Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 26 de outubro de 2013

Bandidos já teriam cavado 50 metros em túnel descoberto em Patos

foto:parlamentopb
A Polícia Federal descobriu neste sábado (26) um túnel que ligava uma casa à uma empresa de segurança de valores na cidade de Patos, Sertão da Paraíba. De acordo com o delegado responsável  pela investigação, Antônio Gualter, havia 50 metros de escavação. O túnel tinha sistema de ventilação e iluminação. Não havia ninguém na residência, mas a polícia acredita que uma quadrilha especializada seja a responsável.
O delegado Antônio Glauter explicou que a Polícia Federal chegou até o local por meio de uma denúncia anônima. Desde a quinta-feira (24) a casa vinha sendo monitorada e a polícia por solicitar um mandado de  busca e apreensão que foi cumprido neste sábado.
A residência fica em uma rua no Centro de Patos e a empresa ficou em outra rua, localizada exatamente atrás da casa. Conforme o delegado, faltavam cerca de 30 metros para os autores do crime chegaram ao cofre da seguradora de valores. Dentro do local foram encontrados vários sacos de areia.
“O túnel é imenso. Pelo que a gente levantou, do local da casa para a empresa daria mais ou menos 80 metros de escavação. A estrutura que montaram é semelhante  ao caso do assalto ao Banco Central de Fortaleza. Era um túnel com ventilação, bomba para jogar oxigênio e iluminação. Estrutura muito bem feita, são profissionais”, destacou Antônio Glauter fazendo referência ao crime ocorrido em 2005 no Ceará.
A polícia já sabe que a casa estava alugada, agora vai investigar há quanto tempo existia esse contrato de aluguel e quem eram os locatários. Vizinhos também devem ser ouvidos para dar informações sobre a rotina do local. 
TV Paraíba

Flávio José e Orquestra Jovem da Paraíba encantam patoenses




Maestro Chiquito, arranjador 







Marcos Eugênio

Os patoenses foram presenteados, dentro da programação da 2ª Semana de Cultura e Arte de Patos promovida pela Fundação Ernani Sátyro, através da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, na noite desta sexta-feira 25, com uma apresentação de luxo e muita emoção.

A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, criada em 1982, tendo como convidado de honra nessa apresentação de Patos o cantor Flávio José, fez o público, de todas as idades, cantar no Terreiro do Forró os maiores sucessos desse que é um dos maiores ícones da música regional nordestina, filho de Monteiro.

Sob regência do maestro Luiz Carlos Durier, natural de João Pessoa e que vem popularizando os concertos da Orquestra, os jovens mostram seu talento e, inicialmente, antes de Flávio José subir ao palco, abriram a programação musical com New Iork, New Iork e Fascinação e clássicas.

Flávio José falou de sua satisfação em cantar e tocar na companhia de tantos talentos jovens que tão bem representam nossa Paraíba. O evento contou com a presença do presidente da Funesc – Fundação Espaço Cultural, Lau Siqueira e da Funes - Fundação Ernani Sátyro, José Lacerda.

Ao final da apresentação houve homenagem ao compositor, cantor e músico Dominguinhos, falecido há três meses. Flávio José e Durier chamaram o público para cantar com palmas Eu só quero um xodó, autoria de Dominguinhos e Anastácia.

Desde 1997 a OSJPB tem como regente titular o maestro Luiz Carlos Durier. São 80 integrantes, originários das escolas: Escola de Música Anthenor Navarro, Departamento de Música da UFPB e Centro Musical Suzuki. Neste sábado o mesmo show ocorrido em Patos será apresentado em Piancó.


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Dia do Cirurgião Dentista

Hoje 25 de outubro é o dia consagrado ao Cirurgião Dentista brasileiros. Em homenagem a classe republicamos neste espaço este nosso soneto, desejando a todos sucessos e alegrias.
 
Odontólogo(a) *
 
Tens nas mãos a arte da escultura
Tens no cérebro cenário de pintor
Pelo trabalho, tens infinita ternura
És da ciência, incansável cultor!
 
Na amenizas, às vezes, a dor da amargura
Que te fere, reprime, maltrata com rancores
Todavia és lenitivo da brutal, feroz e dura
Cárie que dilacera com seus germes roedores
 
Ornamentas o encanto do sorriso
Pacientemente, restaurando conciso
Zelando pela universal obra da criação
 
Comunidades, hospitais, escolas, consultórios
São a exegese de teu mundo envoltório
E o envoltório dessa sublime profissão!
 
Soneto escrito pelo Dr. Inácio Andrade Torres e publicado na Revista Ciência, Cultura e Saúde do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba, em 1980.  

Oi, TIM e GVT têm piores desempenhos de banda larga móvel e fixa

As operadoras Oi e TIM tiveram os piores desempenhos nas medições de banda larga móvel realizadas em setembro pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), não atingindo determinadas metas de velocidade e qualidade em alguns Estados brasileiros.
A Oi ficou abaixo das metas de velocidade instantânea em Alagoas e Bahia. No Sergipe, ficou abaixo da meta de velocidade instantânea e velocidade média. Já a TIM não atingiu o patamar mínimo em velocidade instantânea em São Paulo - com 94,56% das medições apresentando a velocidade mínima contratada -, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo.
A operadora Claro, da mexicana América Móvil, atingiu todas as metas no período na medição da banda larga móvel. A NET, empresa de banda larga fixa do mesmo grupo, ficou abaixo da meta de perda de pacote em Minas Gerais e de disponibilidade no Rio Grande do Sul.
A Vivo, por sua vez, ficou abaixo da meta de velocidade instantânea na banda larga móvel em Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
Os estados que tiveram o melhor resultado aferido pela medição foram São Paulo e o Paraná, além do Distrito Federal. Em São Paulo, apenas a operadora de internet móvel TIM ficou abaixo da meta da Anatel para a velocidade instantânea.
Procuradas, as operadoras não se pronunciaram até o momento.
A velocidade instantânea é a velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da Internet. Já a velocidade média é a média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês. A latência é o período de transmissão de ida e volta de um pacote.
A perda de pacotes ocorre quando, por falha ou baixa qualidade da conexão, um dos pacotes não encontra seu destino; e disponibilidade é o período durante o mês em que o serviço ofertado pela prestadora esteve disponível para o usuário.
Banda larga fixa
Na banda larga fixa, os piores desempenhos ficaram com Oi e GVT, que não atingiram algumas metas de velocidade e qualidade. 

A Oi deixou de atingir pelos menos uma das metas - de latência, perdas de pacote, disponibilidade - nos Estados de Alagoas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe. Já a GVT não atingiu as metas de perda de pacotes e disponibilidade em Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul. No Estado de Santa Catarina, a empresa não atingiu a meta de disponibilidade.
No Paraná, a prestadora de telefonia fixa Sercomtel ficou abaixo da média. Em Minas Gerais, nenhuma prestadora de internet fixa (Algar, Net, GVT e Oi) cumpriu todas as metas estabelecidas pela Anatel. Todas ficaram abaixo da meta no quesito perda de pacotes.
Para as medições da banda larga fixa, foram escolhidos voluntários que tiveram seus dados registrados por medidores (whiteboxes) instalados nos domicílios selecionados. Foram acompanhados indicadores como velocidade instantânea, velocidade média, disponibilidade e período de transmissão.
Para a velocidade instantânea, as empresas teriam que, em pelo menos 95% das medições, apresentar velocidade de, no mínimo, 20% do que foi contratado. A velocidade média medida durante o mês, deve alcançar 60% da velocidade contratada, de acordo com o regulamento da Anatel.
Desenvolvido desde o final de 2012, o projeto de medição da qualidade da banda larga pretende reunir informações para a adoção de medidas que permitam a melhoria progressiva da qualidade do serviço.
Com informações da Agência Brasi

Felipão oficializa Diego Costa e antecipa convocação de ex-corintiano e mais 3


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiantou a convocação de cinco jogadores para os amistosos contra Honduras e Chile, que serão realizados nos dias 16 e 19 de novembro, em Miami e Toronto, respectivamente. Além de Diego Costa, que já havia sido confirmado por Luiz Felipe Scolari, o treinador surpreendeu ao chamar o ex-corintianos Marquinhos, do Paris Saint-Germain, e ainda adiantou os nomes de Daniel Alves, Hulk e Lucas Leiva.
A antecipação dessas convocações é importante para que os atletas possam retirar seus vistos americanos e canadenses. A convocação completa da Seleção Brasileira será anunciada só na próxima quinta-feira, 31 de outubro, às 12h (de Brasília), no Rio de Janeiro.
O chamado de Diego Costa causará polêmica - o atacante, que já jogou pelo Brasil em partida amistosa, obteve nacionalidade espanhola e pode defender a atual campeã do mundo. Porém, Felipão tem insistido que ele faz parte dos planos da Seleção e até criticou a Federação Internacional de Futebol (Fifa) recentemente.
Felipão tinha anunciado a convocação de Diego Costa em duas oportunidades. Além de revelá-la em entrevista à Rede Globo, ele também sofreu um trote de uma rádio. O anúncio causou polêmica na Espanha, mas, de acordo com a imprensa local, o atacante do Atlético de Madrid vai rejeitar o chamado de Felipão.
A outra novidade da convocação, Marquinhos, do PSG, também esteve ligado a uma possível nacionalização, para jogar pela seleção portuguesa. Mas o jovem zagueiro, que saiu cedo do Corinthians e brilhou na Roma, deve defender o Brasil sem problemas. Mesmo há pouco tempo na França, ele tem se destacado e justificado os 31 milhões de euros (R$ 93 milhões) investidos nele.

Terra

Procuradores acionam Livânia por suposta irregularidade em licitação


Depois de uma ação de improbidade administrativa contra o secretário Waldson de Souza, da Saúde, no início deste mês, um grupo de 41 procuradores de Estado decidiu processar também ontem, pelo mesmo motivo, a titular da Administração no governo Ricardo Coutinho, Livânia Farias. A representação, subscrita pelos integrantes da carreira de Estado, foi protocolada na noite desta quinta-feira, 24, em João Pessoa, e tem como principal argumento "indícios de irregularidades na compra de dois helicópteros usados, via licitação, no valor de R$ 22 milhões".

O principal indício de irregularidade apontada na ação conjunta movida pelos procuradores é, novamente, o fato de que o processo licitatório para a compra das aeronaves não foi submetido ao crivo da Procuradoria Geral do Estado da Paraíba (PGE-PB), como estabelece a Constituição Federal e Estadual, que reserva a esses servidores a exclusividade dessa prerrogativa.

Integrada por oito volumes com todo o detalhamento técnico da licitação, a ação de improbidade administrativa contra Livânia Farias destaca que a secretária, em 18 de abril deste ano, deflagrou o processo formal de aquisição dos dois helicópteros através do pregão presencial nº 37/2013-SEAD, atendendo solicitação da Casa Militar do Governador.

Nos autos do procedimento licitatório,existe um único parecer, subscrito por servidor comissionado, em seguida aprovado por outro comissionado  e, ao final, homologado por Livânia Farias. "Tudo à inteira revelia dos Procuradores de Estado, servidores constitucionalmente competentes (Art 132 da CF) para assessoria e consultoria jurídica do Estado", ressalta a ação em tramitação e que deverá ser distribuída ainda nesta sexta-feira, 25.

 Um outro ponto destacado na representação contra a secretária de Administração do Estado: os servidores em cargos de comissão, e portanto submetidos às vontades de quem tem o "poder da caneta", se manifestaram em parecer "apenas quanto ao edital de abertura da licitação, não existindo naqueles autos qualquer exame a respeito do procedimento licitatório em si mesmo". E, nesse aspecto, conclui a ação subscrita pelos 41 procuradores de Estado que as etapas mais importantes que se seguiram na licitação, posteriores à publicação do edital, sequer foram apreciadas pela "pseudo" assessoria jurídica de Livânia.

Entre os problemas delineados pelo grupo de procuradores de Estado em relação à essa compra no valor superior a R$ 22 milhões destaca-se, além da usurpação das prerrogativas funcionais dos procuradores, a evidência de que questões, suscitadas pela Auditoria do Tribunal de Contas do Estado e que não foram satisfatoriamente esclarecidas pela secretária ré na ação proposta. A saber: quais as razões para esta aquisição se realizar através do sistema de registro de preços?; quais os motivos em termos de economicidade (custo x benefício) para aquisição do bem já usado em detrimento de bem novo? e, finalmente, em que parâmetro foi definida a escolha das aeronaves com ano de fabricação a partir de 2007 (helicóptero biturbina) e a partir de 2009 (helicóptero monoturbina)?

Na conclusão da representação, além das penalidades previstas na lei da improbidade administrativa (8.429/2002), é solicitada uma liminar judicial, suspendendo a compra dos dois helicópteros, até que sejam cumpridos todos os procedimentos legais em relação à aquisição desses bens para o Estado.

Ascom

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Patos, minha terra natal!












Inácio A. Torres

Patos é minha terra natal. Dela guardo lembranças que me vivificam. Dela tenho saudades que me fortalecem. Provérbios são traidores, mesmo assim continuo crendo que profeta também se é na terra natal. E que recordar é viver, embora Alcides Carneiro insista em dizer quer “recordar é viver de lembranças e viver de lembranças é morrer de saudades”.

Particularmente, tenho a crença de que boas lembranças e boas saudades prolongam a vida, alegram a alma e animam o espírito, por isso hoje desejo falar e reviver coisas do passado.Os rios Cruz, Farinha e o velho Espinharas que desciam açodados, cheios, de barreira a barreira, animando a molecada.

O Jatobá, nosso açude pioneiro – só depois vieram Barragem, Farinha e Capoeira -  que em dias de sangria era uma grande festa.

O banho de biqueira em frente à casa onde nasci na Padre Anchieta, bairro Santo Antônio. A barragem de D. Elvina... Águas de vida... pingos de boas lembranças e  saudades.

Os grandes comícios de Zé Cavalcante, Zé Gayoso e Rui Gouveia. Os discursos de Ernany Sátyro, o amigo velho, verdadeiras aulas de civismo e de civilidade. O corujão de Edivaldo Mota e de Chico Bocão. Os jovens políticos Gilvan Freire, Polion Carneiro, Marcondes Sobral, Antônio Simões e tantos outros.

A difusora de Otacílio Divino. O programa Estudante em Marcha na rádio Espinharas, feito a capricho por colegas como Buarque Fernandes, Edmilson Menezes. A Crônica das Doze do Padre Assis. O Forró de Batista Leitão. Edileuson Franco narrando, como ninguém, as partidas de futebol antes, no campo do Ginásio Diocesano e depois no Estádio Zé Cavalcante, em tardes de pelejas aguerridas do clássico Nacional e Esporte (único escrito com E).

O Clube Fortelândia e a Casa do Estudante com seu eterno presidente Juraci Dantas, amigo que ainda hoje sempre nos encontramos na Peixada do Donato, tão bem administrada por Lula, lá no bairro Jatobá – sem bairrismo um pirão sem igual.

A Escola Mista Espinharas, onde tudo começaria com D. Jacinta Xavier de Amorim, minha primeira mestra. O Instituto Leão XIII de Luiz de França e Chico Satyro onde as professoras Lourdes Gomes, Ursulina – minha mana – Dejalina ensinamram-me que o respeito e a amizade são coisas úteis neste mundo

O velho Diocesano do Monsenhor Vieira. As aulas de matemática de Onilva, as de geografia com professor Oliveira e Ana Cartaxo, as de Português com Messias, Badu e Antônio Fernandes e as de História com D. Terezinha.

Do Colégio Estadual, lembramos de Dra. Terezinha, D. Lyen, Dr. Marcos Urquiza, Dr. Cajuáz e tantos outros cujos nomes permanecerão estatuados nas mentes e corações de seus alunos.

Quem pode esquecer da esquina de João David, onde Santo Garapa e outros idosos da época discutiam com Mestre Ábdon, Valdemar do Pandeiro e S. Arsênio temas políticos da época. O encantamento do desfile do 7 de setembro.

Os clubes da periferia: Fluminense de Totô, o Flamengo de Vigolvino, o Guarani de Tião Bilú, o Botafogo de Toinho, o Estrela do Belo Horizonte, o Bariri do São Sebastião e tantos outros que participavam de fantásticos campeonatos de times amadores.

Lembremos ainda dos Festivais de Música realizados no Cine Eldorado com animação dos conjuntos: Os Jovens, dos irmãos Agnaldo e Toinho e o Z-Sete de Brandão e Everaldo. A procissão dos homens tendo a frente o Padre Levi Rodrigues.O Tiro de Guerra da época de sargentos Hélio, Bezerra e Eudinho.

As quadrilhas das ruas Espinharas, Padre Anchieta, Augusto dos Anjos e Dezoito do Forte. Os forrós – Festa do Milho – nas quadras do Rio Branco, Estadual, Tiro de Guerra e Tênis Club, animadas por Pinto do Acordeon, Gê Maria, Derrés e outros artistas.

Os cinemas Eldorado e Prado, esse último agonizando em ruínas, mesmo assim tentou resistir. A Cruz da Menina e a Festa de Setembro historiadas por Flávio Satyro, Romildo e Damião Lucena. As Missões de frei Damião.

As histórias de Antonio Tranca Rua e de Zezinho Pintor. A beleza dos quadros de Perigo Neto, estampados na antiga rodoviária. O Revista da Semana, programa radiofônico, comandado por Luiz Gonzaga, talvez o mais antigo da Paraíba.
Time do Dioesano 1978

As composições de Amaury de Carvalho, Antonio Emiliano, Virgílio Trindade, Derréis e tantos outros artistas patoenses merecem mais divulgação. As obras de Allyrio Meira Wanderley, os livros de Zé Cavalcante, o museu de Afonso, merecem mais atenção. Falta fazer-se uma homenagem digna a João Ferreira, um cientista reconhecido na Rússia, nascido em Patos.

Esse é um ensaio sobre a minha terra e minha gente. Um momento de saudade aconchegante da terra onde tive, tenho e terei a felicidade de conviver com minha família grande e inesquecíveis momentos de felicidades. Encerro com esses versos saídos do coração e da mente saudosa.

Patos:
Ninguém tirará teu progresso, tua sorte
Teu destino traçado para o futuro.
Haveremos de lutar com garra: eu juro
Na busca de fazer-te ainda mais forte!

Em cada idoso teu e em cada criança
Eu vejo o renascer de um novo dia,
Salpicado da mais firme esperança
E da tintura da mais forte energia.

Patos ardente... minha terra querida!
Em teu seio finquei raízes de minha vida
Em teu solo o meu sonho de esperança.

Portanto, orgulhar-se de te nunca me cansa

Aniversário de Patos: Bairro Belo Horizonte ganha Academia de Saúde e praça totalmente reformada





Dando continuidade à programação dos 110 anos de Patos de elevação à categoria de cidade, a Prefeitura inaugurou nesta quarta-feira, 23 de outubro, a segunda Academia de Saúde no município, e ainda a reforma da Praça Alcídes Carneiro, localizada no bairro Belo Horizonte, de fronte à Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

Para abrigar a Academia de Saúde, a referida praça foi totalmente arborizada, tendo sua estrutura renovada com novos bancos, canteiros, brinquedos e quadra poliesportiva. O investimento nessa obra gira em torno de 280 mil reais, sendo 180 mil advindos do Governo Federal para a Academia de Saúde, e 100 mil dos recursos do município para a reforma da praça.

A Academia de Saúde conta com nove tipos de aparelhos, podendo se exercitar 36 (trinta e seis) pessoas por vez. A estrutura conta também com uma sala multi-uso, onde serão ministradas palestras com nutricionista, com farmacêutico, psicólogos, educadores físicos, entre outros profissionais dos NASFs.

A secretária de Saúde Ilana Motta, destacou que a prefeita tem se empenhado para tender aos anseios da população, e um equipamento como esse só vem incentivar ainda mais que as pessoas desenvolvam práticas saudáveis. Ilana Motta ainda informou que as academias serão ampliadas para outros bairros, a exemplo do jatobá, Noé Trajano, e o distrito de Santa Gertrudes.

Já a prefeita Francisca Motta ressaltou a importância da obra para o bairro Belo Horizonte e pediu compromisso da população no zelo com o patrimônio voltado para o próprio povo. A gestora também revelou que nesta quinta-feira, 24 de outubro, estará entregando 110 unidades habitacionais da FUNASA e também assinará a ordem de serviço para construção do Teatro Municipal, bem como de 4 creches modelo Pro-infância.

Para o educador físico do NASF 1, Odivan Goes, os equipamentos da academia servirão para melhorar o condicionamento físico das pessoas da localidade, sobretudo dos grupos de idosos que já realizam atividade naquela praça.

População satisfeita
A popular de nome Beta Oliveira Souto, considerou que: “A Praça é benéfica para crianças, adultos e idosos, ainda mais por dispor de profissionais da saúde que realizarão o acompanhamento das pessoas durante os exercícios”, relatou.

Dona Yolanda Garcia do Nascimento, afirmou que antes tinha vontade de praticar exercícios em uma academia, mas não tinha condições. “Nunca tive como fazer exercício em uma academia, e agora estou muito contente em saber que terei isso aqui em praça pública”, comentou emocionada.

As Academias de Saúde são fruto da parceria entre Ministério da Saúde e Governo Municipal, tendo como objetivo principal contribuir para a promoção da saúde a partir da implantação de pólos como este, com infraestrutura, equipamentos e quadro de pessoal qualificado para a orientação de práticas corporais, atividade física, lazer e modos de vida saudáveis. A primeira Academia de Saúde de Patos foi inaugurada no mês de abril deste ano, na Praça do Perequeté, localizada no bairro Jardim Guanabara.

Hélio Barbosa

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Câmara aprova texto da renegociação de dívidas dos estados e municípios


Brasília – Os deputados federais chegaram hoje (23) a um acordo em torno do texto que trata da renegociação das dívidas dos estados e dos municípios e conseguiram aprovar o texto principal do projeto de lei complementar, apresentado pelo Executivo. O texto muda o índice de correção dos débitos dos estados e municípios com a União.

Pelo texto aprovado, o indexador passará a ser o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4% ao ano ou o limite máximo da taxa Selic. Atualmente, as dívidas são corrigidas pelo IGP-DI somado a 6% a 9% ao ano. Outro ponto adotado no texto vai permitir que estados recalculem as dívidas abatendo a diferença quando o indexador adotado em operações anteriores superou a Selic, que é referência máxima das operações.

Parlamentares da base lembraram que o projeto diminui o acumulado de débitos, abrindo a possibilidade de aquecimento das economias dos estados e municípios. “É um princípio fundante da República tirar os estados e municípios do sufoco, refinanciando suas dívidas. E a medida que renegociar, o estado vai poder ter mais financiamento que vai impactar no PIB [Produto Interno Bruto], na geração de emprego porque entram novos investimentos”, disse o líder do PT, deputado José Guimarães (CE).

Guimarães disse ainda que a renegociação vai atingir um total superior a R$ 400 bilhões, considerando as dívidas dos estados e municípios, e vai beneficiar principalmente as cidades de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Salvador. Entre os estados, os maiores beneficiados serão Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

As vantagens para os governos foi o argumento do líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), para tentar impedir o avanço da matéria. Desde ontem (22), quando o projeto começou a ser discutido, Caiado obstruiu as sessões defendendo a inclusão de dívidas de outros estados que não foram abrangidos pelo projeto e alegando que a nova regra revoga a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e dá um tratamento diferenciado aos estados e às cidades.

“Se fosse município do interior da Bahia conseguiríamos revogar a LRF para atender à renegociação de uma dívida? Lógico que não. Isso só foi possível porque São Paulo quer sair de uma situação onde o indexador é o IGPD-I”, disse. Pelos cálculos apresentados por Caiado, entre as dívidas dos municípios, a capital paulista responde por mais de 82% do valor total de R$ 66 bilhões.

O líder do PPS, deputado Rubens Bueno (PR), avaliou que apesar de “não ser o ideal, [o projeto representa] uma reforma mínima. Não podemos postergar”, defendeu a proposta considerada, por ele, como “razoavelmente boa.” Os parlamentares ainda vão se debruçar, ao longo do dia, sobre emendas apresentadas durante as discussões no plenário.
Agência Brasil

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Projovem Trabalhador convida alunos para o encerramento da Qualificação Social. Escute



A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social por meio da Coordenação do Projovem Trabalhador, convida todos os alunos do programa para participar do evento que marcará o encerramento da Qualificação Social, bem como do início da Qualificação Profissional, que acontecerá dia 28 de outubro. O evento acontecerá nos dias 22 e 23 (terça e quarta) de outubro, a partir das 19h00, no auditório do Fórum Miguel Satyro, Centro de Patos. 

Nesta terça, a consultora do SEBRAE, Roberta Trindade, ministrará uma palestra com o tema:Empreendedorismo. Já na quarta, os temas Leis Trabalhistas e Motivação, ficarão por conta das palestrantes Socorro Lopes (advogada) e Sara Lacerda (mestra em gestão). 

A primeira etapa de Qualificação Social e a segunda etapa de Qualificação Profissional correspondem aos cursos de Administração, Telemática, Serviços Pessoais, Construção e Reparos, e Alimentação, todos oferecidos pelo Projovem Trabalhador de Patos.

Hélio Barbosa

Ricardo visita Dom José Maria Pires e fala de investimento para assentados


O governador Ricardo Coutinho visitou o Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, na noite deste domingo (20). O encontro, que também teve a participação da secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, aconteceu no Instituto Padre Manoel Malagrida, localizado à rua Maestro Oswaldo Castro, no Bairro dos Estados, em João Pessoa.

Ricardo, Dom José Maria Pires e a secretária Aparecida Ramos conversaram sobre reforma agrária e outras ações dos Governos federal e estadual direcionadas às famílias rurais, além de outros temas.

O governador informou ao religioso que nos últimos dois anos e meio o Governo do Estado investiu cerca de R$ 8 milhões em benefício de trabalhadores rurais assentados pela reforma agrária no Estado, sendo que boa parte dessas benfeitorias foi executada pelo Projeto Cooperar. As Secretarias do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca e do Desenvolvimento Humano também têm atuado com ações voltadas para famílias de assentamentos rurais, segundo destacou a secretária Aparecida Ramos.

Ao final da visita do governador, Dom José Maria Pires disse que se tratava um encontro de dois amigos. “E um encontro de dois amigos, de duas pessoas que querem se encontrar. Como venho de vez em quando à Paraíba agendamos esse encontro”, comentou.

No dia 26 de setembro passado, Dom José recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Aposentado, tem hoje 94 anos de idade. “Estou programado para viver 113 anos. Começarei a envelhecer aos 100 anos”, brincou o Arcebispo Emérito da Paraíba durante a conversa com o governador Ricardo Coutinho. O religioso revelou que em novembro voltará à Paraíba ao menos mais três vezes.

secom-Pb


Ex-prefeito é denunciado por superfaturamento e desvio de verbas públicas

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-prefeito de Belém (PB) Tarcísio Marcelo Barbosa Lima e mais quatro pessoas por crime de responsabilidade. Foi constatado superfaturamento de preços e desvio de verbas públicas repassadas através de convênio firmado entre o referido município e o Ministério da Saúde para compra de unidade móvel.
Em 19 de dezembro de 2000, durante o primeiro mandato de Tarcísio Lima (período de 1997 e 2004), celebrou-se o Convênio nº 1194/00 para aquisição de unidade móvel – versão odontológica e médica, visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde em Belém (PB). Coube à União o valor de R$133.650,00 e ao município a quantia de R$14.850,00.
Na ação, o MPF explica que o ex-prefeito não fez a devida aplicação do recurso recebido e, também, realizou uma transferência de R$ 25 mil da conta do convênio para a conta da prefeitura, sem previsão no plano de trabalho, contrariando o artigo 20 da Instrução Normativa (IN) nº 01/97 da Secretaria do Tesouro Nacional. Além disso, Tarcísio Lima usou indevidamente hipótese da licitação não ser necessária (fundamentou uma suposta exclusividade da empresa) e firmou, em 2 de abril de 2001, contrato no valor de R$148.500,00 com a empresa KM Empreendimentos para o fornecimento da unidade móvel.
A carta de exclusividade foi fornecida pela empresa Guararapes Equipamentos Rodoviários. No entanto, tal carta atribuía à KM Empreendimentos apenas a exclusividade da distribuição dos produtos fabricados pela Guararapes, não abrangendo o fornecimento de unidades móveis de saúde por todos os fabricantes (seja qual for a marca) instalados no território nacional, motivo pelo qual não se sustenta a inviabilidade de competição na licitação. Destaca-se, também, que os denunciados Aluísio Guedes de Miranda, Carlos Joubert Miranda e Hamilton Guedes Miranda participavam de ambas empresas.
Superfaturamento – Relatório da Controladoria Geral da União, bem como perícia realizada pela polícia durante as investigações concluíram que o preço da unidade móvel de saúde foi adquirida 42,733% acima do valor de mercado praticado à época da aquisição. A porcentagem corresponde à quantia de R$44.459,69 em superfaturamento.
Para o Ministério Público Federal, também corrobora o desvio e apropriação de recursos públicos o saque de R$40 mil na conta do convênio, realizado pela denunciada Iraci Soares de Lima (com autorização do ex-prefeito). Neste caso, o beneficiário foi a própria prefeitura e não a empresa contratada, o que igualmente contraria a IN STN nº 01/97.
Na denúncia, oferecida em 24 de setembro de 2013, o procurador José Godoy Bezerra de Sousa afirma que os envolvidos fizeram pouco caso do direito fundamental à saúde e, principalmente, da população belenense, motivo pelo qual devem ser punidos com rigor. “Tal fato se deu em município extremamente carente do estado da Paraíba, qual seja Belém, cujo IDH – Índice de Desenvolvimento Humano lhe rendeu a posição 4.331 no ranking nacional”, ressaltou.
Condenação – O MPF pede a condenação com base no artigo 1º, inciso I, do Decreto Lei n. 201/67 (que dispõe sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores), combinado com o artigo 29 do Código Penal (que prevê o concurso de pessoas). Se forem condenados, os denunciados podem pegar até 12 anos de prisão.

Ascom

PF apreende 11 quilos de drogas no centro de Campina Grande


Três homens foram presos pela Polícia Federal no início da noite desta segunda-feira (21) com cerca de 11 kg de drogas. O flagrante ocorreu no Centro de Campina Grande, Agreste paraibano. A identidade dos acusados não foi divulgada.
De acordo com as primeiras informações repassadas assessoria de imprensa da Polícia Federal, os agentes chegaram até os acusados através de uma denúncia anônima. A droga estava divida entre crack (6 kg) e cocaína em pó (5 kg). Um dos presos é de São Paulo.
Ainda de acordo com a PF, a polícia suspeita que o trio estivesse negociando a venda do entorpecente. A Polícia Federal foi até um imóvel localizado em um dos bairros de Campina Grande e encontrou material ilícito.
O trio foi encaminhado para a sede da Polícia Federal, em Campina Grande, onde será ouvido e transferido para o Presídio Serrotão.

portalcorreio

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Lei do Mais Médicos é sancionada nesta terça-feira (22)

A presidenta da República, Dilma Rousseff, sanciona nesta terça-feira (22), em Brasília, a lei que institui o Programa Mais Médicos. A iniciativa, criada por Medida Provisória e cujo projeto de lei foi aprovado na semana passada pelo Congresso Nacional, estimula a atuação de médicos nas regiões carentes do país.

Na cerimônia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, apresenta balanço do programa, que já conta com profissionais em atividade nas Unidades Básicas de Saúde do interior e das periferias de grandes cidades.

Data: 22/10
Horário: 11h
Local: Salão Nobre do Palácio do Planalto – Brasília (DF)

Mãe do jornalista Osvaldo Medeiros será sepultada nesta terça no São Miguel




Otávia Regis de Medeiros, natural de Ingá-PB, faleceu aos 97 anos na manhã desta segunda-feira 21 em Patos. Seu corpo será sepultado às 8h desta terça-feira no Cemitério São Miguel.


Mãe do jornalista Osvaldo Medeiros e de mais quatro irmãos. A senhora Otávia, além dos filhos, deixa 13 netos e uma bisneta.

Prefeitura anuncia programação do aniversário de Patos



A Prefeitura Municipal de Patos convida toda imprensa a participar de 21 a 24 de Outubro, da Programação Especial em comemoração aos 110 anos de elevação de Patos a categoria de cidade.


PROGRAMAÇÃO

21 DE OUTUBRO / SEGUNDA-FEIRA

8h – Carreata comemorativa saindo do Centro Administrativo Aderban Martins, com a nova Patrulha Mecanizada, as novas Ambulâncias do SAMU e os novos Ônibus Escolares adquiridos em 2013.

22 DE OUTUBRO / TERÇA-FEIRA

9h – Inauguração da reforma e modernização da sede da Superintendência de Trânsito e Transportes – STTRANS e Inauguração da Central de Monitoramento de Trânsito.

23 DE OUTUBRO / QUARTA-FEIRA

17h – Inauguração da Academia de Saúde e Reforma da Praça Alcides Vieira Carneiro (Nossa Senhora de Fátima), no Bairro Belo Horizonte.

24 DE OUTUBRO / QUINTA-FEIRA

5h – Alvorada

10h – Inauguração da Secretaria Executiva de Juventude na Praça Getúlio Vargas.

11h – Transmissão Ao Vivo do Programa “Correio Verdade” em Patos, através da “Caravana da Verdade” do Sistema Correio, com Samuka Duarte e Shows com Yegor Gomes e a Banda Forró dos Balas, além de ações de saúde e ação social na Praça Getúlio Vargas.

17h – Inauguração de 110 Unidades Habitacionais em parceria com a FUNASA no Conjunto Batuel Palmeira, Bairro Dona Milindra.

19h – Assinatura da Ordem de Serviço para construção do Teatro Municipal Ernani Satyro, no Centro de Cultura Amaury de Carvalho. Na oportunidade serão assinadas ainda, as Ordens de Serviço para construção de mais quatro creches padrão PROINFÂNCIA do Governo Federal em Patos.

Assessoria

Arquivo do blog