Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 30 de janeiro de 2010

Sales diz que Hugo tem mais chances que Bonifácio para federal


Em entrevista ao pbnoticias, o vereador patoense Sales Junior (PRB) fez uma análise da postura que ele acredita existirá na Câmara Municipal de Patos em 2010. Outros assuntos foram tratados com o vereador durante o bate-papo, a exemplo da pré-candidatura de Hugo Wanderley e suas consequências, o possível racha de José Mota com o prefeito Nabor Wanderley, as eleições majoritárias para o Estado.
Para Sales, os embates ocorridos no ano passado no Legislativo, em que se comentou que vereadores estavam indo trabalhar armados, são fatos que não devem voltar a acontecer. Explicou que as brigas ocorreram na luta pela mesa diretora. “Devido a eleição para a presidência os vereadores foram desviando do foco legislativo, que é trabalhar em prol da população. Foram assuntos internos nossos expostos para a sociedade. Foram fatos lamentáveis que acredito dificultaram o acesso dos habitantes às sessões”, explicou Sales ao pbnoticias.
Saúde e infraestrutura foram apontados pelo vereador como os principais problemas que precisam de ação governamental. Apontou o período de chuvas que se aproxima, o qual deve trazer problemas para o município, inclusive para a saúde, uma área também comprometida, já que falta de infraestrutura causa uma série de doenças. Enfatizou que o prefeito Nabor Wanderley tem correspondido em parte os pleitos dos vereadores, mas que solicitações tanto da situação como da oposição são atendidos dentro do possível pela administração municipal.
Sobre um possível racha entre o vereador José Mota Victor e o prefeito Nabor Wanderley, por este ter dado seu apoio ao adversário de Mota à presidência da Câmara, disse que não acredita que isso venha a ocorrer. “Se houve e persiste decepção, constrangimento por parte de Zé Mota com seu partido o PMDB, acredito que haverá diálogo, entendimento dele com o grupo”, comentou Sales.
Sobre o cenário político de Patos com o lançamento da pré-candidatura do jovem Hugo Wanderley, filho do prefeito de Patos, fez comparativos com o ex-vereador Bonifácio Rocha, único da cidade que havia pré-candidatura à Câmara Federal, afirmando que este tem experiência, mas que Hugo também, apesar de sua jovialidade, já participou de várias campanhas políticas de seu pai, sua avó, a deputada Francisca Mota, conhece bem os problemas da cidade e sua presença muda o cenário político patoense. 
Hugo com mais chances que Bonifácio
Sales explicou que existe uma diferença entre as candidaturas Bonifácio e Hugo Wanderley, este conta com uma grande aliada, sua avó Francisca Mota, que possui uma boa base em diversos municípios da região e pode e fazer com que essa base se volte para seu neto, fortalecendo assim a campanha dele. “Foi isso que faltou a Bonifácio, uma boa base que contribuísse para que o mesmo fosse eleito para deputado federal”, analisa o vereador.
Na próxima semana componentes do PRB de Patos, ao qual Sales é filiado, vão a João Pessoa para uma reunião com Jutaí Menezes, presidente do partido na Paraíba, para discutir quem apoiar para governo estadual e candidato a federal. Sobre os pré-candidatos Maranhão e Ricardo, Sales disse que Ricardo vem fazendo uma excelente administração em João pessoa e muito querido pelos pessoenses e que Maranhão tem grandes serviços prestados ao Estado e por isso acredita que haverá muito equilíbrio nessa disputa e que não há como arriscar um palpite de como será o cenário político nas eleições de outubro, até porque falta uma definição do senador Cícero Lucena, que hoje é pivô de incertezas dentro do PSDB.

Colisão entre moto e caminhão deixa dois mortos

Uma moto que trafegava em alta velocidade bateu de frente com um caminhão. O acidente aconteceu na noite de ontem, sexta-feira (29) na PB 393 que liga as cidades de Sousa e Uiraúna, sertão paraibano.
O açougueiro Francimar Galiza da Silva, 34 anos, pilotava a moto e na garupa estava seu sobrinho, Maurício Paulo da Silva, 22 anos. Os dois morreram no local devido a gravidade dos ferimentos.
Segundo relato de testemunhas a polícia, as vítimas teria passado a tarde bebendo em um bar.
O motorista do caminhão ainda foi levado a delegacia de Uiraúna e em seguida foi liberado.
paraibaonline Com informações da TV Paraíba

Nacional vence Queimadense por 3x0


O Nacional de Patos, comando pelo técnico interino Walter Bahia, jogou na tarde de hoje no Amigão em Campina Grande contra a Queimadense e conseguiu importante resultado, vencendo pelo placar de 3x0, gols assinalados pelo zagueiro Leandro, atacante Fredson (1º tempo) e Thiago Cunha, no 2º tempo.

Foi um jogo que deu a liderança à equipe patoense, pelo menos até amanhã com a complementação da rodada. Nacional deixou de aplicar uma elástica goleada na Queimadense ao perder várias chances claras de gol.

O Canário do Sertão, que na próxima quarta (03) encara o Galo da Borborema, jogo em Campina Grande, a exemplo dos jogos anteriores, Sousa e Auto Esporte, fez um bom primeiro tempo, até o 25 minutos, depois se acomodou e até o apito final do jogo alternou bons momentos com comodismo.

Patinho quer vitória para embalar no Paraibano


Com dois importantes desfalques, o zagueiro Allan e o atacante Eduardo Guarabira, o primeiro por expulsão contra o Campinense anteontem (quinta-feira 28) e o segundo por contusão, o Esporte Clube de Patos busca sua primeira vitória no Campeonato Paraibano de Futebol para tentar chegar entre os quatro finalistas. O treinador Marcus Nascimento não escondeu sua preocupação com esses desfalques, mas disse estar otimista da equipe conseguir os três primeiros pontos diante da Desportiva neste domingo no Estádio José Cavalcanti, às 17h.
Para ele essa vitória é crucial para a reação do Patinho, que terá uma boa sequência de quatro jogos dentro de casa, Desportiva, Botafogo, Nacional e Atlético de Cajazeiras. Nascimento, em entrevista ao pbnoticias, em sua análise das duas primeiras partidas do time, enfatizou que diante do Auto Esporte, quando perdeu por 3x1 em João Pessoa, a equipe teve péssima atuação. Mas contra a Raposa, quando perdeu por 2x1, merecia um placar igual, porém não aproveitou as chances surgidas.
Na manhã deste sábado o Esporte treinou no José Cavalcanti e Nascimento orientou bastante posicionamento e finalizações. A equipe agora descansa visando esse importante compromisso deste domingo e espera que a torcida compareça. “É importante o apoio de nossa torcida. Não faltará garra para nossos atletas, que são conscientes da importância de uma vitória para crescermos na competição”, disse Nascimento ao pbnoticias.

Gil e Escurinho encerram Festival Estação Nordeste, em João Pessoa

O cantor baiano Gilberto Gil encerra o projeto Estação Nordeste neste sábado (30), no palco montado no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú. O show de abertura fica por conta do percussionista Escurinho. As apresentações começam às 21h, devem atrair mais de 50 mil pessoas, entre fãs, turistas e moradores de João Pessoa. Gil, um dos artistas brasileiros mais admirados e reconhecidos, nacional e internacionalmente, começa sua turnê pelo Nordeste, exatamente na Capital paraibana e depois segue para Recife (PE) e Aracaju (SE).

No show, Gilberto Gil apresentará um resumo dos mais de 40 anos de carreira e mais de 50 discos, uma viagem musical que inclui clássicos como Andar com Fé, Realce e Toda Menina, as mais cantadas pelo público. Do novo disco, "Banda Larga Cordel", o ex-ministro da Cultura traz novidades, entre elas, 'Não Grude Não' e 'Pela Internet'. Este novo disco, como o nome anuncia, sugere uma tentativa de aproximação entre o universo da tecnologia de informação de ponta e a cultura tradicional brasileira, mostrando as possibilidades do mundo high tech.

Para quem gosta de agito, as opções são Palco e Aquele Abraço; para arrastar os pés tem Esperando na Janela, e para se emocionar, Tempo Rei, Drão e A Paz, entre muitas outras músicas que devem ser pedidas pelo público. Para o show nas areias da praia de Tambaú, Gilberto Gil trará ao palco Arthur Maia (baixo), Alex Fonseca (bateria), Bem Gil, filho do cantor (guitarra), Claudio Andrade (teclados), Gustavo de Dalva (percussão) e Sergio Chiavazzolli (guitarra).

O projeto Estação Nordeste tem garantido uma opção de lazer para turistas e pessoenses, sempre com músicas de qualidade e shows com grande número de público nas noites da estação mais quente do ano, quando a Capital recebe o maior fluxo de visitantes.

Atração local - O compositor, cantor e percussionista pernambucano Escurinho vai abrir a noite com um show cheio de elementos da cultura popular. Escurinho traz em seu repertório algo dos emboladores e nos cantadores de coco. O cantor iniciou sua experiência com música, ao lado de artistas como Chico César, Grupo Jaguaribe Carne na cidade de João Pessoa. Como músico criou a banda "Labacé", lançando seu primeiro CD em 1995, o que originou uma série de shows por várias cidades do Brasil. O resultado foi que, em 2003, lançou o segundo CD "Malocage". Em 2004 lança o DVD "Toca Brasil" que resume a obra do artista nos dois CDs

Quem assistir à apresentação vai apreciar um interprete performático. É que Escurinho traz em sua música uma poesia urbana de caráter social, numa fusão de ritmos que vai do xote ao reggae; do experimentalismo ao rock; do forró ao baião; do caboclinho ao boi de reizado; dos ritmos afros e tribais, do maracatu ao coco de embolada.

Gilberto Gil – O cantor e compositor nasceu no bairro do Tororó, em Salvador, na Bahia. Filho do médico José Gil Moreira e Claudina, começou a ouvir músicas pelo rádio, despertando interesse e admiração por Luiz Gonzaga. O primeiro violão chegou aos oito anos, junto às aulas de acordeon.

Na década de 60, Gil exilou-se por ocasião do AI-5 (Ato Institucional nº 5) do governo militar em vigência no Brasil na época. Nos Estados Unidos, Gil gravou um álbum em inglês. Em 1976, lançou o disco "Doces Bárbaros", com os colegas Caetano Veloso e Gal Costa. Em sua trajetória, Gil ainda gravou com Jimmy Cliff sucessos de Bob Marley & The Wailers, trazendo grande influência para o reggae no Brasil.

Já nos anos 70, Gil começou a acrescentar elementos novos das músicas africana e norte-americana ao já vasto repertório nacional e lançou álbuns como "Realce" e "Refazenda". Dentre as inúmeras composições consagradas pelo próprio Gil e na voz de outros intérpretes, estão: Procissão, Estrela, Vamos Fugir, Aquele Abraço, A Paz, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Esperando na Janela, Domingo no Parque, Drão, Só Chamei Porque te Amo, Não chores mais [Woman no cry], Andar com Fé, Se Eu Quiser Falar Com Deus, Divino Maravilhoso, A Linha e o Linho, Three Little Birds, Ela, Pela Internet, A Novidade, Morena, A Raça Humana, Palco, Realce e Divino Maravilhoso, entre outras. Muitas das canções de Gilberto Gil foram interpretadas por várias cantoras consagradas, como Simone, Elis Regina, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Zizi Possi.

Na política, Gil se envolveu em causas sociais, elegeu-se vereador na sua cidade natal e foi Ministro da Cultura no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com artista brasileiro, Gilberto Gil recebeu, em 2003, o Grammy Latino, prêmio de Personalidade do Ano, em Miami. Em 2005, o compositor recebeu o Polar Music Prize, do Rei Carlos XVI Gustavo, da Suécia. E em 2006, foi premiado com o título Doutor Honoris Causa pela Universidade de Aveiro, Portugal.
Secom

Aluno vítima de incêndio é enterrado em Patos



O corpo do aluno do Colégio Cristo Rei, que faria este ano a primeira série do ensino médio, Wagner Leandro dos Santos, 14 anos, foi sepultado na manhã deste sábado no Cemitério São Miguel, bairro São Sebastião. Wagner faleceu ontem no Hospital de Traumas Senador Humberto Lucena, na Capital, vítima de queimaduras que lhe atingiram praticamente todo o corpo, durante incêndio ocorrido em sua residência, causado por vazamento de gás de cozinha no último dia 20. Neste trágico acidente foi vítima também sua mãe, Maria das Dores Leandro, 47 anos, que foi a óbito na madrugada de quarta-feira desta semana, pelas mesmas consequências.
O corpo de Leandro chegou a Patos no final da noite de ontem (sexta-feira), sendo velado na capela do Cristo Rei, onde foi celebrada missa de corpo presente na manhã deste sábado.  De lá seguiu para o São Miguel. Muita gente compareceu ao velório desde a chegada do corpo.Em todos o semblante de tristeza e lamento por essa tragédia ocorrida com a família do senhor Valdeci Leandro, que perdeu esposa e filho.

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!

Inácio Andrade Torres – 30/01/10

SANTA ÁGUEDA – PROTETORA CONTRA OS MALES DA MAMA

Nasceu no ano231 d. C. em Catânia, na Itália. Consagrou-se a Deus pelo voto de castidade desde o seu batismo que recebeu em idade adulta. Quando tinha 19 anos o imperador Décio realizou uma sangrenta perseguição contra os cristãos. Quintiliano, então governador, odiando os seguidores de Cristo, resolveu tirar proveitos da bela Águeda, como era de costume em relação aos perseguidos.

Apesar de todas as tentativas, Quintiliano não conseguiu que Águeda renegasse sua fé e se submetesse aos seus caprichos. Revoltado, o tirano ordenou que a torturassem e lhe arrancassem os seios e lhe atirassem numa prisão.

         No cárcere, Águeda suplica a Deus amparo e misericórdia sendo, para espanto e temor de suas companheiras de cela, atendida com o pronto restabelecimento e cura de seus seios. Ao saber do ocorrido, Quintiliano fica irado e submete Águeda a outras torturas, nas quais tem o corpo dilacerado e queimado em brasas, entregando sua vida a Deus no dia 5 de fevereiro do ano 251 d. C., quando contava 20 anos.

         Seu martírio e cura miraculosa dos seios permitiu-lhe a denominação honorífica de protetora contra as doenças da mama. Em Cajazeiras, Paraíba, participamos do Grupo Amigos do Peito, cuja missão é trabalhar a solidariedade, a cidadania e o respeito para com as pessoas portadoras de quaisquer tipos de cânceres humanos. Neste 5 de fevereiro, esse grupo realiza todos os anos um momento de evocação dessa Santa. Faça você, também, na sua cidade, uma reverência a Águeda! basta mandar celebrar uma missa.

Oração de Santa Águeda

Ó gloriosa virgem e mártir, Santa Águeda, que para não trair a fé em Cristo preferiste ter os seios arrancados no martírio e miraculosamente curados na prisão, olhai para vossas filhas que, cheias de confiança se dirigem a vós.Vós que soubestes conserva-vos íntegra diante Deus, liberta-nos da tentação de trocarmos nossa fé por valores passageiros que nos afastam de Deus. Jovem que fostes, livrai nossos jovens das drogas, do consumismo, da prostituição e de todo tipo de exploração. E como dissestes ao vosso torturador: - “Não te envergonhas de mutilar na mulher o que tua mãe te deu para dele tirares alimento? ”Livrai-nos de todos os males da mama para que, a cada dia, vivendo como verdadeiros cristãos, possamos dizer convosco: “Tenho na minha alma os seios, com os quais nutro todos os meus sentidos que desde a infância consagrei a Jesus Cristo. Amém”.
Após recitar essa oração, reze um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai e dedique-os à cura de portadores de câncer de mama. Esse é um gesto de grandeza espiritual e de solidariedade.

Fiquemos com Deus

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticiaas.com

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Jorge Luiz deixa Nacional e assume Araripina-PE


Com apenas duas rodadas realizadas, o Campeonato Paraibano de 2010 sofreu sua primeira mudança de treinador. Nesta sexta-feira, Jorge Luiz decidiu trocar o Nacional de Patos, onde havia obtido um empate e uma vitória, pelo Araripina, que disputa o Campeonato Pernambucano. Junto com o treinador, vai o preparador físico Emerson Santana.
A decisão do treinador pegou a diretoria e torcedores de surpresa, pois Jorge Luiz estava empolgado depois de conquistar a primeira vitória no Estadual, sobre o Auto Esporte, e preparava o time para o jogo deste sábado, diante da Queimadense.
“O nosso treinador nos procurou e falou que tinha recebido uma proposta irrecusável do Araripina de Pernambuco. Sabemos que não podemos prender ninguém profissionalmente, mas lamentamos a posição tomada pelo Jorge Luiz, por causa do compromisso firmado conosco”, disse o presidente José Ivan, que determinou que o preparador Walter Bahia assuma o comando até que a diretoria contrate outro profissional. 
Redação com paraibaonline

PM prende acusado de assalto a BB em Tavares; outro fugiu após ser ferido


A Polícia Militar conseguiu prender um dos dez acusados de assaltar a agência do Banco do Brasil no município de Tavares. Outro membro da quadrilha foi baleado, mas conseguiu fugir para um matagal, para onde evadiram os outros.
O preso chama-se Francisco das Chagas Rodrigues de Melo, 23 anos. Ele foi preso em Tavares, e levou a polícia a recuperar quatro veículos roubados na ação: duas motos, uma Frontier e um Corolla.
O major Costa, do destacamento da PM em Patos, afirmou que a Polícia está em diligência para capturar os outros integrantes da quadrilha. Ele não soube informar que outros bens, além dos veículos, foram levados no assalto.
Wscom

Polícia prende suspeito de participar de assalto ao BB de Tavares


Na tentativa de capturar o bando de aproximadamente dez bandidos que assaltaram o Banco do Brasil na manhã de ontem (quinta 28) da cidade de Tavares-PB, a Polícia conseguiu prender na noite de ontem na região de Tavares, um suspeito de participação no assalto, cujo montante ainda não foi informado pelo BB, que espera o trabalho de peritos.
De acordo com o delegado Erisandro Pinto Andrade, o referido suspeito estava em uma moto e ao avistar a Polícia abandonou o veículo e tentou fuga pela caatinga, mas foi detido. Pinto informou ao bnoticias que o acusado no momento da prisão não portava arma, mas levava consigo um capuz. Apesar de ter negado qualquer envolvimento com o grupo, o delegado diz que o mesmo está sendo investigado. As polícias Militar e Civil estão em diligência por toda a área de Tavares, Princesa Isabel e demais municípios da região.
Estão sendo montadas barreiras nas rodovias. O delegado, que responde pelas jurisdições de Tavares e Princesa, disse que é possível que os assaltantes estejam recebendo apoio logístico em algum sítio das proximidades do assalto.

Patos realiza 4ª Conferência da Cidade nesta sexta e sábado


Conselho da cidade, saneamento básico, habitação, acessibilidade. Estes são os eixos temáticos que servirão de discussão nesta sexta e sábado para diversas entidades representativas da sociedade de Patos que vão estar reunidas no Centro de Treinamento Maria Martins Maniçoba.
O coordenador da conferência em Patos, José Taunai, (foto) explicou que todos os temas a ser debatidos estão interligados e inseridos na lei do plano diretor, que é o conjunto de diretrizes usado para regular a ocupação da cidade, o desenvolvimento local. Apesar de existir em Patos um plano diretor, o mesmo não é respeitado, por isso se faz necessário ampliar as discussões em torno da política de desenvolvimento urbano e suas áreas estratégicas.
Esse tipo de mobilização com representantes de segmentos diversos da sociedade é crucial para se construir propostas e traçar metas e ações para a resolução dos problemas vividos pelos munícipes.
O evento em Patos será aberto logo mais às 19h30 no Maria Martins Maniçoba, com o tema: Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”, e o lema “Cidades para todos com gestão democrática, participativa e controle social”. Duas propostas de cada eixo temático serão apresentadas na Conferência Estadual, agenda para os dias 18, 19 e 20 de março. (ME)
Assessoria

Noticias políticas da região




Acompanhe no pbnoticias.com as informações e análises do colunista Osvaldo Medeiros, que trata, dentre diversos assuntos, da violência em Patos, economia dos pequenos municípios sertanejos, as disputas eleitorais que já movimentam as Espinharas,

Início das aulas de Direto tem nova data

COMUNICADO

O Diretor Geral das Faculdades Integradas de Patos comunica aos alunos do Curso de Direito – calouros e veteranos – que o inicio das aulas do período letivo 2010-1 previsto, inicialmente, para o dia 01 de fevereiro de 2010 foi adiado para o próximo dia 08 de fevereiro (segunda-feira).
Comunica ainda, que o motivo para o adiamento está associado aos preparativos do curso para o recebimento da comissão de avaliação “in loco” do INEP/MEC para o reconhecimento do referido Curso.
O início das aulas dos demais cursos permanece o mesmo, ou seja, 01 de fevereiro (segunda-feira).

Patos-PB, 27 de fevereiro de 2010

João Leuson Palmeira Gomes Alves
Diretor Geral das Faculdades Integradas de Patos

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Em ritmo de carnaval, Folia de Rua 2010 é lançado em João Pessoa


Abertura será no dia cinco de fevereiro com Alceu Valença e mais 11 artistas paraibanos no Ponto de Cem Réis 
Autoridades, foliões e representantes dos 32 blocos que compõem a Associação Folia de Rua foram recebidos com um café da manhã nesta quinta-feira, 28, no auditório máster do Sebrae Paraíba, para o lançamento oficial do Folia de Rua 2010.  Os festejos que já são atração turística da cidade começam no próximo dia cinco com a atração nacional Alceu Valença, que dividirá o palco com mais 11 artistas paraibanos.

            O vice-governador e folião como se apresentou, Luciano Cartaxo, falou sobre o compromisso do governo do Estado com o evento. “Na segunda-feira, serão liberados recursos da ordem de 300 mil reais para o Folia de Rua”, afirmou Cartaxo. Com relação à segurança Cartaxo informou que os blocos já podem enviar ofícios solicitando ao governo monitoramento para garantir a segurança dos foliões, nos percursos previamente definidos.

Na ocasião, Clóvis Junior, presidente da associação Folia de Rua, enfatizou a importância do evento e convocou o empresariado local a participarem do festejo. "acredito que o folia de rua é uma das maiores atrações turísticas de João Pessoa, uma marca já consolidada como a maior prévia carnavalesca do mundo, mas que ainda sofre atrás de dinheiro e patrocínio, o empresariado paraibano ainda não apóia como deveria, porque ainda não se deu conta da grandiosidade do evento", Explicou Clóvis.

Esse ano o Folia de Rua conta com o apoio logístico e assessoria do Sebrae Paraíba. Maysa Duarte, gestora estadual de turismo do Sebrae, falou sobre a participação na organização do evento. “Atuamos como articuladores, convidando os blocos a participarem das reuniões e oferecemos o espaço do Sebrae para a realização do lançamento oficial dos festejos” acrescenta Maysa.

            A vigésima segunda da prévia carnavalesca, homenageou com o título de Rainha do Folia de Rua a cantora Renata Arruda. "Me sinto honrradíssima. Cresci uns 10cm com esse convite” disse Renata, que aproveitou a oportunidade para convidar os foliões “é isso aí, vamos nos jogar nesse carnaval e fazer uma grande festa, com muita alegria, com muita paz, tranqüilidade e muito amor".
Assessoria Sebrae

Polícia tenta capturar assaltantes a BB de Tavares-PB


A Polícia continua em diligência na tentativa de capturar uma quadrilha que teria assaltado na manhã desta quinta-feira 28, por volta das 11h30 a agência do Banco do Brasil da cidade de Tavares, localizado na região da Serra do Teixeira a 337 km da Capital João Pessoa. Acredita-se que pelo menos 8 a 10 homens fortemente armados, segundo revelaram moradores à Polícia, chegaram à agência atirando, destruindo vidraças e dominaram os vigilantes, que não tiveram tempo para qualquer tipo de reação.
A Superintendência do Banco do Brasil não emitiu informações sobre o ocorrido, nem a quantia que teria sido levada pelo bando, que antes de entrar em Tavares incendiou uma caminhonete D20 na estrada que liga esse município a Condado-PB para fazer o bloqueio no acesso à cidade e assim ter mais tempo para o assalto.
O pbnoticias falou com vários moradores de Tavares, que disseram estar amedrontados por esse tipo de ação da bandidagem na cidade e fizeram referência ao assalto ocorrido em junho passado, que seguiu os mesmos moldes do realizado hoje, com bandidos atirando no Banco para cima e levando dinheiro e reféns. Muitos permaneceram trancados em casa ao ouvirem os disparos.
Os bandidos antes de fugirem levaram os vigilantes do BB como reféns e tomaram por assalto um veículo que faz o transporte de passageiros de Tavares para outros municípios. Não há informações concretas sobre a libertação dos reféns. Grupos de operações táticas do III BPM estão em diligência na área em que ocorreu o assalto. Há informações que assaltantes fugiram em direção a Itaporanga, mas as equipes ainda não retornaram e nem repassaram novidades para a central do III BPM. O delegado Erisandro não foi localizado para falar sobre o que já havia apurado. 
pbnoticias
foto:rondadossertão

Enem - IFPB oferece 1.500 vagas




O IFPB é a única instituição federal de ensino superior na Paraíba que está ofertando 100% de suas vagas no Enem 2009.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está preparado para receber os estudantes que participaram do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem 2009) interessados nos 24 cursos superiores ofertados pela Instituição. O IFPB é a única instituição federal de ensino superior na Paraíba que está ofertando 100% de suas vagas no Enem 2009. De acordo com a reitoria, a oferta total é de 1.500 vagas para os dois períodos letivos de 2010.
A partir desta sexta-feira (29), os estudantes poderão efetuar suas inscrições pela Internet ou utilizando 40 terminais que serão disponibilizados nos nove campi instalados na capital João Pessoa e nas cidades de Sousa, Cajazeiras, Campina Grande, Cabedelo, Monteiro, Patos, Picuí e Princesa Isabel.
Os computadores estarão conectados à Internet acompanhados de colaboradores institucionais que darão suporte aos candidatos no ato da inscrição.  Mais de 30 profissionais entre gestores e técnicos administrativos estarão envolvidos diretamente nos trabalhos.
O IFPB está disponibilizando também na sua página na Internet um link com acesso ao SiSU, além de informações sobre o perfil dos cursos ofertados pelo Instituto e cronograma de inscrições e matrículas, edital e perguntas freqüentes.
Os inscritos no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem consultar o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar os candidatos às vagas das instituições federais. O acesso é pelo site http://sisu.mec.gov.br. Segundo o MEC, as notas já devem estar disponibilizadas, na manhã desta quinta-feira, 28 de janeiro.
De sexta-feira, 29 de janeiro, até o dia 3 de fevereiro, será possível realizar a inscrição para o curso desejado. No dia 5 de fevereiro, é divulgado o resultado no Sistema, e o candidato pode saber se a sua nota foi suficiente para ingressar nas vagas do curso pretendido. O candidato que, com sua nota, for selecionado dentro do número de vagas do curso pretendido deve fazer a sua matrícula no site do Sisu de 8 a 12 de fevereiro. Mas, as instituições ainda precisam confirmar a matrícula desse candidato.
Os cursos ofertados pelo IFPB são: Medicina Veterinária, Engenheira Elétrica; Administração; Geoprocessamento; Química; Design de interiores; Sistemas para Internet; Redes de Computadores; Telecomunicações; Construção de Edifícios; Automação Industrial; Negócios Imobiliários; Gestão Ambiental; Telemática; Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Agroecologia; Design Gráfico; Construção de Edifícios; Segurança do Trabalho, Tecnologia em Alimentos e Gestão Ambiental.
Será possível acessar os desempenhos individuais nas provas do Enem de duas maneiras: com o CPF do candidato e a senha contida no cartão de confirmação, enviado aos inscritos pelos correios, ou com o número de inscrição para o exame, mais a senha.
Os candidatos receberão quatro médias diferentes, uma para cada área avaliada no exame. Também estará disponível a média na redação. Caso o participante não tenha mais a senha solicitada, ele poderá recuperá-la no próprio sistema. Para isso, será necessário informar o CPF, nome completo, unidade federativa e data de nascimento. Também será possível resgatar o número de inscrição. O sistema não permite a alteração de nenhum dado cadastral, nem mesmo a senha. 
Assessoria
Foto:embaixada-portugal-brasil.

Arquivo do blog