Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 22 de janeiro de 2011

Bombeiros lançam campanha para evitar perda de crianças na orla marítima

Foto:pbnoticias.com

Policiais Militares do Corpo de Bombeiros do Estado da Paraíba estão empenhados no processo de conscientização dos pais ou responsáveis por crianças que frequentam a orla marítima de João Pessoa. Na manhã deste sábado (23), o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento, capitão Artur Vieira, comandou a abertura de uma campanha de distribuição de pulseiras de identificação para serem colocadas nos braços das crianças. Feitas de material à prova d”água, as pulseiras têm espaços para identificação e número de telefone dos responsáveis, e trazem também o número 193 – Bombeiros.

No ato da distribuição das pulseiras, os militares e alunos do Curso de Formação de Soldados estão aproveitando para orientar as pessoas a prestarem atenção, não somente nos seus filhos ou nas crianças que estejam sob seus cuidados, mas também nas crianças de um modo geral. “Caso alguém observe uma criança desacompanhada, esta pessoa deve abordá-la, perguntar onde estão seus pais e encaminhá-la para junto dos seus responsáveis. Se o menor estiver perdido, deve-se então ligar para o número 193, se informar onde há um posto de guarda-vidas mais próximo e encaminhar a criança para os cuidados dos militares, os quais, com o apoio do CIOP (Centro Integrado de Operações Policiais), providenciarão o contato com os pais”, comentou o capitão Vieira.

Com presença fixa na faixa litorânea de João Pessoa que vai do Litoral/Gramame Sul ao final da praia de Manaíra (início do Retão), o efetivo militar do Batalhão de Busca e Salvamento que atua sob o comando do capitão Vieira dispõem de dez postos fixos e uma embarcação para garantir a segurança dos banhistas e demais frequentadores das praias da Capital. Na parte do Litoral Sul, as ocorrências atendidas estão mais relacionadas a afogamentos e resgate. Já na parte de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra há maior incidência de crianças perdidas (uma média de quatro crianças por dia”), fato que motivou a campanha das pulseiras iniciadas neste sábado (23). “Nesta parte do litoral, por ser relativamente calma, é comum os pais se descuidarem de suas crianças, e estas acabam se perdendo”, ressaltou o capitão Vieira.
parlamentopb

Dois assassinatos em menos de 24 horas em Patos

Cosme Dias -  (Foto)Mário Frade - portalpatos.com)
O quinto filho da senhora Dona Lia, bastante conhecida no bairro da Vitória aqui em Patos, foi assassinado por desconhecidos na manhã deste sábado, 22 de janeiro, e apesar das diligências minutos após o delito, ninguém foi preso.

Cosme Dias da Silva, auxiliar de Borracheiro, conhecido por “bola”, com 33 anos de idade, foi brutalmente assassinado com vários tiros, a maioria na cabeça.


O homicídio foi registrado pela polícia por volta das 11h30 na Rua Aurino Pereira nas proximidades do famoso “beco da cola”, (local bastante conhecido pelos inúmeros assassinatos já ocorrido por lá).


Ninguém viu ou ouviu nada. É a famosa “lei do silêncio” por conta de represálias. Apesar do grande número de curiosos, ninguém se submete a dar informações à polícia, o que gera falta de elementos suficientes para o desenrolar do crime.


Os filhos de Dona Lia assassinados são os seguintes: Robenilton Dias da Silva; Daniel Dias da Silva; Damião Dias da Silva, Ronaldo Dias e agora Cosme Dias da Silva. De acordo com informações da polícia a própria mãe das vítimas, apesar da idade, também corre risco de vida com a violência.


Há quem diga que apenas um dos filhos homem de dona Lia permanece vivo. Ele é presidiário e se encontra recolhido no Presídio Regional de Patos, porém a mãe e os demais familiares temem pela vida do mesmo se sair da prisão.


Minutos após o crime dona Lia foi chamada ao local para o reconhecimento e entrou em desespero juntamente com a filha.

Portalpatos
Outro homicídio foi registrado em Patos, ontem, por volta das 21h30. Trata-se de Josevan Francisco das Chagas, 39, atingido por disparo de arma de fogo. O fato ocorreu na Rua Braz Morais, bairro São Sebastião. Há informações que o autor do crime teria sido um jovem que responde pela alcunha de “Gago”. Ninguém foi preso.

AUTOESTIMA - UMA LEITURA SAUDÁVEL PARA COMEÇAR BEM O SEU DIA!



BIOÉTICA, ENVELHECIMENTO E FELICIDADE

Inácio A. Torres


        Há algum tempo fomos convidados a participar de um seminário sobre Gerontologia (estudo sobre a velhice e o envelhecimento), promovido pelo Núcleo Integrado de Estudos sobre a Terceira Idade/NIETI, da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, em João Pessoa, cuja clientela era praticamente constituída de especializandos em estudos sobre a velhice e o envelhecimento. Na época, como éramos professor das disciplinas Gerontologia e Bioética (a ética da vida), do curso de Enfermagem da UFCG, campus de Cajazeiras,  resolvemos apresentar, nesse evento, uma conferência que suscitasse um debate sobre a interface entre a Bioética, o Envelhecimento e a Felicidade.

                Iniciamos com parte de um diálogo extraído do livro "O segredo judaico de resoluções de problemas", de Bonder, cuja cena é mais ou menos assim:

                   Uma mulher de 82 anos adentrou o consultório do Dr. Mayerovitz.
-          “Doutor”, disse ela sofregamente, “não estou me sentindo bem”.
-          “Sinto muito, senhora Kupnik: algumas coisas a medicina mais avançada não pode curar. Eu não tenho como torná-la mais jovem, a senhora compreende".
-          “Doutor, quem foi que lhe pediu para fazer-me mais jovem. Tudo o que eu quero é que possa me fazer mais velha"!

                Essa conversa reflete ações do cotidiano das pessoas. Ações resultantes do não pensar e do não sentir, que podem ser traduzidas como negação da ética. A ética – a que me refiro nesse instante – é a inerente ao homem e a mulher, a que dá uma idéia de homem e mulher livres. Ou seja, a ética como avaliação da moral, ou como algo que vem antes da lei, ou como condição daquilo que vem de dentro do ser humano.
            Tentamos animar os participantes para o entendimento e valorização do saber-ser como elemento fundamental na formação do especialista em gerontologia. Explicamos o ser ético como sendo um ente observador de problemas, que sabe relativizar, priorizar valores e que não estabelece preconceitos e pré-julgamentos.
            Buscamos destabuizar mitos e tabus sobre velhice/envelhecimento e reforçar valores, como: o idoso tem futuro, é inteligente e aprende. O idoso tem sabedoria, por isso deve conviver com pessoas de outras idades. O velho e a velha não perdem a capacidae sexual, tampouco estão mais perto da morte, sobremaneira numa época de banalização da vida e da violência em que vivemos. Essa opinião é defendida pelo grande poeta Gibran Khalil Gibran: “a morte não está mais perto do idoso do que do recém-nascido. Nem a vida”.
            Concluimos nossa conferência com essa história japonesa que incita-nos a uma reflexão sobre relação intergeracional, sociedade e família, tema polêmico que se estende desde antigas comunidades,e palco no qual atuamos todos como atores com maior ou menor grau de comprometimento, ação, e cumplicidades.
            Conta a história: um homem tinha sua mãe já velhinha e muito doente. Certo dia, colocou-a em um caixão e com seu filho mais jovem levou-a até o pico de uma montanha. O homem já estava pronto para abandonar a velha senhora e voltar para casa, quando seu filho correu e pegou o caixão vazio. Vendo isso pergunta: "meu filho por que deseja trazer consigo esse caixão, não vê que agora ele está vazio"? E o filho responde; - "é porque certamente , meu pai, irei precisar dele quando chegar o tempo de também trazê-lo para a montanha". Ao ouvir essas palavras, o homem percebeu que acabara de cometer um grave erro, e voltando a montanha apanha sua mãe e juntamente com o filho a traz de volta para casa.
            Lamentavelmente é grande a violência intrafamiliar contra os idosos. Na vida real, ainda hoje, conhecemos filhos que continuam, mesmo dentro de casa, levando pais e mães velhos para a “montanha do abandono, do desalento e da solidão”.            
            Finda a conferência, uma das alunas do curso de especialização confessou-nos:  “Talvez não seja capaz de definir o que seja ética, porém sou capaz de sentir”. Isso nos confortou e nos fez muito feliz. Ficaremos mais feliz ainda se soubermos que essa reflexão lhe abriu o coração e a mente para melhor entendimento do que seja a velhice e o envelhecimento. 

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Dengue na Cagepa de Patos

A dengue está rondando o escritório da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba - Cagepa , na cidade de Patos. Ontem o diretor Vavá Marques anunciou estar com dengue e hoje o químico Messias também se queixou da virose e não foi visto no trabalho. Será que não estão fazendo o dever de casa nos cuidados com a água?

Assaltantes invadem casa e idoso atira contra bandidos

Três bandidos invadiram a casa de um aposentado na madrugada desta sexta-feira, 21, na cidade de Casserengue, brejo paraibano.

O aposentado quando ouviu os gritos da esposa pedindo socorro reagiu. Mesmo esfaqueado, Cláudio Pereira, 86 anos, conseguiu pegar uma arma e atirar nos assaltantes.

Um dos bandidos caiu na porta da casa e morreu. Os outros dois, um ferido na perna, conseguiram fugir.

O aposentado encontra-se internado no Hospital Regional, seu estado de saúde é considerado regular pelos médicos.

Segundo os moradores de Casserengue, os assaltos acontecem com freqüência. Na delegacia da cidade, um policial faz a segurança e a única viatura disponível fica guardada na garagem e só pode sair com um policial civil, mas não existe nenhum no município. 

paraibaonline
Imagem:reprodução TV Paraíba

Previsão de chuva este final de semana em toda a Paraíba


As chuvas deverão continuar na Paraíba neste final de semana, embora de forma isolada. Essa é a previsão do meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Alexandre Magno. A tendência é de evolução de chuvas mais representativas para as próximas 24 horas.

Magno adiantou que o tempo deverá ficar entre parcialmente nublado a nublado, com ocorrência de chuvas isoladas. Segundo ele, algumas localidades da região semi-árida – Cariri, Curimataú e Sertão – deverão receber chuvas mais moderadas, mas não há previsão de temporal, como o que ocorreu na madrugada de quarta-feira (19) na região do Litoral.

O meteorologista da Aesa explicou que as precipitações pluviométricas registradas entre os meses de janeiro e março são inerentes ao sistema vórtice ciclônico em ar superior, que induz a formação de nuvens e chuvas sobre o Nordeste.

Embora haja previsão de chuvas, a temperatura continuará alta em todo Estado, uma média de 30°C. Na região do Litoral, neste sábado, (22), o tempo deverá registrar muita nebulosidade e ocorrência de chuvas em áreas isoladas, com temperatura mínima de 25°C e máxima de 30°C. Já no Brejo, o céu estará com nebulosidade variável e possibilidades de ocorrência de chuvas isoladas, com temperatura mínima de 20°C e máxima de 30°C.

Para as regiões do Agreste, Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão a previsão e de que o tempo vai oscilar entre parcialmente nublado e nublado, com ocorrência de chuvas isoladas. A temperatura mínima será de 21°C e a máxima de 34°C, no Sertão e Alto Sertão. 
 
Secom/PB

Mulheres presas com 19 pedras de crack em Patos


A Polícia deteve na tarde desta sexta-feira 21 as irmãs Karla Patrícia de Sousa Batista, 24 e Cláudia Maria Batista, 36, no bar de propriedade destas, na Rua da Corda, centro de Patos. Com elas foram apreendidas 19 pedras de crack. As irmãs, residentes no Monte Castelo, foram presas após denúncias de vizinhos, que informaram que elas estavam comercializando a droga. Em depoimento à delegada Simone Quirino, disseram apenas que só responderiam às perguntas em juízo. “É uma tática que vem sendo usada com frequência pelas acusadas de tráfico, que é manter o silêncio”, comentou Quirino ao pbnoticias.
Outra prisão ocorrida na tarde de hoje foi do idoso de 88 anos, David Inácio Gouveia, que estava comercializando armas com numeração adulterada. Foram apreendidas na residência dele, na Rua Oliveira Ledo, Centro, uma espingarda de fabricação caseira, um rifle calibre 36, um revólver 32, um 38 e várias munições. A delegada explicou que nesse caso não há fiança e ele ficará à disposição da Justiça. A Polícia Civil chegou ao senhor Davi depois investigar denúncias anônimas.

Colégio EVO-Gente Inocente apresenta aos pais de alunos nova metodologia de ensino


A nova e moderna metodologia de ensino COC que está sendo implantada no Colégio EVO-Gente Inocente será apresentada aos pais de alunos na próxima terla-feira 25às 8h da manhã nas dependências da instituição de ensino, durante um cofee-break.
A apresentação ficará por conta do professor China, do COC de Salvador. O novo sistema de estudo, já implantado em mais de duas mil escolas do Brasil, aproveita com bastante eficácia a tecnologia disponível no mercado com inovações que tornam o ensino bastante interessante para o aluno, com didática adaptada para cada idade.
As aulas em 3D a nova onda da tecnologia, é um exemplo da metodologia que passa a ser realidade este ano no EVO-Gente Inocente, a partir do 6º ano. O jeito fascinante de aprender disponibiliza assuntos diversos relacionados ao conteúdo de sala de aula.
Os alunos também poderão rever todo o conteúdo das aulas já estudadas através do portalCOC, tirar dúvidas com os professores, consultar livros, filmes e infográficos. O acesso também é aberto aos pais que podem acompanhar o desempenho de seus filhos e conhecer o conteúdo repassado pelos mestres, em qualquer lugar que esteja, fazendo uso do computador.
Dentre outras facilidades do novo sistema adotado pelo EVO-Gente Inocente, está o plantão online para que o aluno possa tirar dúvidas com os professores; livros eletrônicos (E-books); aulas digitais, fazendo uso da ferramenta ClassBuilder, o professor personaliza suas aulas digitais.
Segundo a diretora Francinete Vieira Sousa, o EVO-Gente Inocente fez novas aquisições de equipamentos de informática, data-show, para ampliar o acesso do aluno às ferramentas tecnológicas, hoje indispensáveis no dia a dia da escola. Todas as séries estarão inseridas no modelo COC. Para isso programas de computação estão sendo estudados para esse processo de ampliação e acessibilidade dos alunos do Infantil e fundamental I.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Humorista Shaolin é transferido para São Paulo

Foi transferido na noite desta quinta-feira, 20, para o Hospital das Clinicas em São Paulo, o comediante Shaolin.

Shaolin embarcou em uma UTI Aérea modelo LearJet 60 pertencente a empresa pernambucana Wester.

O vôo entre o Aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, e o Aeroporto de Guarulhos, na capital paulista, tem previsão de duração de 4 horas e assim que desembarcar Shaolin será encaminhado em uma ambulância para o Hospital das Clínicas.

Shaolin viaja acompanhado da esposa Laudicéia Veloso e da equipe médica responsável pelo procedimento.

No aeroporto João Suassuna uma multidão de fãs rezou para Shaolin.

O comediante sofreu um acidente de carro na madrugada desta quarta-feira (19), na BR-230, no trecho que liga o distrito de São José da Mata a Campina Grande. 
paraibaonline

Equipe de administração do Janduhy Carneiro discute rotina de trabalho



Identificar carências, corrigir falhas, inovar, buscar motivação e expor mudanças no cotidiano hospitalar, consideradas essenciais para melhor atendimento aos usuários do SUS. Estes foram alguns assuntos discutidos da reunião promovida na manhã desta quinta-feira 20 na 6ª Gerência Regional de Saúde, promovida pela direção do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, a terceira nos últimos dias, que contou com a participação de toda a equipe da administração.

O diretor do Janduhy Carneiro, Eliseu de Melo fez uma apresentação sobre liderança no trabalho, motivação e a importância da humanização no Sistema Único de Saúde e seus reflexões no tratamento de quem busca os serviços hospitalares.

Todos os coordenadores do Regional apresentaram um relatório sobre a situação de seu setor, bem como o que consideram ideal para seu funcionamento. A coordenadora de ações estratégicas, Izabella Fernandes, fez uma exposição sobre as novas rotinas que estão sendo implantadas, as quais serão padronizadas, dentre elas o uso do refeitório por funcionários e acompanhantes dos pacientes, visando maior controle de gastos. 

Outra inovação será a implantação de uma equipe médica que terá a responsabilidade, dentre outras, de analisar os pedidos de atestados médicos, isso devido ao grande número dessas solicitações por funcionários. Também foram discutidas a pontualidade e assiduidade aos plantões.

Um antigo problema do Janduhy Carneiro será encarado com maior rigor, que é o controle de visitas. O que se verifica é um grande número de pessoas ao mesmo tempo visitando os pacientes, uma prática que contraria as normas sanitárias. Pavilhões e UTI receberão atenção maior nessa questão. 

Nas discussões a direção citou também o fardamento para todos os profissionais – EPI – Equipamento de Proteção Individual que terá uso obrigatório, como também o uso da identificação (crachá) do funcionário. 

A direção do Regional está enviando ofício a todos os conselhos de saúde, Coren, CRM, Angevisa, Crefito (Conselho regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), para que estes  possam visitar o Hospital, verificar falhas e apontar as ações necessárias para que a instituição possa cumprir a legislação vigente. “É importante essa parceria para que possamos elaborar uma agenda de trabalho para melhorar cada vez mais a qualidade de nossos serviços, ofereça maior respeito aos nossos funcionários”, explicou Eliseu. 

Uma equipe da administração está elaborando um relatório geral sobre o Hospital Regional que será entregue ao secretário de Saúde do Estado, Mário Toscano. “As reuniões com os coordenadores acontecerão a cada quinze dias, nesse primeiro momento, para que todos aas ações possam ser discutidas, avaliadas”, disse Izabella. 

Ascom

Arquivo do blog