cajazeiras, Campina Grande, Catolé do Rocha, Cuité, Emas, Esperança, Guarabira, Ingá, Itabaiana, Itatuba, João Pessoa, Lagoa, Santa Helena, São Mamede, São Miguel de Taipu, Sertãozinho, Sousa e Uiraúna.
O boletim informa ainda que ocorreram cinco óbitos por dengue hemorrágica, resultando em uma taxa de letalidade de FHD no estado da Paraíba em torno de 8,3%. As mortes aconteceram em Cuité, Serra Redonda, Barra de Santa Rosa, Guarabira e Mogeiro. Outros dois óbitos ocorreram em virtude de complicações da Dengue, ambos em Campina Grande.
Os dados da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde apontam que a faixa etária mais acometida pela dengue foi a de 20 a 39 anos, com 32,3% dos casos, enquanto as mulheres foram as maiores vítimas, totalizando 57,2% dos casos.
O órgão acredita que isto aconteça porque a mulher é ainda quem passa maior tempo no domicilio e o mosquito possui hábitos peridomiciliar.
De acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN, os municípios que apresentaram em 2008 maior número de casos notificados foram João Pessoa (803), Patos (1032), Cajazeiras (756), Campina Grande (476), Monteiro (417), São Bento (374), Esperança (293), Picuí (226), Cuité (287), Catolé do Rocha (239), Cabedelo(218), Bernardino Batista (173), Teixeira(145), Piancó (136), Coremas(137), Livramento (120). Representando 44,30% do total de casos acumulados em 2008.
O boletim da Secretaria de Saúde do Estado informa ainda que a doença apresentou o mesmo comportamento dos anos anteriores, com aumento significativo de casos no período que coincide com as chuvas.
No entanto, ressalta que, após as mobilizações realizadas com a participação do governador Cássio Cunha Lima, integradas com os Governos Municipais, observou-se uma redução significativa no número de casos, demonstrando que a população entendeu o chamamento e o impacto foi visível.
Fonte: Secom/PB

Bíblia salva cabeleireiro atingido por tiros

Uma das balas perfurou a capa do livro e o Velho Testamento. A outra desviou da obra e atingiu, de raspão, a testa do homem.
A Bíblia salvou a vida de um cabeleireiro atingido por dois tiros quando chegava em casa no Espírito Santo. O livro estava no bolso da camisa da vítima. Uma das balas perfurou a capa e várias páginas do Velho Testamento. A outra desviou do livro e atingiu a testa do homem de raspão. O cabeleireiro, que não quis se identificar, conta que é religioso e que carrega sempre o livro consigo. Homem de fé, ele acredita que foi salvo pela palavra de Deus.
G1

Justiça determina que prefeitura de Juazeirinho atenda à demanda do Peti no município


A Promotoria de Justiça de Juazeirinho emitiu recomendação à direção do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e à Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Juazeirinho-PB, para que forneçam ao Conselho Tutelar local a lista de famílias integrantes do Peti. O objetivo da recomendação é verificar se foram cumpridas as exigências legais para a manutenção dessas famílias no programa e assegurar que, em 2009, só sejam aceitas as famílias que efetivamente estejam atendendo as determinações legais para a inclusão no sistema, sendo sempre ouvido o Conselho Tutelar local.
Segundo a Promotora de Justiça Carmem Eleonora da Silva Perazzo, populares denunciaram que existem famílias integrantes do Peti que não preenchem os requisitos exigidos por lei para a sua continuidade no programa. Também há denúncias de que as famílias não estejam cumprindo os requisitos exigidos para sua manutenção no Programa do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Consta na Recomendação que o Conselho Tutelar de Juazeirinho, ao receber a referida lista de famílias integrantes do Peti, deve fazer uma verificação minuciosa a respeito do cumprimento das exigências, ou não, para o ingresso ou continuação da família no programa. Deverá ser entregue relatório ao Ministério Público local para análise e acompanhamento da inclusão de novas famílias no programa.A Prefeitura de Juazeirinho também deve comprovar, no prazo de 10 dias, a instituição da Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil com seus respectivos membros.
Transporte escolar: Carmem Perazzo também expediu Recomendação às Prefeituras de Juzeirinho, Santo André e Tenório para que providenciem a fiscalização previa, pelo Detran, de todos os veículos que realizarão o transporte escolar no ano de 2009.
Segundo a Promotora, a fiscalização deve ser realizada antes do início do ano letivo, proibindo a realização de transporte escolar nos veículos não vistoriados ou com irregularidades, efetivando-se o descredenciamento dos referidos veículos.

onorte
foto:www.ptb.org.br

Mais de 305 mil alunos com deficiência estão matriculados no ensino regular


Dados do censo escolar mostram que, em 1998, havia 43.923 alunos com deficência matriculados em turmas comuns do ensino regular. Em 2007, o número passou para 305.136 e 63% das matrículas foram feitas na rede pública de ensino. Em entrevista esta semana, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse não ter dúvida de que o desenvolvimento de estudantes com deficiência em turmas comuns do ensino regular é a melhor opção.
“Não apenas para a criança com deficiência, mas também para a criança sem deficiência, porque a presença dela muda o ambiente de aprendizagem favoravelmente”, afirmou.
Haddad classificou os projetos de educação inclusiva no país como “grandes iniciativas” e informou que, este ano, o Ministério da Educação deve entregar mais de 4 mil salas multifuncionais para o atendimento de alunos com deficiência auditiva e visual e também com dificuldade de mobilidade física.
“Adequamos a infra-estrutura com rampas e elevadores e isso conduz para uma escola inclusiva, plural e que respeita os direitos humanos”, disse o ministro. Entre os aparelhos necessários para o atendimento especializado estão 4,3 mil microcomputadores completos e 5,6 mil portáteis. A idéia, segundo o MEC, é que o atendimento especializado não substitua o ensino regular e que os alunos com deficiência recebam atenção específica para minimizar as dificuldades e, ao mesmo tempo, cursar o ensino regular.
O Decreto 6.571/08 que, de acordo com o MEC, “reestrutura” a educação especial, consolida diretrizes e ações já existentes voltadas para a educação inclusiva e destina recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ao atendimento de necessidades específicas de pessoas com deficiência.
Fonte: Agência Brasil
foto:G1

POde chover no Sertão neste final de semana


Previsões para o final de semana na Paraíba

A nebulosidade vai ser constante no céu ao logo de todo o território da Paraíba. A chuva só não vai aparecer no Cariri, Curimataú e Agreste, mas mesmo nos lugares onde ela vai aparecer não serão fortes nem de longa duração. As chuvas só serão mais intensas no litoral e no alto sertão. A temperatura não ultrapassa os 35.
Confira a previsão da sua região:
Litoral - Nebulosidade variável com possibilidade de chuvas ocasionais. Temperaturas entre 25° e 32°.
Brejo
Nebulosidade variável com possibilidade de chuvas ocasionais. Temperaturas entre 20° e 29°.
Agreste
Ceu com muitas nuvens. Temperaturas entre 21° e 30°.
Cariri/Curimataú
Céu parcialmente nublado. Temperaturas entre 21° e 33°.
Sertão
Céu parcialmente nublado. Possibilidade de chuvas rápidas e isoladas. Temperaturas entre 23° e 36°.
Alto Sertão - Céu parcialmente nublado com pancadas isoladas de chuva. Temperaturas entre 22° e 35°.
wscom

Homem é executada em Santa Terezinha


Um homem que ainda não teve o nome divulgado pela polícia, mas que era conhecido por “Branquinho” e residia no bairro Vila Teimosa em Patos, foi morto no final da tarde de ontem (sexta-feira), dia 9, com vários disparos de arma de fogo.
As primeiras informações apontam que Branquinho foi interceptado (provavelmente por dois homens em uma motocicleta), na estrada que dá acesso ao Sítio Boi Raposo no município de Santa Terezinha, próximo ao Grupo Escolar do Sítio São Mateus, localizado a poucos metros da BR-361.
Branquinho foi morto com vários disparos de arma de fogo, disparados à queima roupa. Apesar da polícia ainda não ter confirmado, a arma usada para executar a vítima, provavelmente foi um pistola.
Há informações que Branquinho foi acertado com pelo menos dez tiros. Ano passado a vítima já tinha sofrido um atentado, quando dois homens em uma motocicleta teriam disparado várias vezes contra ele, que estava no seu veículo. O mesmo se dirigia do Centro da cidade de Patos para o Conjunto Bivar Olinto. Nesse atentado, a vítima saiu ilesa.
Nesse mesmo dia do atentado sofrido por Branquinho, um primo dele foi morto a tiros no portão de sua residência, também localizada no mesmo bairro que morava. No dia seguinte, a mãe do falecido, tia de Branquinho, concedeu entrevista as emissoras de rádio de Patos, e levantou a hipótese de que os assassinos estavam à procura de Branquinho.

patosonline

Duas Rodas faz 111 apreensões de veículos


Cento e onze apreensões de veículos; sete apreensões de Carteira de Habilitação; seis prisões em flagrante e treze lavraturas de TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência). Esse foi o saldo da operação Duas Rodas, deflagrada pela Polícia Militar para reduzir os índices de violência na cidade de Princesa Isabel e arredores.
As ações, coordenadas pelo comandante da 4ª Companhia do 3º Batalhão, capitão Jurandy Pereira Monteiro (foto) tiveram como alvo a prevenção e a repressão às ocorrências realizadas por motociclistas (furtos e roubos, homicídios e outros), bem como a redução nos índices de acidentes no período. Para alcançar os objetivos, foi intensificado o policiamento motorizado, os bloqueios e as blitzen.
A operação teve início no dia 19 de dezembro de 2008 (sexta-feira) e terminou no dia 1º de janeiro de 2009. O Capitão Jurandy disse que o resultado da operação foi satisfatório e comemorou o fato de não ter havido homicídio no período. Segundo o oficial ,todos os principais índices de violência e criminalidade foram reduzidos em relação ao mesmo período do ano anterior. “As ocorrências de furto/roubo no mês de dezembro/2008, reduziram em 57,14% em relação ao mesmo período de 2007, os acidentes de trânsito caíram em 38% e o número de ocorrências de embriaguez e desordem teve uma redução de 33%”, informou o Capitão.
Sessenta e cinco PMs se revezaram diuturnamente na operação, onde 23 ônibus, 85 motoristas e 487 motociclistas foram abordados. De acordo com o comandante, a Polícia Militar deverá desencadear novas ações nos próximos dias na região de Princesa Isabel.
Fonte:3bpm.blogspot.com

Homens praticam assalto em Bom Sucesso-PB

Na tarde ontem (dia 09/01) na cidade de Bom Sucesso, dois homens ainda não identificados, abordaram o senhor Antonio Lima, 82 anos, quando este se digiria para dar água a criação de gado bovino. Em seguida foram para a casa da vítima querendo que o mesmo desse conta de um revólver. Os acusados encontraram a arma e roubaram ainda, na residência da vítima, cerca de R$ 2.100,00, depois fugiram. Até o momento ninguém foi detido.

PM prende procurado e apreende pistola

Atendendo a determinação do comandante da 2ª Companhia, a Guarnição comandada pelo Cabo Coelho realizou uma abordagem a Damião Arimatéia Targino de Oliveira, conhecido por “Moscou”, 31 anos, que conduzia uma moto Honda CG 125, sem placa, ano 2000, de cor prata. Foi encontrado em seu poder uma pistola cal. 380, com numeração raspada e com 18 munições intactas. Conforme consulta feita na Rede Inforseg existem seis mandados de prisão em aberto contra o acusado, além de oito procedimentos e seis processos em andamento. Após a prisão, o acusado foi conduzido para a 8ª Superintendência de Polícia Civil.

garimpando com III BPM

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Espaço Sindical




Presidente do Sindicato dos Comerciários disse que vai aceitar críticas dentro da gestão


O presidente do Sindicato dos Comerciários de Patos, Everaldo Lima (foto), disse essa semana que vai aceitar críticas feitas por trabalhadores do comércio de Patos visando permitir uma gestão mais participativa nos próximos três anos. Segundo Everaldo, a crítica quando é feita com responsabilidade ajuda ao líder a executar as ações administrativas com a responsabilidade necessária para o cargo. “Não sou ditados e por isso, sou a favor da crítica, embora não posso aceitar difamações como tentaram fazem durante cerca de um ano e oito meses. Criticar faz parte do processo democrático e por isso, estou pronto para conviver com a situação e respeitar a opinião dos trabalhadores do comércio”, garantiu.
Indagado sobre a participação dos trabalhadores de agora em diante, ele enfatizou que vem sendo bastante cobrado desde o processo eleitoral e por isso, vai cobrar também a contrapartida do trabalhador nas assembléias e mobilizações realizadas pelo Sindicato. Everaldo adiantou que a diretoria eleita pela Chapa 1, que obteve cerca de dois terços dos votos da categoria, tem o objetivo agora de cumprir os requisitos acordados com o Ministério Público do Trabalho e a OAB, para realizar a cerimônia de posse ainda neste mês de janeiro.
Genival Junior (Assessoria)
foto:garimpandopalavras

Emater-PB e Arquidiocese vão implantar projeto de hortas caseiras


A diretoria da Emater-PB se reuniu ontem, quinta-feira (08), com o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, para discutir procedimentos de um grande projeto de produção de hortaliças, por meio da instalação de hortas caseiras na maioria das 76 paróquias existentes no Estado.
O encontro aconteceu na sede da empresa, na estrada de cabedelo, e contou com a participação da coordenadora da Pastoral da Criança, Sandra Carvalho, da técnica da Emater à disposição da Arquidiocese, Aldenora Pereira, o colaborador Severino Ângelo, além de vários extensionistas envolvidos com o projeto.
O início dos trabalhos acontecerá na próxima terça–feira (13) com uma visita técnica ao Seminário Arquidiocesano, localizado no bairro Castelo Branco, onde vai ser implantada uma unidade demonstrativa para integrantes das paróquias e também para consumo do próprio Seminário.
Na oportunidade, segundo a técnica Aldenora Pereira, os técnicos vão definir com a Pastoral sobre as hortaliças a serem cultivadas, bem como selecionar uma paróquia para implantar um projeto piloto para a expansão de experiências de hortas caseiras existentes em de Itatuba, Ingá e Riachão do Bacamarte. Nesses municípios, dentre outras hortaliças, as famílias cultivam tomate, coentro, couve, cebolinha e pimentão.
Caberá à Emater, conforme explicou o presidente Nivaldo Magalhães, toda assistência técnica às famílias envolvidas no projeto. Dentro de poucos dias, a empresa, junto com o Sindicato dos Engenheiros Agrônomos, Veterinários, Zootecnistas e Entes Públicos da Paraíba (SINAVEZ), promoverá um curso de capacitação com as pessoas vinculadas às paróquias da Arquidiocese, que servirão de multiplicadores dessa experiência.
Durante a reunião foram exibidas várias experiências de hortas caseiras nas paróquias dos Estados do Piauí, Rio de Janeiro, Paraná, Sergipe e Paraíba.

Secom

Foto:Ceapac

Defesa Civil interdita Igreja Matriz de Pombal


A igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Pombal, tem mais de cem anos, é considerada umas das mais antigas da Paraíba, e foi interditada por apresentar rachaduras na parede do prédio e ameaça de desabamento da torre esquerda. Os moradores da cidade temem que algo grave aconteça.
A Defesa Civil interditou o imóvel e as celebrações estão sendo realizadas em outras igrejas de Pombal.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado - IFAEP listou as reformas de emergências necessárias para serem feitas na igreja. O pedido foi encaminhado à Superintendência de Planejamento da Paraíba, mas segundo o diretor da Suplan, Fernando Dias, não há prazo estabelecido para o início das obras.
Com informações da TV Cabo Branco
foto:www.panoramio.com

Prefeito de Picuí é eleito presidente da Famup


Em eleição realizada nesta sexta-feira, dia 9, 160 prefeitos que compõe a Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup) decidiram que o prefeito de Picuí, Rubens Germano, mais conhecido como Buba Germano, será novamente o presidente da entidade.Germano, que disputava diretamente o cargo com o prefeito de Caiçara, Hugo Alves, recebeu 93 votos contra 67 obtidos por seu concorrente.
Apesar de uma diferença de votos significante, Hugo Alves tinha ao seu lado o apoio de nomes de peso, como o Prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho.
Além do presidente, os prefeitos do estado escolheram os nomes de toda a diretoria da Famup.
Confira abaixo os nomes que compõe a Diretoria eleita da Famup:
Presidente - Rubens Germano Costa (Picuí)
1º vice-presidente - José Antônio Vasconcelos da Costa (Pedra Lavrada)
2º vice-presidente - Fábio Tyrone (Sousa)
3º vice-presidente - Edvaldo Caetano da Silva (Catolé do Rocha)
4º vice-presidente - Antônio Maroja Filho (Juripiranga)
1º secretário - Ednancé Henrique (Monteiro)
2º secretário - Flávia Serra Galdino (Piancó)
3º secretário - João Clemente Neto (Sapé)
1º tesoureiro - José Vieira da Silva (Marizópolis)
2º tesoureiro - Yasnaya Pollyanna Feitosa (Pombal)
Conselho fiscal efetivo
José Pinto Neto (Boa Ventura)
Wanderlita Guedes Pereira (Areia de Baraúnas)
José Ivaldo de Morais (Várzea)
Carlos José C. Marques (Boqueirão)
João Luiz de Lacerda Júnior (Amparo)
Suplentes
Nadir Fernandes de Farias (Curral de Cima)
Francisco das Chagas de Sousa (São Mamede)
Fernanda Maria de Medeiros Loureiro (Emas)
José Rofrans Cassimiro (São Francisco)
Davi Cordeiro de Oliveira (Santa Terezinha)
Fonte: onorte

Prefeito decreta estado de emergência em Sousa


O prefeito da cidade de Sousa, Fabio Tyrone (PSB) - foto, decretou estado de emergência pelo prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por igual período, no município devido a falta de estrutura recebida da Administração anterior.
De acordo com o decreto, o pior problema encontrado foi o lixo acumulado devido a greve dos garis e o sucateamento da frota da Prefeitura.
Segundo o decreto publicado no Diário Oficial do dia de ontem, o atraso no pagamento dos contratos de locações de veículos e máquinas a serviço da edilidade comprometeu a eficiência dos serviços de limpeza urbana do Município.
O decreto diz ainda que a Guarda Municipal e o Serviço de Vigilância do Município, em 1º de janeiro de 2009, apresentou-se insuficiente em seu contingente para a garantia da segurança dos próprios e equipamentos da edilidade, fato este agravado com a paralisação dos Policiais e Delegados da Polícia Civil do Estado da Paraíba.

Confira o decreto na íntegra:


PREFEITURA MUNICIPAL DE SOUSA

Decreto n. 52, 6 de janeiro de 2009.


Decreta Situação de Emergência no âmbito do Município de Sousa, Estado da Paraíba, e dá outras providências.O PREFEITO CONSTITUCIONAL DO MUNICÍPIO DE SOUSA, ESTADO DA PARAÍBA, no uso das atribuições conferidas pela Lei Orgânica do Município e Considerando que a urgência necessária à retomada da normalidade dos serviços essenciais prestados à coletividade pelo Poder local comporta a decretação, sob todos os aspectos, do presente ato;
Considerando que a não adoção de medidas capazes de evitar irreparáveis danos à saúde pública acarretará risco iminente à população; Considerando que a suspensão dos serviços de coleta de resíduos sólidos pelo Departamento de Água, Esgotos e Saneamento Ambiental – DAESA – acarretou solução de continuidade à limpeza do perímetro urbano do Distrito Sede do Município, dos Núcleos Habitacionais I, II e III e Acampamento Federal de São Gonçalo desde a deflagração da greve realizada pelos Garis Municipais, ocorrida durante a última metade do mês de dezembro de 2008;
Considerando que o sucateamento da frota de veículos e máquinas pertencente à Prefeitura de Sousa ou do atraso no pagamento dos contratos de locações de veículos e máquinas a serviço da edilidade comprometeu a eficiência dos serviços de limpeza urbana do Município; Considerando que a Guarda Municipal e o Serviço de Vigilância do Município, em 1º de janeiro de 2009, apresentou-se insuficiente em seu contingente para a garantia da segurança dos próprios e equipamentos da edilidade, fato este agravado com a paralisação dos Policiais e Delegados da Polícia Civil do Estado da Paraíba; Considerando, finalmente, que as medidas emergenciais são de exclusiva competência dos órgãos governamentais e que a sua não adoção poderá ocasionar prejuízos irreparáveis ou comprometer a segurança das pessoas, obras, bens, serviços e equipamentos,
D E C R E T A:

Art. 1º. Fica declarada no âmbito do Município de Sousa, Estado da Paraíba, por contingência dos fatos descritos no preâmbulo deste Decreto, Situação de Emergência pelo prazo de 90 (noventa) dias, prorrogáveis por igual período caso persistam as situações de risco onde quer tenha havido solução de continuidade ou comprometimento da segurança e da saúde das pessoas, a integridade de obras, bens, serviços e equipamentos públicos.

Art. 2º. O Poder Público Municipal adotará todas as providências e coordenará, através do Conselho Municipal de Defesa Civil e do Gabinete do Prefeito Constitucional do Município, as ações que se fizerem necessárias para minimizar os problemas ensejadores da Situação de Emergência de que trata este Decreto. Parágrafo Único. Os procedimentos administrativos devem ser simplificados e agilizados para o atendimento das ações emergenciais que se fizerem necessárias, observando-se, no que couber, o disposto no artigo 24, IV, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

Art. 3º. O Chefe do Poder Executivo abrirá crédito no Orçamento Geral do Município para fazer face às despesas decorrentes deste Decreto, caso necessário.

Art. 4º. Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação. Gabinete do Prefeito Constitucional do Município de Sousa, Estado da Paraíba, 6 de janeiro de 2009.

FÁBIO TYRONE BRAGA DE OLIVEIRA
Prefeito Constitucional do Município de Sousa

wscom
foto:paraiba1

Acusado de duplo homicídio em São Paulo é preso na PB

Policiais da delegacia de Homicídios de João Pessoa prenderam Orlando Otaviano da Silva, 27 anos, acusado de praticar um duplo homicídio no estado de São Paulo. A prisão aconteceu na madrugada desta sexta-feira, 9, na região de Tavares, no Sertão da Paraíba.
Os policiais paraibanos receberam comunicado da Polícia paulista sobre a possível fuga de Orlando para Paraíba e montaram uma operação para localizá-lo. Ele estava sendo procurado acusado de um duplo homicídio e uma tentativa de homicídio na região de Catanduva-SP.
Há cerca de três dias, os agentes da delegacia de Homicídios de João Pessoa se deslocaram até um povoado conhecido por Jurema, na região de Tavares, no Sertão da Paraíba e passaram a colher informações sobre Orlando. Na madrugada desta sexta (9) ele foi preso em uma casa naquele povoado e não ofereceu resistência. No local, também foi preso o irmão dele, José Otaviano da Silva Filho, 23 anos, acusado de praticar um homicídio no município de Nova Olinda, Sertão da Paraíba.
Orlando deverá ficar preso na Central de Polícia de João Pessoa à disposição da Justiça. O irmão dele, José Otaviano, se encontra na Cadeia Pública de Santana dos Garrotes, no Sertão do estado, também à disposição da Justiça..
wscom com Assessoria

Idoso morre em açude de São José do Brejo do Cruz

O aposentado José de Sousa, 82 anos, morreu, provavelmente por afogamento, na tarde ontem, quinta-feira 08, no açude da Emergência, na cidade de São José do Brejo do Cruz. O corpo do senhor José de Sousa, que sofria de problemas mentais, segundo amigos, foi encontrado por seu filho, João Paulo.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Após divórcio, médico pede de volta rim que doou à ex-mulher


Richard Batista acusa a ex-mulher de impedi-lo de ver seus filhos.Batista disse que doou o rim a Dawnell Batista em junho de 2001.



O médico de Long Island (EUA) Richard Batista, que mantém uma prolongada disputa de separação com Dawell Batista, quer que a ex-mulher devolva o rim que ele doou para ela ou pague uma compensação financeira de US$ 1,5 milhão.
Batista disse à imprensa, no escritório de seu advogado em Long Island, que decidiu tornar pública sua demanda porque se sente frustrado diante da demora do divórcio, que se arrasta há quase quatro anos. Batista acusa a ex-mulher de impedi-lo de ver seus filhos, que têm 8, 11 e 14 anos de idade, algumas vezes durante meses inteiros. "Este é meu último recurso. Não queria fazê-lo de maneira pública", disse o médico.
Batista disse que doou o rim a Dawnell Batista, de 44 anos, em junho de 2001. A mulher entrou com pedido de divórcio em julho de 2005. Segundo Dominick Barbara, advogado de Batista, a ex-mulher começou uma relação extraconjugal entre 18 meses e dois anos após receber o transplante de rim. Douglas Rothkopf, advogado que representa Dawnell Batista, não quis comentar as exigências de Richard Batista.
Porém outros advogados acreditam ser difícil que ele tenha êxito em seu pedido. "Estou neste negócio há mais de 40 anos e nunca havia ouvido algo parecido", disse Seymour J. Reisman, um advogado de Long Island, que é especialista em divórcios. "Não se trata de uma propriedade conjugal ou de um bem conjugal", afirmou Reisman.
G1

Greve: 122 delegados vão ter cortes nos salários


A assessoria de imprensa da Secredaria de Segurança Pública do Governo da Paraíba garantiu que a lista com o nome de 122 delegados grevistas foi entregue no fim da manhã desta quinta-feira (8) à Secretaria de Administração, para que os pontos dos delegados fossem cortados. Segundo o assessor Ainoã Geminiano, apenas os líderes do movimentos ficaram de fora por estarem de férias.
Segundo a assessoria, a maioria dos listados terá 27 dias descontados porque "não trabalharam nenhum dia". Ele contou ainda que nem o percentual mínimo (30%) dos plantonistas está sendo respeitado pela greve. "Os delegados que estão fazendo o plantão não fazem parte da greve, por isso não contam", explicou o assessor.
Para ele, os líderes não foram leais ao iniciar a greve justamente em seu mês de férias. "Os líderes do movimento Steferson Gomes, Cláudio Lameirão e Afrânio de Brito estão de férias e por conta disso não terão pontos cortados, mas seus colegas serão penalizados". A secretaria vai entrar com um processo administrativo acusando os delegados de abandono de emprego.
Steferson Gomes, por sua vez, segundo vice-presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (Adepdel), não recebeu bem a confirmação da entrega da relação dos nomes dos delegados grevistas para corte de ponto.
Ele disse que o secretário Eitel Santiago (Segurança) demonstra ter ódio dos delegados e chamou de “abuso” a negação do Governo da Paraíba em negociar. “Para quem prega o discurso do diálogo, é muito estranho que eles não aceitem negociar”, desabafou.
Ainda de acordo com Steferson, a partir de “atitudes atrapalhadas” a Secretaria de Segurança “rasga a constituição” ao não reconhecer o direito de greve. “Não estamos desrespeitando nenhuma decisão judicial. O Tribunal de Justiça apenas determinou a suspensão da greve, mas não a declarou ilegal”, destacou.
Sobre a afirmação de que a greve não estaria respeitando a necessidade de manter 30% dos profissionais em atividade, o delegado disse que a cada dia o secretário de segurança fala uma coisa diferente.
"Eu quero é que eles provem judicialmente que esta margem de 30% não está sendo respeitada”, completou, alegando que entre os grevistas acontece um revezamento de trabalho justamente para manter uma parte em atividade.
Com relação a insinuação de que os líderes do movimento não foram leais com os colegas grevistas, por terem iniciado o movimento no mês de suas férias, Steferson Gomes foi taxativo.
“Esta é mais uma demonstração de desespero. Quem não tem argumento para discutir, arranja declarações infelizes para tentar desestabilizar o movimento. Mas que eles tenham certeza que nós não nos intimidaremos", concluiu.

Maurício Melo e Phelipe Caldas (paraiba1)
foto:db

Nabor diz que Teatro Municipal será uma das grandes prioridades de seu novo mandato

O prefeito reeleito de Patos, Nabor Wanderley (PMDB), explicou que este segundo mandato será importante para a sequência das obras iniciadas na sua primeira gestão, como a de infra-estrutura do bairro Monte Castelo, que receberá esgotamento sanitário, calçamentos e casas populares, 170 unidades; conclusão da primeira etapa da Alça Sudeste, prevista para dezembro; reforma e ampliação do Estádio José Cavalcanti; conclusão do Pólo Coureiro Calçadista, ações que, segundo ele, vão trazer maior progresso à cidade e melhoria de vida para a população.
Outra obra citada por Nabor, considerada como uma das grandes prioridades para 2009 será a construção do Teatro Municipal, já denominado Ernani Sátyro, em lei aprovada pelos vereadores. Há muito que os patoenses reclamam da falta de uma casa para apresentações de espetáculos cênicos e por isso existe grande expectativa da concretização desse projeto.

“Há uma lacuna em Patos quando se fala em teatro. Não temos uma sala adequada que ofereça ao artista de Patos ou de outras localidades a oportunidade de apresentar seu trabalho com qualidade. Inviabilizando inclusive a encenação de determinadas, que necessitam de montagem de cenário, boa acústica e iluminação. Com isso a população também fica prejudicada. Vamos lutar para entregar o mais rápido possível essa obra, que é de grande necessidade para a cultura local”, enfatizou o prefeito Nabor Wanderley.
Ainda falando de cultura, Nabor lembrou a praça de eventos Terreiro do Forró, onde acontece a festa maior da cidade, o São João. Para o local existe projeto à espera apenas de recursos financeiros. O Terreiro deverá receber nova estrutura que atenda as necessidades dos frequentadores e possa receber grandes eventos culturais. Logo após o carnaval a equipe de eventos da Prefeitura se reúne para elaborar o projeto do São João 2009, que mais uma vez deverá ficar orçado em aproximadamente R$ 1 milhão. Ano passado o principal parceiro do Município no evento junino foi o Ministério do Turismo.

Sexo é oitava prioridade na vida das brasileiras, diz pesquisa

Estudo foi realizado com 8.200 pessoas, em dez capitais.Medo de não agradar é maior do que o de contrair doenças ou engravidar.


Quanto vale o sexo para as mulheres? Menos que a carreira profissional, que o tempo para a família e que os cuidados com a saúde. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo mostrou que o sexo é só a oitava prioridade na vida das mulheres. Para os homens, é a terceira.
A pesquisa foi feita em dez capitais brasileiras, com 8.200 pessoas com mais de 18 anos, e mostrou que as brasileiras estão mais exigentes para escolher o parceiro: preferem aqueles com boa aparência física, que se cuidam. Também entre as mulheres, 43% fariam sexo com alguém sem envolvimento afetivo. A coordenadora do estudo, Carmita Abdo, diz que o papel do sexo é diferente entre eles e elas. “Eu diria que os homens fazem sexo para se sentirem bem, e as mulheres precisam se sentir bem para fazer sexo”, acredita.

As mulheres se tornaram mais independentes em relação ao sexo, mas não perderam o romantismo. A pesquisa mostra que elas, normalmente, iniciam a vida sexual com um namorado. Mesmo se elas já fazem sexo sem amor, por outro lado, acham que o amor melhora o sexo. Além do romantismo, ainda sobrevive uma certa submissão da mulher às vontades do homem. A maior preocupação delas na hora do sexo é não decepcionar o parceiro.
Tanto elas quanto os homens têm mais medo de não agradar do que de contrair doenças ou engravidar sem querer. Além disso, só 32% das mulheres dizem que usam preservativo. “As mulheres abrem mão do uso se o homem não de dispor a vestir a camisinha. Elas próprias também não tomam a iniciativa de ter consigo uma camisinha feminina, para o caso do seu parceiro se negar a usar a masculina”, diz a coordenadora do estudo.

G1
foto:oglobo.globo.com

Pacto Seridó trará progresso para região paraibana


Consórcio é entre governos municipal, estadual, instituições e universidades e busca o desenvolvimento sustentável

O Seridó paraibano vai unir forças para crescer e se desenvolver com sustentabilidade em 2009. Como já foi feito no Pacto Novo Cariri, projeto apoiado pelo Sebrae, a região está começando a instalar a cultura dos consórcios municipais, nos quais as prefeituras se unem e investem de maneira integrada na região. Desde meados de dezembro, três seminários municipais foram realizados em Pedra Lavrada, Nova Palmeira e Tenório para apresentar o Pacto Seridó.
A partir deste mês, mais 23 cidades receberão o seminário que busca integrar esforços conjuntos para evidenciar as potencialidades econômicas de uma região considera seca e sem perspectiva de sustentabilidade. A finalidade é lançar propostas de integração de forças para a promoção da região. Os parceiros do projeto querem justamente modificar a idéia de “lugar sem vida”, a mesma que ocorreu há três anos quando surgiu o movimento no Cariri.
“Não estamos encontrando resistência, pelo contrário, os governantes e a sociedade civil estão interessados nas propostas para todas as cidades do Seridó. A mesorregião paraibana é um recorte territorial prioritário para implementação de políticas públicas que contribuam com o desenvolvimento integrado da região”, explicou o secretário de Turismo, Arnaldo Júnior.
O Sebrae e outras instituições estão apostando nos seminários como forma de difundir um movimento de cooperação entre representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade. “A finalidade é promover ações que contribuam com o processo de desenvolvimento regional sustentável”, pontuo o gerente do Sebrae Edilson Batista.
Os seminários têm a participação de instituições e lideranças locais, governamentais, não governamentais e da iniciativa privada. Instituições como Famup, Insa, Delegacia do MDA na Paraíba, Banco do Brasil, BNB e lideranças da região estão envolvidos no processo de estruturação do Pacto Seridó.
Conteúdo
O seminário é realizado durante um dia em cada cidade. Os prefeitos e representantes de outras entidades recebem as informações do objetivo do projeto. Em seguida, os participantes assistem a uma palestra de sensibilização. Durante o encontro é feita uma apresentação do município visitado, onde é feito uma panorâmica do cenário econômico.
A parte da manhã é encerrada com os informes dos parceiros, que vão dizer o que têm a oferecer como apoio. À tarde, os participantes traçam a estruturação do Pacto no município. Até o final de todos os seminários, haverá uma perspectiva generalizada da região. A partir daí, os envolvidos no Pacto Seridó começarão a trabalhar como uma força coletiva do progresso.
Comunicação do Sebrae Paraíba

Várzea comemora 47 anos de emancipação política em grande estilo


No próximo domingo, 11, Várzea estará em festa, comemorando seus 47 anos de emancipação política. A programação terá inicio às 06h30 com a apresentação da Filarmônica Abel Coelho da Silva pelas principais ruas da cidade.
Às 07h30 acontece a posse do prefeito, José Ivaldo de Morais (foto), como presidente da 171ª Junta do Serviço Militar. Logo em seguida, acontecem várias inaugurações, a exemplo do posto de Saúde no Conjunto Habitacional Mário Primo de Araújo e de passagens molhadas, em comunidades da zona rural.
Na parte da tarde, às 16 horas acontece uma missa em ação de graças na Capela de São Francisco e a noite, a partir das 21h, no Parque Inácio Bento de Morais (Parque do Juazeiro), a animação da festa fica por conta das Bandas Patricinhos do Forró, Forrozão Saia Justa e Forrozão Flor da Pele. As comemorações são promovidas pela Prefeitura Municipal de Várzea.
Com uma popuação estimada de 2.457, o município de Várzea tem como municípios limítrofes, ao norte Ouro Branco (RN) e Caicó (RN); ao sul, São Mamede; ao leste, Santa Luzia e ao oeste com São João do Sabugi (RN) e Impueira (RN). Várzea está localizada a 275.20 Km da capital paraibana.
Camila Galgane
foto:garimpandopalavras

Furto de moto em Jericó-PB

O jovem Marcio Adriano, 23 anos teve sua moto furtada às 16h de ontem (quarta 07) de frente de sua residência, na cidade de Jericó-PB. Ele estacionou sua moto Honda Cg 150 Titan, cor vermelha, ano 2005/06 sem placa em frente de casa. Ao voltar cinco minutos depois, não mais encontrou o veículo onde havia deixado.
Um popular alertou que um homem de camisa azul havia saído em disparada. A guarnição do DPM de Jericó-PB empreendeu diligências na ação de captura do acusado, estas que se estenderam à cidade de Catolé do Rocha-PB. Ao chegar nessa cidade, solicitaram apoio da guarnição de Rádio Patrulha sob o comando do 2º Sargento Pereira, que conseguiu localizar e prender o acusado Valmir Pinheiro de Oliveira, 43 anos, juntamente com o veículo furtado no pátio do Posto da Tamarinda em Catolé do Rocha-PB. O acusado juntamente com o veículo produto do furto, foram apresentados à 8ª S.R.P.C. para a lavratura do flagrante delito.
garimpando com III BPM

Eleição da Famup será nesta sexta-feira


Os 180 filiados da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) vão escolher nesta sexta-feira, dia 9, através do voto, a nova diretoria da entidade. O prefeito de Picuí, Rubens Germano da Costa (Buba) - foto, tentará a reeleição. Ele disse que decidiu se candidatar para atender ao pedido de alguns prefeitos. Buba enfatizou que, se for reeleito, ampliará os serviços disponibilizados para os municípios, principalmente neste momento em que está sendo necessária atenção redobrada para cumprimento das exigências da Legislação quanto à aplicação dos recursos financeiros. Além disso, tentará fortalecer a entidade a partir das associações regionais dos municípios.
Buba Germano, que já dirigiu a Famup e está iniciando seu segundo mandato como prefeito de Picuí, orienta que os novos prefeitos adotem como prioridade o planejamento e controle interno das despesas.
A diretoria executiva da Famup é composta por 10 integrantes, além de cinco membros e cinco suplentes do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo, formado pelos presidentes das associações regionais dos municípios.

onorte

foto:pedralavrada.com

Governo do Estado lança Verão Total 2008


O Governo do Estado, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), lançou nesta quinta-feira (08), às 08h, o Projeto Verão Total 2009. O evento de lançamento aconteceu no Hotel Caiçara, Tambaú. Na oportunidade, o secretário Ruy Carneiro explicou o projeto, que terá atividades desenvolvidas no período de 15 de janeiro a 15 de fevereiro em uma estrutura montada no final da Avenida Beira Rio, na Praia de Cabo Branco.
Ascom

Quedas representam 50% dos atendimentos de urgência em crianças


Pesquisa do Ministério da Saúde revela que a maioria das quedas entre pessoas de zero a nove anos de idade ocorre dentro da residência


As quedas representam a principal causa de atendimentos a crianças de zero a nove anos nas unidades de urgência e emergência do Sistema Único de Saúde (SUS). Pesquisa do Ministério da Saúde revelou que, dos 10.988 atendimentos a crianças nessa faixa etária, 5.540 (50,4%) foram provocados por quedas. Os dados mostram ainda que o perigo nem sempre está nas ruas. A maioria das quedas, 3.838 (69%), ocorreu dentro da residência das vítimas.
Para a pediatra e coordenadora do Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério, Deborah Malta, os dados revelam que a escola e a rua não são os ambientes em que as crianças ficam mais expostas. A casa é o local de maior ocorrência destes eventos. A pesquisa faz parte do sistema de Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA). As informações foram coletadas em 84 unidades de urgência e emergência de 37 cidades brasileiras entre setembro e outubro de 2007. Para o Departamento de Análise de Situação de Saúde do Ministério, o número de quedas é expressivo.

Atenção Redobrada

Do total de quedas registradas pela pesquisa, 2.626 (47%) foram de crianças que caíram do mesmo nível, ou seja, foram causadas por tropeções, pisadas em falso ou desequilíbrios. Para a coordenadora Deborah Malta, as quedas são freqüentes e naturais durante a infância. “A descoberta faz parte do processo de crescimento e desenvolvimento da criança. Ter contato com tudo que há de novo, experimentar, brincar, correr. Elas não têm noção de risco ou perigo. Por isso, é importante ter sempre um adulto por perto para evitar acidentes mais graves”, alerta.
A parte do corpo mais atingida foi a cabeça com 2.445 (44%) ocorrências, seguida pelos braços com 1.720 (31%) e pernas com 760 (13,7%) registros. As lesões mais freqüentes foram os cortes e lacerações com 1.426 (26%) notificações. Em seguida, estão as contusões com 1.234 (22%) e fraturas com 955 (17,2%). Deborah Malta explica que, em crianças pequenas, as chances de um ferimento mais grave são maiores, pois a estrutura óssea, ainda em processo de formação, não está completamente calcificada. Uma pequena queda pode levar a um acidente muito grave. A coordenadora cita como exemplo a queda de um berço, que pode provocar até um traumatismo craniano.

Prevenção

A supervisão de um adulto ou responsável que responda pela segurança da criança é o primeiro cuidado para a prevenção de acidentes. Dentro de casa, a coordenadora chama atenção para tapetes soltos, passadeiras e brinquedos espalhados pelo chão, que podem provocar tropeções. “É importante discutir com as crianças a importância da organização, de sempre colocar os brinquedos nas caixas”, afirma Deborah. Outro cuidado é com as janelas, que sempre devem estar protegidas por meio de grades ou redes de proteção para evitar acidentes mais graves.
O ajuste na grade do berço também é importante. As quedas de berços são freqüentes e crianças que estão começando a engatinhar são mais vulneráveis a quedas se a proteção não estiver ajustada de acordo com sua idade.
Na rua, o ideal é que a criança fique em um local protegido como parquinhos ou ruas sem saída. Ao praticar atividades como skate ou patins, sempre usar os equipamentos de segurança: capacete, joelheira etc. No caso da bicicleta, colocar as rodinhas de apoio quando as crianças ainda são pequenas e não têm equilíbrio.

Criança na escola

Nas escolas, além de todos os cuidados sugeridos, a coordenadora recomenda a separação por faixa etária na hora do recreio para evitar acidentes, pois crianças maiores podem empurrar e machucar os mais novos.

Em casos de desmaios, cortes com sangramento abundante, fraturas, dor intensa ou inchaços, o pai ou responsável deve procurar a unidade de saúde mais próxima.

VIVA

Em agosto de 2006, o Ministério da Saúde implantou a Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA) no Sistema Único de Saúde (SUS) para identificar e conhecer a magnitude e gravidade das violências atendidas nas unidades de urgência e emergência e serviços de referência de violências. A VIVA possui dois componentes: a vigilância contínua, que notifica violência doméstica, sexual e outras violências em serviços de referência; e a vigilância pontual, feita por inquéritos hospitalares ou pesquisas periódicas, por amostragem, notificados em unidades de urgência e emergência. Foram realizadas duas pesquisas desse tipo no SUS, em 2006 e 2007. A partir de 2009, esse inquérito será bianual.
Entre 2006 e 2008, o Ministério da Saúde repassou cerca de 50 milhões de reais em recursos financeiros para programas de prevenção de violências e acidentes, além de implantar a VIVA – Vigilância de Violências onde foi também desenvolvida e implantada as fichas de notificação com realização de treinamentos e todo apoio técnico necessário à estruturação dessa ação.
Na primeira fase de implantação dessa vigilância no país, os municípios foram selecionados a partir de critérios epidemiológicos que apontavam a elevada ocorrência de violências e acidentes. Outro aspecto da seleção foi a existência, nesses municípios, de ações integradas para enfrentar e prevenir a violência sexual, doméstica e a exploração sexual e a existência de Núcleos de Prevenção de Violências e Promoção da Saúde.
Agência Saúde

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

PM de Patos prende jovem por porte ilegal de arma de fogo


A PM do III Batalhão, em Patos, conseguiu prender no dia de hoje Erik Dennys Medeiros de Oliveira, vulgo “ Noiado” que estava encapuzado e armado com um revólver da marca Taurus, cal. 38 cano longo, oxidado, cabo de madeira com fita isolante nº69535. O mesmo foi preso na localidade da ponte Juá Doce no bairro do Belo Horizonte e entregue ao delegado plantonista da 5ª Superintendência de Polícial Civil.

Informações com o III BPM

Brasil envia 5 toneladas de medicamentos para Faixa de Gaza


O pedido foi feito pela Delegação da Autoridade Nacional Palestina ao Itamaraty. O Ministério da Saúde envia remédios para hipertensão e sais de reidratação


O governo brasileiro, por meio do Ministério da Saúde, vai doar 4,71 toneladas de medicamentos para a população que permanece na Faixa de Gaza. No pacote constam remédios que poderão ser utilizados para o tratamento de pacientes que moram na região. A lista inclui 10 mil envelopes de sais para reidratação oral e 4.36 toneladas de hidroclorotiazida (para hipertensão arterial), dentre outros. Os medicamentos serão enviados pelo Governo Federal com base numa solicitação da Delegação Especial da Autoridade Nacional Palestina feita ao Ministério das Relações Exteriores.
“É um gesto de solidariedade do Brasil para com o povo palestino que está enfrentando uma crise humanitária grave e de grandes proporções, por motivo da ação militar israelense. É também um desejo do País de estar mais perto da região cujos povos contribuíram para a formação da nação brasileira”, afirma o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Saúde, Ministro Eduardo Botelho Barbosa.
É a primeira vez que o Ministério da Saúde faz doações para esta região. Para definir a quantidade e o tipo de medicamentos doados, o Ministério da Saúde verificou seus estoques disponíveis. O avião da Força Aérea Brasileira com esta carga sai nesta sexta-feira (9 de janeiro) da Base Aérea do Galeão do Rio de Janeiro. Com o envio desse material, o Brasil espera contribuir para o reforço do atendimento, inclusive de vítimas do conflito na região.
O Ministério da Saúde tem doado medicamentos com freqüência para países e estados em situação de calamidade. Recentemente, foram enviadas 17 toneladas de remédios para Santa Catarina e 4,5 toneladas para os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo – estados atingidos pelas enchentes.
Ascom

‘9º Salão de Artesanato’ movimentará R$ 1 milhão em vendas


Visitantes terão 30 dias para conferir os trabalhos de artesãos e artistas plásticos no Jangada Clube, na praia do Cabo Branco, em João Pessoa


O ‘9º Salão de Artesanato da Paraíba’ está sendo montado no Jangada Clube, na praia do Cabo Branco, e abrirá a portas para o público às 18h, do próximo dia 16 de janeiro. Para esta edição, a assessoria do evento divulgou que espera vender cerca de R$ 1 milhão em produtos, promovendo renda e lucro para os expositores. O ‘9º Salão de Artesanato da Paraíba’ diariamente, das 16h às 22h, até o dia 16 de fevereiro, e a entrada é gratuita.
Realizado pelo Governo do Estado através do programa ‘A Paraíba em Suas Mãos’, com apoio do Sebrae, o evento, que é um dos principais atrativos para os turistas que visitam João Pessoa neste período, tem como tema em 2009 ‘Brinquedos Populares’, simbolizado por uma Roda Gigante confeccionada em madeira pelo artesão Antônio Felismino.
Este ano o Salão será dividido em dois espaços. O primeiro será ocupado pelas obras de artistas plásticos de todo o estado e o segundo será uma tenda com mais de dois mil metros quadrados, instalada na área livre do clube, onde estarão os estandes contendo as mais variadas tipologias artesanais da Paraíba. De acordo com a gestora de artesanato do Sebrae Paraíba, Marielza Rodrigues, os artesãos trarão suas peças a partir desta segunda-feira, 12, para a organização e decoração dos espaços.
706 artesãos
Para o acontecimento do salão estão envolvidos 706 artesãos, sendo 326 expondo artesanato, 339 habilidades manuais e 41 com produtos gastronômicos. Estes participantes representam ao todo 4.982 pessoas integrantes de Cooperativas, Associações, Grupos de Produção, Núcleos e também artesãos individuais. “Este ano esperamos aumentar as vendas em pelo menos R$ 200 mil e vamos conseguir, pois mesmo com a crise anunciada, os hotéis da cidade estão lotados e o fluxo de turistas é enorme”, avaliou Marielza.
O projeto geral do Salão é do arquiteto Gustavo Vaz com participações dos também arquitetos Cyro Visalli e Jonas Lourenço. Já a decoração dos estandes,ficará por conta dos profissionais José Arimatéia Lima, Babá Santana, Graça Prado, Lourdinha Santos, Roberto Holanda e Yon Pontes.

Comunicação do Sebrae Paraíba

Patoenses participam de campanha em prol do meio ambiente


A campanha em defesa do meio ambiente promovida pela Funes - Fundação Ernani Sátyro está tendo adesão dos patoenses. O projeto tem como finalidade a redução de danos ao meio ambiente através da adoção a Sacolas Ecológicas.
Para se ter uma idéia da importância desta prática, enquanto as Sacolas Ecológicas levam no máximo um ano e meio para se decomporem na natureza, as de plásticos utilizadas em padarias e supermercados levam aproximadamente um século.
Para tanto, as pessoas que desejarem aderir a esta promoção, devem comparecer de segunda a quinta-feira, no período da tarde, sexta e sábado pela manhã na Fundação Ernani Satyro e de segunda a sábado pela manhã na Hemeroteca Miguel Satyro, com um quilo de alimento não perecível para que a troca seja efetuada.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Informações: 3421.3639

João Pessoa tem cesta básica mais cara em 2008, segundo Dieese


A Capital paraibana, João Pessoa, das capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), apresentou a maior alta nos preços da cesta básica em 2008, atingindo o índice de 29,3%. Já a menor variação de preços foi em Belém-PA, 4,76%. As pesquisas do Dieese mantém atualizadas mensalmente os preçoçs da cesta básica em 16 capitais brasileiras.
Salário mínimo
Para suprir as despesas mensais de uma família com itens básicos de alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência, o Dieese estimou que, em dezembro, o menor salário pago teria de ser de R$ 2.141,08 (5,16 vezes o valor do salário mínimo em vigor, de R$ 415).
Produtos
O Dieese apontou o tomate como o principal responsável pela alta dos preços da cesta básica em dezembro.
De acordo com o departamento, as maiores elevações de preço do produto foram registradas em João Pessoa (167,84%), Aracaju (135,56%) e Recife (120,49%).
Em dezembro, houve queda dos preços de feijão, soja e arroz nas 17 capitais pesquisadas, informou o Dieese.

garimpando com G1

UEPB inscreve para transferência voluntária do 1º período de 2009


Estão abertas as inscrições, até sexta-feira (9), na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para o Processo Seletivo de Admissão por Transferência Voluntária 2009/1. As inscrições estão sendo realizadas no horário das 8 às 12h, no Campus de Bodocongó.
De acordo com a Pró-reitora de Ensino de Graduação, Ângela Gama, desde o ano de 2007 a instituição estabeleceu que seria realizado, anualmente, um processo seletivo de transferência. "A novidade é que, agora, o formulário padrão para inscrição deve ser preenchido através da internet. A PROEG disponibiliza o modelo, o aluno preenche, imprime e anexa aos demais documentos, que devem ser entregues encadernados em espiral", explica.
Somente poderão solicitar transferência de outras Instituições de Ensino Superior, (IES), candidatos que, no período letivo determinado para as inscrições, apresentem requerimento à PROEG, comprovando o vínculo com a instituição de origem no curso objeto de transferência e tenham integralizado um período mínimo de um ano letivo, antes da data da inscrição.
O requerimento de inscrição do processo seletivo está disponível no site http://www.uepbcomvest.inf.br/, e deverá ser preenchido, impresso pelo interessado e entregue, pessoalmente, no período pré-fixado. Também é exigido documento comprobatório do reconhecimento ou autorização do curso; original do histórico escolar, constando as notas do vestibular; programas das disciplinas cursadas.
E, ainda, declaração da Instituição de Origem, na qual conste tempo mínimo e máximo de duração do curso de origem, sistema de avaliação, coeficiente de rendimento escolar, comprovação de regularidade de matrícula e regime escolar; comprovante de pagamento da taxa de inscrição de R$ 40 e, quando se tratar de instituição estrangeira, cópia do documento que comprova o reconhecimento da IES e do curso pelo órgão competente do governo do país de origem, com tradução oficial.
Divulgação dia 26 deste mês
Segundo Ângela Gama, os inscritos no processo seletivo devem ficar atentos ao cumprimento do prazo e conferir toda a documentação anexada ao processo, uma vez que após o prazo não será possível trocar nem complementar a documentação.
Após a entrega de documentação e análise dos processos, será divulgada a relação das inscrições homologadas, no dia 26 de janeiro de 2009, através do site da COMVEST e em listas expostas nas dependências da PROEG e COMVEST, onde será indicada a sala em que será realizada a prova de Língua Portuguesa.
A prova de Língua Portuguesa, que será no dia 28 de janeiro, terá questões de caráter objetivo e subjetivo e servirá de critério para classificação dos candidatos associadas ao Coeficiente de Rendimento Escolar. O candidato que faltar a essa prova será excluído do processo seletivo.
Os resultados da seleção serão divulgados no dia 2 de fevereiro de 2009, devendo os candidatos comparecer à PROEG no dia 3 de fevereiro para as providências necessárias quanto à efetivação da transferência.
readação com secom
Nova ortografia (ou pequenas queixas)
Reginaldo Poeta

Sem acentuação
Meu VOO fica descalço, desdentado
Assustado, fica estranho;
Olhos arregalados,
Com cara de assombração!
Fica sem graça; sem céu.
Fica sem chão.

Espaço Sindical

Por José Gonçalves - Presidente do Sinfemp
Perseguição em Passagem

Servidores que não votaram com o atual prefeito, Agamenon Balduino da Nóbrega, estão sendo transferidos do Povoado de Café do Vento para a sede do Município, distante 3 km. Outros do povoado para o sitio Juá que fica a 11 km da cidade e vice-versa, por pura perseguição política. O sindicato irá entrar com mandado de segurança para reverter à situação. Não está sendo oferecido transporte e a maioria das auxiliares de serviços são pessoas idosas, muitas com problemas de saúde, e além disso, tem que trabalhar oito horas diárias. São 12 km por dia que as mesmas terão que percorrer, para ganhar apenas um salário mínimo, a não ser que se transformem em bóias frias, levando a sua alimentação pela manhã.
Olho D’água

Ex-Prefeito Julio Lopes Cavalcanti deixou de pagar os meses de agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro, 13º salário e um terço de férias a diversos servidores municipais. Os professores não receberam os meses de novembro, dezembro e 13º salário, além de um terço de férias. Os recursos do FUNDEB vieram normalmente, mas o dinheiro foi desviado para outras coisas. O sindicato entrou com ação pedindo o bloqueio dos recursos junto a Comarca de Piancó, mas a justiça não concedeu a liminar e o prefeito fez o que bem quis com o dinheiro recebido de todos esses meses, totalizando mais de três milhões.
Catingueira

O Prefeito José Edivan Felix deixou de pagar a diversos servidores municipais os meses de novembro, dezembro e 13º salário, 1/3 de férias, inclusive aos professores. O sindicato entrou com uma Ação Civil Pública junto a Comarca de Piancó, mas não foi concedida liminar. Outras ações estão sendo impetradas pelo sindicato, evitando assim, mais transtornos para os servidores municipais. A Prefeitura recebeu neste período mais de dois milhões do FPM e FUNDEB.
Condado

Continua o bloqueio das contas da Prefeitura para pagamento dos salários dos servidores municipais deste Município. A perspectiva do sindicato é de que com o repasse do dia 10 deste mês seja resolvida a situação. O sindicato entrou com denúncia junto ao Ministério Público, onde o Dr. Promotor entrou com uma Ação Civil Pública e a Dra. Juíza concedeu a liminar determinando o bloqueio e pagamento de todos os salários atrasados. Um exemplo que deveria ser seguido pelos demais promotores e juizes das demais comarcas, somente assim, os prefeitos irão saber que a justiça está acima de seus interesses individuais.
Santa Terezinha

Aprovados no último concurso público para agentes de combate as endemias que se apresentaram para trabalhar não foram reconhecidos pelo atual prefeito Davi Cordeiro. O Sindicato já solicitou a documentação dos associados para entrar com as ações na justiça.
São José do Sabugi

O ex-prefeito Derci Medeiros deixou de pagar aos servidores os meses de novembro e dezembro de 2008. O sindicato irá procurar o atual gestor para discutir o pagamento e se não lograr êxito, entrará com ação na justiça, pedindo o bloqueio dos recursos.
Patos

O Prefeito Nabor Wanderley baixou o Decreto nº. 01/2009, exonerando todos os cargos de provimento em Comissão e funções de confiança da administração pública, determinando a extinção do Convênio com as OSCIP (Inteset), como também determinando a realização de concurso público para preenchimento dos cargos vagos ou que venham a vagar no período. Os servidores efetivos passarão a trabalhar oito horas e o sindicato estará realizando assembléia no dia 08 do corrente para discutir a questão.

Nominando é empossado no TCE


O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba deu um exemplo ontem aos gestores públicos ao dar posse a nova diretoria do órgão sem que este tenha um centavo em divida. Ao contrário, deixa em caixa mais de R$ 2 milhões. O antigo presidente Arnóbio Viana empossou o novo presidente, conselheiro Nominando Diniz, que promete informatizar todo processo de prestação de contas dos municípios, estados e demais órgãos públicos.
Para colocar o projeto em prática, o novo presidente já conta com todo equipamento, inclusive com um servidor que dará suporte as mudanças que serão implantadas. “Eu apenas lhe darei asas para que possa voar”, destacou Viana ao destaca o desafio de seu sucessor.
Bem humorado o então presidente Arnóbio Viana, prometeu ser breve em seu discurso e lembrou de uma passagem bíblica em que Paulo discursava por três horas e um jovem cochilou e caiu do terceiro andar e morreu. “Não quero ser responsável por um homicídio culposo”, declarou.
Viana destacou a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos servidores do órgão e as parcerias firmadas entre o TCE e o Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Banco do Brasil e outros órgãos.
O novo presidente assumiu a condução da sessão e prometeu, além da informatização das prestações de contas, dá seqüência as parcerias que foram destacadas pelo antigo presidente.
“O Tribunal vai continuar a parceria com a Procuradoria Geral da Justiça, com a Controladoria Geral da União, com a Polícia Federal e com os demais órgãos, em favor da apuração e punição dos desvios do patrimônio e do dinheiro da sociedade”, declarou.
O conselheiro Nominando Diniz reconheceu, no discurso de posse, que terá uma missão desafiadora no biênio 2009/2010, para o qual foi eleito, mas observou que seu trabalho será facilitado pela boa gestão dos que o antecederam. “Além disso, trago da formação de médico o otimismo, da militância política a determinação e do julgador a cautela”, disse.
Prometeu rigor cada vez maior na defesa do patrimônio público, celeridade no julgamento dos processos, transparência absoluta no registro das aplicações do dinheiro do povo, interação imediata com as instituições e a sociedade e a ampliação dos serviços da Escola de Contas Otacílio Silveira (Ecosil), organismo do TCE destinado ao aprimoramento de gestores e quadros técnicos do próprio Tribunal, do Estado e dos Municípios, em convênio com universidades.
Além do presidente, tomaram posse os conselheiros Fernando Catão (Vice-Presidente), José Mariz (Presidente da 1ª Câmara Deliberativa), Arnóbio Viana (Presidente da 2ª Câmara), Flávio Sátiro (Ouvidor) e Fábio Nogueira (Corregedor).
Marcos Wéric Wscom Online

PM recupera moto

Por volta das 21hn de ontem (06/01), o Copom do 3º BPM recebeu uma ligação onde a vítima H. C. S. informava que sua moto que tinha sido roubada em data de 25/12/08 estava no interior de uma residência situada à Rua Euclides Franco no bairro da Vitória em Patos. De imediato o serviço de inteligência compareceu ao local, constatando a veracidade do fato e encontrou a motocicleta Honda XR 250 Tornado de cor vermelha na casa do Sr. Silvan Florentino Coutinho, tendo este (Silvan) informado que recebeu a citada moto do Sr. Diego Ferreira de Oliveira. De acordo com informações levantadas a referida moto fora roubada por duas pessoas, sendo um deles um presidiário de nome Paulista que na ocasião gozava de indulto natalino. Todos os envolvidos como também a moto encontrada foram conduzidos a delegacia da cidade e apresentados ao delegado de plantão para esclarescimentos.
3bpm.blogspot.com

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

EXCLUSIVO: Golpe de empréstimo consignado lesa dezenas de aposentados no Sertão

Malta - Dezenas de aposentados do alto sertão foram surpreendidos hoje, no momento em que recebiam seus benefícios, com um desconto de mais de R$ 30 reais, relativo a um suposto empréstimo consignado feito com o banco BMG. O problema é que os aposentados alegam que não fizeram tal empréstimo e nem assinaram qualquer documento autorizando outra pessoa a fazê-lo.
Os supostos empréstimos variam de um mil a dois mil reais. Só na agência dos correios de Malta, a 360 km da Capital, foram registrados, pela manhã, cerca de 50 casos. Um deles foi o do agricultor Moisés Salviano, o primeiro a denunciar o escândalo. Ele disse que foi surpreendido "na boca do caixa". Quando pediu o saldo da conta, percebeu o desconto e cobrou explicações do funcionário da agência dos correios. Tudo que obteve como resposta foi que havia um empréstimo consignado em seu nome.
A sogra de Moisés, dona Maria de Lima Salviano, também teve descontado de sua aposentadoria R$ 33,00. Ela também confirma que não fez nem autorizou empréstimo consignado em seu nome. Outra vítima do golpe, o agricultor Francisco Amâncio Nunes, ainda não recebeu o benefício, mas já foi informado pela agência bancária da existência do empréstimo.
Segundo levantamento, só em Malta o prejuízo passa de R$ 100 mil. O INSS e o BMG ainda não se pronunciaram sobre o caso.
wscom

Sindicato reclama direitos trabalhistas no Sertão


O presidente do Sindicato dos Funcionários Municipais de Patos e Região – SINFEMP, José Gonçalves, denunciou na imprensa de Patos neste teça-feira, dia 6 de janeiro, que alguns prefeitos da região estão botando as “mangas” de fora.
Segundo o presidente, alguns prefeitos não pagaram o mês de dezembro de 2008, nem tão pouco o 13º salário. Outros querem anular concurso para alguns cargos. É o caso do prefeito de Santa Terezinha Davi Cordeiro, que não quer reconhecer o concurso realizado para o preenchimento de vagas de agentes de endemias.
Outro grande problema enfrentado pelos servidores está sendo as transferências realizadas pelos prefeitos, sobretudo daqueles funcionários que não votaram em seus candidatos nas últimas eleições.
Na próxima sexta-feira, dia 9 de janeiro, o SINFEMP está convocando esses servidores que estão se sentindo perseguidos, para comparecer na sede do sindicato com todos os documentos para que o SIMFEMP possa entrar com ações junto à justiça com a finalidade de anular esses atos.

patosonline

Pará aprova nova lei que garante cadeiras de rodas em estabelecimentos de grande fluxo


De acordo com a lei 7.236/2008 os estabelecimentos de grande fluxo do Pará terão que disponibilizar cadeiras de rodas para idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais. O número de cadeiras, de tração manual ou elétrica, dependerá do tipo de estabelecimento e deverá ficar em locais específicos e bem sinalizados.
Em vigor, a lei que vale para shoppings centers, supermercados, restaurantes e parques turísticos, além de portos, estádios, ginásios, aeroportos e terminais de embarque e desembarque, deve beneficiar cerca de 700 mil pessoas que possuem algum tipo de deficiência e os 419.128 paraenses acima de 60 anos estimados no Estado.
Será estabelecido o mínimo de seis cadeiras de tração manual em shoppings centers e o mínimo de três cadeiras de tração elétrica pelas redes de supermercados. Grandes magazines, lojas de departamentos e restaurantes deverão ter pelo menos duas cadeiras de tração manual. A multa diária será de um salário mínimo em caso de descumprimento.
Daiane Oliveira
foto: profjairobrasil.blogspot.com

Prefeitura de Quixaba pretende matricular 550 alunos


A Prefeitura Municipal de Quixaba, através da Secretaria de Educação e Cultura, já iniciou as matrículas dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). As matrículas podem ser feitas pelos pais na sede da secretaria ou na Escola Sulpino dos Santos nos horários da manhã e tarde. Já na zona rural o calendário de matrículas começa nesta quinta-feira, 08, nas comunidades Sítio Pia e Sítio Aroeiras; Dia 09 nos sítios Pilões e Gancho, no período da manhã e nas comunidades Motorista e sítios Serra Preta e Preacas no período da tarde. Os trabalhos retornam na segunda, dia 12, em Quixaba Velha, Concas e Boa Vista.
A educação é um setor em Quixaba que necessita de urgente atenção, segundo Júlio César (foto), novo prefeito do Município, devido seu estado de abandono. Ano passado apenas 144 alunos frequentaram o ensino municipal. “Nossa meta é matricular algo em torno de 550 crianças e jovens. Para isso termos que investir em uma educação que ofereça qualidade, para que a população estudantil tenha prazer em ir à escola”. Comentou Júlio César. A secretária de Educação de Quixaba, Maria Rosineide, explicou que as unidades de ensino vão precisar de novos equipamentos e passar por reformas para atender a necessidade do alunado e servidores.
A Creche Municipal Tudinha Pereira, que se encontra abandonada, será recuperada e reaberta às crianças. Como não houve processo de transição do governo anterior para o atual, a nova administração está trabalhando para conhecer com maior profundidade os problemas do Município. Júlio, juntamente com seu secretariado, está visitando todos os setores públicos municipais, conversando com os servidores, para poder elaborar um cronograma de ações.
Um dos atos que está sendo agendado para os próximos dias será um mutirão da limpeza, do qual deverão participar todas as secretarias, escolas, igrejas, clubes de serviços, já que o lixo toma conta da cidade, que conta apenas com dois garis para fazer a coleta. É mais um problema que temos de resolver com urgência. Mas não adianta apenas limparmos a cidade. Teremos que desenvolver um trabalho de conscientização, mostrando as formas corretas de acondicionamento do lixo domiciliar e o perigo que ele representa para a saúde da população, como também para o meio ambiente”, enfatizou o prefeito de Quixaba.
foto: arquivo garimpandopalavras

Fábio Bilica é preso quando embarcava para a Turquia


O jogador paraibano de Campina Grande, Fábio Alves da Silva, 29 anos, conhecido como Fábio Bilica, está detido na carceragem da sede da Polícia Federal em Pernambuco desde a tarde de ontem segunda-feira (5). Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Federal, o jogador, natural de Campina Grande, estava tentando embarcar para a Turquia, quando foi identificado um mandado de prisão por inadimplência alimentícia. O procedimento de análise da ficha criminal é comum para passageiros que embarcam no Aeroporto Internacional dos Guararapes.
O mandado de prisão foi expedido pela 4ª vara da família na Paraíba e desde janeiro de 2008 o jogador não estaria pagando a pensão alimentícia de sua filha. Agora o jogador deve pagar imediatamente a pensão para poder ser liberado. Caso o pagamento não seja efetuado ele será encaminhado para o Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna.
Bilica é zagueiro, defendeu a seleção Olímpica Brasileira em 2000 e atualmente joga na Europa.
garimnpando com paraiba1

Comerciante e pedreiro são assassinados em Princesa Isabel

A polícia ainda não tem pistas dos autores do duplo homicídio ocorrido em Princesa Isabel quando foram mortos o comerciante João Ferreira de Sousa, conhecido por “João da 12”, 40 anos e o pedreiro Flavogildo Duarte dos Santos, 29 anos. O duplo assassinato está sendo atribuído a ocupantes de um Renault Clio, de cor preta, com placas de João Pessoa.
Segundo informações colhidas pela polícia, por volta das 17h50 desta segunda-feira, 5, próximo a Praça Epitácio Pessoa, no centro daquela cidade do Sertão paraibano o comerciante e o pedreiro foram surpreendidos quando entravam no veículo (S-10) pertencente a João Ferreira e foram alvejados pelos criminosos. Os dois foram mortos com mais de 50 tiros.
No interior da camioneta onde as vítimas foram mortas os policiais encontraram um revólver Taurus calibre 38, cinco munições intactas, seis projéteis danificados e dez cápsulas calibre 9 mm, deflagradas. A arma estava na cintura do comerciante.
Logo após o duplo assassinato o capitão Jurady Monteiro, comandante da 4ª Companhia da PM, com sede em Princesa Isabel, conversou com a viúva do comerciante, cujo nome não foi revelado. Ela revelou que seu marido tinha muita gente interessada na sua morte, mesmo porque ele era agiota.
No mês passado toda a família havia se mudado para uma cidade do interior do Ceará por causa de ameaças que “João da 12” vinha recebendo, inclusive, chegou a sofrer uma tentativa de homicídio. O capitão Jurandy informou que está com guarnições daquela companhia e reforço do 3º BPM na busca dos criminosos.
A viúva disse ainda que seu marido teria ido a cidade de Princesa Isabel fazer cobranças.
wscom

Juventude comemora aniversário da Revolução Cubana

A União da Juventude Rebelião U.J.R e o Partido Comunista Revolucionário P.C.R estarão realizando nesta quarta-feira ás 09:00 horas no espaço da TELEMAR, ato em homenagem aos 50 anos da Revolução Cubana acontecida no dia 01 de Janeiro de 1959.
O Ato Público em homenagem aos 50 anos da Revoluçao Cubana está inserido nas programações que acontecem por todos os países para lembrar o levante do povo Cubano e a contrução da Sociedade Socialista tendo a frente Fidel Castro, Che Guevara, Camilo Cienfuegos e tantos outros.
Nesses 50 anos de resistência a "Ilha" tem resistido a um bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos e criticado por diversas vezes pela ONU, mesmo assim tem sido referência na educação, saúde, moradia, arte e cultura. Lembrar os 50 anos da Revolução Cubana é ao mesmo tempo saber que é possível a construção de um mundo melhor. (Josivan Antero)


Um pouco da história da Revolução Cubana


Por Rainer Sousa


Sendo uma das últimas nações a se tornarem independentes no continente americano, Cuba proclamou a formação de seu Estado independente sob o comando do intelectual José Marti e auxílio direto das tropas norte-americanas. A inserção dos norte-americanos neste processo marcou a criação de um laço político que pretendia garantir os interesses dos EUA na ilha centro-americana. Uma prova dessa intervenção foi a criação da Emenda Platt, que assegurava o direito de intervenção dos Estados Unidos no país.

Dessa maneira, Cuba pouco a pouco se transformou no famoso “quintal” de grandes empresas estadunidenses. Essa situação contribuiu para a instalação de um Estado fragilizado e subserviente. De fato, ao longo de sua história depois da independência, Cuba sofreu várias ocupações militares norte-americanas, até que, na década de 1950, o general Fulgêncio Batista empreendeu um regime ditatorial explicitamente apoiado pelos EUA.
Nesse tempo, a população sofria com graves problemas sociais que se contratavam com o luxo e a riqueza existente nos night clubs e cassinos destinados a uma minoria privilegiada. Ao mesmo tempo, o governo de Fulgêncio ficava cada vez mais conhecido por sua negligência com as necessidades básicas da população e a brutalidade com a qual reprimia seus inimigos políticos. Foi nesse tenso cenário que um grupo de guerrilheiros se formou com o propósito de tomar o governo pela força das armas.
Sob a liderança de Fidel Castro, Camilo Cienfuegos e Ernesto “Che” Guevara, um pequeno grupo de aproximadamente 80 homens se espalhou em diversos focos de luta contra as forças do governo. Entre 1956 e 1959, o grupo conseguiu vencer e conquistar várias cidades do território cubano. No último ano de luta, conseguiram finalmente acabar com o governo de Fulgêncio Batista e estabelecer um novo regime pautado na melhoria das condições de vida dos menos favorecidos.
Entre outras propostas, o novo governo defendia a realização de uma ampla reforma agrária e o controle governamental sob as indústrias do país. Obviamente, tais proposições contrariavam diretamente os interesses dos EUA, que respondeu aos projetos cubanos com a suspensão das importações do açúcar cubano. Dessa forma, o governo de Fidel acabou se aproximando do bloco soviético para que pudesse dar sustentação ao novo poder instalado.

A aproximação com o bloco socialista rendeu novas retaliações dos EUA que, sob o governo de John Kennedy, rompeu as ligações diplomáticas com o país. A ação tomada no início de 1961 foi logo seguida por uma tentativa de contra-golpe, onde um grupo reacionário treinado pelos EUA tentou instalar - sem sucesso - uma guerra civil que marcou a chamada invasão da Baía dos Porcos. Após o incidente, o governo Fidel Castro reafirmou os laços com a URSS ao definir Cuba como uma nação socialista.
Para que a nova configuração política cubana não servisse de exemplo para outras nações latino-americanas, os EUA criaram um pacote de ajuda econômica conhecido como “Aliança para o Progresso”. Em 1962, a União Soviética tentou transformar a ilha em um importante ponto estratégico com uma suposta instalação de mísseis apontados para o território estadunidense. A chamada “crise dos mísseis” marcou mais um ponto da Guerra Fria e, ao mesmo tempo, provocou o isolamento do bloco capitalista contra a ilha socialista.

Com isso, o governo cubano acabou aprofundando sua dependência com as nações socialistas e, durante muito tempo, sustentou sua economia por meio dos auxílios e vantajosos acordos firmados com a União Soviética. Nesse período, bem sucedidos projetos na educação e na saúde estabeleceram uma sensível melhoria na qualidade de vida da população. Entretanto, a partir da década de 1990, a queda do bloco socialista exigiu a reformulação da política econômica do país.
Em 2008, com a saída do presidente Fidel Castro do governo e a eleição do presidente Barack Obama, vários analistas políticos passaram a enxergar uma possível aproximação entre Cuba e Estados Unidos da América. Em meio a tantas especulações, podemos afirmar que vários indícios levam a crer na escrita de uma nova página na história da ilha que, durante décadas, representou o ideal socialista no continente americano.

Arquivo do blog