Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 27 de outubro de 2007

Cacimba de Areia e a política



O Município de Cacimba de Areia poderá ter três candidatos a prefeito em 2008. O atual, Betinho Campos, tentará a reeleição. O médico e ex-prefeito, Egilmário Bezerra (foto), vai tentar recuperar o cargo e por fora, como terceira alternativa, Valdir, propietário do Multibank localizado no Edifício Estevão - Patos, deverá também concorrer no próximo pleito. É engraçado como todos os prefeitos sertanejos vivem reclamando da falta de recursos, dos problemas que enfrentam para administrar, mas nem sonha em deixar o cargo, tão cobiçado. Porque será, hein?

Pula galho

O Garimpando Palavras colocou nesta semana a seguinte pergunta para que seus visitantes pudessem opinar: O TSE decidiu que os mandatos pertencem aos partidos. Os quinze prefeitos paraibanos que mudaram de sigla após as eleições de 2004 devem perder o mandato?
O resultado da enquete mostrou que a maioria dos eleitores não concorda (73%) com os políticos que pulam de galho em galho, contra 27% que apoiaram a decisão dos referidos chefes de executivos municipais.

Cuidado com sua moto


Os ladrões tão agindo na maior cara de pau na cidade de Patos. Os objetos mais visados são celulares e motos. No dia de ontem a mais nova vítima foi Edvaldo Segundo Balduíno da Nóbrega, residente na Rua Átila Moura, que teve sua moto Honda Biz 100 CC levada de frente do Banco Real, pasmem, às 11h20, centro da cidade. Ninguém foi preso. Se não me falha a memória, esta é a quarta moto levada de frente de estabelecimentos só este mês. É bom os condutores de veículos, em especial moto, ficar bastante atentos. Geralmente quando o veículo é recuperado está depenado.

DEUS É PRODUTO DO HOMEM?



Por Misael Nóbrega de Sousa (colaborador)

A grande dúvida não reside na existência (ou não) de Deus, mas no tipo de plano que Ele determinou para a humanidade. E é por não saber lidar com essa questão que nós, pobres e deprimidos mortais, não somos (totalmente) crentes na existência divina. Porém, não o fazemos como um exercício de esfoliação da alma. Pagamos pra ver: e pagamos com o salário do pecado. È mais cômodo aceitar à vida mundana, recheada de maldades naturais, do que esperar post mortem, o galardão prometido e, portanto, a certeza da eternidade e o fim de todos os problemas.

Nessa celeuma espiritual, existem os crédulos ao extremo; os que não se confortam facilmente; os chamados ateus fervorosos. E, há, ainda, os que tiram proveito da situação para atraírem a atenção para si. Esses são os falsos-ateus. Em nosso nível terreno, exíguo, finito, quem quiser ser proeminente é só criticar Deus. Se o homem não fosse tão covarde eu até admitiria a possibilidade de uma queda de braço com Deus, numa relação de poder - mesmo tênue a linha do tempo.

O certo (ou o errado) é que banalizamos o Todo Poderoso – que virou um produto do meio: um tipo exportação, com tarja: “cuidado: frágil”. Deus é garoto propaganda. Deus virou outdoor. Deus é capa de livro. Existe apenas para poder não existir. Ninguém se assombre se não foi o homem quem criou Deus à sua imagem e semelhança.

O homem tem medo de Deus; medo da confissão. Medo porque sabe que não há retratação à conduta pecaminosa, imoral, pedante e infeliz, praticadas quase sempre. Acredito que nem os mais benditos terão algum direito. Seremos todos condenados. Mesmo assim, não se deve furtar o que de mais precioso existe naqueles que carregam à cruz de Cristo, que é a fé depositada, em confiança. Persuadindo-lhes a abandonar as suas crenças, o homem está sendo, no mínimo, cruel e desestabilizando a paz que há entre todas as partes, crédulas ou não.

O homem usa Cristo como bode-expiatório. Depois de ter feito a primeira comunhão e até provado da hóstia, elege “o pão que o diabo amassou” às doutrinas sacrosantas. Cristo foi condenado à mentira de nossos dias por causa dos seus filhos e de Madalena, a sua amada; órfãos da linhagem. Mas, por que Cristo não podia ter se casado? Diminuía a Sua divindade? Um cristo casto é mais santo? Judas foi menos cínico. O traiu com um beijo na face. Não ficou criando “factóides”.

Mas, até que Cristo feito homem nós admitimos; Deus, feito graça, não! Cristo se tolera. Mesmo assim, livrem Cristo daquele madeiro. Pregado do jeito que está como vai poder se defender das novas acusações que lhe são imputadas? Penso que as parábolas não teriam tanta força nos dias de hoje. Um advogado influente seria de grande valia. Caso contrário, só outra ressurreição, sendo que esta segunda, bem ao estilo David Copperfield: com efeitos especiais e mulheres peladas. Tudo isso parece uma armadilha: será que Deus precisa ser carne para que acreditemos nele? – Ou será outra provação para podermos achincalhá-lo, feito homem?

Vi um Cristo com os dentes entramelados; um cristo moreno de olhos azuis; um Cristo efeminado na moldura de um retrato; um Cristo pintado para vender quadros, à escolha do freguês; um Cristo que sustentava os falsos-ateus-poetas fora da mídia. Que ver? Basta inventar um pseudônimo num chat; escrachar com Deus que vão chover comentários idiotas. Palmas para o-falso-ateu-poeta, que não se cansa de escrever que Deus não existe; só para que todos saibam que ele, sim, é que existe!

Na verdade, o homem teme quase tudo, inclusive, ele mesmo.

Parece que estamos voltando para o início dos tempos quando tínhamos que lutar uns contra os outros para descobrir ser quem éramos; e, assim, alimentar a fera que existia no interior de cada um de nós. O nosso semelhante era ferido e demarcávamos o chão, com o sangue derramado. A diferença é que hoje nós temos a consciência de que não há muito o que conquistar.

Vivemos da individualidade, da particularização dos problemas, da banalização da família e do fechamento das instituições morais. A raiva é o único sentimento que permitimos nessas horas. Admite o-falso-ateu-poeta-e-acéfalo que a sua cabeça é cheia de idéias de se matar; e o seu ego do tamanho de um caroço de câncer na próstata... Mas, morrer? Deus foi enxotado da vida dele; e, da morte, também. E não o reconhece nem em nome do pai, muito menos do filho, quem dera do espírito Santo.

Jornalista e professor

Santo do Dia

sábado, 27 de outubro de 2007
São Frumêncio, Bispo e Confessor
(+ Etiópia, séc.IV)

Natural da Índia e levado como escravo para o Egito, foi sagrado bispo em Alexandria, por Santo Atanásio. Empenhou-se na evangelização da Etiópia, sendo considerado o apóstolo daquele império.

30 dias sem Raphael






Amanhã será realizada na Igreja de Santo Antônio, às 16h, a missa de 30º dia da morte do jovem Raphael Firmino, 19 anos, estudante de Computação da FIP – Faculdades Integradas de Patos. Ele faleceu mês passado vítima de suicídio, ato cometido dentro de seu carro, por volta das 2h da madrugada do dia 26. Familiares e amigos lamentaram bastante a morte do rapaz, filho do médico Jorge Firmino e de Eminayde Firmino.

Mais uma de Salomão


O prefeito de Sousa, Salomão Gadelha, não sai das manchetes da mídia paraibana. Quase todo dia a cidade aparece em destaque por algum ato por ele praticado. A última foi a condenação imposta pelo juiz substituto da 8ª Vara Federal de Sousa, Francisco Glauber Pessoa, no dia de ontem, que o condenou, juntamente com mais sete pessoas, quase todos de sua família, a devolverem aos cofres públicos municipais mais de quatro milhões de reais pela prática de crime de improbidade administrativa. De acordo com o Ministério Público federal o grupo teria desviado recursos da Secretaria de Saúde de Sousa. Os demais citados na ação interposta pelos vereadores da oposição a Salomão são, além do prefeito, André Avelino Paiva Gadelha Neto; Bertrand Pires Gadelha; Andréa Pires Gadelha Martins; Joseane de Andrade Sá; Maria dos Remédios de Oliveira Estrela; Andréa Queiroga Gadelha e Márcia Queiroga Gadelha Salomão. A assessoria de Salomão já informou que ele vai recorrer dessa decisão.

Denúncia contra juízes em Campina Grande

Alguns juízes campinenses podem enfrentar procedimentos punitivos pela Corregedoria do Tribunal de Justiça, que descobriu a existência de uma verdadeira indústria de fabricação de multas por danos morais astronômicas e liberadas em tempo recorde, que vinham beneficiando aos magistrados e também a advogados, causando sérios prejuízos a uma série de empresas. Aliás, essas denúncias partiram de advogados de grandes corporações, que perceberam as irregularidades. De acordo com informações da Corregedoria, o esquema já havia liberado mais de vinte milhões de reais. O Tribunal de Justiça abrirá processo contra os acusados após estes apresentarem defesa. A sujeira neste país está em todas as esferas. Resta saber até onde vai punição para os magistrados, que já recebem salários bastante elevados, envolvidos nessas supostas fraudes. As investigações precisam ser esmiuçadas para que a sociedade possa conhecer esse pessoal cujos vencimentos são pagos com nossos impostos.

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Reginaldo Sousa assume Nacional terça-feira


O Nacional já conta na próxima terça-feira com novo técnico. Trata-se de Reginaldo Sousa, que passou pelo Atlético e Paraíba de Cajazeiras e que hoje acertou com a direção nacionalina para orientar a equipe nessa etapa final do Campeonato Brasileiro de Futebol Série C. Ainda faltando dez jogos para se saber os quatro clubes que sobem para a segunda divisão, José Ivan, presidente do Nacional, espera que a CBF aprove a inspeção feita hoje no estádio Marizão, em Sousa, para que o Verdão venha a fazer seus jogos em um local em que a torcida possa dar maior incentivo para o time tentar ainda uma reação, mesmo que difícil, na competição, já que somou apenas um de doze pontos disputados. Em Patos não houve inspeção da CBF na manhã de hoje, como havia informado ao Garimpando Palavras, José Ivan. "Foi apenas uma visita de cortesia, de reconhecimento do José Cavalcante", disse Ivan, sobre a visita de José Dias, que representou o diretor do departamento técnico da Confederação, Virgílio Elísio.

Empreendedores de Patos participam de evento em Fortaleza

Terminou na última terça-feira, no Centro de Convenções de Fortaleza, Ceará, o Encontro Regional da Beleza, promovido pelo Sebrae. O evento, de que transcorreu de 20 a 23, reuniu profissionais do setor, que discutiram o que há de mais moderno e fashion no mundo da beleza. Houve palestras e exposições de produtos, mostrando as tendências para as próximas estações. Da cidade de Patos participaram 31 empreendedores. O Garimpando Palavras destaca os profissionais do Salão Fios e Cor, na pessoa de sua empresária, Elisângela Silva e assistentes, que sempre vão em busca de novos conhecimentos para aplicar no dia a dia com sua clientela.

Apenada comete suicídio no presídio velho de Patos

A apenada Eliane dos Santos Sousa, 31 anos, natural de Pombal-PB, cometeu suicídio agora a tarde de hoje no velho presídio de Patos, onde cumpria pena por furto. Para tirar a própria vida usou uma corda de armar rede. Ela aproveitou que as celas do pavilhão de cima estavam vazias, já que só são fechadas no período da noite, para cometer o suicídio.
O delegado Clenaldo Queiroz foi até ao presídio fazer o apanhado do ocorrido. Ele informou que Eliane vivia bastante deprimida e reclamava muito que sua pena não chegava ao fim. Agentes penitenciárias e amigas detentas da vítima tentavam consolá-la, afirmando que estava bem próximo dela deixar o presídio. No dia de hoje ela não se alimentou. As companheiras demonstraram até uma certa preocupação com o estado depressivo de Eliane, mas não imaginaram que ela viria a cometer tal ato.

Rap e Repentes em Campina


Foi aberto hoje pela manhã em Campina Grande o I Encontro de Rappers e Repentistas, abertura esta que contou com a presença do ministro da Cultura Gilberto Gil, governador Cássio e secretários de cultura de diversos municípios paraibanos. O evento vem sendo acompanhado por jornalistas de vários estados brasileiros. O Spázio de Campina deve receber grande público logo mais às 19h, quando acontece a abertura oficial, com direito a apresentação de Gabriel O Pensador
O evento - O Rap e Rep está sendo realizado através de uma parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Cultura, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com recursos do Fundo Nacional da Cultura, e patrocínio da Petrobrás. Além de Gabriel, se apresentam hoje à noite As Ceguinhas de Campina Grande e Vice Versa com Orquestra. Sanfônica. O Rap e Rep terá 26 atrações musicais que se dividirão entre o Spazzio e o Sítio São João, onde acontecerá a Mostra Paralela Espaço Sabotage. A programação se estende pelos três turnos e abriga, além das apresentações e shows, uma série de oficinas, palestras e seminários. O evento leva a Campina Grande atrações como o Cidade Negra, Gabriel O Pensador, Z áfrica Brasil, Caju e Castanha, GOG, Marechal, Selma do Coco, Zé Brown, Funk & Cia, Mc Gerard, Cabruêra e Kalyne Lima.

Mistura de repentes
A intenção é unir o trabalho de raiz, ou seja, o repente, a essa nova maneira de interpretar a rima em verso e prosa que o rap representa. O evento é inédito no país. Destacam-se artistas como os graffiteiros, djs, b.boys, mcs, repentistas, emboladores, bandas e vjs. Nesta programação paralela, que promete atrair um publico siginificativo, Estão previstas as performances e apresentações de "Simples Raportagem", da Bahia; dos pernambucanos "Tiger" e "Confluência", do potiguar "Carcará na Viagem" e dos paraibanos "General Frank", "Projeto Binário, "MC Fábio", "Treta da Favela", "Léo Preto", "Tribo Ethnos" e "Reação da Periferia".

Itaporanga ganha prêmio “Gestor Eficiente da Merenda Escolar”

Itaporanga foi um dos 25 municípios brasileiros vencedores da 4ª edição do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, concurso promovido pela organização não-governamental Ação Fome Zero, que receberão o prêmio no próximo dia 25, às 12h30, no Hotel Blue Tree, em Brasília. As categorias de premiação de cada um dos 25 vencedores serão reveladas durante a cerimônia, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de dona Marisa Letícia da Silva, presidente de honra da Ação Fome Zero, além de ministros e empresários associados à ONG. Neste ano, concorreram 751 municípios. O Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar é uma atividade de avaliação, seleção e divulgação de boas gestões públicas municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Gestão criativa

O objetivo é destacar dirigentes municipais que realizam gestões criativas e responsáveis do programa e disseminar estas boas práticas para que sejam conhecidas e adotadas por outras prefeituras. É uma das ações do Projeto Gestão Eficiente da Merenda Escolar, cujo objetivo geral é contribuir para que os recursos públicos previstos no PNAE sejam efetivamente gastos em merenda de qualidade, na quantidade e regularidade necessárias ao desenvolvimento dos alunos da rede pública de ensino brasileira. O processo de avaliação dos candidatos dura oito meses e os municípios inscritos são avaliados de acordo com quatro indicadores: desempenho financeiro, eficiência nutricional, participação social e desenvolvimento local. No desempenho financeiro, leva-se em conta o valor desembolsado pelo município, em relação ao que é transferido pelo FNDE, e o custo médio das refeições. Para avaliar a eficiência nutricional, verifica-se a quantidade e proporção de micro e macronutrientes presentes nos cardápios enviados pelos municípios, a equipe de nutrição responsável pelo serviço, a forma de fornecimento da refeição e a existência de projetos de educação alimentar nas escolas. Já o indicador participação social afere o grau de envolvimento dos conselhos de alimentação escolar (CAEs) na gestão da merenda, enquanto o quesito desenvolvimento local pontua os municípios que priorizam os produtores locais na hora de adquirir os gêneros alimentícios in natura .

Experiência será publicada

Além de respeitar os hábitos alimentares da região, essa prática também gera desenvolvimento para o município. As experiências premiadas são sintetizadas no livro Histórias Gostosas de Ler e Boas de Copiar – produzido pela Ação Fome Zero e distribuído gratuitamente a prefeituras e faculdades de nutrição e de administração –, na forma de crônicas, com informações didáticas e o passo a passo que serve de orientação aos municípios que queiram adotar as experiências premiadas. O site www.premiomerenda.org.br também divulga os trabalhos bem sucedidos e socializa o acervo de conhecimento sobre gestão pública e merenda escolar que a metodologia do prêmio permite acumular.

Famup com informações do FNDE

Festa de São Judas


A festa de São Judas Tadeu, no bairro Vila Cavalcante, em Patos, tem seqüência no dia de hoje com Oração do Terço, às 18h e em seguida celebração do novenário. A noite é dedicada ao PSF e Agentes Comunitários de Saúde. O evento religioso, iniciado no dia 18 deste mês, termina domingo, depois de amanhã, com a tradicional procissão, seguida da celebração eucarística, pelo bispo diocesano, D. Manoel dos Reis de Farias.

Municípios priorizam mão-de-obra terceirizada


Os municípios estão contratando cada vez mais pessoas sem vínculo empregatício permanente, os prestadores de serviços e comissionados, segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Minc) de 2006. Considerando a administração municipal como um todo (direta e indireta), foram contratados cerca de 556 mil novos trabalhadores de 2004 a 2006, passando de 4,52 milhões para 5,07 milhões.
De 2004 a 2006, a participação de pessoas sem vínculo sobre o total de funcionários na administração direta passou de 9,4% para 19,2%. O percentual de comissionados também subiu de 7,9% para 8,8%. Nesse período, os servidores estatutários (funcionários públicos) recuaram de 64,3% para 60,9%, o mesmo movimento acontecendo com os regidos pela CLT, que sofreram retração de 18,5% para 11,1%.

Mecha do cabelo de Guerrilheiro Che Guevara leiloado por U$ 100 mil



Da France Presse


Uma mecha de cabelo do guerrilheiro argentino-cubano Ernesto Che Guevara cortado por um ex-agente da CIA que participou da operação de captura em 1967 foi leiloado nos Estados Unidos por 100.000 dólares, informa a agência de leilões Heritage Auction Galleries em seu site.
A mecha foi comprada pelo livreiro Bill Butler, do Texas, que ofereceu a quantidade mínima estabelecida pela casa de leilões com sede em Dallas.
O cabelo e outros objetos, incluindo fotografias de Che morto e impressões digitais retiradas de suas mãos, foram entregues por Gustavo Villoldo, um homem de ligação da Agência Central de Inteligência (CIA) com o grupo de rangers americanos que há 40 anos foi autorizado pelo governo boliviano a cooperar na captura de Guevara.
"Che foi um dos maiores revolucionários do século XX", disse Butler, 61 anos.
Butler afirmou que coleciona objetos de interesse dos anos 60 e que planeja expor uma coleção de Che Guevara em sua loja, a Butler & Sons Books.

Escola realiza Arte na Escola


A Escola Municipal Fildani Souto Gouveia, de São Mamede, realiza nos dias 8 e 9 do próximo mês o projeto Vivenciando a Arte na Escola, cujo objetivo é incentivar o alunado à leitura. Para o evento estão sendo convidados, não apenas alunos, professores e funcionários, mas também os familiares dos estudantes, para apreciarem e valorizarem o talento, criatividade e a dramaticidade da cultura artística literária.
As atividades, segundo a diretora da unidade de ensino, Professora Fildani Gouveia, acontecerão no Sabugy Clube, nos períodos da manhã e tarde. No dia 08 os temas trabalhados pelos alunos do Ensino Fundamental são: De volta para casa; As 12 princesinhas bailarinas; Abraço da meia noite; A viagem do Visconde e Emília pelo mundo da matemática; Em busca do pai; Catadores de papel e Romeu e Julieta.
No dia 09 as atividades são destinadas aos alunos do Ensino Médio. As obras trabalhadas são: Lucíola; O Rico avarento; A história da Donzela Teodora; O Pequeno Príncipe; Senhora e Memorial Maria Moura. Para Fildani, o projeto, que conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação, é de suma importância para a abertura do mundo imaginário dos estudantes, que passam a ter maior número de referências bibliográficas, gosto pela leitura, que tem como principal suporte nesse projeto a dramatização, onde o elemento cênico faz com que àqueles vivam intensamente as personagens das referidas obras literárias. “É uma maneira que encontramos para dar maior incentivo à leitura”, explicou Fildani.

Ivan dispensa jogadores


O presidente do Nacional de Patos, José Ivan, dispensou no dia de ontem os jogadores Dida, Wescley (foto), Buique e Josivaldo, porque estes, segundo Ivan, não estavam mais rendendo o esperado para o Cube. Outro motivo do afastamento foi para reduzir custos na folha de pagamento. Sobre o clima dentro da equipe disse ao Garimpando Palavras ser de muita tranqüilidade, diferentemente do que muita gente pensa.
Ivan explicou que o Nacional tem um elenco de cerca de trinta atletas que suprimem facilmente as vagas deixadas. Sobre a informação de que os jogadores que estão saindo já tinham pré-contrato com outras equipes, o presidente nacionalino afirmou que esse tipo de comentário exisitia realmente dentro do grupo, mas que teve uma importante conversa com os atletas no dia de ontem, deixando claro que quem tivesse interesse em deixar a equipe poderia ficar à vontade. "Acho uma tremenda burrice o atleta disputando um campeonato da Série C e com chences de subir de categoria querer se afastar", disse Ivan, acrescentando que agora terá mais tempo para acompanhar os atletas durante os próximos jogos, já que esteve ausente de alguns porque vinha tratando da parte financeira do Nacional. Neste momento a CBF faz vistoria do Estádio Marizão, em Sousa e depois vem a Patos, onde às 11h30 faz o mesmo trabalho no José Cavalcante para saber se ambos têm capacidade para receber 10 mil torcedores sentados, como manda o regulamento da competição. Amanhã deve sair o resultado.

Santo do Dia

sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Santo Evaristo, Papa e Mártir
(+ Roma, séc.I)

Foi o quinto Papa da História, tendo sucedido a São Clemente I. Segundo o antigo Liber Pontificalis, era de origem grega mas nasceu em Antioquia, e sofreu o martírio durante o reinado do imperador Trajano, perto do ano 100. Foi sepultado no Vaticano, junto ao Apóstolo São Pedro.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Social

Quem está comemorando aniversário no dia hoje em Patos é Patrícia Ribeiro Guimarães, esposa do comandante do III Batalhão, Cel. Guimarães. A celebração da data aconteceu em família, na presença de alguns amigos que foram compartilhar um pouco de sua alegria. Patrícia agradeceu a presença dos amigos e a forma carinhosa como sua família foi recebida na cidade, há três anos. Na ocasião até fez discurso, após todos cantarem o tradicional Parabéns Pra Você!

Veneziano pode vir a ser invstigado pela PF


Como havia prometido, o deputado estadual Arthur Cunha Lima fez duras acusações contra a administração de Veneziano Vital do Rêgo, de Campina Grande. No teor do dossiê, cuja cópia foi entregue à Polícia Federal, Polícia Civil, tribunais de contas do Estado, da União, Ministério Público Estadual e Federal, consta a denúncia de fraude no programa Fome Zero. Logo após a entrevista coletiva concedida pelo deputado Arthur, foi a vez do vice-prefeito de Campina Grande, José Luiz Junior, que está no centro das denúncias, rebatê-las, considerando-as infundadas e falsificadas pelo grupo que faz oposição à administração de Veneziano. Diante de um grande número de partidários e de repórteres interessados no tema quente do dia, Junior chorou e disse que sua vida pública nunca foi manchada por falcatruas.

Lições de Direito Administrativo

O conselheiro Flávio Sátiro Fernandes lança logo mais, às 17h, no Plenário Ministro João Agripino, do Tribunal de Contas do Estado, o livro Lições de Direito Administrativo, publicado pela Editora Fórum, de Minas Gerais. A obra aborda diversos temas ligados à administração pública, a exemplo do controle externo, probidade administrativa e prestação de contas, controle social e responsabilidade fiscal. Quem faz a apresentação do livro do patoense é o presidente do TCE, Arnóbio Viana.

Sai Simões volta Lima

O Nacional de Patos ainda não pensou em um nome para substituir o técnico Maurício Simões, que entregou o cargo após o jogo de ontem quando a equipe patoense perdeu por 1x0 para o ABC de Natal pela quarta rodada do octogonal da Série C. De acordo com Edu Azevedo, supervisor de esportes da equipe, Lima ficará interino, por enquanto. O clima não é dos melhores no Nacional em decorrência da péssima campanha nessa fase final da competição. Foram quatro jogos, sendo três derrotas e um empate. A equipe tomou 10 gols e marcou apenas dois.
Hoje a tarde, segundo Edu, a CBF fará inspeção no estádio O Marizão, para saber se o Nacional jogará em Sousa. O resultado pode sair até mesmo amanhã. Caso seja aprovado, o Verdão jogaria naquela cidade já na proxima quarta-feira, contra o Atlético-GO. Antes enfrenta, neste domingo, o Bragantino, em Bragança Paulista, no estádio Marcelo Stefani.

Educação na berlinda

A administração Salomão Gadelha, doMunicípio de Sousa, volta ao foco na imprensa estadual. Cerca de 500 professores, funcionários e merendeiras estão em greve por tempo indeterminado. Alegam atraso de dois meses de salários e falta de repasse dos recursos do Fundeb, além de sucateamento do transporte escolar. O MEC suspendeuM~Es passado repasses da merenda por falta de prestação de contas do programa. O sindicato dos servidores diz que houve inchaço na folha de pagamento em decorrência do grande número contratações.

Futebol sem alegria

A derrota por 1x0 na noite de ontem no Amigão para o ABC de Natal revelou um Nacional sem a alegria, sem a magia que envolve a prática do futebol. O que vem ocorrendo com o Canário do Sertão nesse octogonal da Série C, o qual não poderá realizar nenhum jogo pertinho de sua torcida, é algo que preocupa. Não me refiro aqui simplesmente aos resultados pífios alcançados até o momento, apenas um surrado pontinho em 12, com direito a goleadas. Mas justamente aquela força que brota espontaneamente no bravo espírito de quem usa a camisa do Verdão, algo que está longe de acontecer como foi revelado no Campeonato Paraibano deste ano, como também ao longo das três fases da Série C, quando o Canário venceu imensos obstáculos. O fator campo foi um tiro bem dado pelo regulamento da CBF, agora concordo plenamente com o delegado da Federação Paraibana de Futebol, Sebastião Sátiro, para quem esse regulamento não leva em conta o estatuto do torcedor, dificultando o acesso dos nacionalinos irem a campo, empurrar seu clube de coração, cantar o hino do Nacional, gritar o nome de cada jogador, ali, pertinho do ouvido de cada atleta. No próximo ano o Nacional participa da Copa do Brasil. E aí, mais uma vez a torcida alvi-verde será privada de ver seu clube jogar.
Deixo a resposta para nossos representantes políticos, os quais têm a responsabilidade de lutar para que nosso caldeirão, o velho José Cavalcante possa enfim atender os pré-requisitos de uma entidade, digo a CBF, que visa primeiramente o lucro, esquecendo o direito do torcedor, possa fazer voltar a garra, essa magia que se encontra ausente na alma de uma equipe tão acostumada à superações. Não compartilho com o sentimento de pessimismo que tanto contagiou os companheiros cronistas esportivos Agamenon e Nildo Pereira, da bela equipe de esportes da Rádio Espinharas, após a partida de ontem. Temos um túnel bastante escuro a nossa frente, mas quem sabe o milagre do amor à camisa não supera o cansaço, a falta de pernas, o desestímulo, o desequilíbrio emocional e possamos terminar, mesmo sem ser classificados para a Série B, de cabeça erguida, orgulhosos de não desistirmos das batalhas. E viva nosso glorioso campeão paraibano 2007.

Santo do Dia

quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Beato Frei Antônio de Sant`Ana Galvão, Confessor
(+ São Paulo, 1822)

Nascido em Guaratinguetá, em 1739, de uma família de muitas posses, descendia dos primeiros povoadores da Capitania e corria em suas veias sangue de bandeirantes. Foi ele próprio chamado " Bandeirante de Cristo", porque tinha na alma a grandeza, o arrojo e fortaleza de um verdadeiro bandeirante. Renunciou a uma brilhante situação no mundo e ingressou na Ordem franciscana. Fundou, em 1774, juntamente com Madre Helena Maria do Espírito Santo, o Mosteiro concepcionista de Nossa Senhora da Luz, na capital paulista. Não somente formou e conduziu nas vias da espiritualidade franciscana e concepcionista as religiosas desse mosteiro, mas também o edificou materialmente, ao longo de quase 50 anos de esforços contínuos. Foi o arquiteto, o engenheiro, o mestre de obras e muitas vezes o operário da sua edificação, que somente se tornou possível porque ele incansavelmente pedia, ao povo fiel, esmolas para a magnífica construção. Entregou sua alma a Deus em 1822 e foi beatificado em 1998. Até hoje sua sepultura, na capela do mosteiro, é visitada por multidões que acorrem a lhe pedir graças e milagres, e também à procura das famosas e prodigiosas "pílulas de Frei Galvão". A origem dessas pílulas é contada num folheto distribuído no próprio mosteiro: " Certo dia, Frei Galvão foi procurado por um senhor muito aflito, porque sua mulher estava em trabalho de parto e em perigo de perder a vida. Frei Galvão escreveu em três papelinhos o versículo do Ofício da Santíssima Virgem: Post partum Virgo Inviolata permansisti: Dei Genitrix intercede pro nobis (Depois do parto, ó Virgem, permanecestes intacta: Mãe de Deus, intercedei por nós). Deu-os ao homem, que por sua vez levou-os à esposa. Apenas a mulher ingeriu os papelinhos, que Frei Galvão enrolara como uma pílula, a criança nasceu normalmente. Caso idêntico deu-se com um jovem que se estorcia com dores provocadas por cálculos visicais. Frei Galvão fez outras pílulas semelhantes e deu-as ao moço. Após ingerir os papelinhos, o jovem expeliu os cálculos e ficou curado. Esta foi a origem dos milagrosos papelinhos, que, desde então, foram muito procurados pelos devotos de Frei Galvão, e até hoje o Mosteiro fornece para as pessoas que têm fé na intercessão do Servo de Deus ".

DIA NACIONAL DA SAÚDE BUCAL



Por Inácio Andrade Torres*


(Colaborador)

Hoje, 25 de outubro, é o dia nacional da saúde bucal e do odontólogo brasileiro. Onde chegamos e aonde poderemos avançar!? Se repararmos na história das políticas de saúde bucal no Brasil, veremos que, neste setor, embora ainda haja notória precarização, houve grandes saltos de desenvolvimento nas últimas décadas.
Desde os anos oitenta, o Ministério da Saúde, tentando avaliar melhor a saúde bucal dos brasileiros, tem executado levantamentos epidemiológicos de âmbito nacional. Em 2.000, avaliou-se os principais agravos em diferentes grupos etários, incluindo tanto população urbana como rural.
Conforme esses levantamentos, concluiu-se que quase 27% das crianças de 18 a 36 meses apresentam pelo menos um dente de leite com cárie. Já as crianças de 12 anos de idade e adolescentes de 15 a 19 anos apresentam respectivamente 3 e 6 dentes cariados. Para estas idades os menores índices encontram-se na região Sudeste e Sul, enquanto as médias mais elevadas foram encontradas nas Regiões Nordeste e Centro-Oeste. O Norte e o Nordeste possuem as médias mais altas de dentes cariados e perdidos.
Nesse estudo observou-se ainda, que de uma forma geral, a presença de flúor está mais concentrada nas regiões Sul e Sudeste e em municípios de maior porte populacional. Nessas regiões, 46% dos municípios dispõem de água fluoretada. Na Paraíba, praticamente não se oferece esse serviço à população. Outro dado estarrecedor: 14% dos adolescentes brasileiros nunca foram ao cirurgião dentista, sendo que, face as desigualdades de oportunidades, enquanto na região sul menos de 6% dos adolescentes relatam nunca ter ido ao dentista, no Nordeste, essa percentagem chega a 22% .

8 milhões sem dentes

A investigação comprovou também que o declínio da cárie na população infantil está ocorrendo de forma desigual na população brasileira. As crianças do Norte e Nordeste apresentaram os maiores números de dentes cariados não tratados. O índice dessa doença e o número de dentes perdidos entre adultos e idosos são elevados. Acrescente-se que 10% dos adultos brasileiros possuem doenças da gengiva, fator contributivo para a perda precoce de dentes. Ficou confirmado ainda que a necessidade de algum tipo de prótese começa a surgir a partir da faixa etária de 15 a 19 anos, e que o edentulismo (ausência total de dentes) continua sendo um grave problema especialmente entre os idosos.
Aliás, segundo a pesquisa Saúde Bucal – Brasil, concluída em janeiro de 2004, constatou-se que no Brasil há 8 milhões de pessoas sem nenhum dente na boca. Outros 30 milhões nunca foram ao dentista e cerca de 40% da população não têm acesso regular a escova e creme dental.
Por outro lado, uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde/OMS e Fundação Osvaldo Cruz/FIOCRUZ constatou a existência de 26 milhões de sem-dentes no Brasil.Gilberto Pucca, sanitarista e coordenador de saúde bucal do Ministério da Saúde/MS contesta esses números justificando que, enquanto a OMS/FIOCRZ reportam-se aos brasileiros que perderam todos os dentes naturais, o MS considera somente os 8 milhões que perderam os dentes naturais e não usam próteses alguma.
Até o lançamento do projeto Brasil Sorridente em 17 de março de 2004, apenas 3,3% dos atendimentos odontológicos feitos no SUS correspondiam a tratamentos especializados. A quase totalidade era de procedimentos mais simples, como extração dentária, restauração, pequenas cirurgias, aplicação de flúor. Nesse sentido, a Política Brasil Sorridente propõe garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, entendendo que esta é fundamental para a saúde geral e a qualidade de vida da população. Ela está articulada a outras políticas de saúde e demais políticas públicas, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil Sorridente tem sido investido muito dinheiro. Segundo o MS a alocação de recursos, em incentivos para a saúde bucal na Estratégia Saúde da Família, segue a seguinte ordem: em 2002 - R$40 milhões; em 2003-R$90 milhões; em 2005- R$400 milhões; e até o final de 2006, cerca de R$ 1,3 bilhão. O próprio Tribunal de Contas da União, em seu relatório de 2004, apontou um crescimento de 45% nos atendimentos realizados, fato jamais registrado anteriormente.

13.470 casos de câncer no Brasil

A alocação desses recursos, se bem aplicados, permitirá uma atenção básica de qualidade com competência para reduzir os principais agravos que acometem a saúde bucal dos brasileiros, dentre os quais em virtude da prevalência e gravidade, podemos elencar; a cárie, a doença periodontal (gengivite e periodontite); o câncer de boca; os traumatismos dentários; a fluorose; o edentulismo; e a má oclusão.
Pela relevância social enquanto problema de saúde pública, e por estar entre as principais causas de óbito por neoplasias, realcemos o câncer bucal, denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca).
O Instituto Nacional de Câncer/INCA mostra com fidelidade estatística a situação do câncer de boca no Brasil. Essa entidade, para o ano de 2006, estimou que o número de casos novos por esse tipo de câncer, seria de 13.470, sendo 10.060 entre homens e 3.410 entre mulheres. Esses números, à exceção do câncer de pele não melanoma, representam 6% e 2%, respectivamente do total de todos cânceres humanos contabilizados na pesquisa. Para o mesmo ano, conforme a previsão do INCA, o número de casos novos de câncer bucal no Nordeste seria de 130 portadores e, em João Pessoa, de 40.
Como se sabe, o câncer de boca é uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce. De fato, trata-se de uma doença que representa uma causa importante de morbimortalidade, já que mais de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados. Acomete mais os homens acima de 50 anos, e localiza-se de preferência no assoalho da boca e na língua, sendo o carcinoma epidermóide, o tipo histológico mais freqüente (90 a 95%).
Finalizando, não podemos, neste ensaio, deixar de realçar que na última década, o Brasil desenvolveu-se muito no campo da saúde. Além de ser o segundo país do mundo em número de transplantes, tornou-se reconhecido internacionalmente pelo seu progresso no atendimento universal às Doenças Sexualmente Transmissíveis/AIDS, na implementação do Programa Nacional de Imunização e no atendimento relativo à Atenção Básica. Contudo, quanto à saúde bucal, a situação de adolescentes, adultos e idosos está entre as piores do mundo. E mesmo entre as crianças, problemas gengivais e dificuldades para conseguir atendimento odontológico persistem. Trate-se, a tudo isso, como um contra-senso inadmissível, pois como vimos, ocupamos a segunda colocação no mundo em número de transplantes e, ao mesmo tempo, somos incompetentes para cuidar da cárie, repor dentes da população e tratar o câncer de boca.

*Inácio Andrade Torres – estomatologista e professor da UFCG

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Breve histórico de Patos, cidade de 104 anos


Patos, que neste 24 de outubro, celebra seus 104 anos de elevação à categoria de cidade. Povo alegre, hospitaleiro e de muita fé. São algumas das características marcantes dos filhos da Morada do Sol, um dos cognomes de Patos, chamada carinhosamente também de Rainha das Espinharas.
A cidade é considerada a terceira mais representativa do Estado. Está localizada no sertão paraibano, sendo polarizada por dezenas de municípios, inclusive dos vizinhos estados Rio Grande do Norte e Pernambuco. Sua economia é destaque, atraindo feirantes de todas as localidades da circunvizinhança. No seu dia a dia o pico de sua economia tem sido a feira da segunda-feira e do sábado, para onde convergem feirantes de diversas localidades.
A economia da cidade, que no início de seu desenvolvimento tinha como destaque a agropecuária, hoje ganha fôlego com o comércio varejista, setor que conta com a facilidade de acesso dos feirantes, sendo o município servido de boas rodovias, ferrovia, transporte aéreo e alternativo, infra-estrutura que facilita e faz de Patos pólo de distribuição de mercadorias e serviços para toda a região. As indústrias de bebidas e calçados, produtos escoados em grande parte para todos os estados do Nordeste e Pará, são uma das principais fontes geradoras de emprego e renda do município. O comércio tem sido destaque na Paraíba
Saúde
A saúde de Patos sofreu processo de municipalização. A cidade mantém funcionando como referência para a região, o Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro, Hospital Infantil Noaldo Leite, Maternidade Peregrino Filho, Banco de Leite e Centro de Saúde Frei Damião. É sede do 6º Núcleo Regional de Saúde, composto de 24 municípios. Fazem parte também do seu sistema de saúde o Laboratório Central, Centro de Hemodiálise, Centro de Imagem, Centro de Reabilitação de Pessoas Portadores de Deficiência (CERPPOD), Samu, Caps, CEO e possui 32 equipes do PSF, que levam atendimento a 100% da população.
Patos se destaca também na educação, recebendo alunos de toda a região no ensino fundamental, médio e superior. A cidade está bem assistida de cursos superiores. Pela UFCG são oferecidos os cursos de Medicina Veterinária e Engenharia Florestal, além de pós-graduação em Biologia. Pela FIP – Faculdades Integradas de Patos as opções são: Geografia, História, Ciências Econômicas, Pedagogia, Letras, Enfermagem, Jornalismo, Informática, Direito, Biomedicina, Fisioterapia e brevemente Odontologia. A UEPB também se faz presente com três cursos: Matemática, Administração e Computação.
Segurança - Na Justiça Patos possui quatro varas que atendem sete municípios, um Juizado de pequenas causas, uma Curadoria do Meio Ambiente e do Patrimônio Público. Na segurança é sede do III Batalhão; 5ª Superintendência de Polícia Civil; possui unidade da Polícia Rodoviária Federal e delegacia da Polícia Federal, além de uma Seção do Corpo de Bombeiros e um Tiro de Guerra.
Comunicação
Nas comunicações a cidade, de aproximadamente 100 mil habitantes, tem sinal do SBT, Rede Globo, Record, Bandeirantes, Rede Vida e Canção Nova. São cinco emissoras de rádio: Espinharas, Panati, Itatiunga, Morada do Sol, e Rádio Alternativa, com caixas de som fixadas nos postes do centro da cidade. Circulam os jornais estaduais: O Norte, Diário da Borborema, A União, Correio da Paraíba, Jornal da Paraíba, sem contar com os tablóides locais de circulação mensal: Folha Patoense, O Sertão, A Voz do Povo, Taflóide, O Informato, Jornal dos Municípios, O Portal, Patos Empresarial, revista O Nosso Recado. Alguns sites já divulgam a cidade na Internet, como Patosonline, Patosnet, e blogs, como o www.garimpandopalavras.blogspot.com.
Cultura
Grupos folclóricos, quadrilhas juninas, festas populares como Carnaval, São João; eventos religiosos: Pentecostes, Festa de Setembro. Há uma diversidade enorme que mantém vivas antigas tradições, que sobrevivem graças ao esforço e participação de seu povo.
Filarmônica 26 de Julho - Sempre convidada para abrilhantar eventos festivos, religiosos e políticos, a Filarmônica 26 de Julho é o hoje um dos maiores patrimônios culturais da cidade de Patos. Com 75 anos de existência é uma das mais antigas do Estado em atividade. Seu fundador foi o maestro Anésio Leão, que chegou ao município na década de 20 provindo de Campina Grande. Ao chegar aqui fundou o Instituto São José e com ele a Banda do Instituto São José. Como o Instituto não tinha recursos suficientes para mantê-la, aceitou a proposta do prefeito Adelgício Olinto de Melo e Silva, que queria homenagear João Pessoa, assassinado em 26 de julho de 30, dando-lhe o nome da banda.
Festa de Setembro - A Festa de Setembro, ou de Nossa Senhora da Guia, é um dos grandes destaques para história e cultura do povo de Patos. O evento, que completou 219 anos mês passado, tem amplo significado para o município, que surgiu justamente pela fé dos primeiros fazendeiros aqui instalados, que acreditaram no surgimento do povoado com a construção de uma capela.
São João
O maior evento junino do sertão paraibano, o São João tornou-se um dos principais cartões postais do turismo de eventos desse município, recebendo durante às comemorações aos santos da época milhares e milhares de visitantes de todo o país em busca de muita diversão.
Cidade histórica
Através da Lei Estadual de Nº 200, de 24 de outubro de 1903, a Vila de Patos foi elevada à categoria de cidade. Naquele momento o município tinha como administrador Constantino Dantas Correia de Góis. Já na Assembléia Legislativa era representado pelo deputado Leôncio Pereira Monteiro Wanderley. O projeto que elevou Patos de vila à cidade foi de autoria do deputado José Campelo de Albuquerque, sendo sancionado por José Peregrino de Araújo, Presidente do Estado.

Alguns fatos marcantes


- Uma das maiores lideranças políticas de Patos foi o Tenente-Coronel Miguel Sátyro e Sousa, que por quase três décadas, a partir dos primeiros anos do Séc. XX exerceu seu poderio político na localidade, época em que a cidade tornou-se conhecida como Patos do Major Miguel.
- No ano de 1912, quando transcorria a eleição para escolha dos representantes estaduais, a cidade foi atacada por um grupo armado, de quase 500 componentes, que eram liderados por Augusto Santa Cruz e Franklin Dantas, que defendiam a candidatura de Rego Barros. O objetivo de fundo era provocar intervenção federal na Paraíba.
- Em 1914 foi fundado na cidade o jornal A Voz do Sertão, tendo seu primeiro número circulado no dia 14 de março do mesmo ano. Seu fundador foi o advogado Genésio Gomes Gambarra.
- De 1904 até a 1930 o município foi administrado pelos seguintes agentes públicos: Sizenando Flórido de Sousa (1904-1907); Sebastião Ferreira da Nóbrega (1907-1913), José Peregrino de Araújo Filho (1913-1928); Firmino Ayres Leite (1928-1930) e Canuto Torres (1930), todos sob proteção política Miguel Sátyro.
- Um dos grandes fatos que marcaram a história da cidade foi a chegada, em 1921, da energia elétrica, implantada apelo engenheiro Brandão Cavalcanti. Já as primeiras obras sanitárias foram implementadas também de 1921.
- O ano de 1923 ficou marcado, de forma triste, na história da cidade, com a trágica morte da menina Francisca, adotada pelo casal Absalão e Domila Emerenciano. No local em que seu corpo foi encontrado hoje existe o Parque Religioso Cruz da Menina.
- Em 1942 o Cônego Fernando Gomes dos Santos, filho de Patos, foi agraciado com o título de Monsenhor. No ano seguinte, aos 33 anos incompletos, foi nomeado bispo da Diocese de Penedo-AL. Em 1949, tornou-se titular da Diocese de Aracajú
- O Dr. Clóvis Sátyro e Sousa foi eleito para dirigir os destinos administrativos de Patos, tornando-se o primeiro prefeito constitucional do município, após a queda do Estado Novo, através de eleição realizada a 17 de janeiro de 1947. No período da ditadura Vargas Patos chegou a ser governado por nove prefeitos.
- A cidade ainda teve os seguintes prefeitos: Darcílio Wanderley (1951-1955); Nabor Wanderley (1955-1959); Bivar Olinto (1959-1963); José Cavalcanti da Silva (1963-1969); Olavo Nóbrega (1969-1973); Aderbal Martins (1973-1977); Edmilson Fernandes Mota (1977-1983); Rivaldo Medeiros (1983-1989); Geralda Medeiros (1989-1992); Antônio Ivânio de Lacerda (1993-1996) e Dinaldo Medeiros Wanderley (1997-2000/2001-2004). Atualmente é administrado por Nabor Wanderley Filho (2005-)
- Em 25 de fevereiro de 1959 o Santo Papa João XXIII, nomeou o Dom Expedito Eduardo de Oliveira, cearense de Pacatuba, como primeiro Bispo da Diocese de Patos. Este veio a faleceu a 8 de maio de 1983, após 24 anos a frente da. Seu substituto, Dom Gerardo Andrade Ponte (falecido em 2006), assumiu os destinos religiosos da Diocese em 26 de fevereiro de 1984, permanecendo no cargo até 1º de dezembro de 2001, quando se tornou bispo emérito. Para sucedê-lo foi nomeado Dom Manoel dos Reis de Farias.
- O primeiro veículo de comunicação radiofônica da cidade de Patos foi a Rádio Espinharas, instalada em 1º de agosto de 1950.
De Patos muitas figuras ilustres brotaram em vários áreas do conhecimento, seja nas artes, política, jornalismo, literatura, a exemplo de Ernani Sátyro, Allyrio Meira Wanderley, Nelson Lustosa, Fátima Araújo, Flávio Sátiro Fernandes, João Rodrigues Coriolano de Medeiros, Balila Palmeira, José Urquiza e Tarcísio Meira César. Na política destaque para o ex-governador e ministro Ernani Ayres Sátyro e Sousa, Apolônio Zenaide Peregrino de Albuquerque, Edivaldo Fernandes Motta.

Fotos: Weberson Leitão

Santo do Dia


quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Santo Antônio Maria Claret, Bispo e Confessor
(+ França, 1870)
Nasceu na Catalunha, filho de um próspero fabricante de tecidos. Sendo de vocação tardia, somente aos 22 anos ingressou no seminário, onde estudou latim em companhia de meninos de 10 ou 12 anos. Ordenado sacerdote, foi ardoroso pregador popular na Catalunha e nas Ilhas Canárias, e fundou a Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado de Maria (Padres Claretianos). Nomeado Arcebispo de Santiago de Cuba, exerceu naquela ilha fecunda atividade apostólica. Foi conselheiro e confessor da rainha Isabel II, da Espanha, à qual dizia, com liberdade apostólica, verdades duras de ouvir. Durante o Concílio Vaticano I foi um dos mais destacados defensores da infalibilidade pontifícia. Sofreu várias tentativas de morte, por parte de inimigos da Fé e da Religião, chegando a ser uma vez esfaqueado, mas não teve a glória de morrer mártir. A par de tantas atividades, conseguiu desenvolver copiosa atividade literária, tendo publicado 160 livros ou opúsculos, sem contar as cartas pastorais que escreveu em Cuba. Morreu exilado na França, no mosteiro cisterciense de Fontfroide.

TRIBUTO A MORADA DO SOL - ENSAIO


Inácio Andrade Torres*

Nasci em 1952, ano que antecedeu ao jubileu de ouro de minha terra natal, Patos da Paraíba. Sou saudosista e por isso gosto de evocar lembranças, sobretudo aquelas vinculadas à infância e a juventude.



É exatamente o que me ocorre neste ano em que Patos comemora 104 anos. Saudades de Patos e de seu povo chegaram-me em borbotões à mente. São momentos diversificados da existência, cujo cenário principia pela rua Padre Anchieta, onde ainda está de pé resistindo ao tempo a casa onde nasci. As bodegas de João David e de Arsênio Vieira, e a oficina de Benildes Montenegro que serviam de ponto de encontro para bate-papo da garotada de minha época. Havia, naquele tempo, menos crise da palavra. Também pudera, a televisão engatinhava e inexistia internet.
Em seguida surge a Escola Mista Espinharas, a mestra Jacinta Xavier, austera e meiga. Como era bonita a primeira escola de minha vida! Nela, tudo era pureza. Um prédio simples, porém envolvido por um clima de serenidade e paz. Daí a pouco surge o rio Espinharas, ou o Pinharas como costumava chamar o saudoso João Roberto. Ah! O rio Espinharas! De vez em quando, descia açodado e furioso, e nesses dias tudo era festa. Tudo feriava para ver o Pinharas desfilar com pomposidade e destreza. A molecada, que conhecia bem suas manhãs, animava-se e corria para banhar. Era festa mesmo!
Quando vinha a estiagem, o seu leito transformava-se em campo de pelada. Os jogadores cada qual com apelido mais engraçado. Leão, Nego Tejo, Alagaú, Caboré, Pé de Monstro, Jorge Bueirão, Chicola, Tripa, Bacalhau, Pateta, Lobinho, Sitelo, Difusora, Oi de Jipe, Bacurau, Cochilão, Surrão, Coco e muitos outros que a vida fez seguir digressões distintas.
Revi todo o cenário do Jatobá em dia de sangramento. As peraltices, a cachaça, o peixe à beira do açude. Revi também o campo do velho Diocesano apinhado de torcedores nas tardes aguerridas do clássico Nacional e Esporte, o único Esporte alvirubro e escrito com um “E”. Recordei o início de funcionamento do Estádio José Cavalcanti. Alaíde Costa, a quem os esportistas patoenses devem uma homenagem por ter sido, de certeza, a primeira mulher a freqüentar com assiduidade jogos de futebol. Vi espelhado em minha frente o dia de Santo Reis. O carnaval de rua enfeitado com as cores alegres e brilhantes dos blocos de Zé e Expedito Romão e do Espalha Merda de Zéu Palmeira. O corso na Avenida Solon de Lucena.
Velho Diocesano
Revi o Instituto Leão XIII, dirigido pelo professor Luis de França, e o Círculo Operário gerenciado por Chico Sátyro. O velho Ginásio Diocesano do Padre Vieira. Revi o Campo de aviação onde costumávamos participar de pic-nic promovidos pelos professores primários, Lourdes Gomes, Naide e Sulinha, minha irmã, eram algumas delas. Recordei o serrote de Pedro Augustinho, sobre o qual, a cada ano, na noite de São Pedro, acendia-se uma grande fogueira que dava para ser vista de alguns pontos da cidade.
Relembrei os forrós juninos do grupo Rio Branco, Tiro de Guerra 07-152 e do Estadual, com os sanfoneiros Agamenon, Pinto do acordeom e Manoel Valadares. As quadrilhas de meio de rua, sobretudo as do bairro Santo Antônio. A Festa do Milho promovida a cada ano com mais brilhantismo e esmero pelos concluintes do Roberto Simonsen, tendo como gestor o Dr. Edmilson Lúcio. A velha Rua da Baixa brava e manhosa, onde instalavam-se os banheiros de Dadá, nos quais sapateiros faziam fila para banhar, ao preço de cinqüenta centavos cada meia hora. Seu Doca, sempre sorridente, vendendo água de casa em casa, em sua carroça. Mestre Abdon, o maior técnico em eletrônica da cidade, Valdemar do Pandeiro, Antônio Moreno, Geraldo Andrade e Antônio Emiliano, grandes músicos moradores da Rua dos Dezoito do Forte; as difusoras de Manoel Lino e Otacílio Divino, o sistema de som de Nêgo Deda e Leôncio, a boite de Elpídio.
Banda de música
Trouxe a memória a festa de setembro, a homenagem à nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade. Os parques de diversão Lima e Maia, ambos de Campina Grande. O carrossel de Seu João do Dezoito do forte. A banda de música municipal, a 26 de Julho, com bacalhau no tambor maior, Valdemar nos pratos e Eugênio, filho do saudoso Chave de Fenda, no trombone. A retreta – como era bonito o concerto dessa banda!
Veio-me à memória os debates salpicados de um tom à vezes pitoresco, às vezes intelectualizados de nosso vereadores. Gilvam Freire, Marcone Sobral, João Bosco e Antônio Lima Simões (Lorota) constituiam a jovem guarda da oratória. Sem esquecer o Dr. Bosambo, verdadeiro guru, que sem alarde orientava a toda essa turma. As acirradas pelejas de cantadores de viola que se apresentavam no Clube dos Caçadores, na antiga rua do Prado, onde havia também o bar de Seu Antônio Bernardo e de Dona Mercês, que servia uma sopa sem igual.
Lembrei dos comícios de José Cavalcante, Edivaldo Mota, Ernani Sátyro e José Gayoso, onde a massa entoava com orgulho paródias de marchas caranavalescas, após a fala dos oradores. Os nossos desfiles do Sete de Setembro. A festa de Nossa Senhora da Conceição onde marcavam presença o chouriço e o doce seco de Mãe Preta. A procissão do Senhor Morto, exclusiva para homens, que sob o comando o Padre Levi, realizava-se na Quinta feira santa à noite, sendo precedida de uma bate-papo formidável e descontraído na praça Babilônica, cuja estrela maior era o nosso saudoso Zezinho Pintor, assistido por Antônio Tranca Rua e Toinho Manteiga. As matinês com exibição de seriados do Zorro e os movimentados festivais de música popular no antigo Cine Eldorado, com a participação de Os Jovens e Z Sete, destacando os cantores Amauri de Carvalho, Antônio de Pádua e Aloísio Araújo. A casa do Estudante, comandada por Juraci e o Fortelândia tendo à frente Robson, Osvaldo Trigueiro, Romildo, Buarque e tantos outros. O campo de futebol do Diocesano que serviu tanta vezes de palco para o torneio de times amadores, como o fluminense de Totô, o Bariri do São Sebastião, o Botafogo de Toinho, o Gurani de Tião Bilú, o Flamengo de Vigolvino e outros.
O tempo passou rápido. Mudaram minha terra e minha gente. Soube até que amputaram um dos braços do velho Pinharas! Imaginem o que não fizeram com o restante das coisas!? Agora uma coisa é curta e certa! Os homens jamais vão conseguir tirar o sol de sua morada.

*Inácio Andrade Torres – professor da UFCG e escritor.

Dia de vitória?


Nacional de Patos entra em campo logo mais, às 20h30, no Amigão, para enfrentar o ABC de Natal-RN, pela quarta rodada do octogonal da Série C do Brasileiro de Futebol. A equipe patoense conta com o retorno do zagueiro Wescley e do volante Raminho, que cumpriram suspensão. Em compensação Gil fica de fora por ter tomado o terceiro cartão amarelo. Apesar de permanecer estacionado na lanterna, o brio nacionalino voltou após o empate de 0x0 contra o Barras, jogo realizado no estádio Albertão, Teresina-PI. No último domingo. O técnico do Nacional Maurício Simões, que reclamou bastante da arbitragem da última partida, disse acreditar na recuperação de seu time, até porque ainda faltam onze jogos para se conhecer os quatro finalistas que sobem à Série B. A torcida do Nacional, mesmo consciente das dificuldades para se chegar à classificação, em decorrência do bom nível técnico dos concorrentes, não perde as esperanças e muitos devem ir à Campina Grande hoje prestigiar e dar seu apoio ao Verdão Maravilha.
O Canário do Sertão encara logo mais um ABC motivado, vindo de uma vitória sobre o Bahia-BA por 4x3 e pronto para jogar um balde de água fria nos planos nacionalinos de obter seus primeiros três pontos dentro de casa. Para essa partida, a CBD escalou o árbitro pernambucano Cláudio Luciano, que será auxiliado por Élan Vieira de Sousa (PE) e Márcia Feitosa (MA). Uma vitória hoje do Nacional renovará as forças e o otimismo de todo o elenco, que pode já na próxima semana fazer seus jogos no estádio Marizão, na cidade de Sousa. Basta apenas que a CBF dê seu aval. O deputado federal Rômulo Gouveia, a pedido do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, esteve ontem na representação da CBF em Brasília, intercedendo para que os jogos do Nacional voltem ao estádio José Cavalcante. O assessor da Presidência, Dr.Wandemberg, prometeu encaminhar ao órgão no Rio e pedir urgência ao Dr. Ricardo Teixeira.

Dia quente na política


Hoje o dia é de muita adrenalina na política paraibana. O motivo é o pronunciamento do deputado estadual Arthur Cunha Lima(foto), que promete detonar Veneziano, prefeito de Campina Grande. Arthur diz que vai apresentar irregularidades da gestão Veneziano, que já se diz preparado para rebater qualquer acusação que por ventura venha mancha sua imagem de gestor municipal. Vamos aguardar para ver o desenrolar dessa história.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Exposição 104 anos de Patos

Patos está completando 104 anos de elevação à categoria de cidade nesta quarta-feira, 24 de outubro. O Garimpando Palavras presenteia seus leitores trazendo imagens que com certeza marcaram a infância de muitos que acessam esse canal de comunicação. Confira abaixo e recorde um pouco de sua cumplicidade com o cotidiano da Morada do Sol.

Figuras pitorescas de Patos



















Prefeitura de Patos assina convênios com as FIP

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, esteve reunido na manhã de hoje com o diretor-presidente das FIP – Faculdades Integradas de Patos, João Leuson Palmeira. O motivo do encontro foi a assinatura de convênios envolvendo o Município e a instituição de ensino. João Leuson informou que o acordo irá proporcionar uma relação muito boa no tocante aos estágios, não apenas na área de saúde, mas como todas as demais. As FIP começam agora a fazer um trabalho de contato com as secretarias de Educação e Saúde, buscando a relação do que a Prefeitura e Faculdades podem trazer em benefício para a população.
Já existe uma proposta das FIP de implantar cursos de pós-graduação para atender profissionais que atuam junto à Secretaria de Saúde do Município. Esse convênio assinado hoje, de acordo com o secretário de Saúde de Patos, José Francisco de Sousa (Zeca), vai permitir que alunos das FIP possam estagiar nas unidades de saúde de Patos, nos centros de especialidades. “Essa parceria permite que, tanto o profissional que está ministrando o estágio, quanto o aluno e as instituições pelo regime de contrato”, falou Zeca. O secretário de Saúde enfatizou a importância da Academia na melhoria dos serviços, através das novas tecnologias e conhecimentos para que os profissionais possam desempenhar com maior qualidade e eficácia sua função.
O prefeito Nabor Wanderley também foi enfático ao afirmar que o convênio será de suma importância para os alunos das Faculdades Integradas de Patos, que ao concluírem seus cursos estarão em condições de entrar no mercado de trabalho, tendo vista a experiência prática que vão a ter a partir desse momento. “Esperamos que essas parcerias possam acontecer com outras universidades, como já temos com a UFCG e agora com as FIP, e que não seja específica apenas com a área da saúde. Esse convênio assinado hoje cobre qualquer estrutura da Prefeitura, seja na área da educação, saúde, comunicação, informática”, informou Nabor.

Placa do BB cai e fere clientes em Patos


Clientes do Banco do Brasil, agência Patos, tomaram um grande susto hoje pela manhã, quando a placa que identifica a instituição bancária veio ao chão. No momento três pessoas que passavam pela porta de acesso foram atingidas levemente e receberam primeiros socorros do Samu. Garimpando Palavras conversou com o gerente do BB, Arnóbio Coelho. Ele explicou que ainda não há uma resposta para o acidente, algo que só acontecerá de quinta para sexta-feira desta semana. “Já solicitamos a presença de um engenheiro do Banco, que fará inspeção para saber o que provocou a queda da placa”, comentou Coelho

Farsante tenta passar por médico


A Secretaria de Saúde de Água Branca-PB tornou público no dia de ontem, 22 de outubro, ue sofreu um golpe de Marcos Ferreira, residente em Patos no Bairro Belo Horizonte, próximo ao cemitério. Ele se identificou como DR. Marcos Soares e apresentou o CRM 6422. Os dados são falsos e o individuo desejava trabalhar no município no Programa Saúde da Família (PSF) sem ter qualificação para tal atividade.
O falso médico chegou à Água Branca de ônibus e teve sua proposta aprovada, pois aceitou trabalhar diariamente as duas últimas semanas do mês em curso e ainda se comprometeu que viria morar na cidade. Tendo em vista a dificuldade de contratar profissionais de medicina para atuar em cidades interioranas, o secretário de saúde, Edísio Silva , pediu os documentos de Marcos Ferreira para que pudesse fazer o contrato. Mas ele disse que não estava com a documentação e traria no dia seguinte. Sem desconfiar, o secretário concordou.
A desconfiança

A primeira pessoa a desconfiar da postura do farsante foi a enfermeira Kalline Firmino quando ele se recusou a fazer os pré-natais. Além disso, Marcos Ferreira fez prescrições e posologias erradas. Por sorte, a mesma enfermeira, procurou todos os pacientes e suspendeu a medicação indicada pelo falso médico que também pediu dinheiro emprestado a três pessoas de Água Branca. Inclusive, usou o nome do secretário sem permissão.
Confirmada as trapalhadas de Marcos Ferreira, o secretário de saúde tomou providências e constatou que o CRM é falso. A polícia aguardou o farsante para prendê-lo em flagrante, mas ele fugiu e não voltou ao município. De acordo com as informações da enfermeira Isabela Fernandes, que representou o secretário de saúde em entrevista a rádio local, a secretaria de saúde deve formalizar denúncia ao Ministério Público nessa terça feira, 23 de outubro.
A reportagem não conseguiu fotos de Marcos Ferreira, mas ele é moreno, magro e já exerceu ou exerce função de professor em uma escola de Patos.

Fonte: Gilmá Nascimento (patosonline)

Pronunciamento quente na Câmara de Patos


O vereador José Mota Victor (foto) avisou que vai usar hoje os quinze minutos que tem direito à tribuna da Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, para falar quem é Cícero Araújo, gerente comercial do Jornal Correio da Paraíba, sucursal Patos. O vereador do PMDB está bastante aborrecido com os comentários publicados por Araújo em sua coluna Vitrine Patos, no dia de ontem no referido jornal, o qual fala que Mota está perdendo uma série de apoios de lideranças políticas na cidade. Mota já usou os microfones da Rádio Itatiunga, momento em que chamou Cícero de barrigudo, para se referir ao termo usado no jornalismo quando o profissional inventa fatos, tornando-os notícia. Existe uma certa expectativa em torno do pronunciamento do parlamentar. Não conseguimos contato com Cícero para falar sobre o assunto, mas o Garimpando Palavras garante espaço para que ambos tratem da polêmica de forma bastante civilizada.

Reitor da UFCG é vaiado em Patos

O reitor da UFCG, Thompson Mariz, passou por momentos constrangedores na noite de ontem durante a abertura da Semana Universitária, em Patos. O fato aconteceu no Ginásio de Esportes das FIP - Faculdades Integradas de Patos. Cada vez que seu nome era pronunciado, a multidão, composta de estudantes soltava uma vaia que estrondava o ginásio. O motivo dessa reação estudantil tem a ver com a atitude de Mariz, que não respeitou este ano a decisão da equipe do MEC que avaliou Patos como a cidade que apresentava melhores condições para receber o curso de Medicina. A cidade concorria com Cajazeiras e Sousa. Thompson é da região de Cajazeiras e tudo indica que sairá candidato nas próximas eleições. Muitos acreditam que sua decisão de não compartilhar com a orientação do MEC está ligada a esse fator.

Concurso Público para o PSF em Lagoa Seca

A Prefeitura do Município de Lagoa Seca lançou semana passada edital para realização de um novo concurso público. Desta vez a concorrência objetiva principalmente ocupar as vagas no Programa Saúde da Família – o PSF.
Estão sendo oferecidas 10 (dez) vagas para Médicos (clínico geral); 10 (dez) para Enfermeiros (superior); 10 (dez) para Odontólogos (superior); 10 (dez) para Auxiliares de Odontologia e 10 (dez) para Técnicos em Enfermagem. E ainda 05 (cinco) vagas para Agentes Administrativos e 02 (duas) para Marceneiros.
Os salários variam de R$ 380,00 à R$ 4.500,00 e as provas serão aplicadas no próximo dia 16 de Dezembro. A empresa responsável pelo certame é a Exames & Consultoria LTDA, de João Pessoa - PB. O edital completo do concurso já está disponível nos sites: http://lagoaseca.famup.com.br e www.examesconsultoria.com
terça-feira, 23 de outubro de 2007
São João de Capistrano, Confessor
(+ Villackum, Bálcãs, 1456)

Nasceu na Itália, onde foi juiz de direito e governador de uma cidade. Devido a intrigas políticas, esteve algum tempo preso, e pouco depois perdeu a esposa, ainda jovem. Desiludido do mundo, quis ingressar na Ordem franciscana. O superior do convento, receando que estivesse movido por um capricho passageiro, quis experimentar sua vocação: ordenou-lhe que andasse pelas ruas de Perugia montado num jumento, com trajes ridículos e uma mitra de papelão na qual estavam escritos alguns pecados que cometera. Isso, na cidade em que pouco antes ele exercera elevadas funções e onde todos o tinham na conta de homem sério e ajuizado! O Santo obedeceu heroicamente à espantosa arbitrariedade do superior. Essa foi, entretanto, apenas a primeira de uma série de humilhações que teve de sofrer para ser religioso. Duas vezes foi expulso do convento, por ser considerado inútil. Mas, com humildade, ficou do lado de fora do edifício implorando a readmissão até que lhe abriram as portas. Afinal foi aceito e professou na Ordem. Desde esse dia até à morte, durante 36 anos, somente se alimentou um vez por dia e nunca comeu carne. Foi amigo de São Bernardino de Sena e juntos trabalharam para a restauração do autêntico espírito franciscano na Ordem. Pregador inspirado, conseguiu certa ocasião, na cidade de Leipzig, com um único sermão pregado em latim, atrair para a vida religiosa 120 jovens estudantes. Superou tal façanha em Cracóvia, onde 130 estudantes se tornaram religiosos depois de ouvirem um sermão seu. Já alquebrado pela idade e pelas doenças, ainda pregou uma cruzada contra os turcos maometanos que ameaçavam a Cristandade. Com habilidade diplomática conseguiu articular alianças de príncipes, afervorou as tropas reunidas e foi a grande alma propulsora da gloriosa vitória obtida pelas armas cristãs em Belgrado, no ano de 1456, sobre inimigos muito mais numerosos. Durante a batalha, percorria as fileiras católicas com um crucifixo nas mãos, incentivando os guerreiros a combaterem por amor a Jesus Cristo. Três dias depois da vitória, entregou sua alma santa ao Criador. Contava 71 anos de idade.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Começa hoje Semana Universitária


Começa hoje a I Semana Universitária do Século 21, com uma mesa-redonda que discutirá o tema “A universidade do século XXI”, da qual participarão reitores das universidades envolvidas. Depois haverá apresentação da Fanfarra do SESC. A programação acontecerá em grande parte na Vila Universitária, montada no Terreiro do Forró. Com o tema “1ª Semana ComCiência Universitária”, o evento visa a socialização de idéias e intercâmbio cultural entre as universidades, estudantes e comunidade
Cabruêra
Amanhã, terça-feira, às 14h, acontece a palestra “A trajetória do movimento estudantil”, tendo como ministrante Lula Falcão. À noite, 19h, haverá a abertura dos jogos universitários, no ginásio O Rivaldão. O grupo folclórico Filhos do Sertão e a Fanfarra do Sesc se apresentam naquela praça de esportes. Já na Vila Universitária se apresentam Cabruêra e Los Pandas.
Ao longo da Semana Universitária haverá workshops de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Hospital Veterinário, visitas ao campo experimental e viveiro florestal da UFCG, laboratórios itinerantes, cursinho universitário (UEPB). Na quarta-feira, 24, aniversário de Patos, acontece Sessão Itinerante da Assembléia Legislativa no Fórum Miguel Sátyro, às 9h30. Na seqüência apresentação do grupo Oficina, da cidade de Sousa, apresenta o espetáculo “A Princesa e o Camponês”. Durante a noite haverá shows na Vila Universitária (Terreiro do Forró) com Mulher Chorona, Os Bambas do Brasil e Telengo Tengo, que gravará seu DVD.
A mesa-redonda do dia 25 terá como tema: Reflexão sobre os direitos dos estudantes, no auditório da FIP – Faculdades Integradas de Patos. Participam deste Lúcia Stupf, presidente da UNE; Ana Carolina Freire, promotora de Justiça; ex-deputado Simão Almeida e o representante da OAB Patos, Dr Rangel. Na parte festiva à noite tocam Por Acaso, Emboscada e BeAtitude.
Sexta 26 “Políticas Públicas para a Juventude” será o tema da mesa-redonda composta por Beto Cury, secretário nacional da Juventude e Rodrigo Soares, deputado estadual. A programação da Vila Universitária terá o grupo Pernas de Pau de Tuparetama e concurso a mais bela voz universitária, além de shows com Telengo-Tengo e Xinelo Dela.
Passeio motociclístico
No dia seguinte, 27, logo às 8h, o Clube de Motoqueiros Jovem Guarda realiza um passeio motociclístico. À noite tem Tom Oliveira, Flor da Serra, Rumores e Luciano Lima & Os Boyzinhos do Arrocha. Na mesma noite a Universidade UVA realiza workshop, palestra e exposição de trabalhos acadêmicos. Para encerrar o evento, todos são convidados a participarem de um pagodão no Coreto II com as bandas Só Quero Samba e Estação do Samba.

Arquivo do blog