Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 7 de novembro de 2009

Vasco vence e volta à Série A do Brasileirão



O Vascão voltou...o Vascão voltou... o Vascão voltou... o grito da torcida veio em uma mistura de alívio e desabafo neste sábado, no Maracanã. Em uma grande festa, mais de 80 mil cruzmaltinos comemoraram o retorno para a elite do futebol brasileiro em 2010 com quatro rodadas de antecipação com a vitória por 2 a 1 sobre o Juventude. Após a partida, os jogadores vibraram bastante no gramado e mostraram para a torcida duas faixas: "O sentimento nos trouxe de volta" e "Obrigado pelo amor infinito". No fim, houve até volta olímpica com o capitão Carlos Alberto carregando um enorme número 1 simbolizando a volta para a Primeira Divisão. (assista aos melhores lances e aos comentários de Luiz Carlos Júnior e Alex Escobar sobre a partida)


Após o apito final, a emoção tomou conta de todos. O diretor de futebol Rodrigo Caetano, que veio do Grêmio no início do ano, começou a chorar. Os jogadores se abraçavam. Ramon dava socos no ar, Carlos Alberto corria de um lado para o outro. O zagueiro Fernando também não segurava as lágrimas. Vários jogadores deixaram o campo e correram para o vestiário para buscar o presidente Roberto Dinamite, que também participou da festa.

- Os jogadores estão de parabéns. Eles que fizeram esse momento ser possível - disse o presidente vascaíno.

Com 70 pontos ganhos, o time carioca não pode ser mais alcançado pelo Figueirense, que está em quinto colocado, nas quatro rodadas finais. Com isso, o Vasco sacramenta o retorno à Série A na 34ª rodada, duas depois do Corinthians no ano passado.

Na próxima terça-feira, o Vasco enfrenta o Campinense, às 21h, em Campina Grande, e pode assegurar o título. Com isso, seria o nono clube do futebol brasileiro a ostentar títulos das Séries A e B. O Guarani, o Atlético-PR, o Palmeiras, o Grêmio, o Atlético-MG, o Coritiba e o Corinthians são os outros. O Juventude segue com 40 pontos e está perto da zona de rebaixamento. Na próxima terça-feira, o time gaúcho encara a Portuguesa, em casa.

globoesporte

Aeronave tem problemas com freio e pede ajuda ao Corpo de Bombeiros de Patos



Uma aeronave, cujo prefixo não foi identificado pelo Corpo de Bombeiros de Patos, sobrevoava os céus da Paraíba com destino à Cajazeiras, onde pousaria. No trajeto o piloto percebeu que o pequeno avião, que transportava cinco pessoas, apresentava problemas nos freios. De imediato o piloto entrou em contato via rádio com a base do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres de Patos, informaram o plano de voo e os problemas que tinham naquele momento.

O pouso em Cajazeiras foi abortado devido a pequena extensão da pista. Os policias de plantão entraram em contato com o Corpo de Bombeiros, que enviou três viaturas, inclusive um caminhão, para caso necessitasse de socorro. Às 18h a aeronave conseguiu pousar em Patos sem maiores problemas e seus ocupantes permanecem na cidade e devem providencias os consertos mecânicos do avião.

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


Inácio Andrade Torres – 07/11/09



A AULA DE GURDEJEFF


Na quinta feira, falamos sobre a tese de Gurdejeff, grande pensador russo, autor de “Encontro com homens notáveis”; hoje, apresentamos o poema abaixo, que ele costumava recitar em suas aulas. Dizia ele: "Uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para nós em cada momento e daquilo que, realmente vale como principal". Leia o poema a seguir e discuta com familiares e amigos.Valerá apena!


A fé consciente é liberdade.
A fé instintiva é escravidão.
A fé mecânica é loucura.
A esperança consciente é força.
A esperança emocional é covardia.
A esperança mecânica é doença.
O amor consciente desperta o amor
O amor emocional desperta o inesperado.
O amor mecânico desperta o ódio.

Bom final de semana. Fiquemos com Deus!


Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

Adeus, Tia Fátima!








Patos viveu uma sexta-feira (06) de intensa tristeza, com o falecimento de Maria de Fátima Nóbrega Soares (52 anos), Tia Fátima, uma das fundadoras da Escola Gente Inocente, como também funcionária efetiva da Prefeitura de Patos. Durante todo o dia sua casa, localizada na Horácio Nóbrega, ao lado do Centro de Treinamento Maria Martins Maniçoba esteve repleta de familiares, amigos, admiradores de seu sorriso franco e generoso.


Anteontem ela foi vítima de acidente envolvendo motos, do qual saíram feridos também seu irmão Luciano e o ocupante do outro veículo, Edilson de Morais Ribeiro. O acidente aconteceu por volta das 23h da última quinta-feira, quase em frente à residência da professora, que com o impacto foi arremessada no asfalto. Seu capacete se desprendeu da cabeça e ela teve traumatismo craniano. Chegou a ser transferida para Campina Grande, mas não resistiu e faleceu no trajeto, ainda em Santa Luzia.

Como tantas e tantas outras pessoas, aprendi muito com Tia Fátima, nos poucos momentos que nos encontrávamos, muitas vezes para falar do comportamento de meu filho, seu aluno, a ver a vida de outro ângulo. Seu sorriso era sua marca mais forte. Transmitia com leveza toda a paz que tanto precisamos para encararmos esse momento de crise existencial da sociedade, cercada de tanta violência, neuras, angústias.


A expressão incrédula de sua trágica morte, as lágrimas que escorriam da face de quem compareceu ao velório, ao seu enterro, foi uma demonstração, uma expressão coletiva de carinho com Tia Fátima. Mesmo com todos os mistérios que circundam a existência, temos no íntimo a certeza que seu sorriso, sua preocupação generosa continua em nossa direção, agora na dimensão espiritual.


Nossa família só tem que agradecer as músicas lúdicas, pedagógicas e religiosas que nosso garotão aprendeu com Tia Fátima. As boas maneiras, o respeito com o próximo, o sacerdócio de mestre e amiga cumpridos à risca.
"Papai do céu quer bem a toda criancinha, que obedece aos pais e à professorinha"

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Salomãos acusado de liderar quadrilha de fraudadores em Sousa



O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-prefeito de Sousa (PB) Salomão Benevides Gadelha e mais 15 pessoas, entre servidores e particulares ligados por laços familiares ou de amizade com o ex-gestor.

Os denunciados se apropriaram e aplicaram irregularmente recursos federais repassados ao município, através de convênios ou contratos de repasse firmados com o Ministério da Saúde.


Operação Carta Marcada

Na denúncia, o MPF relata, em detalhes, o papel de cada um dos envolvidos. Os fatos criminosos estão relacionados à Operação Carta Marcada, que desmontou esquema de fraude em licitações públicas ocorridas mediante a constituição de empresas 'fantasmas', com objetivo de dar aspecto de legalidade às licitações realizadas por vários municípios paraibanos, entre eles o município de Sousa (PB).
De acordo com o MPF, para desviar recursos públicos e burlar processos licitatórios, havia um forte esquema montado dentro da prefeitura municipal, inclusive na Secretaria de Saúde de Sousa (PB).
Na denúncia, afirma-se que “na quadrilha liderada por Salomão Gadelha havia uma clara divisão de tarefas, onde todos os acusados dolosamente concorreram para a consumação dos crimes de apropriação e desvio de recursos públicos, falsidade ideológica e fraude a processos licitatórios”.
Denunciados
Os denunciados são: Salomão Benevides Gadelha, Andréa Queiroga Gadelha, Andréa Pires Gadelha Martins, José Braga Rocha Neto, Márcia Queiroga Gadelha, Edjaneide Pereira da Silva, Ismênia Gadelha Pinto, Maria dos Remédios Oliveira Estrela, Zeneide Braga Ponce, Esmael Gadelha Santana, Dalton César Pereira de Oliveira, Bertrand Pires Gadelha, Heleno Batista Morais, Hermano da Nóbrega Lima, Deczon Farias da Cunha e Djalma Leite Ferreira Filho.
O MPF pede a condenação dos envolvidos nas penas do artigo 1°, inciso I, do Decreto-Lei n.° 201/67 (que dispõe sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores); artigo 90 (fraude ao caráter competitivo da licitação) da Lei 8.666/93 (Lei Geral das Licitações e Contratos) e os artigos 288 (quadrilha ou bando) e 299 (falsidade ideológica), juntamente com o artigo 69 (concurso material) todos do Código Penal.
A denúncia do MPF está apoiada em provas colhidas na fase pré-processual, no Relatório de Auditória do Ministério da Saúde nº 3491 e em relatório de fiscalização do Tribunal de Contas da União (TCU).

Organização criminosa

A Operação Carta Marcada esclareceu que existia uma organização criminosa constituída em João Pessoa, capitaneada por Deczon Farias da Cunha, contando com subordinados e responsáveis pela montagem das 'empresas papel' e participação nos processos licitatórios, dentre eles, Heleno Batista, responsável pelo fornecimento de algumas razões sociais para as licitações realizadas pela prefeitura de Sousa (PB).
Os envolvidos montavam procedimentos licitatórios com a participação direta de particulares como Heleno Batista, Deczon Farias da Cunha, Djalma Leite Ferreira Filho e Bertrand Pires Gadelha, adjudicavam o objeto licitado a empresas pertencentes ao grupo criminoso, emitiam cheques em benefício da mencionada empresa, o qual era sacado e, posteriormente, repartido entre os membros da organização criminosa.



Empenhos feitos depois dos saques

“Somente depois de emitidos e sacados os cheques eram realizados os empenhos com data retroativa. E, para a execução de obras que seriam inspecionadas pelo Ministério da Saúde, em razão de convênios firmados com a União, o chefe da associação criminosa Salomão Gadelha delegava verbalmente, ao seu cunhado Bertrand Gadelha, a função de contratar pedreiros e pintores para a execução, efetuando o pagamento com recursos do próprio município”, afirma o MPF na denúncia.

Valores desviados

Há cinco anos, a prefeitura de Sousa (PB) firmou o Convênio n°128/2004, com o Ministério da Saúde, através do Fundo Nacional de Saúde, tendo como objetivo a construção de dois postos de saúde, nos bairros Estação e Guanabara, para o qual seriam destinados recursos federais no montante de R$ 320 mil e a contrapartida do município, no valor de R$ 16 mil.

De acordo com a denúncia, entre julho e novembro de 2004, Salomão Benevides Gadelha, Aline Pires Gadelha, Andréa Pires Gadelha Martins, Márcia Queiroga Gadelha, Edjaneide Pereira da Silva, Ismênia Gadelha Pinto, Zeneide Braga Ponce, Andréa Queiroga Gadelha, José Braga Rocha Neto, Dalton César Pereira de Oliveira, Bertrand Pires Gadelha, Heleno Batista Moraes e Djalma Leite Ferreira Filho desviaram, em proveito próprio, o valor de R$ 294.999,49.


O montante desviado foi conseguido da seguinte forma: R$ 240 mil, que haviam sido depositados em conta corrente da prefeitura em razão do Convênio nº 128/2004; e a quantia de R$ 54.999,49, oriunda de transferências irregulares de recursos repassados pelo Ministério da Saúde, para contas correntes exclusivas ao Programa de Atenção Básica (PAB), Procedimentos de Média e Alta Complexidade (MAC) e Ações Estratégicas.

Mais desvios

De 06 de dezembro de 2004 a 02 de maio de 2005, os denunciados Salomão Benevides Gadelha, Márcia Queiroga Gadelha, Edjaneide Pereira da Silva, Zeneide Braga Ponce, Ismênia Gadelha Pinto, Heleno Batista de Morais e Djalma Leite Ferreira Filho desviaram a importância de R$ 184.266,50, oriunda de repasses financeiros do Ministério da Saúde destinados à Média e Alta Complexidade (MAC) e Piso de Atenção Básica (PAB).
Entre 10 de novembro de 2004 e 07 de janeiro de 2005, os denunciados Salomão Benevides Gadelha, Andréa Queiroga Gadelha, José Braga Rocha Neto, Márcia Queiroga Gadelha, Edjaneide Pereira da Silva, Zeneide Braga Ponce, Ismênia Gadelha Pinto, Bertrand Pires Gadelha, Heleno Batista Morais, Djalma Leite Ferreira Filho, Deczon Farais da Cunha e Hermano Nóbrega Lima tornaram a desviar recursos destinados a Média e Alta Complexidade (MAC) e Piso de Atenção Básica (PAB), no valor de 137.484,00.

Fraudes em licitações
Já os denunciados Maria dos Remédios Oliveira Estrela, Esmael Gadelha de Santana e Francisco Roberto Fernandes Pinto participaram diretamente das atividades criminosas desenvolvidas pelos demais integrantes da quadrilha, na medida em que, na qualidade de membros da comissão de licitação, fraudaram diversos processos licitatórios, entre eles a Carta Convite nº 046/2003, cujo objeto era selecionar a proposta mais vantajosa para a administração pública, visando construir um posto médico no bairro Várzea da Cruz.
 
Secom

Assaltos rendem R$ 120 mil para bandidos e PM diz que não há onda de violência em Patos



A onda de violência em toda a Paraíba, acentuada com a greve da Polícia Civil, para a qual não há nenhum sinal de suspensão, vem causando transtornos à sociedade, que vem assistindo uma série de crimes sem que os culpados sejam punidos.
Na madrugada ontem (04) uma quadrilha composta de quatro homens, usando um Fiat Strada, entrou no Mercadinho Boa Esperança, de propriedade de Evando Fernandes da Nóbrega, 32 anos e roubou do “Caixa Aqui” (serviço eletrônico da caixa), a importância de R$ 20.130,00. O referido mercadinho está localizado no Centro da cidade de cidade de Junco do Seridó-PB. Além deste valor o bando aproveitou e levou também R$ 800,00, certa quantia em cheques, cigarros, refrigerantes e chocolates do mercadinho, para fazer a festa maias adiante.



R$ 100 mil em São Bento



Já no Município de São Bento-PB, anteontem, homens não identificados roubaram aproximadamente R$ 100.000,00 (cem mil reais) do caixa eletrônico da agência bancária de São Bento. O furto só foi percebido no dia de ontem (quarta-feira, dia 4), quando o gerente da agência foi reabastecer os caixas eletrônicos. Segundo informações, os assaltantes bloquearam o sistema de alarme e câmeras da agência antes de efetuarem o furto. Neste também ninguém foi preso.

Na cidade de Patos praticamente todo dia acontece assassinato. O engraçado de tudo isso é que o comando da PM diz que não existe onde da violência e sim apenas acerto de contas nesses assassinatos. Então quer dizer sendo traficante que esteja morrendo isso não se configura um ato de violência. Mesmo caminhando dentro dessas argumentações do comandante Cel. Carlos do III BPM, geralmente as pessoas estão sendo assassinadas a tiros de revólveres e pistolas. O que dizer de balas perdidas, já que nem todas as vítimas são eliminadas no meio do mato e sim em plena via pública, onde qualquer pessoa pode ser alvo certo do tiroteio.

Falta investimentos na Segurança Pública, e não é de hoje. Não apenas em Patos, Paraíba, mas no Brasil como um todo. Só não podemos, nós contribuintes, ficarmos reféns dos criminosos.
foto:Mário Frade



Prefeitura abre concurso com 614 vagas


O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, anunciou na manhã desta quinta-feira 05, a realização de mais um concurso público no município. O projeto, que está sendo enviado à Câmara Municipal, prevê a oferta de 614 vagas, número que poderá ser ampliado. Para a Secretaria de Educação estão sendo oferecidas 36 vagas, dentre elas 08 para professor e 10 para técnico administrativo. A pasta da Saúde é a que está disponibilizando a maior quantidade de vagas, com 507, desde médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, médico veterinário.
Nabor disse que o problema da demanda de prestadores de serviços, contratados, algo em torno de 70% a 80% será resolvido, com este que será um dos maiores concursos já realizados pelo município. Abaixo relação de todas as vagas oferecidas pela Prefeitura de Patos.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO


DENOMINAÇÃO QTD VAGAS


Professor de Ensino Religioso 12
Orientador Educacional 05
Técnico Administrativo 10

Assistente Social 02

Técnico em Informática 02
Psicólogo Educacional 03
Nutricionista 02


TOTAL DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 36


SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO


Topógrafo 01

Fiscal de Urbanismo e Obras 06

Engenheiro Civil 02

Engenheiro Cartógrafo 01

Técnico em Geo Processamento 01

Operador de Máquina 07

Engenheiro Florestal 02

Engenheiro Químico 01

Fiscal Ambiental 02

Médico Veterinário 05
Técnico Agrícola 01

Nutricionista 01

Coveiro 05
Jardineiro 10
Técnico em Informática 03

Técnico Administrativo 12

Técnico de Arquivo 02

Médico Perito da Junta Médica 03

Agente Fiscal de Tributos 03

Técnico em Contabilidade 02

Nutricionista 01


TOTAL DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO 71




SECRETARIA DE SAÚDE


DENOMINAÇÃO QTD VAGAS


Médico Classe I (PSF) 09

Enfermeiro Classe I (ESF) 41

Técnico de Enfermagem Classe I (ESF) 41

Dentista Classe I (ESF) 41
Auxiliar de Saúde Bucal (ESF) 41
Recepcionista (ESF) 41
Motorista Classe II 30
Técnico Administrativo 30
Inspetor Sanitário 07

Técnico em Radiologia Dentária 02
Técnico de Prótese Dentária 01
Auxiliar de Prótese Dentária 02
Psicólogo 03
Assistente Social 01

Fonoaudiólogo 02

Fisioterapeuta 05

Nutricionista 02

Farmacêutico Bioquímico 17

Técnico em Laboratório de Análise Clínica 15

Médico Classe IV (Auditor/Regulador) 04

Enfermeiro Classe II (Plantonista) 16

Enfermeiro Classe III (Administrativo) 10

Dentista Classe II (Especialista) 08

Dentista Classe III (Pacientes especiais) 02

Técnico de Enfermagem Classe II (Plantonista) 32

Médico Classe II (Plantonista) 22

Médico Classe III (Especialista) 77

Médico Veterinário 04

Farmacêutico 01


TOTAL SECRETARIA DE SAÚDE 507

SECRETARIA QTD VAGAS


EDUCAÇÃO 36


ADMINISTRAÇAO 71


SAÚDE 507


TOTAL GERAL DE VAGAS 614

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!



Inácio Andrade Torres – 05/11/09

A TESE DE GUERDJEF


Leia abaixo e, se possível pratique, a tese de um pensador russo chamado Guerdjef, que no início do século passado já falava em autoconhecimento e na importância de se saber viver. Dizia ele: "Uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para nós em cada momento e daquilo que, realmente vale como principal". Assim sendo, ele traçou 20 regras de vida que foram colocadas em destaque no Instituto Francês de Ansiedade e Stress, em Paris. Dizem os "experts" em comportamento que, quem já consegue assimilar 10 delas, com certeza aprendeu a viver com qualidade interior. Ei-las. Faça bons proveitos.



1) Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo.Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.

2) Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.

3) Planeje seu dia, sim,mas deixe sempre um bom espaço para o improviso,consciente de que nem tudo depende de você.

4) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exaure.

5) Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, casa, no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, não ser você mesmo.
6) Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimônias.
7) Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas.
8) Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.
9) Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.
10) Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.
11) Família não é você. Está junto de você. Compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.
12) Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trave do movimento e da busca.

13) É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar mais longe.
14) Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.
15) Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.
16) Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo ... para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.
17) A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.
18) Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.
19) Não abandone suas 3 grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!

20) E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente: Você é o que se fizer ser!



Até sábado e muita luz e paz e serenidade!


Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

FIP realiza dia de responsabilidade social



A responsabilidade social é hoje uma prática implementada por empresas públicas e privadas no mundo inteiro, com objetivo de cumprir um papel social que beneficie, principalmente, os mais carentes. Serviços de saúde, educação, cultural, esportes e lazer são oferecidos em programas de instituições visando o coletivo. As FIP – Faculdades Integradas de Patos, mais uma vez realiza seu dia de responsabilidade social, que também serve de vitrine para seus cursos e a importância destes para o cotidiano da população. Neste sábado os habitantes poderão conhecer e usufruir de uma gama de serviços oferecidos pelas Faculdades Integradas. Alunos, professores e funcionários estarão unidos para trabalhar muitas atividades em prol comunidade.

Foto:Metódio Leitão

Quixaba: De município mais pobre do Brasil para exemplo em produção rural


Já fazendo parte de um conceito bem diferente no qual foi incluso durante muito tempo, do de um dos mais pobres do Brasil, o município de Quixaba através de projetos na área rural, agora serve de exemplo para outros municípios paraibanos que querem seguir o mesmo caminho de sucesso.

A inspiração vem através do projeto aprisco sertanejo, que em parceria com a Prefeitura Municipal trouxe um aumento significativo no aumento da produção de leite caprino. Em apenas cinco meses a produção diária passou de 30 para 300 litros.
E com uma visão empreendedora, a cidade de Água Branca agora tem o município de Quixaba como exemplo para também implementar programas que tragam crescimento para a caprinocultura local.
Com o desejo de expansão e parceria, o secretario de agricultura da cidade de Quixaba, Luciano Bezerra, e o agente de desenvolvimento social do Banco do Nordeste, Thiago Medeiros foram até Água Branca e promoveram uma palestra com todas as pessoas interessadas em conhecer como funciona o projeto que trouxe para Quixaba o registro de produção recorde em leite de cabra.
“Depois de vermos a reportagem que falava do aumento significativo na produção de leite de cabra em Quixaba, resolvemos promover esta palestra com o intuito de aumentar a nossa produção e também exceder nossos programas de desenvolvimento”, falou Gilberto de Lima, tesoureiro da Associação dos Criadores de Caprino e Produtores de Leite de Água Branca.
Para o secretário de agricultura de Quixaba, o intercâmbio entre os municípios é essencial para o desenvolvimento de ambos.
“Nossa idéia é buscar desenvolvimento preocupando-se com o trabalhador rural; atuando não apenas na caprinocultura ou produção de leite, mas em todos os campos da agropecuária. Queremos trocar idéias com Água Branca, deixarmos nosso conhecimento aqui, e levarmos algo também”, disse Luciano Bezerra.
Já o agente de desenvolvimento social do Banco do Nordeste afirma que o apoio da instituição vai além da oferta do crédito.
“O BNB não visa apenas oferecer crédito, mas visa também a sustentabilidade, gerando investimentos e expandindo a atividade produtiva rural na nossa região”, explicou Thiago Medeiros.
Haja vista o crescimento do município, uma outra produção local também chamou a atenção de quem participou da palestra.
“Parabenizo a associação de produtores de cabra de Quixaba pela iniciativa desta palestra, pois além de todo o aprendizado com relação ao aumento da produção de leite caprino, pretendemos implementar também o programa de produção de pimenta”, declarou Fabiano, secretário de Agricultura de Água Branca.
Assessoria

Movimento dos Cientistas Sociais da PB solicita audiência com Maranhão




Em visita ao Palácio da Redenção no dia 29 de outubro uma comissão de aprovados no concurso para professor de Sociologia no Ensino Médio da Paraíba representando os mais de 160 aprovados, classificados e nomeados protocolaram pedido de audiência com o Governador do Estado.
No documento o Movimento manifesta a preocupação com as conseqüências prejudiciais, para os egressos do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, e desabonadoras, para os cursos da UFCG (Campina Grande e Sumé) e UFPB, provocadas por equívocos cometidos na redação do Edital Nº. 01/2008/SEAD/SEEC, com o fim de selecionar licenciados em Ciências Sociais, para ingresso na carreira do Magistério Estadual, como professor de sociologia.
Por esta razão, a não contratação de candidatos egressos depois de 1998, conforme o Edital em referência, sem citar em que normas, pareceres ou portarias do MEC se baseia, termina atingindo diretamente, a UFCG, a UFPB e o seu alunado.
Esse equívoco cria uma instabilidade entre os que optaram pelo Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, comprometendo a existência do próprio Curso (UFCG), fundado em 1962, contando, portanto, com quase meio século de existência. O que já pode ser constatado na concorrência do vestibular 2010 da UFCG onde a concorrência para o curso foi em média de 2 candidatos por vaga.
Para os concursados não faz sentido não contratar ou continuar impedindo que os atuais e futuros egressos do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais possam exercer as suas atividades profissionais, barrados por um lapso que pode ser revisto, como é o caso do citado Edital: sua redação foi equívoca ao se basear em interpretação de pareceres e resoluções pretéritas do MEC, já superadas pela atual legislação, como é o caso da LDB (Lei 9.344/1996). Esta Lei, nos seus artigos 48 e 62, dá plena autonomia às universidades para registrar diplomas e formar licenciados.
Nessa direção, a própria Secretaria Estadual de Educação por meio do egrégio Conselho Estadual de Educação, mediante a resolução 277/2007, artigo sexto, define quem está habilitado para ensinar Sociologia no Ensino Médio, resolução esta compatível, por sua vez, com as resoluções do MEC que estabelecem as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Ciências Sociais.
O Movimento apela para o Governador a cerca do total dos aprovados de 171 candidatos prejudicados, sendo que 99 foram classificados e apenas 25 deles tomaram posse, porque são egressos até 1998; os demais recém-formados estão tentando exercer seus direitos de concursados e aprovados pela via da Justiça e mesmo os que conseguiram assumir via liminar foram exonerado no mês de outubro.

1000 assinaturas
Além disso, criou-se uma situação dispare entre os concursados, quando os mesmos, tanto enquanto cidadãos como enquanto profissionais, estão, legalmente, no mesmo patamar de habilitação e qualificação profissional.
Segundo representantes do Movimento “estamos apelando para o elevado senso de Justiça e Direitos próprios de sistemas democráticos , segundo princípios de razoabilidade, de supremacia do interesse público e da isonomia (Constituição Federal, artigo 5°).
A interveniência do Governador devem corrigir rumos, superando transtornos institucionais e equívocos de ordem legal; ao mesmo tempo, deve garantir aos concursados o direito do exercício e da realização profissional.
O documento foi assinado pelo Movimento dos Cientistas Sociais da Paraíba, pelo Reitor UFCG, Sindicatos e repartições da UFCG, tendo em anexo cerca de 1000 assinaturas colhidas através de abaixo assinado.

Secom
Foto: pbnoticias.com

Marchante é morto em Campina Grande

O marchante Francisco de Assis Belo da Silva, de 41 anos, que residia no bairro Ramadinha I, em Campina Grande, foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira, 4. O crime aconteceu por volta das 3h30.
Segundo informações de testemunhas, dois homens que estavam a pé efetuaram três disparos contra a vítima. O homicídio aconteceu no bairro em que Francisco morava.
O motivo do assassinato é desconhecido.
paraibaonline 


Patos realiza I Jornada de Educação Social



Educadores sociais, conselheiros de direitos, conselheiros tutelares, agentes de saúde, agentes da segurança pública, professores, estudantes e demais interessados estão convidados a participarem nos dias 12 e 13 deste mês da I Jornada de Educação Social, que acontecerá no auditório da FUNES – Fundação Ernani Sátyro, próximo ao Banco Real.

O evento tem como tema “Cidadania é questão de agir – prevenção e educação de crianças e adolescentes como mecanismos de intervenção contra a violência”. No dia 12, pela manhã haverá a palestra O Sistema de Justiça e o papel do Poder Judiciário na área da infância e juventude, tendo como expositor João de Deus Quirino Filho, professor do curso de Direito da UFCG - Campus Sousa, tendo como mediadora Verialúcia Dias de Lacerda, estudante de Direito das FIP e membro do FOCUS.

A programação segue às 09h45 - Apresentação Cultural

10h - Palestra-debate : A importância da sociedade brasileira no processo de construção do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Expositor: Givanildo Manoel da Silva

Historiador, formado pela USP.

Atualmente é Assessor da CPi da Câmara Municipal da cidade de São Paulo e Coordenador da Escola de Formação de militantes da área da infância e adolescência do Fórum DCA de São Paulo

Autor do Livro: Cidadão Criança, cidadão adolescente

Mediador: Pastor Shslayder Lira

Chefe de Núcleo de Assistência escolar da 6ª Gerência Regional de Ensino de Patos - PB (6º CREC)

11h15 - finalização dos trabalhos da manhã com informes gerais

12h - intervalo para o almoço

14h - Abertura cultural do horário da tarde

14h30 - Exposição de painéis de ações desenvolvidas com sucesso na região de Patos

15h30 - Mesa especial de diálogo

- Análise dos painéis e compromissos de ações de governo na área da infância e juventude com os secretários municipais das secretarias de ação social e educação da cidade de Patos.

Mediador: José Ribeiro

Presidente da Ong CEMAR de Pombal - PB

17h00 - Encerramento

 
DIA 13 - SEXTA - FEIRA

PROGRAMAÇÃO

Curso de Formação para educadores sociais

09h00 - A história da Criança e do adolescente no Brasil

10h00 - A importância do sistema de garantia de direitos

12h00 - intervalo para o almoço

14h00 - O papel dos conselheiros de direito e conselheiros tutelares

16h00 - socialização

17h00 - encerramento

Ministrante: Givanildo Manoel da Silva

Historiador, formado pela USP.

Atualmente é Assessor da CPi da Câmara Municipal da cidade de São Paulo e Coordenador da Escola de Formação de militantes da área da infância e adolescência do Fórum DCA de São Paulo

Autor do Livro: “Cidadão criança, cidadão adolescente”

Atuação profissional de destaque:

• Fundação Gol de Letra

Coordenador Geral

2002

• Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo

Educador

2001

• Fundação do Bem Estar do Menor

Coordenador

1997/1998

• Conselho Tutelar / Região de Campo Limpo

Conselheiro Tutelar

1992/1994

• Centro de Formação de Conselheiros de Direitos, Tutelares, Técnicos , Educadores e Gestores da área da Infância e Adolescência do Noroeste Paulista

Implantação do Centro e Coordenação de Outubro de 2006/ Outubro 2007.
 
Contatos:

Telefones

083 – 9948 6470 ( OBERTO)

083 – 9922 0031 (SOCORRO FERNANDES – CÔCA)



Operação da PF prende quatro pessoas em Campina Grande



A operação da Polícia Federal batizada de “Cartão Mágico”, deflagrada na manhã dessa quarta-feira, 04, em Campina Grande prendeu dois homens e duas mulheres.

Entre eles, estava um funcionário do INSS de Campina Grande, que alterava dados de pessoas, criando novos usuários para receber benefícios da Previdência Social.
Os outros acusados da fraude são a esposa, o irmão e a cunhada do funcionário do INSS, que ainda não teviveram as identidades reveladas.
Nenhum nome foi divulgado, os dois homens presos foram encaminhados à Casa de Detenção do Monte Santo, a esposa encaminhada ao Presídio Feminino e a outra mulher, foi presa em Maceió e deve chegar por volta das 22h da noite de hoje.
A polícia suspeita que com a fraude o grupo tenha recebido cerca de 4,5 milhões de reais.
Eles estão enquadrados em três crimes, o de estelionato qualificado, formação de quadrilha e inserção de dados falsos em sistema de informática.
paraibaonline.com

CUT e FESPMPB pedem ao TCE-PB bloqueio nas contas de prefeituras



A Central Única dos Trabalhadores (CUT/PB) e a Federação dos Servidores Públicos Municipais da Paraíba (Fespmpb) entregaram nesta terça-feira, 3, ao presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Antônio Nominando Diniz, documento pedindo o bloqueio parcial nas contas das prefeituras que estão com os salários atrasados dos servidores municipais efetivos e dos aposentados. A entrega do documento ocorreu durante audiência na sede do órgão, no Bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.
 
Os representantes das duas entidades entregaram também um dossiê onde apontam diversas irregularidades praticadas por vários gestores municipais na Paraíba. "Nossa obrigação é fiscalizar, goste quem gostar", reagiu o presidente do TCE, Nominando Diniz. Nos próximos dias, o Tribunal de Conta da Paraíba fará um seminário com lideranças sindicais de toda a Paraíba, a se iniciar no alto sertão do Estado.

O evento, solicitado pela Cut-PB e Fespmpb, tem o objetivo de mostrar nos mínimos detalhes o que os prefeitos municipais são obrigados a cumprir em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O presidente do TCE admitiu atender aos pleitos solicitados pelos representantes da Cut (Edvan Silva, Gilberto Paulino e Antônio Maia) e da Fespmpb (Josenilton Feitosa e Francisco de Assis Pereira), porém, em relação ao bloqueio parcial das contas das Prefeituras, Nominando Diniz reconheceu que são muitas as prefeituras que estão com atraso nos salários dos servidores municipais, porém disse que a competência do bloqueio é do Tribunal de Justiça Paraíba e que poderá auxiliar os sindicalistas em relação ao pedido.
 
"O Tribunal de Contas bloqueia as contas apenas daquelas prefeituras que deixam de informar os seus balancetes. Quanto a salários, a competência é do Tribunal de Justiça. Mesmo assim, estou pronto para colaborar com esta reivindicação", afirmou Nominando Diniz. Na próxima semana, a CUT-PB e a FESPMPB tem audiência agendada no Tribunal de Justiça da Paraíba, na Procuradoria Geral de Justiça do Estado e na Procuradoria Geral da República. "Vamos conversar sobre a situação dos prefeitos que insistem em continuar com os salários atrasados dos servidores públicos municipais", afirmou Josenilton dos Santos Feitosa, presidente da Federação.
Ascom




terça-feira, 3 de novembro de 2009

Delegados e agentes promovem o 'enterro' da Polícia Civil da Paraíba


Delegados e agentes da Polícia Civil da Paraíba promovem nesta quarta-feira (4), em frente ao Palácio da Redenção, uma passeata que culminará com o enterro simbólico da instituição. O comunicado foi divulgado no final da tarde de hoje (3) em nota conjunta assinada pela ADEPDEL e pelo SINDEPOL.

A passeata tem início previsto para as 9 horas, saindo da Praça João Pessoa para percorrer várias ruas da cidade, passsando pela Secretaria de Administração do Estado.
A Polícia Civil da Paraíba - delegados e agentes - está em greve por melhores salários. O Governo do Estado se manifesta impossibilitado de atender ao pleito.


Wellington Farias

Hospital Janduhy Carneiro realiza novas cirurgias de catarata



Hoje o oftalmologista Valério Câmara realizou mais três cirurgias de catarata no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro. As cirurgias de catarata têm ajudado muitas pessoas voltar a enxergar. Sendo uma das cirurgias eletivas, o paciente passa pelo PSF, que o encaminha para o Centro de Saúde Frei Damião para triagem. Caso seja necessária a correção visual, a mesma é agendada e realizada no Janduhy Carneiro pelos médicos Valério Câmara e Vanelise Ferraz da Nóbrega.

As campanhas de cirurgias eletivas, organizados pelo Ministério da Saúde, viabilizam a redução de eventuais filas, e facilitam o atendimento nos hospitais e clínicas, através da organização da demanda. Além disso, promovem a humanização no atendimento, oferecendo ao paciente o melhor tratamento possível, antes, durante e após o procedimento. Segundo o Ministério da Saúde a cada ano surgem dois a três casos novos de catarata por 100 mil habitantes.
 
Causa de Cegueira

A catarata é a principal causa de cegueira curável no mundo. A patologia, geralmente, é encontrada na população acima de 50 anos e é importante causa de redução da acuidade visual, e consequente diminuição da qualidade de vida na população idosa - 50% cegueira evitável ocorre por catarata, atingindo principalmente a população da terceira idade, onde há maior incidência de casos com indicação cirúrgica. Não existem formas eficazes de prevenção da catarata, mas os portadores da moléstia podem ter a visão restaurada através de procedimentos cirúrgicos. A catarata tem como fatores de risco a idade, exposição à radiação ultra-violeta, drogas, hipertensão arterial sistêmica, doenças metabólicas e miopia.
Assessoria

Arquivo do blog