Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 9 de julho de 2011

Nascimento

Parabenizamos o casal leitor do garimpando Fábio Caldas e Pollyana pela chegada do bebê Elyssa Oliveira, segundo filho, fato bastante comemorado por familiares e amigos. Que Deus ofereça muita saúde e felicidades à família.

Dinaldo diz que TSE foi injusto com ele



Marcos Eugênio

Aconteceu na manhã deste sábado 09 no auditório do Fórum Miguel Sátyro de Patos a tão esperada entrevista coletiva do deputado estadual Dinaldo Wanderley (PSDB), que teve seu registro cassado e há oito meses luta para tomar posse, uma batalha parecida com a de Cássio Cunha Lima, eleito senador mais votado da Paraíba com mais de um milhão de sufrágios. Compareceram ao evento, além de dezenas de correligionários, o vice governador Rômulo Gouveia, o secretário de Infraestrutura Efraim Morais, assessores jurídicos de Dinaldo e imprensa local. 

Dinaldo fez um relato do que foram esses oito meses de luta jurídica para assumir o mandato lhe conferido por 27 mil votos em outubro passado. Queixou-se do TSE dizendo que foi injustiçado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Acusou o PMDB, capitaneado pelo prefeito Nabor Wanderley de ter orquestrado denúncias contra ele em vários órgãos e disse que tem todas as certidões que comprovam que suas contas estão legais. “Sofri apenas uma punição, que foi uma multa denominada pedagógica, de R$ 5.000,00, paga em 2006, mas algo comum, mesmo para os prefeitos que têm contas aprovadas”, acrescentou Dinaldo, enfatizando que aqueles que pensam que ele ficará ausente de Patos estão enganados e que mesmo sem mandato visitará os amigos de casa em casa como sempre fez nos períodos de campanha, fazendo de Patos seu quartel general.  

Agradeceu pelas orações, apoio dos patoenses, dizendo que sua luta maior não para assumir o mandato, mas honrar cada voto recebido. Lembrou a passagem bíblica de Jó, comparando sua história com a dele, de muita perseverança, de muita fé em Deus para vencer os obstáculos. 

O advogado de Dinaldo, Johnson Abrantes, fez uma retrospectiva do processo do deputado que teve o registro cassado e disse que agora o grupo vive uma expectativa de direito, e que há possibilidade do quadro se reverter a favor de Dinaldo. Este respondeu a várias perguntas da imprensa e ao pbnoticias, questionado sobre como faria para unir as oposições, explicou que vai conversas com todos os partidos, inclusive o PT, o Chapão, com Mineral, Bonifácio, Socorro Marques, Monaci e que fará de tudo para unificar todos eles num só propósito, de lutar pela cidade de Patos. Disse também, apesar de todas as evidências, do nome de seu filho  Dinaldinho posto como pré-candidato a prefeito de Patos em 2012, que ainda não um nome definido pelo grupo. “Ainda não temos um nome, mas marcharemos unidos por Patos”, completou.


Julgamento de padres envolvidos em crime de pedofilia é suspenso em Arapiraca

Foi encerrado as 19 h desta sexta-feira, 08, o julgamento dos religiosos acusados de envolvimento em crime de pedofilia em Arapiraca. A previsão esperada era de que os trabalhos fossem seqüenciados até a madrugada deste sábado, 09.
A ausência de uma das testemunhas de acusação motivou a suspensão do julgamento pelo juiz João Luiz Azevedo Lessa que deverá ser retomado no próximo dia 22 deste mês na 1ª Vara judiciária da Infância e Juventude localizada no bairro de Santa Edwvirgem.
Acompanharam a audiência, o promotor do Ministério Público, Alberto Tenório, o defensor público André Chalub, os advogados de defesa e acusação, além dos três sacerdotes envolvidos no caso - Monsenhor Luiz Marques Barbosa, Monsenhor Raimundo Gomes e  Padre Edilson Duarte.
O primeiro a ser ouvido foi Fabiano. Seu depoimento chegou a durar mais de 2h e 30min. O segundo a falar foi Cícero Flávio. Logo após os depoimentos dos dois, aconteceu um pequeno intervalo na audiência. Cerca de trinta minutos depois o julgamento retornou com as declarações do ex-coroinha Anderson Farias.
Depoimentos de Testemunhas
Quatro testemunhas de acusação já prestaram depoimento - José Alexandre, conhecido como Dudu, Cícero Gonçalves, José Reinaldo e uma outra testemunha ainda não identificada. Uma quinta pessoa estava sendo aguardada, mas não compareceu. Trata-se do caminhoneiro que foi motorista do Monsenhor Raimundo Gomes.
O julgamento retornado no dia 22 com o depoimento do camioneiro em seguida , serão ouvidas cerca de quinze testemunhas de defesa, entre elas Gutenberg Batista da Silva, Natanael Ferreira de Melo, Mariza Barbosa Ribeiro, Wilson Leite Magalhães, Roselma Maria Silva, Maria Izabel dos Santos, Daniel de Macedo Fernandes da Silva, Fabiano Lúcio de Almeida Silva, Maria Dulce da Silva, Nicolau Salustiano dos Santos, Márcia Maria da Silva, Edson Duarte, Rosimar Lopes de Oliveira e Maria Lucivânia da Silva.
No dia 22 serão ouvidos os três religiosos e os advogados de defesa e de acusação. A segunda parte do julgamento será realizada no mesmo local desta sexta-feira 08, em uma sala fechada da 1a Vara da Infância e da Juventude de Arapiraca.
O julgamento será presidido pelo juiz João Luiz de Azevedo Lima e continua sendo aguardado com muita expectativa sobre a decisão da Justiça pela população arapiraquense e pela imprensa em nível local e nacional.

Fonte:Roberto Gonçalves - Repórter - Foto Minuto Arapiraca - cortesia

PRF prende acusados de assalto a Pag Fácil de Pombal

Patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal do Posto de São Mamede prenderam por volta das 18h30m (seis e meia da noite) desta sexta-feira, dia 8 de julho, quatro homens acusados de assaltar uma agência do Pag Fácil na cidade de Pombal durante a última quinta-feira, dia 7.

A prisão foi possível através de uma denúncia anônima, informando que os acusados estariam de viagem para a Capital do Estado em um veículo modelo Fiat Uno.

Com base nessas informações, a PRF montou uma Barreira Policial no posto de São Mamede, na BR-230 realizando uma revista minuciosa em veículos suspeitos. Por volta das 18h30m, os patrulheiros abordaram um veículo Fiat Uno com as características compatíveis com a denúncia.

Foram encontrados com os acusados três armas de fogo, revólveres calibre 38, além da quantia de R$ 10.000.00 (dez mil reais), que os mesmos não souberam informar a procedência.

Os acusados foram identificados inicialmente como: Eronildes da Silva, Jeferson Valdínio Ramalho Neves, Bruno dos Santos Silva, e um quarto acusado identificado apenas por Romero.
Segundo as primeiras informações eles são procedentes de João Pessoa, Bayeux e Mamaguape.    
Eles foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Patos para os procedimentos de praxe. O delegado da Polícia Civil responsável pela regional de Pombal, Dr. Aroldo, deve viajar até Patos para tomar conhecimento sobre o fato.

Marcos Oliveira com informações repassadas pela PRF de Patos

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Paraíba abre 683 empresas em dez dias

Mobilização do Sebrae dobra número diário de formalizações de negócios no Estado

Denise Lemos

As ações da 3ª Semana Nacional do Empreendedor Individual (EI), que terminaram nesta sexta-feira, dia 8, fez duplicar a média diária do número de empresas abertas no Estado. Em dez dias de mobilização foram formalizados através do Empreendedor Individual 683 profissionais que atuavam na economia informal. Na Paraíba, o número de cadastros no EI, segundo últimos dados da Receita Federal, são de 18.595 mil. 

Segundo informações da instituição, o número total de atendimentos nas duas semanas em funcionou o evento em uma tenda na Lagoa, em João Pessoa, foi de 1.737 mil. Desta vez, além da disseminação da importância do cadastro no EI, os empreendedores puderam contar com o lançamento de uma linha de capacitação especial. 

Para uma das responsáveis pela Semana do Empreendedor Individual, Nelijane Ricarte, preparar e capacitar para aprimorar a capacidade dos empresários para administrar seu negocio é o passo seguinte. “Após legalizá-lo agora ofertaremos ferramentas para que eles tenham a capacidade de enfrentar o mercado e buscar o crescimento planejado”, afirmou Ricarte. 

Pequeno empresário dono de uma lanchonete próxima ao Centro de Passagem, em João Pessoa, e que há 20 anos trabalha com salgados e sucos com energéticos, Emídio Oliveira, foi até o evento e efetuou o cadastro de seu negócio. “Ter me tornado um EI agora vai me dar acesso a um conhecimento melhor de administração, além de ter o registro para minha empresa”, comemorou. 

Capacitação  

Durante o último dia da mobilização a instituição, com o objetivo de capacitar esses profissionais, lançou o Sebrae para Empreendedor Individual (SEI), programa de capacitação baseado em sete soluções educacionais. O SEI é composto por sete linhas de produtos: SEI Vender, SEI Comprar, SEI Controlar meu dinheiro, SEI Planejar, SEI Administrar, SEI Empreender e SEI Unir forças para melhorar. Os conteúdos serão oferecidos em formatos de oficinas, cartilhas, mensagens por celular e kits educativos. As primeiras turmas do novo programa já acontecerão nos dias 13 e 14.

7ª Convocação concurso público de Patos

ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE PATOS
SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
CONCURSO PÚBLICO
 
EDITAL DE CONVOCAÇÃO – 7ª CONVOCAÇÃO
 
A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria de Administração, no uso de suas atribuições legais e respeitando os ditames do Item III c/c Item XIII do Edital de Abertura de Concurso Público nº. 002/2010, bem como observando o Termo de Homologação assinado pelo Prefeito Constitucional e publicado no Diário Oficial do Município em 07 de dezembro de 2010, RESOLVE convocar os candidatos abaixo relacionados, aprovados e classificados no respectivo concurso público,  para entrega da documentação até o dia 20 de julho de 2011 os seguintes exames e documentos necessários para a conseqüente investidura no cargo:
 
I – DA APRESENTAÇÃO DOS EXAMES DE SAÚDE:
                1. Conforme preconiza o Subitem 1.7 do Item III do Edital de abertura do concurso, o candidato deverá apresentar aptidão física e mental para exercer quaisquer dos cargos ofertados no certame. Assim sendo, até a data estabelecida alhures (20/07/2011) o candidato deverá pessoalmente ou por procurador munido de procuração pública com poderes especiais para o ato apresentar no Protocolo Especial instalado na sede da Secretaria de Administração (Centro Administrativo Municipal Dr. Aderbal Martins – Rua Horácio Nóbrega, s/n, Belo Horizonte, Patos – PB, CEP: 58700 – 000) os seguintes exames de saúde:
                1.1. Raio X do Tórax;
                1.2. Eletrocardiograma;
                1.3. Tipo Sanguíneo;
                1.4. Parasitológico de Fezes;
                1.5. Hemograma Completo;
                1.6. Parecer do Exame Clínico de até 08 (oito) dias de um Médico do Trabalho.
                2. O candidato que não entregar qualquer dos exames solicitados perderá o direito a investidura no cargo.
 
II – DA APRESENTAÇÃO DOCUMENTAL:
                1. De acordo com o Subitem 4 do Item XIII do Edital de abertura do concurso o candidato no mesmo local e prazo estabelecido acima (até 20/07/2011) deverá apresentar os seguintes documentos autenticados:
                1.1. Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
                1.2. Cópia do Título de Eleitor, com o comprovante de votação na ultima eleição (2º turno) ou Certidão de quitação fornecida pelo Cartório Eleitoral Competente;
                1.3. Cópia do Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação, para os candidatos do sexo masculino;
                1.4. Cópia da cédula de identidade;
                1.5. Cópia da ultima declaração de imposto de renda apresentada a Secretaria da Receita Federal, com as devidas atualizações e/ou complementações ou, no caso do candidato não ser declarante, declaração firmada por ele próprio, nos termos da Lei nº. 8.429/92, caso tenha feito tal declaração;
                1.6. Cópia do comprovante de Inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;
                1.7. Cópia do documento de inscrição PIS – PASEP, caso possua;
                1.8. 02 (duas) fotos 3x4 recente, colorida (fundo branco);
                1.9. Declaração, com firma reconhecida, de que não acumula cargo, função ou emprego, exceto os legalmente permitidos, garantido o direito a opção no prazo de 15 (quinze) dias, conforme dispõe o Estatuto do Servidores Públicos Municipais;
                1.10. Declaração, com firma reconhecida, de não haver sofrido, no exercício da atividade pública, penalidade por atos incompatíveis com serviço público;
                1.11. Certidão Negativa de Antecedentes Criminais;
                1.12. Comprovação da escolaridade mínima exigida para o cargo;
                1.13. Certificado(s) de Curso de Informática totalizando no mínimo 120hs/aula – para os cargos que foram exigidos;
                1.14. Comprovante de Registro no devido Conselho de Classe, para as vagas destinadas às profissões regulamentadas, de acordo com a legislação específica;
                1.15. Cópia dos documentos que comprovem os demais pré-requisitos constantes no Item II do Edital de abertura, respeitando as particularidades de cada cargo.
                2. O candidato que não entregar qualquer dos documentos solicitados perderá o direito a investidura no referido cargo.
 
III – DA CONVOCAÇÃO DOS CANDIDATOS:
                1. Os candidatos abaixo elencados devem se apresentar pessoalmente ou por procurador munido de procuração pública com poderes especiais para o ato no Protocolo Especial instalado na sede da Secretaria de Administração até o dia 20 de julho de 2011 no horário das 08h00min às 12h00min (Centro Administrativo Municipal Dr. Aderbal Martins – Rua Horácio Nóbrega, s/n, Belo Horizonte, Patos – PB, CEP: 58700–000) portando todos os exames e documentos descritos nos Itens I e II do presente ato convocatório.
                2. Ficam convocados os seguintes candidatos:
 
CARGOS DA SECRETARIA EDUCAÇÃO:
PROFESSOR FUNDAMENTAL II - CIÊNCIAS:
               
POSIÇÃO
NOME
Nº DA INSCRIÇÃO
07
ELIANE DE ANDRADE ARAÚJO
2201792
 
3. Os candidatos aprovados e classificados não convocados nesta listagem devem aguardar nova convocação.
 
IV – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS:
1. Conforme dispõe o Subitem 8 do Item XIII do Edital de abertura, a falta de comprovação de qualquer dos requisitos para a investidura até a data da posse ou a prática de falsidade ideológica em prova documental acarretarão a anulação de todos os atos praticados, sem prejuízo das sanções legais cabíveis.
2. Todas as informações concernentes ao presente Edital devem ser solicitadas pessoalmente na Secretaria de Administração no setor de protocolo especial (tratar com Washington), ou ainda através do telefone (83) 3423-3610, ramal 222, e no site www.patos.pb.gov.br.
3. O Protocolo Especial que receberá a documentação dos candidatos convocados funcionará do dia 08 de junho de 2011 a 20 de julho de 2011 (termo final), das 08h00minh às 12h00minh. Não serão recebidos documentos e exames médicos fora do horário e data estabelecidos sob nenhuma condição ou justificativa.
4. Os documentos e exames médicos devem ser entregues conjuntamente no Protocolo Especial em envelopes separados contendo o nome do convocado, o cargo e o assunto (Documentação ou Exames).
5. Não serão aceitos documentos enviados por e-mail, fax e outros. Só serão tidos como válidos os documentos protocolados no referido Protocolo Especial da Secretaria de Administração.
6. Após analise dos documentos e instrução do processo de admissão funcional será agendada a assinatura do Termo de Posse do convocado.
7. A instrução do processo descrita acima será realizada individualmente e consistirá na simples conferência dos exames e documentos apresentados (se atendem ao que foi solicitado nos itens I e II deste Edital). Tal múnus ficará a cargo do Gerente de Administração da SECAD que ao final irá lavrar uma certidão de conferência e despachará o processo para a convocação final do candidato.
8. Todos os processos de admissão deverão ser concluídos até o dia 20 de julho de 2011.
 
 
Patos – PB, em 07 de julho de 2011.
 
 
________________________________
José Corsino Peixoto Neto
Secretário de Administração
 

Conferência de Saúde reúne diversas entidades classistas em busca de um SUS mais eficaz


 
 

Marcos Eugênio

Está acontecendo desde ontem na cidade de Patos a V Conferência Municipal de Saúde, um encontro no Patos Water Play que conta com a participação de diversas entidades representativas da sociedade, na tentativa de construir um SUS mais humano, com maior acessibilidade e resolutividade. 

O tema central da conferência este ano é: Todos usam o SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro”. Três eixos estão na pauta das discussões: 

1 – Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios de integridade, universidade e equidade;
2 – Participação da comunidade e controle social; e
3 – Gestão do SUS (financiamento, pacto pela saúde e relação público x privado; gestão do sistema, do trabalho e da educação em saúde.

O secretário municipal de Saúde de Patos, Eisenhower Brito Segundo, afirmou ser preciso maior valorização do SUS. Para ele se o Sistema Único de Saúde, com todos seus problemas, deixar de existir, trará sérios prejuízos para a população, que ficará a mercê dos planos de saúde. “O SUS é o plano mais barato que existe no Brasil. Você gasta R$ 20,00 por ano para ter acesso a uma fiscalização em um supermercado até um transplante cardíaco”, disse Eisenhower.

Explicou que a conferência oferece a oportunidade da sociedade organizada discutir e avançar na construção de SUS mais amplo, que atenda as necessidades dos cidadãos brasileiros. Citou como principais falhas do SUS hoje a dificuldade de acesso a exames de especialidades médicas, a demora no atendimento, má distribuição de profissionais de saúde no país. “Falta ao Ministério da Saúde elaborar um plano de cargos, carreira e salários, pisos para as categorias de saúde”, acrescentou. Segundo elogiou a participação da sociedade no encontro e espera boas propostas para serem levadas para a conferência estadual. 

O coordenador de comunicação da V Conferência Municipal de Saúde de Patos, Charles Wendel, disse que a partir dos assuntos da pauta, o Conselho Municipal de Saúde, junto com a comissão técnica da Secretaria Municipal de Saúde, vão trabalhar os temas com os trabalhadores, usuários, na tentativa de construir uma saúde mais igualitária e humanizada para a cidade.

Procuradoria pede condenação de 37 réus do mensalão

Nas alegações finais do processo do mensalão, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, manteve as acusações contra 37 dos 40 réus em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). Para o procurador, não há provas contra apenas um dos réus, outro fechou acordo com a promotoria e um terceiro já morreu.


José Dirceu
O pedido de condenação para 37 acusados foi mantido. Entre eles estão o ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, os deputados federais João Paulo Cunha (PT), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e Valdemar Costa Neto, secretário-geral do PR, o ex-deputado federal Roberto Jefferson, presidente do PTB, Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, e o publicitário Marcos Valério.


Gurgel tirou Luiz Gushiken da lista de acusados alegando que não há provas contra o ex-ministro do governo Lula.


Dois dos 40 citados inicialmente no processo foram excluídos ao longo das investigações: o ex-tesoureiro do PT, Silvio Pereira, que fez acordo com o Ministério Público para prestar serviços à comunidade, e o ex-deputado José Janene, que morreu no ano passado.


O próximo passo do caso que ficou conhecido como escândalo do mensalão, em que parlamentares teriam recebido propina para votar a favor de projetos de interesse do governo Lula, será o voto do relator Joaquim Barbosa, do STF.


A expectativa do próprio relator é de que o julgamento só ocorra no ano que vem.

G1

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Congresso de secretários de saúde destaca o enfrentamento ao crack

Francisca Ilva

Acontece de 9 a 12 deste mês em Brasília o XXVII Congresso do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), que tem por objetivo debater: “Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil e a Ampliação e Qualificação do Acesso do Cidadão ao SUS”. O município de São José de Espinharas será representado pela secretária de saúde Francisca Ilva Lacerda. “Será um encontro de troca de experiências e muitas atualizações que serão implementadas no âmbito da saúde de São José de Espinharas”, disse Ilva.

Um assunto que terá destaque no congresso será o enfrentamento à epidemia do crack, um mal que se tornou problema de saúde pública e exige decisões mais consistentes, eficazes. Em São José de Espinharas desde dezembro do ano passado existe o Projeto de Enfrentamento ao Crack, inserido na rede de saúde mental, que visa trabalhar a prevenção e tratamento de usuários dessa droga. Nos próximos dias o projeto vai receber maior atenção, pessoal mais qualificado, para que cumpra seus verdadeiros objetivos. “Desse encontro em Brasília traremos muitos conhecimentos para colocar em prática” comentou Ilva.

O Congresso, que terá a participação do ministro da Saúde e presidente do Conselho Nacional de Saúde, Alexandre Padilha, dentre diversas autoridades, permitirá a participação de mais de 3.500 secretários inscritos em cursos, oficinas, dentro de temáticas importantes para a saúde pública brasileira, a exemplo de gestão, atenção básica, consórcios de saúde, financiamento do SUS, dentre outros. Segundo Ilva, novas regulamentações da lei 8.080, que trata de financiamento, carga horária de funcionários, gestão de recursos dos SUS vão ser aplicadas em São José de Espinharas.

PRF prende motoqueiro por embriaguez e corrupção ativa


João Pessoa, 07/07/2011 - A Polícia Rodoviária Federal prendeu em flagrante na tarde desta quinta-feira (7), Aguinaldo Alves de Oliveira, 34 anos, que estava conduzindo uma motocicleta em estado de embriaguez alcoólica e ainda tentou subornar os policiais para não ser penalizado.

A ocorrência foi às 16h28, no km 70,0 da rodovia BR-230, Posto da PRF de Café do Vento, município de Sobrado, onde uma equipe do Núcleo de Operações Especiais – NOE/PRF, abordou o acusado visivelmente embriagado conduzindo uma Honda CG-150, placa NQJ-5876/PB.

Para ser liberado e se livrar da responsabilidade, Aguinaldo ofereceu aos policiais a quantia de R$ 200. Ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado para Delegacia de Polícia de Itabaiana.

Outro motoqueiro também foi preso pela PRF na tarde desta quinta-feira (7). em Mamanguape, no km 41,0 da BR-101, local onde Joedson Gomes Pereira, 41 anos, estava conduzindo uma motocicleta Honda CG 125, com placa fria, CEP-2500, pertencente a um automóvel Peugeot 405, matriculado no município de Campinas - São Paulo. A placa original da moto KA-937/PE, é um placa antiga sem validade.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Mamanguape.

Inspetor José Genésio Pereira Vieira
Chefe do Núcleo de Comunicação Social – DPRF/PB
Contato: (83) 8852 2977 – 3533 4747

PCdoB se organiza para as eleições de 2012

O PCdoB- Partido Comunista do Brasil na Paraíba se organiza para as eleições municipais do próximo ano, visando eleger o maior número de prefeitos e vereadores nos mais de 80 municípios no Estado da Paraíba.

José Gonçalves
No pólo do Sertão que tem como base o Município de Patos, o partido está organizado em 25 municípios, tais como: Malta, Condado, Vista Serrana, Cajazeirinhas, Coremas, Pombal, Jericó, São José de Espinharas, São Mamede, Santa Luzia, São José do Sabugi, Cacimba de Areia, Passagem, Santa Teresinha, Emas, Catingueira, Olho D’água, Piancó, Teixeira, Maturéia, Tavares, Princesa Isabel, Desterro, Livramento e outros municípios, onde está sendo constituída a comissão provisória do partido.

A orientação política da direção estadual é manter o leque de alianças com os partidos da base de apoio a presidente Dilma, tais como o PMDB, PT, PSB, evitando assim alianças com o PSDB, DEM, PPS e PSD. 

O sindicalista José Gonçalves, secretário de organização do PCdoB de Patos e da direção estadual enfatizou a necessidade de formação de chapas próprias de vereadores e ao mesmo tempo buscar alianças para eleger prefeitos e vereadores comprometidos com a luta do povo.

Fim das coligações:

O dirigente do PCdoB discorda do fim das coligações proporcionais por entender que o objetivo dos partidos grandes é eliminar a participação dos pequenos e que o povo é quem deve decidir se querem que determinado partido cresça ou não. “ Falam que temo muitos partidos no Brasil e isto atrapalha o processo eleitoral, mas já tivemos dois, a Arena e o MDB e nada resolveu. Nos Estados Unidos existem 32 partidos e apenas dois sobrevivem e porque no Brasil só podem existir 5 ou 6? Enfatizou Gonçalves. Além disso, esse discurso tem como objetivo eliminar a participação dos partidos pequenos e médios no congresso nacional e nas Câmaras Municipais.
“ Acredito que não vai passar, pelo menos para estas eleições, o fim das coligações proporcionais e que essa reforma política mais uma vez vai ser trancada pelo congresso nacional”. Disse Gonçalves.

Sucessão em Patos

O PCdoB de Patos avalia que deve ser mantida a aliança com o Prefeito Nabor, aliança essa vitória em duas eleições e que nesse momento o lançamento de uma candidatura própria irá favorecer diretamente o campo da direita de Patos, capitaneada pelo PSDB, DEM, PPS e PSD. “ Temos algumas coisas a corrigir no governo municipal, mas não é o determinante para uma posição política de oposição, onde indiretamente estaríamos favorecendo o que existe de mais atrasado na política brasileira, na Paraíba e em Patos, que são os partidos do PSDB, DEM, PPS e PSD”.

Gonçalves acredita que deve ser iniciada a discussão imediatamente com o Prefeito Nabor e demais presidentes dos partidos, visando discutir um nome que represente e que corresponda aos anseios e reivindicações de todos os partidos que o apoiaram anteriormente, tais como o PT, PCdoB, PSB, dentre outros. “Vamos constituir o Conselho Político e iniciar essa discussão com todas as legendas, construindo uma frente única, que garanta a eleição de uma forte bancada de vereadores, elegendo também um prefeito ou uma prefeita que assuma e coloque em pratica um programa de governo .” Afirmou o mesmo.

Saúde de Quixaba inova levando prevenção pelas ondas do rádio


“O senhor vai novamente para a rádio, não é doutor?”. Esta é uma pergunta constante no contato inicial médico paciente na unidade de saúde da família de Quixaba, no gabinete do médico Miguel Arcanjo. Isso porque uma vez por mês ele apresenta um programa na rádio comunitária local Gabriela FM, levando muitas informações à população da zona urbana e rural sobre as doenças mais comuns, sintomatologia, formas de preveni-las e como tratá-las.

O médico Arcanjo diz que o programa usa uma linguagem de fácil compreensão e visa orientar os habitantes sobre diversos males, dando grande foco na prevenção. A hipertensão e toda uma cadeia de problemas decorrentes desta já foram discutidas através da Gabriela FM. “A gente alertou para a necessidade da prática de exercícios físicos regulares, mudanças alimentares e damos ênfase na sintomatologia e tratamento da hipertensão” comentou Miguel Arcanjo.

No próximo programa o tema a ser abordado será a dislipidemia, como acontecem as alterações de taxas, a exemplo da glicose, triglicérides, dentre outros, os cuidados para evitar certas doenças, a exemplo da diabetes.

Arquivo do blog