Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Agentes de endemias realizam mutirão de ações com recolhimento de pneus, atividade educativa e vistoria em pontos estratégicos



A Vigilância Ambiental de Patos realiza diariamente o trabalho de combate ao mosquito aedes aegypti. Além das visitas domiciliares, as equipes de agentes de endemias fazem o recolhimento de pneus de terrenos baldios, vistoria nos cemitérios e recolhimento de lixo em residências abandonadas.

Durante estas quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, as equipes estiveram distribuídas pelos bairros Jardim Guanabara, Maternidade, Belo Horizonte, Dona Milindra e localidade conhecida como Campo do Rato, onde foram realizadas vistorias em pontos estratégicos (PE), que são considerados locais propícios para o desenvolvimento de focos do mosquito; recolhimento de pneus em terrenos baldios; limpeza em residências abandonadas; palestra educativa no canteiro de obras no novo shopping e vistoria em sucatas e borracharias.

Segundo o agente de endemias, Argemiro Oliveira, as visitas nos PE, e em estabelecimentos como sucatas e borracharias são realizadas quinzenalmente, devido o risco de manifestação do vetor. “Além de recolher pneus e outros materiais, nossas visitas também têm o cunho educativo e instrutivo, é preciso que os comerciantes saibam a maneira correta de acondicionar seus pneus e materiais recicláveis, pois com a educação em saúde evitamos um trabalho de intervenção logo em seguida, já que com a instrução correta ele vai ter o cuidado específico,” disse.

O senhor Geraldo da sucata, proprietário de uma sucata no município, falou sobre a importância da visita a cada 15 dias dos agentes de endemias, e revelou seguir todas as instruções repassadas para evitar o acúmulo de água e possíveis focos do mosquito. “Eles sempre estão visitando e eu procuro fazer o máximo para evitar o problema. Olho os materiais que podem juntar água, viro, furo, para evitar o acúmulo. Tenho esse compromisso sempre,” garantiu.

Para a agente de endemias, Maria José Medeiros, todo momento é propício para o surgimento das larvas, por isso é preciso que a população cuide melhor não só das residências, mas também da maneira que dispensa o lixo. “O nosso cuidado se dá como um todo, não só dentro da casa, mas também o que se encontra no em torno dela. Hoje eu considero que todos os momentos estão sendo propícios, pois se não tem chuva, há o acúmulo de água em reservatórios, e se tem chuva o risco surge no lixo que é descartado nas ruas, já que muitos materiais podem acumular água, desde o pneu, até simples tampas e copos descartáveis,” destacou.

Mais informações

De acordo com os agentes, em condições ambientais favoráveis, ou seja, em situações de acúmulo de água da forma incorreta, após a eclosão do ovo, o desenvolvimento do mosquito até a forma adulta pode levar um período de 10 dias. Por isso, a eliminação de criadouros deve ser realizada pelo menos uma vez por semana, assim o ciclo de vida do mosquito será interrompido.

Defesa Civil visita bairros e orienta população sobre medidas preventivas durante chuvas



A Defesa Civil do município de Patos, realizou na manhã desta sexta-feira, 22 de janeiro, visitas as áreas consideradas de risco pelo órgão, bueiros e canais pluviais em vários bairros da cidade. O objetivo da ação é verificar a situação em cada localidade, devido o registro das recentes chuvas. Segundo a Agência Executiva das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) as chuvas registradas em Patos, nas últimas três semanas, já ultrapassaram o índice pluviométrico e 100 milímetros.

O coordenador da Defesa Civil, Sebastião dos Santos, disse que a visita do órgão nos bairros é uma medida preventiva de orientação a população e observação a infraestrutura da cidade. 

“O papel da defesa civil é orientar a população e trabalhar com medidas preventivas, neste sentido, fizemos uma visita aos canais pluviais, pontilhões, bueiros e também as áreas de risco”, disse.

A visita da Defesa Civil aconteceu nos bairros do Morro, Belo Horizonte Jatobá, Monte Castelo, São Sebastião, Maternidade, Santa Clara e Vitória. “Foi identificado um problema na passagem do riacho Santana, no acesso as comunidades rurais que passa na lateral do condomínio Vilas do Lago, onde parte da estrutura de concreto do pontilhão cedeu e formou um buraco. Fizemos uma observação sobre a situação e de imediato será colocada uma sinalização até a realização do serviço de recuperação. Em relação aos canais pluviais, está tudo normal”, comentou Sebastião dos Santos.

O coordenador do órgão também esteve no binário do Jatobá, onde foi registrada uma erosão no acesso da ponte que liga a área Sul da cidade ao Centro. Sobre o caso, Sebastião dos Santos, disse que o Departamento de Estradas e Rodagem da Paraíba (Der) já está trabalhando no local. “A informação que recebemos é que houve uma erosão e isso gerou um pequeno furo no asfalto, o que casou durante as chuvas o escoamento da água dentro da fundação no acesso da ponte. Estivemos no local e conversamos com a equipe do Der, a recuperação do trecho com erosão já começou e deve ser concluída ainda hoje”, concluiu.

Em caso de informações e orientação a população pode acionar a Defesa Civil pelos números 3423-3610 ou 9 8189-7383. 

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Cássio vê calote em ato do Governo e secretário diz que senador era descontrolado

Durante visita realizada na noite desta terça-feira, ao município de Lagoa do Dentro em celebração a São Sebastião, padroeiro da cidade, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) criticou o que ele chamou de “AG do Calote”, após publicação no Diário Oficial do  Ato Governamental número 5.  “Em qualquer compra pública, você negocia os preços durante as licitações e jamais após o cumprimento dos contratos por parte dos fornecedores que seguramente sofrerão prejuízos por causa da incompetência gerencial do governo do Estado”, disse.
 
O senador disse que o ato integra um conjunto de medidas que teria por objetivo sacrificar a sociedade, resultado do que chamou de "péssima gestão fiscal e financeira de Ricardo". "Ele fez com que a Paraíba quebrasse. Contratou cabos eleitorais como prestadores de serviços e codificados que fez com que a folha de pagamento do Estado, atingisse 65% da Receita Corrente Liquida”.
 
O líder do PSDB no senado ainda criticou o governador Ricardo Coutinho aumentou diversospelo aumento de impostos e taxas, principalmente o ICMS. “O IPVA aumentou 25% na Paraíba, bem acima da inflação”, lembrou.
 
O senador questionou como pequenos fornecedores, que também enfrentam a grave crise financeira pela qual passa o país, poderão suportar o que chamou de calote oficial e reiterou a necessidade de cortar na própria carne antes de qualquer medida que atinja quem não tem culpa pelos problemas de gestão.
 
Outro lado - A crítica de Cássio Cunha Lima não ficou sem resposta. O secretário executivo de Comunicação, Célio Alves, ironizou a avaliação do tucano, afirmando que na gestão do ex-governador vários episódios de crise financeira foram verificados e que o cenário econômico nacional não era adverso como o registrado atualmente.
 
Confira o texto de Célio Alves em resposta a Cássio:
 
"Calote?
 
No seu governo, senador, construtores se acorrentaram na frente da Suplan porque não recebiam o que lhes era devido.
 
No seu governo, em 2007, 5 mil servidores foram demitidos de uma só vez, obras foram paralisadas e o pagamento dos fornecedores foram suspensos.
 
E olhe que, no ano anterior, a economia do país crescera 2,9%.
 
Naquela época, estados ricos como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro não estavam atrasando salários, como hoje, nem fechando hospitais.
 
O descontrole era privilégio da Paraíba.
 
Em 2015, a economia do Brasil caiu 3%. É nesse cenário que o governador Ricardo trabalha, com sucessivas quedas de receita, mas com o Estado honrando os compromissos e entregando obras.
 
Calote não é chamar os credores para negociar. Calote é não pagar. Ou pagar a quem quer, ou a quem molha a mão".

parlamentopb

Ouvidoria do Hospital Regional de Patos consegue 100% de resolutividade



O setor porta-voz dos usuários do SUS, que buscam os serviços do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, a Ouvidoria, que funciona desde julho de 2013, vem se destacando por conseguir dar solução às reivindicações dos pacientes, acompanhantes e funcionários.

Ano passado os ouvidores receberam uma demanda de 125 reclamações, conseguindo direcioná-las aos seus respectivos setores, que resolveram 100% das queixas. Segundo o ouvidor Bismarck Sousa da Nóbrega, o relatório anual de 2015 aponta como principais causas dessas queixas, demora nos atendimentos cirúrgicos, especialmente ortopédicos, e entrega dos prontuários para que as vítimas de acidentes deem entrada no DPVAT - Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, cirurgias eletivas, pedidos para aumento no número de médicos e solicitações para colocação de ar condicionado nas enfermarias.

Dois ouvidores diariamente, das 7h às 19h, de segunda a sexta, fazem o trabalho de escuta da clientela do HR, indo in loco aos leitos das enfermarias, na urgência, em qualquer setor que houver pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital, aplicando questionários sobre o atendimento que lhes é oferecido, tirando dúvidas e buscando solução nos setores de competência dos mesmos. As queixas podem ser encaminhadas também por telefone e email da ouvidoria.

“A direção do Hospital possui uma relação bastante estreita com a Ouvidoria, buscando rápida resolutividade das demandas que a ela chega”, comenta Bismarck. Houve significativa queda no número de reclamações em torno do serviço de cirurgia ortopédica, onde há semana que as equipes ortopédicas conseguem zerar a demanda. Antes havia longa fila e pacientes chegavam a passar mais de mês à espera pelo procedimento.

Devido ao grande número de vítimas de acidentes de trânsito, a maioria motociclistas, em média 10 por dia, em dezembro último a média superou 13 acidentados por dia, elas são responsáveis por 90% das cirurgias ortopédicas realizadas no Regional de Patos.



Marcos Eugênio (Ascom 6ª GRS)


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Polícia apreende 60 kg de maconha em JP após rastrear celular roubado


A polícia apreendeu 60 kg de maconha durante uma operação nas proximidades de um parque de vaquejada que fica no bairro do Valentina Figueiredo, na Zona Sul de João Pessoa, na tarde desta quarta-feira (20). Policiais do serviço de rádio patrulha do 5º Batalhão da Polícia Militar chegaram até uma casa depois que rastrearam o sinal de GPS de um celular roubado no bairro dos Bancários, também na Zona Sul.

Segundo a polícia, além da maconha, foram apreendidos um revólver calibre 38 e uma balança de precisão. Todo o material foi encaminhado para a Central de Polícia, que fica no bairro do Geisel.

No local, foi preso um jovem de 20 anos. Através dele, a PM chegou até outro rapaz, de 19 anos, que também assumiu ser dono da droga. Um terceiro suspeito, de 20 anos, também foi levado para a delegacia, pois poderia ter envolvimento com os detidos.

portalcorreio

Flamengo aproveita falhas, elimina o São Paulo e chega à semifinal

Ânimos exaltados, presença do torcedor em menor número devido à cobrança de ingressos e duelo de invictos na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Com esse clima e ingredientes, São Paulo e Flamengo entraram em campo disputando uma vaga na semifinal da competição. O Rubro-Negro aproveitou uma falha defensiva do Tricolor em cada tempo, colocou a bola na rede duas vezes com Felipe Vizeu e garantiu a vitória por 2 a 0. Também graças do goleiro Thiago, que fechou a meta e garantiu o time carioca entre os quatro melhores da Copa São Paulo de 2016. 
Na semifinal, o Flamengo encara o América-MG, que derrotou o Bahia nos pênaltis.  A partida será nesta sexta-feira, às 21h45, novamente na Arena Barueri. A outra semifinal será o duelo entre Corinthians x Cruzeiro, também na sexta, às 19h30, na Arena Corinthians. 
O jogo 
Muito nervosismo e pouco futebol apresentado resumiu um pouco do que foi o primeiro tempo em Barueri. Sem conseguir controlar a partida como vinha fazendo em toda a competição, o São Paulo acabou tendo no controle emocional o seu ponto negativo nos primeiros 45 minutos. Mais atento e pressionando a saída de bola do adversário, o Flamengo teve as duas melhores chances do primeiro tempo e em uma delas abriu o placar. 
Aos sete minutos, Kléber desarmou o defensor do São Paulo e soltou a bomba, que explodiu na trave. Perto do intervalo, aos 42 minutos, Felipe Vizeu aproveitou falha da defesa são-paulina, com Inácio no meio de campo errando passe, e colocou o Flamengo em vantagem. 
No segundo tempo a postura do São Paulo mudou e a equipe chegou mais vezes com perigo do ataque. Lucas Fernandes e Banguelê quase marcaram, mas foram impedidos pelo goleiro Thiago, que fez duas grandes defesas. 
Sob pressão, o Flamengo se encolheu no campo de defesa, optou por esperar o São Paulo e explorar os contra-ataques. Deu certo. Mais uma vez contando com falha na saída de bola do Tricolor, Felipe Vizeu fechou a conta aos 44 minutos do segundo tempo tocando na saída do goleiro Lucas: 2 a 0. 

globoesporte

Juiz paraibano decide contra lei de cotas e diz que texto é inconstitucional

A aplicação da lei de cotas raciais em concursos públicos (Lei 12.990), que reserva 20% das vagas a candidatos que se autodefinem pretos ou pardos, foi declarada inconstitucional pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da Paraíba, no julgamento de um caso de nomeação postergada pelo Banco do Brasil. De acordo com a sentença do juiz Adriano Mesquita Dantas, a legislação viola três artigos da Constituição Federal (3º, IV; 5º, caput; e 37, caput e II), além de contrariar os princípios da razoabilidade e proporcionalidade. Segundo o advogado da causa, essa é a primeira vez que um juiz declara a inconstitucionalidade da legislação, em vigor desde 2014.
 
De acordo com a sentença, proferida nesta segunda-feira, a cota no serviço público envolve valores e aspectos que não foram debatidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), quando tratou da constitucionalidade da reserva de vagas nas universidades públicas. Segundo Dantas, naquele caso estava em jogo o direito humano e fundamental à educação, o que não existe com relação ao emprego público.
 
"Não fosse assim, teria o Estado a obrigação [ou pelo menos o compromisso] de disponibilizar cargos e empregos públicos para todos os cidadãos, o que não é verdade, tanto que presenciamos nos últimos anos um verdadeiro enxugamento [e racionalização] da máquina pública. Na verdade, o provimento de cargos e empregos públicos mediante concurso não representa política pública para promoção da igualdade, inclusão social ou mesmo distribuição de renda. Além disso, a reserva de cotas para suprir eventual dificuldade dos negros na aprovação em concurso público é medida inadequada, já que a origem do problema é a educação", analisou o magistrado da 8ª Vara do Trabalho do Paraíba, que ainda acredita que com as cotas nas universidades e também no serviço público, os negros são duplamente beneficiados.
 
Dantas também defendeu o mérito do concurso e acredita que a instituição de cotas impõe um tratamento discriminatório, violando a regra da isonomia, sem falar que não suprirá o deficit de formação imputado aos negros. "É fundamental o recrutamento dos mais capacitados, independentemente de origem, raça, sexo, cor, idade, religião, orientação sexual ou política, entre outras características pessoais", afirma.
 
O magistrado ainda prevê que a lei de cotas permite situações "esdrúxulas e irrazoáveis", em razão da ausência de critérios objetivos para a identificação dos negros, assim como de critérios relacionados à ordem de classificação e, ainda, sem qualquer corte social. "Ora, o Brasil é um país multirracial, de forma que a maioria da sociedade brasileira poderia se beneficiar da reserva de cotas a partir da mera autodeclaração".
 
A decisão foi tomada em julgamento referente ao concurso do Banco do Brasil (edital 2/2014). Um candidato que passou na 15ª posição (para a Microrregião 29 da Macrorreião 9) se sentiu prejudicado após ter sua nomeação preterida pela convocação de outros 14 classificados, sendo 11 de ampla concorrência e três cotistas que, segundo o juiz, teriam se valido de critério inconstitucional para tomar posse e passar na frente do candidato (eles foram aprovados nas posições 25º, 26º e 27º).
 
Ainda segundo o processo, durante o prazo de validade do concurso, houve nova seleção, o que gera automaticamente direito à nomeação. Por essa razão, o juiz determinou a contratação do reclamante, sob pena de multa diária de R$ 5.000. O BB não se posicionou até o fechamento da reportagem.
 
Decisão histórica
 
De acordo com o advogado do caso e membro da Comissão de Fiscalização de Concursos Públicos da OAB-DF, esse é o primeiro caso onde um juiz declara a lei de cotas raciais em seleções públicas inconstitucional. "Trata-se de uma decisão histórica. Apesar de o efeito valer apenas para o caso em questão, o tema serve como reflexão para o país inteiro e o julgamento certamente deve chegar até o Supremo Tribunal Federal”, analisa. “O concurso em questão diferencia os candidatos de acordo com sua cor, como se tal diferença demonstrasse desproporção de capacidade em realização de uma prova escrita, o que certamente não ocorre. Isso porque, ao se basear na Lei nº 12.990/2014, que é inconstitucional, reserva 20% das vagas a candidatos pretos e pardos, os quais, pela definição do IBGE correspondem a quase 100% dos brasileiros, uma vez que a definição de pardos é bastante ampla (miscigenados)", completou o advogado.
 
Outro lado
 
De acordo com o professor José Jorge de Carvalho, pioneiro e criador do sistema de cotas na Universidade de Brasília (UnB), a lei é válida e sua constitucionalidade foi sim assegurada pelo julgamento do STF, com relação às cotas para universidades. "Esse julgamento não vai adiante. Trata-se é uma reação racista de uma classe média que detinha as vagas e os altos salários de concursos como um privilégio. O que o juiz acatou fere o direito à igualdade resguardado pelo artigo 5º da Constituição. As cotas no serviço público derivam da mesma luta no ensino superior".
 
Para exemplificar, Carvalho mencionou a luta de Bhimrao Ramji Ambedkar, reformador social indiano que instituiu o sistema de cotas em seu país, da escola ao serviço público, em 1948. "Antes, pessoas de camadas sociais consideradas inferiores, como os dalits, viviam excluídos de tudo. Ou seja, o pensamento é o mesmo, e o Estado tem que distribuir seus recursos para todos com igualdade. No Brasil, o serviço público é tão branco quanto as universidades. Para se ter uma idéia, cerca de 1% de juizes são negros. Na própria UnB, que instituiu as cotas para alunos há mais de dez anos, menos de 2% dos professores se autodeclaram negros também".
 
Apesar disso, o professor reconhece que a lei precisa ser reformulada, já que a autodeclaração é passível de fraude. "Do jeito que está hoje, a legislação é 100% livre para fraude. O que eu propus é que seja aplicada uma autodeclaração confrontada, em que os candidatos se submetam ao julgamento de uma comissão formada majoritariamente por negros. Assim as fraudes seriam significativamente diminuídas", concluiu.
 
 
Diário de Pernambuco

Governo prorroga matrículas da rede estadual de ensino até dia 28


A Secretaria de Estado da Educação (SEE) prorrogou, até a próxima quinta-feira (28), o prazo para a realização das matrículas na rede estadual de ensino para alunos novatos. Estão sendo oferecidas 500 mil vagas nas 765 escolas da rede estadual, para o Ensino Regular (Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio), Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Técnico e Profissionalizante. Nas modalidades técnico e profissionalizante, a oferta é de 2.634 vagas em 26 estabelecimentos de ensino em diversas áreas. Os estudantes veteranos já se matricularam.

Para efetuar a matrícula, além do preenchimento do formulário, os alunos ou responsáveis deverão apresentar cópias da certidão de nascimento, RG e CPF, duas fotos 3 x 4, comprovante de residência e histórico escolar emitido pela escola de origem. O preenchimento de dados para matrícula é feito, exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Saber, na secretaria escolar.

Para participar nas modalidades técnico e profissionalizante, basta se matricular em uma das escolas que oferecem os cursos e escolher a opção desejada. As unidades com essa modalidade de ensino são chamadas de Escolas Profissionais Técnicas (EPTs).

Os cursos profissionalizantes nas Escolas Profissionais Técnicas (EPTs) são:

Escola Owaldo Pessoa (João Pessoa):
Cursos Profissionalizantes: Análises Clínicas e Manutenção e suporte de informática

Colégio da Polícia Militar (João Pessoa)
Cursos Profissionalizantes: Programação em Jogos Digitais e Informática para Internet.

Centro Profissional Antônio Cabral (João Pessoa):
Cursos Profissionalizantes: Administração e Comércio

Escola João Goulart (João Pessoa):
Cursos Profissionalizantes: Serviço de restaurante e bar, Eventos e Hospedagem.

Escola Mestre Sivuca (João Pessoa):
Cursos Profissionalizantes: Segurança do Trabalho e Manutenção e suporte de informática

Escola Pedro Anísio Bezerra (João Pessoa):
Cursos Profissionalizantes: Manutenção e suporte de informática

Escola Maria do Carmo de Miranda (João Pessoa):
Curso Profissionalizante: Secretariado

Escola Durval Guedes (Pitimbu):
Cursos Profissionalizantes: Hospedagem e Serviço de Restaurante e bar

Escola Enéas Carvalho (Santa Rita):
Curso Profissionalizante: Informática.

Escola Clóris Torres de Oliveira (Sapé):
Curso Profissionalizante: Técnico de Enfermagem

Escola Cassiano Ribeiro Coutinho (Sapé):
Curso Profissionalizante: Comércio

Escola José Rocha Sobrinho (Bananeiras):
Cursos Profissionalizantes: Hospedagem, Serviço de Restaurante e bar; e Manutenção e Suporte de Informática

Escola Emiliano de Cristo (Guarabira):
Cursos Profissionalizantes: Vestuário e Administração

Escola Hortêncio de Sousa Ribeiro (Campina Grande):
Curso Profissionalizante: Informática

Escola Padre Emídio Viana Correia (Campina Grande):
Curso Profissionalizante: Eventos

Escola Elpídio de Almeida (Campina Grande):
Cursos Profissionalizantes: Comércio, Administração e Secretariado.

Escola José Leite de Souza (Monteiro):
Cursos Profissionalizantes: Informática e Música.

Escola Dionísio da Costa (Patos):
Cursos Profissionalizantes: Manutenção e suporte de informática, Informática e Comércio.

Escola Jerônimo Lawen (Santa Luzia):
Cursos Profissionalizantes: Mineração, Contabilidade e Informática

Escola Nobel Vita (Coremas):
Cursos Profissionalizantes: Aquicultura e Processamento de Pescados

Escola Cristiano Cartaxo (Cajazeiras):
Cursos Profissionalizantes: Administração, Informática, Comércio e Secretariado

Escola Mestre Júlio Sarmento (Sousa):
Cursos Profissionalizantes: Técnico em Saúde Bucal e Segurança do Trabalho

Escola José de Paiva Gadelha (Sousa):
Cursos Profissionalizantes: Manutenção e suporte de informática e Informática

Escola Nossa Senhora do Bom Conselho (Princesa Isabel):
Curso Profissionalizante: Informática

Escola Mosenhor Vicente Freitas (Pombal):
Cursos Profissionalizantes: Manutenção e suporte de informática e Agroecologia
 
 

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Concha Acústica recebeu mais de 70 apresentações em 2015



Inaugurada em 2014 a Concha Acústica Nilson Batista, localizada na Praça Edivaldo Motta, cada vez mais tem se firmado como um equipamento cultural para o desenvolvimento e a propagação das manifestações culturais e artísticas de Patos.

De acordo com o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Wandecy Medeiros, em 2015 a Concha Acústica recebeu diversas atrações contabilizando 76 apresentações.

“A construção da Concha Acústica foi uma grande conquista para a cidade de Patos e estamos muito satisfeitos com a quantidade de manifestações culturais que são realizadas neste equipamento cultural. Conseguimos reunir os mais diferentes tipos apresentações que vão desde a música, a dança, o teatro e os eventos religiosos”, destacou.

Wandecy Medeiros ainda falou das diversas parcerias firmadas com várias instituições do município como do Estado que tem colaborado para o desenvolvimento da cultura patoense.

“Durante o ano de 2015 fortalecemos cada vez mais a parceria com o Sindifisco com o Projeto Sindicultura onde trouxemos diversos shows de artistas paraibanos. Realizamos o 33° Festival de Cantadores e Repentistas Nordestinos, como também a grande homenagem a Nilson Batista que teve a apresentação de mais de 20 artistas da nossa cidade. Então, foi um ano em que a Concha Acústica foi o palco para as manifestações culturais de Patos”, comentou.

Coordecom

Município de Malta recebe reforço contra o Aedes





Nesta terça-feira 19 o município de Malta recebe a visita de soldados do Corpo de Bombeiros que estão no apoio às ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya, zika vírus, que pode está associado à microcefalia, causadora de profundas sequelas no desenvolvimento da criança e até de sua morte.

Os bombeiros, que receberam devido treinamento mês passado na 6ª Gerência Regional de Saúde, receberam hoje da Vigilância Ambiental da regional, pelas mãos dos técnicos Eugênio Pacelli e Francisco Queiroga, seu material de trabalho de campo, para ser usado nas visitas domiciliares.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, vem intensificando o plano de combate ao mosquito, sendo essencial nesse trabalho de eliminação dos focos, a participação das gestões municipais, da comunidade, que precisa se engajar e fazer sua parte, eliminando todos os possíveis criadouros do Aedes.


“Para que tenhamos sucesso nessa luta contra o mosquito se faz necessário forte participação da população, junto com toda estrutura dos municípios, suas secretarias municipais, eliminando toda e qualquer possibilidade de reprodução do Aedes”, comentou José Leudo Farias, gerente regional de saúde.

Marcos Eugênio (Ascom 6ª GRS) 
Fotos:José Leudo

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Famílias são sepultadas em Sousa e sobrevivente conta como aconteceu acidente

No final da tarde desta segunda-feira, 18, a cidade Sousa, conhecida como cidade Sorriso, viveu um de seus momentos mais tristes. Sepultou de uma única vez, seis filhos, duas famílias. Seis, das sete vítimas fatais de um trágico acidente registrado no final da tarde de ontem foram enterradas no cemitério Jardim da Paz. O único sobrevivente do sinistro revelou em entrevista a uma TV, o que viu do acidente.
Os corpos do casal Ulisses Firmo Cesarino, Maria Taís Lopes Pedrosa, e da filha deles, Gabriela Lopes Cesarino, de apenas 7 anos e ainda os de Tereza Cristina Lira de Abrantes, juntamente com uma filha também de sete anos, Ester de Abrantes, e ainda sua sua mãe Tereza Lira, foram enterrados num clima de comoção total. A cidade praticamente parou para acompanhar o velório, missa de corpo presente e sepultamento das vítimas.
A outra vítima fatal, Laércio Carneiro Vilhena, 64 anos, foi cremado em João Pessoa.
Francisco de Sousa Pedrosa Neto, de 27 anos, único sobrevivente da tragédia, está internado Hospital de Trauma de Campina Grande, e não corre risco de morte. Ele relatou que estava no banco do passageiro na frente, com cinto de segurança e no momento da batida, estava cochilando.
Ele lembra ainda ter escutado um grito dentro do carro e ainda viu o veículo que vinha no sentido contrário derrapando e vindo em direção a eles. Depos disso, ele não lembra de mais nada. Pedrosa também não sabe ainda que perdeu a irmão, a sobrinha e cunhado no acidente.

wscom

Câmara de Patos convoca vereadores para três Sessões Extraordinárias nestes dias 18, 19 e 20 de janeiro


A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos, por meio de Edital de Convocação assinado por sua presidente, a vereadora Nadir Rodrigues Guedes, convocou todos os parlamentares que compõem a Casa Juvenal Lúcio de Sousa para participarem de três Sessões Extraordinárias a serem realizadas nos dias 18, 19 e 20.

De acordo com a convocação publicada no Diário Oficial da última terça-feira, dia 12 de janeiro, a Mesa Diretora atendeu a uma solicitação do Poder Executivo Municipal, o que solicitou a apresentação e apreciação dos Projetos de Lei de Nº 01/2016-PE que autoriza o município de Patos a realizar cessão de créditos dos direitos creditórios de precatório judicia; 02/2016-PE que extingue cargos da estrutura administrativa do município e dá outras providências; e o 03/2016-PE que ALTERA O PARÁGRAFO 2o DO ART. 1o E O ART. 10o DA LEI 4.533/2015, que institui o Programa Municipal de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Municipal e ajustes na Legislação Tributária – REFIS/Patos 2015, para os fins que específica e dá outras providências.

As Sessões Extraordinárias ocorrerão no mesmo horário de período de Sessões Ordinária, qual seja, a partir das 18 horas, tanto nesta segunda-feira, quanto nos demais dias.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Anísio Maia reforça defesa de Luiz Couto e alega “jogo sujo” da direita

O deputado estadual Anísio Maia (PT) saiu em defesa do colega de partido, o deputado federal Luiz Couto, que teve seu nome citado pela imprensa nacional como suposto envolvido na operação Lava Jato.  Anísio alegou “jogo sujo” da direita e assegurou a conduta de Couto, afirmando que não há nada que a desabone.

Para Anísio Maia, a inserção do nome de Luiz Couto nestas notícias é uma forma de tirar do foco as falcatruas do presidente da Câmara Federal, deputado Eduardo Cunha (PMDB), por parte de seus aliados.

Veja, abaixo, a nota emitida por Anísio Maia:

“NOTA

As recentes tentativas de macular a imagem do deputado federal Luiz Couto são apenas um indicativo do jogo sujo e sem escrúpulo que uma direita arrogante e ignorante é capaz da fazer.


Não há, entre aqueles que atacam Luiz Couto, ninguém com sua estatura moral. Em mais de 30 anos de vida pública, não se encontra absolutamente nada que desabone sua conduta e compromissos com seus ideais, fato reconhecido em todo o país por todos os brasileiros que lutam por dias melhores, notadamente entre intelectuais, sindicalistas, agentes de pastorais e militantes sociais.

Aqueles que rugem alto na tentativa de difamar Luiz Couto, miam bem baixinho diante das comprovadas falcatruas de Eduardo Cunha e de seus aliados. Não restam dúvidas que atacam Luiz Couto em uma tentativa de tirar o foco das falcatruas existentes entre eles.

O comportamento de ave de rapina destes setores da direita serve, ao menos, para distinguir aquelas que fazem da política uma vocação de serviço à coletividade, daqueles que fazem da política um meio de vida, sem nenhuma ética, nem coerência. 

O clima de ódio criado e propagado por estes setores que atacam nosso deputado federal revela o verdadeiro caráter dos que querem destruir os princípios pelos quais Couto dedica a sua vida: a defesa da democracia, dos direitos humanos, da justiça social da cidadania. Tenho orgulho de assinar embaixo os mais de 30 anos de trajetória de Luiz Couto.   

Anísio Maia
Deputado Estadual

CONVERSANDO COM OS DEFUNTOS.


            Coisa esquisita, hein?  Conversando com defuntos só pode ser mistério assombroso. Não fica ninguém nessa hora. Assombração total. Conversar com defuntos é de arrepiar o cabelo, aumentar as pancadas do coração, travar as pernas, sufocar a voz por socorro.

Pois é, trata-se de um artigo cômico, engraçado, mas, ao mesmo tempo, polêmico, crítico e revelador. Pois, nesse diálogo com alguns defuntos, há toda uma revelação: a hipocrisia diante dos que morrem.
Faz tempo que venho conversando com alguns mortos, mesmo ainda nos seus ataúdes. Sozinho, sem ninguém, aproveitei para dar uma cutucada em cada morto. Todos eles foram solícitos.  Puxei conversa.  Queria saber deles o que achavam do choro, do clamor, das lágrimas, faixas, discursos de homenagens por parte de tantas pessoas que os cercavam.

Foram diversos defuntos. No início tive medo, arrepio, de estar ao lado de gente morta, cada morto era de assombrar. Pensei sair em disparada. Mas fiquei, tive coragem. E fui em frente. Tinha hora que não sabia se chorava, ria, ou corria.

Entrei em processo de empatia com cada falecido. Suas palavras comoviam-me, deixando-me triste, pensativo, revoltado. Era tudo o que eu queria saber de sua vida, de sua história, de sua família, de seus amigos etc. Ouvia atentamente a voz embargada desses tristes finados. Sua voz era embargada, de seus olhos saiam lágrimas. Suas mãos tocando nas minhas, como a dizer: fique perto de mim, não me deixe sozinho. Eita, que medo! Mãos de defuntos nas minhas. Mãos geladas. Quase corria!

Vou consignar tudo o que ouvi dos falecidos. São palavras fortes, chocantes, reveladoras, emocionantes, tristes etc. Vale salientar que os nomes dos falecidos são fictícios, exatamente para preservar sua identidade. Caso contrário, eles vêm me buscar de madrugada. Ai estou lascado mesmo.

Defunto Chico Zé

-Padre Djacy, passei a vida sozinho, sem ninguém me visitar, só porque morri, minha casa tá cheia de gente. Nunca vi isso na minha vida.
-Quando eu era vivo, ninguém queria saber de mim, agora é todo mundo olhando pra mim, com cara de choro. Vão pro inferno, magote de bestas.
-Tá vendo padre, hoje eu sou querido, só porque morri.

Defunto Zeferino

-Oxe, aqui tem tanta gente, tanta gente, que mais parece um carnaval. Nunca vi esse povo na minha vida. É cada um.

-Nunca ninguém me deu uma roupa, um sapato, um perfume, só porque morri agora é roupa nova sapato novo e toma perfume.

-Quando eu estava doente, num hospital, ninguém me visitava, meus familiares e amigos me abandonaram lá no hospital. Eu vivia na maior solidão, na maior tristeza. Ninguém ia me ver. Agora, porque morri, é todo mundo aqui me olhando-me beijando, passando a mão na minha cabeça, me cheirando. Agora é tarde, seu padre. Eu queria isso era quando eu estava doente, lá no hospital.

-Padre, quando fiquei velho, meus filhos não se importavam comigo, não estavam nem aí comigo. Não cuidava de mim. Eu sentia tanto desprezo, tanto desgosto, que passava horas e mais horas chorando. Agora, depois que morri, estão todos aqui desesperados, gritando: pai, a gente te ama, pai agente te ama. Oxe, só agora, depois que morri? Por que não cuidavam de mim, quando eu estava vivo? Agora é tarde, meus filhos.

-Tá vendo, até a minha ex-mulher, que não tinha pavor deu, tinha ódio, raiva, está aqui me olhando com os olhos molhado de lágrimas. Oxe, eu não sabia que morrer e ficar dentro de um caixão era tão bom.

Defunto Chico Peba.

-Padre Djacy, só porque morri, o que tem de gente chorando em torno do meu caixão não é brincadeira. Quando eu estava vivo, ninguém me conhecia. Nem minha família estava aí comigo. Ninguém se lembrava de mim.
-Esses meus filhos que estavam gritando, desesperado, derramando tantas lágrimas, porque morri, é tudo hipocrisia. Quando eu estava doente, me contorcendo de dores e mais dores, eles não queriam saber de mim. Iam para as festas e me deixavam gemendo, gritando desesperadamente. Pra que chorar por mim depois que morri, hein, seu padre?

Defunto Macaíba

-Quando eu estava preso, na maior solidão da cadeia, ninguém aparecia lá, agora vem esse pessoal da igreja rezar por mim. E por que não me visitava quando eu estava preso? Por que não iam a cadeira levar para mim um pouco de comida? Só agora, depois que morri vem rezar, chorar? Eu precisava de vocês, da solidariedade de vocês, quando eu me encontrava na maior tristeza da vida, lá na cadeia.

-Antes de morrer, eu era alcoólatra, bebia muito, vivia jogado na rua, nas praças, nas calçadas. e pessoas olhavam para mim com indiferença, com novo. Eu era tratado como bicho, um Zé da vida. Muita gente da igreja, que ia pra missa todo dia não se importava comigo, falava mal de mim, tinha nojo de mim. Não tentaram me ajudar para sair dessa vida. Agora, depois que morri, lá vem essa gente do padre rezar pra minha alma. Hipocrisia da porra!

Defunta Léca

-Padre Djacy, tá vendo essa gente chorando, desesperada, soluçando, diante deste meu caixão? Essa gente, seu Padre, quando eu era viva, vivia falando mal de mim. Esse povo que está aqui chorando, colocando flores sobre o meu corpo morto, falava mal de mim, dizia que eu não prestava, eu era isso, aquilo e tantos outros adjetivos.  Depois que morri, agora é chorando, colocando flores, me homenageando. Eita hipocrisia da bexiga. Só porque morri agora virei santa. Como é bom morrer pra ser santa.

Defunto Brás.

-No meu velório trouxeram de tudo, coisa que nunca vi: pão, bolacha, bolo, salgado, refrigerante, creme de galinha. Agora, quando eu estava vivo, eu vivia passando fome, eu vivia na miséria, mas ninguém me ajudava, nunca ninguém quis me tirar da miséria. Agora, só porque estou morto neste caixão, inventaram de trazer comida boa. Pra quê, hein? Defunto não come. Por que não mataram minha fome quando eu era vivo?

-Até o padre veio me visitar, rezou e jogou água benta em mim. Esse padre, quando eu vivia na miséria, no abandono, passando fome, nunca me deu um bom dia, uma boa tarde. Nunca teve compaixão de mim. Nunca procurou saber sobre o meu sofrimento, minha miséria. Só porque morri, lá vem ele rezando por mim. Eu queria desse padre era reza e ajuda, solidariedade, quando estava ainda vivo.

Defunta Biba

-Tá vendo esse chororô, seu vigário? Não é por amor a mim não, é porque não tem mais a boquinha da minha aposentadoria. Eles estão chorando não é porque morri, mas é porque vão ficar sem o meu dinheirinho.
-Esses netinhos, nem todo seu vigário, que estão chorando porque morri, nunca cuidaram de mim, não ligavam para mim, não queriam saber de mim. Só porque morri agora vem chorando. Eita hipocrisia! Valei-me meu padim Ciço. Ah, nem me lembrava, eu morri.

Defunto Zé Biró.

-Eita doutor hipócrita! Eu era empregado desse doutor na sua empresa. Ele, a mulher dele e os filhos viviam me humilhando no trabalho, eles tinham raiva de mim. Eles me tratavam com arrogância. Agora veja: só porque morri, estou neste envelopão, eles vieram aqui, derramaram lágrimas. Oxe, o tal do doutor fez até um discurso me elogiando. Vão pra o inferno, bando de hipócritas. Eu queria era ser tratado como gente quando era vivo e trabalhava na empresa dele. Pra que esse discurso? Já estou morto. Discurso não me devolve a vida.

Defunta  Bubu

- Só porque morri, agora é todo mundo me chamando carinhosamente pelo diminutivo. É Buiquinha pra cá, Buiquinha pra lá. Essas pessoas que agora choram e me chamam carinhosamente pelo o nome são todas falsas. Em vida, nunca me trataram bem, com carinho, com amor, com dignidade. Adoeci, nunca perguntaram como eu ia. Cara de pau, porque morri, agora é Buiquinha morreu, Buiquinha vai fazer falta...

Defunta Birita

- Eita que minha casa tá lotada de gente. Morri com oitenta anos. Em vida, nunca vi minha casa assim. Não recebia visita de ninguém. Eu vivia sozinha, sem ninguém. Os meus vizinhos não vinham me visitar, nem minha família. Depois que fechei os olhos, minha casa tá lotadinha. Oxe, depois que morri não adianta mais. Isso é hipocrisia, é falsidade!

Defunto Pinto

-Depois que morri é tanto elogio. Estão dizendo assim: Pinto era bom, pinto era trabalhador, Pinto era sincero, Pinto era honesto, Pinto era educado, Pinto era humilde, Pinto era isso e aquilo. Agora, seu padre, quando eu era vivo, nunca ouvi um elogio para aumentar minha autoestima. Muitos desses que estão me exaltando tinham raiva de mim, falavam mal de mim. Vão mentir e ser hipócritas no inferno, bando de falsos.

Defunto Tapioca

-Estão celebrando missa do meu corpo presente. Nunca vi tanta gente. É tanta reza, tanta homenagem, tantas emoções. Tudo isso é falsidade, hipocrisia. Vejam, só, seu padre:

-Vou começar pelo padre. Esse padre, sabendo da minha vida, do meu sofrimento, das minhas dores, nunca foi lá em casa, nunca me ajudou nem sequer com uma palavra,

-Essas beatas que estão cantando, rezando, chorando, também nunca me visitaram.
-Esse povo que chora, nunca procurou saber do meu sofrimento, da minha doença.
-Nunca vi tanta hipocrisia na minha vida de defunto.

Defunto Picolé

-Meu Deus! Eu num caixão bonito, elegante e caro. Acho que este caixão custou uma fortuna. Foram meus filhos que compraram. Tudo bem. Até agradeço. Mas quando eu era vivo, nunca um filho meu chegou para dizer assim: pai, comprei essa rede boa, bonita, para o senhor. Eles nunca ligaram para mim. Tem nada não!

Defunto Zé Caju.

-Eita hipocrisia, falsidade, desses meus filhos. Todos chorando porque morri. Agora amanhã, pode aguardar seu padre, todos eles vão estar brigando, se matando,pela herança que vou deixando, frutos do meu suor.

-Essa minha família está aqui desesperada, chorando, mas digo uma coisa com toda verdade: todos estão pensando como vai ficar a minha terra, as casinhas que eu tenho. Eles estão pensando é na herança. Quando eu estava vivo, não estavam nem aí comigo.

-A briga vai ser feia por causa da herança. O que vai ter de filhos, netos, noras, genros, brigando pelo que deixei não será brincadeira. Que Deus ponha a mão no meio para não haver coisa pior.

Defunta Zefa

-Diabo é isso na minha cara? Meteram pó na minha cara. Pintaram minhas unhas, botaram um negócio no meu cabelo, e até perfume. Oxe, só porque virei finada? Antes ninguém se preocupava com o meu rosto estragado, com minha pele ressecada e com a minha higiene pessoal. Não sabia que era bom morrer pra ser ficar tão bem arrumada. Mas por que fizeram isso depois que morri? Valha, minha Nossa Senhora da Boa Morte!

Defunto Flor.

-Oxe, nunca vi você chorando por mim, e agora você está em pranto porque morri. Vai ser falso no inferno, seu Você nunca me ajudou em nada. Você era meu vizinho, ouvia de madrugada os meus gritos de tanta dor, e você não vinha me socorrer. Pare de chorar e vá pedir perdão, amigo. Seu choro é choro de falsidade.

Defunto Pedoca

-Esse choro todo em torno do meu corpo neste preto caixão não é porque morri, é remorso. E remorso pesa na alma, na consciência.
 Quer ser bom?  Quer ser homenageado? Quer ser chamado pelo diminutivo? Então morra!

Padre Djacy Brasileiro, em 18 de janeiro de 2016.

Twitter: @Padredjacy

Arquivo do blog