Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Maternidade de Patos mobiliza equipe com 10 profissionais para realização de parto de trigêmeos idênticos



Bebês estão na UTI Neo da unidade, com funções estabilizadas, mas ainda sem previsão de alta por causa da prematuridade. Cesárea foi feita com 29 semanas

O sucesso de um nascimento múltiplo e com prematuridade depende muito da equipe que conduz o procedimento, da unidade de saúde que realiza o parto e do suporte médico e de equipamentos no atendimento pós-parto. A dona de casa Erilane Fernandes Ferreira, que teve um parto de trigêmeos prematuros, de 29 semanas, na tarde desta quinta-feira (15), na Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, pôde ser atendida no alto sertão paraibano e contar com todo o suporte necessário para ter uma cesárea bem conduzida e uma assistência adequada para seus bebês graças a excelência de serviços prestados pela Maternidade, que é referência no sertão, inclusive, para atendimento de gravidez de alto risco. Para realização do parto, a maternidade mobilizou 10 profissionais, três deles pediatras.

O obstetra que conduziu o procedimento foi Dr. Odir Pereira Borges Filho, diretor geral da unidade, que já vinha acompanhando a paciente durante a gestação de risco. Ele foi auxiliado pelo Dr. Erico Djan. O anestesista foi Dr. Tavio Leal e os pediatras Vandezita Mazarro, Almir Soares e Klecida Rodrigues. A enfermeira da equipe foi Alana Azevedo e os técnicos Danielle Oliveira, Gislayne Tacyana e Orlando Laurentino.

O primeiro bebê, Maria Clara Fernandes de Sousa,  nasceu às 17h16, com 1.095g, Maria Eduarda, nasceu em seguida, as 17h17, com 770g e o último a nascer foi Maria Heloísa, as 17h18, com 950g. Por conta do baixo peso e da prematuridade, elas foram encaminhados para a UTI Neo da maternidade onde permanecem recebendo cuidados intensivos. As três bebês estão entubadas, com uso de ventilação mecânica, recebendo medicação intravenosa por cateter umbilical, além de antibióticos, para evitar infecções, e soro venoso, para estabilizar a parte hemodinâmica.

Segundo o pediatra Fabrício Bezerra Formiga, que está acompanhando as recém nascidas, também já foram administradas duas doses de sulfactante para aceleração da maturidade pulmonar. “Esses bebês estão tendo toda a assistência necessária aqui na Maternidade de Patos e é importante frisar que, atualmente, temos as mesmas condições de atender recém-nascidos prematuros que tem maternidades de Campina Grande e João Pessoa e isso é fruto do esforço do governo do estado de descentralizar o atendimento de saúde, dotando as unidades do interior com condições de prestar assistência em casos mais delicados como esse”, destaca Dr. Fabrício. Segundo ele, não há previsão de alta para os bebês. “Provavelmente, Maria Clara, que tem maior peso, tenha alta mais cedo, mas Maria Eduarda, que pesa menos, deve ficar na UTI, pelo menos, uns 30 dias”, avalia o médico.

Dr. Odir explica que se o atendimento em casos de  prematuridade e o baixo peso não for feita em unidades com capacidade para atender casos de alto risco, a mortalidade de recém nascidos é grande. “O atendimento nesse tipo de caso é complexo por isso a disponibilidade de pessoal qualificado, equipamentos e medicamentos faz toda a diferença nos índices de desenvolvimento de bebês prematuros. Onde não há disponibilidade de uma assistência mais complexa, os índices de mortalidade normalmente são altos”, destaca o médico.

Erilane, 27 anos, que mora na cidade de Aguiar e já tem um filho de sete anos, já sabia da possibilidade de ter uma gravidez múltipla em função de casos na família dela e do esposo, o pedreiro José Luiz de Sousa. “Mesmo assim, foi uma surpresa saber que eu estava grávida de trigêmeos. Atribuo isso a uma benção divina”, disse ela, que foi pega de surpresa na última quarta-feira (07), quando foi fazer um ultrassom de rotina, que identificou um comprometimento na pressão do cordão umbilical e a pouca presença de líquido. “Eu nem tive tempo de ir para casa. Fui logo internada e graças a Deus deu tudo certo. Eu estou bem e meus bebês estão tendo a assistência que precisam. Agora eles estão nas mãos de Deus e dos cuidados da Maternidade”, disse ela, elogiando o serviço da Peregrino Filho. Enquanto os bebês ficarem na Maternidade, a mãe permanecerá na unidade, acompanhando a evolução do quadro. Quando eles tiverem condições de se alimentar irão receber o leite materno.

Sobre gravidez de múltiplos

Ela ocorre quando mais que um feto nasce no final de uma só gravidez. Há diferentes nomes para nascimentos múltiplos, em função do número de nascituros. Nomes comuns para dois e três nascituros são os termos gêmeos e trigêmeos, respectivamente. Há dois tipos principais nos nascimentos múltiplos, osdizigóticos ou fraternos e os idênticos ou monozigóticos. Estes últimos ocorrem quando um só ovócito é fertilizado e o zigoto resultante se divide em mais que um embrião: deste modo os irmãos idênticos têm o mesmo material genético. Os irmãos dizigóticos resultam da fertilização e implantação de mais do que um ovócito, e assim não são geneticamente idênticos. O caso de Erilane foram três gêmeos idênticos.

Ascom

Polícia prende cinco pessoas envolvidas em roubo de joias em João Pessoa


A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo de Operações Especiais (GOE), prendeu cinco pessoas suspeitas de envolvimento em assaltos a pessoa e também a instituições bancárias em João Pessoa. Foram presos: Paulo Laudelino Ferreira, Tarcísio Barbosa da Silva, Andrés da Silva Marino, Fabiano Vieira do Amaral e Valter Luís Brito, no fim da tarde desta quinta-feira (15), no Centro e nos bairros dos Novais e das Indústrias.

Segundo o delegado titular do GOE, Allan Terruel, os presos formam uma quadrilha especializada em roubar ouro e joias, além de praticarem a chamada ‘saidinha de banco’. “Há 15 dias começamos a investigar essa quadrilha, já que eles vinham agindo em roubos a pessoas, que eram escolhidas aleatoriamente no centro da cidade e em outras localidades da Capital. Eles as assaltavam, levando correntes de ouro, relógios e outros bens. Começamos as diligências e a abordagem aos suspeitos foi realizada no Parque Solon de Lucena, na região Central de João Pessoa”, disse o delegado.

O delegado informou ainda que pessoas que tiveram joias roubadas nos últimos meses poderão comparecer à sede do GOE para reconhecer os suspeitos e identificar os pertences roubados. Com o grupo foram apreendidos: revólver, pistola .40, espingarda, botas, coturnos, dinheiro, duas dinamites, balança de precisão, relógios e correntes de ouro. Os presos foram ouvidos e em seguida foram submetidos às decisões da Justiça.

secom

Governo do Estado realiza seminários sobre a Vida do Educador

Prof. João Roberto será o palestrante
O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE0, realiza a partir desta segunda-feira (19) até a quinta-feira (22) encontros de sensibilização denominados “A Vida do Educador: Estimulando o autocuidado e a pausa restauradora”. Com a participação de educadores de todas as 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), as palestras acontecerão em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Sousa e serão ministradas pelo professor João Roberto de Araújo, fundador e orientador estratégico da Inteligência Relacional. A abertura ocorrerá em João Pessoa, às 8h da segunda (19), no auditório da Reitoria do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

A secretária executiva de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, explicou que o grande objetivo desses encontros é tratar dos desafios que os educadores enfrentam e da importância da reflexão e do protagonismo em sala de aula e na vida. Roziane comentou, também, a vinda do professor Araújo e seu discurso sempre presente e atual. A secretária disse que, mais uma vez, a parceria da Inteligência Relacional, a partir de sua metodologia “Liga Pela Paz”, tem como foco o processo educativo em dois eixos: aluno e educador. Ressaltou ainda que nesta etapa de sensibilização o olhar especial recai no docente.

Roziane Marinho
Sobre o processo de educação emocional implantado pelo Governo da Paraíba nas escolas públicas, a secretária executiva é otimista e assertiva, enfatizando que o programa tem tido grande importância na formação e na rotina em sala de aula, ajudando o educador a pensar a educação na perspectiva socioemocional, para que este reflita e conduza sua própria ação como agente de transformação.

“O professor, hoje, é o grande responsável pelas mudanças na escola. Ele tem uma importância fundamental na formação para cidadania e protagonismo social. E a educação emocional tem contribuído para isso, fortalecendo essa dimensão humana do educar, um processo tão desafiador e complexo. A fala do professor Araújo simboliza muito essa intenção humana no processo de educar, com reflexões profundas no trato da educação emocional, que envolve professores, alunos, todos os “atores” da comunidade escolar”, enfatizou Roziane Marinho.

João Roberto de Araújo comentou a importância das lideranças políticas, empresariais e da sociedade civil como um todo terem um olhar especial para os educadores. Um apoio afetivo, ético, de status para valorização do trabalho e não apenas questões salariais. João Araújo destacou também a presença da mulher na educação, na qual mais de 90% são professoras na educação básica. “É preciso um olhar mais complexo que vá além da pedagogia, dos conteúdos das disciplinas, que tenha um olhar de respeito e consideração pelo educador nas suas necessidades globais de ser humano”, concluiu.

Calendário de realização dos seminários:

Data: 19 de outubro de 2015
Horário: das 8h às 12h
Local: Auditório da Reitoria do IFPB
Endereço: Avenida João da Mata, 25, Jaguaribe, João Pessoa
Educadores das 1ª, 2ª, 12ª e 14ª Gerências Regionais de Educação

Data: 20 de outubro de 2015
Horário: das 8h às 12h
Local: Centro de Formação de Professores de Campina Grande
Endereço: Avenida Francisco Lopes de Almeida, s/n, Malvinas, Campina Grande
Educadores das 3ª, 4ª e 5ª Gerências Regionais de Educação
Data: 21 de outubro de 2015
Horário: das 8h às 12h
Local: Auditório da 6ª Gerência Regional de Educação (Patos)
Endereço: Rua Paulo Leite, s/n, Liberdade, Patos
Educadores das 6ª, 7ª e 11ª Gerências Regionais de Educação

Data: 22 de outubro de 2015
Horário: das 8h às 12h
Local: Centro de Treinamento e Formação de Professores Antônio Mariz
Endereço: Rua Deputado José de Paiva Gadelha, 123 - Sousa
Educadores das 8ª, 9ª, 10ª e 13ª Gerências Regionais de Educação

secom

Câmara de Vereadores aprova Títulos de Cidadão Patoense e Comendas que serão entregues na próxima sexta (23)


Cumprindo pauta bastante extensa, a Câmara Municipal de Patos votou e aprovou 21 Projetos de Lei de autoria do Legislativo e 18 Requerimentos, sendo 10 nominais e 08 verbais, em duas Sessões realizadas na noite desta quinta-feira, dia 15 de outubro.

Na primeira, a Sessão Ordinária da quinta-feira, foram lidos e encaminhados para a apreciação da Comissão de Legislação, Justiça e Redação 29 Projetos de Lei do Legislativo, sendo 14 projetos para nomeação de ruas, nove projetos para concessão de Títulos Honoríficos de Cidadão Patoense e cinco para concessão da Comenda Ministro Ernani Sátyro. Ainda nesta Sessão, sete Projetos de Lei do Legislativo foram votados e aprovados em 1ª e 2ª votação.

Entre os Projetos aprovados, estava o Projeto de Lei 072/2015, de autoria da vereadora Lucinha Peixoto, que institui no âmbito do município de Patos, a Semana de Valorização do Professor. Além de ter aprovado este projeto, na noite desta quinta, dia 15 de outubro, Dia do Professor, a parlamentar, que também foi educadora por 35 anos, apresentou uma Moção de Aplausos aos professores da Rede Municipal de Ensino, que também foi aprovado pelos pares.

Já na segunda Sessão, esta, uma Sessão Extraordinária realizada para demandar a votação dos Projetos de Lei que concedem os Títulos de Cidadão e os que concedem a honraria, foram votados e aprovados os 14 Projetos de Lei, que contemplam os homenageados e que juntamente com outros cinco aprovados na 1ª sessão, serão entregues em evento a ser promovido pela Câmara de Vereadores na próxima sexta-feira, dia 23, dentro das comemorações alusivas aos 112 anos de elevação a categoria de cidade, comemorados pelo município de Patos no dia 24.

Os Projetos de Lei foram apresentados por todos os parlamentares e, entre os homenageados, teremos políticos, jornalistas, médicos, empresários e cidadãos que deram a sua contribuição para o crescimento e para o desenvolvimento da cidade.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Polícias Militar e Civil prendem dupla suspeita de sequestrar e ameaçar casal de fazendeiros em Guarabira





Um trabalho integrado entre as Polícias Militar e Civil resultou na prisão de dois suspeitos de sequestrar um casal de fazendeiros com o filho de apenas 3 anos, nessa quinta-feira (15), na cidade de Guarabira. Os criminosos ameaçaram as vítimas de morte e exigiram R$ 30 mil pela liberação, valor que não chegou a ser pago porque os policiais realizaram a prisão dos suspeitos.

Nadilson Costa de Araújo, de 39 anos, e Cícero Matias de Aguiar, 38, foram presos na Zona Rural do Município de Pilõezinhos, no local marcado para receber o dinheiro exigido. Com eles, foram apreendidos os dois revólveres utilizados para ameaçar as vítimas e recuperados uma moto, celulares e cartões de créditos do casal.

De acordo com o subcomandante do 4º Batalhão, major Sinval Albuquerque, os suspeitos passaram mais de quatro horas com o casal e a criança. “Os dois estavam em uma moto e fingiram que o veículo estava quebrado. O fazendeiro estava chegando ao sítio da família e parou para ajudar, mas foi surpreendido pelos suspeitos que os colocaram no carro e depois os levaram até a casa das vítimas, no conjunto Dona Adália, em Guarabira”, disse.

Ainda segundo o major, após mais de quatro horas de ameaças, a dupla levou a família sequestrada para a Zona Rural de Pilõezinhos e depois liberou o casal com o filho para que eles fossem pegar o dinheiro. “O homem nos procurou no 4º Batalhão e montamos uma operação com os agentes do Grupo Tático Especial da Polícia Civil, que resultou na prisão dos dois. Um deles estava em uma cocheira, que era o local marcado para o pagamento, e o outro em uma casa, com as armas e os objetos roubados das vítimas”, disse.

A dupla presa foi apresentada na Delegacia da Polícia Civil, em Guarabira.

Em Nota, Prefeitura de Patos desmente ser foco de operação e prisão de servidores Municipais



A Prefeitura Municipal de Patos vem por meio desta informar a imprensa e a opinião pública que não há servidores, prestadores de serviço ou cargos de confiança da instituição 'presos' conforme precipita informações de matéria publicada no Portal de Notícias PatosOnline.com, na manhã desta sexta-feira, 16 de Outubro.

A Prefeitura Municipal de Patos está fornecendo toda e qualquer informação, documentação e arquivos necessários, desde que foi acionada por órgãos de controle, por ter sido uma das instituições da região fornecida pelas empresas patoenses, sob quem a operação foi deflagrada. Tal operação não está acontecendo apenas na cidade de Patos, mas, em outras cidades da região.

É inverídica a informação de que a secretária de Desenvolvimento Social, Helena Wanderley, foi presa ou qualquer outro servidor da instituição. A mesma foi conduzida para prestar esclarecimentos, assim como outras informações estão sendo esclarecidas em outros setores da Prefeitura, que eram abastecidos com material de expediente ou gráfico, advindo das empresas patoenses, cuja operação foi deflagrada.

Ao mesmo tempo em que lamenta a ausência da completa apuração na prática jornalística, a Prefeitura Municipal de Patos esclarece que o foco da operação não é a instituição, mas, empresas patoenses que foram fornecedoras da instituição e de outras instituições de Municípios vizinhos. Sob a condição da verdade, reiteramos a nossa disponibilidade e compromisso quanto a transparência e prestação de informações públicas a imprensa, a sociedade e aos órgãos de controle.

Assessoria

MPF/PB, MPPB e CGU deflagram operação para desarticular organização criminosa que simulava licitações e justificava gastos públicos inexistentes ou superfaturados


 
O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB), por meio da Procuradoria da República em Patos, o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual (MPPB) e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram, na madrugada desta sexta-feira, 16 de outubro, a Operação Dom Bosco, que tem por objetivo central desarticular uma organização criminosa estruturada para fraudar licitações e desviar recursos públicos em contratos de fornecimento de material de expediente, papelaria, entre outros bens consumíveis. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também integra a equipe de trabalho da operação, auxiliando no cumprimento dos mandados judiciais.
 
Estão sendo cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva, além da condução de quatro pessoas para prestarem esclarecimentos, nas cidades de Patos, Campina Grande e João Pessoa. Estão envolvidas as empresas Livraria Dom Bosco, Gráfica Santo Antônio, Mix Mercadinho e AMPLA Comércio LTDA. As buscas estão sendo feitas nas sedes das empresas e nas residências dos envolvidos.
 
A sede da prefeitura de Patos também está sendo alvo de busca e apreensão, para obtenção de documentos referentes aos contratos entre a prefeitura e as empresas AMPLA e Mix Mercadinho.
 
Segundo o procurador da República, João Raphael Lima, as investigações para descortinar o esquema criminoso começaram em 2012. Originalmente a organização agia simulando procedimentos licitatórios na modalidade “Carta-Convite”, nas quais competiriam, pretensamente, as empresas Papelaria Patoense, Mix Mercadinho e Livraria Dom Bosco.
 
As investigações revelaram que a empresa Mix Mercadinho era formalmente em nome de funcionária da Papelaria Dom Bosco, a qual também é parente dos proprietários da papelaria. Contudo, a firma Mix Mercadinho era de fato comandada pelos proprietários da Livraria Dom Bosco, os quais também se valiam de parceria comercial com a Papelaria Patoense para simular as licitações.
 
Este esquema existiria há mais de uma década e perdurou, neste modelo, até 2013, tendo sido replicado em pelo menos 21 municípios. A investigação revelou que a partir do ano de 2013 o esquema criminoso modificou-se.
 
“Se antes o grupo se valia de empresas meramente instrumentárias para simular licitações na modalidade 'Carta-Convite', a partir de 2013 passou a atuar em licitações na modalidade pregão presencial, firmando contratos de grande valor, sobretudo com a Prefeitura Municipal de Patos. Com efeito, em apenas uma licitação deflagrada pela referida prefeitura, a empresa AMPLA Comércio LTDA, pertencente ao grupo, firmou contrato de mais de R$ 8.000.000,00 (oito milhões de reais)”, relatou o procurador.
 
“Temos um esquema criminoso que já dura vários anos, o qual se iniciou por meio de fraudes em licitações na modalidade convite, por meio da utilização de empresa de 'laranja' e de empréstimo de empresa existente, e que, posteriormente, a proprietária formal da empresa 'laranja' passou a atuar diretamente nas fraudes, sob as orientações do líder da organização criminosa, seja por meio de sua empresa ou de nova empresa criada para tanto”, acrescentou o procurador.
 
Além de recursos próprios, nas fraudes foram utilizados recursos federais, sobretudo relacionados a repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
  
 
 

Tiago França/Iris Porto
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Assustador: Hospital de Patos atende 67 vítimas de acidentes envolvendo motos no feriadão

O último final de semana prolongado (9 a 12) não fugiu à regra e os números de acidentados envolvendo motocicletas em Patos e região mereceram bastante atenção da direção e profissionais de saúde do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro. Dos 789 atendimentos diversos realizados no HRP, 67 foram a pessoas que andavam em motocicletas. “As pessoas parece que estão buscando a morte. São muitos acidentes, muito sofrimento, não apenas para as vítimas, mas também para seus familiares, que adoecem junto também de várias formas, sejam físicas, a exemplo da alteração de pressão arterial, ou psicológicas”, desabafa a diretora do HRP Hígia Lucena.

A desobediência às leis de trânsito tem sido apontada como causa principal. Velocidade alta, embriaguez, avanço ao sinal vermelho, algo bastante comum em Patos, uso incorreto de capacete sem protetor facial, sem trava de segurança, ou seja, as pessoas não respeitam seus limites, nem do próximo e as estatísticas só aumentam.  Foram registrados acidentes de trânsito em 25 cidades da região de Patos nesse feriadão, sendo que 33 só nesta cidade, dando uma média de mais de 8 pacientes por dia. Enquanto foram 67 acidentes com motos, houve apenas um de carro.

No último final de semana deram entrada no HRP dez pessoas vítimas de ferimentos à faca, um de arma de fogo, uma tentativa de suicídio, três de queimaduras, 12 por agressão física, 46 por queda de mesmo nível, 8 acidentes de trabalho, 7 ataques por animal raivoso, além de 220 consultas clínicas.



Ascom

Está em vigor Lei que prioriza matrícula de filhos de mulheres vítimas de violência doméstica



Objetivando amparar e garantir a educação das crianças mediante a violência doméstica que afeta algumas famílias paraibanas, foi publicado e sancionado no Diário Oficial do Estado o Projeto de Lei N° 10.480/2015 de autoria do deputado estadual, Nabor Wanderley (PMDB), que dispõe sobre a prioridade de matrícula e transferência dos filhos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nos estabelecimentos de ensino da rede pública.

De acordo com o deputado, as crianças não podem ficar prejudicadas quando suas mães mudam de domicílio, fato este que acontece quando elas são vítimas de ameaças por parte de seus agressores.

“Eu levei esse projeto para a Assembleia porque fui procurado por uma mãe de família que foi vítima de violência e teve que mudar a sua residência com medo de ser assassinada porque estava sendo ameaçada e ela relatou que seus filhos perderam o ano letivo porque ela não teve como matriculá-los em outra escola pra onde ela foi morar”, justificou.

Para que os filhos das mulheres vítimas de violência tenham prioridade na matrícula escolar, no ato da matrícula ou transferência, a mãe deve apresentar Boletim de Ocorrência; denúncia de violência doméstica ou familiar e medida protetiva judicial.

A Lei já está em vigor.

Assessoria

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Procon-Patos intensifica fiscalização em agências bancárias durante greve



A Prefeitura Municipal de Patos, através do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Patos), vem realizando fiscalizações nas agências bancárias do município  para assegurar o respeito ao direito do consumidor frente ao exercício do direito de greve. É obrigatória a manutenção de 30% dos bancários no atendimento ao público, preferencialmente nos serviços relacionados ao atendimento prioritário de idosos, deficientes, gestantes e de pessoas que não sabem utilizar os terminais de autoatendimento.

Segundo Edjane Araújo, secretária do Procon, o órgão está diariamente fiscalizando todas as agências para que o consumidor não seja penalizado e orienta o consumidor para que procure o órgão, caso ocorra algum problema relacionado a greve.

“Diariamente o Procon de Patos tem visitado os bancos. Desde de já eu aviso o consumidor que, chegou em uma repartição e detectou qualquer problema que está ferindo seus direitos, deve entrar em contato com o Procon que de imediato mandamos a fiscalização”, falou.

Para mais informações, o consumidor deve entrar em contato com o Procon-Patos, pelo telefone: (83) 3423.3629 ou pelo e-mail: procon@patos.pb.gov.br. O órgão está localizado na Rua Felizardo Leite, 52, centro.

Palloma Pires

Festival de Cinema de Patos promove Mostra Internacional



Acontecerá nesta quarta, dia 14, no Auditório de Odontologia das Faculdades Integradas de Patos a Mostra Internacional do Festival Cinema com Farinha. A mostra antecede a abertura oficial do festival que começará nesta quinta, dia 15, em Patos.

A mostra internacional acontecerá dentro das atividades da disciplina Linguagem e Produção Audiovisual, do curso de Jornalismo das FIP. "Os acadêmico de Jornalismo farão análises dessas produções e construirão resenhas, como critério de avaliação da disciplina", explicou o professor da disciplina, Deleon Souto, que coordena o festival. "É uma oportunidade única de acesso à esses trabalhos que recebemos de várias partes do mundo. É incrível ver como estão fazendo cinema noutros lugares.", ressaltou.

Serão exibidos 17 filmes de vários países diferentes: Estados Unidos, Espanha, Alemanha,  Perú, Chile, Polônia, Nepal, Angola, México, França, Portugal e Bélgica.

A nona edição do Festival Cinema com Farinha acontecerá de 15 a 17 de outubro na Praça Getúlio Vargas, em Patos-PB. O evento é realizado pela DS Produções e tem o patrocínio da Prefeitura de Patos.

ascom

Damião Lucena vai lançar “Patos de Todos os Tempos”



A maior e mais completa publicação sobre a história do município de Patos será lançada no sábado, 17 de outubro de 2015, na Associação Comercial, a partir das 19h30, em um livro com 620 páginas, pelo jornalista, radialista, historiador e agora escritor Damião Lucena, enfocando a trajetória da Capital do Sertão da Paraíba, em todos os seus setores, desde o século XVI até os dias atuais. O material é resultado de mais de três décadas de pesquisa e conseguiu agregar o conteúdo informático de várias fontes de pesquisa, com ênfase aos elementos captados na enciclopédia humana, documentos eclesiais e cartoriais, reportagens, arquivos pessoais e oficiais, dentre outras fontes. A imagem de capa, remonta ao cenário de 1950, em reprodução artística de Fran Lima, ilustrações confiadas a Aurélio Filho, artes gráficas de Alex Souto e revisão da professora Fátima Paulo.

Com um tom mais didático, a publicação parte dos Aspectos Históricos, a partir da Origem, Combates entre Brancos e Índios, Conquista e Fundação do Povoado e da Vila Imperial dos Patos. Nos Aspectos Geográficos: Localização, Eclipse de 1940, Clima e Vegetação, Relevo e Solo, Hidrografia e Recursos Minerais. Nos Aspectos Populacionais, a Formação e Mistificação de nossa Raça e o Povo Cigano que aqui aportou. Na Evolução Política e Administrativa: O Marco da Independência, O Legislativo Municipal, Estadual e Federal, as Eleições, os Parlamentares; O Poder Executivo e os Respectivos Pleitos, Galeria de Administradores nas três Instâncias e Obras Referenciais, O Poder Judiciário, A Segurança Pública – Surgimento e Histórico dos Órgãos: III Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Medicina Legal, Tiro de Guerra e Polícia Civil.

Na Formação Religiosa: o Catolicismo, Párocos, Criação da Diocese, os nossos Bispos, O Jubileu Áureo, Frei Damião, a Fazenda da Esperança. Os Evangélicos e seus Pastores, os Espíritas, as Religiões Afro-Brasileiras e a Resistência dos Terreiros. No Desenvolvimento Econômico: o Ciclo do Algodão, o Setor Coureiro Calçadista, a Energia Elétrica, as Instituições Financeiras, as Representações Comerciárias, Comerciais, Industriais, Agrícolas e de Serviços. Na Educação, a formação a partir do século XIX, O Ginásio Diocesano, o Colégio Cristo Rei, A Expansão Distrital e Estatística, o Colégio Comercial Roberto Simonsen, a Escola Miguel Sátyro e o Instituto São José, o Mobral, a Casa do Estudante, Alfredo Lustosa Cabral, Professor Oliveira, Professor Messias, Professora Marlene César. A Implantação do Ensino Superior, a Associação Universitária e as Universidades de Patos.

Patos de Todos os Tempos, traz também a história dos nossos Transportes: Rodoviário, Aéreo e Ferroviário. Na Comunicação: as Primeiras Manifestações do século XX, Os Correios e Telégrafos, A Imprensa Escrita e Falada, Telefonia, PX e Rádio Amador. Na Saúde, além da Retrospectiva, os Tradicionais Farmacêuticos, Primeiras Unidades Sanitárias, Hospital Regional e SAMDU, Maternidade, Hospital Infantil, Conselho, SAMU e Centro de Oncologia, O Sonho do Serpentário e o Curso de Medicina. Nos Regimes e Revoluções: O Cangaço, O Coronelismo de Miguel Sátyro, a Confederação do Equador, Porfírio da Costa e a Guerra do Paraguai, Revolta de Quebra Quilos, Revolução de 1912, Revolução de 1930 e Os Perseguidos da Revolução de 1964.

Na Cultura são mais de 100 páginas, a começar pela Introdução a Literatura e a história de: Silvino Pirauá (criador da Poesia de Cordel), Inácio e Romano na Peleja do Beco da Conceição, Severino Perigo: a Poesia e o Álcool, Mandury e o Folclore Sertanejo, Luís Wanderley Torres, o Literato Flávio Sátyro, a Poetisa Balila Palmeira. As Artes Plásticas e Zezinho Pintor, Flanésio, Dona Losa, Perigo Neto, Fran Lima, Murilo Santos e Júnior Misaki. A Música no Contexto de Patos, os nossos Conjuntos e Festivais, o Maestro Hermes Brandão, o Museólogo Adhemar Nóbrega, Pinto do Acordeon e Antônio Emiliano. A História dos nossos Cinemas e de Agripino Cavalcanti. O Nosso Teatro, o Folclore das Memórias e Tradições, o Serra Velho. O Artesanato: Cooperativa Mista, Nazira das Gamelas e Maria dos Bichos, Antônio Tranca Rua, Doutor Raiz, Da Cajarana a Zona, Procissão dos Homens, Barbeiros e Salões: Pipia e Tião; O Bar de Chicó, O 13 Pesca Clube. Festejos Juninos, Carnaval, Azulejos de Santo Antônio e Façanhas do Padre Levi, Centenário da Cidade, O Centro de Estudos e Pesquisas Históricas de Patos, O Fortelândia, a Bandeira, o Hino e Amaury de Carvalho, Fundação Ernani Sátyro, Mário Leitão no Campo das Artes, Emília Longo e Amaury Sátyro, Instituto Histórico e Geográfico de Patos e a Trajetória dos seus 20 Patronos; Patrimônio Histórico, ASTRAL – Associação do Trabalhador Cultural, Cruz da Menina, A Versatilidade de Rilton Meira. Denis Cavalcante: de Patos para o Mundo, a Escultura de Wilson Figueiredo e Quadrinhos na Cultura de Patos.


No penúltimo capítulo o destaque para a história de nosso Futebol e, por último, nossas instituições de serviço: Maçonaria, Rotary, Rotaract, Interact, Rotakids, Instituto dos Cegos de Patos e Lar dos Velhinhos, Lions Club, Alcoólicos Anônimos, CEMIC e APAE. A publicação também contempla algumas imagens marcantes da trajetória de Patos.    

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Projeto permitirá remição de pena através da leitura em Patos



O incentivo à leitura é uma das iniciativas que pretendem mudar a realidade do sistema prisional brasileiro. De acordo com o artigo 126, da Lei de Execução Penal, os apenados têm direito à remição de suas penas por meio do trabalho ou de uma atividade escolar. O acúmulo de doze horas de frequência escolar no período mínimo de três dias, garante a remição de um dia de pena.

Um projeto pretende implementar essa iniciativa em Patos. Uma parceria entre os Ministérios Públicos Federal e Estadual, 6ª Gerência de Educação, Pastoral Carcerária e FIP permitirá que os apenados do Presídio Romero Nóbrega e do Presídio Feminino encontrem nos livros uma luz em meio ao mundo sombrio das celas.

O projeto “Leitura para a Liberdade: O Devir Consciente” será oficializado no dia 21 de outubro, ao meio-dia, no Presídio Feminino. As instituições engajadas na iniciativa se reunirão em um evento que marcará a assinatura da parceria e o início dos trabalhos.

Nas FIP, o projeto terá o apoio dos cursos de Licenciaturas em Letras e Pedagogia. O objetivo é apresentar aos apenados obras de literatura de cordel, romances, ensaios jornalísticos entre outros gêneros textuais. 

ASCOM-FIP

Polícia Rodoviária Federal apresenta balanço da Operação Aparecida 2015



João Pessoa, 13/10/2015 - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a Operação Aparecida 2015. A Operação, que teve início na sexta-feira (09) e se estendeu até às 24h dessa segunda-feira (12), foi caracterizada por ações de policiamento focadas na prevenção de condutas de risco que contribuem para a ocorrência de acidentes graves.

Os dados preliminares da PRF apontaram a ocorrência de 27 acidentes de trânsito. Desses, dois foram considerados graves. Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida. A PRF considera como acidente grave, todo acidente que resulte em feridos graves ou mortos.

Foco na fiscalização de condutas de risco

Nos quatro dias de operação, a PRF fiscalizou 1.899 veículos e realizou 742 testes de etilômetro, popularmente conhecido como “teste do bafômetro”. Ao todo, 36 pessoas foram impedidas de dirigir por estarem sob efeito de álcool.

Os policiais rodoviários federais flagraram 60 ocorrências de ultrapassagens indevidas. Essa manobra, quando realizada em locais proibidos, é uma das principais causas de colisões frontais, um tipo de acidente que, comparado com outros tipos de acidentes registrados pela PRF, apresenta baixa taxa incidência, mas altíssima taxa letalidade.

Durante o feriado, 808 veículos foram flagrados transitando acima da velocidade permitida, número que demonstra a urgente necessidade de mudança comportamental por parte dos motoristas.

Ascom

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Equipes médicas do Hospital Regional de Patos tentam evitar amputação de perna de jovem de 15 anos




Jovem indo para mais uma troca de curativo.

Um acidente envolvendo uma moto e um carro na zona rural de Princesa Isabel, fato ocorrido no dia 6 de setembro último causou grave lesão na perna de um jovem de 15 anos, que teve fratura de diáfise de tíbia. Devido seu estado clínico necessitar de cuidados mais especializados, foi transferido para o Hospital Regional de Patos, onde passou a ser acompanhado pela equipe de plantão. Durante a cirurgia houve evolução do ferimento para secreção, necrose, infecção local devido a grande perda de partes moles da perna, com exposição de osso e do tendão de Aquiles, sendo necessários mais dois procedimentos cirúrgicos.

A gravidade da lesão levava à necessidade de amputação. A família foi comunicada pelo médico ortopedista João Suassuna sobre um tratamento, bastante caro, procedimento que vem sendo usado há mais de dez anos no Brasil, mas pouco comum no âmbito da rede SUS, que não cobre esse serviço. Trata-se de um curativo a vácuo, específico para ferimentos complexos. Sem condições para custear o tratamento, os pais do jovem ficaram transtornados pela possibilidade de verem o filho perder parte do membro inferior.

O caso chegou à direção do HRP, que entrou em contato com uma empresa fornecedora do curativo, que usa pressão negativa sobre o ferimento, indicado pelo médico plantonista do Regional, que conhece tal emplasto desde sua residência médica, no Rio Grande do Sul. Foi feito contato com uma empresa de Recife, que enviou enfermeiros a Patos e foi iniciado o tratamento do jovem no dia 21, com a primeira aplicação.

O produto atua através de esponjas hidrofóbicas em cima da lesão, provocando a regeneração dos tecidos devido a redução do edema, aceleração do processo de cicatrização, remove os fluídos da ferida por meio de sucção através de bombeamento por um aparelho, estimula o crescimento do tecido de granulação. O curativo veda a passagem do oxigênio, evitando a proliferação de bactérias aeróbicas (que precisam do oxigênio para sobreviver).

O tratamento, apesar de ser caro para os cofres estaduais, acaba tornando-se barato pelo retorno rápido da saúde do paciente. Os enfermeiros responsáveis pela aplicação da técnica do curativo a vácuo vieram novamente a Patos cuidar do ferimento do jovem, fazendo a troca do kit. Tal procedimento durou cerca de três horas no bloco cirúrgico. O ferimento já vem apresentando certa granulação, recuperação de tecidos da perna.

A enfermeira Ana Flávia, que veio de Recife, explicou que, mesmo com toda a perda de músculos, da exposição da tíbia e do tendão de Aquiles, esses curativos são a última condição que se espera para que o jovem não perca o membro (perna), e que, pela granulação que vem ocorrendo no local do ferimento, praticamente não haverá necessidade de amputação. “Com a troca de curativos pudemos constatar bastante tecido de granulação, sangramento, que não existia, e redução de tecidos mortos que havia nas aplicações anteriores”, enfatiza.

Os procedimentos, que precisam acontecer no bloco cirúrgico, recebe acompanhamento, com bastante interesse, dos profissionais do HRP, cirurgiões ortopédicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas. O jovem deve receber mais uns três curativos para depois seguir tratamento de cirurgia plástica e passar por novas avaliações.


Nesta semana haverá duas trocas de curativos a vácuo. Espera-se também os resultados de exames de cultura, para que os antibióticos que estão sendo administrados ao paciente possam ser também avaliados. 

domingo, 11 de outubro de 2015

Telemedicina do programa “Círculo do Coração” é destaque na imprensa pernambucana

 
A telemedicina do programa “Círculo do Coração”, implantado pelo Governo do Estado, foi destaque na imprensa pernambucana neste final de semana. O Jornal do Commercio e a TV Jornal, do mesmo grupo de Comunicação, ressaltou o sucesso do projeto, que já diagnosticou e salvou centenas de recém-nascidos cardiopatas na Paraíba desde o início de seu funcionamento, em outubro de 2011. A iniciativa será alvo de pesquisa científica da revista da Organização Mundial de Saúde (OMS), servindo de exemplo para vários países.

O “Círculo do Coração” é resultado de uma parceria entre o Governo da Paraíba e a ONG Círculo do Coração, do Recife (PE), por meio da Rede de Cardiologia Pediátrica Pernambuco-Paraíba. As matérias, publicadas no jornal e exibidas na TV, nesse sábado (10), lembram como a situação dos bebês cardiopatas era grave antes da implantação do programa. “Durante muitos anos, a carência de cardiologistas na Paraíba resultou em estatísticas negativas para o Estado e provocou situações como ‘a fila da morte’. De tanto esperar atendimento ou cirurgia, crianças com cardiopatia congênita morriam. Algumas delas antes mesmo de serem diagnosticadas”, destacou.

O Jornal do Commercio falou da melhoria do serviço de saúde depois que os pediatras paraibanos e cardiologistas pernambucanos passaram a trabalhar em conjunto, por meio de webconferências. “Hoje, toda criança que nasce em maternidade pública da Paraíba é submetida a um exame que detecta se ela tem ou poderá desenvolver cardiopatia. E, caso necessário, passa a ser acompanhada por profissionais dos dois Estados” explicou.

A Caravana do Coração, realizada anualmente na Paraíba, também dentro do programa, foi outro ponto enfatizado na matéria do jornal e da TV. “Uma equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores e estudantes universitários) percorre várias cidades do interior da Paraíba, levando atendimento e exames”, registrou a imprensa pernambucana.

A TV Jornal chegou a lembrar ainda do sucesso dos mutirões de cirurgia com crianças cardiopatas, realizados pelo programa “Círculo do Coração”, em uma unidade de saúde inaugurada pelo Governo da Paraíba . “A partir deste ano, a Rede passou a realizar também mutirões de cirurgia. Em maio, a equipe pernambucana fez 23 cirurgias em duas semanas. E em setembro, 26 crianças foram operadas. Os procedimentos são realizados no Hospital Geral de Mamanguape, Zona da Mata paraibana”, destacou.

Destaque internacional e exemplo para países – Outro ponto ressaltado pela imprensa pernambucana foi o reconhecimento internacional do programa implantado pelo Governo da Paraíba. “O grande reconhecimento, porém, veio recentemente: em agosto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) notificou a Rede, comunicando que publicará uma pesquisa científica sobre o programa na sua revista e o trabalho realizado pela equipe servirá de exemplo para vários países”, registrou a matéria do Jornal do Commercio.

A Rede de Cardiologia fica interligada em período integral, como destacou a imprensa pernambucana. “Dentro do Real Hospital Português (RHP), no Recife, existe uma sala com telões e acesso à internet, de onde os cardiologistas podem entrar em contato com profissionais (cardiologistas, pediatras e clínicos gerais) da Paraíba, onde 21 unidades de saúde – 20 maternidades, mais o Complexo de Pediatria Arlinda Marques, em João Pessoa – possuem estrutura para realizar atendimentos”, registrou.

Nos casos de urgência, os médicos pernambucanos podem também ser acionados pelo que há de mais moderno em tecnologia de comunicação, como ressaltaram as matérias dos dois veículos. “Quando há emergências, os cardiologistas pernambucanos são acionados pelos profissionais da Paraíba e podem atender da sala do RHP ou de onde estiverem, por meio de um programa instalado em computadores, iPhones e iPads. O programa permite a interação entre os grupos numa sala virtual”, enfatizou.

Confira no link:

secom

Ricardo Coutinho estará em Mãe d’Água para assinar Ordem de Serviço de adutora


Em meio a crise hídrica pela qual passa o Nordeste Brasileiro, a população do município de Mãe d’Água-PB, distante da capital João Pessoa 350,5 Km, aguarda com expectativa a confirmação de uma excelente notícia: a vinda do governador do estado Ricardo Coutinho (PSB) ao município nos próximos dias, para assinatura da Ordem de Serviço de construção da adutora que levará água aos moradores a partir do açude Capoeira, localizado no vizinho município de Stª Terezinha-PB.

De acordo com as primeiras informações, a adutora, que adotará o modelo de montagem rápida, percorrerá pouco mais de 18,5 Km do açude Capoeira até a sede do município em uma tubulação de 200mm, o que segundo levantamentos, serão suficientes para abastecer os cerca de 4.035 habitantes que atualmente são abastecidos por carros pipas.

Na próxima Quarta feira (14) o Governo do Estado estará homologando a licitação com a empresa vencedora, (cujo nome ainda foi revelado) e a expectativa é a de que na semana seguinte o chefe do poder executivo estadual esteja no município assinando a Ordem de Serviço.

A prefeita Margarida Fragoso (Margarida Tota), PPS, disse que esta será mais uma grande conquista dos maedaguenses junto ao Governo do Estado. “Primeiro nós conseguimos realizar o sonho de 50 anos que foi a pavimentação asfáltica da PB-276 que nos tirou, a exemplo de outras cidades, e como bem diz o governador Ricardo Coutinho, do isolamento. E agora o abastecimento de água de nossa cidade através de rede adutora, que era outro grande sonho nosso e que finalmente se concretiza”, comemorou a prefeita.

ABASTECIMENTO


Atualmente o município de Mãe d’Água é abastecido através de carros pipa que pegam água de poços artesianos, abertos principalmente no Rio da Cruz, que corta a cidade. De acordo com o secretário de Infraestrutura do município, Rivaldo Campos, 42, outros 03 poços profundos foram abertos ao redor da cidade, “Mas com esse ciclo de estiagem e que já dura mais de 04 anos, nossas reservas hídricas estão praticamente extintas”, revelou. “Nossa situação é tão crítica, que estamos pegando água no açude do Buiú, que fica no vizinho município de Olho d’água, mas as dificuldades para o transporte são muitas por conta do nosso relevo formado em sua maioria por serras”, completou Campos. “Com a adutora, que será construída no modelo ‘montagem rápida’, em breve vamos acabar com esse sofrimento.” Concluiu o secretário.

Célio Martinez

Arquivo do blog