Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Marina,... você se pintou?

Maurício Abdalla [1][1]
“Marina, morena Marina, você se pintou” – diz a canção de Caymmi. Mas é provável, Marina, que pintaram você. Era a candidata ideal: mulher, militante, ecológica e socialmente comprometida com o “grito da Terra e o grito dos pobres”, como diz Leonardo Boff.
Dizem que escolheu o partido errado. Pode ser. Mas, por outro lado, o que é certo neste confuso tempo de partidos gelatinosos, de alianças surreais e de pragmatismo hiperbólico? Quem pode atirar a primeira pedra no que diz respeito a escolhas partidárias?
Mas ainda assim, Marina, sua candidatura estava fadada a não decolar. Não pela causa que defende, não pela grandeza de sua figura. Mas pelo fato de que as verdadeiras causas que afetam a população do Brasil não interessam aos financiadores de campanha, às elites e aos seus meios de comunicação. A batalha não era para ser sua. Era de Dilma contra Serra. 
Do governo Lula contra o governo do PSDB/DEM. Assim decidiram as “famiglias” que controlam a informação no país. E elas não só decidiram quem iria duelar, mas também quiseram definir o vencedor. O Estadão dixit: Serra deve ser eleito.

Mas a estratégia de reconduzir ao poder a velha aliança PSDB/DEM estava 
fazendo água. O povo insistia em confirmar não a sua preferência por Dilma, mas seu apreço pelo Lula. O que, é claro, se revertia em intenção de voto em sua candidata. Mas “os filhos das trevas são mais espertos do que os filhos da luz”. Sacaram da manga um ás escondido. Usar a Marina como trampolim para levar o tucano para o segundo turno e ganhar tempo para a guerra suja.
Marina, você, cujo coração é vermelho e verde, foi pintada de azul. “Azul tucano”. Dera-lhe o espaço que sua causa nunca teve, que sua luta junto aos seringueiros e contra as elites rurais jamais alcançaria nos grandes meios de comunicação. A Globo nunca esteve ao seu lado. A Veja, a FSP, o Estadão jamais se preocuparam com a ecologia profunda. Eles sempre foram, e ainda são, seus e nossos inimigos viscerais.
Mas a estratégia deu certo. Serra foi para o segundo turno, e a mídia não cansa de propagar a “vitória da Marina”. Não aceite esse presente de grego. Hão de descartá-la assim que você falar qual é exatamente a sua luta e contra quem ela se dirige.
“Marina, você faça tudo, mas faça o favor”: não deixe que a pintem de azul tucano. Sua história não permite isso. E não deixe que seus eleitores se iludam acreditando que você está mais perto de Serra do que de Dilma. 
Que não pensem que sua luta pode torná-la neutra ou que pensem que para você “tanto faz”. Que os percalços e dificuldades que você teve no Governo Lula não a façam esquecer os 8 anos de FHC e os 500 anos de domínio absoluto da Casagrande no país cuja maioria vive na senzala. Não deixe que pintem “esse rosto que o povo gosta, que gosta e é só dele”.
Dilma, admitamos, não é a candidata de nossos sonhos. Mas Serra o é de nossos mais terríveis pesadelos. Ajude-nos a enfrentá-lo. Você não precisa dos paparicos da elite brasileira e de seus meios de comunicação. “Marina, você já é bonita com o que Deus lhe deu”.

Sacerdote Iyáwò L'Osùn - Músico/Percussionista 
Arte-educador - Produtor Cultural - Exotérico Holístico

Acidente de moto em Monteiro deixa casal em estado grave

Um acidente de moto, na madrugada desta sexta-feira (8), deixou um casal gravemente ferido no município de Monteiro, Cariri paraibano.

Ainda não se tem informações da causa do acidente.

Ana Cecília, 21 anos, e Jarbas da Silva, 26, foram socorridos para o Hospital Antônio Targino, em Campina Grande, e encontram-se em estado grave.
 
paraibaonline

Militância: Mais de 5 mil pessoas vão à plenária declarar apoio a Ricardo Coutinho

Mais de cinco mil pessoas compareceram à plenária realizada pela coligação Uma nova Paraíba, nesta quinta-feira (7), em João Pessoa. Militantes tanto da Capital quanto das cidades de Cabedelo, Santa Rita e Bayeux trouxeram ao candidato Ricardo Coutinho (PSB), sua força e sua luta para ajudar a torná-lo o próximo governador da Paraíba.
O evento ainda contou com a presença dos deputados federais eleitos, Luiz Couto (PT), Efraim Filho (DEM) e Doutor Damião (PDT), dos deputados estaduais que apoiam o projeto do socialista e do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (PSB).
Ovacionado pela multidão, Ricardo agradeceu pelos votos recebidos na Grande João Pessoa e pelo trabalho da militância, que foi decisivo para que os votos se multiplicassem, convencendo, com argumentos, que o projeto de governo do Partido Socialista Brasileiro é o melhor para o estado.
Ricardo lembrou que apesar de ter saído na frente no primeiro turno a eleição ainda não está ganha. “Essa é uma eleição onde cada um de nós devemos multiplicar nossos esforços e fazer de cada dia, um dia de júbilo para nós, mas um dia de pesadelo para o adversário”, reforçou.
Ricardo atentou para o cenário político em que se encontra a Paraíba atualmente, ao constatar que o estado presencia um momento de rachadura política e que esse é o momento de colocar em prática um projeto popular, que tenha os paraibanos como prioridade e, para que isso aconteça, é necessária uma vitória sólida.
“Conseguimos muito, mas sei que somos capazes de conseguir mais. Vamos fazer nossas atividades com muita força e determinação. A esperança venceu o medo e esse é o momento de dizer que os girassóis vão se espalhar por toda a Paraíba”, completou.

Lideranças do PMDB de Patos conclamam militantes para segundo turno



A noite de ontem, quinta-feira 07, foi dedicada pelo PMDB e partidos coligados para avaliar os resultados das urnas no 3 de outubro e dar uma injeção de ânimo à militância nesse segundo turno. Prefeito Nabor Wanderley, seu vice Ivânio Ramalho, deputada Francisca Mota, o deputado federal mais jovem do Brasil eleito no último domingo, Hugo Motta, vereadores e um grande número de militantes e simpatizantes do PMDB marcaram presença ao evento no Patos Tênis Clube.
O resultado inesperado das urnas, com a maior votação de Ricardo Coutinho sobre o governador e candidato à reeleição, José Maranhão, inclusive em Patos, levou as lideranças a avaliar tal desempenho, buscando as causas que contribuíram para esse feito, quando as pesquisas apontavam Vitório deste no primeiro turno.
A deputada Francisca Mota frisou a contribuição de Maranhão para Patos, enumerando uma série de obras que trouxeram desenvolvimento local e pediu garra, determinação a todos para a vitória venha neste segundo turno. O vice-prefeito Ivânio Ramalho também discursou e disse que a obra mais importante para a cidade foi a garantia de se abastecimento, com a chegada da adutora Coremas/Patos, que permitiu, além da água para a população a vinda de várias empresas para ampliar o desenvolvimento de Patos.
O prefeito Nabor Wanderley agradeceu a expressiva votação de seu filho Hugo e se responsabilizou por Maranhão não ter vencido Ricardo no município. “Eu falhei no momento que não cheguei a cada patoense para falar a importância que Zé tem para nosso município, tudo aquilo que ele tem trazido e que tem melhorado a vida de cada cidadão. Mas tenho total certeza que juntos vamos dar essa importante vitória a Zé para que ele continue seu trabalho de desenvolver a Paraíba, a cidade de Patos”, disse eufórico.
Hugo Motta foi ovacionado a cada pausa. Agradeceu aos eleitores de toda a Paraíba que o elegeram a deputado federal, em especial os patoenses, com uma votação de mais de 86 mil sufrágios. Enalteceu a trajetória de Maranhão e disse que é hora da militância fazer a diferença nas ruas, no convencimento de quem representa melhor os anseios da sociedade paraibana.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL NA ADOLESCÊNCIA


Por: Iara da Silva Machado

Apesar dos numerosos trabalhos sobre a vida social e afetiva do adolescente, pouco se aprofundou o estudo sobre o pensamento próprio desse período. No entanto, é na adolescência que o ser humano adquire a capacidade de pensar e de raciocinar além dos limites pessoais e das realidades próximas.
A fase do adolescer traz consigo a passagem do estado infantil para um nível de pensamento que ultrapassa o presente e torna o jovem capaz de elaborar teorias acerca de tudo. É o momento em que o indivíduo articula projetos, sonhos e gostos pessoais para o futuro.
Dessa forma, essa fase tem uma importância singular na formação do ser ético e moral, porque proporciona o reeditar das perguntas que a humanidade se faz desde sempre, a partir do sentido existencial até o transpessoal.
O Jean Piaget definiu um período do desenvolvimento humano denominado de poder dedutivo da inteligência, que é a fase em que o adolescente constrói sistemas e teorias, concentrando sua atenção em questões amplas, e também em pequenos detalhes, pois já é capaz de reconhecer e distinguir variáveis e combinações de variáveis, assim o meio ambiente adquire muitos matizes novos.
O pensamento do adolescente torna-se independente, de certo modo, da representação e das imagens. Ele passa a operar com diversos conceitos abstratos cujo conteúdo não é representável de forma concreta. (Griffa & Moreno).
Tais considerações explicam a transição do período adolescente no tocante aos questionamentos dos valores e crenças familiares, quando expõem suas opiniões, às vezes, contrárias aos padrões, sobretudo, rígidos de processos educativos, anteriores dos pais.
Daí, a famosa sentença dos “conflitos de gerações”, que nada mais é do que um convite a releitura dos princípios formadores da mente humana há 60, 50, 40 anos atrás e o “boom” tecnológico das últimas décadas trazendo informações inúmeras para a nova formação cultural do homem. Num exercício de assimilação dos valores do “homem do saber” para o “homem da tecnologia”. E aprendendo que uma condição não exclui a outra, e sim, ambas as funções de desenvolvimento se somam e fundem-se numa perspectiva mais abrangente do ser intelectual que agrega leituras mais globais e, portanto uma visão de mundo mais dilatada, podendo tornar-se positivamente, menos discriminatória e mais integrativa.
O nível de interatividade da juventude no eixo virtual contemporâneo abre fronteiras dantes não percebidas e, portanto desconhecidas, que faz com que muitos desses jovens maturem valores intelectuais que nivelam seu discurso ao dos adultos do seio familiar.
Logo, o grande desafio da família da juventude atual é a atenção aos próprios princípios, crenças, atitudes e valores que consideram importantes, aqueles que não apresentam necessidade de modificação ostensiva, que são os pilares referenciais da formação e educação dos jovens naquele lar, e aqueles outros que podem ser modificados através do diálogo fraterno, filial, parental e social adequados, francos e leves para que o adolescente deseje refletir sobre aquilo que foi proposto e não imposto como bom atributo humano.
Na fase do desenvolvimento intelectual adolescente o verbo a ser conjugado nas famílias é o compartilhar, para que através do entendimento e da amorosidade a juventude queira ouvir e acatar princípios importantes, que “nunca caem de moda”, e que serão úteis nas suas jornadas de crescimento pessoal e social. 

Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PEPD/PB realizará nesta quinta conferência sobre drogas no Lions Club de Patos

Atendendo a um convite do Lions Clube de Patos, o gestor do Programa Estadual de Políticas sobre Drogas (PEPD/PB), Deusimar Guedes, realizará uma conferência sobre “Combate Eficaz às Drogas – O papel da comunidade”.

O evento será realizado no auditório das Faculdades Integradas de Patos (FIP), às 19h30, desta quinta-feira (7), no município de Patos.

“A conferência de Deusimar Guedes será a primeira de uma série de palestras a serem promovidas pelo Lions Clube, com o objetivo de discutir e propor encaminhamentos sobre os problemas atuais que afetam a sociedade patoense”, afirmou Edenilson Campina, presidente do Lions Clube de Patos, entidade da sociedade civil sem fins lucrativos.

Para o gestor do PEPD/PB, Patos é um dos locais para onde o Programa direciona uma preocupação especial, pois os índices de violência são crescentes, impulsionados pelo consumo de drogas, além da localização estratégica da cidade, que favorece o aumento do tráfico.

“Ações como essa são louváveis, porque promovem a difusão de conhecimento.A sociedade precisa estar preparada para enfrentar o consumo indevido dessas substâncias químicas e saber como procurar ajuda quando for necessário”, arremata Deusimar.

O evento desta quinta-feira deverá contar com a presença de lideranças comunitárias, autoridades locais e moradores da cidade, interessados em conhecer mais sobre formas de prevenção e combate às drogas.

Ações do PEPD/PB em Patos - O PEPD/PB, entidade vinculada à Casa Civil do Governo, já participa ativamente das discussões, planejamentos e ações para minimizar a violência e o consumo de drogas em Patos e nos municípios circunvizinhos.

Em julho, o gestor do Programa sobre Drogas levou o tema para ser debatido durante Sessão Especial na Câmara Municipal de Patos.

O PEPD/PB também esteve na coordenação da Audiência Pública realizada em agosto, na mesma cidade, com o objetivo de ouvir lideranças locais e a população em geral, quanto a propostas para serem acrescentadas às políticas integradas que estão sendo construídas pelas diversas Secretarias, organismos governamentais e sociedade civil organizada.

Já em setembro, o Programa participou da ‘Semana Municipal da Paz e Solidariedade’, coordenada pela Prefeitura Municipal de Patos em parceria com vários órgãos estaduais e municipais, tendo apoio da sociedade civil.
Ascom
Foto: pbnoticias.com

Procon Municipal divulga pesquisa de preços de combustíveis

O PROCON Municipal realizou nos dias 5 e 6 deste mês de outubro, uma pesquisa de preços em 16 Postos de combustíveis da cidade de Patos. Para a coleta foram verificados os preços da Gasolina, Álcool e Óleo Diesel. O resultado revelou que há uma grande variação nos preços.
O litro da Gasolina comum se mantém estável, podendo ser encontrado ao menor valor de R$ 2,44.9, e ao maior de R$ 2,66. A variação gira em torno de 0,22 centavos.
O Álcool não sofreu redução e os preços continuam variando entre R$ 1,82 e R$ 1,99. Para quem utiliza o combustível, a economia pode ser de até R$ 0,17 por litro, o que corresponde a 14,81%.
O preço do Óleo Diesel também se manteve com a mesma variação da pesquisa anterior, tendo preços entre R$ 1,94 e R$ 2,00. A diferença do maior para o menor é de seis Centavos (R$ 0,06).
A pesquisa de preços de combustíveis é realizada quinzenalmente com o objetivo de identificar quais os estabelecimentos onde o consumidor pode encontrar o produto com menor preço, e também coibir práticas abusivas ao Código de Defesa do consumidor como: informação imprecisa, diferenciação de preços para pagamento com cartões de crédito, exigência de tempo mínimo de conta para pagamentos com cheques, entre outros abusos cometidos.
A pesquisa com todos os valores e nomes dos postos pesquisados encontra-se disponível no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), localizado na sede do PROCON de Patos, na Rua Horácio Nóbrega, nº 526, Bairro Belo Horizonte. O consumidor também pode consultar através do telefone (83)3423-3629.
Já na tarde desta quarta-feira o secretário executivo do órgão, Maurício Alves, se reuniu com gerentes dos bancos da cidade de Patos, para tratar de assuntos referentes a greve. Segundo ele a maioria dos representantes afirmaram que os estabelecimentos continuam disponibilizando alguns serviços básicos. Já o Banco do Brasil que possui uma demanda maior de clientes, está passando por maiores dificuldades por conta da resistência dos funcionários. Maurício disse que o objetivo da reunião foi apenas para tentar ajudar a resolver o impasse, facilitando tanto para o consumidor como para os bancos. Para esta quinta-feira (07), está marca para ás 12:00h uma reunião com o representante do Sindicato dos Bancários de Patos, Pedro Alexon.
Confira a lista de alguns postos que comercializam combustíveis mais barato:
GASOLINA MAIS BARATA
1 – GIPAGEL – PRAÇA GETULIO VARGAS, CENTRO – 2,44.9
2 - BELO HORIZONTE - EM FRENTE AO ROTARY NORTE, NOÉ TRAJANO – 2,47
3 – VIOLA – EM FRENTE A PRAÇA DOS POMBOS – 2,49
ETANOL/ALCOOL MAIS BARATO
1 – MASTERGÁS - BR 230 SAIDA P/ CAMPINA GRANDE – 1,82
2 – BELO HORIZONTE - EM FRENTE AO ROTARY NORTE, NOÉ TRAJANO – 1,84
3 - CALIFORNIA – AO LADO DA RODOVIÁRIA – 1,94

DIESEL MAIS BARATO
1 – CID POSTO – PRÓXIMO AO PRESÌDIO FEMININO – BELO HORIZONTE – 1,94
2 – CALIFORNIA – AO LADO DA RODOVIARIA – 1,94
3 – POSTO BELO HORIZONTE – EM FRENTE AO ROTARY NORTE – NOE TRAJANO – 1,96
PESQUISA REALIZADA POR: CLEBER MEDEIROS – CHEFE DE PESQUISA e FISCALIZAÇÃO
DATA 06 de Outubro de 2010  

Quando Tiririca é legião

 
* Muniz Sodré

O "caso Tiririca", fartamente discutido na mídia e em rodas de opinião, merece alguma reflexão, não apenas quanto à bizarrice dos comportamentos eleitorais, mas também sobre como raciocinam as elites, repercutidas em última análise pelo senso comum e pela imprensa.

Para começar, um comentário que nos aconteceu fazer em resposta à demanda de um repórter (O Globo, 26/9). É de hábito, nesse tipo de abordagem telefônica, que o entrevistado fale muito, na expectativa de uma plena explicação impressa do que disse. O publicado foi apenas uma pílula explicativa, mas fiel em sua curteza: aventamos a hipótese de um ativo lado estético nessa manifestação de preferência política chamada voto.

A rigor, o fenômeno estético começa desde as táticas propagandísticas dos candidatos a postos eletivos, na medida em que legitimam o seu pleito por marketing ou por interpelações afetivas. Nos dois casos se aciona o emprego racionalista do afeto por meio da retórica, isto é, pela arte da expressão e da persuasão empregada como técnica política, graças a seus efeitos de instrumentalização e controle dos discursos. A retórica serve para convencer, no sentido racionalista do termo, e para agradar ou adular, o que dá a medida de seu escopo afetivo ou irracional. Em linhas gerais, serve para comunicar ideias e emoções, produzindo sensações.

Baixaria e trivialidade
A retórica e, portanto, a estética, sempre esteve presente no âmago do fenômeno político, embora em graus diversos de intensidade. Não raro, a distância temporal permite-nos ver que usuários da retórica política no passado, tidos como sujeitos de "extraordinários" dotes oratórios, parecem-nos hoje simplesmente grotescos. Hitler, por exemplo: nada de realmente excepcional em seus discursos, hoje analisados em filmes e gravações, exceto o fato de que o orador constituía uma espécie de "canal sinergético" para as massas alemãs ávidas por um líder que as resgatasse das históricas humilhações militares e econômicas. Ao modo de um pregador religioso fanático, o führer dizia o que a multidão queria escutar.

Ou então, ao modo (soft) da mídia. É justamente um filósofo alemão, Peter Sloterdijk, quem enxerga na identificação do público alemão com o führer algo semelhante à da audiência com a sua mídia, a tal ponto que um termo entra em curto-circuito com o outro, bloqueando quaisquer funções críticas. Diz ele: "O segredo do führer de antes e dos astros de hoje consiste no fato de que são semelhantes a seus mais apáticos admiradores. (...) Ele possuía, quando desejava, a ordem imperativa da baixaria. Não entrou em campo em função de algo extraordinário, e sim, por sua inequívoca grossura e pela manifestação de sua trivialidade."

É óbvio que a conjuntura histórica da Alemanha hitlerista não tem nada a ver com o funcionamento das tecno-democracias de hoje, seja na Europa ou nas Américas, mesmo nos casos de conhecidas tentações caudilhescas. Mas a baixaria e a trivialidade continuam exercendo papéis centrais na semiose (processo geral de comunicação) midiática, assim como em outros processos de multidão acionados pela retórica, como acontece em campanhas eleitorais.

O desvio da normalização político-eleitoral
Faz-se cada vez mais presente o grotesco, entendido como categoria estética que dá conta do riso nos fenômenos de fronteira entre o que consensualmente se define como o "normalizado" e o desregramento civilizatório, ou então entre o humano e inumano. Ao repórter do Globo, referimo-nos à oposição entre a estética "da cintura para cima" – que caracteriza os comportamentos normalizados e potencialmente sublimes – e a estética "da cintura para baixo", relativa ao humus da terra, portanto, ao humilde, ao popularesco ou ao que se presta ao fácil entendimento.

A principal figura de retórica pertinente a essa estética é o bathos, que implica o rebaixamento de uma estrutura qualquer com vistas à sua maior comunicabilidade. Não se trata de um preconceito culturalista, como se a "alta cultura" estivesse olhando de cima para baixo a cultura popular. O rebaixamento é a figura retórica da facilitação. Cujo exagero constituiu um recurso importante na formação do público de massa da televisão brasileira e continua a funcionar, aqui e no exterior, como fator de aglutinação de audiências. Um público enorme é inequivocamente parceiro desse bathos de duvidosas intenções.

Mas há uma grande dose de hipocrisia no interesse da mídia e de grandes frações de público pela figura do candidato Tiririca. Em princípio, o riso contrafeito resultaria dos tiques grotescos do personagem detectáveis em atitudes e frases (do tipo "Tiririca, pior do que está não fica"). O riso dos "cultos" seria uma espécie de auto-vacina contra o presumido desvio da normalização político-eleitoral.

O riso do grotesco
O grotesco é quase sempre, porém, um "arranhão" na crosta dos protocolos sociais, é uma visão incômoda do abismo das aparências superficiais. De fato, pode ser muito incômodo tomar consciência de que, em zonas de sombra do que vimos chamando de "espaço público", o máximo de "democracia" pode ser aquilatado pelo mínimo de qualificação humana, como tem demonstrado o Big Brother Brasil: o indivíduo sem nenhuma qualidade social é a estrela do show, é como se a palavra boçalidade precisasse de três "bês" (BBB) para ser grafada.

Não raro, a poesia expõe esse tipo de incômodo melhor do que a prosa de argumentos, a exemplo do excelente poeta mineiro Ricardo Aleixo, que indaga: "O que faz de um humano, humano? (...) Os sonhos dos políticos são da mesma matéria de que são feitos os sonhos dos humanos?"

Por isso se observa uma difusa tensão, nada engraçada, decorrente da suspeita, não claramente enunciada, de que se possam contar às centenas os casos tipificados como "grotescos" no panorama eleitoral. Age-se como se Tiririca fosse único, como se fosse um grande "outro". No entanto, à frente (na televisão), nos lados (nos cartazes de rua), no corpo-a-corpo de candidatos, o grotesco espreita, apenas travestido de uma retórica escolarizada, com sujeito, verbo e predicado – equivalentes gramaticais do paletó e gravata.

Aqui, com todo o rigor desse traje, o cara-de-pau ainda embaraçado nas malhas da Justiça anuncia-se como "ficha limpa"; ali, o candidato a deputado expõe o seu programa: "Nós é jeca, mas é jóia"; acolá, a candidata ao governo se atrapalha: "Temos que defender essa corrupção".

O riso do grotesco é sempre nervoso. O risco é nos darmos conta, como agora, de que Tiririca é legião.

* Jornalista, escritor e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Publicado no Observatório da Imprensa em 05/10/2010
Foto:tribunanews

Espaço Sindical

SERVIDORES PÚBLICOS DE CONDADO OCUPARAM PREFEITURA NA MANHÃ DESTA QUARTA-FEIRA, DIA 6 DE OUTUBRO DE 2010.

Os servidores públicos municipais de Condado que estão em greve desde a última terça-feira,  ocuparam o prédio da Prefeitura Municipal e em seguida da secretaria de educação, reivindicando a atualização do pagamento de Salários dos meses de agosto e setembro de 2010.
Auxiliares de serviços, merendeiras, garis, vigias, motoristas estão sem receber os seus pagamentos de agosto e setembro, apesar dos recursos chegarem ao Município normalmente nos dias 10, 20 e 30 de cada mês.
Para o presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, não tem sentido esse atraso de pagamento de salários, pois a Prefeitura não paga aos efetivos, mas contrata ao mesmo tempo servidor para realizar o trabalho na principal escola do Município Sebastião Lima. “Eu não entendo como a Prefeitura tem coragem de fazer uma coisa dessas, contratar pessoas alheias ao quadro de funcionários para varrer a escola, fazer merenda, ao invés de pagar os salários dos efetivos do Município, voltando à normalidade os trabalhos, pois acredito que ninguém faz esse serviço de forma gratuita”. Disse o sindicalista.
Gonçalves lamentou a demora da justiça para agir com mais rigor contra os Municípios de Condado e Malta que sistematicamente atrasam salários dos servidores municipais. “A única alternativa é o bloqueio dos recursos do FPM e FUNDEB para garantir o pagamento em dias dos servidores desses municípios, mas infelizmente entramos com o pedido e ainda não foi atendido.” Lamentou Gonçalves.
Na próxima quarta-feira, dia 13 de outubro será realizada uma manifestação em frente à Prefeitura cobrando a atualização dos pagamentos dos meses de agosto e setembro de 2010.

Arquivo do blog