Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 8 de dezembro de 2007

Previsão de chuva no Sertão neste fim-de-semana


Boas notícias para o Sertão, mais exatamente para o Alto Sertão. Depois de bastante tempo com dias secos e altas temperaturas, neste fim-semana, 8 e 9, deve chover na região. Mas a chuva não vai conseguir abaixar a temperatura que pode chegar ao 36°. No restante do estado não chove, mas o céu vai ficar encoberto. Confira previsão detalhada. Litoral - Céu parcialmente nublado passando a claro no decorrer do período. Brejo - Céu parcialmente nublado a claro. Agreste - O sol aparece entre nuvens. Cariri/Curimataú - Céu parcialmente nublado a claro. Sertão - Céu parcialmente nublado Alto Sertão – Céu parcialmente nublado com pancadas de chuva.


Wscom Online
Foto: Marcos Eugênio

Revista impede fuga na cadeia de Princesa Isabel

Doze detentos da cadeia pública do município de Princesa Isabel estavam prontos para fugir por um túnel de aproximadamente 22 metros de comprimento que eles estavam cavando. O plano de fuga só não teve êxito porque, numa revista surpresa às 17h30 de ontem, a Polícia descobriu sacos de pano que escondiam areia. Três detentos são acusados de planejarem a fuga: Cristiano Gomes de Paula, Cosmo Medeiros de Lucena e José Valdo Ferreira Lima.
O referido túnel daria acesso ao pátio externo da cadeia e faltavam poucos metros para que isso acontecesse. O túnel foi cavado a partir da cela cinco, cujos presos desta foram transferidos para outras celas enquanto os procedimentos eram tomados pela Polícia.
Na revista foram encontrados 35 sacos de areia, uma marreta, pedaços de ferro e cabo de vassoura. O material apreendido foi entregue à direção da cadeia, que está investigando como a marreta chegou aos prisioneiros. Já os três acusados de coordenarem o plano de fuga foram conduzidos ate o Presídio Jurista Romero Nóbrega na cidade de Patos, onde todas as providências cabíveis estão sendo tomadas.

Água Branca

Por volta das 18h de ontem no sítio Desterro, município de Água Branca, três homens, ainda não identificados, assaltaram o agricultor Manoel Félix Sobrinho, 68, casado, em sua própria casa. O trio metralhas chegou à cãs do agricultor em um veículo, cuja vítima não conseguiu identificar para a Polícia, anunciou o assalto e levaram daquele a quantia de R$ 1 mil. Depois fugiu em destino ignorado.
Já em São Mamede José Vieira Torres Neto, 23 anos, casado, sem ocupação, foi preso às 15h de ontem depois de tentar matar o ajudante de pedreiro Luiz Ferreira Lima, 44 anos, separado. José Vieira tentou guardar uma espingarda bate bucha em um bar da cidade, mas seu proprietário não aceitou. Em seguida se dirigiu a um outro bar e obteve a mesma resposta. Sua reação foi dizer que iria atirar em alguém e disparou contra Luiz Ferreira, sem motivos aparentes, como informaram testemunhas à Polícia. As pessoas que estavam no recinto deteram-no e acionaram a Polícia, que o prendeu em flagrante e vai responder por tentativa de homicídio. A vítima recebeu os socorros previstos e está sob observação.


Santo do Dia

sábado, 8 de dezembro de 2007
Imaculada Conceição da Santíssima virgem

Em 1854, atendendo aos anseios mais profundos de toda a Igreja, o Papa Pio IX proclamou como dogma de fé a Imaculada Conceição de Maria. Quase desde o seu nascimento, o Brasil vive sob o manto e o patrocínio de Maria Imaculada. Nossa Pátria, filha e de certa forma obra-prima de Portugal, desde 1646 estava consagrada à Imaculada Conceição, pois naquele ano o Rei D. João IV, reunido com as Cortes gerais do Reino, consagrou Portugal e todos os seus domínios a Nossa Senhora da Conceição. À mesma Padroeira Imaculada - sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida - o Brasil se quis devotar desde seus primórdios de nação plenamente emancipada. Em 1904, a Imagem da Aparecida foi solenemente coroada, por mandado do Papa São Pio X, com uma coroa de ouro cravejada de 40 brilhantes que lhe fora oferecida pela Princesa Isabel. E em 1930, atendendo a uma solicitação do Episcopado Brasileiro, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora da Conceição Aparecida Padroeira Principal do Brasil.

Dia da Família


Hoje, dia 8 de dezembro, é comemorado o Dia da Família. O Garimpando Palavras publica um dos mais belos poemas de Pe. Zezinho, a Oração da Família, que trata com profundidade a instituição mais antiga da humanidade e que passa por séria crise de identidade, com conflitos que atingem todos seus membros. Hoje é também um dia em que as pessoas poderiam parar alguns minutos e analisar um pouco o papel em família no mundo moderno.

Oração pela Família
(Pe.Zezinho,SCJ)

Que nenhuma família comece em qualquer de repente.
Que nenhuma família termine por falta de amor.
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente.
E que nada no mundo separe um casal sonhador.
Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte.
Que ninguém interfira no lar e na vida dos dois.
Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte.
Que eles vivam do ontem, do hoje e em função de um depois.
Que a família comece e termine sabendo onde vai.
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai.
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor.
E que os filhos conheçam a força que brota do amor.
Abençoa, senhor, as famílias! amém! abençoa, senhor, a minha também. (bis)

Que marido e mulher tenham força de amar sem medida.
Que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão.
Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida.
Que a família celebre a partilha do abraço e do pão.
Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhos.
Que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois.
Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho.
Seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.
Que a família comece e termine sabendo onde vai.
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai.
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor.
E que os filhos conheçam a força que brota do amor.
Abençoa, senhor, as famílias! amém! abençoa, senhor, a minha também. (bis)

Esporte de Patos apresenta elenco para Campeonato Paraibano


O Esporte Patos, o Patinho, realiza grande momento para sua torcida nesta segunda-feira, dia 10, às 20h no Patos Tênis Clube, quando fará apresentação oficial de todo o elenco e comissão técnica que tentarão o título inédito de campeão paraibano em 2008. Há muito otimismo da nova diretoria, que tem como presidente Edleudo Lucena (foto), também secretário de Meio Ambiente do Município. Lucena informou ao Garimpando Palavras que 70% dos jogadores são de Patos e região. Os demais são dos estados nordestinos Maranhão e Pernambuco. Além dos atletas, o clube apresentará o novo padrão que os vestirá.
Recentemente o clube fez uma espécie de peneirão, quando na oportunidade o técnico Washington Lobo analisou o desempenho de vários atletas da região e selecionou alguns, inclusive de Junco do Seridó, Teixeira e Patos, os quais irão com os profissionais e dependendo do rendimento destes, poderão ser aproveitados ao longo da competição, que começa no dia 20 de janeiro. O Esporte já acertou patrocínio com o Armazém Paraíba e negocia com o Lab Vita e Compre Vest. Outras receitas já certas são a subvenção da Prefeitura Municipal e o Gol de Placa.
foto: Marcos Eugênio

Festival busca recursos para construção do santuário


No próximo dia 25 acontece o sorteio do Festival de Prêmios, promovido pela Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do bairro do Morro. O evento está previsto para o Terreiro do Forró, a partir das 16h. Todo o montante arrecadado pela venda de cartelas e empresas que apóiam a iniciativa, será revertido para as obras de construção do Santuário do Perpétuo Socorro (foto maquete), que, segundo estimativas do padre daquela paróquia, Jair Tomazella, deverá ser inaugurado no final do próximo ano, dentro das comemorações do jubileu áureo da Diocese de Patos.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Gigante: MEC aprova Reuni e UFPB dobrará de tamanho até 2012


A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu) aprovou integralmente a proposta de adesão da Universidade Federal da Paraíba ao programa de expansão das universidades públicas do Governo Federal – o Reuni. Com o Reuni, a UFPB deverá praticamente dobrar de tamanho até 2012. O número total de alunos da instituição deverá saltar dos atuais 20.594 para 35.225 alunos matriculados, correspondendo a um incremento de 13. 566 novas vagas.
O projeto prevê a criação de 32 novos cursos de graduação e 22 de pós-graduação (sendo 12 em nível de mestrado e 10 em doutorado), além da contratação de 395 professores e 454 servidores técnico-administrativos. Ainda de acordo com o projeto, a Universidade deverá instalar um novo campus em Mangabeira, onde funcionará um Centro de Línguas e Matemática para alunos da rede pública de educação básica, no Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional. O centro será instalado em área pertencente à UFPB, onde atualmente está instalado o Nuppa (Núcleo de Pesquisa e Processamento em Alimentos).
Elogios
No parecer subscrito por técnicos da Sesu, a UFPB ganhou cinco adjetivos: “adequada, inovadora, factível, consistente e de ótima qualidade técnica”. O projeto de expansão da UFPB foi considerado um dos melhores do país. A Comissão de avaliação que analisou o projeto da UFPB foi formada pelos professores Murilo Silva de Camargo (Universidade de Brasília), Manoel Fernando Palácios da Cunha e Melo (Universidade Federal de Juiz de Fora), Orlando Afonso Valle do Amaral (Universidade Federal de Goiás) e pelos técnicos Edson Ferreira Liberal e Ana Carolina Faria Xavier Gauche, do Ministério da Educação. A adesão da UFPB ao Reuni foi aprovada, no mês passado, pelo Conselho Universitário e, depois de discussões nos seus conselhos, todos os centros de ensino da Universidade apresentaram propostas e deverão ser contemplados com recursos para a criação de cursos, construção de laboratórios, salas de aula, aquisição de equipamentos e recuperação da infra-estrutura.
R$ 135 milhões a mais
De acordo com o reitor da UFPB, professor Rômulo Polari (foto), “a implementação do Reuni será fundamental para o processo de consolidação da instituição, em termos de dimensão e qualidade acadêmico-científica”. Mais recursos - A aprovação do projeto de expansão da UFPB vai representar um acréscimo da ordem de 135 milhões de reais no orçamento da instituição, sendo 64,5 milhões para despesas de manutenção, como pessoal, bolsas e outros 65 milhões para investimentos em obras e equipamentos, no período entre 2008 e 2012.

Da redação
WSCOM Online
foto:www.radaris.com.br

Fundação da CTB mobiliza sindicatos


Acontece nos dias 12, 13 e 14 de dezembro em Belo Horizonte – Minas Gerais, o Congresso de Fundação da CTB- Central dos Trabalhadores do Brasil, que deve reunir mais de 3 mil sindicalistas de todo o País. A maioria dos sindicalistas que estão fundando a CTB – Central dos Trabalhadores do Brasil, saiu da CUT – Central Única dos Trabalhadores, tendo como principal força a Corrente Sindical Classista, que era a segunda maior atuante na entidade.
Segundo José Gonçalves (foto), presidente do Sinfemp – Sindicato dos Funcionários Municipais de Patos e Região, a CUT não cumpre mais o papel que tinha antes da vitória do Governo Lula, pois a entidade ficou na defesa intransigente, transformando-se numa entidade chapa branca, não tendo mais condições de puxar as grandes lutas dos trabalhadores brasileiros. “Apesar de defendermos o governo Lula, não abriremos mão das lutas dos trabalhadores”, enfatizou Gonçalves.
Ele diz que uma Central Sindical deve ter independência e a sua autonomia em relação a qualquer governo, e que, historicamente, os trabalhadores necessitam de uma Central Sindical que fortaleça as suas lutas e que a ações dos trabalhadores neste sentido devem ter um caráter classista, unitário, amplo e democrático.
Do Sertão estarão participando do Congresso o Sinfemp, os sindicatos da Construção Civil, Ambulantes e Agentes Comunitários de Saúde, todos de Patos, além dos sindicatos dos servidores municipais de Desterro, Cacimbas, Itaporanga, Piancó, São José de Piranhas, Sousa, Jericó, Maturéia, Juru e dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias do Vale do Piancó.
A Paraíba participará com mais de 40 sindicalistas, de acordo com o Coordenador Estadual da Corrente Sindical Classista no Estado, o sindicalista Geraldo Lima, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro do Estado.
foto: Marcos Eugênio

Refresco no bolso dos correntistas

O Conselho Monetário baixou resoluções que pretendem aliviar um pouco a carga tarifária que os correntistas estão acostumados a pagar ao setor bancário, que vem aumentando bastante consideravelmente suas gorduras de cifras. A partir de abril do próximo ano os bancos não poderão mais cobrar o fornecimento do cartão de débito do correntista. Todo mês este terá direito, gratuitamente, a dez folhas de cheque, dois extratos de conta, podendo realizar até quatro saques, duas transferências entre consultas pela Internet. Uma boa notícia é que o correntista terá direito a receber, a cada ano, a um extrato de tudo quanto ele pagou de tarifas ao banco.

João Pedro de Várzea é tema de monografia de especialização


O evento junino João Pedro, do Município de Várzea, localizado no Vale do Sabugi, foi tema de uma monografia do curso de especialização em Assessoria de Imprensa da FIP – Faculdades Integradas de Patos. O autor do trabalho acadêmico é o jornalista Juracy Barbalho Beserra, com “S” mesmo. O especialista em Comunicação diz que o objetivo do trabalho intitulado: João Pedro de Várzea – O evento mais popular da cidade – foi mostrar que uma cidade pequena do interior paraibano é capaz de realizar um mega evento, atraindo turistas, não apenas da Paraíba, mas de todas as regiões do país, se tornando fundamental para a geração de emprego e renda de Várzea. Na pesquisa de praticamente dois anos foram ouvidas autoridades e populares, sendo feitas análises dos efeitos do evento junino fora de época para o desenvolvimento econômico local.


foto: Marcos Eugênio

Não vai faltar água neste final de semana

O assessor de imprensa da Cagepa, Juracy Barbalho, falou hoje nas emissoras de rádio de Patos que não haverá falta de água neste final de semana na cidade, desmentindo um boato que vinha circulando, causando descontentamento da população, que no último final de semana sofreu bastante com os três dias sem água nas torneiras. “Todo o sistema de tratamento e abastecimento está normalizado. Se por acaso vier a existir a necessidade de suspensão no abastecimento, a própria Cagepa fará, ela própria, o comunidade nos meios de comunicação de massa como sempre o fez”, falou Barbalho.

Presidente do Sindicato dos Jornalistas visita Patos



O presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, Land Seixas esteve na cidade de Patos na noite de ontem para discutir alguns assuntos referentes ao exercício da categoria. Apesar do reduzido número de companheiros ao evento, o jornalista Adilton Dias e o Garimpando Palavras estiveram lá para repassar as informações transmitidas pelo presidente. Um dos assuntos da pauta foi o das eleições do Sindicato, previstas para o próximo dia 22. Land falou também sobre os registros precários, que estão bem perto de serem cassados pela Justiça do Trabalho; conquistas salariais e principais bandeiras da entidade para 2008, como maior descentralização das ações sindicais.
O Sindicato dos Jornalistas deverá fazer em breve parceria com a AISP – Associação de Imprensa do Sertão Paraibano, numa forma de aproximar mais os comunicadores de Patos com os demais do resto do Estado. Na próxima semana será feito também um trabalho com os jornalistas que ainda não possuem Registro Profissional. O Sindicato receberá a documentação dos interessados e encaminhará à Delegacia do Trabalho, em João Pessoa.
Os documentos exigidos para a retirada do Registro Profissional de Jornalista são:
Xérox autenticadas de:
CPF, Identidade (frente e verso);
Atestado de residência;
Diploma ou certificado de conclusão do curso de Comunicação Social – habilidade em Jornalismo - Obs: Caso o proponente apresente o certificado, fica obrigado a entregar no prazo máximo de um ano à DRT seu diploma de conclusão de curso;
Requerimento (concedido pelo Sindicato) em duas vias
E um atestado pessoal, modelo também cedido pelo Sindicato, onde a pessoa se responsabiliza por todas as informações. Esse documento substitui as certidões negativas que antes eram entregues pela Receita Federal e Polícia Federal.

Foto: Marcos Eugênio

Santo do Dia

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
Santo Ambrósio, Bispo, Confessor da Igreja
(+ Milão, 397)

Era funcionário do Império e governava o norte da Itália quando os fiéis da diocese de Milão, inspirados por Deus, o aclamaram seu bispo. Àquela altura, Ambrósio era apenas catecúmeno e ainda não havia recebido o batismo. Mas foram tão claros os sinais de que era a voz de Deus que naquele momento falava pela boca dos populares que, depois de alguma hesitação, Ambrósio aceitou. Foi batizado, ordenado sacerdote e sagrado bispo. Tomando inteiramente a sério as novas responsabilidades, colocou sua imensa cultura e sua invulgar capacidade administrativa ao inteiro serviço da Igreja. Combateu heresias, favoreceu e defendeu a virgindade consagrada a Deus, empenhou-se tenazmente para extirpar os restos de paganismo do Império. Não hesitou em enfrentar o imperador Teodósio, impondo a ele uma penitência pública porque se portara mal. Deixou numerosos escritos de alto valor intelectual, e teve papel eminente na conversão de Santo Agostinho.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Casamentos e divórcios crescem em 2006 no País, mostra IBGE


O número de casamentos realizados no Brasil prosseguiu em trajetória de expansão no ano passado. Segundo a pesquisa Registro Civil divulgada, nesta quinta-feira, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2006 o total de casamentos no Brasil foi de 889.828, número 6,5% maior do que o apurado no ano anterior, confirmando a tendência de crescimento que vem sendo registrada no País desde 2002.
Segundo o documento de divulgação da pesquisa, o aumento pode estar relacionado à legalização de uniões consensuais. Além disso, os pesquisadores atribuem a expansão também à realização de casamentos coletivos, que têm o atrativo da redução de custos.
De acordo com os técnicos da pesquisa, a questão dos custos é responsável também pela realização do maior número de casamentos em dezembro, quando o pagamento de 13º salário e outros benefícios aumentam a disponibilidade financeira.
A pesquisa mostra que, em 2006, do total de casamentos realizados, 85,2% ocorreram entre solteiros. No entanto, houve declínio nesse tipo de casamento, que em 1996 representava 90,9% do total.
Por outro lado, é crescente a proporção de casamentos entre indivíduos divorciados com cônjuges solteiros. O porcentual de homens divorciados que casaram com mulheres solteiras passou de 4,2% do total de casamentos realizados no País em 1996 para 6,5% em 2006. Também houve aumento do porcentual de casamentos entre cônjuges divorciados, de 0,9% em 1996 para 2,2% em 2006.
O IBGE calculou também a idade média do primeiro casamento que, para os homens, era de 28,3 anos e, para as mulheres, de 25,4 anos.
Divórcios crescem mais do que casamentos
O número de separações judiciais cresceu 1,4% no Brasil em 2006 ante o ano anterior, enquanto o número de divórcios aumentou 7,7% no mesmo período. A pesquisa revela, no que diz respeito à faixa etária dos casais nas separações judiciais e nos divórcios, que as médias de idade eram mais altas para os divórcios.
Para os homens, as idades médias foram de 38,6 anos, na separação judicial, e de 43,1 anos, no divórcio. As idades médias das mulheres foram de 35,2 na separação e 39,8 anos no divórcio.
A análise das dissoluções dos casamentos, por divórcio, segundo o tipo de família, mostrou que, em 2006, a proporção dos casais que tinham somente filhos menores de 18 anos de idade foi de 38,8%, seguida dos casais sem filhos com 31,1%.
As informações do Registro Civil são publicadas pelo IBGE desde 1974, com dados sobre casamentos, separações judiciais, divórcios, nascimentos e óbitos ocorridos no País.

Dados do IBGE: agência Brasil

foto:diascoloridos.blogspot.com

Concurso público: inscrições até amanhã para médicos e professores


As inscrições para o concurso público que a Prefeitura Municipal de Patos abriu no último dia 19 para as áreas de saúde e educação terminam nesta sexta-feira. Nessas horas que antecedem o término das inscrições se verificou a presença de grande número de candidatos proponentes às vagas oferecidas. Para a Saúde estão sendo oferecidas 41 vagas para médico clínico geral para trabalhar no PSF. Já na Educação são 44 para os cargos de professor de 1ª a 4ª série (20 vagas – zona urbana); professor de Educação Física – zona urbana - 1ª a 4ª (10 vagas); professor de 1ª a 4ª série para zona rural (07 vagas); professor de Matemática para zona rural (03 vagas); professor de Artes - zona urbana (03 vagas) e professor de Inglês, zona urbana (01 vaga).
O salário base para o cargo de médico é de R$ 760,00, mais produtividade, segundo referência da tabela SIA/SUS, limitada a R$ 5.000,00. O pré-requisito é que tenha o curso de Medicina e registro no CRM. Para os demais cargos, da Educação, o salário base é o mínimo nacional, mais gratificação de docência que varia de 140% a 160%. Os professores de 1ª a 4ª séries, para participar do concurso, tem que possuir a habilitação específica obtida em curso de ensino médio ou equivalente. Já aos candidatos a lesionar Matemática, Artes, Inglês e Educação Física, têm que comprovar a habilitação específica obtida em curso superior de Licenciatura Plena na disciplina para a qual prestará concurso.
As inscrições podem ser feitas até amanhã, dia 7, das 8h às 12h e das 14h às 17h, na sede da Prefeitura Municipal. Os cartões serão entregues de 17 a 21 deste mês no mesmo local onde estão sendo efetuadas as inscrições. Já as provas acontecem no dia 13 de janeiro de 2008 e a divulgação dos resultados dia 31 do mesmo mês. O concurso está sendo elaborado pela empresa Exames Consultorias http://www.examesconsultoria.com/
foto: Marcos Eugênio

10.837 disputam vagas no PSU do Cefet que começa domingo


O Processo Seletivo Unificado (PSU) do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba será realizado nestes dias 9 e 10 de dezembro. Estão inscritos 10.837 candidatos para 2.130 vagas nas três modalidades de ensino na Sede em João Pessoa e nas Unidades de Campina Grande e Cajazeiras. Os candidatos a vagas nos cursos superiores, fazem prova no domingo e segunda-feira. Já os que disputam vagas no Ensino Técnico Integrados ao Médio (Etim) e nos cursos técnicos subseqüentes fazem prova só no domingo.
O horário para os candidatos a vagas nos cursos superiores é das 08h30 às 12h30. Já os candidatos ao Etim fazem prova das 08h30 às 12h e os que disputam vagas nos cursos técnicos subseqüentes (pós-médio) fazem as provas no horário das 08h30 às 11h30. O local de prova e o conteúdo programático está disponível no site, no link da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec), onde também é possível acessar provas de anos anteriores (www.cefetpb.edu.br/compec).
Em João Pessoa, além do prédio da Unidade Sede em Jaguaribe, as provas serão aplicadas em outras 13 escolas. Em Cajazeiras, as provas serão aplicadas no prédio da própria Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) e no campus V da UFCG. Em Campina Grande, as provas serão aplicadas em quatro escolas. A previsão da Compec é divulgar o resultado até o dia 9 de janeiro.
Cursos superiores
Para os cursos superiores, as provas do domingo são de Língua Portuguesa, Literatura, Redação, História e Geografia. A prova de Biologia é realizada apenas para o Curso de Licenciatura em Química. Na segunda-feira, são aplicadas as provas de Matemática e Inglês. A prova de Física é feita para os cursos de Tecnologia e Engenharia Elétrica e a de Química para Construção de Edifícios e Licenciatura em Química. Os candidatos ao Etim, fazem prova de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História. Nos cursos técnicos subseqüentes, também são feitas provas das mesmas matérias, porém, no nível de ensino médio.
Para as 940 vagas do ensino superior, se inscreveram 5.135 candidatos. Nos cursos técnicos subseqüentes, que abriram 680 vagas, estão concorrendo 2.826 candidatos. Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, estão inscritos 2.876 candidatos para as 510 vagas oferecidas. Nas três modalidades, 5% das vagas são reservadas aos portadores de deficiência ou necessidades especiais.
10,16 por vaga em Administração na Capital
Nos cursos superiores, a maior concorrência foi para o Bacharelado em Administração de João Pessoa com 10,16 candidatos por vaga. Nos cursos técnicos subseqüentes, o mais concorrido foi o de Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Redes, a ser cursado no período noturno em João Pessoa, com 16 candidatos disputando uma vaga. Dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, foi registrada a maior concorrência para as vagas de Tecnologia Ambiental (19,17). Em Campina Grande, o curso superior de Tecnologia em Telemática tem concorrência de 5,89. Na Uned de Cajazeiras, há o curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (7,15) e Tecnologia em Automação Industrial (1,93).
Os cursos técnicos subseqüentes da Capital paraibana são: Edificações; Recursos Naturais; Eletrotécnica; Manutenção em Equipamentos Mecânicos; Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Redes; Música e Instalação e Manutenção de Equipamentos Médico-Hospitalares. Em Campina Grande, há o curso de Técnico de Mineração e em Cajazeiras, os cursos de Edificações e Eletromecânica.
Os cursos técnicos integrados da Capital são: Edificações, Eletrotécnica, Mecânica, Eletrônica e Tecnologia Ambiental. Em Campina Grande, há Mineração e Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Redes. Em Cajazeiras, Eletromecânica, Edificações e Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Redes. Nestes cursos, 50% das vagas são destinadas a quem cursou todo o ensino fundamental em escola pública. Há vagas reservadas no Etim para os alunos que ganharam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática.

Ana Carolina Abiahy - jornalista do Cefet-PB para o garimpandopalavras

PATOS SEDIA NOVO DEBATE SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO


Por Genival Júnior

A cidade de Patos sedia nesta sexta feira, a partir das 19h, no auditório do Shopping Guedes, mais um evento com o objetivo de discutir a transposição das águas do Rio São Francisco.
Os trabalhos estão sendo realizados pelo Grupo de Incentivo ao Desenvolvimento Educacional e Sustentável de Patos-GIDESP, entidade composta por professores na área de ciências humanas, presidida pelo professor de história Hélder George. O evento contará com a presença de Flávio Lúcio Rodrigues, professor com Doutorado em História pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, também autor do livro Sudene e o Desenvolvimento Sustentável, que faz uma análise crítica sobre o papel da SUDENE no Nordeste brasileiro.
A programação terá como ponto de partida, uma palestra proferida pelo professor Flávio Lúcio, para um público formado em sua maioria por estudantes do Ensino Médio, professores e profissionais liberais e será seguida por diversas perguntas por parte da platéia. O professor Hélder George, presidente do GIDESP, disse que o o debate tem a finalidade de aprofundar as discussões sobre os benefícios e os efeitos da transposição sobre os pontos de vista econômico e ambiental. Segundo ele, convencer a opinião pública sobre o impacto positivo do investimento representa um papel decisivo na concretização do projeto.

foto:www.fotoforma.com.br

Sorte

O agricultor Humberto de Almeida Sila, 26 anos, foi um dos felizardos de ter recuperado seu veículo. Sua moto Honda Biz, modelo 99, cor azul de placa MYO 2123 do RN havia sido tomada anteontem por dois homens armados que estavam em outra moto, uma Titan., no Sítio Boa Nova. O fato aconteceu na zona rural daquele município. A polícia recebeu ontem um telefonema anônimo dando contas que uma mota havia sido abandonada no Sítio Rouxinal e foi até o local. O veículo foi recolhido à Delegacia de Paulista para ser entreue ao seu verdadeiro proprietário.
Nem sinal dos elementos.

Santo do Dia

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
São Nicolau, Bispo e Confessor
(+ Ásia Menor, 324)

Bispo de Mira, na Ásia Menor, durante a perseguição de Diocleciano foi preso e torturado por ser cristão, mas não chegou a ser martirizado. Participou do Concílio de Nicéia, no qual foi condenada a heresia ariana. Na abertura desse concílio, o imperador Constantino ajoelhou-se diante de São Nicolau e de outros santos varões que haviam padecido na última perseguição, e beijou com respeito suas gloriosas cicatrizes. É um dos santos mais populares da Igreja, tanto no Oriente quanto no Ocidente. Suas relíquias foram transportadas para Bari, no sul da Itália, onde até hoje são objeto de grande veneração.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Dom Cappio responde a Dom Aldo Paggoto


O bispo da Diocese de Barra, na Bahia, Dom Luiz Flávio Cappio respondeu carta enviada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo de Cillo Pagotto, sobre o projeto de transposição das águas do Rio São Francisco. No texto, com relação as obras ele ressalta que "o Sr. (Dom Aldo Pagotto) e outras lideranças esclarecidas que o defendem deveriam contar ao povo toda a verdade sobre esse projeto".
Dom Cappio (foto) frisa que a população não está sendo informada correntamente sobre "suas (do projeto) reais finalidades, custos, mecanismos de cobrança pela água, traçados distantes dos sertões mais secos, interesses mercantis, etc".

Confira a carta de Dom Cappio a Dom Aldo Pagotto na íntegra
"Paz e Bem, Recebi sua "Nota Carta" e, por respeito ao Sr. e pela oportunidade de esclarecer aos irmãos e irmãs paraibanos os significados de meu gesto, eu a respondo.
1- Concordo que nossa vida a Deus pertence e não temos o direito de tirá-la. Exatamente porque a minha não me pertence e sim a Deus, pois a ele já a entreguei há muito tempo, é que a ofereço pela vida de muitos. Não a estou tirando, apenas jejuo e rezo, como é da tradição bíblica e cristã, por tempo indeterminado, disposto a ir até o fim. Primeiro, direcionado a Deus, Senhor da Vida e da História, como sacrifício, para que Ele se compadeça de nós e mude o coração de homens cegados pelo poder e pelo dinheiro. Segundo, direcionado aos governantes deste país, como legítima forma de ação de um cidadão, esgotadas e infrutíferas todas as tentativas anteriores de amplos setores da sociedade fazerem-se ouvir e respeitar. É um gesto pessoal, mas de significado coletivo.
2- Se conhece a minha vida, sabe que meu comportamento atual não é nada mais que coerência irreformável com toda a minha trajetória de franciscano, padre e bispo a serviço da defesa e promoção da vida. Isso quis expressar em meu lema de bispo "Para que todos tenham vida" (Jo 10,10).
3- A Santa Sé, através do Núncio Apostólico, de fato me "pediu" que não lançasse mão do recurso da greve de fome. Tratou-se de apenas um "pedido". Quanto à expressão "greve de fome", usei-a da outra vez porque mais conhecida e por seu significado político. Desta vez, prefiro que seja "jejum e oração permanentes".
4-Quanto ao projeto de transposição, o Sr. e outras lideranças esclarecidas que o defendem deveriam contar ao povo toda a verdade sobre esse projeto, suas reais finalidades, custos, mecanismos de cobrança pela água, traçados distantes dos sertões mais secos, interesses mercantis, etc, etc. Esse projeto não é solução, será mais problema. Continuar, a essa altura, insistindo no velho "discurso da seca", pregando um "populismo hídrico", a serviço da antiga "indústria da seca", agora moderno "hidronegócio", é um desserviço ao povo e uma perversão de nossa missão de pastores. O mérito aqui em questão não é técnico, é pastoral, pois "ovelhas" em risco cobram a solicitude do Bom Pastor. Foi assim que os bispos nordestinos, há quase 60 anos, com competência pastoral e apoio técnico, provocaram a criação da SUDENE.
5- O projeto de transposição não vai trazer verdadeiro desenvolvimento. A propaganda da irrigação no próprio Vale do São Francisco esconde a face dos danos sociais e ambientais e mesmo os sucessos econômicos são relativos, não é modelo a se propagar, precisa ser revisto urgentemente. Por que não fazem o mesmo empenho pelas 530 obras do Atlas Nordeste da ANA – Agência Nacional de Águas e pelas mais de 140 tecnologias da ASA e da EMBRAPA? Essas, sim, são soluções reais e bem mais baratas, resolvem o déficit humano de água nas cidades e promovem o desenvolvimento apropriado às diversidades rurais do semi-árido, sem ônus ao já tão sofrido povo nordestino e ao meio ambiente.
6- A voz do Espírito do Senhor sopra aonde quer (cf. Jo 3,8) e no clamor do povo ele exige que sejamos "simples como as pombas e espertos como as serpentes" (Mt 10,16).
Aceite meu abraço, extensivo a todas as irmãs e irmãos paraibanos,
+ Luiz Flávio Cappio
Bispo da Diocese de Barra – BA"

Fonte: Portal O Norte
foto:efraimneto.zip.net

O Garimpando Palavras estranha muito o comportamento do bispo diocesano de Barras-BA, Luiz Flávio Cappio. Primeiramente por ser um representante de uma entidade, como é a Igreja Católica, que tanto luta para que os que sofrem mais intensamente os graves problemas brasileiros possam gozar de plena cidadania. A autoridade eclesiástica talvez não tenha comparecido às inúmeras audiências em torno do projeto de transposição das águas do Velho Chico, já bastante esmiuçado. Não sei se esse côro que ele faz esteja atrelado a interesses pessoais, de grupos econômicos, políticos, não queremos acreditar nisso, ou se trata apenas de pura ignorância ou má vontade de se unir às forças atuantes para que 0s 12 milhões de cidadãos do semiárido possam ter acesso à água de beber, possam plantar e colher para sobreviver. Historicamente as conseqüências do ciclo das estiagens sempre foram fatores preponderantes para acentuar o êxodo que já expulsou tantas e tantas famílias de seu habitar, arrancando-lhe a identidade, a raíz cultural.
Fome e sede são sensações humilhantes que fazem parte, ainda hoje, do cotidiano de milhões de nordestinos, tão esquecidos pelas políticas públicas de nossos sucessivos governos. O referido bispo, que já fez greve de fome e queria fazê-la novamente em protesto contra a transposição, não o fez atendendo pedido s do Vaticano. Ele permanece ovelha negra da Igreja Católica, que o diga Dom Aldo Pagotto, cujos bispos, em carta, fecharam acordo em apoio e luta pela transposição do São Francisco. O Garimpando Palavras, em respeito aos nordestinos, que há mais de século sonha com a concretização desse projeto, estará sempre pronto para lutar por essa bandeira, por acreditar que a interligação de bacias possa reverter o triste quadro social que impera em nossos sertões. Resta-nos torcer para que o projeto siga em frente e gere aquilo que está em seu teor. Mas o debate está aberto. Cada um tem uma visão diferenciada sobre o assunto.

Santo do Dia

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007
São Sabas, Confessor
(+ Palestina, 532)

Pela sua virtude eminente, foi chamado "a pérola do Oriente". Fundou, perto de Jerusalém, o mosteiro em que dois séculos depois viveria São João Damasceno, comemorado no dia de ontem. É considerado um dos principais organizadores do monaquismo palestino.

Cresce roubos de moto no Sertão

Na Paraíba vem crescendo, de forma assustadora, o número de roubos de motos. Esse transporte, ao se tornar popular, passou a fazer parte do dia a dia também da população rural, que substituiu as tradicionais montarias. Todos os dias há registros policiais de roubo de motos no Sertão, em grande escala nos sítios, onde as viaturas não fazem ronda, o que facilita a ação dos marginais. Um exemplo disso foi o agricultor Humberto de Almeida Silva, 26, residente na comunidade rural Curralinho, uma das mais novas vítimas da violência no campo. Ontem, por volta das 19h30, no Sítio Boa Nova, município de Paulista, foi abordado por dois homens armados que estavam em uma moto Titan, cor verde. Eles interceptaram Humberto e tomara sua Honda Biz, cor azul, ano 99 de placa MYO 2123 RN. Os bandidos em seguida tomaram como destino a cidade de São Bento PB. O policiamento local foi acionado, onde entrou em diligencias juntamente com a guarnição de são Bento, porém não obtiverem êxito.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Operação Cárcere: envolvidos começam a ser interrogados na Justiça Federal

O juiz federal Glauber Pessoa Alves, da 8ª Vara, em Sousa, iniciou ontem uma série de interrogatórios dos envolvidos na chamada Operação Cárcere, processo em que 64 pessoas foram denunciadas por supostas fraudes ao INSS, a partir da concessão indevida de auxílios-reclusão, mediante utilização de documentos falsos. O esquema teria acarretado um prejuízo de milhões de reais aos cofres públicos. Os interrogatórios seguirão por toda esta semana, pela manhã e à tarde. No total, 46 réus serão ouvidos, sendo que outros 18 serão interrogados via carta precatória. A Operação “Cárcere” foi desencadeada pela Polícia Federal em setembro deste ano no Sertão da Paraíba. De acordo com informações as prisões aconteceram nas cidades de Catolé do Rocha (onde aconteceu a maioria das prisões), Brejo dos Santos, Teixeira, Sousa, Cajazeiras e em João Pessoa. Entre os presos estavam advogados, servidores públicos, professores, funcionários de hospitais e domésticas, todos envolvidos com crimes previdenciários, principalmente em relação à aposentadoria. da Redação
WSCOM Online

Pauta tem contas de dez prefeitos e onze Câmaras


Dez prefeitos e ex-prefeitos, além de onze Câmaras de Vereadores, têm processos relacionados a prestações de contas de exercícios variados na pauta da sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado para esta quarta-feira (5).A lista inclui as contas de 2002 do ex-prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (foto), as do ex-prefeito de São Bento, Márcio Roberto da Silva (2003), e as da ex-prefeita de Rio Tinto, Vânia Lisboa (2004). E, ainda, as contas de 2005 dos prefeitos de Juazeirinho (Frederico Antonio Raulino de Oliveira), Lagoa (José de Oliveira Melo), Riachão do Bacamarte (Erivaldo Guedes do Amaral), São Francisco (José Rofrants Casimiro) Bom Jesus (Evandro Gonçalves de Brito), Poço Dantas (Itamar Moreira Fernandes) e Zabelê (Robério Andrade de Vasconcelos).
As Câmaras Municipais com prestações de contas na sessão desta quarta-feira são as de João Pessoa (2002, 2003 e 2004), São José dos Ramos, Sertãozinho, Mogeiro, Itaporanga, Serraria, Picuí e Sossego (2005) e, por fim, as de Puxinanã, Princesa Isabel e Juru (2006).Diversos processos remanescem de sessões anteriores, em meio aos quais o da prestação das contas do convênio nº 11/2006 celebrado entre o Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e a Fundação de Ação Comunitária (FAC). Pedido de vista do conselheiro Flávio Sátiro suspendeu esse julgamento, quarta-feira passada, depois de pronunciamento do relator Oscar Mamede pela rejeição e do parecer do Ministério Público junto à Corte pela aprovação do convênio.

Fonte: Ascom
foto: www.senado.gov.br

Aluna do ensino público é 1ª colocada no ENEM


O MEC divulgou nesta terça-feira o nome da estudante que ficou em 1º lugar no Enem 2007. Luísa Lima Castro, ex-aluna do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Minas Gerais, obteve 100% de aproveitamento no exame, concorrendo com 2,7 milhões de alunos. A média nacional da prova ficou em 54% (52% na prova objetiva e 56% na redação), mas Luísa conseguiu 100% de aproveitamento na prova objetiva e na redação.
Interessada em cursar Medicina, Luísa participou no último domingo do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entretanto, caso não consiga uma vaga nesta instituição, a estudante já tem bolsa integral garantida na Faculdade de Ciências Médicas. Esta não foi a primeira prova em que Luísa se destaca: em 2005, com um grupo de estudantes, obteve o primeiro lugar na Mostra Específica de Trabalhos e Aplicações do Cefet-MG, com o trabalho Brasil Sustança. Em março de 2006, a mesma equipe ganhou quatro prêmios na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Criatividade e Inovação (Febrace), em São Paulo, e recebeu convite para participar do encontro anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Florianópolis.

(assessoria de imprensa do MEC)


Polícia Federal prende 42 pessoas acusadas de fraudar transações bancárias pela internet


Quarenta e duas pessoas foram presas, em São Paulo e Minas Gerais, esta manhã pela Polícia Federal, acusadas de participar de uma quadrilha que realiza operações bancárias fraudulentas através da internet. As prisões fazem parte da Operação Muro de Fogo, realizada pela Delegacia da PF em Uberaba com o apoio da 1ª Promotoria de Combate ao Crime Organizado da cidade para desbaratar o grupo. A suspeita é que os acusados atuem em Uberaba, Goiânia (GO) e São Joaquim da Barra (SP).
Hackers usavam até menores nos golpes
Computadores, automóveis e R$ 72,3 mil em espécie também foram apreendidos pelos cerca de 250 policiais federais de cinco unidades da federação (São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal) que fazem parte da operação. Os agentes cumprem 49 mandados de prisão e 51 de busca e apreensão expedidos pelo juiz da 3ª Vara Criminal de Uberaba, Daniel Cezar Botto Collaço, nas três cidades.
Entre os detidos, 40 são de Uberaba, um de Goiânia e um de São Joaquim da Barra. A PF investigava a quadrilha há oito meses e estima que ela seja responsável pelo furto de mais de R$ 1 milhão por mês entre saques em caixa eletrônico, pagamentos de boletos e saques na boca do caixa.
De acordo com a polícia, os criminosos conseguiam números de contas bancárias e senhas para as transações não autorizadas, trazendo prejuízos a correntistas e diversas instituições financeiras. A PF se surpreendeu ao descobrir que a quadrilha também aliciava menores para conseguir os boletos bancários usados na consolidação dos golpes.
O grupo usava programas que são disseminados por e-mail aos usuários e, quando instalados nos equipamentos, monitoravam as máquinas capturando os dados. Posteriormente, o dinheiro era transferido para contas de laranjas, pessoas que emprestaram a conta bancária para receber as transferências fraudulentas.
Na operação também estão sendo detidos os hackers, pessoas que desenvolveram ou utilizaram os programas espiões. O nome escolhido pela PF para a operação é uma tradução da palavra firewall, software que protege os computadores contra invasões externas.

Redação com Agência Estado
ilustração:www.acores.net

Brasil ganha 5,8 milhões de internautas com banda larga em um ano


SÃO PAULO - O Brasil ganhou 6,6 milhões de internautas em um ano, dos quais 5,8 milhões usam banda larga, de acordo com dados do Ibope em parceria com a NetRatings.
O número de brasileiros com acesso à internet atingiu no terceiro trimestre do ano (julho a setembro) a marca de 39 milhões de usuários, o que corresponde a um crescimento de 21% ante mesmo período de 2006, quando foi de 32,2 milhões de internautas, segundo o levantamento.
O dado inclui todos os ambientes - residência, escola, trabalho, cybercafé, entre outros - e compreende brasileiros com idade superior a 15 anos.
Segundo José Calazans, analista do Ibope/NetRatings, "nos últimos meses tem havido diminuição do número de homens na conexão rápida e aumento da quantidade de mulheres". Elas passaram de 7,2 milhões de internautas residenciais em agosto para 7,5 milhões em outubro, enquanto no mesmo período houve diminuição entre os homens, que caíram de 8,1 milhões para 7,9 milhões de internautas residenciais.
O aumento do número de internautas mulheres influenciou o crescimento da audiência de algumas categorias de sites nos últimos meses, como Casa e Moda e Educação e Carreiras, diz Calazans. A categoria Casa e Moda viu sua audiência subir 78% em um ano, enquanto Educação e Carreira cresceu 57% no período.
Em outubro, entre os internautas residenciais, uma das categorias que registrou maior crescimento foi Viagem e Turismo, com alta de 5% na audiência. "Houve promoções de empresas aéreas em outubro, e quando o internauta entra no site de uma, entra na página das outras também para comparar o preço, aumentando a audiência da categoria", diz Calazans.
Acesso residencial
De acordo com a pesquisa, somente no mês de outubro, o acesso residencial à internet contabilizou 30,1 milhões de usuários, enquanto os residenciais ativos - aqueles que acessaram a rede de computadores pelo menos uma vez no mês - ficaram no patamar de 20 milhões.
O Brasil continua sendo o país com maior tempo médio de navegação residencial por internauta, entre os dez países monitorados pela NetRatings. Em outubro, os brasileiros gastaram em média 23 horas e 12 minutos - 1 horas e 12 minutos a mais do que setembro -, ficando a frente de países como França (19 horas e 27 minutos), Estados Unidos (19 horas e 19 minutos) e Japão (18 horas e 21 minutos).

Redação com Agência Estado

Dois morrem ao se atirarem de carro em chamas

Por volta das 15h30 de ontem uma Van que vinha de Piancó sentido Patos pegou fogo e os passageiros para não morrerem pularam do veículo ainda em movimento. Porém duas não resisitiram e vieram a óbito: Argemiro Gabriel dos Santos, 70 anos, que faleceu no local e Beatriz Maria da Conceição, 62, que foi transferida para Campina Grande, onde faleceu na noite de ontem no Hospital Antônio Targino, por não ter resisitido aos ferimentos.
O fato aconteceu na BR 361, Km 44,6 próximo à estrada do município de Emas. Na Van cor branca de placas JJB 4585 - Emas-PB, viajavam passageiros de Emas e Catingueira, inclusive da zona rural. Além de Argemiro e Beatriz, que morreram devido ao choque com o solo ao pularem do veículo, outras cinco pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave, segundo informações passadas pela Polícia Rodoviária Federal, que esteve no local fazendo levantamento do acidente: o motorista, de nome Graciliano; Luis Augusto Macedo, 15 anos; Petrônio Dias, 28; Rosa Maria Alves, 39 e João Faustino da Silva, 42.
Graciliano explicou que de repente houve o carro começo a pegar, próximo ao câmbio de marchas. O fogo se espalhou rapidamente e o mesmo perdeu o controle do veículo. Os passageiros no desespero começaram a pular da Van em movimento. As causas de incêndio, que destruiu completamente o veículo, estão sendo investigadas. Por pouco a tragédia não foi maior.
Por Fábio Diniz e Marcos Eugênio

Disque Idoso

A lei 11.551, da deputada federal paraibana Lúcia Braga (PMDB), já foi devidamente sancionada pelo presidente Lula. A referida lei cria o Disque Idoso, que recberá denúncias de maus tratos e violência com os idosos a partir de 60 anos, os quaisa vítimas constantes de diversos atos de violência, principalmente por familiares. De acordo com a parlamentar, a lei vai promover a valorização e o respeito da pessoa idosa.

Caso A União

O veredicto final do caso A União, que pede a cassação do governador Cássio, só deverá sair na próxima segunda-feira, segundo informou o presidente do TRE-PB desembargador Jorge Ribeiro. Ele diz que, como ainda não recebeu os autos do processo, seu voto de minerva só será dado na próxima segunda. Seis magistrados já votaram, três emitiram parecer contrário à cassação e três optaram pela cassação.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

TCE faz força-tarefa para julgar 4 mil aposentadorias de servidores

Pelo menos quatro mil processos de aposentadorias de servidores estaduais vão sair da gaveta e ganhar celeridade. A garantia é do presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Arnóbio Viana, que anunciou nesta segunda-feira 03 a criação de uma força-tarefa para agilizar os julgamentos. Segundo Viana, a medida beneficia idosos que aguardam há muito tempo pela formalização dos processos de suas aposentadorias. “Todos os processos de aposentadorias de servidores estaduais e municipais têm que passar pelo Tribunal de Contas, responsável pela análise técnica dos atos.
Muitos idosos chegam a falecer sem obter essa formalização. Queremos mudar esse quadro”, justificou Viana. A portaria criando a força-tarefa foi publicada no Diário Oficial de hoje (segunda-feira). Onze funcionários do TCE, entre auditores e assistentes jurídicos, se reúnem amanhã (terça-feira) para dar início à apreciação dos processos sob o comando do chefe do Departamento de Auditoria de Atos de Pessoal e Gestão Previdenciária, Hélio Carneiro Fernandes. O presidente Arnóbio Viana explicou que o trabalho dos assistentes jurídicos será auxiliar os auditores na elaboração dos pareceres, apenas no aspecto jurídico, com base nas atribuições conferidas a essa categoria funcional no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração. “Não há qualquer desvio de função nisso. Estamos agindo dentro da lei e a sociedade cobra do Tribunal de Contas mais agilidade na tramitação dos processos.
É justamente nesse sentido que estamos trabalhando”, sustentou o conselheiro. Sobre as gratificações, outro ponto contestado por diretores do Sindicato dos Auditores, Viana afirmou que elas são autorizadas pela lei 8.205/2007, ratificada pelo PCCR que os próprios sindicalistas ajudaram a elaborar. O conselheiro disse ainda que o TCE está à disposição do Ministério Público do Trabalho para quaisquer esclarecimentos em relação ao assunto. “Tenho certeza que o procurador Eduardo Varandas, ao tomar conhecimento de toda documentação e dessa legislação, verá que não há qualquer irregularidade”, sustentou o presidente do TCE.
WSCOM Online

Cefet-PB fica em 2º lugar no Prêmio Nacional de Inovação Tecnológica


O projeto “Camisinha na Mão, Prevenção na Ação: contribuições do Cefet-PB no combate as DST e Aids” concorreu ao prêmio interministerial, promovido pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de DST/Aids, e o Ministério da Educação, por meio das Secretarias de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad). O edital foi direcionado aos Cefets de todo o Brasil e o Cefet-PB foi finalista junto com projetos do Cefet-RJ e de Santa Catarina. O projeto do Cefet-PB foi orientado pelo professor Alberdan Santiago, do curso de Automação Industrial, e a equipe é composta por Evandro Torquato, do curso de Automação Industrial, Jéssica Medeiros, de Design de Interiores, Jânio Gomes, de Sistemas para Internet, e Matheus Pinheiro, do curso de Telecomunicações.
Este projeto consiste na elaboração de um modelo de protótipo de dispensador de preservativo, semelhante às máquinas que liberam refrigerantes através de uma ficha. Além do projeto de construção da máquina, a equipe teve de elaborar uma proposta de Projeto Pedagógico que deverá ser implementado pelo Cefet-PB na área de prevenção de DST e Aids. Está proposta pedagógica foi elaborada por uma equipe de apoio, coordenada pela professora Maria Cristina Madeira. Nesta sexta-feira, os protótipos foram apresentados e o vencedor foi o projeto do Cefet de Santa Catarina que será testado em unidades escolares, avaliando a funcionalidade do dispensador dentro do processo educativo. O prêmio para os três primeiros colocados é nos valores de R$50 mil, R$30 mil e R$ 20 mil, respectivamente, outorgação de um diploma de reconhecimento por parte do MEC, além da implantação nas escolas do protótipo que conquistar o primeiro lugar.

Assessoria
foto:www.agenciaaids.com.br

Santo do Dia

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
São Francisco Xavier, Confessor

Foi um dos primeiros discípulos arregimentados por Santo Inácio de Loyola e estava entre os fundadores da Companhia de Jesus.Pregou na Índia, no Japão e em outras nações do Oriente. Converteu e batizou muitos milhares de pagãos e praticou milagres portentosos.Faleceu aos 46 anos de idade, no momento em que se aproximava das costas da China, que pretendia conquistar para Nosso Senhor Jesus Cristo.É o patrono dos missionários católicos.

domingo, 2 de dezembro de 2007

Concurso oferece 312 vagas no TST - Tribunal Superior do Trabalho


Foram reabertas as inscrições para o concurso público do TST - Tribunal Superior do Trabalho http://www.tst.gov.br/, com o objetivo de selecionar 312 candidatos. As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 11 deste mês pelo site http://www.cespe.unb.br/.
Serão 205 vagas (12 para os portadores de necessidades especiais) para o cargo de Analista Judiciário, com salários de R$ 5.104,64, taxa de R$ 70,00, sendo requisito necessário o Nível Superior.
Já para o cargo de Técnico Judiciário são 107 vagas, sendo 7 para portadores de deficiência, com salários de R$ 3.085,70, para taxa de R$ 50,00. Esse cargo exige o Nível Médio. O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até o dia 12 de dezembro de 2007.
As Provas Objetivas consistirão em perguntas sobre Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos e realizar-se-ão no dia 17 de fevereiro de 2008, no turno da manhã (Analista Judiciário) e tarde (Técnico Judiciário). O Diário Oficial da União e o site já mencionado divulgarão os locais na data provável de 8 de fevereiro de 2008.
Haverá ainda, Prova Discursiva para os candidatos ao cargo de Analista Judiciário, Prova Prática de Digitação apenas para o cargo de Técnico Judiciário na área Administrativa e Prova de Capacidade Física também na área Administrativa - especialidade: Segurança Judiciária.


foto:www.saoluis.ma.gov.br

Santo do Dia

domingo, 2 de dezembro de 2007
Santa Bibiana, Virgem e Mártir
(+ Roma, 363)

Seu pai, Flaviano, antigo prefeito de Roma, e sua mãe, Dafrosa, foram martirizados durante o curto e ímpio reinado de Juliano o Apóstata. Santa Bibiana foi obrigada a passar seis meses num prostíbulo, para que se perdesse, mas com a graça de Deus conservou a fé e a pureza intactas. Depois disso foi chicoteada até à morte.

Encapuzados tentam matar jovem no Cangote do Urubu


Dois homens e uma mulher encapuzados tentaram matar a tiros por volta das 23h40 de ontem o jovem Israel dos Santos Gomes, 19, fato ocorrido, na comunidade Cangote do Urubu, vizinho a Sete Casas, na cidade de Patos. De acordo com informações passadas pelo III Batalhão, o trio chegou armado em frete à residência de um senhor de prenome Moacir e efetuou disparos contra a vítima, chegando a atingi-la com um tiro nas costas, em seguida fugiram. Israel foi socorrido pelo Samu e transferido para o Hospital Regional local
O crime se assemelha bastante com o ocorrido esta semana que culminou com a morte de outro jovem, de 15, anos, executado com tiros na cabeça, também por encapuzados, naquela área da cidade. A Polícia Civil está investigando os dois casos para tentar chegar aos encapuzados. Há fortes indícios de que os crimes estão relacionados ao tráfico de drogas.
Pombal
Já no Município de Pombal a Polícia conseguiu prender os menores IPF, 15 anos; MRS, 13 anos; JPS, de 16 e HVC, 15, além de João Paulo Pereira Fernandes, 18, solteiro, Rosa Maria da Silva, 33, doméstica, todos eles residentes no Conjunto Populares e o comerciante Lindomar de Araújo Dantas, 31, casado, proprietário de uma sucata no bairro Peneirão. O grupo foi preso no Conjunto Janduhy Carneiro por volta das 9h de ontem, acusado de vários furtos os vagões de trens que passavam pela cidade. Fazia seis meses, segundo relato da PM, que os detidos estavam sendo investigados por delitos em Pombal.
Com a prisão dos envolvidos e o receptador, o dono da sucata, Lindomar Dantas, a Polícia descobriu o paradeiro do material que estava sendo furtado por eles. Na Delegacia Lindomar informou que havia comprado cerca de 2.000 á 2.500 Kg de ferro, que lhe eram vendidos por Rosa Maria, juntamente com dois menores, um deles seu filho. Após adquirir o material roubado, Lindomar revendia para uma sucata de Campina Grande.


foto:www.djafer.com.br

Meu Trabalho no Legislativo


Como havia prometido, o Garimpando Palavras, atendendo solicitação de alguns leitores, decidiu dar início à série Meu Trabalho no Legislativo, dando oportunidade da sociedade patoense conhecer um pouco mais de seus representantes na Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, bem como seus projetos para o Município. Consideramos fundamental o estreitamento da relação povo e Legislativo, a fim de que os cidadãos possam fiscalizar a ação dos parlamentares mirins, que têm por obrigação zelar pelo desenvolvimento sócio, econômico e cultural de sua gente, de sua terra. Todo final de semana você terá informações sobre um vereador, até completar o ciclo de dez, número de representantes do Legislativo patoense. Tentaremos divulgar também o endereço eletrônico de cada um para que você possa manter contato, fazer reivindicação, sugestão.
Para inaugurar essa série Meu Trabalho no Legislativo entrevistamos o vereador Espedito Simões (PMDB), 47 anos, natural de Patos, possui ensino médio. Estudou em escolas como Aristides Hamad Timene e Alexandrina Rodrigues. Espedito trabalhou por vários anos na função de classificador de algodão, no Estado de São Paulo. Foi chefe de abastecimento do Município de Patos durante os dois mandatos consecutivos do ex-prefeito Dinaldo Wanderley. Está no seu primeiro mandato de vereador.
Como principais ações na Casa Juvenal Lúcio de Sousa o vereador Pipi cita:
Solicitação de um posto médico para a comunidade do assentamento Campo Comprido; da unidade de saúde do Alto da Tubiba, requerimento pedindo calçamento de rua por rua do Monte Castelo e mais recentemente pedindo a uma galeria constando fotos de todos os prefeitos de nossa cidade, a ser fixada na Câmara Municipal. Diz que essa contribuirá em muito para a preservação da memória de Patos. O vereador Pipi informou que ainda não possui endereço eletrônico.

Arquivo do blog