Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 24 de outubro de 2015

Em Sessão Solene, Câmara presta homenagem a várias personalidades e aos 112 anos de Patos



Aldo Nunes do Sebrae (E)

José Leudo recebendo o título de Cláudia Leitão

Marcos Oliveira ladeado pelos vereadores Maurício Alves e Diogo Medeiros

Juraci Dantas

Nadi Rodrigues e Damião Lucena 


A Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, realizou na noite desta sexta-feirta 23 uma Sessão Solene, tendo na pauta a homenagem aos 112 anos da elevação de Patos à categoria de cidade. Nesse clima festivo também aproveitou o ensejo e outorgou Títulos Honoríficos de Cidadão Patoense, da Comenda Ministro Ernani Sátyro e Voto de Aplauso a diversas personalidades que dão sua contribuição para a história do município em diversas áreas.


Receberam a Comenda Ministro Ernani Sátyro o jornalista Damião Lucena, a prefeita de Patos, Francisca Motta, o vice-prefeito Lenildo Morais, o deputado federal Hugo Motta, o deputado estadual, Nabor Wanderley, o escritor, Flávio Sátiro Fernandes, representado por José Romildo de Sousa, ex-secretário municipal de cultura de Patos, o presidente da OAB – Patos, Alexandre Nunes.

O Título Honorífico de Cidadão Patoense foi concedido ao gerente regional do Sebrae, Aldo Nunes, ao músico Urano Fernandes, aos médicos Humberto Marinho de Lima, Humberto Marinho Filho, Humberto Jansen, Humberto Joubert, Roberto Queiroz Fernandes de Almeida e Thiago Pereira Alencar; ao Capitão Hugo; ao gerente da 6ª de Saúde, Leudo Farias; superintende do SESI PB, Claudete Leitão Martins; ao jornalista Marcos Oliveira; as senhoras Daniela Medeiros e Antonia Leite Caldas; e aos senhores José Francisco Augusto Velásquez Solis, Almir dos Santos e Cícero Carlos de Sousa. Chamado de eterno presidente do Legislativo Patoense, o ex-presidente da Casa, Juraci Dantas, recebeu Voto de Aplauso por todo sua história política e social na cidade.

A galeria esteve lotada de familiares e amigos dos homenageados, que agradeceram a lembrança de seus nomes e falaram do amor que já nutriam pela Morada do Sol, algo que só tende a crescer por agora serem filhos dessa tá acolhedora cidade.

O filho de Teixeira, José Leudo Farias, gerente regional de saúde, Aldo Nunes, gerente regional do Sebrae, que se destacam nos serviços prestados a sociedade, cada qual em sua atividade, consideram o momento como ímpar em suas vidas, e a responsabilidade que têm de zelarem cada vez mais por Patos.


Ao final do evento solene a presidente do Legislativo, Nadi Rodrigues, convidou a todos para um jantar servido no Patos Water Play. 

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Ciclo de encontros sobre a Vida do Educador na Paraíba celebra conquistas e novos horizontes


Maria Aparecida Vasconcelos

Socorro Muniz, Prof. João, Socorro Antunes e Maise Cordeiro, da Inteligência Relacional

Palestra em Sousa

Ítala diz que a educação emocional é uma experiência enriquecedora para a comunidade escolar


Nesta última quarta-feira, dia 21 de outubro, o Governo da Paraíba encerrou o ciclo de encontros iniciado no dia 19 de outubro com o tema “A Vida do Educador: Estimulando o autocuidado e a pausa restauradora”, com o Professor João Roberto de Araújo, fundador e orientador estratégico da Inteligência Relacional. Como público beneficiado, as Gerências Regionais da Paraíba (GRE) divididas em quatro localidades: João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa.


Dedicada exclusivamente para reflexões sobre a vida do educador, este evento teve como objetivo instigar nesses profissionais a necessidade do autocuidado, da busca de tempo na sua dupla, ou até tripla jornada de trabalho. “Revendo conceitos e atitudes é possível refletir melhor sobre os malefícios e prejuízos causados, como baixa autoestima, estresse, dor e conflitos, que podem acompanhá-los até o fim da vida, e que por isso precisam ser reavaliados”, observa o professor.


João Roberto de Araújo destacou, dentre tantas abordagens acerca do conhecimento humano, as informações que chegam até nós e seus possíveis efeitos. Para ele é preciso viver a riqueza do presente, compreendendo que a vida está em constante renovação. “Não podemos viver do passado, de saudosismos. Vamos olhar mais para o presente, seja na sala de aula, na companhia da família. Quanto mais você se entrega para o presente, mais sucesso você tem na vida, tanto no lado pessoal, quanto no profissional”, acrescenta.


Exemplos transformadores e relatos genuínos fortalecem trabalho com famílias e escolas
Luiz Carlos Gabi
 
Patos também recebeu o Professor João Roberto

Maria Aparecida da Silva Vasconcelos, da EEEF José Silvério, município de Itatuba, comentou que foi um momento especial e necessário para o dia a dia do educador, que muitas vezes se estressa com pequenas coisas. “Uma palestra dessas faz com que a gente cresça, se renove, busque novos conhecimentos e transmita algo sempre melhor para nossos semelhantes”, enfatizou.


Ítala Simplício, gerente da 3ª GRE, falou do pioneirismo da Paraíba, não só como construção do conhecimento, mas como educação para a vida. “Com apenas um ano de implantação da Educação Emocional na regional de Campina Grande, vemos mais de 70% das escolas vivenciando essa experiência. Esperamos, otimistas, que em 2016 o número chegue aos 100%. Essa iniciativa do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Educação e com a Metodologia Liga Pela Paz com alunos, professores e família, tem sido bastante proveitosa e enriquecedora para a vida da comunidade escolar”, acrescentou Ítala.


Maria Socorro Antunes, gerente da 10ª GRE, em Sousa, também enalteceu essa oportunidade destinada aos educadores e a importância da Educação Emocional e Social na conciliação de conflitos, reduzindo a violência nas escolas. “Desde a primeira palestra já nos sentimos mais fortalecidos. Hoje, com a implantação da Educação Emocional e Social, estamos mais preparados para lidar com os problemas e conflitos familiares que chegam à escola. Houve redução da violência, melhoria no relacionamento entre todos da escola. Essa iniciativa só veio somar, nos ajudando a encontrar soluções para atingir melhores patamares da nossa educação”, opina a gerente.


A gerente da 8ª GRE, Socorro Muniz, comenta que foi um privilégio ouvir o Professor João Roberto de Araújo. “São muitos os ensinamentos que ele nos passa. Podemos absorver e colocar todos em prática em nosso dia a dia, nesse desafio que temos de fazer o melhor para a educação. Hoje, os educadores estão mais conscientes de sua importância social, seus compromissos, aprendendo a lidar melhor com os valores e as emoções, inclusive de seus alunos e suas famílias”, enfatizou.


Durante a Sensibilização em Patos, Luiz Carlos Gabi, gerente da 6ª GRE, considerou bastante interessante essa ação direcionada ao educador, falando da importância de estar atualizado com tudo que acontece, não apenas em relação à sala de aula, mas a toda comunidade escolar. “Hoje a nossa responsabilidade aumentou e, por isso, precisamos entender o que acontece com as nossas emoções em função dessas mudanças”, acrescentou.


Os resultados são surpreendentes e os relatos surgem em todas as gerências. Diminuição da violência e da evasão escolar, além de mais harmonia, respeito e participação das famílias no processo de aprendizagem dos filhos já são realidade na Paraíba. Um encerramento que sugere, na verdade, um novo começo cheio de grandes e esperançosas possibilidades.



Assessoria de Imprensa


Lares de Idosos de Patos recebem ações do Outubro Rosa




As idosas que vivem nos institutos de longa permanência em Patos, conhecidos como lares de idosos, localizados nos bairros do São Sebastião e Jatobá, receberam nesta sexta-feira, dia 23, as equipes do Programa Saúde da Mulher, Programa Saúde do Idoso e ECISA, numa ação voltada à prevenção do câncer de mama.

A coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Sandra de Lourdes, destacou ação pioneira e a importância de levar os serviços de saúde para dentro dos lares dos idosos. “O objetivo é fortalecer esse elo dos serviços da prefeitura com essas instituições. Quisemos fazer o diferencial nesse Outubro Rosa 2015, trazendo para os lares de longa permanência os serviços de orientação e exame da mama para as idosas, tendo em vista a dificuldade que as mesmas encontram em se dirigir ao serviço,” comentou.

A enfermeira do lar dos idosos do São Sebastião, Verônica Maria Nóbrega, falou da assistência dada pelos profissionais e agradeceu a iniciativa. “É uma ação muito positiva, já que temos idosas com mais de 100 anos, e serviços de saúde sempre são necessários. Aqui a gente conta com o atendimento da equipe da UBS e quantos mais programas tiverem e que possam vir, serão muito bem vindos,” disse.

As ações do Outubro Rosa 2015 em Patos se estendem até o dia 29, quando acontece uma grande carreata saindo do Hospital Regional em direção à Concha Acústica.

Mutirão DPVAT tem saldo de 90% de acordos firmados



O Centro de Conciliação e Mediação de Patos (CCMP) comemora os resultados do 3º Mutirão DPVAT, junto ao Núcleo de Métodos Consensuais de Resolução de conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba. De acordo com os órgãos, 800 processos que tramitavam foram selecionados para julgamento, e ao final foram mais de 90% de acordos firmados.

A iniciativa aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de outubro, com a participação intensa dos alunos de Direito das FIP, lotados no CCMP. “Os grandes protagonistas na celebração desses acordos são os alunos das FIP, ligados ao CCMP, com treinamento especifico que receberam, tiveram total vocação e vontade pra solucionar esses acordos”, disse o juiz Hugo Zaher.

A estrutura foi organizada para atender mais 30 comarcas. Várias pessoas estiveram envolvidas, entre servidores, peritos, promotores de Justiça, defensores públicos e juízes, estes responsáveis pela homologação dos acordos. As audiências conciliatórias aconteceram nas cabines montadas na AABB, das quais algumas foram reservadas para os peritos médicos. As FIP é parceira do Mutirão desde seu inicio á três anos, a coordenadora do CCMP, Tayana Palmeira considera a participação dos alunos uma oportunidade única, “além de atuarem como profissionais de fato, os alunos praticaram um trabalho humano e voluntário de suma importância, ajudando na solução dos conflitos dessas pessoas”.

O aluno conciliador agiu no Mutirão como uma espécie de mediador imparcial que, através de técnicas de natureza psicológica, conduz a conversa entre as partes, onde ele tenta transformar e encerrar o conflito de forma positiva. Para a aluna do curso de Direito Marilia Rafaela “é uma honra ajudar essas pessoas que vieram aqui por meios de traumas, além de ser um grande aprendizado como profissional e estudante”. Quatro magistrados estiveram presentes, Dr. Antônio Carneiro, Dr. Bruno Azevedo, Dr. Fábio Leandro e Dr. Hugo Zaher, mostrando resultados positivos, credibilidade e o esforço concentrado de todos.

-- 
Assessoria de Comunicação
Faculdades Integradas de Patos
ASCOM-FIP

Governo do Estado publica edital para novas inscrições no Programa Empreender PB



O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva do Empreendedorismo, ligada à Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), órgão responsável pela administração e operacionalização do Programa de Apoio ao Empreendedorismo na Paraíba, divulgou nesta quinta-feira (22) edital de abertura de inscrições para o Programa Empreender PB, no Diário Oficial do Estado.

O edital traz delineamentos e avisos para inscrição nas linhas de crédito Empreender Individual, Empreender GNV (Gás Natural Veicular); Empreender Mulher; Empreender Artesanato; Empreender Profissional Liberal, e Empreender Motociclista Profissional. Estas últimas duas linhas são novas e foram lançadas pelo Governo do Estado no último dia 9 de outubro.

De acordo com o gerente de Administração do Empreender PB, André Freitas, em 2015 o programa já disponibilizou mais de R$ 29 milhões em créditos. Desde 2011, o Governo do Estado liberou mais de R$ 100 milhões em créditos pelo Programa Empreender. Ele adiantou que as inscrições para as duas novas linhas lançadas recentemente - motociclista profissional e profissional liberal – serão abertas em breve.

Inscrições - As inscrições começam nesta quinta-feira e permanecerão abertas por tempo indeterminado, de acordo com a capacidade de atendimento do Programa Empreender PB. Serão realizadas pelo endereço eletrônico www.empreender.pb.gov.br, observada a disponibilidade técnica e operacional da Secretaria Executiva do Empreendedorismo, bem como na sede do Empreender PB, em João Pessoa, localizada na avenida Almirante Barroso, 1.040, bairro da Torre. As pessoas também podem se inscrever nas unidades do Empreender em Patos, Bananeiras, Campina Grande, Pombal, Itaporanga e Bayeux.

Podem se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos ou legalmente emancipadas, que residam na Paraíba há mais de seis meses, bem como as pessoas jurídicas devidamente registradas no estado há mais de seis meses. Cada linha possui seus respectivos requisitos, tendo em comum a apresentação de documentos de identidade, de pessoa física e jurídica, quando necessário. As inscrições são gratuitas.

Linhas de crédito - A linha de crédito Empreender Individual é destinada a pessoas físicas e/ou jurídicas constituídas como microempreendedoras individuais, com o objetivo de incentivar a geração de ocupação e renda entre os empreendedores paraibanos. O Empreender GNV tem a finalidade de financiar a conversão para Gás Natural Veicular (GNV) nos veículos de propriedade de taxistas e frotistas, bem como para financiar a conversão do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para o Gás Natural Encanado de comerciantes do Estado da Paraíba.

A linha de crédito Empreender Mulher é destinada somente a pessoas físicas, com objetivo de incentivar a geração de ocupação e renda para mulheres em situação de violência ou em vulnerabilidade social. O financiamento Empreender Profissional Liberal destina-se aos profissionais liberais nas suas respectivas áreas de formação em nível superior e/ou técnico/tecnológico, com o objetivo de incentivar a geração de ocupação e renda. A linha de crédito denominada Empreender Artesanato é destinada somente a pessoas físicas que sejam artesãos ou artesãs, com objetivo de incentivar a geração de ocupação e renda para os profissionais do ofício.

Mais informações podem ser obtidas no telefone (83) 3612 9250.

Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta 13º concerto da temporada 2015



A Orquestra Sinfônica da Paraíba realiza o 13º concerto da temporada 2015 na próxima quinta-feira (29), em João Pessoa. Na apresentação, que começa às 20h30, na Sala Maestro José Siqueira (Espaço Cultural), a dança tem destaque desde a abertura até a conclusão. O ritmo nordestino entra em ação com o xote de Luiz Gonzaga, além do repertório que resgata danças do folclore russo, da Morávia e Silésia e uma valsa. A regência é do maestro Luiz Carlos Durier, titular da OSPB. A entrada custa R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).

O concerto inicia com a “Abertura Brasileira” de Edino Krieger, composta em Londres no ano de 1955, quando o compositor, então com 27 anos, realizava um estágio de estudos, como bolsista do Britsh Council, sob a orientação de Lennox Berkeley, da Real Academia de Música. A obra começa com uma introdução lenta que leva a um majestoso Allegro. A cadência melódica da flauta introduz um segundo tema de caráter nordestino, em uma citação temática de um xote de Luiz Gonzaga, o solo do violino reconduz ao tema inicial e a peça encerra à maneira de uma fanfarra carnavalesca levada pelos metais, segundo palavras do autor.

De Rimsky-Korsakov a OSPB apresenta, pela primeira vez na Paraíba, a “Abertura sobre temas russos, Op. 28”. O conteúdo temático foi  inspirado em temas do folclore daquele país. O mestre da orquestração juntou três belas melodias, de caráter bem distinto, com resultado de grande beleza.

Rauph Vaugham Williams escreveu “As Vespas” como música incidental em 1909, para a versão da peça de teatro satírica do grego Aristófanes (atribuído 446 a.C. a 386 a.C.) e depois rearranjou em forma de suíte. A Abertura se tornou muito conhecida como peça de concerto, principalmente pelo tema central.

“As Danças de Laschian” foi a primeira obra madura do compositor checo Leos Janacek. Sua inspiração veio das canções folclóricas da região da Morávia. O trabalho é dividido em seis danças muito distintas e retratam com a música, o cotidiano e as manifestações artísticas e de trabalho. O ancião, a bem-aventurança, o ferreiro, o camponês são elementos bem representados nessas alegres e divertidas danças de fácil assimilação.

“Convite à Dança, Op. 65”, é de fato, uma peça para piano escrita por Carl Maria von Weber, em 1819. Em concerto é apresentada com a belíssima orquestração realizada por Hector Berlioz em 1841. Na realidade, esse Rondó foi escrito para ouvir e não para dançar. Curiosamente, a orquestração teve uma bela coreografia concebida para os balés russos no início do século passado, com o título “O Espectro da Rosa”, tornando-a conhecida e apreciada como peça de concerto.

“Estamos em um processo de crescimento artístico e musical. O repertório inspirador e desafiante, convidados ilustres que sempre somam e parcerias nos ajudam nesta caminhada ao futuro. Nossa meta é elevar a Paraíba ainda mais como referência musical”, reafirma o maestro Luiz Carlos Durier.

Serviço:
Orquestra Sinfônica da Paraíba – 13º Concerto Oficial – Temporada 2015
Regência: maestro Luiz Carlos Durier (titular da OSPB)
Data: 29/10
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira
Entrada: R$ 4 (inteira), R$ 2 (meia)

secom

Câmara de Vereadores realizará Sessão Solene em homenagem aos 112 anos de Patos na noite desta sexta-feira

Aldo Nunes, do Sebrae, será um dos homenageados,

 A noite desta sexta-feira, dia 23 de outubro, será marcada pela realização de uma Sessão Solene em homenagem aos 112 anos da elevação de Patos à categoria de cidade. Na oportunidade, além de festejar o aniversário da Morada do Sol, a Câmara Municipal fará a entrega de Títulos Honoríficos de Cidadão Patoense e da Comenda Ministro Ernani Sátyro a diversas personalidades que fizeram história dentro da história de Patos.

Em Plenário, dentro das Sessões Ordinárias e Extraordinárias realizadas ao longo desta e da semana anterior, foram votados e aprovados dezenas de Projetos de Lei com o intuito de tornar oficial e reconhecer o amor que muitos cidadãos vindos de outras localidades tem por esta terra, bem como para conceder aquela que é a maior comenda desta Casa àqueles que se destacaram no desenvolver de suas funções em nosso município.

A presidente da Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB) falou sobre as homenagens e sobre o processo de votação dos Projetos de Lei.

“Por ocasião da comemoração do aniversário de Patos, a Câmara Municipal aprovou um requerimento de nossa autoria, através do qual realizaremos nesta sexta-feira uma Sessão Solene para homenagearmos a cidade de Patos, bem como, alguns filhos nascidos aqui e outros que amanhã irão receber o Título de Cidadão Patoense pelo trabalho que prestam a nossa cidade. Realizamos na noite desta quinta-feira, mais duas Sessões, dentro das quais apresentamos e aprovamos mais alguns Projetos de Lei concedendo estas honrarias e, nesta sexta, prestaremos nossa homenagem a representantes de vários segmentos da sociedade, que vem deixando a sua contribuição para o crescimento e o desenvolvimento de Patos”, explicou Nadir.

Serão homenageados com a entrega da Comenda Ministro Ernani Sátyro e Sousa a prefeita de Patos, Francisca Motta, o vice-prefeito Lenildo Morais, o deputado federal Hugo Motta, o deputado estadual, Nabor Wanderley, o conselheiro e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Nominando Diniz, o ex-conselheiro do TCE PBe escritor, Flávio Sátiro Fernandes, o presidente da OAB – Patos, Alexandre Nunes, o historiador e escritor Damião Lucena, ao Juiz Ramonilson Alves e ao diretor das FIP, João Leuson Palmeira.

Já o Título Honorífico de Cidadão Patoense será concedido ao gerente regional do Sebrae, Aldo Nunes, ao músico Urano Fernandes, aos médicos Humberto Marinho de Lima, Humberto Marinho Filho, Humberto Jansen, Humberto Joubert, Roberto Queiroz Fernandes de Almeida e Thiago Pereira Alencar; ao Capitão Hugo; ao gerente da 6ª de Saúde, Leudo Farias; superintende do SESI PB, Claudete Leitão Martins; ao gerente do SEBRAE Patos, Aldo Nunes; ao jornalista Marcos Oliveira; as senhoras Daniela Medeiros e Antonia Leite Caldas; e aos senhores José Francisco Augusto Velásquez Solis, Almir dos Santos e Cícero Carlos de Sousa.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

4ª Expopão deve movimentar mais de R$ 2 mi em negócios



Evento está sendo realizado com mais de 40 estandes para centenas de empresários que circularão durante três dias na Fiep, em Campina Grande

O maior evento de panificação da Paraíba, a 4ª Expopão, deve movimentar mais de R$ 2 milhões em negócios até sexta-feira (23). A previsão de vendas foi anunciada pelo presidente do conselho deliberativo do Sebrae Paraíba e da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha. O evento começou nesta quarta-feira (21), em Campina Grande, e conta com mais de 40 expositores.

Durante a solenidade de abertura da Expopão, Buega Gadelha disse que o evento está sendo construído com empreendedores engajados em mostrar o potencial do setor. “A Expopão vem crescendo as vendas todos os anos e esta edição não será diferente. As coisas boas da economia no Brasil não estão sendo divulgadas, mas elas existem e a prova é a continuidade do evento de panificadores da Paraíba”, comentou.

O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, também falou sobre o potencial de crescimento econômico da cidade. “A Expopão é um evento inovador e criativo, que está movimentando o setor de panificação há quatro anos. É com essa criatividade que os empresários estão evitando problemas. Tem que ter a criatividade, a característica do povo de Campina Grande. É com esse tipo de união para realizações que vemos na exposição que venceremos”, disse.

Já o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba Laplace Guedes, afirmou que aposta na superação. “O crescimento deste evento com o aumento no número de estandes é a prova de que o trabalho e a união serão importantes para sairmos da crise ou de qualquer situação difícil. Precisamos agora nos unir para alcançarmos os recursos destinados a projetos do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES). A Paraíba está preparada para crescer”, pontuou.

Em seguida, o presidente do Sindicato de Panificação e Confeitaria de Campina Grande (Sindipan/CG), José Edvaldo Sousa, disse que essa edição do evento acontece em um bom momento. “O momento atual é bem reflexivo e nos faz refletir nas saídas para quem foi atingido pela crise. O povo de Campina Grande tem uma força que o faz superar momentos difíceis. Nós, panificadores, estamos aqui mostrando nossa força e vontade”, concluiu.

O primeiro dia de evento foi encerrado com a palestra magna “Tendências, Desafios & Oportunidades para o Setor de Panificação”, com Augusto Cesar. A realização do evento é do Sindipan/CG, da Associação dos Industriais de Panificação, Confeitaria, massas Alimentícias e Afins da Paraíba (Aspanep) e Sistema Indústria (Fiep, Senai e Sesi). O apoio é do Sebrae e outros parceiros. Maiores informações pelo site http://expopao.com.br/.

Fórum - Nesta quinta-feira (22), a programação do evento segue com cinco clínicas tecnológicas e seis oficinas. Já no último dia do evento, sexta-feira (23) haverá o 1º Fórum Norte-Nordeste e Centro-Oeste de Produção, durante todo o dia. Doze Estados do Brasil, representados por sindicatos de panificação, aproveitarão o evento para fazer negócios. Os interessados em participar do Fórum devem se inscrever na Fiep, a partir das 9h.

Programação
Quinta-feira (22)
Clínicas
15h - Como reduzir sua conta de energia;
16h - Manipulação de alimentos;
17h - Identidade visual;
18h - Como reduzir sua conta de energia;
19h - Uso eficiente da água na pacificação;
Oficinas
Fermentação natural, Tortas regionais, Congelamento de pães (processo), Sobremesas, Pães rústicos e Consumer em padarias.

Sexta-feira (23)
1º Fórum Norte-Nordeste e Centro-Oeste de Produção
9h – Credenciamento;
9h30 - PALESTRA: “Empreendedorismo e tendências para o setor de panificação” com Arthur Benevides;
11h30 - eficiência energética;
12h30 - almoço – restaurante Maurício Almeida;
14h30 - reunião das lideranças;
16h - visitação à feira;
Clínicas
15h - Como reduzir sua conta de energia;
16h - Manipulação de alimentos;
17h - Identidade visual;
18h - Como reduzir sua conta de energia;
19h - Uso eficiente da água na pacificação;
Oficinas
Fermentação natural, Tortas regionais, Congelamento de pães (processo), Sobremesas, Pães rústicos e Consumer em padarias.

Ascom

Sindicultura 2015



Banda Nação Nativa se apresenta na Praça Getúlio Vargas nesta sexta-feira, 23

Nesta sexta-feira, 23 de outubro, a partir das 20h, na Praça Getúlio Vargas, o Projeto Sindicultura do Sindifisco Paraíba volta à cidade de Patos, dando continuidade a parceria firmada com a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, a ASTRAL, e o Coletivo Espinho Branco. A atração musical desta edição será a banda patoense, Nação Nativa.

Com mais de sete anos de estrada, a banda Nação Nativa vem difundindo o estilo musical ‘raggae music’, com suas composições que abordam temas regionais e os valores culturais.

O secretário de Cultura, Turismo e Esporte de Patos, Wandecy Medeiros ressalta a importância de esta edição acontecer dentro das programações festivas de aniversário de 112 anos de Patos. “No mês de seu aniversário, a cidade de Patos tem recebido vários presentes e no cenário cultural não podia ser diferente, e para marcar essa data nada melhor do que uma banda da cidade para abrilhantar a noite e comemorar esta data festiva”,

Esta será a quarta vez que o Projeto Sindicultura 2015 passa pela cidade. Nas edições anteriores Patos prestigiou os shows da banda Chico Correa & Electronic Band (João Pessoa), o Humorista Pescocinho da Paraíba (João Pessoa), e a peça teatral A Feia de Caruaru (Cajazeiras).

Eduarda Azevedo

MPF/PB ajuíza ação de improbidade administrativa contra prefeito do Sertão por desvio de recursos públicos



Segundo o Ministério Público, gestor sacou verba de convênio de esgotamento sanitário às vésperas de eleição municipal e criou procedimento licitatório fictício para encobrir o ilícito
 
O Ministério Público Federal (MPF) em Monteiro pediu à Justiça a condenação do prefeito do município de Princesa Isabel, Domingos Sávio Maximiano Roberto, além da secretária de Finanças e membros da Comissão Permanente de Licitação, por atos de improbidade administrativa, praticados poucos dias antes das eleições de 2012.
 
Segundo o MPF, o gestor sacou R$ 60 mil da conta de convênio para esgotamento sanitário e utilizou tais recursos no final da campanha eleitoral. O convênio (SIAFI nº 644721) foi firmado entre a prefeitura e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A pena prevista na Lei nº 8.429/92 (Lei de Improbidades) é de perda da função pública e suspensão dos direitos políticos, além de ressarcimento ao erário, com pagamento de multa.
 
Na ação, o MPF aponta que, para encobrir o ilícito e justificar a despesa, o prefeito criou uma licitação ideologicamente falsa, tendo informado ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba que o valor foi contabilizado como “serviços de recuperação de estradas vicinais”, que na realidade não foram executados. Para tanto, determinou a elaboração de documentos ideologicamente falsos que atestariam a realização do processo licitatório 'Carta Convite nº 006/2012'.
 
Conforme o MP, provas documentais e testemunhais indicam que “houve o saque em espécie da quantia de R$ 60 mil, às vésperas da eleição municipal de 2012, mediante cheques assinados pelo próprio prefeito. Para ocultar o desvio, o então prefeito contou com a imprescindível conivência da secretária de Finanças, que também assinou o cheque, emitido em favor da própria prefeitura, em conjunto com o prefeito e posteriormente arquivou na Secretaria de Finanças cópia em que atestava que os cheques haviam sido emitidos em favor da empresa RLA Construções e Serviços LTDA, com o claro intuito de maquiar a real destinação do dinheiro desviado”.
 
Em 2012, Domingos Sávio era presidente da Câmara de Vereadores de Princesa Isabel. Com a cassação do mandato do então prefeito Thiago Pereira de Sousa Soares, Domingos Sávio foi eleito prefeito, em eleição indireta realizada pela Câmara, tendo completado o mandato do gestor anterior, até 31 de dezembro de 2012. Candidatou-se à reeleição para o cargo de prefeito nas eleições municipais de 2012, que ocorreram em 7 de outubro daquele ano. Segundo o MPF/PB, com o objetivo de assegurar a sua reeleição e canalizar “caixa 2” para a sua campanha eleitoral, o gestor desviou os recursos públicos federais no dia 2 de outubro.
 
Ação de Improbidade Administrativa – 0800137-74.2015.4.05.8203 em trâmite na 11ª Vara da Justiça Federal, em Monteiro (PB).


Tiago França/Iris Porto
Assessoria de Comunicação

Indústria da construção movimenta R$ 2,517 bilhões e emprega 38,2 mil pessoas na Paraíba


A indústria da construção da Paraíba movimentou mais de R$ 2,517 bilhões nas incorporações, obras e serviços na passagem de 2012 para 2013, segundo informou a Pesquisa Anual da Indústria da construção (PAIC), divulgada nesta quarta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O setor mais dinâmico da economia dos últimos anos representa 5,7% do PIB da Paraíba.

O número de pessoal ocupado no setor entre as empresas com pelo menos 5 ocupados somou 38,204 mil trabalhadores em 2013, alta de 3,8% sobre o ano passado, enquanto o número de empresas ativas apresentou alta de 5,2% em relação a 2012, passando de 955, em 2012, para 1.005, em 2013.

De acordo com a pesquisa, no período de 2007 a 2013, a indústria do setor registrou fortes expansões de novos trabalhadores e de empresas na indústria da construção da Paraíba. A ocupação no setor nesse período quase triplicou no período, subindo de 13.491 para 38.204 empregos, em 2013, o que representa uma expansão de 183%.

O número de empresas que entraram no mercado da indústria da construção regada de crédito mais facilitado e de obras ampliou 164% em sete anos, passando de 381, em 2007, para 1.005, em 2013. A Paraíba tem o quarto maior número de empresas ativas da construção em 2013, atrás apenas dos três maiores Estados (Bahia, Pernambuco e Ceará).

O custo das empresas da construção com as obras em 2013 (R$ 913 milhões) representou mais de 36% do total da receita (R$ 2,5 bilhões), enquanto os gastos com salários, retiradas e outras remunerações dos 38,2 mil trabalhadores representaram R$ 505,7 milhões.

No país, a indústria da construção fechou o ano de 2013 com crescimento de 3,7%, em comparação a 2012, em incorporações, obras e serviços realizados pelas empresas do setor. O resultado foi influenciado pela ampla oferta de crédito imobiliário e por obras decorrentes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Também influiu no resultado a execução de obras preparatórias para a Copa do Mundo 2014. As obras totalizaram investimentos de R$ 357,7 bilhões. A pesquisa engloba informações sobre emprego, salários, custos e valor de projetos a cargo das empresas de construção.

secom

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Índice de infestação de dengue cai na região de Patos




Dos nove municípios que apresentavam alto risco de dengue no mês de julho deste ano, somente três mantiveram elevado índice de infestação predial e um quarto, Matureia, que era de médio risco configura hoje como de alto risco.

O maior índice de infestação monitorado pela Vigilância Ambiental da 6ª Regional de Saúde neste mês de outubro está no município de Teixeira, com 7.1, seguido de Matureia, que pulou de 3.2 em julho para 4.6 neste mês. Os outros município com alto risco são: Desterro (5.8) e Malta (5.7).

Em dezoito municípios a situação também é preocupante, os quais apresentam médio risco. Apenas um município dentre os 24 da regional Patos está numa situação confortável dm relação à dengue, que é Quixaba, com índice de 0.5 de infestação predial. Nesta localidade a população participa ativamente do trabalho preventivo, especialmente a comunidade estudantil, que ajuda no trabalho de campo levando orientação, distribuindo material informativo nas residências.

Segundo Eugênio Pacelli, da Vigilância Ambiental, é preciso que os municípios intensifiquem as ações de prevenção, de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, lembrando da proximidade do período de chuvas, que acaba sendo propício para a proliferação do inseto.

“A preocupação é geral. É necessária uma programação consistente e que a população desses municípios seja parceira para que consigamos impedir a proliferação do Aedes e novos casos de dengue”, comentou Eugênio. Os apoiadores matriciais da 6ª Gerência Regional de Saúde estão intensificando seu trabalho de orientação, de ajuda técnica aos municípios.



Centro de ensino e clínica escola apoiam 10 Medidas em Campina Grande Mais de 15 mil assinaturas já foram coletadas na PB


 
O Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento (Cesed), entidade mantenedora das faculdades Facisa, FCM e Esac em Campina Grande, e a clínica escola da instituição, formalizaram apoio às 10 Medidas Contra a Corrupção, durante palestra proferida para alunos de Direito, pelo procurador da República Bruno Barros de Assunção, na manhã desta terça-feira, 20 de outubro, no Teatro Facisa.
 
Com cerca de quatro mil alunos, as faculdades têm potencial para colaborar de maneira significativa na coleta de assinaturas. Já a clínica escola, que atende mensalmente mais de 14 mil pessoas, também é uma entidade parceira que promete aumentar o número de assinaturas, que na Paraíba já passou de 15 mil.
 
“A importância de apresentar a campanha a estudantes de Direito é, além da divulgação em si do projeto,  poder convidá-los à reflexão acerca dos graves problemas, falhas e entraves de nosso sistema de justiça criminal, do qual eles também participarão em futuro próximo, como juízes, membros do MP, defensores públicos ou advogados criminalistas. O efetivo combate à corrupção também passa pela compreensão dos futuros atores processuais, a respeito da gravidade do fato e da necessidade de sua punição rápida e rigorosa", declarou o procurador.
 
O coordenador do curso de Direito da Facisa, Juliano Cavalcante, falou sobre a importância da parceria entre as instituições, sobretudo no que tange ao ganho social. “A Facisa, através da parceria, mais uma vez assume o papel de ator social ativo, na medida em que alerta o cidadão no combate à corrupção”, reforçou.
 
O objetivo da campanha é coletar 1,5 milhão de assinaturas em todo o Brasil até o dia 15 de novembro. Atualmente foram coletadas mais de 415 mil.
 
A íntegra das medidas, a ficha de assinatura e o “assinômetro” estão disponíveis no site www.10medidas.mpf.mp.br
 
FOTO: Ascom/Cesed


Tiago França/Iris Porto
Assessoria de Comunicação

Sindicultura: reggae da Nação Nativa nos 111 anos de Patos



No ritmo das festividades pelos 111 anos de emancipação política da cidade de Patos, o reggae da banda patoense, Nação Nativa, encerra a edição de setembro do Sindicultura, projeto do Sindifisco-PB, nesta sexta-feira(23), às 20h, na Praça Getúlio Vargas, ao lado do Hotel JK.

A Nação Nativa tem mais de sete anos de estrada e, segundo o vocalista Heitor Loureiro, o grupo carrega a responsabilidade de difundir no cenário alternativo sertanejo o estilo jamaicano “reggae music”, cujas composições abordam temas regionais, ressaltando a importância demográfica e os valores culturais, o que pode ser claramente percebido já nas primeiras composições autorais, “O por do sol do sertão” e “Flor da Terra”, que estão no repertório do show.

Ao longo desse período, a Nação Nativa incorporou nova formação, porém, a banda não perdeu a essência e se mantém fiel ao estilo musical que a consagra entre o público patoense e de outras cidades onde se apresentou, como João Pessoa, Campina Grande, e por incursões pelos Estados do Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Nessa atual formação, integram a banda: Heitor Loureiro (voz e violão), Mirinho HC (bateria), Felipe Medcfraft (guitarrista), Alanderson (baixista), Borguinho (sax), Daniel Duarte (Trombone) e Tarcísio Pereira (trompete).

Esta é a penúltima edição do projeto Sindicutura, que encerra a temporada no próximo mês. O projeto é uma realização do Sindicato dos Auditores Fiscais Estaduais, Sindifisco-PB, cujos filiados têm consciência da importância da cultura como ferramenta de transformação da sociedade. Os eventos são abertos ao público, contemplando 8 cidades polos do Estado, tornando mais acessível à produção dos artistas locais. Em Patos, o projeto tem parceria da Astral, Coletivo Espinho Branco, Secretaria de Cultura.


Durante greve dos bancários, Procon-Patos consegue liminar a favor do consumidor


O Órgão Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON-PATOS) participou na tarde desta segunda-feira, 19 de outubro, de uma reunião em João Pessoa, realizada pelo Programa Estadual de Defesa do Consumidor na Paraíba (MP Procon), representada por Glauberto Bezerra. O objetivo do encontro foi buscar soluções com relação à greve dos bancários que começou no último dia 06.

Em reunião, foi concedida aos órgãos presentes, uma liminar onde determina um prazo para regulamentar todos os procedimentos realizados nas instituições financeiras durante o período grevista.

A secretária do Procon-Patos, Edjane Araújo, falou o que ficou acordado em reunião a favor do consumidor.

“Conseguimos a nível Paraíba, uma liminar onde determina que o consumidor terá até 72 horas após a greve para normalizar os seus depósitos e pagamentos, caso ele não consiga efetuar em meios alternativos”, falou.

Sobre depósitos em cheques a secretária também comentou o que ficou acordado.

“O banco não pode efetuar a entrada de nenhum cheque na conta do consumidor para que o mesmo retorne com a especificação de devolução ou sem fundo, uma vez que o consumidor não está conseguindo efetuar depósitos”, ressaltou a secretária.

ORIENTAÇÕES

- O consumidor não poderá ser cobrado por tarifa de pacote de qualquer procedimento ou serviço de sua conta bancária, uma vez que, no período grevista os serviços sendo suspensa automaticamente a cobrança ao cliente também deve ser suspensa.

- Com relação aos pagamentos dos servidores, foi exigido das instituições financeiras, um plano de contingenciamento dos servidores, para que os mesmos não sejam prejudicados na data do pagamento.

- As agencias do Santander e Bradesco, estão efetuando depósitos normalmente, onde os mesmos autenticam os envelopes automaticamente.

-Com relação ao Banco do Brasil, os depósitos em dinheiro de até 10 mil reais, em envelopes individuais de até 2 mil reais,  devem ser efetuados nas agencias dos Correios.

- Nas agências da Caixa Econômica Federal estão sendo efetuados depósitos em cheque e depósitos em dinheiro estão sendo efetuados nas Casas Lotéricas.

Os representantes bancários informaram, durante a reunião que os depósitos bancários não estão sendo processados por falta de pessoal, mas que os caixas eletrônicos e via internet estão disponíveis para população.

A reunião foi realizada na sala de sessões da Procuradoria-Geral de Justiça, na Capital paraibana e contou com a presença de representantes do Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica, Nordeste, Itaú Unibanco, Bradesco, Sindicato dos Bancários, além dos Procons de João Pessoa, Cabedelo e da Assembleia Legislativa.

Arquivo do blog