Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 2 de novembro de 2013

MP denuncia ex-prefeita de Natal e mais 29 pessoas por peculato

O Ministério Público do Rio Grande do Norte ofereceu denúncia contra a ex-prefeita de Natal, Micarla Araújo de Sousa Weber, e outras 29 pessoas pelo crime de peculato. Além da ex-prefeita, foram denunciadas pelo mesmo crime o ex-marido dela, Miguel Weber; o ex-secretário de Saúde de Natal, Thiago Trindade; e o ex-procurador do município, Alexandre Magno Alves. O G1 procurou os denunciados, mas não teve os telefonemas atendidos.
O crime de peculato - artigo 312 do Código Penal Brasileiro - é cometido quando o funcionário público se apropria de "dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio". A pena prevista é de reclusão de dois a doze anos, e multa. Além de peculato, algumas pessoas foram denunciadas por corrupção ativa e outros por corrupção passiva.
A denúncia é assinada pelo promotor de Defesa do Patrimônio Público de Natal, Emanuel Dhayan Bezerra, e foi recebida no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte na quarta-feira (30). A data da denúncia coincide com a véspera do afastamento de Micarla de Sousa da prefeitura de Natal. O G1também tentou entrar em contato com o representante do Ministério Público, mas ele também não atendeu, nem retornou os telefonemas.
A ex-prefeita foi afastada no dia 31 de outubro de 2012 por decisão do desembargador Amaury Moura, a pedido do então procurador-geral de Justiça, Manoel Onofre Neto. Em 27 de junho do ano passado, o MP deflagrou a operação Assepsia. O objetivo era investigar fraudes no processo de licitação que contratou o Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde (IPAS), o Instituto de Tecnologia Capacitação e Integração Social (ITCI) e a Associação Marca pela Secretaria de Saúde de Natal.

G1

Dia de reverenciar os mortos



Hoje, Dia de Finados, os cemitérios de Patos apresentam grande movimentação, como acontece todos os anos, quando as pessoas fazem visita para reverenciar, orar por seus entes queridos.

Desde ontem muita gente já transitava intensamente pelos cemitérios, organizando, limpando os túmulos. Trata-se de um momento em que as pessoas oram, conversam no seu íntimo com os que já se foram. As paróquias também realizam missas nos cemitérios.

Na parte externa o comércio que se forma também garante uma boa renda para os comerciantes ambulantes, onde se vende diversos produtos, como lanches e até cachaça, como verificamos em frente ao de São Judas Tadeu.  Mas o produto em alta é a vela, como também rosas.

Os serviços de transportes como mototáxi, táxi e coletivo facilitam o deslocamento das pessoas, muitos residindo em outras cidades, mas que voltam à sua terra para visita de cova.

Por mais de um semana a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal realizou ações de capinagem, pintura e retida de lixo e entulho do interior e exterior dos cemitérios. 

Coordenador da Cagepa de Tavares é morto a facadas

O coordenador da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) da cidade de Tavares, Tarcísio De Paiva Nunes, foi assassinado no começo da noite desta sexta-feira (1º). O município está localizado a 430 km de João Pessoa, na Serra do Teixeira.
Segundo informações repassadas pela Polícia Militar em Princesa Isabel, município que fica próximo a Tavares, Tarcísio e um motociclista teriam discutido, no Centro da cidade.
De acordo com a PM, o suspeito, que ainda não tem identificação, teria ido em casa, pegou uma faca, voltou ao encontro da vítima e a matou a facadas. O homicida fugiu.
A polícia já foi mobilizada para prender o responsável pelo crime e investigar as causas que levaram ao assassinato.

portalcorreio

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Atendimento ao adolescente na rede de saúde é tema de oficina em Patos




Aconteceu ontem (quinta-feira 31) no Hotel Fazenda de Patos a Oficina de Multiplicadores para Utilização dos Módulos Básico e Avançado de Saúde do Adolescente, realização da SES – Secretaria de Estado da Saúde, cujo objetivo foi ampliar os conhecimentos dos participantes (3ª e 4ª macrorregionais) no trato com o público jovem nos serviços da rede de saúde.



Diversos assuntos foram abordados, a exemplo de DST/AIDS, gravidez na adolescência, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), violência, comportamento sexual de risco, sempre enfatizando a necessidade de uma boa acolhida, com resolutividade, ao adolescente. A 6ª Gerência Regional de Saúde foi representada pelas apoiadoras Cedna Pereira e Yanna Carla.

Os trabalhos foram conduzidos ela psicóloga Ana Maria Targino, com apoio de Germana Oliveira e Ana Paula Nogueira, que fizeram uma explanação sobre atendimento nas unidades de saúde. Ana Maria abordou diversos assuntos ao longo da oficina. Sobre o atendimento dos profissionais de saúde a menores vítimas de violência, lembrou da importância do fato ser comunicado ao Conselho da Criança e do Adolescente e caso esse seja inoperante, levar ao conhecimento do Ministério Público, a fim de resguardar a segurança, acompanhamento do menor.


Ela disse que os profissionais de saúde devem estar preparados para saber ouvir o adolescente, não apenas oralmente, mas ser atento a todos os sinais oriundos de seu corpo, de seu comportamento. Destacou princípios que ajudam a facilitar a relação entre as equipes de saúde e o adolescente. “Temos que despertar a confiança do adolescente para que possamos fazer um atendimento que realmente o ajude nas suas necessidades”, acrescentou. 

Marcos Eugênio

Justiça impede abertura de comporta de açude pela Aesa



A Justiça concedeu liminar requerida pelas Promotorias Do Meio Ambiente e do Cidadão de Piancó determinando que a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) se abstenha de abrir a comporta do açude Cachoeira dos Cegos, no município de Catingueira, enquanto este estiver em situação de observação, sob pena de imposição de multa diária no importe de R$ 4. mil. Atualmente o açude conta com volume inferior a 20% da sua capacidade total. 


Segundo a ação, no dia 11 de outubro, a Aesa determinou a abertura do açude alegando que estaria atendendo um pleito dos moradores do município de Emas. Em resposta à solicitação do Ministério Público, a Aesa informou que o açude se encontra com 19,4% de sua capacidade e que foi aberta a comporta por uma semana para consumo humano e animal, atendendo a pedido da prefeitura de Emas. 

O MP então pediu uma análise da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) que informou que a abertura da comporta tinha como objetivo o reabastecimento do lençol freático no percurso entre o açude Cachoeira dos Cegos e o do governo do Estado em Emas, tendo a manobra iniciado no dia 11 e terminado no dia 18 de outubro. 

As Promotorias acionaram a Agência Nacional das Águas (ANA) sobre o caso. A ANA respondeu dizendo que a Aesa havia informado à agência nacional que serão liberados 100 litros de água por segundo do açude durante 10 dias nos meses de outubro, novembro e dezembro. 

Para as Promotorias, falta razoabilidade à Aesa que determinou a abertura do manancial, já com menos de 20% da sua capacidade, para revitalizar lençol freático de outra localidade. Além disso, existe divergência na informação de dados técnicos pela agência estadual.

A ação ressalta que a Lei n.º 9.433/97 (Política Nacional de Recursos Hídricos) determina prioridade ao consumo humana da água em situação de escassez.

ascom

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Encontro discute política da pessoa com deficiência na cidade de Patos









Teve encerramento nesta quinta-feira em Patos o curso de qualificação intersetorial de fortalecimento da política da pessoa com deficiência no Estado da Paraíba. O evento foi promovido pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria de Desenvolvimento Humano (SEDH) e Funad – FundaçãoCentro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência.

Iniciado na última terça-feira 29, no auditório do Centro de Treinamento Diocesano, anexo da Igreja Santo Antônio, contou com a presença de representantes de 42 municípios da Macro Patos, além de José Leudo Farias, gerente regional de Saúde, um dos palestrantes, apoiadores dessa gerência e entidades afins.

O objetivo do curso foi ampliar o discurso e tornar amplo o acesso das pessoas com deficiência à rede de atenção (saúde, educação e assistência social), incentivar a implantação dos conselhos de proteção aos deficientes e idosos e tornar mais eficaz o serviço dos já existentes. A SEDH tem justamente a preocupação de que a lei que resguarda os direitos à política de atenção à pessoa deficiente e ao idoso seja cumprida.

“Nesse encontro buscamos trocar experiências, conhecer a logística, ou seja, como cada município vem trabalhando, aplicando a lei, na oferta dos serviços. Hoje temos uma grande oferta de ferramentas para atender os usuários do CRAS, CREAS, que são programas muito importantes nessa garantia de acesso aos serviços”, enfatizou Eligiane Medeiros de Araújo, da SEDH.

Para a apoiadora da 6ª GRS, Liliane Sena, as discussões ao longo do curso foram importantes, especialmente porque a Gerência vem discutindo com os municípios o Plano Regional da Rede de Atenção e Saúde da Pessoas com Deficiência. “É uma discussão que oferece subsídios para a concretização do Plano que visa garantir os direitos, serviços ofertados pelo SUS aos deficientes, desafios e as perspectivas que temos que encarar em torno desse tema”, explicou Liliane.

Acessibilidade, educação especial inclusiva, benefícios e direitos sociais, direito à saúde, como também trabalhos em grupos fizeram parte da programação que contou com um bom e interessado público em torno do fortalecimento intersetorial da política da pessoa com deficiência física. O Governo do Estado, segundo Eligiane Medeiros, vem oferecendo seu apoio aos municípios na implantação de seus conselhos, para que possam cumprir a finalidade prevista nessa política, que visa equiparar direitos, acabar com a discriminação que ainda existe na atenção à pessoa com deficiência.

Marcos Eugênio


PRF apreende 100 mil carteira de cigarros contrabandeadas

Durante operação na divisa Paraíba/Pernambuco, a Polícia Rodoviária Federal, com o GPT (Grupo de Patrulhamento Tático) de Campina Grande e o NOE (Núcleo de Operações Especiais), abordou, por volta das 03:30h do dia 31/10/2013, no posto da PRF de Mata Redonda um caminhão M.Benz/L 1418 verde de placas HZM3244/AL.




O seu motorista, identificado como Claudey Fernandes da Silva, 38 anos e seu ajudante, Eduardo Bezerra Araújo, 18 anos, se mostraram bastante nervosos durante a abordagem e contavam estórias contraditórias, levando os policiais a desconfiarem que a sua carga de feno escondesse algo ilícito.


Após a retirada da primeira camada de feno, os PRF´s encontraram várias caixas de cigarros da marca US, importados do Paraguai. Tal mercadoria tem a sua entrada proibida no Brasil e configura crime de contrabando. Ao todo se encontravam no caminhão 100.000 carteiras de cigarros. O veículo, sua carga e os dois acusados foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal de João Pessoa.

Assessoria

Deputados paraibanos invadem área vermelha do Trauma e causa revolta a secretário de saúde



O secretário de Saúde do Estado, Waldson de Souza, reagiu com indignação à visita surpresa feita por uma comissão de deputados estaduais ao Hospital de Trauma de João Pessoa. Segundo o secretário, a ida dos parlamentar foi um "desrespeito" aos pacientes da área vermelha, que foram fotografados pelos componentes da caravana. Waldson prometeu, inclusive, acionar os deputados
 
- Foi um escândalo. Só pessoas muito desrespeitosas fazem uma coisa dessas. Entraram na área vermelha e fotografaram os pacientes em estado grave, em choque, com sangramento, os médicos trabalhando e uma comissão imensa que tentamos retirar do local, de forma tensa. Nunca foi visto tamanho desrespeito. Nunca vi algo assim. Não há representação pior no Brasil do que essa que vimos aqui hoje. Não vamos aceitar isso e vamos tomar as providências. Jurídicas, inclusive. Esses deputados que vieram ao hospital nunca apresentaram uma emenda destinando um centavo para a Saúde. Isso é uma balbúrdia e um movimento politiqueiro. Uma bagunça!
 
A comissão que esteve no Trauma foi composta pelos deputados Anísio Maia, Vituriano de Abreu, Frei Anastácio, Janduhy Carneiro, Trocolli Júnior, Raniery Paulino, Toinho do Sopão e Gervásio Filho, todos da oposição.
 
A entrevista de Waldson foi dada à Rádio 98 FM.

parlamentopb

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Ex-prefeito de Serra Grande é acionado pelo MPF


O ex-prefeito de Serra Grande João Bosco Cavalcante, mais sete pessoas e sete empresas foram demandados pelo Ministério Público Federal em Sousa (PB) na Ação de Improbidade Administrativa nº 0000133-44.2013.4.05.8202. Eles estão envolvidos em irregularidades cometidas na utilização de recursos do Piso de Atenção Básica (PAB), nos exercícios de 2008 e 2009. As irregularidades foram detectadas pela Controladoria Geral da União, como três simulações de licitação, na modalidade carta convite, para a compra de ambulância, material hospitalar e material odontológico, respectivamente. A ação foi proposta em 26 de fevereiro de 2013 e tramita na 8ª Vara Federal em Sousa.
 
No simulacro de licitação para adquirir a ambulância, por exemplo, duas das empresas convidadas (Comercial Santana Veículos e Peças Ltda. e H. Sidney & Cia Ltda.) eram de propriedade dos mesmos sócios. Além disso, as empresas H. Sidney & Cia Ltda, e Lauro Eunápio Maia foram habilitadas na licitação, mesmo com ausência de documentos e irregularidades em certidões de débitos fazendários.
 
Na ação, o MPF destacou o fato de todas as propostas apresentadas pelas três empresas terem a mesma formatação, os mesmos textos, mesmos marcadores e destaques dados a partes do texto. Até um mesmo erro de grafia foi repetido nas três propostas. A única exceção foram os timbres, valor da proposta e dados específicos de cada empresa. A Comercial Santana “venceu” com a proposta de R$ 56.400,00.
 
Uma das outras duas simulações de licitação ocorreu na compra de material hospitalar, em que a empresa A. Costa Comércio Atacadista de Produtos Farmacêuticos Ltda. “venceu” com a proposta de R$ 42.439,68. Na terceira simulação, dessa vez para compra de material odontológico, saiu “vitoriosa” a empresa Viamed Ltda. ME, com a proposta de R$ 39.702,85.
 
Ainda segundo o relatório de fiscalização da CGU, no período de janeiro de 2008 a setembro de 2009, o município gastou R$ 61.813,75 na compra de materiais hospitalares e odontológicos sem que houvesse realizado a prévia e necessária licitação. Desse total, R$ 21.169,73 foram recursos recebidos do Fundo Nacional de Saúde e R$ 40.644,02 foram recursos próprios do município.

Ascom

Vital: decisão de Maranhão para fortalecer candidatura de Veneziano foi “gesto de profundo compromisso partidário”

Vitalzinho elogiou postura de Maranhão

O Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) afirmou na manhã desta quarta-feira (30) que a decisão do ex-governador José Maranhão (PMDB) de se candidatar a Deputado Federal nas eleições do ano que vem, abrindo mão da candidatura ao Senado, com o objetivo de fortalecer a postulação do pré-candidato do partido ao Governo do Estado, Veneziano Vital do Rêgo foi “um gesto de profundo compromisso partidário”.

Segundo Vitalzinho, José Maranhão, com a decisão, mostrou que é um homem de partido, que pensa e age em favor do engrandecimento do PMDB. “Foi um gesto de profundo compromisso partidário e essa tem sido a marca do político José Maranhão ao longo dos seus mais de meio século de vida pública”, afirmou Vital do Rêgo.

Ele lembrou que Maranhão foi quem, em dezembro do ano passado, lançou o nome de Veneziano como pré-candidato do partido ao Governo do Estado nas Eleições 2014 e que, agora, dá outra grande demonstração de desprendimento e de grandeza partidária. “José Maranhão foi o primeiro a lançar a candidatura de Veneziano a governador. Com esse gesto, ele se torna a pessoa que vai protagonizar essa grande aliança que vamos fazer em torno da candidatura de Veneziano”.

Com o ato, segundo Vitalzinho, José Maranhão “segue o caminho de um grande líder, de uma grande liderança, que tem no seu partido o seu grande legado”. Vital lembrou a trajetória política de José Maranhão, de mais de 50 anos de vida pública, e destacou que atitudes assim sempre fizeram parte do comportamento do ex-governador e ex-senador. “Ele tem uma história muito bonita, que eu acompanho, de mais de 50 anos de vida pública”.

Vital lembrou também que José Maranhão, mesmo tendo condições de se lançar como um candidato extremamente competitivo numa disputa majoritária, decidiu disputar uma vaga na Câmara Federal pensando de forma coletiva. “Conheço muito bem os compromissos que José Maranhão tem com o PMDB. Ele é um homem de partido e, mesmo tendo as condições para ser candidato na majoritária, seja a governador ou a senador, entendeu que, sendo candidato a deputado federal, fortalece a chapa majoritária”.

Vitalzinho finalizou dizendo que José Maranhão terá um grande papel protagonista nas Eleições 2014, pelo PMDB, que será o de comandar o processo partidário, desde as alianças até a disputa proporcional. “Maranhão será o grande comandante da chapa proporcional do PMDB, que vai se viabilizar de forma muito positiva”, disse.


Ascom

Prefeitos paraibanos discutem compras governamentais em Pernambuco


Evento nacional promove encontro de oportunidades para os pequenos negócios nas compras públicas

Quinze prefeitos paraibanos participam do 6º Fomenta Nacional, que ocorrerá nestas quarta e quinta-feira (30 e 31), no Centro de Convenções de Pernambuco, na cidade de Olinda. Cerca de duas mil pessoas são esperadas nesta edição. Os prefeitos paraibanos buscam as oportunidades para microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas (MPEs) participarem mais efetivamente das compras governamentais.

O evento espera difundir os benefícios previstos na Lei Geral das MPEs (Lei Complementar 123/2006) e sensibilizar os gestores e grandes compradores públicos sobre como ampliar as compras realizadas com empresas fornecedoras de pequeno porte. No final deste mês de novembro, as cidades paraibanas de Campina Grande e Guarabira realizarão o Fomenta, para estimular as compras públicas nesses municípios. Em Campina, será nos dias 19 e 20 e, em Guarabira, 21 e 22 de novembro.

“Os prefeitos paraibanos vão buscar as informações, a sensibilização, as palestras, oficinas, a Rodada de Negócios entre empresários e prefeitos e tudo o mais que tiver acontecendo em relação às compras governamentais. Antes, as micro e pequenas empresas não tinham acesso às licitações públicas. Agora, os prefeitos estão cada vez mais informados e implementando a Lei Geral. O impacto disso na economia das cidades é positivo, pois estimula a criação de novos negócios”, explicou a analista do Sebrae em Campina Grande, Ivana Sena.

O objetivo do Fomenta é possibilitar a efetiva inserção dos pequenos negócios nas compras públicas, através da adoção plena e irrestrita dos mecanismos e correlatos. Aqueles que, de alguma maneira, atuam no processo de contratação e fornecimento de bens e serviços para os governos Federal, Estaduais e Municipais, podem participar. Ou seja, compradores como agentes públicos e gestores de processos de compras da administração.

O Fomenta ainda pode servir para os agentes políticos como secretários de estado, diretores de órgãos, gestores diversos e governador do estado, as instituições parceiras, como membros de entidades de apoio e de representação do segmento das MPE. Todos esses farão parte dos processos de mobilização, sensibilização e capacitação de fornecedores.

Fomenta Nacional
Período: 30 e 31 de outubro de 2013
Local: Centro de Convenções PE - Olinda
Funcionamento: 8h às 9h – Credenciamento | 9h às 18h – Atividades do Evento

Assessoria

Quixaba finaliza hoje inscrições do Garantia-Safra


A Secretária de Agricultura de Quixaba, juntamente com a EMATER, tem feito, em diferentes regiões do Município, desde o dia 15 deste mês, os cadastramentos dos agricultores referentes ao Programa Garantia-Safra 2013/2014.

O Garantia-Safra trata-se de um programa do Governo Federal, onde os agricultores inscritos receberão um boleto, no valor de R$ 12,75, e deverão se dirigir a uma lotérica ou agência da Caixa Econômica Federal para fazer o pagamento dentro do prazo de cada município.

Na safra 2013/2014, o valor do Garantia-Safra será de R$ 850 por agricultor, divididos em cinco parcelas de R$ 170. Terá direito a receber o pagamento do Garantia-Safra os agricultores aderidos e residentes em municípios com perdas mínimas de 50% da produção na safra 2013/2014, por falta ou excesso de chuva.

Os cadastros que começaram no último dia 15, na Quixaba Velha, seguiram no dia 18, em Aroeiras;  dia 22, na Serrota Vermelha; 24 na comunidade Pilões; 25, na sede da EMATER em Quixaba (que fica no prédio da Prefeitura Municipal), ontem, 29, na Boa Vista, e hoje se encerra, com inscrições novamente na sede da EMATER.

Os cadastros têm ficado à cargo do novo secretário de Agricultura do Município de Quixaba, Paulo Monteiro, e da técnica da EMATER, Madeline.

Eduardo Silva


Prefeita Francisca Motta repercute parecer favorável do MEC para implantação do curso de Medicina em Patos



A Prefeita de Patos Francisca Motta repercutiu durante entrevista na manhã de ontem, terça-feira, 29 de Outubro, a avaliação positiva do MEC para implantação do Curso de Medicina no Município.

Segundo Francisca Motta, a notícia de aprovação representa para a sociedade patoense a realização de um sonho, uma vez que há muito tempo a cidade já esperava por este momento.

“Estivemos no dia do aniversário de Patos, na reunião que tratou da implantação do curso de medicina nas FIP com a equipe do MEC, e mostramos que há muito tempo a cidade de Patos vem lutando, demonstrando a sua estrutura, a sua capacidade, e que em outro momento nossa cidade teve a oportunidade de receber o curso, mas que de maneira drástica, injusta foi retirado sem respeito aos critérios técnicos. Então eu acredito que este momento é muito significativo para todos, principalmente pela qualificação na Saúde”, comentou.

Além de destacar o empenho do corpo docente e diretoria das Faculdades Integradas de Patos, a Prefeita reafirmou o seu compromisso com o crescimento do curso, sobretudo, para o fortalecimento da área da Saúde. “Temos que elogiar este trabalho permanente feito por todos das FIP. O resultado desta aprovação reflete justamente a condição de crescimento do Sistema de Saúde em nossa cidade, sobretudo, pela verificação e aprovação dos técnicos ao analisar a realidade. Quero dizer que a diretoria, assim como toda a coordenação do curso pode contar com o apoio da Prefeitura de Patos, que estará à disposição para contribuir com projeto”, afirmou Francisca Motta.

O relatório emitido pelo Ministério da Educação com o parecer para implantação do curso de Medicina em Patos apontou a nota geral 4, numa escala de avaliação de 0 a 5.

Segundo o reitor da Fundação Francisco Mascarenhas, instituição mantedora das FIP, João Leuson, a expectativa é que o processo seletivo para o curso seja no primeiro trimestre de 2014. “Vamos aguardar a autorização do curso, o que deverá acontecer até o fim deste ano, e com certeza entre os meses de fevereiro e março já será organizado o primeiro vestibular de Medicina em Patos. Inicialmente o curso contará com 60 vagas anuais, ou seja, 30 por cada semestre”, informou.

Coordecom

terça-feira, 29 de outubro de 2013



HINO DA FIP
Jóia que enriquece nossa história
Ovante desses céus de esplendor
Salve José Gomes com sua glória
Enlevo do amanhã soerguedor

Gigante que aqui edificou
O celeiro para nossa educação
Monumento do saber que aqui brotou
Erguido nos solos desse rincão

Semente plantada no horizonte
Altiva FIP que resplandece
Liberdade e educação brilhante
Vitória do progresso que engrandece

Esteio que fulgura o amanhã
Seio que sustém quão saber
Força do brilho de um sonhador
Inspirado na grandeza do seu amor

Pelo sonho de um novo amanhecer 

Letra e música de (Chico Velho)
Francisco Soares de Lima

Ricardo inaugura 2ª etapa do Centro de Convenções amanhã


A segunda etapa do Centro de Convenções de João Pessoa "Poeta Ronaldo Cunha Lima", localizado no Polo Turístico Cabo Branco (às margens da rodovia PB-008), será inaugurada pelo governador Ricardo Coutinho nesta quarta-feira (30), às 18h. Além do salão de exposições e eventos, entregue em agosto de 2012, passarão a funcionar o Centro de Congressos, o restaurante panorâmico e o mirante. Até a conclusão da obra deverão ser investidos R$ 170 milhões.
 
O Centro de Congressos possui blocos administrativos em três pavimentos, salas multiuso com um auditório com capacidade para 2.340 pessoas. Ao todo são oito auditórios adaptados conforme o público dos eventos.
 
O mirante, que é uma estrutura em concreto no formato de pirâmide invertida, tem altura equivalente a um edifício de 17 andares (57m). No primeiro piso funcionará o restaurante. O acesso dos visitantes à área de contemplação vai ser feito por meio de dois elevadores. Do topo as pessoas terão ampla visão de praias e de algumas áreas da cidade.
 
A área total do Centro de Convenções é de 34,52 hectares, sendo 48.676 metros quadrados de área construída. Os três estacionamentos – já em funcionamento – comportam mais de mil automóveis. O teatro, com 3.042 lugares, será a terceira e última etapa da obra.

Primeira etapa – O Salão de Exposições e Eventos tem 19 mil metros quadrados de área construída e já abrigou eventos como o Festival de Turismo de João Pessoa, a Convenção Paraibana de Supermercados, e a Multifeira Brasil Mostra Brasil.
 
O ambiente tem quatro locais para credenciamento ou venda de ingressos; comporta até quatro eventos independentes, dividindo-se o espaço interno. Também comporta uma lanchonete com espaço para 32 mesas em área coberta e 40 mesas no deck, e outras três lanchonetes na área interna da feira, além de quatro conjuntos de sanitários.
 
O salão tem ainda oito saídas de emergências; acesso independente de funcionários com vestiários feminino e masculino; um subsolo para a área técnica com galeria subterrânea para sistema de exaustão mecânica, onde todas as instalações poderão ser feitas e distribuídas por valas no piso de forma a fornecer aos estandes pontos de água, energia, esgotos e cabeamento estruturado.
 
A cobertura do Salão de Feira e Eventos do Centro de Convenções foi concebida em uma estrutura metálica solta, em curvas, com vãos entre pilares de 46 x 22,5 metros. O fechamento da área em alvenaria com altura total de 5,6 metros é independente da cobertura em estrutura metálica, formando uma volumetria mais leve e solta. A área livre para exposições não tem laje.
 
O prédio do salão foi orientado no seu sentido longitudinal para o norte e o sul de forma a permitir um maior sombreamento das fachadas e ventilação natural. A ventilação do espaço interno (área para exposições) é feita naturalmente, através da entrada de ar próxima ao piso a 0,50 metro, com venezianas tipo industrial, por possuírem área efetiva de ventilação.
 
Turismo de eventos – Somente com a inauguração da primeira etapa do Centro de Convenções a Paraíba teve ampliada em 20% a capacidade do turismo de eventos e o Estado passou a ser incluído na rota das grandes atividades nacionais e internacionais.
 
Um exemplo disso é a RoboCup, considerado o maior evento mundial de robótica e inteligência artificial, que deverá reunir 4 mil participantes de várias partes do mundo na Paraíba, no período de 19 a 25 de julho de 2014 (uma semana após a Copa Mundial de Futebol). Esta é a primeira vez que o Brasil sedia o evento, que já passou por 14 países.
 
O professor de robótica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e integrante da comissão organizadora da RoboCup 2014, Alexandre da Silva Simões, comentou que o Centro de Convenções foi um dos fatores determinantes para a escolha de João Pessoa como sede da RoboCup.
 
“Os pesquisadores da área de robótica já tentam fazer esse evento no Brasil há algum tempo, mas a gente ainda não tinha as condições necessárias para trazê-lo, pois é difícil conseguir um local com a área necessária para fazer esse evento e com a qualidade que o público europeu e asiático demanda para ter esse tipo de evento”, observou.
 
O Governo do Estado acredita que o Centro de Convenções vai gerar um grande impacto no desenvolvimento turístico do Estado, criando maior demanda pelo setor hoteleiro, incentivando a gastronomia da região e forçando a ampliação do número de bares e restaurantes. O Centro também vai movimentar diretamente a cadeia econômica, através de segmentos específicos como o de guias turísticos, taxistas e artesões.
 
O presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo da Silva, afirmou que o Centro de Convenções é um equipamento que faltava à cidade de João Pessoa para eventos de médio e grande porte e vai impulsionar o turismo de eventos e negócios.

Sec om-PB

MAE D’ÁGUA: Situação de seca se agrava e pode voltar a comprometer abastecimento



A situação dos poços de água do município de Mãe d’Água voltou a atingir níveis críticos e pode voltar a comprometer o abastecimento de água da população. A informação foi repassada pelo secretário de Infraestrutura do município, Rivaldo Campos. De acordo com ele, “a situação começou a se agravar na segunda quinzena do mês de setembro quando os principais poços de onde nós tiramos a água para as caixas de distribuição, começaram a secar”. Segundo o secretário, os órgãos públicos como escolas, postos de saúde, prefeitura e secretarias, estão sendo abastecidas por um único poço que ainda dispõe de um certo volume de água, localizado no Sítio Mãe D’água de propriedade do senhor Carlos Canuto. 

As residências estão sendo abastecidas com a água do açude capoeira (distante cerca de 10 Km da sede) transportada em carros pipa. São 04 caminhões da Defesa Civil do Estado e mais 02 da prefeitura trabalhando diariamente para garantir água para mais de 2.892 moradores, somente da Zona Urbana. “Os custos só com esse abastecimento são altíssimos e isso acaba atrapalhando os investimentos em outros setores”. Lamentou Campos. “O Estado, através da Defesa Civil, nos ajuda com os carros pipas, mas a prefeitura faz o abastecimento do óleo combustível e ainda disponibiliza um trabalhador para auxiliar o motorista, e quando somamos os gastos dos pipas da Defesa Civil com os da prefeitura, esse custo fica muito elevado, até porque o consumo de combustível é muito alto por conta das serras que os caminhões têm que subir ao longo de mais de 10 Km de estradas esburacadas e quase sem condições de tráfego”. Explica o secretário.

Situação difícil vive também os moradores da Zona Rural. De acordo com Rivaldo Campos, apenas um poço abastece cerca de 564 moradores do Sítio Carirí. “O problema é que os níveis de água nesse poço estão diminuindo e em pouco tempo nós teremos que fazer o abastecimento também através de carro pipa”. A situação só não é tão preocupante, pelo menos por enquanto, no Distrito de Santa Maria Gorete e na Vila Capoeira. “A Rua Velha (assim chamada a Vila Capeoria) vive uma situação mais confortável, pois os 59 moradores daquela comunidade ainda dispõe de água nas torneiras distribuída através da caixa d’água, pois o poço do local ainda tem garantido esse abastecimento”. Ressaltou Campos. Já o poço do Distrito de Santa Maria Gorete, onde residem cerca de 700 pessoas, que abastece a caixa de distribuição daquela comunidade está quase secando. “Se não chover no máximo até o final de novembro, o colapso será inevitável e nós teremos que fazer o abastecimento através de carro pipa. Ou seja, teremos que adquirir mais carros para complementar esse abastecimento. A determinação da prefeita Margarida é que não deixemos faltar água nas residências e estamos trabalhando diuturnamente para que isso não aconteça”. Finalizou Campos.



Célio Martinez

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Mulheres saem às ruas e comemoram resultados da Campanha Outubro Rosa em Patos




Várias entidades, clubes de serviços, escolas, associações, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Políticas Para Mulheres, entre outras instituições públicas, participaram nesta segunda-feira, 28 de outubro, de uma caminhada alusiva à Campanha Outubro Rosa, que durante todo este mês buscou a conscientização do público feminino para a importância de realizar exames preventivos do câncer de mama e do câncer do colo de útero.

A caminhada saiu da praça Edivaldo Motta em direção à praça Getúlio Vargas, ambas no Centro de Patos. Já na Praça Getúlio Vargas, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu diversos serviços básicos à população. Houve ainda apresentações culturais com alunos da Escola Municipal Professor Oliveira e uma representação teatral com alunos das FIP (Faculdades Integradas de Patos) . As mulheres envolvidas na caminhada ainda formaram um grande laço, simbolizando a integração de todos na campanha.

De acordo com a prefeita Francisca Motta, que também participou da mobilização, o trabalho realizado nas principais unidades de saúde em cada área da cidade, mostrou que a campanha foi bem sucedida, sobretudo em virtude do grande número de mulheres que participaram das atividades.

“Iremos reunir um balanço feito através de números de consultas e exames ofertados às mulheres nas unidades de saúde do município, para que possamos comprovar essa grande participação e conscientização das mulheres. Tenho certeza que essa campanha fez uma grande diferença na cidade de Patos, e quero desde já agradecer às equipes envolvidas no trabalho da campanha. Quero também lembrar as mulheres que não deixem de se cuidar, que continuem procurando as unidades que iremos atendê-las, pois nosso intuito é que essa prevenção seja contínua”, ressaltou a prefeita.

Já a Secretária de Saúde Ilana Motta, destacou a campanha como importante para despertar o sentimento de cuidado com a saúde que existe nas mulheres, mas que às vezes é deixado de lado pela correria do dia a dia.

A Secretária de Políticas Para Mulheres, Joana Darc Barbosa, considerou como mais importante da campanha, a integração e mobilização de todos os grupos envolvidos.

Francisca Vasconcelos, Presidente da Associação de Apoio a Mulher Patoense, reforçou que a mobilização das mulheres em busca da prevenção do câncer de mama deve continuar, e que as unidades de saúde do município continuarão dando toda a assistência necessária. 

Dia Rosa no bairro Jatobá

Isabela Cristina, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, lembrou que nesta terça-feira, 29 de outubro, haverá ainda uma atividade voltada para a campanha Outubro Rosa, no Centro de Saúde Maria Marques no bairro Jatobá. 

Hélio Barbosa

Polícia registra quatro ocorrências e três prisões na Operação Enem

A coordenadoria de planejamento da Polícia Militar divulgou, no início da noite deste domingo (27), o resultado final da operação Enem 2013. O término da operação se deu com a escolta dos gabaritos, que foram levados para as agências dos Correios de cada um dos 45 municípios que realizaram as provas. Foram quatro ocorrências registradas nas ações e três pessoas presas acusadas de furtar carros de candidatos.
A prisão aconteceu na tarde deste domingo (27), no Bairro da Prata, em Campina Grande, próximo à Universidade Federal, quando os policiais da Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam) do 2º Batalhão prenderam Denílson Felix da Silva, 21; João Roberto Oliveira Alves Agra, 20; e Ederson Barbosa da Silva, 19.
O trio estava em um carro locado e é apontado como responsável pelo furto de vários veículos de candidatos que fizeram provas no sábado e domingo, nos colégios que ficam nos bairros da Prata e Bodocongó. Com eles, foram apreendidos um aparelho de DVD automotivo, celulares, máquinas fotográficas e ferramentas utilizadas para abrir os veículos enquanto os estudantes estavam nas salas de prova. Todos os suspeitos tinham passagem pela polícia e foram levados para a Central da Polícia Civil, no bairro do Catolé.
As outras três ocorrências atendidas durante a Operação foram de perturbação do sossego, sendo duas no sábado (26); no Colégio Jaime Caetano, em Bayeux, onde os alunos estavam sendo incomodados pelo som de um carro e na Escola Municipal João Gadelha, em Mangabeira (João Pessoa), por causa do barulho de um encontro de bandas marciais em um ginásio próximo.
O outro atendimento foi neste domingo (27), no Centro de Ensino Luzia Maia, na cidade de Catolé do Rocha, por causa de uma partida de futebol em um campo nas imediações que estava atrapalhando a concentração dos candidatos. Em todas as situações descritas, a PM foi rápido até o local e conseguiu resolver o problema.
Escoltas – Desde a sexta-feira (25), quando começou a operação, a Polícia Militar percorreu mais de 10 mil quilômetros em 134 rotas para realizar a escolta dos carros dos correios que transportaram os malotes de provas e gabaritos dos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2013, na Paraíba.
Durante os três dias, foram registradas apenas duas alterações nos processos de distribuição. Uma na cidade de Sousa, no Sertão, na sexta-feira (25), que recebeu o malote de provas de Catolé do Rocha, mas que logo foi levado para a cidade de destino e outra em Monteiro, na manhã do sábado (26), quando os policiais tiveram que esperar a escola abrir. Em todas as unidades de ensino, a segurança foi reforçada.
Policiamento – Nos locais de prova, os policiais atuaram em viaturas e motos nas imediações das escolas e instituições que realizaram o exame. No sábado (26) o policiamento se estendeu até as 23h30 em virtude da realização das provas por parte dos sabatistas (religiosos que guardam o sábado), que fizeram o exame à noite.
Os gabaritos das provas do segundo dia de prova foram escoltados pela PM até as agências dos Correios, encerrando a participação da Polícia Militar na segurança do Enem 2013. O coordenador de planejamento da instituição, tenente coronel Onivan Elias, classificou como positivo resultado da operação.
“Cumprimos nossa missão com êxito ao promover para os candidatos a segurança, tranquilidade e acessibilidade aos locais de prova, atingindo as metas planejadas pela nossa instituição em conjunto com os demais órgãos envolvidos. Este ano, implantamos de forma pioneira um Centro de Comando e Controle que monitorou e acompanhou todas as atividades dos policiais militares nos 417 locais de aplicação de provas e nas rotas que escoltamos as provas, o que garantiu esse resultado”, avaliou.
Dados – A Polícia Militar aumentou este ano o número de policiais envolvidos na operação do Enem por causa do crescimento do número de candidatos inscritos no exame e cidades que realizaram as provas. Foram utilizados 1.200 policiais (200 a mais do que no ano passado) para a segurança das 45 cidades que realizaram provas, sete a mais do que em 2012 - quando existiam 38 cidades sediando o exame. Segundo a Cesgranrio, responsável pela execução da prova, 188.004 candidatos se inscreveram no Enem deste ano. No ano passado, este número foi de 141.183 inscritos.
da redação como assessoria

domingo, 27 de outubro de 2013

Empresário da Capital morre vítima de acidente de moto


O empresário do ramo de motos Carlos Eduardo Dontal, 40 anos, morreu na tarde deste sábado (26) vítima de um acidente no KM 84 da BR-230, no distrito de Cajá, município de Caldas Brandão, Agreste paraibano. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo da vítima vinha em alta velocidade.
Segundo a delegada da Polícia Civil de Itabaiana, Tatiana Mattos, o empresário trafegava pela rodovia federal no sentido João Pessoa/ Campina Grande quando perdeu o controle em uma curva.
“Há marcas de frenagem no asfalto. Um primeiro levantamento da PRF apontou para o excesso de velocidade. A vítima tinha no sentido João Pessoa/ Campina Grande quando perdeu o controle da motocicleta, saiu da pista e caiu um barranco. Ele teria se desequilibrado ao passar por cima de uma espécie de ‘gelo baiano’, meio fio usado para sinalização da pista”, disse a delegada.
A vítima estava usando o capacete. No momento do acidente o empresário estava sozinho na motocicleta. O corpo foi encaminhado para a Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol) de João Pessoa.

portalcorreio

Arquivo do blog