Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Governo realiza mais uma etapa do LIRAa em todos os municípios paraibanos



Mediante resultado do Levantamento de Índice Rápido de Amostragem (LIRAa) realizado em março de 2016, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), decidiu promover no mês de julho mais uma série de atividades nos 223 municípios paraibanos. Conforme orientações do Ministério da Saúde, o novo LIRAa acontece no período de 11 a 15 de julho.

O LIRAa é considerado um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue e chikungunya. O levantamento identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor das doenças e os tipos de recipientes com água parada, que servem de criadouros mais comuns. A pesquisa proporciona informação qualificada para atuação das prefeituras nas ações de prevenção e controle, permitindo a mobilização de outros setores, além das secretarias de saúde, como os serviços de limpeza urbana e abastecimento de água.

Os resultados do LIRAa são de fundamental importância para o planejamento das ações de combate a dengue, zika e chikungunya. “Esta nova etapa do LIRAa na Paraíba será de grande importância, pois, com os dados de julho poderemos fazer um comparativo do trabalho realizado em cada município – se houve aumento ou decréscimo no índice de infestação do mosquito”, explicou o gerente operacional de Vigilância Ambiental da SES, Geraldo Moreira.

Ele enfatizou, ainda, que os novos dados farão com que novas estratégias sejam desempenhadas para o combate efetivo do mosquito Aedes aegypti. “Ao identificarmos o índice de infestação predial e o índice de incidência das doenças causadas pelo mosquito (conforme notificação no sistema Dengue Online), temos condições de ler o retrato da realidade de cada município e, consequentemente, dar o suporte necessário”, pontuou.

Para Geraldo, outro ponto importante é a questão das notificações no sistema de casos suspeitos das doenças causadas pelo Aedes. “Para termos dados precisos, todos os municípios têm que registrar os casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya no sistema. Todo e qualquer profissional de saúde está autorizado a fazer esta notificação, conforme portaria do Ministério da Saúde. Desta maneira, poderemos analisar melhor os casos e promover ações ainda mais efetivas”, informou.

Saiba mais – O índice utilizado no LIRAa leva em consideração a porcentagem de casas visitadas com larvas do mosquito Aedes aegypti. Os municípios classificados como ‘de risco’ apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de ‘alerta’ quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito; e ‘satisfatório’ quando o índice está abaixo de 1% de residências com larvas do mosquito.

Lei – No dia 27 de junho foi publicada a Lei Nº 13.301, que dispõe sobre a adoção de medidas de vigilância em saúde quando verificada situação de iminente perigo à saúde pública pela presença do mosquito transmissor do vírus da dengue, da chikungunya e do zika ; e altera a Lei Nº 6.437, de 20 de agosto de 1977.

Exército – Foi firmada mais uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Exército Brasileiro. Desta vez, as equipes, que devem passar por 23 municípios paraibanos, estão engajadas na distribuição de água através de carros-pipa, além do repasse à população de informações sobre os cuidados com o armazenamento correto de água.

Aedes na Mira – A Sala de Situação Estadual, da Secretaria da Saúde registrou, de dezembro até junho deste ano, 1.417 denúncias da população sobre possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. As denúncias chegam à Sala pelo Aedes na Mira, aplicativo desenvolvido por meio de uma parceria entre a SES e a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata), para celulares e outros dispositivos móveis; pela central de atendimento e redes sociais.

Até então, as denúncias estavam centralizadas na Sala de Situação Estadual, que funciona no Espaço Cultural, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, com a presença de representantes da Gerência de Vigilância Ambiental da SES, Defesa Civil, Polícia Militar, Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros.

“A intenção agora é descentralizar as denúncias e passar a própria base do aplicativo para os municípios. O objetivo é fazer com que os próprios técnicos dêem encaminhamento quando a demanda da denúncia for atendida”, explicou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega.

Além do Aedes na Mira, as denúncias podem ser feitas pela Central Telefônica (083 3218-7455 ou 0800 083 1341) e via WhatsApp (083 98822-8080). Para facilitar o processo, as pessoas podem encaminhar fotos para que a equipe da SES analise a demanda e as providências sejam tomadas rapidamente.


redação com Secom

Caravana Círculo do Coração atende em Patos no próximo dia 11


Liliane Sena


No próximo dia 11 de julho, nas dependências das FIP – Faculdades Integradas de Patos, municípios da regional Patos serão beneficiados com os serviços oferecidos pela Caravana do Círculo do Coração. Seu objetivo é captar e acompanhar crianças cardiopatas ou que tenham um possível problema cardiológico.
O mutirão promovido pela Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP) e o Círculo do Coração, ONG de Recife, contará com quase 100 voluntários, inclusive do Japão, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, participação da Cruz Vermelha, que também fechou parceria e vem se integrar ao projeto, que desperta atenção de outras nações. Haverá serviços de Cardiologia, Odontologia, Neurologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Arte-educação, além de cursos para profissionais de saúde.
O alvo dessa ação, que percorrerá 13 municípios da Paraíba, a começar nesta segunda 4, são crianças cardiopatas, com microcefalia e gestantes que apresentaram algum episódio de febre ou exantema durante esse período de gravidez. Cerca de 15 mil atendimentos serão realizados na Paraíba, nas especialidades acima, segundo projeção do Governo do Estado. Cada criança poderá ter acesso a até oito atendimentos diferentes.
O atendimento em cardiologia pediátrica teve importantes avanços na Paraíba a partir da parceria Estado e a ONG pernambucana Círculo do Coração. Mais de 500 cirurgias já foram realizadas, evitando que as crianças fossem transferidas para tratamento em outros estados. A demanda de Patos e região para o dia 11, próxima segunda é de 100 crianças cardiopatas, 40 com microcefalia e 60 gestantes com episódio de febre e/ou exantema.

Esta edição da Caravana do Coração será realizada de 4 a 17 de julho, em 13 municípios paraibanos: Monteiro (4), Princesa (5), Itaporanga (6), Cajazeiras (7), Sousa (8), Catolé do Rocha (9), Pombal (10), Patos (11), Picuí (12), Esperança (13), Guarabira (14), Mamanguape (15) e Itabaiana (16).

Todos os 24 município da 6ª Regional de Saúde estão dando sua contribuição e são importantes parceiros da Caravana. “A triagem para chegarmos a essa demanda foi feita pelo serviço especializado representado pela Maternidade Peregrino Filho juntamente com os municípios, sem eles ficaria difícil essa ação de levar essas especialidades à população. Todos serão beneficiados”, comentou a gerente regional de saúde, Liliane Sena.

Data: 11/07/16
Local: FIP
Demanda que será atendida:
- 100 cardiopatas
- 60 gestantes com episódio de febre e/ou exantema
- 40 crianças com microcefalia

Cursos

AVALIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO ON-SITE DAS MATERNIDADES DA REDE DE PERINATOLOGIA COM CENÁRIO DE SIMULAÇÃO PEALÍSTICA;
CAPACITAÇÃO NO MANEJO INTEGRAL DE MACIENTES COM MICROCEFALIA;
TREINAMENTO MULTIPROFISSIONAL EM TRIAGEM ECOCARDIOGRÁFICA FETAL E NEONATAL;
CURSO TEÓRICO PRÁTICO EM DISSECÇÃO DA PLACENTA PARA FINS DE PESQUISA CLÍNICA;
USO DA ALTA TECNOLOGIA NA ATENÇÃO À SAÚDE INFANTIL: A FERRAMENTO INOVADORA DA AUSCULTA ELETRÔNICA EM TELEMEDICINA;
ENFRENTANDO E PREVENINDO OS PROBLEMAS DO PERÍODO PRÉ-NATAL: O ENFOQUE NO RISCO MATERNO-FETAL;
TREINAMENTO BÁSICO EM PRIMEIROS SOCORROS;
COMO PREVENIR AS INFECÇÕES TRANSMITIDAS PELO AEDES AEGYPTI?;
PROPRIEDADE INTELECTUAL: UMA FORMA DE PROTEÇÃO E GERAÇÃO DE VALOR DAS IDEIAS NO CAMPO DA SAÚDE;
TRANSFERÊNCIA DA TECNOLOGIA DA REDE LEGOS PARA O ESTADO DA PARAÍBA: O DESFIO DE CORTAR O CORDÃO UMBILICAL.


Marcos Eugênio com SECOM

domingo, 3 de julho de 2016

Linaldo Guedes lança “Tara e outros otimismos”, na Budega, em João Pessoa

O poeta Linaldo Guedes lança na próxima quarta-feira, dia 6 de julho, o livro “Tara e outros otimismos”. A obra, que sai com o selo da Editora Patuá, de São Paulo, reúne poemas eróticos do autor. “Tara e outros otimismos” é o quarto livro de poemas do autor. O lançamento será às 19 horas n´A Budega Arte Café, localizada na avenida Arthur Américo Cantalice, no Bairro do Bancários, em João Pessoa. Na ocasião, haverá show do cantor Geovan Morais e apresentação performática de Amanda Vital com a participação de Eliézer Silva. A apresentação do evento será de Lenilda Guedes.

“Tara e outros otimismos” tem capa de Leonardo Mathias e prefácio da poeta mineira Adriane Garcia. Com 120 páginas, a obra será vendida por R$ 38,00 no lançamento e pode ser adquirida também pelo site da Editora Patuá.

Segundo Adriane Garcia, ler “Tara e outros otimismos”, de Linaldo Guedes, é uma grata surpresa. “Não é sempre que nos deparamos com um livro temático sobre sexo, e que não aflua para o puramente vulgar ou para uma antilírica tão exarcebada que faça perder toda força poética ou, ainda, perder aquela fronteira controversa entre o erótico e pornográfico; mas que ela existe, existe. “Tara e outros otimismos” é erótico, sem medo de sê-lo, e é também um livro de poesia, com tanto que há de bom no gênero: rico, ritmado, diverso em referências, leve, mas sem negar a dor, mesmo das relações onde o que está envolvido é também o prazer sexual”, analisa.

E acrescenta Garcia: “Em tempos de liberdade total da palavra (como vocábulo), mas de uma vigilância acirrada da palavra (como ideia), Linaldo Guedes vem construir um livro onde o sexo é heterossexual, onde o desejo é do homem pela mulher e onde a mulher é o lugar onde vai morar este desejo. É esta variante sexual que Guedes vivencia em seus versos, é sobre sua existência real que fala, é sobre o sexo como matéria, é sobre o eu-lírico que experiencia o encantamento pelo sexo feminino, o prazer pelo gozo que o sexo oferece e os sentimentos que podem acompanhá-lo”.

Durante o mês de maio, o pré-lançamento do livro foi divulgado com a participação de diversas mulheres declamando poemas de Linaldo Guedes. Entre elas, Amanda Vital, Alessandra Cantero, Lourdinha Dantas, Wilka França, Solange Gualberto, Bia Kelly, Laila Alvarenga, Débora Gil Pantaleão, Tathyana Martins, Anna Apolinário, Veruza Guedes, Fidélia Cassandra, Mirtes Waleska, Rochelle Melo, Emanuelle Medeiros, Renalle Rodrigues, Livaneide Guedes e Vanessa Riambau. As declamações delas podem ser acessadas no canal de Linaldo Guedes no youtube.
Linaldo Guedes é jornalista e poeta. Nascido em Cajazeiras, é radicado em João Pessoa desde 1979. Como jornalista, atuou nos principais órgãos de comunicação da Paraíba e foi editor do suplemento literário Correio das Artes por seis anos. Atualmente, é repórter do Correio das Artes.

Como poeta, lançou os livros “Os zumbis também escutam blues e outros poemas” (A União/Texto Arte Editora, 1998), “Intervalo Lírico” (Editora Dinâmica, 2005) e “Metáforas para um duelo no Sertão” (Editora Patuá, 2012). Lançou, ainda, “Singular e Plural na poesia de Augusto dos Anjos” (Editora A União, 2000) e co-organizou os livros “Diálogos” (entrevistas com escritores brasileiros publicadas no Correio das Artes- Editora Aboio/A União, 2004) e as coletâneas de contos e poesia dos 50 anos do Correio das Artes (Editoras A União e Universitária/UFPB, 1999). Lançou, em 2015, “Receitas de como se tornar um bom escritor”, pela Chiado Editora, de Portugal.

SERVIÇO:
O QUE: Lançamento do livro “Tara e outros otimismos”, Editora Patuá
ONDE: A Budega Arté Café, na rua Arthur Américo Cantalice, 197, no Bairro do Bancários
QUANDO: 6 de julho de 2016
HORÁRIO: 19 horas

Arquivo do blog