Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 12 de março de 2011

Paraíba é o estado nordestino que menos investe na prática esportiva

A Paraíba é o estado nordestino com maior índice de municípios sem projetos voltados para a prática esportiva, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de 22% dos municípios paraibanos não contam com nenhum projeto de incentivo ao esporte e à prática de exercícios físicos. O estado nordestino mais bem colocado neste ranking é o Ceará, com apenas 5% dos municípios sem ações voltadas para esta área.

Para o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Fábio Maia, esses números são importantes para a discussão sobre políticas públicas voltadas para o esporte e lazer por todo o Estado. “Quando conversamos com os prefeitos do interior sentimos grandes dificuldades que eles enfrentam nessa área. Os equipamentos para a prática esportiva nas cidades pequenas estão em péssimo estado. Encontramos muitos projetos paralisados, vamos tentar mudar isso”, explicou.


Para conhecer melhor a realidade estadual, o secretário planeja, em parceria com a Secretaria de Educação, visitas às 12 regiões educacionais do Estado durante os jogos escolares. “Acreditamos que até o final de março teremos um panorama muito melhor das necessidades de cada município”, comentou o secretário, ressaltando que, no segundo semestre, acontecerá a primeira Conferência Estadual de Esportes, onde se discutirá esses assuntos.


Na Capital


Seguindo na direção contrária, a cidade de João Pessoa se destaca como a sexta capital do Brasil onde mais se pratica esportes, segundo a pesquisa Vigitel do Ministério da Saúde. Os dados de 2009 informam que 17,9% da população adulta da cidade está envolvida em alguma atividade esportiva. A capital paraibana está atrás de Vitória, no Espírito Santo (21,2%), Brasília, no Distrito Federal (20,6%), Florianópolis, em Santa Catarina (19,9%), Macapá, em Amapá (19,5%), e Maceió, capital de Alagoas (18%), no quesito prática de atividades físicas.


Diversos projetos incentivam as práticas esportivas na Capital, entre eles o “João Pessoa Vida Saudável”, que mobiliza 3 mil pessoas todos os dias em 15 praças da cidade. A ação consiste em incentivar e educar a população sobre a prática de exercícios físicos e mudanças de hábito para melhorar a qualidade de vida, segundo a coordenadora do projeto, a educadora física Ellen Correia.


O projeto começou em 2006 com a proposta de combater os altos níveis de obesidade apresentados em João Pessoa na época. Ela explica que as atividades começam cedo nas 15 praças envolvidas no projeto todos os dias. “Às 5h30 já estamos nas praças para fazer exercícios junto à população e vamos até as 8h. À tarde, às 16h30 começa a segunda bateria de aulas”.


Além da prática de exercícios, o programa abrange discussões sobre alimentação e qualidade de vida. São mais de 30 professores de educação física envolvidos, dando aula por toda a cidade.


Hoje, no Brasil, cerca de 50% da população sofre com sobrepeso. Mais de 12% dos homens são obesos. Com as mulheres, os números são piores. Cerca de 16% delas sofrem de obesidade. No Nordeste, a situação é um pouco melhor, pois 44,4% dos homens e 40% das mulheres sofrem de sobrepeso e 7,9% dos homens e 6,9% das mulheres, na região, são obesos.

paraiba1 

Cultura popular

CARTA MATUTA DE UM POETA SERTANEJO


Autor e Remetente: Dé Pajeú.
Endereço: Cafundós do Sertão Pernambucano.
Destino: Cacá Lopes
Lajeado -Periferia – Zona Leste de São Paulo.

Meu cumpade Cacá Lope
Um forte aperto de mão,
Receba o meu abraço
De alma, de coração,
Desse amigo cantadô
São versos de gratidão.

É uma carta matuta
Um “disabafo” rimado,
Das “coisa” qui só acontece
No Sertão “ixturricado”
Pra você qui tá ozente
Num ficá “dizinformado”.

Cacá, aqui nessas “banda”
A situação tá é pió,
Eu já tô é avexado
Miséra é di fazê dó,
Pra isquecê a lamúria
Só caindo num forró.

Aqui no nosso Sertão
Tá tudo é “dirmantelado”
Com o vírus da evolução
O povão ta “imbriagado”,
Ninguém “trabaia” “marnão”
É um funaré lascado.

Nos cafundó do Nordeste
É grande a “isculhambação”,
Tem um labaçé de “mota”
De D-vinte e caminhão,
O jogo di curingado:
Cana e “proxtituição”.

Tem “caba” qui baba o quêxo
Com arnêga a requebrá
“Bebo” “fazeno” munganga
Pus povo bom “ispiá”,
E o futuro das “criança”
Ninguém sabe aonde tá.

Minina “cunspeito” inxado,
Siparésse dois mamão.
Dá pena vê êsses pôvo,
Sem futuro no Sertão,
É um “fuá”” mizerável”
E um mundo di perdição.

Muié novinha “parino”
Somente pra recebê
O dinhêro do guvêrno,
Qui a criança nunca vê
Pruquê ela compra cum ele
Parabólica e Vevedê.

Toma “ceuveja” gelada
Curte som e fica a olhá,
Uzómi tomano pinga
E a “fiarada” a “isperá”
In casa, cum buxo seco
Sem tê o que alimentá.

Amigo! A “corra” tá feia
O Sertão tá ôto mundo,
Nas “calçada”, nus buteco
Tá assim de vagabundo,
De quenga, de caxassêro,
O “pobrema” é profundo.

Tem uns “véi” “apuzentado”
Qui inventa di namorá,
Inquanto dêxa in casa
A veinha a lhe “isperá”,
Vai bebendo, vai curtindo
A cabeça vai ingaiá.

Vai pra feira, enche a cara
Perde o saco na “istrada”,
“Isquece” a “bicicreta”
Num tráiz feira, nun tráiz nada,
É um “furdunço” da gota
Êta vida “ atulemada”.

Mente pra sua “muié”
Aumenta a confusão,
Diz: o bolso tava furado
E eu perdi todo “tustão”
É comum vê esses cabra
Esses “tipo” no Sertão.

Meu amigo Cacá Lope
Eu vivo é “incabulado”
Aqui no nosso rincão
É um funaré laskado
É minino caxassêro
E muito “aduto” safado.

Sapatão, quenga, baitola
Dá inté pá importá,
Axé, fânki, som muderno
Ajuda a “iscuiambá”
Nega cum rabo di fora
Criança vê qué copiá.

Mas Cacá, um dia desses
Eu fui a uma vaquejada,
E “resurví” tomá uns gole
Cuma se diz, uma lapada
E chamei para dançá
Uma negona aloprada.

Eu já “quage” “imburanado”
Com a morena abufelei,
E bebo é “bixo” safado
Os “trabái” eu cumeçei
Tava cá gota serena
Quando um passo “infalso” dei.

A côrra “tafa ficano”
Muito bom, tava “arroxado”
Mas se eu num fosse “isperto”
Eu tinha me arrombado
Pois a “pexte” da morena
Num era um diacho dum viado!

Óleo de planta ajuda a recuperar movimentos de vítimas de AVC

Imagem:serlesado
O óleo essencial da Alpinia speciosa Schum, planta regional do Nordeste conhecida como 'Bastão do Imperador' e muito utilizada na fabricação de colônias para o candomblé, tem ação relaxante que ajuda na recuperação pacientes com o sistema nervoso lesionado por doença vascular encefálica, lesões de medula, paralisia cerebral, traumatismo crânio-encefálico, esclerose múltipla, entre outras enfermidades que atingem a via nervosa.
A descoberta, feita em Sergipe pela fisioterapeuta Edna Aragão Farias Cândido durante a conclusão do doutorado pela Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), já gerou patentes nacional e internacional.
Edna Aragão, que desenvolveu pesquisas no Centro de Fisioterapia da Universidade Tiradentes, em Aracaju (SE), avaliou quase mil grupos musculares e acompanhou 75 pacientes. Todos recobraram os movimentos. O caso mais significativo é o do lutador de jiu-jitsu sergipano João Alberto Alves, 31 anos.
Em 2007, Alves sofreu um acidente vascular encefálico após cirurgia para retirada da glândula tireoide. "Eu era independente e, de uma hora para outra, me vi precisando de ajuda para fazer tudo. Foi muito difícil", afirma o lutador que sequer levantava da cama, mas hoje usa o andador com facilidade e faz exercícios físicos.
Em uma situação patológica, por falta de controle do sistema nervoso central, os impulsos nervosos vindos da medula para o músculo ficam acentuados, causando espasticidade (espasmos) e, ao mesmo tempo, paralisia muscular. Em sua tese, a pesquisadora mostrou que o óleo atua nos canais de cálcio, responsáveis pela contração muscular. O excesso de cálcio promove a tensão do músculo. Sua normalização permite que o músculo contraia e relaxe normalmente, o que gera energia para novos movimentos.
Patentes
A pesquisa desenvolvida em Sergipe despertou o interesse da Hebron, fabricante de fitoterápicos com sede em Recife (PE) e relações comerciais em países como Estados Unidos, Cuba, África do Sul, Portugal e Áustria. A empresa cultivou a planta, forneceu matéria-prima para o tratamento dos pacientes sergipanos e financiou equipamentos para a avaliação dos resultados.

Foram investidos cerca de R$ 30 mil que renderam patentes nacional e internacional à empresa pernambucana e ao Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), centro de laboratórios instalado em Aracaju, onde Edna Aragão realizou os estudos sobre a ação da Alpinia.
O próximo passo da Hebron e do ITP é conseguir autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para industrializar e comercializar o óleo essencial. A expectativa é que isso aconteça em 2012.

Terra

Jornalista referência em jornalismo investigativo participará do Congresso em CG

O jornalista e escritor carioca Saulo Gomes virá à Paraíba em abril participar do I Congresso Espírita de Campina Grande. Considerado um nome de referência da história do jornalismo investigativo brasileiro, ele falará sobre a experiência vivida com o médium Chico Xavier durante o célebre programa Pinga Fogo da antiga TV Tupi, que serviu de base para o longa-metragem biográfico que narrou a vida do médium mais famoso do país e se tornou um dos maiores sucessos de bilheteria do cinema nacional.

Saulo Gomes é considerado um dos mais renomados repórteres do rádio e da TV brasileira tendo se destacado em várias reportagens investigativas que foram ao ar na década de 1970. Com mais de 50 anos de carreira profissional ele trabalhou nas principais emissoras de rádio e TV do país e sua experiência jornalística mais recente na mídia eletrônica foi junto ao SBT e TV Bandeirantes, emissorsa em que trabalhou no final dos anos 90.

Natural do Rio de Janeiro, Saulo Gomes vem se dedicando à literatura, tendo lançado várias obras fruto de seu trabalho como repórter investigativo. Entre os títulos estão "O último vôo", no qual o autor denuncia os elementos técnicos e humanos que contribuíram para o acidente dos Mamonas Assassinas – obra prestes a ser relançada -, e "Quem matou Che Guevara". Atualmente ocupa a cadeira 28 da Academia Ribeirão Preta de Letras.

Ele será um dos conferencistas do I Congresso Espírita de Campina Grande que terá como temática central: “O Livro dos Espíritos: caminho para a felicidade”. O evento acontecerá no período de 15 a 17 de abril, no Centro de Convenções Divaldo Pereira Franco, situado no bairro do Catolé, onde foi realizado recentemente o 38º MIEP. Além dele, o evento contará com a presença de pesquisadores e escritores do movimento espírita brasileiro, a exemplo de Richard Simonetti e Irvênia Pires, ambos do Estado de São Paulo.

O evento será promovido pelo Núcleo de Estudos da Doutrina Espírita – NEDE em parceria com outras instituições espíritas de Campina Grande. As inscrições para o evento já se encontram abertas e podem ser feitas nas casas espíritas da cidade e na Banca do Gilson, no Shopping Cirne Center. Mais informações pelo site www.nede.com.br ou pelo e-mail ccedpf@gmail.com. 

Ascom

sexta-feira, 11 de março de 2011

Câmara realiza sessão especial para discutir saúde pública


Na sessão desta quinta-feira 10 da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, um dos assuntos mais discutidos e cobrados pelos vereadores foi a falta de investimentos do governo estadual na cidade. Foram muitas críticas, principalmente direcionadas à saúde pública, a exemplo do Hospital Regional e o Centro de Hemodiálise. Também houve defesas por alguns por considerar que a administração Ricardo Coutinho tem pouco tempo e preciso um crédito de confiança.
A vereadora Maria Venâncio, Peteca, que semana passada visitou as instalações do Hospital Janduhy Carneiro, teve um pedido seu aprovado e no próximo dia 17 a Câmara realiza uma sessão especial, quando será debatida a situação da rede hospitalar da cidade. Para isso serão convidados, além da sociedade, todos representantes de hospitais. A idéia é saber o que há de concreto em investimentos para Patos, traçar uma radiografia dos problemas e o que está sendo feito para minimizá-los.
O vereador e presidente da Casa, Marcos Eduardo, foi avisou que, caso o governo estadual não olhe com carinho para Patos, convocará a população para uma manifestação em praça pública para cobrar uma atitude do governador.

Falta de público

Eduardo voltou a lamenta bastante a ausência dos patoenses às sessões. Ontem, dos 240 assentos do auditório, cerca de 15 foram ocupadas por populares. Disse que assim que passar o período invernoso serão iniciadas as sessões itinerantes, quando, nas comunidades mais distantes mostrará a população a importância da participação desta nas sessões. “Hoje oque mais se faz em Patos é criticar os vereadores, mas essas mesmas pessoas nunca pisam na Câmara para conhecer o nosso trabalho em prol da cidade”, enfatizou. Neste sábado também haverá uma sessão especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Hospital luta para oferecer novos leitos


A demanda por leitos na rede hospitalar de Patos nos últimos anos tem sido uma verdadeira pedra no sapato para os gestores públicos, que vêem a procura, a necessidade de espaços para internamentos sempre crescentes sem que a oferta acompanhe.

Hoje uma das principais metas do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro é justamente diminuir essa diferença para evitar as famosas transferências para outros municípios, o que ocasiona desconforto para pacientes e familiares, sem contar o risco de uma viagem longa. Um bom exemplo dessa deficiência é sua UTI, que possui apenas oito leitos, com o pronto-atendimento recebendo usuários de cerca de 50 cidades. Na urgência e emergência do HR são atendidas mais de 6 mil pessoas/mês, com picos de até 9 mil/mês, o que contribui para uma “disputa acirrada” por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva. O número de leitos da UTI será ampliado, como também há a necessidade de abertura de uma semi-UTI, já que a sala vermelha tem que seguir os protocolos e fazer apenas os serviços de urgência.

Esta semana a direção do Regional conseguiu por empréstimo junto à Maternidade Peregrino Filho seis camas novas, com controle totalmente digital que permite ao profissional de saúde ou até mesmo o paciente ajustar a cama para mais de dez posições, a que melhor lhe convier, sem a necessidade de fazer esforços, apenas com um toque no painel que fica ao seu lado. A reposição das camas da Maternidade já está sendo providenciada através de um pedido junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES). Logo que forem liberadas serão repassadas para a Peregrino Filho. 

A chegada dessas camas teve como propósito mobiliar mais uma enfermaria reformada, que atende as novas normas da Agevisa (Agência Estadual de Vigilância Sanitária), com amplo banheiro com acessibilidade, guarda-volume, lavanderia, purificador de água. Além disso, todas as enfermarias estão sendo dotadas de TV LCD, cadeiras do papai, um certo conforto, necessário, para quem realmente precisa permanecer no hospital, seja paciente e acompanhante. Tudo isso está dentro do que preconiza o Ministério da Saúde no humaniza SUS. 

A Agevisa já aprovou também três projetos de reformas de ampliação no Hospital Regional de Patos: nova sala amarela, endoscopia e na Central de Material e Esterilização, que terá que será ampliada para receber uma autoclave (máquina que esteriliza os instrumentos médicos-cirúrgicos), com uma potência cinco vezes mais que a atual.  

Outro projeto do Janduhy Carneiro é climatizar todas as enfermarias. Mas, primeiramente, segundo o diretor e médico urologista, Eliseu de Melo, é preciso trocar o transformador de energia, que não tem mais potência suficiente para atender essa nova demanda de força elétrica.

Ascom

Jovem é morto em Patos com tiros na cabeça

Há pelo menos pouco mais de um mês em Patos, não se ouvia falar em assassinatos. Porém na noite desta quarta-feira (09) o clima de tranquilidade foi quebrado e a população volta a se preocupar com a onda de violência na cidade.

O borracheiro Leonardo Soares Ferreira, 26 anos, conhecido por Léo, foi fuzilado com requintes de crueldade na Rua Janúncio Nóbrega, no bairro Frei Damião, antigo morro, próximo a sede da 4ª CIRETRAN em Patos que está sendo reformada.

O crime teria sido praticado, de acordo com policiais que atenderam a ocorrência, por dois homens numa moto a qual não teve as características anotadas por testemunhas. O assassinato aconteceu, por volta das 20h:50m em frente a uma escola infantil que por motivo de horário se encontrava fechada.

Pelo menos 06 (seis) disparos foram ouvidos por uma testemunha que reside nas proximidades onde aconteceu a tragédia, que preferiu não se identificar, obviamente temendo represálias e os projéteis foram todos concentrados na região da cabeça, segundo os peritos que estiveram no local para realizar as investigações preliminares.

Até o fechamento desta edição a polícia ainda não tinha informações sobre os acusados e nem tampouco para onde teriam fugido. Léo era suspeito de ter cometido um assassinato na Rua do Meio, segundo a polícia.

Mario Frade - portalpatos.com

Bispo de Patos pede maior compromisso dos municípios na abertura da Campanha da fraternidade

Marcos Eugênio

Aconteceu na manhã desta quinta-feira 10 no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Guia,  em Patos-PB, o lançamento da Campanha da Fraternidade, a qual acontece desde o início da década de 60, este ano com o tema: Fraternidade e a vida no planeta, e o lema: A criação gene em dores de parto, que trabalhará a questão do aquecimento global e mudanças climáticas, que estão afetando bastante a população mundial.
Na solenidade organizada pela Diocese de Patos, que contou com a participação de diversas entidades convidadas, o bispo Dom Manoel dos Reis de Farias cobrou atitudes dos prefeitos da região, para os quais enviará um documento, solicitando destes a implantação da coleta seletiva de lixo. O lixo é uma das principais causas da poluição no mundo e deve ser melhor tratado. A igreja desenvolverá ações diversas com toda a sociedade, buscando a conscientização e mudanças de atitudes.
“A intenção da Igreja com essa campanha é despertar, conscientizar a sociedade para que possa olhar com maior carinho para o meio ambiente. Precisamos ampliar os debates com a população de todos os municípios para que possamos fazer mais em favor do nosso planeta, de nossa vida”, comentou o bispo diocesano de Patos.
Para ele o tema deve ser trabalhado não apenas na quaresma (período de 40 dias que antecede a ressurreição de Cristo), mas durante todo o ano. Dom Manoel fez uma crítica à sociedade moderna, destacando o consumismo. Para ele a fome do mundo é uma sequência do egoísmo.

PRF encerra Operação Carnaval com quatro mortes na Paraíba


Mais de 5 mil veículos com excesso de velocidade

João Pessoa, 10/03/2011 - A Polícia Rodoviária Federal – PRF encerrou a meia noite da quarta-feira (9), a Operação Carnaval 2011, que teve a duração de 144 horas (seis dias) e, nas estradas federais da Paraíba, foram registrados 87 acidentes com 46 pessoas feridas e quatro mortas.

Na mesma Operação em 2010, foram registrados nas estradas paraibanas, 55 acidentes com 30 feridos e três mortos.

O último acidente com morte, aconteceu na manhã de quarta-feira (9) nas proximidades da entrada de Galante no município de Campina Grande, quando um caminhão Ford F400, dirigido por José do Egito Narciso, que fugiu do local sem prestar socorro as vítimas, cruzou o canteiro central após perder o controle numa curva e atingiu de frente um Ford Focus conduzido por André Luís Sousa de Vasconcelos, 31 anos, que morreu no km 135,6 da BR-230, local do acidente.

Além de André, outras duas pessoas que vinha no carro, Ana Carla Bastos Batista, 35 anos, e seu filho, Paulo André Mesquita Cavalcante Filho, de 12 anos, sofreram ferimentos graves e foram socorridos pelas resgates do SAMU e PRF para o Hospital Regional de Campina Grande.

Os outros acidentes com morte, o primeiro aconteceu na madrugada do domingo (6) no km 25 da BR-230, próximo ao “Ginásio do Ronaldão”, em João Pessoa, onde um motociclista após envolver-se em uma colisão entre três automóveis, na sequência, foi atropelado por outro veículo quando já estava caído no chão.

Na noite de segunda-feira (7), no km 477 da rodovia BR-230, próximo ao contorno de São Gonçalo no município de Sousa, a vitima do segundo acidente fatal, foi Manoel Messias Alves Sarmento, que teria completado 44 anos no dia anterior. Ele morreu após ter sido atropelado por um Fiat Uno.

No início da noite de terça-feira (8), aconteceu o penúltimo acidente, que foi no km 41,8 da rodovia BR-230, próximo ao Planalto de Santa Rita, onde Patrícia Batista, 23 anos, morreu após o veículo que ela vinha como passageira, um GM Monza, saiu da pista e capotou em seguida.

O responsável pelo acidente foi o motorista do Monza, Veriano Coutinho Tone, de 50 anos, que fazia transporte clandestino de passageiro sob embriaguez alcoólica.

Policiamento e Fiscalização

Durante toda Operação Carnaval, a Polícia Rodoviária Federal fiscalizou 1.808 veículos, lavrou 654 autos de infração de trânsito, 48 veículos foram retidos para regularização e 238 testes de alcoolemia foram realizados constatando que 16 pessoas dirigiam sob efeito de bebida alcoólica. Todos foram encaminhados para Delegacia de Polícia de acordo com a jurisdição aonde aconteceu o flagrante.

Ainda, 5.464 veículos foram captados pelos aparelhos de radar transitando com a velocidade acima da máxima permitida para o local.

Também, 23 pessoas foram detidas e conduzidas para Delegacia de Polícia. Sendo duas por motivo de possuir mandado de prisão em aberto, outras duas por conduzir veículo com placa fria e chassi alterado, um porte ilegal de arma de fogo, outro por direção perigosa sem habilitação, um adolescente que estava conduzindo uma motocicleta e os 16 que estavam dirigindo sob efeito de bebida alcoólica.


Inspetor JOSÉ GENÉSIO PEREIRA VIEIRA
Chefe do Núcleo de Comunicação Social – DPRF-NUCOM/PB
Contato: (83) 8852 2977 – 3533 4747

Arquivo do blog