Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 10 de maio de 2008

Tradição abre mais duas lojas próxima semana

Crescendo com entusiasmo

Um dos grupos mais fortes na venda de móveis e eletrodomésticos do Nordeste, o Tradição, que nasceu em Pernambuco, continua a ampliar seu número de lojas, onde só na Paraíba serão 50 unidades nos próximos cinco anos. Esta semana foi aberta a segunda unidade de Caruaru e outra em Serrita, também em Pernambuco. Segundo informações passadas pelo supervisor geral da empresa, Marcos Santos, na próxima semana outras duas lojas serão inauguradas, em Paulo Afonso-BA e em Cedro-PE, totalizando 51 no geral. O Centro de Distribuição de Patos, inaugurado recentemente, continua a receber mercadorias, que vão direto para as casas dos consumidores, que neste período que antecedeu o Dia das Mães, contribuiram com mais de 40% de aumento nas vendas.

Nova central

Os profissionais encarregados pelo setor imobiliário estão perecorrendo vários municípios em busca de prédios que possam ser adpatados para as futuras filiais. Inclusive o município de Princesa Isabel, onde já existe uma loja, ganhará no próximo mês um centro de distribuição, para facililtar a entrega dos produtos aos milhares de clientes daquela região, inclusive Pernambuco.

fotos:garimpandopalavras

Ernani Sátyro é lembrado pela FUNES


No dia 08 deste mês foram registrados 22 anos de falecimento do Ministro Ernani Ayres Satyro e Sousa. Seu falecimento (vitima de enfarte) ocorreu em Brasília, em 08 de maio de 1986, tendo seu corpo sido velado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Após sete anos, em 08 de maio de 1993, seus restos mortais, repousam no Mausoléu da Fundação Ernani Satyro.
O evento de translado dos restos mortais de Ernani Satyro foi uma realização do Cerimonial do Palácio da Redenção, à época o governador Ronaldo Cunha Lima. Seus restos mortais vieram de Brasília em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com honras de estadista e o evento teve como representante do Presidente da Republica, José Sarney, e do senado; o senador paraibano, Humberto Lucena, contando ainda com presença do governador Ronaldo Cunha Lima e de vários deputados federais – entre eles, Evaldo Gonçalves (representando a Câmara Federal), Dr. Rivaldo Medeiros, Joacil de Brito, Raimundo Lira, Adaulto Pereira, Luis Clerot, João Tota e deputados estaduais como: Mucio Satyro, Carlos Dunga, Gilvan Freire (representando a Assembléia Legislativa), Dra Geralda Freire Medeiros e o ex-governador profº. Tarcisio de Miranda Burity que na época do seu governo, rendeu-lhe a grande homenagem, criando a Fundação Ernani Satyro.
Hoje, após 17 anos de fundação, a Casa de Ernani e de Miguel Satyro (seu Pai) serve de esteio para a cultura de Patos e região, com suas ações voltadas sempre para o incentivo a divulgação e o incentivo, a divulgação e o fortalecimento da Cultura, fazendo da morada de Ernani, na Morada do Sol, uma CASA DE E PARA CULTURA. A importância da Fundação Ernani Satyro cresce e enriquece o nosso Patrimônio Histórico, sedimentado na memória de nossa querida Patos.

Bebê é abandonado em zona rural de Nova Olinda

Mesmo ainda sem ter entendimento de sua existência, um recém-nascido já experimentou a violência de sua espécie. Ontem, por volta das 8h15, no sítio Várzea de Dentro, município de Nova Olinda - PB, o agricultor conhecido popularmente como "Joaquim de Pedro", vaqueiro na referida propriedade, encontrou nas proximidades de um curral uma criança recém-nascida. Perplexo com o "achado", o agricultor procurou o policiamento local, na pessoa do Sgt. Guimarães, o qual acionou o delegado daquela localidade, bem como a Srª Maria do Socorro de Sousa, conselheira tutelar daquela cidade. A Delegacia tenta identificar os responsáveis pela criança e consequentemente o autor da prática criminosa.
garimpandopalavras com III BPM

Seminário discute transparência pública em Itaporanga


Está marcado para acontecer no próximo dia 17 no Município de Itaporanga o Seminário de Lideranças Poíticas do Vale do Piancó, uma realização da FIGV - Fundação Instituto Getúlio Vargas. No evento serão discutidos dois temas: Normas Partidárias, tendo como ministrante Manoel macedo, tesoureiro do PTB/PB e no seguinte Transparências na Gestão Pública, pelo advogado Gilva Freire (foto). O local do encontro será a Câmara Municipal. A abertura do seminário caberá ao presidente do Legislativo de Itaporanga, José Valeriano e o encerramento ao deputado federal Armando Abílio.

Pentecostes deve atrair dez mil fiéis em Patos


Uma das festas que vem se tornando cada vez mais tradicional, sendo realizada há 16 anos em Patos, este ano Pentecostes deve atrair mais de dez mil fiéis. A concentração acontece na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, onde a 1h da madrugada acontece show do cantor Zé Vicente. Entes das 4h, quando todos seguirão em procisão guiados pela luz de velas ao Parque Cuz da Menina, será oferecido pelas pastorais o café da manhã. A caminhada de uma hora serve como preparação, com muitos cânticos e orações, para missa de Pentecostes, às 5h, celebrada pelo bispo diocesano D. Manoel dos Reis de Farias, que terá a colaboração na santa missa de aproximadamente 40 padres. Como acontece todos os anos, milhares de pessoas de todas os municípios vizinhos participam do evento, marcado no calendário 50 dias após o domingo de Páscoa.
foto:garimpandopalavras

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Chico Bocão celebra aniversário


O folclórico e recordista em legislaturas, vereador Chico Bocão, o único remanescente no Legislativo patoense, da época que vereador não tinha vencimentos, está aniversariando hoje. Os parabéns do Garimpando Palavras.

30 casos de dengue hemorrágica na Paraíba em 2008


Este ano já foram registrados 30 casos de dengue hemorrágica na Paraíba, segundo dados da Secretaria de Saúde. No total houve 6.241 notificações da doença, sendo 62,11% no Sertão. Patos lidera o ranking com 772 notificações. Dos 223 municípios paraibanos, apenas em 36 não houve registros de dengue.

Audiência pública

A Câmara Municipal de Patos aprovou ontem requerimento para a realização de uma audiência pública, onde técnicos da Prefeitura de Patos serão convidados a explicarem a mudança de banco para pagamento da folha dos servidores. Inicialmente foi feito contrato com o Banco do Brasil. Depois as contas foram transferidas para o Banco Real e agora o contrato foi feito novamente com o Banco do Brasil. Os vereadores reclamam do desconforto causado aos funcionários públicos e querem explicações.

Muitos idosos ainda não tomaram a vacina contra gripe


A Campanha Nacional contra Gripe, que deveria ter encerramento hoje, está sendo prorrogada em muitos municípios brasileiros, a exemplo de Patos, por não ter atingido os índices preconizados pelo Ministério da Saúde. Em nossa cidade pouco mais de 60% dos idosos de 60 anos acima foram vacinados, quando a meta a ser atingida é de 80% desse público. A Secretaria Municipal de Saúde avisa que a vacina está sendo oferecida em todas as unidades do PSF, na sede da Secretaria e no 6º de Saúde. Muitos idosos ainda temem os efeitos colaterias da vacina.

O TEATRO ESTÁ DEIXANDO DE SER SONHADO


Por Misael Nóbrega de Sousa


Patos, uma velha senhora, mas de coração varonil, dá mostras de que ainda vale a pena. Ela, essa destemida, sacode as agruras antepassadas e ressurge à cada revés, mais fortalecida; talvez pelo entusiasmo tão peculiar de seus filhos de espírito. Uma nota feliz: o teatro está deixando de ser sonhado. Acima da antiga Unidade Cultural estaremos mais próximos do céu... – e que venham as estrelas com suas constelações intermináveis. – E que assim, abundantes de luz, possamos ser menos arrogantes.
A soberba não combina com nada. Alguns artistas têm a ilusão do apuro absoluto. Esses são os mais tolos. Por toda a vida, ouvirão o que lhes for conveniente, como aplausos disfarçados de fingimento. Viverão sozinhos; e morrerão sozinhos. E, pior do que a solidão existe muito pouca coisa. Artistas bastem-se! De que vale o regurgito da empáfia. Um dia, o espetáculo passará; sairá de cena, assim, sem cerimônia, para dar lugar a um outro menos afetado. Nunca seremos inteiros, sinto dizer. A mim, Deus confiou uma corda de minutos. E, soprou-me às ventas. Vai meu filho de verdade encontrar teu caminho... – A melhor direção é também a minha punição, mas para isso tenho que confirmar quem sou. Ah! Um teatro! Para onde farão convergir todas as boas conversas. E as velhas e novas amizades; e os livros de história e as histórias inventadas, também; e as fotografias de antigamente e as fotografias de agora; E os Nelsons Rodrigues; e os Nelsons Rodrigues...
- Por tudo isso, o teatro só poderia nascer assim: suspenso. Se não terá a magnitude de Dodona, santuário oracular de Zeus, na Grécia antiga, onde as azinheiras sussurravam aos mortais, sob o olhar atento das impenetráveis montanhas de Epiro, o teatro de Patos, será erigido sob a égide da devoção. Colossal também não seria um termo apropriado, pois a hora não é de ostentação, mais de exeqüibilidade. Se quisesse ser mais preciso, talvez, justiça, perseverança e boa vontade, fossem atributos mais bem declarados. Porém, que se descortinem para o primeiro ato, os panos da discórdia. Em cena: todos os protagonistas dessa peça: Deus maravilhado; espelho da conquista. E que à platéia, assentado de forma emparelhada, esteja o nosso povo: vetor e válvula de escape; motivo e tolerância; inspiração divinal. Em cartaz, ad gloriam! Àqueles que nunca desistiram de sonhar. Para o registro da história, estamos no inverno do ano de 2008 de nosso Senhor Jesus Cristo; todos os açudes estão sangrando e o milharal já “emboneca”, à espera da colheita de junho.
Professor e jornalista

Assalto aos Correios de Tavares e apreensão de crack em Patos

Já está se tornando rotina assaltos à agências de Correios, lotéricas, Multibanks e mercadinhos no interior do Estado. Quase que diariamente a Polícia registra esse tipo de delito, que vem causando muitos prejuízos financeiros às vítimas e os bandidos continuam soltos, prontos para agir novamente. Na tarde de ontem, às 15h30, a vítima foi a agência dos Correios de Tavares, município da região de Princesa Isabel-PB. Aliás nessa referida região os alvos prediletos dos assaltantes tem sido as agências dos Correios. De acordo com informações passadas pelo funcionário da agência de Tavares, de nome Hilário,um homem trajando camiseta laranja, calça bege e de capacete, chegou em uma moto Honda 150, cor vermelha, parou em frente, entrou e foi direto ao balcão de atendimento. Sacou de um revólver e ordenou que todo o dinheiro em caixa fosse lhe repassado. Depois fugiu com destino ignorado levando a quantia de R$ 2 mil. A Polícia foi acionada e chegou a tempo de presenciar a fuga do assaltante. Policiais efetuaram disparos contra o mesmo, que não chegou a ser atingido. Usando uma caminhonete D-20, PMs saíram em diligências, porém sem sucesso na captura do bandido.

Tráfico de drogas
Na tarde de ontem a PM de Patos conseguiu, depois das investigações do pessoal da 2ª Seção, prender em flagrante por tráfico de drogas Fábio Ferreira Gonçalves, 29 anos, morador da Travessa Antônio Vieira, local conhecido por Beco de Zé Maia, no Bairro Belo Horizonte. Com o acusado foram apreendidas 43 pedras de crack, um facão e a quantia de R$ 27,00. Durante as investigações os policiais verificaram grande movimentação na casa de Gonçalves e este, ao ser abordado, ainda tentou esconder parte da droga na boca, na tentativa de engolir, algo evitado pela polícia, que percebeu a intenção do traficante. O restante da droga foi encontrada no telhado da casa, escondida entre as ripas. O acusado foi levado para a 5ª Superintendência de Polícia Civil, o qual deve ser conduzido para o Presídio Romero Nóbrega.
Outra apreensão de crack em Patos ontem feita pela PM aconteceu na Rua Bertrand de Azevedo, próximo à linha férrea. Numa revista feita à residência da senhora Maria Betânea Neves, 40 anos, revista permitida por ela, segundo a Polícia, foram localizadas 10 pedras da droga. A acusada, que já tem passagens pela Polícia por roubo, foi levada ao delegado plantonista para que fosse feito o flagrante. Segundo policiais da 2ª Seção, na casa de Maria Betânea também vinha funcionando a prática de prostituição.
foto:III BPM

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Bzzzzzzzzzzz!


O plantão ou central de reclamações da Cagepa local, não sei de quem é a culpa, está dormindo em demasia. Há dois dias que existe um vazamento na calçada do Jornal O Norte, vários solicitaçõpes de conserto foram feitas, mas até o presente não atendidas. Enquanto isso a água lava a rua. Se falta pessoal para atender às solicitações da população, que outros sejam contratados, a bem inclusive do meio ambiente.

foto:www.jornalvejaagora.com.br

Professores terão piso nacional de R$ 950,00


Os professores do ensino público infantil, fundamental e médio nos níveis federal, estadual e municipal vão receber o piso nacional de R$ 950,00, salário que será implantado gradativamente até janeiro de 2010. O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O piso será estendido aos aposentados e pensionistas do magistério público da educação básica que tenham ingressado no serviço público até 2003.

Dia D do conciliador

O TRT da Paraíba realiza hoje o Dia D do Projeto Conciliar, uma forma de mutirão que contará com a participação de 800 servidores e mais de 50 juízes, visando agilizar os processos em tramitação nas comarcas de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Mamanguape, Patos, Taperoá, Picuí, Monteiro Sousa, Catolé do Rocha, Itaporanga, Cajazeiras, Guarabira, Areia e Itabaiana. O TRT espera realizar mais de 4 mil audiências no dia de hoje apenas nas 9 Varas da Capital.

307 mil já vacinados contra gripe


Na Paraíba, até o presnte, 307 pessoas acima de 60 anos já foram imunizadas nessa décima campanha nacional contra gripe, segundo levantamentos da Secretaria Estadual de Saúde. Os números representam apenas 43% da meta preconizado pelo Ministério da Saúde, que determinou que a campanha, que seria encerrada amanhã, prosseguisse até dia 16 deste mês. Apesar dos idosos reconheceram a importância da vacina, muitos ainda temem pelas reações da medicação. As doenças respiratórias são responsáveis por grande parte das mortes no público idoso.

foto:www.bentogoncalves.rs.gov.br

População intranqüila

A PM de Patos precisa intensificar sua operação ostensiva no combate à criminalidade. Nos últimos dias tem crescido bastante o número de assaltos a estabelecimentos comerciais e nem mesmo as pessoas que procuram nas primeiras horas da noite as calçadas para se refrescar do calor estão sendo poupadas pelos bandidos, a maioria usando motos e até mobilites. Um exemplo disso foi o Mercadinho Torres, na 18 do Forte, centro da cidade, onde quatro homens usando moto e armados, levaram na noite de ontem a quantia de R$ 700,00 e vários cartões de banco dos clientes que estavam no estabelecimento comercial.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Dengue é tema de seminário em Patos


Diversos profissionais de saúde de Patos participaram hoje pela manhã do I Seminário sobre Manejo da Dengue, oferecido pela Secretaria Estaudal de Saúde em parceria com o Hospital Infantil e Faculdades Integradas de Patos. O objetivo do evento, segundo o diretor do Infantil, José Afonso Gayoso (foto) foi oferecer aos médicos e enfermeiras do PSF, alunos dos cursos de Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem, técnico de Enfermagem, conhecimentos essenciais para se lidar com doença . Ele, que participou da capacitação, enfatizou ser de extrema importância que todos os os profissionais de saúde estejam aptos a lidar com a denge, que avança em todos os estados barasileiros e causando grande preocupação aos órgãos de saúde e, principalmente às pessoas, que estão adoencendo, muitas morrendo em decorrência da ação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da patologia.
foto:garimpandopalavraas

100 anos de existência


Hoje é um dia especial para todos que fazem parte do Jornal O Norte, me incluo na lista, quando a empresa pertencente ao Grupo Associados, completa 100 anos de vida. Criado em 7 de maio de 1908 pelos irmãos Oscar Soares e Orris Eugênio Soares, o veículo, que chegou a ser fechado três vezes por pressões políticas, experimentou muitas mudanças ao longo deste século, sendo testemunha ocular de muitos acontecimentos que marcaram nossa história. Aqui nosso registro e que a história de sucesso de O Norte, pioneiro na Paraíba com sistema online, transcorra por muitos e séculos.

Foto: 1ª edição de O Norte

Zona rural, zona de terror


As famílias que vivem no campo perderam definitivamente a tranqüilidade. Diariamente elas estão sendo vítimas de diversos tipos de violência. A violência urbano fugiu para os sítios e o pânico está generalizado, inclusive proprietários rurais estão buscando sistemas de proteção eletrônica, se refugiando em grades feitos criminosos.
Ontem mais uma assalto aocnteceu na zona rural, desta vez no Município de Paulista-PB, às 5h30. A vítima foi o senhor Joé Almeida, 55, morador do Sítio Maravilha. Quatro homens armados de revólveres chegaram ao seu estabelecimento comercial, Mercadinho São José, fazendo ameaças e levaram deste a quantia de R$ 3 mil, um relógio de pulso, um aparelho de telefone fixo e depois fugiram em Gol branco placas de aluguel, MOI 8487, ano 2007, modelo 2008. Enquanto o comerciante lamentava a perda os assaltantes abandonavam o veículo no Sítio Almas. O Gol havia sido roubado no último dia 03 na cidade de Sousa, segundo constatou a Polícia, que não teve êxito na prisão dos acusados, até o momento, apesar de ter feito diligências.

garimpandopalavras com III BPM

Agressão contra menor em Patos

Por volta das 13h30 de ontem o menor M.M.N, 15 anos, foi agredido, segundo testemunhas, por um homem conhecido por Ricardo, que possui um bar na Rua Fátima de Lourdes, Vitória, Patos. O referido Bar, denominado Espetinho do Ricardo, é bastante conhecido. A PM recebeu a denúncia de agressão e foi ao local, onde encontrou o adelescente ainda assustado, com hematomas no olho, punho esquerdo e cintura, mas o acusado, Ricardo, proprietário do Bar, havia fugido e não foi localizado. M.M.N foi conduzido ao Conselho Tutelar, onde foi feito o registro de violência e para que as providências cabíveis fossem tomadas.

Legislativo em Ação


Vereador cobra conserto de telefones públicos em Santa Gertrudes
O vereador Marcos Eduardo, presidente da Câmara Municipal de Patos, cobrou na noite de ontem uma solução para o problema de comunicação enfrentado pelos habitantes do Distrito de Santa Gertrudes, que estão impossibilitados de usarem os telefones públicos devido uma pane no sistema. O pedido foi encaminhado ao gerente da Oi Telemar em nossa cidade, Everaldo Nunes. Marcos enfatizou que os moradores estão sofrendo com a situação precisam de uma solução rápida, tendo em vista que o problema vem de dias.
Eduardo apresentou também um Projeto de Lei denominando de Maria Madalena Lira a praça do novo Prédio da Câmara Municipal, localizada no Bairro Belo Horizonte, que será inaugurado no dia 30 deste mês. Dentre outras solicitações estão a de limpeza do Canal do Conjunto Noé Trajano. Com as chuvas deste ano muitos transtornos aconteceram naquela localidade, causando prejuízos à população com risco iminente de doenças. Outro pedido de Marcos Eduardo ao prefeito Nabor Wanderley para o Noé Trajano é a reforma da Praça daquele bairro, que necessita de arborização e melhorias em toda sua estrutura física. Sobre as obras de construção do novo prédio da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Eduardo informou que as obras serão concluídas neste dia 10 e a inauguração acontecerá mesmo dia 30 próximo, inclusive já iniciou a entrega dos convites para a solenidade.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Sebrae lança revista rural com ilustrações de Ziraldo


O universo das histórias em quadrinhos (HQs) ilustrando a vida do agricultor familiar brasileiro trazendo informações sobre gestão, meio-ambiente e negócios. É o que oferece a revistinha 'Vida Rural', publicação que o Sebrae lança em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Editora Globo.
A revistinha reúne oito números, com a tiragem de 50 mil exemplares cada, e será distribuída principalmente para agricultores familiares e pequenos produtores da Paraíba e dos outros estados do país. 'Vida Rural' é uma série de revistas em quadrinhos baseada nos programas de rádio do Sebrae, 'A Gente Sabe, A Gente Faz- Rural', que será veiculado, na edição 2008, em mais de 500 emissoras brasileiras de rádio. Aqui na Paraíba o lançamento do programa deste ano acontece na próxima segunda-feira, 5, tendo 40 edições veiculadas, cada uma de 10 minutos, até o dia 27 de junho.
O programa será divulgado em 26 emissoras da Paraíba, atendendo a todas as regiões do estado, além da web rádio veiculada no http://www.sebraepb.com.br/. Com ilustrações do famoso desenhista brasileiro Ziraldo, as revistas em quadrinhos são divididas por temas. Os assuntos acompanham as edições da rádionovela expondo, através da acessível e divertida linguagem das HQs, assuntos importantes para o agronegócio como meio ambiente, gestão da propriedade rural e cooperativismo.

foto:asn.interjornal.com.br

Jogos escolares abertos em Patos


O secretário de Juventude, Esporte e Lazer do Estado da Paraíba, Ruy Carneiro, abre nesta terça, 06, em Patos, os Jogos Escolares 2007 da 6ª Região de Ensino. A solenidade, que também contará com a presença do secretário executivo de Juventude, Esporte e Lazer, Zé Marco, e de autoridades convidadas, acontecerá às 19h00, no ginásio "Rivaldão". O evento, que é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer em parceria com a Secretaria de Educação, será marcado pelo desfile das 35 escolas públicas e particulares inscritas na competição, juramento do atleta, acendimento da pira olímpica e apresentações culturais.
Na 6ª Regional de Ensino, a competição será disputada por cerca de 3 mil atletas, das cidades de Patos, São Mamede, Santa Luzia, Teixeira, Mãe D'água, Cacimba de Areia, Várzea, Desterro, Maturéia, Catingueira, Malta e Vista Serrana. As atividades dos Jogos Escolares em Patos serão realizadas nas modalidades de vôlei, basquete, handebol, futsal, futebol de campo, natação, atletismo, tênis de mesa, xadrez e judô, nos ginásios do Sesi, Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), Rivaldão, Geo Patos, nas piscinas do Sesi e no estádio José Cavalcanti.
Os vencedores e segundos lugares por modalidade serão premiados com medalhas. Próximas etapas - As próximas etapas dos Jogos Escolares acontecem em Monteiro e Princesa Isabel, respectivamente 5ª e 11ª Regionais de Ensino. Nas duas cidades as inscrições para a escolas públicas e privadas interessadas em participar da competição estão sendo realizadas até a próxima sexta-feira, dia 09, nas sedes das regionais de ensino.

Ascom
foto:ONorte

Poucas horas para eleitor ficar regular perante Justiça Eleitoral


O eleitor tem dois dias para requerer o título eleitoral, transferir o domicílio ou alterar o título para participar das eleições deste ano. O prazo final determinado pela Justiça Eleitoral termina nesta quarta-feira (7) e não será prorrogado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na maioria das capitais estaduais, o atendimento aos eleitores está sendo feito das 8h às 18h. É o caso de Rio Branco (AC), Macapá (AP), Salvador (BA), São Luís (MA), Campo Grande (MS), Belém (PA), João Pessoa (PB), Curitiba (PR), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Boa Vista (RR), Palmas (TO) e Aracaju (SE).
Cancelamento de títulos
Ele deve levar ao cartório eleitoral mais próximo de sua residência um documento com foto (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista) e um comprovante de endereço. Quem for tirar o título pela primeira vez e tem 18 ou mais anos também precisa apresentar o certificado de alistamento militar. O dia 7 de maio também é prazo final para os eleitores que tiveram o título cancelado durante a revisão determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regularizarem sua situação. Segundo os TREs, 1.898.444 eleitores estão com os títulos sujeitos a cancelamento. Segundo, segundo o TSE, o prazo para o eleitor que precisa apenas solicitar a segunda via do título eleitoral vai até o dia 25 de setembro.
Penalidades
O primeiro turno das eleições será realizado em 5 de outubro e o segundo, em 26 de outubro. Se o eleitor estiver com o título cancelado e não regularizar sua situação, ele não pode se inscrever no Cadastro de Pessoa Física (CPF) nem obter passaporte. Além disso, não consegue participar de concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial. O TSE considera que estão irregulares o cidadão brasileiro que completou 18 anos, os estrangeiros naturalizados há mais de um ano que ainda não se alistaram como eleitores, quem se alistou mais de uma vez na Justiça Eleitoral ou quem deixou de votar em três eleições consecutivas e não justificou as ausências. Na cidade de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, os cartórios funcionam das 9h às 18h. No Rio de Janeiro, o atendimento é das 11h às 19h.
G1

Oito horas de chuvas em Patos

O forte calor registrado no último domingo foi o prenúncio de muita chuva, algo ocorrido em Patos da noite de ontem até o início da manhã de hoje. Foram mais de oito horas de chuvas, bem mais fortes na madrugada, deixando famílias residentes na periferia preocupadas, onde os problemas de infra-estrutura são mais gritantes. Apesar disso o Corpo de Bombeiros não registrou pedidos de socorro.
O pluviômetro da Emater, localizado na zona rural de Patos, no campo da Embrapa, registrou 57 mm. As chuvas foram registradas em diversos municípios da região, a exmeplo de Quixaba (40mm), Malta (58mm), São José de Espinharas (35), São Mamede (62) e Cacimba de Areia (72mm).

População faz reclamações a Procon itinerante


Tem aumentado a procura da população pelos serviços oferecidos pelo Procon Municipal em praça pública. O órgão está completando três anos de existência e para comemorar a data, vem realizando suas atividades em pontos estratégicos da cidade, visando estreitar o relacionamento com a sociedade e facilitar ainda mais o acesso aos serviços. O Procon vem distribuindo também vasto material informativo, a exemplo do Código do Consumidor.

Os habitantes estão mais esclarecidos e cientes de seus direitos. Isso contribui para o crescente número de reclamações ao órgão.

Foto:garimpandopalavras

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Agência dos Correios de Santa terezinha é assaltada


Dois homens armados e usando capacetes assaltaram a agência dos Correios da cidade de Santa Terezinha Paraíba, na tarde desta segunda-feira. Segundo informações de uma funcionária dos Correios, a senhora Lúcia Maria Suassuna de Andrade, era por volta das 14h40 quando uma moto de cor preta parou em frente à agência, localizada na Rua José Nunes, centro da cidade. Um dos homens desceu da motocicleta, sacou uma arma de fogo (provavelmente um revólver calibre 38), e em seguida anunciou o assalto.
O homem era de aparência jovem (trajando camisa de mangas longa de cor branca), e segunda a funcionária, estava bastante nervoso. Aos gritos ele exigiu que a senhora Lúcia Maria colocasse todo o dinheiro em uma sacola de cor preta. Após recolher todo o dinheiro, o assaltante subiu na garupa da moto que estava do lado de fora e saíram em alta velocidade.
No momento do assalto, haviam poucas pessoas na agência, haja vista que o movimento maior é no período da manhã. Ainda não foi revelado o montate levado pelos bandidos.
Na hora do assalto dois policiais se encontravam na delegacia da cidade. Eles foram avisados e em seguida, com o apoio de uma viatura da cidade de Patos, entraram em diligência com o objetivo de capturar os infratores, porém até o fechamento desta matéria não haviam obtido êxito.

Fonte: Marcos Oliveira - patosonline.com

Ancião de 80 anos é agredido por neto com banda de tijolo em Patos

O ancião José Barbosa de Lucena, 80 anos, residente na Rua João César, nº 121 no bairro do Monte Castelo, em Patos, foi agredido na madrugada de hoje, por volta das 3h30, por seu neto Edigley Martins de Araújo, 26 anos, vendedor ambulante. O idoso foi atingido com uma banda de tijolo. Vizinhos acionaram a PM que foi ao local. Ao entrar na casa os policiais encontraram o senhor Barbosa caído ao chão e ensangüentado. O mesmo foi socorrido para o Hospital Regional de Patos, onde se encontra hospitalizado.
Testemunhas disseram à PM que o autor da agressão seria o neto do idoso. Viaturas saíram em diligência e conseguiram capturá-lo. Na Delegacia confessou ter sido o autor da agressão, mas não revelou o motivo. O mesmo foi autuado em flagrante e está à disposição da Justiça.
gaimpandopalavras com III BPM

Humor debochado em Patos


Biuzinha, Ceicinha, Verinha, Luzinete, Dengoso, A Muda, Dubú, Tia Creuza e Ritinha. Essas meninas vão aprontar mais uma vez em Patos, neste sábado com a peça Um Verão na Casa do Pastoril. O deboche, a irreverência do Pastoril Profnao está de volta à Morada do Sol, com promessa de casa (Fórum) cheia, neste sábado, em duas sessões: 20h e 21h30. A peça já esteve em cartaz por longa temporada no Teatro Santa Rosa, em João Pessoa.
A encenação - uma grande brincadeira - é recheada de humor e satiriza os programas tipo 'realyte show' que tomam conta das redes de televisão de todo o mundo. O espetáculo segue os exemplos das montagens anteriores do Pastoril Profano, levando ao público as histórias dos cordões azul e encarnado sempre em dois atos. No primeiro, as pastoras do pastoril profano são confinadas dentro de uma casa qualquer, a mando do palhaço Dengoso, o patrão das 'meninas'.
Dentro da casa, elas vão fazer de tudo para ganhar o prêmio de um milhão, quer dizer, o de uma grande espinga de milho, brinca a direção do espetáculo, ao fazer alusão ao prêmio de um milhão de reais oferecido pelo Big Brother Brasil (BBB), produzido pelaTV Globo. Discórdias, intrigas, muita arenga mesmo vão marcar a comédia levada pelas garotas dos cordões encarnado e azul do Pastoril Profano.
Segundo Edilson Alves, diretor do espetáculo, a platéia terá grande papel na produção de mais esta peça.
No segundo ato, a montagem segue com o tradicional resgate do folguedo popular, o pastoril, onde as pastoras dançam as jornadas (título conferido as músicas) entoadas e cantadas durante a encenação.
Com características de teatro de revista, tendo como alvo o Pastoril, um folguedo popular nordestino, que contradiz com a Lapinha, os atores aparecem em cena caracterizados de mulher e representam prostitutas, cantando e dançando músicas com o intuito de homenagear, divulgar e resgatar o folclore da região.
Fonte: Assessoria de Imprensa

A origem do Urubu como mascote do campeão Flamengo


O primeiro mascote do Flamengo foi o marinheiro Popeye, personagem de quadrinhos na década de 40 (e posteriormente de desenhos animados). A idéia para o mascote partiu do chargista argentino Lorenzo Mollas, que viu no Popeye a força e a persistência do Flamengo, além de sua óbvia ligação com o mar. No entanto, tal mascote nunca foi muito popular entre a torcida do clube.
Na década de 60 as torcidas rivais começam a chamar os torcedores do Flamengo de "urubus", alusão racista à grande massa de torcedores rubro-negros afro-descendentes e pobres. Tal apelido de cunho ofensivo nunca foi bem recebido pela torcida do Flamengo, até o dia 31 de maio de 1969.
Foi em um Domingo, quando um torcedor rubro-negro resolveu levar a ave para um jogo entre o Flamengo e Botafogo no Maracanã. Na época, os dois clubes faziam o clássico de maior rivalidade pós-Garrincha. E o Flamengo não vencia o rival fazia quatro anos. Nas arquibancadas, os torcedores do Botafogo gritavam, como sempre, que o Flamengo era time de "urubu".
O urubu foi solto na arquibancada com uma bandeira presa nos pés, e quando caiu no gramado, pouco antes do jogo iniciar, a torcida fez a festa, vibrando e gritando: "é urubu, é urubu". O Flamengo venceu o jogo por 2 a 1 e, a partir daí, o novo mascote consagrou-se, tomando o lugar do Popeye. O cartunista Henfil, rubro-negro, tratou de humanizá-lo em suas charges esportivas em jornais e revistas, e o Urubu tornou-se um mascote popular.
Em 2000 o mascote do Flamengo ganhou um desenho oficial e um nome: Samuca. No entanto, esse nome não se popularizou entre a torcida, que o continua chamando simplesmente de "Urubu".
fonte:wikipedia

Procon atende em praça pública


O Procon Municipal está comemorando três anos de existência. Para isso está levando os serviços para praça pública. Hoje uma equipe está de prontidão ao lado mercado de carnes, onde foi montada tenda para atender a população, que deve levar muitas reclamações. Amanhã será a vez dos serviços serem oferecidos no largo da Telemar e quarta-feira na Praça Getúlio Vargas. Amanhã, durante sessão da Câmara Municipal, o diretor do Procon, Vital Henrique, entregará um projeto de lei que trata da filas em bancos e supermercados. A lei vem para substituir outras duas municipais que não vinham surtindo qualquer tipo de efeito. Na quarta também acontece importnte encontro de Procons municipais, contando com a presença do Procon Estadual, para discutir vários assuntos de interesse da sociedade. Em Patos o maior número de reclamaçõessão contra a Energisa, antiga Saelpa e operadores de telefonia móvel, segundo infou Vital(foto).

Torcedores do Campinense comemoram título com baderna


A bestialidade de alguns torcedores do Campinse Clube deu trabalho à Polícia na noite de ontem na cidade de Condado. Parte dos torcedores que voltavam de Sousa, ainda eufóricos com a conquista do 2º turno pela equipe, provocou depredação em vários estabelecimentos comerciais em Condado, por volta das 21h40. Um deles foi detido, acusado de incitar os demais à baderna. Elton Márcio Bezerra Ramos, de 21 anos, foi detido e teve que prestar contas de seus atos. Moradores de Condado que estavam no centro da cidade ficaram assustados com a selvageria patrocinada pelos campinenses, que, infelizmente, confudiram comemoração com depredação, um exemplo que não deve ser seguido por ninguém.
Ao Campinense, que conseguiu sair de Sousa com em empate e o troféu de campeão do 2º turno, resta agora encarar seu "arquiinimigo" Treze, em dois jogos, embalado e com grandes chances, pelo que apresentou nessa seguanda fase do Paraibano, de conquistar o tão almejado título.

domingo, 4 de maio de 2008

Mototaxista tem moto tomada por assalto em Patos

Passava de 1h da madrugada de hoje. O motototaxista Paulo Barreto Mariano, 27 anos, estava na estação rodoviária, quando um homem, ainda não identificado, o chamou para uma corrida com destino às Sete Casas. Ao chegar próximo da Escola Gente Inocente, o mototaxista foi surpreendido por uma faca em seu pescoço e a ordem para parar o veículo. Seu passageiro mando-o descer e ir embora. Enquanto isso acelerou a moto Honda CG 125 Titan, ano 1999, de cor vermelha, de placa MOE-6440-PB de Mariano, em sentido ignorado. O mototaxista prestou queixa na 5ª Superintendência de Polícia Civil. A Polícia tenta localizar o veículo e o acusado de roubo.

Arquivo do blog