Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 26 de abril de 2008

Violência contra mulher aumenta 100% em 2008 na Paraíba


O Centro da Mulher 8 de Março constatou que houve um aumento de 100% no número de assassinatos de mulheres vitimas de violência domestica no estado da Paraíba no período de janeiro a março de 2008 em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o levantamento do instituto, 16 mulheres perderam a só neste ano e mais 78 foram vitimas de algum tipo de violência. 14 sofreram tentativa de homicídio, 31 foram vitimas de estupro, sete sofreram tentativa de estupro e 26 foram agredidas. As cidades que mais registraram ocorrências de violência contra mulheres foram João Pessoa e Campina Grande com 12 e 11 casos respectivamente. O principal motivo apontado na pesquisa para “justificar” a agressão é a não aceitação da separação e o ciúme.

fonte:wscom
foto:www.rachelmarques.org.br

37 fogem do Serrotão através de túnel


O Presídio do Serrotão em Campina Grande registrou na manhã deste sábado mais uma fuga através de túnel. Segundo as últimas informações, 37 detentos conseguiram fugir na madrugada, mas só percebida de manhã, durante a contagem dos presos. A direção do presídio solicitou apoio da Polícia Militar para tentar recapturar os fugitivos, mas até o momento nenhum foi encontrado. Ainda segundo informações do Presídio, o túnel foi cavado entre as guaritas 17 e 18. O tenente coronel Carlos Oleotério Guimarãres, que fez um belo trabalho de segurança pública durante sua estada na cidade de Patos, pegou um grande abacaxi para descascar, que é o Serrotão. O presídio perde para qualquer formigueiro e alternativa é construir outra uidane prisional para guardar os criminosos de alta periculosidade e implodir o prédio atual.

wscom com garimpandopalavraas

Mais um homício em Patos

Ontem por volta das 14h50 a Polícia Militar, por meio de uma ligação anônima, foi até às proximidades da Embrapa, zona rural de Patos, onde encontrou o corpo do jovem José Roberto Nunes da Silva, 19 anos de idade, desempregado, que residia na rua Epaminondas Rocha s/n, bairro Belo Horizonte. Ele, que estava de capuz, foi assassinado com vários disparos de arma de fogo que o atingiram na cabeça. Próximo ao corpo havia um capacete preto. Peritos criminais e o delegado de plantão foram chamados. Os peritos conferiram as vestes da vítima e encontraram 06(seis) munições intactadas calibre 38, um par de luvas cirúrgicas e um aparelho celular. Após o procedimento pericial e com a autorização do delegado o corpo foi removido para o Departamento de Medicina Legal nesta cidade. As guarnições iniciaram diligências na tentativa de identificar e prender o acusado, porém até o momento sem êxito.

Menor rouba caminhão, mas é capturado
Por volta das 00h50 de hoje o proprietário do caminhão caçamba GM Chevrolet D60 de cor bege, ano de fabricação 1981, de placas MNU 7260-PB, estacionou o mesmo em frente a sua casa, e momentos depois ouviu um barulho, quando procurou seu caminhão verificou que o mesmo havia sido furtado, informando de imediato a Policia Militar que iniciou as diligências no sentido de localizar o referido veículo, vindo a localizá-lo minutos depois em frente ao espetinho do Ranieri. A guarnição efetuou a apreensão do acusado, C.A.Q.S de 17 anos, residente em Patos, por ser acusado da pratica do furto, e o conduziu para a delegacia juntamente com o caminhão que foi recuperado, apresentando-os a Delegada de plantão para as providencias.
fonte: 3bpm.blogspot.com

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Comerciante é assassinado em Patos

Por volta das 12h20mi de hoje (25/04), o senhor Francisco Ernani da Silva, ligou para o Copom do 3º BPM, informando que 02 (dois) homens usando capacete e com os rostos cobertos, chegaram na granja de sua propriedade localizada na Rua Pedro Nicácio no Belo Horizonte, por tráz do Colégio GEO, e efetuaram vários disparos de arma de fogo, provavelmente pistolas, levando a óbito a vítima Severino Garcia de Araújo Filho, "Biu Garcia", 44 anos, comerciante.
Dois disparos o atingiram no tórax, tendo sido a vítima socorrida pelo samu para o Hospital Regional de Patos, ainda com vida vindo a falecer no momento em que estava sendo submetido a uma cirurgia.
Segundo testemunhas os acusados fugiram em uma moto de cor preta, não sabendo precisar o tipo nem a placa da mesma, de pronto a Polícia Militar iniciou diligências com o objetivo de localizar e prender os acusados, mas não foi possível até o momento.
Blog do 3° BPM

Caminhão derruba galho de algaroba sobre mulher no centro de Patos


Por volta das 13h de hoje um caminhão da empresa Atacadão Rio do Peixe, ao passar pela Rua Floriano Peixoto, ao lado do Jornal O Norte, se chcou com os galhos de um algoraba, derrubando-os. Na ocasião uma senhora, Susana Maria Dantas de Oliveira, 36 anos, residente em Caicó-RN, estava no meio-fio esperando que o veículo passasse. Só que a carroceria enganchou no s galhos e estes caíram sobre a senhora. Ela foi socorrida ao Hospital Regional com suspeita de fraturas nas pernas. No Hospital foi atendida pelo médico ortopedista Stênio Guy, que encaminhou a acidentada para a sala de Raio X, onde realiza neste momento exames. Homens do Corpo de Bombeiros efetuaram o corte de galhos que estavam atrapanhando a passagem dos veículos.
foto: garimpandopalavras

Patos perde Graham Mundy


Por Genival Junior


Faleceu na última terça-feira, 22, o músico Graham Mundy, mais conhecido como Galego Greme, vítima de problemas cardíacos. Graham era filho do Pr. Eduard Mundy, fundador da igreja Ação Evangélica em Patos e no Sertão paraibano, que veio para o Brasil em 1938.
Apesar da origem britânica, Graham nasceu em Recife no dia 17 de agosto de 1944, época em que morava na cidade de Princesa Isabel. Juntamente com seus pais, Eduard e Daise Mundy, Graham transferiu residência para a cidade de Patos em 1948, quando aconteceu a fundação da igreja Ação Evangélica em nossa cidade. Na época, a igreja era denominada oficialmente de 1ª Igreja Pentecostal. Com exceção do período de 1968 a 1973, quando residiu na Inglaterra, Greme, como era mais conhecido, residiu em Patos e tinha a cidade como a terra que lhe adotou, embora não escondesse os traços da cultura britânica.
Na capital do sertão, Greme era conhecido não só pelo público evangélico, mais também por todos os freqüentadores de eventos de rua e amantes da música. O seu talento com a guitarra, piano, baixo, violão e outros instrumentos, foi visto em diversos eventos de rua, a exemplo de festas culturais a exemplo da festa da padroeira, cerestas, datas comemorativas e eventos da comunidade evangélica. Na condição de músico, possuía um ouvido bastante apurado, a ponto de descobrir as notas de uma música nos primeiros contatos com o instrumento. Graham tinha problemas cardíacos desde 1991 e teve pioras em seu estado de saúde desde o mês de março, quando passou por cirurgia no intestino. Ele deixa viúva, a professora Jandira Mundy, e os filhos Beverley e Ian, além da neta Susan. O seu sepultamento aconteceu na última terça-feira no cemitério São Miguel em Patos.

Atenção artistas plásticos patoenses!!!


No próximo 08 de maio será comemorado em todo o Brasil o Dia do Artista Plástico. Com a finalidade de cultivar esta significativa data, a fundação Ernani Sátyro convida a todos os profissionais ligados a esta área para uma reunião, neste sábado, dia 26, a partir das 10h no auditório Emília Longo Fernandes, na Funes, onde serão tratados assuntos ligados à elaboração deste evento.
A Fundação Ernani Sátyro comunica ainda que está se articulando com a Subsecretaria de Cultura do Estado no sentido de que um catálogo venha a ser elaborado, onde os artistas patoenses possam mostrar para a sociedade paraibana os seus trabalhos.
Diante desta idéia, a Funes solicita que os artistas tragam para esta reunião uma foto sua, os seus dados biográficos e uma foto de uma obra que caracterize a sua produção artística.

Assessoria de Comunicação
Ilustração: “Antropofagia”, de Tarsila do Amaral, (1929)

Patos terá seu Parlamento Mirim


O presidente da Câmara Municipal Juvenal Lúcio de Sousa, Marcos Eduardo, deve apresentar brevemente na Casa Juvenal Lúcio de Sousa, um projeto que cria o Parlamento Mirim, o qual deverá ser composto por estudantes carentes da cidade. O objetivo é levar os jovens a participarem das ações e discussões do Legislativo em torno dos problemas da cidade e contribuir com propostas trazidas da comunidade, fazendo-as chegar até o Executivo Municipal. Eduardo, que pediu a contribuição de todos os vereadores na construção desse projeto, explicou que vai convocar a comunidade em geral, com destaque para as escolas particulares e públicas para que conheçam o formato do Parlamento Mirim, que deverá iniciar seus trabalhos a partir do próximo recesso de final de ano da Câmara Municipal. “Queremos levar essa discussão já para o novo prédio da Câmara, que será inaugurado dia 30 do próximo mês. A gente vai aproveitar a inteligência dos jovens, que têm muita contribuição a oferecer ao nosso Município”, comentou Marcos Eduardo.
Na sessão de ontem da Câmara Municipal, Marcos Eduardo solicitou do prefeito Nabor Wanderley a instalação de um transformador no Matadouro Público Municipal. Ele explicou que o Matadouro é um grande consumidor de energia e que, por não haver um transformador naquela localidade há constante interrupção dos serviços, onde recentemente ficou oito dias sem energia, trazendo sérios prejuízos no abate de animais. O problema se estende aos moradores da comunidade do Matadouro, que sofrem também. “A colocação de um transformador vai resolver o problema de todos, inclusive evitar que haja queima de eletrodomésticos”, acrescentou Eduardo.

Assalto no centro de Patos

Ontem a loja Sol e Surf, localizada ao lado do Hospital São Francisco, centro de Patos, foi assaltada por dois homens que chegaram em uma moto vermelha. O fato aconteceu por volta do meio dia. Portando uma arma de fogo, eles entraram na loja e ordenaram à proprietária ficar nos fundos do estabelecimento enquanto recolhiam várias peças de roupa (shorts e camisetas), além de bonés. Depois de colocarem tudo em sacolas, fugiram na referida moto. A seção de invstigação da PM entrou em cena e conseguiu deter um suspeito de praticar crimes desse tipo e levaram-no para a 5ª Superintendência. Lá convocaram a dona da loja Sol e Surf para fazer o reconhecimento, mas esta disse não se tratar de nehum dos dois. As investigações prosseguem. O rapaz foi liberado.

Agência dos Correios de Imaculada é assaltada

Mais uma agência dos Correios é assaltada no interior paraibano. Ontem por volta das 16h30 três homens chegaram a pé na agência dos Correios de Imaculada-PB, dois ficaram do lado de fora dando cobertura ao terceiro, que entrou de arma em punho e anunciou o assalto, levando quantia ainda não informada pela agência. Em seguida fugiram a pé em destino ignorado. Houve grande susto de funcionários e clientes que se encontravam naquele local. À Polícia informaram que o trio estava bastante nervoso e agiu muito rápido, provavelmente com receio da PM chegar a tempo de detê-los.
Quando foi notificado do ocorrido, o destacamento da 4ª Companhia de Policiamento de Princesa Isabel empreendeu diligências na zona rural de Imaculada e conseguiu interceptar o veículo Gol 2005/2006 de cor cinza de placa KFS 3556 Itapissuma-PE, que era conduzido por Helonilson da Silva Coutinho, 22, mototaxista e que reside em na Rua São João, Mamanguape-PB. O mesmo estava bastante nervoso, segundo Tenente Rômulo, que comanda a operação de captura da quadrilha. O mototaxista acabou confessando que havia dado fuga ao trio
Na Delegacia Helonilson informou que conhecia apenas o mentor do assalto, o qual chama de JJ. Disse também que este é filho de um proprietário de duas casas lotéricas em João Pessoa, Capital paraibana. A Polícia continua em diligência tentando localizar e prender o trio Metralha. Helonilson ficou detido e vai responder por participação no assalto.
III BPM com o garimpandopalavras


Tradição chega a Patos gerando dezenas de empregos

A cidade de Patos comemora neste sábado a implantação de mais um grande empreendimento no segmento de móveis e eletros. Trata-se da filial da Tradição, empresa com 47 lojas espalhadas nos estados da Bahia, Pernambuco e Paraíba. Em Patos a empresa, que vai gerar a princípio 30 empregos diretos, chega para dinamizar o mercado de distribuição dos referidos produtos. De acordo com o supervisor Marcos Fruvia Santos, que visitou ontem o presidente da Câmara Municipal de Patos, Marcos Eduardo (foto) para convidá-lo pessoalmente para participar da solenidade de inauguração da filial nesta cidade, a Tradição conta com incentivos do governo estadual, e sua proposta é abrir 50 lojas em toda a Paraíba ao longo dos próximos cinco anos e gerar 600 empregos diretos.
A empresa instalou sua base no estado de Pernambuco e se expandiu rapidamente. Em nosso Estado ela já existe em Princesa Isabel e Manaíra, desde 2003. Marcos Santos disse ao Garimpando Palavras que para entrar no mercado da Paraíba a Tradição realizou pesquisas de mercado e constatou sua potencialidade, inclusive já dispondo de pontos para alugar e se instalar, a exemplo dos municípios de Sousa, Pombal, Cajazeiras, Itaporanga, Piancó, Santa Luzia, dentre outras cidades. A Tradição, criada há uma década, se traduzindo em uma história de sucesso empresarial, trabalha com uma clientela média baixa, com crédito da casa, oferecendo várias opções de crédito e planos de até 24 meses. É justamente esse perfil de consumidor que a Tradição procurou nesses três estados em que implantou suas lojas, não tendo interesse em grandes centros. Essa característica permite que pequenos municípios acelerem seu desenvolvimento econômico. Em Patos a Tradição está instalada na Rua Leôncio Wanderley, onde funcionou uma algodoeira, ao lado do Posto Viola.
foto:garimpandopalavras

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Participantes de enquete aprovam programação junina


O Garimpando Palavras quis saber a opinião de seus visitantes, em mais uma enquete, sobre o que estes achavam da programação do São João de Patos deste ano, anunciada pelo prefeito Nabor Wanderley, semana passada. Foram dadas as opções Excelente, Boa, Ruim e Péssima. Do total, 40% consideraram-na Boa; 34% Excelente; 15% Ruim e 11% disseram que a programação era péssima. O São João de Patos acontecerá de 19 a 28 de junho próximo. Confira a programação abaixo.


Parte Cultural

Dia 19 - quinta-feira:
18h - Festival das Quadrilhas da Cidade
20h - Apresentação da Orquestra Sanfônica
20:30h - Apresentação da Orquestra Forrônica 26 de Julho
21h - Apresentação de Violeiros
21:30h - Final do II Festival de Forró Pé de Serra (trios de forró)


Dia 20 - sexta-feira:
MAGNÍFICOS
GENILDO E GINALDO
PINTO DO ACORDEON
AÉCIO E BANDA


Dia 21 – sábado:
GAROTA SAFADA
GERALDINHO LINS
FORROZÃO VALEU BOI
PATRICINHOS DO FORRÓ
ZÉ NILTON


Dia 22 - domingo
BETO BARBOSA
CHEIRO DE MENINA
FOGO NA ROUPA
ASSISÃO
LÚCIA DO ACORDEON


Dia 23 - segunda-feira:
SOLTEIRÕES DO FORRÓ
TON OLIVEIRA
FLOR DE LIMÃO
ELVANDRO E BANDA

Dia 24 - terça-feira
FELIPÃO
CAWBOYS FORA DA LEI
FORRÓ BALANÇO NACIONAL
GÊ MARIA

Dia 25 - quarta-feira
SAIA RODADA
MASTRUZ COM LEITE
MEXE VILE
TELENGO TENGO


Dia 26 - quinta-feira
BRUNO E MARRONE
FORRÓ NA TORA
FLOR DA PELE
VIRTUAIS DO FORRÓ


Dia 27 - sexta-feira
AVIÕES DO FORRÓ
GENIVAL LACERDA
JOGO DE CINTURA
CALCINHA RASGADA

Dia 28 - sábado
FORRÓ DAS ANTIGAS
BANDA STYLLUS
CAPITAL DO SOL
CAVALO DE PAU
FORRÓ DO MELA PINTO
LOS PANDAS
DRILHA ÀS 17 HORAS
TRIO ELÉTRICO E BANDA
ASAS DA AMÉRICA

Que energia é essa meu irmão!

As reclamações contra a Energisa, antiga Saelpa, crescem a cada dia, como crescem também as ações na Justiça por motivos diversos, desde corte ilegal de energia, falta de energia, de manutenção, causando estragos como queima de eletrodomésticos, a deterioração de alimentos. Segundo o vereador Inácio de Gelo, a empresa mudou de nome, mas os serviços sem qualidade permanecem, e até de foma mais acentuada. A diretoria da Energisa deveria ao menos publicar uma notinha pedindo desculpas e mostrando o que pode fazer para diminuir a revolta de muitos populares.

MST bloqueia BR 361 em Santa Terezinha


Cerca de 300 pessoas do Movimento Sem Terra (MST) bloquearam a BR 361, Km 22, no município de Santa Terezinha na manhã de hoje, provocando congestionamento de veículos, onde em determinado horário chegou ao número de 90 carros parados na rodovia. A ocupação pacífica aconteceu das 6h30 às 9h30, tendo o tráfego só liberado após a presença da Polícia Rodoviária Federal. O motivo do bloqueio da estrada, segundo informou o inspetor Juciano, da PRF, foi a decisão do Movimento de chamar a atenção das autoridades sobre as ameaças que o grupo estaria sofrendo pelo proprietário da Fazenda João Camboim. O grupo chegou ao local na semana passada e armou barracas em frente à propriedade. João Camboim, segundo informou seu sobrinho Francisco Camboim, que é secretário municipal de Administração de Patos, não gostou e pediu para eles saíssem dali, por temer que os integrantes cortassem a cerca da fazenda e invadissem a área.
Durante o bloqueio da BR havia a liberação da pista de 30 em 30 minutos. Os integrantes do MST, liderados por Alexandre Alves da Silva, só liberaram totalmente a rodovia às 9h30, depois da chegada da PRF. Aos policiais Alexandre explicou o motivo do manifesto e pediu providências no sentido da Polícia conversar com o empresário rural, para que evitasse as ameaças, o que pode gerar maiores conflitos. Duas fazendas estão na mira do MST, Urtigas e Pocinhos, ambas em Santa Terezinha.
foto:www.midiaindependente.org

Fora gripe


Será aberta oficialmente neste sábado 26 a Campanha Nacional contra a Gripe. Na Paraíba mais de 300 mil idosos acima de 60 anos devem ser vacinados contra a Influenza. No município de Patos a meta é de imunizar 9.593 pessoas. O Ministério da Saúde preconiza o índice de 80% de vacinação do público alvo. Hoje as doenças respiratórias são uma das principais causas mortis do público senil do Brasil. Boa parte dos recursos dos SUS são direcionados justamente para gastos com internacões hospitalares. Em Patos, além de todas as unidades do PSF que atenderão aos idosos, postos volantes vão ajudar nesse trabalho de imunização, inclusive na zona rural. A campanha se estenderá até 09 de maio.

Nacional sofre mais uma goleada do Campinense, dentro de casa


O Nacional de Patos sofreu mais uma goleada, novamente aplicada pelo Campinense, e mais uma vez no dentro de seus domínios, o Estádio José Cavalcnte. A equipe da Borborema mostrou ser forte candidato ao título do Paraibano 2008. Com um futebol objetivo, bom nível técnico e um ataque bastante rápido, sem contar que esbanjou vigor físico, o Campinense não deu chances para que o Nacional pudesse sair na noite de ontem com uma vitória, o que permitiria ao Verdão jogar com vantagem domingo no Amigão. 4x2 foi o placar final. Marcaram par o Campinense Almir, Marquinhos Marábá (2) e Fernandes. Descontaram para o Nacional, Gilmazinho, numa flaha incrível do goleiro Pantera, que tomou um franco que vai passar anos tentando esquecer e Dinho de pênalti.
Ao Nacional, cunjo elenco está com 14 dias de atraso de salário, sem contar que ainda não recebeu o bicho de R$ 20 mil pela classificação para o quadrangular, sonhar com um milagre no confronto de domingo. Campinense, que joga por dois resultados iguais, pode perder até por 2x0 que estará na final, quando enfrentará, caso se classifique, Botafogo ou Sousa, que jogaram ontem também no Almeidão e o Sousa levou a melhor, vencendo o Belo por 4x2, o qual decidirá a vaga em casa, também podendo perder por dois gols de diferença.
Boa arbitragem do trio João Bosco Sátiro, auxiliado por Bruno Machado e Luis Antônio, que expulsou no segundo tempo Amaral, do Nacional e distribuiu cartões amarelos quando necessário.

foto:garimpandopalavras

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Exposição fotográfica lembra Coriolano de Medeiros


FUNES REGISTRA ANIVERSÁRIO DO
ESCRITOR CORIOLANO DE MEDEIROS

A Fundação Ernani Satyro desejando registrar o 24º aniversário de morte e o 133º de nascimento do escritor patoense, João Rodrigues Coriolano de Medeiros, socializa seus dados com lançamento de uma plaqueta evidenciado cronologicamente a vida pessoal e intelectual do historiador.
Ao mesmo tempo, realizará exposição fotográfica e de suas obras literárias na Escola Estadual e de Ensino Fundamental que tem o escritor patoense como patrono, bem como, a aposição de sua foto no referido educandário.
O evento acontecerá no próximo dia 25 de abril, sexta-feira, às 10:00h, na Escola Coriolano de Medeiros.
João Rodrigues Coriolano de Medeiros, nasceu no município de Patos em 30 de novembro de 1875, foi escritor, ensaísta, folclorista, historiador, músico, professor, fundador do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano e da Academia Paraibana de Letras.

Assessoria

PB ganha nova Central de Trabalhadores nesta sexta


Os trabalhadores paraibanos ganham nesta sexta-feira, 25, mais uma entidade representativa: a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Seção da Paraíba. A CTB promete, assim como as demais, apertar as negociações em torno de velhas reivindicações de diversas categorias e lutar pela geração de emprego e valorização do salário. O lançamento na nova Central acontecerá em um congresso de fundação na Paraíba, que deverá movimentar o Auditório da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-PB), localizado à Rua Rodrigues de Aquino, 722, no Centro da Capital. Segundo o representante nacional da CTB-PB, Marconi Braz, o que motivou a criação da Central foi a existência de uma conjuntura nacional e internacional favorável à luta dos trabalhadores e trabalhadoras, em especial na América Latina. “E também a perspectiva da batalha que se trava em busca de um modelo novo de sindicalismo, mais engajado e mais comprometido com a luta dos povos, com base na valorização do trabalho, da soberania nacional e da justiça social", ressaltou.
Criada a 12 de dezembro de 2007, na cidade de Belo Horizonte (MG), com a representação de mais de 450 entidades sindicais de todo o país e uma delegação estrangeira, a CTB nasceu com a finalidade de ser uma central classista, democrática e de luta. "A CTB surgiu com o objetivo de fazer avançar a luta dos trabalhadores, impulsionar, junto com outras centrais, a luta pela redução da jornada de trabalho, sem redução de salário, restrição das horas extras, geração de emprego e pela valorização do salário", analisa Marconi Braz. da Redação
WSCOM Online

volta onda de assaltos a ônibus no Sertão

Bandidos voltaram a praticar assaltos a ônibus no Sertão da Paraíba. Na noite de ontem, por volta das 23h50, mais um ônibus de transporte de passageiros foi alvo da ação dos assaltantes. O veículo da empresa Contijo, prefixo 11180, de placas GXH 5161, Curvelo - MG, que fazia a linha do Crato – CE / Natal – RN, foi interceptado na PB 323 nas proximidades do sítio Cachoeira, no município de Brejo do Cruz - PB, por cerca de seis elementos ainda não identificados armados de espingardas calibre 12 e revólveres. Segunco o motorista do ônibus, Francisco Augusto Pereira, 64, residente em Juazeiro-CE, os encapuzados obrigaram-no a parar o veículo e entraram numa estrada vicinal. Em seguida levaram objetos pessoais e certa quantia em dinheiro, pertencentes aos passageiros e à empresa. Por volta das 02h da madrugada o Pelotão da PM de Brejo do Cruz foi comunicado do assalto. Ninguém foi capturado até o presente.

Vereador pede segurança no trânsito para o Belo Horizonte


O presidente da Câmara Municipal de Patos, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Marcos Eduardo, solicitou, através de requerimento ao superintendente da STTrans de Patos, José Corsino Neto, a colocação de redutores de velocidade entre as ruas 05 de Agosto e Juvenal Ledo, no Bairro Belo Horizonte.
Eduardo justificou seu pedido alegando que no referido local tem sido costumeiro a passagem de veículos, especialmente motos, trafegando em alta velocidade, principalmente nos finais de semana, levando perigo também a quem se encontra nas calçadas. "Nesse trecho já ocorreram vários acidentes graves", enfatizou o presidente da Câmara de Patos.

Outro pedido de Marcos protocolado junto à STTrans foi no sentido desta colocar faixa de pedestres em frente à nova sede do Legislativo patoense, na Av. Horácio Nóbrega, também Belo Horizonte, a qual será inaugurada no dia 30 de maio, próximo mês. Segundo Eduardo, com o novo prédio da Câmara funcionando haverá aumento consideravel do fluxo de pedestres naquele logradouro.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Nacional encara Campinense com dois desflques importantes


Na primeira partida das semifinais do segundo turno do Paraibano, Nacional de Patos entra em campo nesta quarta no José Cavalcante sem duas peças importantes para o esquema montado pelo técnico Suélio Lacerda. Paulinho Gueirreiro, derrubado pelo mosquito da dengue e Helinho dispensado esta semana por indisciplina, segundo informou a diretoria do Verdão. São dois importantes desfalques para o Verdão. Paulinho Guerreiro é aquele homem de área, que dá trabalho à zaga adversária. Helinho vinha crescendo de produção e marcando gols. Era um xodó da torcida pela garra em campo. Só resta à torcida a esperaçna do Canário fazer boa apresentação e vencer a Raposa, de preferência com bom saldo de gols para jogar mais tranqüilo a segunda partida domingo em Campina Grande, lutando por uma vaga na final pela decisão do turno.
fotos:garimpandopalvras

Onça falsa em Patos


Lojistas e consumidores de Patos devem ter muito cuido quando receberem notas, principalmente de R$ 50,00. No Sertão está havendo derrame de dinheiro falso, algo já registrado em vários municípios. Uma das últimas vítimas em Patos foi a Livraria Nobel, no Guedes Shopping Center, que já está registrando queixa na Polícia e tentando identificar quem passou a cédula. Várias pessoas já tiveram prejuízos por falta de cuidado. Nem mesmo caixas de banco escapam desse crime. Lembro bem de um fato ocorrido na Caixa Econômica Federal, que efetuou pagamento a uma cliente com duas notas falsificadas de R$ 50,00, tendo que ressarcí-la momentos depois. A Polícia também deve ser mais atuante na parte investigativa para evitar que outras pessoas sejam lesadas.

Farol Digital realiza evento na FIP



O Farol Digital, que reúne um pool de empresas e entidades que capacitam e trabalham com TI - Tecnologia da Informação, vem ampliando os horizontes da produção paraibana para esse setor, essencial para a oferta de serviços e produtos de qualidade pelo mercado e maior comodidade para o público consumidor. O Sebrae, uma dessas instituições do Farol, coordena, juntamente com outro parceiro, a FIP - Faculdadades Integradas de Patos, importante evento direcionado a empresarios dos setores de mercadinhos, lojas, restaurantes e similares. Tecnologia sem Mistério. Este é o encontro que vai revelar todos os segredos da Tecnologia da Informação. O encontro acontece nesta quinta e sexta-feira no ginásio da FIP.
Na programação haverá palestras e exposições de soluções e produtos de Tecnologia da Informação e Comunicação, além de mini-palestras de promoção comercial nas salas de livre acesso. Na quinta-feira Valdey Ventura ministrará palestra enfocando: Os benefícios da informatização das empresas, das 16h às 17h, tendo como local o auditório da FIP. Na seqüência Rodrigo Rebouças fala sobre O processo de informatização - escolha, implementação e uso. Para finalizar a programação da quinta, haverá a exposição do Caso de Sucesso - Leite da Serra - por Eduardo Dantas.
Na sexta-feira, 25, a primeira palestra, às 16h, terá como conferencista Luciana Rabay. O tema a ser discutido com os presentes será: Mudanças são necessárias - a importância de não resistir às mudanças no ambiente organizacional. Logo após entra em cena outro técnico, Antão Moura, que vai explanar : Como ganhar dinheiro na empresa com a informática. Nesses dois dias, das 18h às 21h, os participantes poderão visitar a exposição de produtos e assistir às mini-palestras, e assim tirar dúvidas e ampliar seus conhyecimentos sobre a importância do uso da informática em seus estabelecimentos comerciais.
Lucratividade
Em entrevista ao Garimpando Palavras, o gerente regional do Sebrae, Aldo Nunes (foto), disse que o evento trata-se de uma excelente oportunidade para os empresários patoenses e da região terem acesso a produtos e serviços, que com certeza provocarão importantes mudanças para tornar as empresas mais eficazes, competitivas e lucrativas. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no Sebrae, Rua do Prado, ou através do site do Farol: http://www.faroldigital.org.br/. Maiores informações pelo fone: (83) 3421-2403/3421-2819

segunda-feira, 21 de abril de 2008

dengue hemorrágica


O município de Emas, onde já foi notificado um caso de dengue hemorrágica recentemente, a criançada das escolas municipais também saiu às ruas para levar o alerta a toda a população, fazendo o trabalho educativo. Os estudantes acabam sendo um dos principais alvos da campanha, já que naturalmente os alunos se tornam grandes potenciais na multiplicação de conhecimentos, se tornando verdadeiros soldados e facilitando o acesso das famílilas às informação de combate ao mosquito da dengue.

Destaque


No último domingo quem este em Patos acompanhando a delegação do Campinense, clube ao qual presta serviços, foi Wanberto, um dos maiores atacantes já passados pelo Nacional de Patos. Na foto ladeado pelo empresário da banca de revistas do Fórum, Edriano Campina, um dos torcedores mais apaixonados pelo Patinho.
foto:garimpandopalavras

Atletas que defenderam Esporte de Patos aguardam dinheiro do Gol de Placa


Depois do dramático jogo contra o Campinense que permitiu ao Esporte de Patos manter-se na primeira divisão do Campeontato Paraibano de Futebol, os atletas já estão voltando para suas cidades de origem, mas sem ainda terem recebido a última folha de pagamento, a quarta. O presidente licenciado do Clube, Edleudo Lucena (foto), disse que antes da última partida a diretoria expôs a situação para os jogadores, informando que assim que os recursos do Gol de Placa sejam liberados, podendo acontecer ainda esta semana, fará o repasse para os mesmos. "Com relação a esse compromisso os jogadores entederam e sabem que vamos honrar essa pendência", disse Lucena.
Com relação ao débito junto à Federação Paraibana de Futebol, em torno de R$ 19 mil, Edleudo acredita que até novembro o débito será quitado. Para isso o Esporte fará uma promoção, dentro do rol das atividades de aniversário do Clube, 7 de julho, quando este completará 56 anos de existência. "Não queremos que chegue a competição de 2009 e o Esporte ainda tenha as pendências junto a FPF", finalizou.
Hoje é um dia de mobilização para os municípios paraibanos, que devem desenvolver algum tipo de atividade que contribuam para o combate ao mosquito transmissor da dengue. O dia serve também para reflexão sobre nossas atitudes, onde devemons nos perguntar qual nossa contribuição para evitarmos a proliferação do Aedes aegypti. Infelizmente muita gente não dá muita importância para a doneça que mata e vem contribuindo, com atitudes um tantro equivocadas, desleixadas e até irresponsáveis contra a saúde pública.

Chega-nos denúncias, novamente de Catingueira, onde os moradores estão preocupados com um fossão aberto para a construção de uma piscina destinada a uma área de lazer. Só que a obra teve início há cerca de dois anos e ficou paralisada. Com as chuvas deste ano hopuve acúmulo de água e os moradores temem pelo alastramento da dengue, já que a Prefeitura não toma providências. Os vereadores já foram para a tribuna pedir solução. Nada foi feito. Os vereadores de oposição pensam até em denunciar o descaso ao Ministério Público de Piancó. O interessante de tudo isso é que ninguém consegue falar com o prefeito Edivan Félix. Ele parece fica alheio às denúncias que choivem de todo lado naquele município. Na Prefeitura não telefones, o que dificulta ainda mais trazê-lo para o debate salutar, onde possa dar sua versão dos fatos. Temos que ficar no samba de uma nota só.

Quais os cuidados para não se pegar dengue?

Substitua a água dos vasos de plantas por areia grossa;
Troque semanalmente a água dos vasos das plantas e lave com uma escova ou pano os pratinhos que acumulam água;
Lave as jarras de flores para eliminar os ovos dos mosquitos que ficam grudados nas suas paredes;
Mantenha os pneus sem água e em local coberto;
Tampe caixas d’ água, poços, tambores, potes e latas;
Lave e troque todos os dias a água dos bebedouros dos animais;
Coloque latas, garrafas e potes plásticos (sem uso) no lixo. As latas devem ser furadas antes de ser jogadas fora. Não jogue-os em terrenos baldios;
Coloque as garrafas de boca para baixo e em local seco.

Depois de termos dengue, podemos pegar novamente?

Sim, podemos, mas nunca do mesmo tipo de vírus. Ou seja, a pessoa fica imune contra o tipo de vírus que provocou a doença, mas ela ainda poderá ser contaminada pelas outras três formas conhecidas do vírus da dengue.

foto:www.photografos.com.br

domingo, 20 de abril de 2008

Patinho consegue classificação no sufoco



O Esporte Clube de Patos conseguiu, em jogo dramático contra o Campinense, na tarde deste domingo no José Cavalcanti, se manter na primeira divisão do Campeonato Paraibao de Futebol, temporada 2009, através de um empate em 2x2. O pequeno número de torcedores que compareceu JC ficou com os nervos à flor da pele, principalmente no final do jogo, quando o árbitro Hemerson Batista marcou penalidade contra o Esporte aos 38 minutos, momento em que o Patinho vencia por 2x1. Naquele momente o concorrente direto do time patoense, Desportiva Guarabirense, vencia o Atlético de Cajazeiras por 4x0 e caso o time campineiro virasse o jogo o Esporte iria para o rebaixamento.
O jogo começou bastante equilibrado, mas sem muitas emoções, até que o Campinense, em um contra-ataque, abriu o placar através do atacante Almir. O técnico do Esporte, Sérgio Oliveira deixou de lado suas desavenças com o meia Miltinho e o colocou, ainda na etapa inicial, no lugar do lateral esquerdo Wanshington. A partir daquele instante o Esporte cresceu e conseguiu o empate. Curió cruzou na área e Miltinho se antecipou ao goleiro Pantera e com um leve toque colocou para o fundo das redes. Logo noinício do segundo tempo Miltinho novamente, em grande jogada, foi derrubado dentro da área e o árbitro assinolou a marca do pênalti. O capitão Altair bateu sem chances para Panteira. Esporte de virada 2x1. No final do jogo, em lance duvidoso, Hermerson Batista marcou mais uma pênalti, desta vez a favor do Campinense. Um grande tumulto tomou conta do gramado. A equipe e comissão técnica do Patinho cercou o árbritro e o bandeira Celso Pereira, reclamando da marcação. Campinense bateu e converteu, mas o jogo terminou em 2x2 com muita comemoração dos atletas, diretoria e torcedores, pela permanência do esporte na 1ª divisão.
Os rebaixados deste ano foram Cruzeiro de Itaporanga, Atlético de Cajazeiras e Desportiva Guarabirense. Nos outros resultados o Sousa bateu o Cruzeiro por 5x0; Treze 2x0 Botafogo e Atlético de Cajazeiras 0x4 Desportiva. Nas seminais os confrontos serão: Nacional x Campinense, Sousa e Botafogo.
fotos:garimpandopalavras

Municípios devem mais de R$ 27 mil em precatórios


A dívida dos municípios paraibanos em precatórios trabalhistas já ultrapassa R$ 27,6 milhões. São R$ 14,1 milhões com valores já vencidos e R$ 13,5 a vencer este ano. O relatório com os valores atualizados foi divulgado na última sexta-feira pelo Serviço de Expedição e Acompanhamento de Precatórios - Seap, do Tribunal Regional do Trabalho. Há mais de um ano o TRT não divulgava o valor atualizado da dívida de precatórios dos municípios.
A presidente do TRT, juíza Ana Clara Nóbrega (foto) vai enviar cópias do relatório com o valor das dívidas de cada município aos prefeitos paraibanos, tanto as que já venceram, quanto as que vão vencer este ano. "A idéia é que os prefeitos tomem conhecimento dos valores devidos e incluam seus municípios na pauta do Projeto Conciliar que terá como "Dia D" oito de maio próximo", observou Ana Clara.
O Projeto Conciliar traz um diferencial na sua versão 2008. Será realizado no período de cinco a nove de maio. Além dos processos de precatórios, empresas privadas e pessoas físicas, terão a inclusão de ações de execução previdenciária na pauta de conciliações das Varas do Trabalho de João Pessoa e de Santa Rita, no período de cinco a nove de maio.
Nas Varas do interior do Estado, o Projeto Conciliar acontece apenas no dia oito de maio, envolvendo processos de empresas privados e pessoas físicas, além de precatórios. Já os processos de execuções previdenciárias entram nas pautas dos dias 5, 6, 7, 8 e 9 em João Pessoa e Santa Rita.

Dívida alta

O Projeto Conciliar iniciou em 2005 na gestão do então presidente juiz Afrânio Melo, quando em sua primeira versão foi conciliada uma dívida de R$ 27 milhões. Em 2006, os acordos chegaram a mais de R$ 16 milhões e em 2007 o Projeto aconteceu em duas versões, sendo a primeira em maio quando foi conciliada uma dívida de R$ 8 milhões e outra em setembro, exclusiva de dívidas previdenciárias, quando foram conciliados precatórios de R$ 1,6 milhão. Em três anos já foram conciliados mais de R$ 52 milhões em precatórios.
Mesmo boa parte dos municípios já tendo negociado muitos precatórios, a dívida é considerada muito alta pela Justiça do Trabalho. As dez maiores dívidas em precatórios vencidos estão com os municípios Uiraúna (R$ 3 milhões), Mulungu (R$ 2 milhões), Barra de São Miguel (R$ 1 milhão), Aroeiras (R$ 745 mil), Rio Tinto (R$ 670 mil), Santa Rita (R$ 452 mil), Pirpirituba (R$ 351 mil), Taperoá (R$ 338 mil), Araçagi (R$ 303 mil) e Nova Olinda (R$ 188 mil).

Maiores dívidas

Já as dez maiores dívidas em precatórios a vencer em 2008 ficam com os municípios de Mari (R$ 8 milhões), Pirpirituba (R$ 523 mil), Santa Rita (R$ 511 mil), Campina Grande (R$ 345 mil), Brejo dos Santos (R$ 239 mil), Piancó (R$ 228 mil), Camalaú (R$ 222 mil), Campo de Santana (R$ 220 mil), São Bento (R$ 171 mil) e Ouro Velho (R$ 143 mil).
Execuções - De acordo com o diretor do Serviço de Execução e Acompanhamento de Precatórios do TRT - Seap, Fred Pedrosa, somente na Capital, mais de 7 mil processos de execuções previdenciárias estão a espera de conciliação. São débitos de empresas que não recolheram as contribuições previdenciárias de ex-servidores e foram condenadas pelo Tribunal Regional do Trabalho a fazer o repasse das contribuições.

Aposentado comete suicídio em Patos

O aposentado Crizanto Renato de Brito, 50 anos, que residia no Conjunto Noé Trajano, cidade de Patos, faleceu na manhã de ontem, vítima de suicídio, segundo apurado pela Polícia. Ele tomava medicamentos controlados e foi encontrado em seu quarto por familiares. Ao seu redor várias caixas de medicamentos, daí a suposição que sua morte tenha sido provocada pela ingestão dos remédios. Os familiares ainda informaram que o senhor Crizanto há dez anos havia tentado se matar.

Quatro em cada dez filhos não foram planejados


Mais de 50 anos após a invenção de pílula anticoncepcional, quatro em cada dez gestações ocorridas no Brasil não foram planejadas, revela pesquisa Datafolha. Embora a situação seja mais comum entre os jovens (56%) e entre os mais pobres (44%), dos que estão no topo da pirâmide social, 34% tiveram os filhos sem planejamento. E os percentuais seriam ainda maiores se fossem consideradas aquelas gestações que acabaram em aborto - elas não foram contabilizadas pela pesquisa.
O Datafolha perguntou também a pais e mães: "Se pudesse voltar no tempo, você teria o mesmo número de filhos, mais, menos ou nenhum?" A maioria dos entrevistados (60%) afirmou que faria escolhas diferentes: 24% teriam menos filhos, 21% teriam mais e 15% não teriam filhos, segundo a Folha.

Arquivo do blog