Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 20 de outubro de 2012

Outubro Rosa em duas rodas










A campanha de prevenção ao câncer de mama ganhou mais uma vez as ruas de Patos, neste sábado 20, com um passeio ciclístico pelo Centro da cidade. Divulgar a importância da prevenção a esse tipo de câncer, que registra só este ano cerca de 12,7 mil  vítimas fatais no Brasil, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, tem sido o objetivo da campanha em Patos, que teve adesão de diversas entidades, como os órgãos governamentais do Estado, município, escolas, igrejas, clubes de serviços, rede hospitalar e clínicas particulares. 

A cidade de Patos ganhou destaque com esse trabalho de valorização à saúde da mulher. A6ª Gerência Regional de Saúde e a Agevisa percorreram diversas entidades convidando-as a se engajarem no Outubro Rosa. 

A distribuição de material de campanha do amplamente distribuído nas ruas e escolas, com os alunos se encarregando de levar a informação para suas mães, uma multiplicação de conhecimentos que se torna importante arma contra o câncer de mama. Ontem (sexta-feira 19) uma grande passeata marcou a programação, sendo oferecidos serviços de saúde à mulher, distribuição de panfletos informativos para conscientizá-las sobre a importância da prevencão.

Os meios de comunicação de Patos estão sendo outro importante parceiro, levando ao ar entrevistas com profissionais de saúde, a programação das atividades que estão ocorrendo na cidade. No passeio ciclístico desta manhã houve premiações às bicicletas com melhor ornamentação. Outro dado alarmante do INCA com relação ao câncer de mama para este ano é a incidência de 52 mil novos casos da doença.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Na Paraíba já foi apreendida este ano mais de meia tonelada de drogas

A Secretaria da Segurança e Defesa Social da Paraíba divulgou um balanço nesta sexta-feira (19) em que mostra que as polícias do Estado apreenderam, de janeiro a setembro deste ano, 503 quilos de drogas, entre maconha, crack e cocaína. O número é 60% maior ao contabilizado no mesmo período do ano passado, em que foram apreendidos 312,9 quilos de entorpecentes.

Este ano, o destaque foi a apreensão de maconha que quase dobrou em relação ao mesmo período de 2011. Foram apreendidos 404,9 kg da droga nos três trimestres, enquanto em 2011,a polícia apreendeu 204,3kg. Além disso, foi registrada a apreensão cinco vezes maior de cocaína, que saltou de 979 gramas em 2011 para 5,8 kg em 2012. Também foram apreendidos de janeiro a setembro 92,3kg de crack.

Apenas durante a Operação Liberdade, iniciada no dia 31 de agosto, mais de 100 kg de maconha foram retirados de circulação e 25 pessoas presas por tráfico de drogas, entre elas, Esteves Williams da Silva, 49, conhecido como ‘Mago Lila’. De acordo com a delegada Maria da Solidade Sousa, que comandou os 180 policiais que participaram da operação, a Liberdade foi uma resposta da Polícia Judiciária à sociedade. “A partir do momento em que apreendemos drogas e tiramos traficantes de circulação também reduzimos os índices de outros crimes relacionados como os roubos e homicídios”, analisa.

Outra grande quantidade de maconha foi apreendida durante a Operação Eclipse, desencadeada também em agosto deste ano nos municípios de Pilar, São Miguel de Taipú e João Pessoa. Dez pessoas foram presas, algumas delas também acusadas de homicídios relacionados ao comércio de entorpecente. A ação foi planejada a partir de denúncias recebidas pela Delegacia de Pilar nas quais se informavam que a cidade seria rota de distribuição de drogas e armas no Estado. “Conseguimos tirar de circulação Sócrates de Sousa Neto, o ‘Sol’, acusado de tráfico de maconha, cocaína e crack na região”, comenta o delegado municipal, Rodrigo Pinheiro.

O titular da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, lembrou que o trabalho integrado das Polícias da Paraíba já tem como saldos positivos a diminuição de 7,1% do número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte – e o aumento da apreensão de armas e drogas. “Essa é uma gestão focada em resultados, que criou um setor específico para fazer a aferição de números - o Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) – e que semanalmente monitora e traça estratégias de combate à criminalidade, investindo em uma repressão cada vez mais qualificada”, destaca o secretário.

Secom-PB

Apenas uma chapa se inscreve para eleição do SINFEMP


Apenas uma chapa se inscreveu para concorrer às eleições do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, que será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro de 2012, em Patos e nos demais municípios da base territorial.

O Edital de Convocação foi publicado no Jornal Correio da Paraíba e distribuído nos locais de trabalho, divulgado na imprensa, dando prazo para que fosse feito o registro de chapas por parte dos associados à entidade sindical.

A Chapa inscrita foi “Prá Avançar na Luta,” encabeçada por Carminha Soares, que concorrerá às eleições em dezembro de 2012.

A presidente da Comissão Eleitoral, Elizabete Barreto, declarou que todo o processo transcorreu dentro da normalidade e que a Comissão irá se preparar para que nos dias 10 e 11 de dezembro os sindicalizados possam votar nos 21 municípios da base territorial.

O SINFEMP é o segundo maior sindicato de servidor público municipal na Paraíba, sendo filiado a FETRAM- Federação dos Trabalhadores Públicos Municipais da Paraíba e a CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.


SINFEMP

Café com Literatura no Colégio e Curso EVO

 
 
 
O projeto de leitura Café com Literatura, realizado com alunos dos oitavos anos do Colégio e Curso Evolução, teve seu ponto alto na manhã da última quarta-feira (10/10/12).

Como meio de realização, a professora  de Língua Portuguesa, Lúcia Costa, organizou um sarau narrativo,  no qual os alunos liam os pequenos contos do Livro Contos de outrora Para Jovens de Agora(Rosane Pamplona), em meio a um cenário aconchegante com livros de literatura infanto-juvenil, almofadas  e tapetes espalhados por todos os lados. Ainda como recurso, a música de Beethoven e Tchaikovsky  embalaram as leituras prévias dos alunos.

Dessa maneira, vendo a Literatura como porta para a compreensão do mundo, professora e alunos que se dedicaram em realizar atividade de leitura e compreensão demonstram o quanto  vale a pena entregarem-se de alma aos caminhos da leitura e do prazer gratuito desta modalidade.

Erly Filho

Maternidade amplia coleta de leite e faz campanha por doação de recipientes




 
 
A Maternidade Dr. Peregrino Filho de Patos, que detém o título “Amigo da Criança”, vem ampliando a coleta de leite em seu lactário, consequência dos investimentos realizados pelo Governo do Estado, a exemplo da abertura das UTIs Materna e Neonatal, Sala de Porcionamento, ampliação de leitos, que fazem dessa maternidade uma das mais importantes em alta complexidade do Nordeste.

Com o aumento da oferta de leite materno há a necessidade de armazená-lo. Por isso a iniciativa da equipe do lactário, formada por seis técnicas de enfermagem, duas enfermeiras e uma nutricionista, de lançar uma campanha através da qual a população pode doar vasilhames de vidro, a exemplo de depósitos de maionese e café solúvel, contribui para evitar o desperdício por parte das mulheres que têm o superalimento para o bebê em excesso, e trabalhar a importância também da amamentação.

Os vasilhames podem ser entregues no Banco de Leite Drª Vilani Kherle, na Maternidade, localizada na Rua Elias Asfora. “A gente tenta com essa ação aproximar mais a população da Maternidade e desse serviço tão importante para os recém-nascidos e para suas mães”, disse Silvania Rodrigues, nutricionista intensivista neonatal.

Além do gesto de carinho e amor essa captação do leite promove o aleitamento materno exclusivo, estimula as mães a manter a lactação no período em que os seus recém-nascidos estiverem impossibilitados de sugar ao seio; aumenta a captação de doadoras de leite materno e consequentemente o volume de leite disponível para o Banco de Leite.

Inaugurado em 1º de agosto deste ano pelo Governo do Estado, o lactário da Maternidade, que é sala de ordenha também, visa otimizar a captação e distribuição de leite humano para garantir nutrição adequada e segura para o recém-nascido internado na unidade hospitalar.

Como Hospital Amigo da Criança, a Maternidade Dr. Peregrino Filho trabalha intensamente na proteção contra doenças, desenvolvimento e fortalecimento do vínculo mãe-filho. O incentivo ao aleitamento tem sido fundamental nesse sentido.

Muitas vezes os bebês que estão internados e não podem ser amamentadas ao seio da mãe por prematuridade, doença e outras dificuldades relacionadas à amamentação, recebe os benefícios do leite materno da própria mãe ou de doadoras por meio de sonda ou por via oral.

Como funciona

Então é ai que entram os profissionais do lactário. Para a realização desse trabalho, inicialmente é realizada uma triagem dessas puérperas (mulher que pariu recentemente), seguindo critérios de inclusão: mãe de recém-nascidos que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), na canguru e  puérperas  saudáveis que têm boa produção de leite e desejam ser doadoras.

Após a triagem as mães são encaminhadas para sala de ordenha onde são orientadas sobre a importância da amamentação, doação de leite e como faz a ordenha manual. Em seguida o leite cru ordenhado é armazenado no lactário (Sala de Porcionamento). Já o leite ordenhado para doação é encaminhando ao BLH (Banco de Leite Humano) para posterior pasteurização.

O leite pasteurizado retorna ao lactário para distribuição aos recém-nascidos. Ambos os leites, cru e pasteurizado são distribuídos conforme a prescrição médica ou nutricional, sendo que o leite cru distribuído de forma exclusiva (da mãe para o seu próprio filho). A distribuição do leite humano pasteurizado segue os critérios de prioridades estabelecidos pela ANVISA, levando em consideração as necessidades de quem irá consumi-lo (recém-nascidos).

Arquivo do blog