Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 19 de maio de 2012

Encontro municipal do PT pode gerar rompimento do PCdoB com PMDB


Foto:Marcos Eugênio
O Encontro Municipal do PT de Patos, agendado para acontecer na manhã deste domingo 20 na Câmara Municipal, está sendo aguardado com muita expectativa pelas hostes políticas da cidade. Costurar a composição da majoritária com o que há de mais forte para a disputa das eleições deste ano é a meta de cada grupo. O Partido dos Trabalhadores é uma incógnita nesse momento e peça importante no jogo político. Uma prova disso são as teses a ser discutidas neste domingo, um total de três.

A primeira, apresentada por Roberto Torres, pede coligação com o DEM (Dinaldinho). Outra prevê candidatura própria, inscrita por Lenildo Morais, que faz tempo lançou pré-candidatura a prefeito. A terceira tenta nova coligação com o PMDB. Essa é apontada como a mais provável de aceitação. Só que existem rumores de que, caso isso ocorra, aumentam as chances de na convenção de junho o PT entrar na majoritária com o candidato a vice de Francisca Mota. Essa hipótese está mexendo com o PCdoB, que pode rachar, caso o PMDB, que vem paquerando há bastante tempo o Partido dos Trabalhadores, opte por Elenildo como vice de Francisca. 

O evento deste domingo, que deverá contar com a presença do presidente estadual do PT, Rodrigo Soares e do deputado estadual Frei Anastácio, servirá para que haja explanação das negociações que o PT vem fazendo com o PMDB. Cerca de 230 filiados foram convidados, mas a previsão é que compareçam cerca de 120.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Professores do Projovem Urbano de Patos passam por capacitação


A Secretaria Municipal de Educação de Patos (PB) realizou durante duas semanas, a Formação Continuada dos professores que vão atuar no Projovem Urbano, que atenderá mais de 200 jovens que terão a chance de terminar o ensino fundamental e aprender uma profissão, além do acesso à inclusão digital e a participação em ações voltadas à prática da cidadania.
O treinamento, que teve seu encerramento na última quinta-feira, dia 17, na Sala Paulo Freire, da Secretaria Municipal de Educação, faz parte dos critérios de contratação dos profissionais. Depois de passarem por duas etapas de seleção como análise de Curriculum e entrevista, os professores selecionados agora participam da terceira etapa “Formação Inicial”.

O objetivo é dar aos professores a base de todo o programa, momento em que os educadores se apropriarão de conhecimento necessário para bem desenvolver a aprendizagem dos alunos dentro das propostas do programa.

O programa é desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os governos Estaduais e Prefeituras de todo o Brasil e visa oferecer educação, qualificação profissional e engajamento social a jovens que ainda não concluíram seus estudos.

A coordenadora pedagógica do Projovem Urbano, Rosangela Cruz de Oliveira, explica que os jovens atendidos pelo programa são aqueles que estão há muito tempo fora da escola e à margem da sociedade. “Eles não têm espaço na cidade, nenhum tipo de reconhecimento, convivem com a falta de oportunidades”, finalizou Oliveira.

As portas destes novos horizontes se abrem por meio de um currículo integrado, que desenvolve a formação básica, a qualificação profissional e a participação cidadã. Não havia no Brasil um projeto educacional que articulasse estas três grandes dimensões. No ProJovem Urbano, o aluno tem acesso à elevação da escolaridade, adquire uma compreensão maior do mundo do trabalho e participa de ações que estimulam a prática da cidadania.

O Projovem Urbano em Patos tem como formadores, Márcio Medeiros Viera e Fabíola Filgueiras, e como técnica pedagógica, Rita de Cássia. A qualificação profissional é realizada por meio dos Arcos Profissionais. O município de Patos escolheu dois arcos, de acordo com a necessidade local do mercado de trabalho: Turismo e Hotelaria.

Airton Alves

Quixaba recebe Jornada de Inclusão Produtiva

 
 
 
 
 

Um dia histórico para o município de Quixaba, segundo o prefeito Julio Cesar, com a instalação nesta sexta-feira 18 da Jornada de Inclusão Produtiva, um evento que trouxe à localidade uma grande gama de serviços oferecidos por diversos órgãos públicos direcionados aos agricultores familiares, que enfrentam sérios problemas decorrentes da estiagem, uma das maiores dos últimos anos. 

Houve feira dos produtos da agricultura familiar de Quixaba, apresentações culturais, serviços de saúde, como verificação de pressão arterial, escovódromo e teste de glicemia. O prefeito Júlio Cesar assinou projetos de renovação do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar. O programa exige que o município invista no mínimo 30% dos recursos transferidos na garantia nutricional dos alunos matriculados na rede pública de ensino, mas Quixaba utiliza 100% do dinheiro comprando alimentos produzidos pelos agricultores locais.

Emater, Embrapa, SEBRAE, AESA, Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), UFCG/UEPB, Sesi, Cooperar, Sudema, Conab, BB, BNB, Território da Cidadania, secretarias municipais, sindicato rural, conselho de desenvolvimento rural, dentre outros marcaram presença ao evento de Quixaba, cujo objetivo é informar e auxiliar aos agricultores sobre os programa e políticas públicas para o meio rural. 

O foco desse encontro foi a seca que castiga o semi-árido. O representante do Banco do Brasil, Eugênio Junior, falou das mudanças implementadas pelo governo federal no tocante aos débitos agrários. Uma delas é a prorrogação por um ano das parcelas não vencidas, tanto para custeio como para investimentos. Em relação às vencidas de janeiro a abril o Banco ainda não recebeu informações de como elas serão tratadas.

Antônio Augusto, da Defesa Agropecuária, enfatizou a importância da vacinação dos rebanhos contra aftosa, campanha de imunização que se encerra no próximo dia 31. Ele demonstrou preocupação considerando que os índices estão longe da meta de 90% prevista pelo Ministério da Agricultura. “A Paraíba possui o pior desempenho de vacinação contra aftosa do Nordeste e todas as barreiras com outros estados estão fechadas para nossos rebanhos, menos com o Rio grande do Norte, que está em condições semelhantes”, comentou, convocando a todos para incentivar os criadores a imunizarem seus animais. O secretário de Agricultura de Quixaba, Luciano Trindade, garantiu que os agentes comunitários de saúde vão levar essa informação a casa família rural.

Aldo Nunes, gerente regional do Sebrae, falou da importância da união dessas entidades públicas para buscar soluções para o enfrentamento dessa situação, considerada inesperada, uma seca que contrariou inclusive as previsões meteorológicas dos institutos de pesquisas espaciais. 

O prefeito Júlio Cesar elogiou a presença de tantos técnicos na cidade que foram conversar, orientar as famílias do campo. Ele reunirá todo seu secretariado para definir um cronograma de ações visando atender a população no período mais crítico da estiagem, como se prevê para o segundo semestre. As escolas terão grande foco, já que a educação tem destacado em nível estadual. A seca não deverá trazer qualquer interferência no aprendizado. 

Ele falou do abastecimento na zona rural, feito com quatro carros-pipas, dois contratados pelo Exército, ações como a desenvolvida pelo programa de renda mínima, que está ampliando o número de famílias beneficiadas, de 100 para 200, sem contar a contenção de despesas.

O cancelamento do Quixabrega, maior evento bregueiro do Estado foi necessário e a Prefeitura fará ajustes orçamentários para, junto com os governos estadual e federal não permitir que qualquer agricultor fique desassistido nesse momento. 

A merenda escolar é um bom exemplo de manutenção da renda do produtor rural, através do PNAE. Mesmo com a queda de safra provocada pela seca, todos os produtos que as famílias possam direcionar para a merenda escolar serão adquiridos para alimentar os alunos. “As escolas terão seu cardápio adaptado ao que o homem do campo possa produzir, a exemplo de ovos, galinha, carne de bode, dentre outros”, disse Cesar. 

Jailson Lopes, coordenador estadual de operações da Emater, falou da antecipação das parcelas do Garantia Safra e do anúncio do bolsa estiagem, no valor de R$ 400,00 pelo governo federal. Disse que a Emater está atuando em outra frente, incentivando os municípios a organizarem sua defesa civil, para assim poder reivindicar recursos para várias necessidades rurais, especialmente para melhoria do abastecimento, a exemplo de carro-pipa e poços.

O secretário de agricultura de Quixaba Trindade, falou dos prejuízos acumulados no campo, que chegou a fazer corte de terra, mas não conseguiu dar sequência com plantio e colheita, enganados pelas mudanças climáticas, cujo inverno, segundo os meteorologistas seria regular em 2012, algo que não se confirmou. Citou a falta de alimento para os rebanhos, os silos vazios de milho e feijão, queda na produção leiteira, mas que todo esse aporte que vem sendo oferecido pelos órgãos público ajuda bastante a diminuir os efeitos da estiagem.

Vários projetos acontecem em Quixaba em prol do homem do campo, como o de melhoramento genético e gênesi de caprinos, que a criação da raça Quixaba, que vem despertando a atenção da Embrapa e de criadores da região, que podem adquirir animais com melhor desenvoltura para a produção leiteira e de corte. Semente crioula e a pimenta, esta carro chefe da agricultura da localidade. A pimenta vem recebendo incentivos e já existe uma associação com vinte produtores que vendem para o setor supermercadista de Patos e até de outros estados. Uma emenda parlamentar da ordem de R$ 200 mil possibilitará a construção da casa da pimenta, onde os agricultores poderão organizar melhor sua produção e a venda desse produto, seja engarrafado, seja, possivelmente em forma de geléia.(Marcos Eugênio)

Policiais da 6ª Cia/Bope apreendem 1/2kg de crack


Na noite desta quinta-feira policiais da 6ª Cia/Bope (choque) da cidade de Patos apreenderam cerca de 1/2kg de crack. A droga seria transportada para a cidade de campina grande e lá seria distribuída.

Segundo o comandante da guarnição, Cb Valdene, tudo aconteceu após uma denúncia anônima. A informação era de que os envolvidos teriam entregue essa droga para um taxista para que o mesmo a transportasse para campina. O taxista não tinha conhecimento que se tratava de droga, que seria uma encomenda normal. Todavia, por não ter conseguido completar a lotação do seu veículo, o referido taxista desistiu da viagem e ligou para os envolvidos para que os mesmos fossem pegar a encomenda de volta. 

Quando os acusados chegaram ao local foram surpreendidos pelos policiais do Choque (Cb Valdene, Cb Renato, Sd Mangueira e Sd Ribeiro), inclusive o motorista que levaria a encomenda para Campina Grande. 

Os acusados Claudemir Jerônimo Rodrigues e o Gilberto Mendes de Souza, ambos maiores de idade, foram conduzidos para a delegacia e autuados. Com eles foram encontrados cerca de 1/2kg de crack, dinheiro e celulares.

Redação com Assessoria da PM

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Enfermeiros plantonistas de Patos querem salários de R$ 2.856,00


O presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves, encaminhou oficio à Secretaria de Saúde de Patos, juntamente com uma comissão de enfermeiros plantonistas que trabalham no SAMU, reivindicando que os mesmos passem a receber R$ 2.856,00 de acordo com os enfermeiros de PSF que trabalham 40 horas semanais. Hoje, os enfermeiros plantonistas ganham apenas R$ 1.440,00.

A luta da entidade é a redução da carga horária de todos os servidores para 30 horas semanais, mas enquanto isso não acontece, os enfermeiros que trabalham em regime de plantão de 36 horas devem ganhar igual aos que trabalham 40 horas, conforme foi defendido pela entidade sindical na campanha salarial desse ano.

Além da questão salarial a entidade reivindica ainda um espaço físico compatível com o número de funcionários, que possibilite um repouso adequado entre as ocorrências, além de utensílios na cozinha que possibilitem uma alimentação livre de riscos à saúde, fornecimento de EPI padrão para o serviço, dentre outros.

O sindicalista José Gonçalves defende que haja agilização a conclusão da obra do SAMU na Rua Lima Campos, oferecendo assim condições dignas de trabalho para todos os servidores lotados na Secretaria de Saúde que trabalham na instituição.

No dia 2 de junho de 2012, às 16h, será realizada uma assembleia geral no auditório da Associação Comercial de Patos com os auxiliares de enfermagem, auxiliares de serviços, atendentes, vigias, lotados na secretaria de saúde e com as auxiliares de serviços, vigias, técnicos administrativos da secretaria de educação, que ficaram fora do aumento de 20%, além dos garis e servidores das demais secretarias que também não tiveram aumento salarial.

Câmara Municipal de Patos tem contas de 2010 aprovadas


O Tribunal de Contas da Paraíba aprovou na sessão plenária desta quarta-feira (16), as contas da Câmara Municipal de Patos,referentes ao ano de 2010, sob responsabilidade do vereador Marcos Eduardo(PMDB).

As contas das câmaras municipais de Barra de Santa Rosa, Duas Estradas e Quixaba (2010), nos dois primeiros casos com ressalvas também foram aprovadas. Já a Câmara de Cubati teve a reprovação das contas de 2009 e 2010 por irregularidades que incluíram não recolhimento de contribuições previdenciárias e déficit orçamentário.

Na mesma Sessão também tiveram suas contas aprovadas os prefeitos de Lastro (José Vivaldo Diniz, exercício de 2010), Itapororoca (Celso Morais de Andrade Neto, 2009) e Ibiara (Pedro Feitosa Leite, 2009).

Foram aprovadas, ainda, as contas do Tribunal de Justiça (2006), da Fundação Ernani Sátyro (2011) e da Agência de Regulação do Estado da Paraíba (2010, com ressalvas).

Arquivo do blog