Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 4 de julho de 2015

Caravana do Coração atende em Patos neste sábado


Sandra Mattos


Reunião do Círculo com gestores





A Caravana do Coração, uma atividade desenvolvida pelo Círculo do Coração (ONG), rede de cardiologia pediátrica de Pernambuco, em parceria com o Governo da Paraíba, esteve em Patos neste sábado realizando mais de 1000 atendimentos (crianças e gestantes). Essa foi a terceira vez que a caravana vem a Patos com equipe multiprofissional de saúde realizando serviços de Enfermagem, Cardiologia, Ecocardiograma, Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Arte Terapia, Ausculta Cardíaca e Eletrocardiograma.

Já são quatro anos de parceria do Círculo do Coração com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde. Na abertura dessa terceira edição, ocorrida nas dependências das Faculdades Integradas de Patos (FIP) compareceram representantes do município, a exemplo do secretário municipal de saúde, Anderson Sóstenes, o gerente regional de saúde, José Leudo Farias, diretores do Hospital Regional e Maternidade Peregrino Filho, respectivamente Hígia Lucena e Odir Pereira, dentre outros.

A Caravana do Coração iniciou essa etapa na Paraíba inicialmente por Cajazeiras, no dia 29 do mês passado e terá percorrido doze municípios sede até o próximo dia 11. São eles: Cajazeiras, Sousa, Pombal, Catolé do Rocha, Patos, Itaporanga, Princesa Isabel, Monteiro, Guarabira, Mamanguape, Sumé, Picuí, Itabaiana e Esperança.

A coordenadora do Círculo do Coração, Sandra Mattos, comemorou o sucesso desse trabalho pela rede SUS, que deve chegar ao atendimento de 100 mil pessoas na Paraíba em outubro, quando a parceria completará 4 anos. A equipe já realizou mais de 400 cirurgias do coração em crianças em nosso Estado, a maioria no Hospital Infantil Arlinda Marques, na Capital João Pessoa e no Hospital Geral de Mamanguape. Alguns casos mais complexos são direcionados para Recife-PE.

Sandra explica que o atendimento às crianças não se resume a esse momento da caravana, mas permanece o acompanhamento de quem precisa de cuidados nas 20 maternidades e hospitais que fazem parte da rede, cobrindo quase que a totalidade de nascimentos pelo SUS, em torno de 96%.

“Após esse primeiro contato o atendimento tem continuidade nas salas do coração, que são ambulatórios equipados e que permitem troca de informações à distância entre os médicos (telemedicina) e acompanharmos o paciente direto do Hospital do Coração, juntamente com os pediatras locais. Então analisamos cada caso, exames, os que necessitam de cirurgia, tratamento diferente e fazemos o encaminhamento”, explicou a coordenadora do Círculo, que conta também como parceira a Universidade de Portugal, que traz para a caravana um sistema de ausculta de sons cardíacos, que auxilia na identificação de doenças.

Nesses 20 anos de existência o Círculo já atendendo a mais de 80 mil recém-nascidos, detectou e tratou de patologias em mais de 5 mil crianças. O gerente regional de Saúde, José Leudo Farias, que deu suporte aos 12 municípios da região de Patos, enalteceu essa ação do Círculo, por tantas crianças já salvas pela Caravana. “Só temos que agradecer a todos esses brilhantes profissionais que se dedicam em fazer o bem a tanta gente carente, necessitada de atendimento especializado”, enfatizou.



Marcos Eugênio

Diretoria do SINFEMP discute longa pauta a ser trabalhada neste segundo semestre





Numa reunião de mais de cinco horas ocorrida neste sábado em sua sede, a diretoria do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (Sinfemp) discutiu ampla pauta visando intensificar as atividades deste segundo semestre.

Uma das primeiras decisões da reunião foi a confecção do jornal da entidade, para os próximos dias, um periódico que divulgará ações de toda sua base territorial. Foi aprovado o calendário de eventos, como inauguração de mais onze novas sedes de municípios base: Emas, próximo dia 10; Santa Terezinha (16); São Mamede (17); Olho D’Água e Catingueira (18); Condado (22); Areia de Baraúnas e Salgadinho (26); Junco, São José do Sabugi e Santa Luzia no dia 31 deste mês.
 
Antes de cada uma dessas inaugurações equipe da diretoria do Sinfemp percorrerá as escolas municipais de cada município levando informações e ouvindo as queixas dos servidores. O Sindicato também realizará encontros de servidores em cinco microrregiões, momento em que muitos assuntos, como precatórios, PCCS – Plano de Cargo, Carreira e Salários, as novas regras da Previdência Social em relação à aposentadoria; ações que correm na justiça e política sindical, com a oferta de cursos que formem novos líderes sindicais, uma renovação importante para o dia a dia do Sinfemp.

O Sindicato também já se organiza, com todas suas bases, para comemorar o Dia do Professor e do Servidor Público, mês de outubro, quando pretende fazer as devidas homenagens aos trabalhadores e oferecer-lhes momentos de lazer, de confraternização. Outro encontro que está sendo programado é com os aposentados, cujo local deverá ter fácil acesso para os mesmos.  


De acordo com a presidente do Sinfemp, Carminha Soares, a abertura de novas sedes possibilitará maior aproximação dos diretores e associados, que poderão recorrer à entidade sempre que considerar preciso. 

Polícia apreende arsenal em uma casa na Zona Rural de Conceição


A Polícia Militar retirou de circulação, na noite dessa sexta-feira (3), 4 espingardas, 1 revólver, 1 faca e várias munições de diversos calibres que estavam em uma casa, na Zona Rural da cidade Conceição, localizada no Sertão Paraibano. Na ação, que foi desencadeada pelos policiais do 13º Batalhão, foi presa Damiana Nunes da Silva de Oliveira, de 25 anos.

De acordo com o comandante do 13º Batalhão, major Guedes,  as viaturas intensificavam as rondas na localidade conhecida como Sítio de Três Pedras quando se depararam com dois suspeitos em uma moto. “As guarnições desconfiaram da dupla e perceberam que o carona desceu da moto e entrou nesta casa, conseguindo fugir pela porta dos fundos em direção à área de caatinga. Dentro da residência, os policiais encontraram as armas e prenderam a mulher que revelou ser de sua propriedade todo material”, disse.

Ela foi levada juntamente com o arsenal apreendido para a Delegacia da Polícia Civil, em Conceição.

Policiamento intensificado - As buscas continuam no Sítio Três Pedras, onde na última quinta-feira (2) foi registrada uma tentativa de homicídio e equipes da Força Tática e Ronda Ostensiva Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam) do 13º Batalhão estão tentando localizar o suspeito do crime e agora, também, a dupla que fugiu das viaturas na noite dessa sexta-feira. 

Treinamento orienta operadores de máquinas em construção de barragens subterrâneas



O Secretário de Agricultura de Patos, Sebastião dos Santos, participou na tarde da última quinta-feira, 2 junho, ao lado de operadores de máquinas e vários técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB) do treinamento com orientações para construção de barragens subterrâneas.

O objetivo da ação foi demonstrar os procedimentos técnicos para construção de barragens subterrâneas a partir do uso de equipamentos e máquinas

“Esse treinamento é importante, porque a partir da aula prática realizada pelos técnicos da Emater, levaremos a experiência para as comunidades rurais de nosso município. O procedimento é simples e gera bons resultados, uma vez que a água acumulada na barragem pode ser usada durante qualquer período”, destacou Sebastião dos Santos.

O processo da construção é caracterizado pela escavação em locais próximos de córregos e riachos, que recebe o forramento de lonas plásticas para captação armazenamento da água.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA 

Além do trabalho de orientação para construção de barragens subterrâneas, o Secretário Municipal de Agricultura, comentou sobre a necessidade do retorno dos caminhões pipas para o abastecimento das comunidades rurais.

“Já fizemos o contato com a Defesa Civil Estadual e solicitamos a necessidade dos caminhões pipas para o abastecimento de água nas comunidades. O período chuvoso não foi positivo em questão do pouco volume de água nos reservatórios de nossa região e temos a partir deste semestre o desafio de manter o abastecimento de água regular em cada localidade”, comentou. 


sexta-feira, 3 de julho de 2015

Empresa têxtil é alvo de ACP por assédio moral


O juiz Paulo Henrique Tavares da Silva, titular da 5ª Vara do Trabalho de João Pessoa, concedeu antecipação de tutela na Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba contra a Norfil, indústria têxtil localizada no Distrito Industrial de João Pessoa, por prática de assédio moral e por demissões arbitrárias. 

A ação, movida pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Cláudio Gadelha, requer que a empresa não mais pratique ações que caracterizem assédio moral, entendido como qualquer forma de discriminação, como desprezo, situações vexatórias, constrangimento moral ou tratamento que atente contra a saúde psíquica, a honra e a dignidade da pessoa humana. 

Além disso, a ACP pediu também a abstenção de dispensa arbitrária de seus empregados, especialmente mediante a simulação da demissão de empregados por justa causa. Caso haja descumprimento de qualquer pedido da ação, haverá aplicação de multa de R$ 10 mil por trabalhador prejudicado.  
A Norfil, no entanto, entrou com um Mandado de Segurança, com pedido de liminar, contra a decisão, alegando que a demissão com ou sem justa causa são direitos do empregador e que a legislação brasileira não veda isso.

O desembargador do TRT, Edvaldo de Andrade, deferiu parcialmente a liminar, permitindo à empresa a demissão de empregados quando necessário, desde que não seja realizada com abuso de direito, hipóteses que, uma vez constatadas em juízo, farão incidir multa de R$ 10 mil.
Na decisão, o desembargador ressaltou o equilíbrio entre o direito da empresa demitir e o direito dos empregados de não sofrerem abuso, mediante assédio ou simulação de falta grave.

Ação Civil Pública 

Na Ação Civil Pública, a Norfil reconheceu na sua contestação que, entre os empregados despedidos de janeiro de 2010 a abril de 2015, os demitidos por justa causa (82) representam a soma de 44% em relação aos demitidos sem justa causa (186). 

A decisão da liminar da antecipação de tutela concedida pela 5ª Vara do Trabalho decorreu da alegação contida na Ação Civil Pública, de que a empresa estava simulando situações que propiciavam a demissão por justa causa de seus empregados embora, na verdade, as faltas graves fossem provocadas pela empregadora, mediante assédio aos trabalhadores.

Assessoria

Secretário de Desenvolvimento Econômico avalia o crescimento econômico de Patos no período junino

O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Patos, Everaldo Lima em entrevista a imprensa nesta quinta-feira, 02 de julho, avaliou positivamente o crescimento econômico da cidade no período dos festejos juninos.

“Esse período é um dos melhores para a economia do município. Através das atividades juninas e pelo grande fluxo de turistas que a cidade recebe, acontece um crescimento significativo na sua economia,” destacou.

Durante o São João de Patos 2015 foi realizada a III Feira de Calçados que aconteceu nos cinco dias de festa gerando emprego e renda para a cidade. “A realização da terceira edição da Feira de Calçados foi um grande marco para a nossa economia, onde Patos mostrou seu potencial na comercialização dos produtos acarretando a movimentação de R$ 350,000,00 (trezentos e cinquenta mil reais), além do grande número de visitantes”, disse o secretário, Everaldo Lima.

O Secretário afirmou ainda que o número de visitantes só aumenta a cada ano. “Os turistas aquecem o nosso comércio, fazendo suas compras em nossa cidade, gerando recursos financeiros para o nosso município e sem dúvida contribui para o crescimento, não só econômico, como também cultural”, concluiu.

Eduarda Azevedo

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Polícia elucida homicídio e apreende arsenal na casa de empresário em São Bento


A Polícia Civil da Paraíba realizou, na manhã desta quinta-feira (2), a ‘Operação Rede de Aço’, que resultou na prisão de três pessoas e na apreensão de armas de fogo e munições na cidade de São Bento, Sertão do Estado. A ação foi executada por investigadores dos Grupos Táticos Especiais (GTE) do próprio município e de Pombal, Catolé do Rocha e Sousa, que após cumprimento de mandados de busca e apreensão e mandados de prisão temporária prenderam Cícero Leite da Silva, 33 anos, Michel de Araújo Pereira, 30 anos, e o empresário Ricardo Pereira do Nascimento, 39 anos. Todos são suspeitos da prática de homicídio.

De acordo com a titular da 18ª Delegacia Seccional de Catolé do Rocha, delegada Patrícia Forny, as investigações começaram a partir de um homicídio na cidade de São Bento, no dia 12 de abril deste ano, e que teve como vítima José Rodrigo, conhecido como Bambam. “Ele foi executado com quatro tiros na cabeça, no lixão da cidade, nas imediações da Indústria Vieira Aços, de propriedade de Ricardo Pereira do Nascimento”, explicou.

Ainda segundo a autoridade policial, Cícero e Michel, naturais de São Bento, são apontados como executores do crime e funcionários da empresa. “A vítima trabalhava para o empresário como carregador ou ‘cabeceiro’ e furtou uma quantia em dinheiro, cheques e um aparelho celular durante uma entrega. O fato foi registrado na delegacia, o procedimento policial instaurado, mas as medidas legais não satisfizeram Ricardo. Em decorrência do delito, ele tramou sua vingança e coube aos seus dois funcionários e homens de confiança executá-la. Acreditamos, inclusive, que ele forneceu as armas”, revelou Forny.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão domiciliar na casa de Ricardo e na empresa, a Polícia Civil encontrou um revólver calibre 38, marca Taurus, especial; uma pistola calibre 380, com quatro carregadores; uma pistola imbel .40 com quatro carregadores; uma escopeta calibre 12; sessenta e duas  munições de 380; dez munições 38; quinze munições .40 e cinquenta munições calibre 12, além de um kit de manutenção e limpeza de armas.

“Essa ação faz parte de um trabalho qualificado de investigação policial voltada para o enfrentamento aos crimes de homicídio no Sertão do Estado. Há a integração de todo o efetivo policial nesse sentido, assim como para a redução dos crimes patrimoniais e circulação de armas de fogo, que põem em risco a segurança da população”, frisou a delegada Patrícia Forny.
 

secom

Prefeitura de Patos executa obras em sete bairros


A Prefeitura de Patos está executando Obras de Infraestrutura em sete bairros da cidade, que trará em breve, grandes benefícios para população nas áreas da saúde, esporte e lazer, além de gerar o bem estar da comunidade e a valorização urbana de cada local.

No bairro Bivar Olinto, uma grande praça está em construção com espaços destinados para caminhadas, área de playground, duas quadras esportivas, além da colocação de equipamentos de duas academias da saúde, que serão instalados após os serviços acabamento e pintura de toda estrutura.

O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) também em construção pela Prefeitura de Patos está localizado no bairro do Monte Castelo e abrigará em sua estrutura pista de atletismo, arquibancadas, piscina, além da quadra poliesportiva e outros equipamentos para a prática de esportes. O projeto atenderá à prática de diversas modalidades esportivas e servirá de apoio para juventude no descobrimento de futuros atletas.

Outra grande obra em execução é a Vila Olímpica, que está localizada às margens da BR-230, na saída para Campina Grande. No local, as máquinas já realizam os primeiros procedimentos de limpeza e terraplanagem da área, que brevemente receberá os trabalhos de estruturação.  

Bairro Jatobá

No antigo “Coração do Jatobá”, onde antes funcionavam apenas quiosques, já está instalado o canteiro de obras que transformará o ambiente numa grande área de lazer para população com espaços destinados para instalação de academia de saúde, área de playground e pista para caminhada. Além de melhorar a paisagem urbana, o espaço servirá para melhorar a qualidade de vida das pessoas a partir das práticas do esporte.

Noé Trajano e Novo Horizonte

Além da construção da praça do bairro Noé Trajano, que será contemplada com uma área reservada para pista de skate, academia de saúde e quadra esportiva, o bairro ganhará um novo canal pluvial que integrará o projeto de drenagem da bacia do frango, que também inclui o bairro Novo Horizonte.

Vila Cavalcante e Conjunto dos Sapateiros

Dois campos de futebol com estrutura de arquibancada, murada e gramado já está em execução, um no bairro Vila Cavalcante e outro no Conjunto dos Sapateiros, no Monte Castelo. 

José Mariz 

No bairro José Mariz, a Prefeitura já iniciou a construção do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) unidade especializada em atender usuários dependentes, dentro das diretrizes do Ministério da Saúde, que tem por base o tratamento do paciente em liberdade, buscando sua reinserção social.

Presidente Nadir ressalta importância da Campanha Patos Que Protege após participar de Audiência Pública sobre drogas


O Ministério Público promoveu na manhã desta quarta-feira, 1º de julho de 2015, no Auditório da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, uma Audiência Pública com a participação de representantes de Patos e de vários municípios da região polarizada por ela.

A Audiência Pública, segundo o promotor do Cidadão, Túlio César, foi promovida com o intuito de promover um debate sobre o usuário de drogas e a assistência a ele prestada.

“Nosso encontro teve como foco principal a discussão sobre como é que o Município, junto com o Estado e a União poderiam utilizar os órgãos necessários para o tratamento do usuário de drogas e, diante do tema, várias proposituras foram apresentadas pelos gestores dos Municípios que fazem parte da Promotoria de Patos e, ficou agendado para no próximo dia 21, ser realizada uma reunião em cada um desses municípios, onde novas proposituras devem ser levantadas e postas para podermos executar”, disse o promotor.

A audiência contou com a presença das prefeitas Rosalba Mota (São José do Bonfim) e Dequinha Mineral (Areia de Baraúnas), do deputado estadual Antônio Mineral, o delegado da Polícia Civil Silvio Rabello, representes do 3º BPM, secretários de Saúde, Educação e Ação Social de vários municípios, entre os quais o secretário de Saúde de Patos, Anderson Sóstenes, e as secretárias de Educação, Adalmira Marques e Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, além de outras autoridades dos municípios de Passagem, Areia de Baraúnas  e São José do Bonfim, entre outros.

A presidente da Câmara Municipal de Patos, Nadir Rodrigues Guedes também participou do evento e, ao final, falou da importância do mesmo e comentou sobre as ações preventivas realizadas pela Campanha Patos Que Protege.

“Um encontro e um debate de grande importância, uma vez que propõe a criação de um programa de atenção aos usuários de droga e a família, e a participação do Ministério Público que vem contribuir para o fortalecimento da política pública de combate e prevenção as drogas também é muito importante, pois sabemos que este é um tema que exige uma ação emergencial. Agora, durante o período junino, a Câmara de Patos desenvolveu uma importante ação preventiva através da divulgação do material da Campanha Patos Que Protege, a partir da qual visitamos bares, barracas no Terreiro do Forró, distribuímos panfletos e cartazes falando das leis que protegem o menor em nossa cidade e também e principalmente, trabalhando a questão da Lei Seca para o Menor, que tem o intuito de inibir a venda de bebida alcoólica para menos nos estabelecimentos comerciais de nossa cidade, agindo assim, de forma a tentar prevenir que esse menor tenha acesso a essa droga e que chegue a muitas outras”, concluiu Nadir.


Ascom | Câmara Municipal de Patos

Bispo faz visita pastoral à rede hospitalar de Patos








O bispo da Diocese de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, acompanhado de vários padres, fez visita pastoral ao Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro, Hospital Infantil Noaldo Leite e na parte da tarde esteve também na Maternidade Peregrino Filho. Essa visita faz parte de ações evangelizadores que buscam levar votos fraternos de conforto, paz e esperança, não apenas aos enfermos, mas a todos os funcionários dessas instituições, para que possam desempenhar sempre com muito amor ao próximo, à profissão.

No Hospital Regional, Dom Eraldo foi recepcionado pela diretora Hígia Lucena, pelo gerente regional de saúde, José Leudo e funcionários, além da equipe da Pastoral da Saúde da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Belo Horizonte. Ele percorreu praticamente todos os setores hospitalares, conversou com pacientes e funcionários. Houve uma celebração, momento de orações e uma breve reunião com Hígia e Leudo, onde alguns assuntos ligados à melhoria da saúde pública foram colocados. “Não se trata de uma visita de fiscalização da saúde pública, mas um encontro fraterno, de conversas com o povo, de ouvir as pessoas e deixar nossa mensagem de otimismo, de desejos de muita paz e saúde para todos, partilhar a dor de quem está aqui, trazer a palavra de Jesus”, explicou o motivo de sua ida aos hospitais.

Essa visita pastoral acontecerá também aos presídios de Patos, ao Lixão, onde há famílias sobrevivendo em péssimas condições de trabalho, de vida. A peregrinação percorrerá todas as paróquias, se reunirá com autoridades políticas, com pastores evangélicos, em agosto próximo.

A diretora do HRP, Hígia Lucena, agradeceu a presença de Dom Eraldo e comitiva, da alegria que todos sentiam pela presença, mensagem que transmitiam e pediu que houvesse com mais frequência essa visita comunitária. Padre José Ronaldo lembrou que a saúde dos enfermos é sempre lembrada, seja nas visitas paroquiais, sejam nas celebrações em todas as igrejas, nas orações cotidianas. “Nós rezamos diariamente pelos enfermos, por todos vocês trabalhadores da saúde para que Deus os ilumine, dê-lhes força para continuar nessa missão de levar a cura, o conforto a quem precisa”, disse Pe. Ronaldo.

O gerente de saúde, José Leudo, agradeceu a visita dos representantes da Diocese de Patos e considerou importante esse momento. Falou dos desafios que o Hospital encara diariamente, das pancadas que o HRP recebe, muitas vezes injustamente e citou o caso da demanda quase zerada de cirurgias, hoje havia apenas quatro a ser feitas, quando já houve tempo em que 40 pessoas esperavam pelo procedimento. “Isso é algo que a imprensa não compartilha, essa conquista do povo. Fico triste quando alguém se refere ao Hospital como matadouro. Você pode ter o melhor plano de saúde, mas quando precisa com urgência de socorro médico, o primeiro lugar ao qual se dirige é o Hospital Regional”, reclamou.

Leudo afirmou que é muito importante a visita do Bispo e seus auxiliares para que, com seu olhar diferenciado possa dar sugestões, apontar falhas “para que o Estado possa melhorar cada vez mais os serviços oferecidos à população”.

Dom Eraldo, que ainda percorreu o Centro de Hemodiálise, conversou com pacientes e funcionários, falou das limitações que existem em cada profissão, em cada ambiente de trabalho para afirmar que não há como atender todas as necessidades de quem precisa dos serviços do Hospital, mas que se faz o possível.



Prefeitura de Patos entrega novos fardamentos a Zona Azul


A Prefeitura de Patos, através da Superintendência de Trânsito e Transportes – STTRANS realizou nesta quarta-feira, 02 de julho, a entrega do novo fardamento para cerca de 50 integrantes da Zona Azul, que aconteceu na sede da Superintendência.

De acordo com o superintendente Marcos Eduardo, a entrega dos novos fardamentos para os trabalhadores da Zona Azul é muito importante para a prestação de serviço.

“Nossa intenção é continuar nesse mesmo ritmo e cada vez mais melhorar o trânsito da nossa cidade e também as condições de trabalho dos nossos servidores. Desde já parabenizo a prefeita Francisca Motta pelo apoio que tem nos dados, e reforço meu compromisso em continuar trabalhando em benefício de um trânsito mais organizado e seguro”, destacou.

Jair Torres, funcionário da Zona Azul, externou a satisfação de ter recebido o novo fardamento. “É muito bom, a gente recebendo novo fardamento, com design diferente, a camisa manga longa, calça e boné, além do protetor solar que usamos diariamente”, disse.


Segurança e saúde no trabalho

Na ocasião, a Superintendência de Trânsito e Transportes – STTRANS em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Centro de Referência em Saúde no Trabalho – CEREST ofertou atendimentos e serviços de saúde a todos os profissionais que trabalham no trânsito da cidade de Patos.

Segundo a coordenadora regional do CEREST, Cláudia Miranda, esta parceria tem como objetivo orientar os trabalhadores. “É muito importante estarmos participando desta ação em parceria com a STTRANS, onde está sendo feito um trabalho de orientação como também de prevenção junto aos funcionários e a comunidade”, ressaltou.

MPF não envia notificações por e-mail


Se você recebeu um desses e-mails, não abra, não clique em links e apague o e-mail imediatamente

Só nas quatro primeiras horas da manhã de hoje, 2 de julho, a central de atendimento do Ministério Público Federal (MPF) em João Pessoa recebeu 14 ligações de pessoas informando que foram notificadas pelo órgão por meio de e-mail. O MPF alerta que não envia mensagens eletrônicas de nenhuma natureza.

Trata-se de e-mails maliciosos em que, ao clicar no link do tipo “clique aqui”, um programa invade o computador do usuário e pega todos os dados, como senhas de contas bancárias e de cartões de crédito. A Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Telecomunicações do MPF orienta que as pessoas não abram esses tipos de e-mails, não cliquem nos links e os apaguem imediatamente.

De acordo com o Centro de Estudo, Resposta e Tratamento de Incidentes no Brasil, as fraudes ocorrem por meio de mensagem não solicitada, supostamente enviada por comunicação de uma instituição conhecida, como um banco, empresa ou site popular, e que procura induzir o acesso a páginas fraudulentas (falsificadas), criadas para furtar dados pessoais e financeiros de usuários.

Essas mensagens são conhecidas pelo termo phishing scam. A palavra phishing (de “fishing”) vem de uma analogia criada pelos fraudadores, onde “iscas” (e-mails) são usadas para “pescar” senhas e dados financeiros de usuários da internet.
 
 

Tiago França/Iris Porto
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba

Polícia transfere para o PB1 suspeitos de participarem de estupros seguidos de morte em Goiana (PE)


A Polícia Civil da Paraíba transferiu, na tarde desta quarta-feira (1), para a unidade prisional de segurança máxima de João Pessoa, Penitenciária Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes (PB1) em Jacarapé, os dois homens suspeitos de envolvimento nos crimes de sequestro, estupro, homicídio e tentativa de homicídio, que tiveram como vítimas duas mulheres e um bebê de nove meses, no último dia 20 de junho. A ação de transferência aconteceu por meio de um trabalho integrado entre as Secretarias da Segurança e Defesa Social (Seds) e de Administração Penitenciária (Seap).

 O trabalho de investigação do caso foi coordenado pela 2ª Delegacia Seccional, que abrange a zona sul da Capital, e também pela Delegacia de Crimes contra o Patrimônio (Roubos e Furtos) de João Pessoa. Ivar Pedro da Silva, de 43 anos, e Leonardo José de Sousa, de 22 anos, foram presos entre o fim de semana e a manhã da terça-feira (30). Um deles, Ivar Pedro estava em um restaurante na cidade de Igarassu (PE) quando foi encontrado pelos policiais.  A dupla é suspeita de sequestrar as mulheres, de 42 e 31 anos, e o bebê no bairro dos Bancários, em João Pessoa, e levados para um canavial na cidade de Goiana, Pernambuco, onde aconteceram os estupros e a morte de uma das vítimas. A criança foi encontrada no local abandonada e com escoriações.

 De acordo com o delegado titular da Roubos e Furtos, Walter Brandão, os dois envolvidos confessaram a participação no crime. Eles prestaram depoimento na manhã desta quarta-feira (1) na Central de Polícia e foram confrontados. A moto e o capacete usados no assalto foram apreendidos e já foi confirmado que pertence a um dos suspeitos, Ivar Pedro da Silva.  “A logística da transferência dos dois suspeitos foi articulada de forma a resguardar a integridade física da dupla. Então, tivemos cuidado para qual Penitenciária eles seriam levados, em qual cela eles seriam acomodados, e ainda como seria essa transferência. Pensamos tudo de modo que a relocação para uma unidade prisional fosse feita de forma organizada”, finalizou a autoridade policial.

secom

Polícia prende sete suspeitos de assaltos a banco em João Pessoa

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do trabalho de investigadores da Delegacia de Crimes contra o Patrimônio (Roubos e Furtos) de João Pessoa, prendeu, na manhã desta segunda-feira (6), sete pessoas suspeitas de integrar um grupo criminoso responsável por assaltos a instituições bancárias na Capital. O bando planejava roubar a agência da Caixa Econômica do bairro do Geisel, quando foi pego pela Polícia.

Foram presos Diego Luna de Barros, 19 anos; José Bezerra dos Santos Neto, 23 anos; José Alexandre Xavier, 24 anos; Dorivaldo Miguel de Lima, 35 anos; Bruno Henrique da Silva Ribeiro, 27 anos; Eduardo Ramos Pereira da Silva, 19 anos; Gilvan do Nascimento Santos, 20 anos. Uma mulher também foi conduzida para Delegacia, mas depois de ser ouvida foi liberada. Os suspeitos foram apresentados durante uma coletiva de imprensa que aconteceu na Central de Polícia na Capital.

Com os sete conduzidos foram apreendidas cinco armas de fogo, sendo duas espingardas de calibre 12, uma metralhadora 9mm, um revólver 38 e uma pistola 380, além de cocaína e maconha e uma balança de precisão. Os três veículos que seriam utilizados pelo grupo para o assalto frustrado pela Polícia também foi apreendido, juntamente com uma moto, e outros dois carros.

“Estávamos monitorando esse grupo desde fevereiro. Durante as investigações descobrimos que os suspeitos tinham alugado uma casa no Conjunto Colibris no Valentina Figueiredo e desconfiamos que o local fosse um ponto para guardar as armas e para divisão do dinheiro. Montamos a campana na residência e seguimos os passos do grupo, que passou a noite na casa de José Bezerra aguardando a ligação de uma mulher que ia avisar quando o carro forte estava saindo do Banco”, disse o delegado titular do Patrimônio, Walter Brandão.

Depois de roubar os malotes, os suspeitos iam fugir em um veículo roubado que estava estacionado próximo à agência bancária e três ruas depois eles pretendiam trocar de carro, deixar as armas e o dinheiro com uma mulher que ia seguir até a casa alugada no Conjunto Colibris. Lá eles iam dividir o dinheiro e fugir. Para dificultar a ação da polícia, cada um dos suspeitos seguiria em carros separados. Como o plano foi descoberto, eles foram presos.

Os presos confessaram o crime.”Durante os depoimentos eles contaram toda logística da ação,informando as atribuições de cada um, como os responsáveis pelo assalto, os que iam fazer o transporte e os encarregados de fazerem os vigilantes de reféns e roubar as armas destes seguranças. O crime seria realizado durante o expediente bancário, entre as 9h e 12h. Esta quadrilha não está envolvida apenas com assaltos, mas também com o tráfico de entorpecentes”, explicou a delegada Emília Ferraz, responsável pelas investigações. 

Dos presos, apenas José Alexandre Xavier já respondeu processo por assalto e tráfico de drogas. Ele também é suspeito de ter participado do assalto a uma agência bancária localizada na Avenida Canal, em Campina Grande. A arma, uma submetralhadora que foi encontrada com ele, teria sido a mesma usada nesta ação criminosa registrada em Campina Grande há cerca de um mês. Todos os suspeitos foram indiciados por associação criminosa para o tráfico, porte de arma de uso restrito, roubo tentado duplamente majorado. O grupo foi encaminhado para o Presídio do Roger.

“Estes criminosos ainda estão sendo investigados por outros crimes semelhantes a este que eles tentaram cometer hoje. Mesmo sabendo que as investigações cabem a Polícia Federal porque a instituição bancária trata-se da caixa Econômica Federal, nós assim mesmo agimos tendo em vista que os criminosos da Polícia Federal muitas vezes são os mesmo procurados pela nossa instituição. A Polícia Civil não encerra as investigações com estas prisões, porque este grupo pode ter ligação com outros”, concluiu o superintendente da Região Metropolitana da Polícia Civil, delegado Marcos Paulo.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Trabalho de recolhimento de animais soltos em Patos será intensificado


Os trabalhos de recolhimento de animais bovinos, caprinos, equinos e suínos que são encontrados soltos nos bairros de Patos serão intensificados pela Secretaria Municipal de Agricultura.  O objetivo da ação será de garantir a segurança das pessoas e animais, evitando casos de acidentes.

Segundo o Secretário de Agricultura, Sebastião dos Santos, a fiscalização será iniciada pelos bairros Bivar Olinto, Geralda Medeiros, Santa Clara, Vila Teimosa e Matadouro, uma vez que o registro de animais soltos nessas áreas acontece com maior frequência. “Esse trabalho é feito freqüentemente pela nossa equipe e sempre que necessário intensificamos a fiscalização, no sentido de evitar situações de riscos à população”, disse.

Após identificar os animais que são encontrados soltos, as equipes da Secretaria Municipal de Agricultura realiza os procedimentos de recolhimento e transporte até o parque de exposição, local onde os animais recebem alimentação e permanecem até a identificação do proprietário para sua retirada. 

A retirada do animal pelo proprietário só é permitida após pagamento de multa e assinatura de um termo assegurando que a situação não se repita. “Além do pagamento da multa, existe o risco do proprietário responder a processo a partir da segunda notificação, isso porque o Ministério Público exige o comprometimento do dono em relação aos cuidados com o animal”, explicou Sebastião dos Santos.  

Para casos de denúncias de animais soltos a população deve entrar em contato pelo telefone (83) 3423- 3612 e informar as equipes da Secretaria Municipal de Agricultura sobre a situação.

Câmara suspende recesso parlamentar e inicia trabalho voltado a nomeação de ruas e bairros de Patos


Em consonância com todos os parlamentares, a Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, por meio de sua presidente, a vereadora Nadir Rodrigues Guedes, suspendeu o recesso parlamentar e iniciou na manhã desta quarta-feira, 1º de julho, as ações voltadas para o trabalho de nomeação das ruas e bairros de Patos.

O trabalho foi aberto com a realização de uma reunião que contou com a presença de vereadores, servidores da Casa e representantes dos Correios e do IBGE.

Participaram do encontro a presidente Nadir Rodrigues Guedes e os vereadores Diogo Medeiros, Isis Medeiros, Lucinha Peixoto, Claudia Leitão, Jardelson Pereira, Sales Junior e Ivanes Lacerda; representando os Correios participaram o gerente do setor de Distribuição da agência dos Correios de Patos, Edfábio Nóbrega, a analista Célia Rejane Porto de Oliveira e o técnico Fábio Rogério Nascimento Silva; e representando o IBGE compareceu o chefe do órgão no município de Patos, Lamartine Candeia, o analista territorial Fernando Câmara e o técnico territorial da Paraíba, Marcos Caetano.

A presidente Nadir Rodrigues Guedes disse que a Câmara de Patos está honrando o compromisso assumido junto à população e ressaltou a importância da realização deste trabalho.

“Conforme havíamos assumido o compromisso junto à população, estamos abrindo mão do recesso parlamentar e já hoje, dia 1° de julho, iniciamos o trabalho que busca solucionar o problema das ruas sem nome em nosso município. Tanto os servidores, quanto os vereadores voltaram as suas atividades na Casa nesta quarta-feira, quando já iniciamos com uma importante reunião, na qual contamos a presença de representantes do IBGE local e estadual, e também dos Correios, com os quais realizamos uma importante discussão e definimos que iremos desenvolver este trabalho em cinco etapas, sendo a primeira uma ação da própria Câmara de Patos, que irá confrontar as informações repassadas pelos dois órgãos com as informações que temos; e já no dia 13, nos reuniremos novamente para apresentarmos o resultado desta ação e também para ouvirmos a Prefeitura de Patos, que neste momento, por alguma razão maior, não enviou o seu representante para o encontro”, complementou a presidente.

Já a vereadora Cláudia Leitão fez uma avaliação do encontro e destacou que além desta ação que confrontará as informações, os parlamentares também se debruçarão sobre a Lei Orgânica do Município a fim de ver e rever as leis que falam sobre a criação e delimitação de novos bairros em Patos.

“A avaliação que faço deste encontro é bastante positiva. Esta Casa está de parabéns por comprometer-se com o trabalho de correção das leis aprovadas em legislações passadas e por querer dar cabo desta competência ainda nesta legislatura. Precisamos também, além de nomear novas ruas, ou adequar os projetos já existentes, elaborar leis criando os Bairros de nossa cidade, que até agora eles não existem, então, o trabalho que será feito com a ajuda de parceiros como os Correios e o IBGE é de grande importância, assim como, iremos nos debruçar sobre a Lei Orgânica do Município e sobre todas as leis afetas a este tema, e vamos estudar quais são os critérios para que se possa criar um novo bairro e, se preciso for, também poderemos fazer alterações na lei para que possamos atender a todas as questões”, concluiu a parlamentar.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Governo executa projeto e renova autoestima dos pais e alunos das escolas da rede estadual de ensino

Maria das Graças, ladeada por educadoras socioemocionais

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) está proporcionando a milhares de famílias a participação ativa em um importante processo de sensibilização que está acontecendo em todas as Gerências Regionais de Educação (GRE), envolvendo a educação socioemocional dos pais ou responsáveis pelos alunos.

Por meio do projeto “Liga Pela Paz” para famílias, que visa à construção da paz em toda a comunidade escolar, os educadores socioemocionais utilizam conteúdos pedagógicos sobre o diálogo, a autoestima, o perdão, a solidariedade, a compreensão, de modo que os temas saiam dos bancos escolares e cheguem às casas dos alunos.

A metodologia Liga Pela Paz é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário. Na Paraíba estão sendo realizados, em todo o Estado, encontros de Educação Emocional e Social para Família e Comunidade. Ao todo estão envolvidas 622 escolas da rede estadual de ensino de 187 municípios paraibanos das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), beneficiando, aproximadamente, 180 mil famílias de alunos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual de ensino.


Os pais que frequentam os encontros têm sido unânimes ao afirmar que mudaram a forma de pensar e se relacionar com o próximo, especialmente com os filhos, como conta Jucineide Santana, mãe de três crianças, que participou dos oito encontros “Emoções na Família”, na Escola Estadual Manoel Alves Campos, da 5ª GRE, localizada na cidade do Congo. “Quero agradecer pelos encontros maravilhosos que me fizeram tão bem! Antes eu era uma pessoa triste, pensava coisas pouco construtivas, mas agora sei que sou importante como todas as outras pessoas. Agradeço as palavras e os ensinamentos que mudaram a vida e a dos meus filhos”, enfatizou.

A gestora da Escola Manoel Alves Campos, Ana Rita Jordão da Silva, falou do desafio encarado por ela como facilitadora dos encontros com as famílias. “Recebi a formação da Inteligência Relacional, ampliei meus conhecimentos como mãe e profissional e como educadora passei a valorizar mais as emoções das crianças e dos jovens. Sei o quanto este trabalho foi positivo pelos depoimentos das famílias nos grupos do diálogo e pelas vivências”, destacou Ana Rita.

Exercício do Elogio - Um dos momentos que favorecem a elevação da autoestima é o “exercício do elogio”, no qual o participante se coloca no centro da sala enquanto os demais vão falando suas qualidades, sem julgamento algum, apenas declarações positivas. A reação de quem está no centro geralmente é de forte emoção, algumas vezes de riso, mas também muitos chegam às lágrimas. A ideia central é inverter o processo cultural “derrotista” e injetar otimismo no participante. As escolas da rede estadual inovam ao perceber que esse pequeno ato gera uma corrente de gentileza e positividade.

Aproveitando o ensejo junino, a maior festa cultural do nordeste brasileiro, a Escola Estadual Raimundo Epaminondas de Sousa, do município de Pedra Branca, realizou o 8º encontro “Emoções na Família”, conduzido pelas educadoras socioemocionais Verônica Maria de Sousa, Ana Valdete e Maiara Teotônio Rufino. O trabalho contou também com a participação do representante do Conselho Tutelar e Agente Comunitário de Saúde, que são naturalmente propagadores de informações que levam à prevenção da violência.

Foi realizada uma acolhida com direito a apresentações de quadrilha junina, por crianças assistidas pelo Programa Primeiros Saberes (PSI), e casamento matuto realizado por alunos do 6º ao 9º anos, que ajudaram a envolver os pais em questões de extrema importância no convívio com os filhos, a exemplo da escuta afetiva, do diálogo e do perdão.

Maria das Graças da Silva, avó, responsável direta pela educação de seis netos, todos matriculados na rede estadual de ensino, já “se convidou” para participar de novos encontros que a escola venha a organizar. Ela disse que sentiu muita felicidade ao participar dos encontros. “Todos aqui me respeitaram. Senti o amor, o carinho delas por mim. Isso foi muito bom”, enfatizou.

Secom

Arquivo do blog