Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Adiada a reunião com os Agentes de Trânsito


Por Josivan Antero

Ficou sem data definida a reunião que aconteceria com o prefeito Nabor Wanderley no dia de ontem, sexta-feira dia 13, com os Agentes de Trânsito. O problema se deu mediante a viagem realizada pelo prefeito de Patos à Brasília e o atraso de sua vinda com tempo para atender ao compromisso agendado.
Vários Agentes de Trânsito ficaram em frente àa prefeitura no aguardo que a reunião marcada pudesse acontecer como havia sido planejada, e confirmada pelo chefe de gabinete Pedro Leitão, mas foram frustrados com a notícia do adiamento.
Antonio Coelho, presidente da ALTRANS (Associação de Lutas Trabalhistas dos Agentes de Trânsito), disse: "a sexta-feira 13 foi de azar para os Agentes. Essa reunião já está sendo esperada há vários dias, mas vem sendo adiada por motivos superiores. Primeiro com a morte do subsecretário Inácio Bento e depois pela viagem para Brasília”, desabafou.
Os agentes têm reclamado da falha de comunicação entre eles e os assessores do Prefeito. Os contatos são aguardados e não acontece com a reciprocidade, coisa que ajudaria evitando a mobilização desnecessária da diretoria da ALTRANS e dos Agentes.
Foi agendada para essa segunda-feira dia 16 de fevereiro uma Assembléia Geral extraordinária da categoria ás 18h no Prédio da Rádio Espinharas para avaliar os adiamentos da reunião com o prefeito e as medidas a serem tomadas, caso ela não ocorra nesta segunda-feira.

Cássio promete atender pedido de Antônio Ivo e instalar campus da UEPB


O governador Cássio Cunha Lima (PSDB) inaugurou neste sábado uma escola na cidade de Santa Luzia e prometeu atender a um último pedido do ex-prefeito da cidade, Antônio Ivo, que morreu recentemente e deixou uma carta ao governador onde pedia a instalação de um campus da Universidade Federal da Paraíba no município.
Hoje, o governador assegurou que ainda este ano a juventude de Santa Luzia e região farão vestibular para a UEPB para o campus da instituição que será instalado naquela cidade, e que as ruas serão pavimentadas, bem como outros benefícios serão entregues à população.
Prestigiaram a visita de Cássio a Santa Luzia o deputado federal Efraim Filho, os prefeitos José Ivaldo de Morais (Várzea), Cosmo Simões de Medeiros, (Junco do Seridó), Francisco das Chagas Lopes, (São Mamede), Débora Cristiane Farias Morais (Salgadinho), o vice-prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo (Zezé), Domiciano Cabral, o deputado estadual João Gonçalves, vereadores, ex-prefeitos e demais lideranças da região.
A visita do governador Cássio Cunha Lima a Santa Luzia, junto com os senadores Cícero e Efraim, foi marcada por lembranças e homenagens ao ex-prefeito do município e ex-deputado estadual Antonio Ivo, que faleceu recentemente. Em seus pronunciamentos o governador e os senadores, bem como o prefeito Ademir Morais, foram unânimes em enaltecer a figura humana de Ivo e o amor que ele tinha pelo Vale do Sabugi, sobretudo pelas pessoas mais necessitadas.
Ao lado da viúva dona Tetê (Tereza Medeiros), Cássio lembrou da carta que o amigo Antonio Ivo deixou dirigida a ele em que pedia para o governador realizar o sonho maior de Santa Luzia: o campus da Universidade Estadual da Paraíba, e o asfaltamento das principais ruas da cidade.
Ascom-PB

Nacional goleia e termina em 1º lugar


O Nacional de Patos foi a João Pessoa e goleou na tarde deste sábado o Internacional por 4x1 pela última rodada do 1º turno. Com o triunfo o Verdão chega a 15 pontos e vai disputar o quadrangular com vantagens sobre os adversários no quesito mando de campo. Marcaram para a equipe Marcos, Eduardo, Alisson e Ribinha. O volante Marcílio foi expulso e não joga a primeira partida do quadrangular.
Nacional poderia ter aplicado goleada histórica sobre o Internacional, mas não aproveitou as chances. Isso irritou o técnico Marcus Nascimento, que após o jogo disse que daria um grande puxão de orelha no elenco. A equipe permanece na capital, onde treina visando o difícil compromisso pela Copa do Brasil na próxima quarta contra o Flu do Rio. "Agora a gente esquece o Campeonato paraibano e se concentra no Fluminense. Vamos tentar decidir a vaga no Rio de Janeiro", comentou o técnico nacionalino.
foto:garimpandopalavras

Por que os mosquitos zumbem em nossas orelhas?


Quem nunca foi incomodado com o chato barulho de um mosquito enquanto dormia? Os mosquitos, pernilongos ou muriçocas, como são chamados em algumas regiões do Brasil, são diversos insetos da subordem Nematocera e da família dos culicidaeque que se alimentam do sangue do homem, de mamíferos e de aves. Sabe-se que o mosquito é atraído pelo gás carbônico emitido pelo nariz no processo da respiração. Como os ouvidos estão diretamente ligados a este processo, é comum os pernilongos zumbirem perto das nossas orelhas. Os pernilongos conseguem encontrar as pessoas em um ambiente escuro devido à sua capacidade de percepção química. Em relação ao próprio zumbido dos mosquitos, ele nada mais é do que o resultado do batimento de suas asas, que podem chegar a mil movimentos por segundo.
Brasil Escola

Escolas rurais receberão quase 450 mil livros a partir do final de março


Mais de 30 mil escolas públicas rurais receberão, a partir do fim de março, obras paradidáticas do projeto Escola Ativa. Quase 450 mil livros serão distribuídos, com o objetivo de ajudar a melhorar a qualidade da educação na zona rural de todos os estados e do Distrito Federal.
Criado para combater a reprovação e o abandono da sala de aula na zona rural, o Escola Ativa foi desenvolvido especificamente para as classes multisseriadas, em que alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades na mesma sala.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) distribuirá 111 mil kits da Coleção Ziraldo, formados por quatro volumes, contendo contos, fábulas, biografias e poemas, entre outros textos. As coleções serão entregues nas Secretarias de Educação dos estados.
Os 2.336 municípios beneficiados devem entrar em contato com o responsável pelo programa Escola Ativa no seu estado para verificar se o material já está disponível para retirada.
Agência Brasil

Em busca da reabilitação


O Esporte Clube de Patos teve um primeiro turno, podemos assim dizer, desastroso, para as aspirações de sua diretoria e torcida. Em seis jogos venceu apenas um, Botafogo, no José Cavalcanti, empatou outro com a Queimadense e teve quatro derrotas, duas delas por placar elástico, 6x1 para o Nacional, seu tradicional adversário e Internacional, por 4x1. Tomou 15 gols e marcou apenas 6, ficando com saldo negativo de 9. De sobra teve que mudar de técnico, caindo Sérgio Oliveira logo após a goleada sofrida para o arquiinimigo Nacional.
A diretoria do Esporte anunciou a contratação do eficiente lateral direito Dinho, que brilhou na equipe do Nacional, tendo já defendido Treze e Campinense. Além deste é esperada a chegada do centroavante matador Adelino, que teve destacada passagem pelo Treze. Resta saber se a torcida do Patinho irá a campo neste domingo ver o clube enfrentar o Sousa, pela última rodada antes do quadrangular do primeiro turno. Atrativos não faltam: apresentação dos atletas Dinho e Adelino e ingressos promocionais. Um dos pontos negativos do Esporte nesta temporada tem sido a condição física dos jogadores. O novo técnico, Ramiro Sousa já percebeu bem isso e promete muito trabalho para deixá-los 100%. Nesse segundo turno, jogos de volta, o Patinho começa jogando as duas primeiras rodas em casa. Isso pode fazer diferença, caso a equipe vença-os, como fez o Nacional, que aproveitou bem o mando de campo e dos jogos disputados em casa perdeu apenas um um, para o Campinense por 2x1.
foto:garimpandopalavras

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Quantos idiomas existem no mundo?


por Marina Motomura

São 6 912 idiomas em todo o mundo, segundo o compêndio Ethnologue, considerado o maior inventário de línguas do planeta. O livro, editado desde 1951, é uma espécie de bíblia da lingüística, indicando quais são as línguas em uso, onde elas são faladas e quantas pessoas usam o idioma. De acordo com os organizadores da enciclopédia, o total de línguas no planeta pode ser até maior. Estima-se que haja entre 300 e 400 línguas ainda não catalogadas em regiões do Pacífico e da Ásia. Além de somar todas as línguas que existem, o Ethnologue traz outras curiosidades na ponta da língua. Aí embaixo, a gente selecionou as mais legais.


Brasil tem 188 dos mais de 6 mil idiomas falados no mundo

NO BRASIL
Nosso país tem 188 idiomas em uso - o português (claro!), mais 187 variedades indígenas. Uma delas é o apiacá, falado por apenas dois brasileiros, e o ofaié, praticado por 11 índios do Mato Grosso do Sul. Cerca de 30 dessas línguas estão em extinção e 47 idiomas que um dia foram falados no país já desapareceram para sempre
A MAIS FALADA
O idioma mais popular do planeta é o mandarim, o principal dialeto chinês, falado por algo em torno de 870 milhões de pessoas. Em segundo lugar aparece o hindi, a língua oficial da Índia, usado por cerca de 500 milhões de pessoas. O espanhol vem em terceiro lugar, o inglês em quarto e o nosso português em sétimo
EM EXTINÇÃO
O Ethnologue lista 497 línguas que correm o risco de desaparecer em poucas décadas. E segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) metade dos idiomas falados hoje em dia pode sumir durante o século 21, por causa do predomínio do inglês nas páginas da internet
MAIS E MENOS
O país com mais línguas no mundo é Papua Nova Guiné, onde são falados nada menos que 820 idiomas diferentes - a vizinha Indonésia é a vice-campeã, com 742 idiomas. No outro extremo, a Coréia do Norte é o único país onde só se fala uma língua. Em seguida, vem o Haiti, com dois idiomas.
Brasil Escola

52 prefeituras paraibanas não arrecadaram ISS de pequenas empresas em 2008


Além da crise financeira mundial, as prefeituras paraibanas têm agora um motivo a mais para aprovar a regulamentação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Dados do Banco do Brasil, consolidados pelo Sebrae Paraíba, revelam que quase 25% das 223 prefeituras do Estado (52) tiveram "zero" de arrecadação do Imposto Sobre Serviço (ISS), dentro do Simples Nacional, que se refere ao universo das micro e pequenas empresas em 2008.
No ano passado, foi arrecadado na Paraíba com ISS, principal tributo municipal e um dos oito que compõem o Simples Nacional para micro e pequenas empresas, mais de R$ 8,6 milhões. Desse total, 78,3% dos recursos do imposto ficaram concentrado nas prefeituras de João Pessoa (58%) e Campina Grande (20%).
Dos 171 municípios paraibanos que registraram alguma arrecadação do ISS em 2008, mais de 94% (161) apresentaram uma arrecadação per capita muito baixa (menos de R$ 1 por habitante). Para se ter uma idéia, a média do Estado foi de R$ 2,31 por habitante. Somente as prefeituras de João Pessoa (R$ 7,26), Cabedelo (R$ 7,06), Campina Grande (R$ 4,52), Cajazeiras (R$ 3,34) e Conde (R$ 4,13) apresentaram uma média per capita acima do Estado no ano passado.
Érica Chianca (Assessoria)
foto:motor-z.zip.net

Cajazeiras: Aulas começam na próxima segunda


Dos 34 estabelecimentos de ensino que constituem a Rede Municipal de Ensino de Cajazeiras, 16 passaram por amplas reformas e melhorias para o início do ano letivo de 2009, por isso, as aulas só começam na próxima segunda-feira (16). E além das aulas e das escolas com melhor estrutura, os cerca de 6.500 alunos, das 16 escolas localizadas na zona urbana e das outras 18 situadas na zona rural contarão com mais conforto e novidades que auxiliarão nas atividades do dia-a-dia.
De acordo com o prefeito Léo Abreu (PSB - foto), o prazo para o início do ano letivo, antes previsto para 04 de fevereiro, foi adiado em virtude das várias intervenções necessárias que foram realizadas nos estabelececimentos educacionais do município. “Já no ínicio desse ano tivemos que reformar a maiorias das escolas, recuperar 90% das carteiras escolares e, ainda, adquirir mais 600 carteiras novas, para que os alunos pudessem assistir aula de forma digma”, contou o prefeito de Cajazeiras.
De acordo com a secretária de Educação do município, Geneluza Dias de Lira, o cronograma de recuperação das escolas continuará sendo desenvolvido ao longo do ano letivo. “Essas 16 escolas que já passaram por esse processo estavam em estado muito crítico e precisavam de intervenções urgentes, as demais nós iremos melhorando ao longo de 2009, obedecendo a um critério de necessidade”, afirma a secretária.
Com relação às novidades implementadas na rede municipal de ensino de Cajazeiras, Léo Abreu destacou a implantação de laboratórios de informática com acesso à Internet em quatro escolas, que beneficiarão cerca de 2.000 alunos da zona urbana e rural do município. Esses laboratórios de informática funcionarão nas escolas “Costa e Silva” e “do Caic” (zona urbana), “Augusto Bernardino” e “Antonio de Sousa Dias” (zona rural). Para tanto, a prefeitura também estruturou os espaços físicos nessas escolas que estão, inclusive climatizados, para instalar os equipamentos de informática completos (44 computadores com impressora) que foram disponibilizados através de uma parceria com o Governo Federal. Os instrutores dos laboratórios serão mantidos pela gestão municipal.

Ascom
paraiba1

Eleições em São José do Sabugi


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Nilo Luís Ramalho Vieira (foto), falou na manhã desta sexta-feira (13) sobre a realização da eleição suplementar, para prefeito, que acontecerá no próximo domingo (15), no município de São José do Sabugi.
O novo pleito irá ocorrer devido o indeferimento do registro de candidatura de Manoel Domiciano Dantas, candidato a prefeito, pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), mais votado nas eleições de 2008 daquele município.
Estarão concorrendo à prefeitura Eguinaldo Eulâmpio de Araújo, com o nº15, pela Coligação São José Para Todos (Partido dos Trabalhadores – PT e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB), e Iracema Nelis de Araújo Dantas, com o nº45, pela Coligação Unidos Por São José (Partido Democrático Trabalhista – PDT e o Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB); respectivamente, são candidatos a vice-prefeitos Francisco Rinaldo de Araújo Batista e Osmar Batista de Souza.
Funcionarão 12 seções eleitorais, sendo 5 na Escola Estadual Olavo Bilac e 7 na Escola Municipal Manoel Pinto, para atender 3.218 eleitores aptos a votar.“Toda a Justiça Eleitoral acredita numa eleição tranquila, equipes das Polícias Federal e Militar estarão fazendo a segurança como é de praxe em qualquer pleito. Em específico, a PM, contará com reforço de 15 homens ao efetivo já existente na cidade.Quanto aos preparativos técnicos e próprios da Justiça Eleitoral, estamos prontos”, disse Nilo Ramalho.

Assessoria

Queda do FPM pode trazer prejuízos para a população

Com base nos resultados apurados pelo IBGE através da estimativa de população realizada para 2008, o Tribunal de Contas da União editou a Decisão Normativa nº 92 / 2008, atribuindo os coeficientes de participação dos Municípios no FPM no ano de 2009.
A ONG Transparência Municipal fez os cálculos e projetou as quedas do FPM previstas para os meses de fevereiro, março e abril dos municípios paraibanos. Na Paraíba as transferências de fevereiro serão da ordem de R$ 114.726.404,03; março R$ 110.313.850,03 e abril R$ 101.205.367,00.
Com relação ao município de Patos, que já amargou acentuada queda em janeiro de aproximadamente R$ 400 mil, como alegou o prefeito Nabor Wanderley, em fevereiro o valor estimado a que o município terá direito de FPM será de R$ 1.561.771,13. Em março mais uma queda, para R$ 1.501.703,01 e em abril R$ 1.377.709,18. Patos, ao longo de 2009 deve receber do governo federal de Fundo de Participação dos Municípios R$ 20.615.608,04.
Outro município da região de Patos, Quixaba, este ano receberá pouco mais de R$ 4 milhões do FPM. Em fevereiro os recursos são de R$ 312.354,42; março 300.340,79 e abril há previsão de uma queda maior, para R$ 275.542,01, uma redução de mais de R$ 37 mil em dois meses, o que deverá complicar ainda mais a administração do município mais pobre da Paraíba. Segundo o prefeito Júlio Cezar (foto), só este mês estão sendo pagos R$ 130 mil de INSS. "Essa redução das transferências trará significativos prejuizos no andamento das ações governamentais, atingindo principalmente quem mais precisa delas", argumentou Cezar.
Foto:garimpandopalavras

Prevenção contra DST/aids


Durante o carnaval deste ano a Secretaria Estadual de Saúde vai distribuir com os 223 municípios 1 milhão de preservativos. O objetivo é realizar a prevenção da população contra as doenças sexualmente transmissíveis e aids. Geralmente no decorrer do evento as pessoas relaxam mais na segurança, podendo contrair várias doenças, como também a mulher engravidar. O númeo de mulheres gestandes na fase da adolescência manteve-se bastante elevado nos últimos anos. Junto com o preservativo panfletos educativos. É por aí!

TSE julga 8 governadores e abre debate sobre ‘3º turno’; especialistas se dividem


A partir da terça-feira da próxima semana, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pode dar início a uma mudança inédita que, se levada a cabo, causará transformações no quadro político nacional: afastar, em um mesmo ano, 8 dos 27 governadores brasileiros. A transformação atingiria 30% das unidades da Federação.
A decisão divide especialistas. Há os que defendem a chamada "lei da compra de votos" -legislação eleitoral que a partir de 1999 passou a punir com mais rigor o delito- como uma consolidação do aumento do combate à corrupção. E há aqueles que apontam nela a chance para tentativas abusivas de realizar um "terceiro turno", desprezando os resultados das urnas.
Na próxima semana, o TSE pode afastar dois governadores, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB - Foto)) e Jackson Lago (PDT-MA). O tucano, acusado de compra de votos, já foi cassado pelo mesmo tribunal, que agora julga embargos. Além de compra de votos, o pedetista é acusado de abuso de poder econômico. Ambos negam as acusações (leia texto abaixo).
Impunidade - Os únicos dois governadores já afastados pelo TSE foram Mão Santa (Piauí, em 2001) e Flamarion Portela (Roraima, em 2004)."Políticos se acostumaram com a crença na impunidade. Nos oito casos, eu vejo a aplicação da lei e não se pode postergar durante tanto tempo as decisões", diz David Fleischer, professor emérito da UnB.
Quem também ressalta o problema da lentidão é o professor da Faculdade de Direito da USP Renato Ventura Ribeiro, que ajudou na composição do texto legal. "Não adianta uma aplicação tardia, ela incentiva os maus políticos", diz ele.Mesmo que sejam cassados, os governadores já usufruíram de mais da metade do mandato. E é provável que, mesmo se condenados, os oito governadores possam voltar a concorrer ainda em 2010.


O advogado criminalista e ex-juiz do TRE-SP Eduardo Muylaert acredita que a Justiça eleitoral julga em tempo recorde. "É preciso respeitar os tempos de defesa. Afinal, a Justiça eleitoral não pode contrariar o voto popular", diz. Ele afirma ainda que os mandatários só continuam os mandatos durante os processos porque não houve motivo de afastamento.
Sobre a tentativa de realizar um terceiro turno, Muylaert acha que a situação já foi pior. "No início, via-se uma tentativa de fazer terceiro turno, tentou-se usar indevidamente a Justiça eleitoral. Mas ela está muito alerta às tentativas de forjar provas", diz ele, que atuou por cinco anos no TRE-SP.
O cientista político Ricardo Caldas diz que a eleição de 2006 foi marcada pelo fim de um "pacto não declarado" entre grupos estaduais, segundo o qual perdedores não acionariam a Justiça contra vencedores. "No passado, um grupo oligárquico não cobrava do outro. A luta das oligarquias atingiram o ponto em que a regra de convivência chegou ao fim."Vitor Marchetti, autor de "Poder Judiciário e Competição Política no Brasil", afirma que o grau de corrupção não aumentou, mas o acesso à Justiça pelos partidos cresceu.
"As eleições se judicializaram. Hoje é impossível que qualquer candidatura não tenha uma assessoria jurídica enorme e capacitada", afirma. Ele diz que a opinião pública aplaude essa atitude mais "arrojada" da Justiça, mas que regras precisam ser respeitadas.
"Acompanhando as decisões percebe-se que muitas vezes elas não são técnicas, mas políticas. Nos TREs isso é muito mais sensível, porque as pressões de grupos locais são fortíssimas", diz Marchetti.

Folha

Cursos de Português e Matemática

A escola Evolução Gente Inocente estará realizando a partir do mês de março, cursos especiais de Português e Matemática. A iniciativa visa repassar a estudantes e profissionais do mercado de trabalho um conhecimento mais aprofundado das duas disciplinas, que são utilizadas nas mais diversas áreas do dia a dia.
Segundo a diretora administrativa Francinete Vieira, o curso tem uma proposta diferente dos cursinhos pré-vestibulares, uma vez que vai trabalhar de modo técnico o aprendizado das disciplinas.Em relação a Língua Portuguesa, serão trabalhados além de conteúdos básicos, o uso da gramática de modo contextualizado e as novas regras do acordo ortográfico, que passou a vigorar recentemente.
Quanto à matemática, Francinete adiantou que o curso irá ministrar assuntos ligados a matemática básica, matemática financeira, bem como a utilização do raciocínio lógico para questões ligadas ao cotidiano.Desde o início do mês a escola está realizando o período de matrículas, com o objetivo de formar as turmas que começarão as atividades no dia 02 de março. Maiores informações poderão ser obtidas através dos telefones 3421-2774 e 3422-1689.
Genival Junior (Assessoria)

Espaço Sindical


Professores de Olho D’água podem recorrer ao Ministério Público em Piancó



Os Professores Municipais do Município de Olho D’água receberam uma péssima noticia da secretária de Educação de que não tinham transporte para se deslocarem para as escolas da Zona Rural do Município.
De acordo com o presidente do SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, José Gonçalves (foto), deve se buscar uma conversa com o atual gestor Dr. Francisco Carvalho, no sentido de garantir esse transporte, pois com a Prefeitura garantindo isso, ainda fica difícil para as professoras se deslocarem, pois tem escolas que ficam a 30 km da sede do Município, as estradas estão em péssimas condições. No período do inverno existem escolas que não tem como funcionar, pois riachos e o próprio rio piancó não permitem passagem de veículos e quando está no período de seca, os professores são prejudicados com a forte poeira, pois andam em cima de camionetes, sem as mínimas condições, como aconteceu o ano passado. Enfatizou Gonçalves.
O sindicalista acredita que o atual prefeito não vai repetir os erros do gestor anterior, que atrasou salários, não pagava o salário- família de forma correta perseguia servidores, não garantia transporte permanentemente, além de não conversar com a categoria. “Dr. Francisco Carvalho, pagou em dias o mês de janeiro, pagou corretamente o salário-família de acordo com o regime geral de previdência e não deve cometer um erro desses, pois vai inviabilizar a educação no Município, aumentar o número de evasão escolar, o analfabetismo e acima de tudo está indo de encontro à reunião que ocorreu a semana passada no Ministério Público de Piancó, onde foi enfatizada essa questão, de priorizar a educação e acima de tudo garantir os alunos nas escolas, por parte da Promotora Dra. Caroline Freire”. Afirmou o sindicalista.
O Município que tem escolas em difícil acesso, como é o caso de Olho D’água, tem por obrigação garantir o funcionamento regular de todas as escolas, dando todas as condições dos profissionais da educação, professores, diretores, diretores adjuntos, supervisores, coordenadores, além dos auxiliares de serviços, vigias, chegarem aos seus locais de trabalho, pois é uma responsabilidade específica de cada Município, que conste ou não no Estatuto. Se o Município não garantir isso, quem irá garantir o governo do Estado ou Federal? É claro que a responsabilidade é do Município. Disse.
Os professores irão tentar o diálogo, mas caso não tenha uma resposta positiva, na segunda-feira, estarão denunciando a situação ao Ministério Público em Piancó, juntamente com membros do sindicato e seus advogados.

Patos abre vagas para estagiários do Samu


A Secretaria Municipal de Saúde de Patos abriu processo seletivo para vagas de estagiários não remunerados supervisionados pelo Samu. O estágio é direcionado a alunos de graduação no curso de Enfermagem (07 vagas); graduados em Enfermagem (07); estudantes de Medicina (04); profissionais técnicos de Enfermagem (14). Os graduados e técnicos de enfermagem devem estar devidamente registrados no Coren.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas da próxima segunda-feira 16 ao dia 02 de março, das 08h às 11h e das 14h às 17h, na sede do Samu, localizada na Rua Lima Campos, bairro São Sebastião.
Os estudantes de enfermagem deverão já ter cursado, no mínimo, o sétimo período do referido curso, tendo passado pela cadeira de enfermagem emergencial, sendo obrigatória no ato da inscrição a apresentação da declaração de conclusão do mesmo.
Os estudantes de medicina também deverão já ter cursado no mínimo o sétimo período, sendo obrigatória a apresentação da declaração de conclusão. No ato da inscrição o candidato deve entregar xérox de RG, CPF, histórico escolar, curriculum vitae, duas fotos recentes 3x4, inscrição do Coren (para enfermeiros e técnicos de enfermagem) e comprovante de residência.
Com relação às provas, estas serão aplicadas em três etapas, sendo a primeira com trinta questões específicas da área de atuação em urgência e emergência.
Estas serão distribuídas em três etapas; segunda etapa, redação, e a última uma entrevista com avaliação curricular. De acordo com o secretário da pasta, José Francisco de Sousa (Zeca), as provas serão de caráter eliminatório, devendo o candidato ter uma média de acerto maior ou igual a 60%, sendo eliminado quem não atingir esse índice.
As provas serão realizadas no Centro de Treinamento Maria Maniçoba, a Rua Horacio Nóbrega, Bairro Belo Horizonte, Patos-Pb, a partir das 08h. A primeira prova será objetiva com 30 (trinta) questões específicas da área de atuação em urgência e emergência, marcada para o dia 07 de março. O candidato deve chegar com meia hora de antecedência, portando documentos com foto e canetas nas cores preta ou azul. Após o inicio das provas os ausentes serão automaticamente eliminados. A segunda prova (redação) será no dia seguinte, das 08h às 10h e a terceira (entrevista) neste dia, 08 de março, a partir das 17h por ordem de chegada.
Os candidatos aprovados para o estágio deverão apresentar quando no início deste, seguro de vida pessoal para o período de seis meses, referente à duração do estagio. Os resultados das provas saem no mesmo dia de cada etapa, com exceção da entrevista, no dia posterior, dia 09.
O estágio supervisionado terá início dia 15 de março de 2009 e será formado por escalas de plantões de doze horas, devendo o estagiário totalizar 48 horas mensais de plantão divididas em plantões semanais de doze horas. Será dado direito de escolha para o dia do plantão (estágio) o candidato que obtiver a maior nota no resultado final e assim sucessivamente. Todos os estagiários, ao final da qualificação, receberão certificado de participação, se atenderem as normas previstas no edital.

Assessoria

TRE aplica multa a vice-prefeito de Patos e encaminha caso ao CRM


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba deu provimento a recurso contra decisão do juízo eleitoral da 65ª Zona, que cassou diploma do vice-prefeito de Patos, Antônio Ivânio Ramalho de Lacerda. A decisão unânime acolheu parecer do Ministério Público e aplicou multa por conduta vedada a agente político em campanha eleitoral, nos termos do artigo 73, inciso III, da Lei nº 9.504/97 (Lei Geral das Eleições).
A sentença recorrida havia determinado a cassação do diploma do vice-prefeito, mas não havia aplicado a multa no valor de R$ 30 mil. O TRE-PB reconheceu que o vice-prefeito havia realizado atendimentos vinculados ao hospital público do município, em plena campanha eleitoral, quando deveria ter se afastado do exercício da função pública para concorrer ao pleito.
Nas investigações, Antônio Lacerda, admitiu ter realizado atendimentos, sendo que constam nos autos requisições utilizadas pelo vice-prefeito para encaminhar pacientes a outros serviços do mesmo hospital.
Na ocasião, o procurador regional eleitoral José Guilherme Ferraz da Costa destacou a preocupação do Ministério Público em combater a utilização da profissão de médico para obter vantagens eleitorais. A relatora do processo foi a juíza Cristina Maria Costa Garcez.
O TRE-PB acolheu, também, requerimento do Ministério Público Eleitoral para enviar cópia dos autos ao Conselho Regional de Medicina da Paraíba, com objetivo de apurar falta ética do vice-prefeito. O Recurso Contra Decisão do Juízo Eleitoral foi julgado no dia 06 de fevereiro de 2009. Os fatos são referentes às eleições de 2004.

Da Assessoria de Imprensa do TRE-PB

"Rei Momo" prende mulher acusada de tráfico

A operação denominada “Rei Momo”, deflagrada pela equipe da 2ª Seção do 3º BPM obteve mais uma vitória na noite de ontem, quinta-feira 12. Policiais montaram campana visando localizar e prender traficantes de drogas atuantes na cidade de Patos. Por volta das 20h na rua Zeca Vieira no bairro do Morro, foi presa em flagrante Lauriene Rodriguez Tomaz, 37 anos. Com ela foram encontrados 16 pedras de crack, 02 aparelhos celular marca Nókia, 01 celular marca LG, 01 chip Tim e a importância de R$ 89,25, materiais que caracterizam o tráfico. A acusada foi conduzida juntamente com o produto apreendido para a Delegacia de Polícia, onde foi apresentada a Autoridade Policial, para as providências legais. A meta policial é retirar ao máxim de circulação drogas e traficantes das ruas de Patos, especialmente nesse período que de carnaval, quando cresce em 30% o comércio de alucinógenos.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Por volta das 14h45 de hoje (12/02), na rua Moacir Leitão no bairro do Belo Horizonte em Patos, um veículo Fiat Uno de placas MMZ 6215/PB colidiu com uma moto Honda XL 125 de placa AW 279 / AL. O Fiat era guiado pelo senhor Rosemiro Plácido do Nascimento de 58 anos, que estava bêbado, como ele mesmo confirmou aos policiais, que havia bebido em um bar antes de sair no carro. O mesmo foi conduzido pra a 5ª SPC.
Já o condutor da moto, Damião Mamédio de Lucena de 37 anos, foi socorrido por populares para o Hospital Regional de Patos, onde permaneceu internado devido a gravidade dos ferimentos. Este não possui, segundo informações do III BPM, CNH, nem permissão para dirigir. Os veículos envolvidos na colisão foram conduzidos até o pátio interno do 3º Batalhão.

Espaço Publicitário


A Max Color e Foto Alarcon estão com promoção, este mês de fevereiro e em março, bastante atrativa na revelação de fotos de câmeras digitais e analógicas, com valor a partir de R$ 0,50. Além disso, outra promoção tentadora é na venda de câmeras digitais, com descontos de até 50%.

Carnaval: Aumento nas vendas de drogas preocupa órgãos de segurança pública

Com a chegada do Carnaval o tráfico de drogas deve aquecer em 30% suas vendas, segundo previsões dos órgãos de segurança pública. Todas as polícias, seja militar, civil, federal e rodoviária federal estão atentas para inibir a comercialização dos alucinógenos. A PM de Patos deu mostra que está em campo e já conseguiu este ano estourar sete bocas de fumo. Em se tratando de Patos, uma das principais rotas usadas pelos narcotraficantes para distribuir sua "mercadoria" por centenas de municípios, o volume apreendido, grande parte crack, ainda é irrissório. Vontade da polícia de trancafiar os chefões, que usam inclusive crianças e mulheres para fazer a droga circular, é enorme, mas falta equipamentos, melhor plano de ação operacional e cooperação da comunidade, que pouco denuncia. Evitar que as novas gerações sejam formadas de dependentes, de verdadeiros zumbis, é tarefa de todos nós, governos e sociedade, cada qual cumprindo seu papel para livrar a criança, o jovem do inferno das drogas.

Espaço Sindical


SINFEMP CONSEGUE LIMINAR E TRÊS SERVIDORAS VOLTAM AO TRABALHO EM PASSAGEM


O SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, entrou com mandados de segurança na Comarca de Patos, para que as auxiliares de serviços Maria das Neves do Nascimento, Francisca de Oliveira Melo e Ariana Gonçalves de Oliveira, funcionárias do Município de Passagem, voltassem aos seus locais de trabalho de dezembro de 2008.
As servidoras por não seguirem o esquema político do atual prefeito, foram transferidas indevidamente, de um local de trabalho para outro, de forma unilateral. O Juiz da 4ª Vara da Comarca de Patos, Dr. Antonio Maroja, concedeu a liminar e as mesmas terão o seu direito de voltarem a trabalhar nos seus locais de origem.
Uma das servidoras perseguidas, Francisca de Oliveira Melo, é a segunda vez que a justiça lhe concede liminar, pois no inicio da gestão em 2005, a mesma sofreu a mesma perseguição, ou seja, foi transferida do povoado do café do vento para o sitio juá que fica distante 17 km, além de trabalhar dois turnos de trabalho.
Ainda existem três mandados de segurança na 5ª Vara da Comarca de Patos, que devem ser julgadas brevemente, pedindo a mesma coisa, ou seja, o retorno das servidoras aos seus locais de trabalho de origem.
Todos os servidores que forem perseguidos, transferidos indevidamente de seus locais de trabalho sem o prévio consentimento, deve procurar o sindicato para encaminhar as ações contra os atuais gestores que tem essa prática política nociva aos interesses dos trabalhadores. Destacou o presidente do SINFEMP, José Gonçalves.
Os processos são os de número: 02520090002764, 02520090002772 e o 02520090002806. Os advogados Dr. Alexandre Oliveira e Dr. Sérgio Guedes, da assessoria jurídica do sindicato em Patos e Região, afirmaram que qualquer descumprimento por parte da Prefeitura em não reintegrar essas servidoras deve ser imediatamente comunicado ao sindicato para serem tomadas as providências cabíveis.

Adolescentes matam colega de cela no CEA de Sousa

Um adolescente foi morto dentro do Centro Educacional do Adolescente de Sousa na noite da quarta-feira (11). Segundo o comando do policiamento do CEA, agentes plantonistas encontraram o corpo do rapaz identificados como E.R.S, de 15 anos, e de imediato o encaminharam para o Hospital Regional de Sousa.
A vítima, que era do município de Ibiara, já teria chegado morta ao hospital. Colegas de cela acusaram R.P.N, de 17 anos, e J.M.S, de 16, como os responsáveis pela morte. Eles relataram que os jovens teriam amordaçado e agredido a vítima até que ficasse inconsciente.
Os agentes do CEA disseram que já havia uma rixa entre os internos e que eles dividiam a mesma cela porque uma reforma estava sendo feita nas demais unidades prisionais. Estiveram presentes no local a promotora de Justiça da 3ª Vara, a diretora e a coordenadora do Centro, que conduziram os acusados até a delegacia.
paraiba1

Doando vida


O BLOCO DA VIDA JÁ ESTA NA AVENIDA, DOE SANGUE.

Na busca de atender a demanda dos usuários que necessitam do sangue e manter os estoques no período de carnaval. O HEMONUCLEO DE PATOS, pede a colaboração dos meios de comunicação para que os mesmos mobilizem a população sobre importância da doação de sangue,
Todos os anos, em períodos de férias e carnaval, há um considerável aumento da necessidade de bolsas de sangue em hospitais; os acidentes de trânsito tendem a aumentar, assim como outras ocorrências graves, que acabam necessitando de transfusão.
A necessidade por mais doações de sangue, seja qual for o tipo, é a principal preocupação do Hemonúcleo. A doação de sangue deve ser feita sempre que possível para que o Banco de Sangue possa manter os estoques disponíveis. Vale lembrar ainda que existe uma necessidade ainda maior das pessoas que têm sangue Negativo
Doar é um dos verbos que melhor se identifica com o sentimento amor. Quem doa, seja lá o que for, se entrega. Divide sua atenção, seu conforto, seu carinho, seu sangue, uma parte do próprio corpo. Ama o próximo como a si mesmo.
Seja doador voluntário. A satisfação de salvar vidas é a maior recompensa. E para saber mais, visite o Hemonúcleo de Patos na Rua Juvenal Ledo SN. A equipe do HEMONUCLEO estará a disposição, no horário das 7h30 às 11h30 da manhã da segunda a sexta feira
O HEMONUCLEO de Patos é responsável por o atendimento transfusional dos três Hospitais e a Maternidade da cidade, e Hospitais das cidades vizinhas, com um media de 300 Transfusões/mês.
Quem mais se beneficia com o sangue doado são Pacientes politraumatizados, vítimas de acidentes, pacientes que necessitam de cirurgia e doentes em tratamento oncohematológico (leucemias, mielomas). Todo o sangue doado é processado e depois separado em componentes que são utilizados em diversas indicações.
O doador de sangue deverá ser VOLUNTÁRIO, estar com boa saúde, bem alimentado e descansado. O interessado precisa pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, evitar ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças, inclusive gripe e resfriado, hepatite e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Todo o material é descartável. Cada bolsa salva em média de três a quatro vidas.

FRANCISCO DE A.MARINHO FILGUEIRAS
Diretor do Hemonúcleo de Patos

Funes realiza 4ª Mostra Patoense de Músicas Carnavalescas


Dentro da programação carnavalesca da Fundação Ernani Satyro, está a 4ª Mostra Pateonse de Músicas Carnavalescas, que acontece hoje no dia 12 de fevereiro (quinta-feira) a partir das 19h30 (sete e meia da noite), no largo do Bar Baicora, centro da cidade.
Na oportunidade haverá apresentação da orquestra “Os Amantes da Lira” com participação especial de músicos e artistas patoenses amantes das marchinhas e frevos.
A quarta edição da Mostra Patoense, homenageará Valdemar do Pandeiro, que foi integrante da Filarmônica 26 de Julho. Na ocasião será entregue o Troféu Amaury de Carvalho a personalidades ligadas aos festejos carnavalescos.
O evento também será em comemoração aos 120 anos da música “Abre Alas” de Chiquinha Gonzaga. A Fundação Ernani Satyro convida todos os amantes da festa de momo para relembrar em grande estilo frevos e marchinhas de carnaval.
Assessoria

Crise mundial: Desemprego em massa


O setor automotivo continua fazendo demissões globais em larga escala. Agora foi a vez da General Motors anunciar o corte de dez mil postos de trabalho na área administrativa em todas as partes do mundo a curto prazo. O contingente administrativo restante será da ordem de 63 mil empregados. Nos Estados Unidos serão eliminados 3,4 mil empregos de um total de 29,5 mil e serão estimuladas as demissões voluntárias. A iniciativa da montadora acontece à véspera da apresentação de seu programa de reestruturação ao governo norte-americano, que deverá estar concluído até 31 de março depois de uma prévia em 17 de fevereiro.
Auto Simples

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Contribuinte não precisa mais informar número do recibo para declarar IR


Com mudança, Receita recua e volta ao modelo adotado em 2007. Órgão espera que 25 milhões de contribuintes declarem IR neste ano.

A Secretaria da Receita Federal anunciou nesta quarta-feira (11) que, na declaração do Imposto de Renda de 2009, que começará a ser recebida em 2 de março, não será mais obrigatório que o contribuinte informe o número do recibo da declaração do ano anterior. Com isso, o órgão recuou em relação ao que foi adotado no ano passado e voltou ao modelo utilizado em 2007.
"No ano passado, era obrigatório informar o número do recibo. Neste ano, volta a ser implementado o modelo de 2007, que não precisa informar o número. A gente esperava, no ano passado, que as pessoas tivessem esse número em mãos, uma vez que recomendamos manter as declarações por, pelo menos, cinco anos. Isso não aconteceu. Muita gente, até um número exagerado, não guardou o número do recibo. Tivemos que colocar no ar um aplicativo, na nossa página da internet, para que as pessoas pudessem descobrir o número do recibo. Mas que não tinha segurança total", afirmou o supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir.

Segurança

O supervisor explicou, porém, que o contribuinte poderá enviar a declaração com o número do recibo, caso deseje. Segundo ele, um documento enviado sem o número do recibo é menos seguro. Em tese, explicou Adir, outra pessoa poderia obter os dados necessários de um contribuinte e enviar uma declaração em seu nome.
"O problema de segurança passa a ser dele [contribuinte]. Você vai escolher a sua segurança", disse o supervisor do IR. Caso queira, o contribuinte pode optar, ainda, por enviar a declaração com certificação digital - o que é ainda mais seguro. Se, por exemplo, duas declarações forem enviadas em nome de um contribuinte, uma com e outra sem número do recibo, será priorizada pelo órgão aquela que traz o número.

25 milhões de declarantes

A expectativa da Receita Federal é de receber 25 milhões de declarações do IR neste ano, volume acima dos 24,3 milhões de documentos recebidos em 2008. "Esse aumento não chega a ser significativo, considerando as pessoas que entregaram em atraso no ano passado", avaliou Adir.

Mais quatro horas de prazo

O secretário Joaquim Adir revelou ainda que o contribuinte terá quatro horas a mais para declarar o IR neste ano. Em 2008, o prazo expirou às 20h do último dia de entrega. Neste ano, o prazo final terminará às 24h. "Percebemos que algumas pessoas tentaram entregar depois das 20h [no ano passado]. Certamente, teremos muita gente entregando depois das 20h em 2009", disse Adir.
G1

Origem do leão no imposto de renda

No final de 1979, a Secretaria da Receita Federal encomendou uma campanha publicitária para divulgar o Programa Imposto de Renda. Após análise das propostas, foi imaginado o leão como símbolo da ação fiscalizadora da Receita Federal e em especial do imposto de renda. De início, a idéia teve reações diversas, mas, mesmo assim, a campanha foi lançada.A escolha do leão levou em consideração algumas de suas características:
1) É o rei dos animais mas não ataca sem avisar;
2) É justo;
3) É leal;
4) É manso, mas não é bobo.
A campanha resultou numa identificação pela opinião pública do leão com a Receita Federal e em especial com o imposto de renda. Embora hoje em dia a Receita Federal não use a figura do leão, a imagem do símbolo ficou guardada na mídia e na mente dos contribuintes.

Curiosidade


Susto faz soluço parar?


Sim, pois no momento em que a pessoa se assusta o organismo libera a adrenalina, substância que restabelece o funcionamento normal do nervo frênico, interrompendo o problema. Mas para que isso ocorra a pessoa tem que se assustar de verdade.
Além do susto, quem está com soluço pode experimentar prender a respiração por alguns segundos, pois a taxa de gás carbônico no organismo aumenta, o gás carbônico num nível mais elevado inibe o nervo frênico, que volta, então a trabalhar corretamente.
Brasil Escola

O Riso


Ao escutar uma piada, daquelas que nos fazem disparar a rir, são produzidos na boca uma série de sons vocálicos que duram de 1/16 segundos e repetem a cada 1/15 segundo. Enquanto os sons são emitidos, o ar sai dos pulmões a mais de 100 Km/h. Uma gargalhada provoca aceleração dos batimentos cardíacos, elevação da pressão arterial e dilatação das pupilas. Os adultos riem em média 20 vezes por dia, e as crianças até dez vezes mais.
Rir é um aspecto tão inerente à existência humana que esquecemos como são interessantes esses ataques repentinos de alegria. Por que as pessoas riem quando escutam uma piada? Segundo o escritor húngaro Arthur Kostler (1905-1983), o riso é um reflexo de luxo, que não possui utilidade biológica. Entretanto a Natureza não investe em algo inútil, acredita-se que o impulso de rir possa ter contribuído para a sobrevivência no decurso da evolução.
A gelotologia que pesquisa sobre o riso, aponta que esta é a mais antiga forma de comunicação. Os centros da linguagem estão situados no córtex mais recente, e o riso origina-se de uma parte mais antiga do cérebro, responsável pelas emoções como o medo e a alegria. Razão pela qual o riso escapa ao controle consciente. Não se pode dar uma boa gargalhada atendendo a um comando, muito menos é possível reprimi-la.
O riso pode apresentar um aspecto físico, cognitivo e emocional. Acontecimento este, que não reduz o senso de humor a uma única região do cérebro. Rir, achar algo engraçado, é um processo complexo, que requer várias etapas do pensamento.
Por Patrícia Lopes

Bolsa Atleta 2009 já iniciou inscrições



O Governo do Estado, através da Secretaria de Esportes e Lazer (Sejel) alerta que já começaram as inscrições para o programa Bolsa Atleta 2009 e que o prazo termina no dia 20 de março. Os interessados em obter o patrocínio devem procurar a Sejel, que fica localizada na Avenida Epitácio Pessoa, na capital, antigo prédio do Paraiban, terceiro andar, sempre no horário da tarde, das 13h30 às 17h30, com exceção das sextas-feiras (das 8h00 às 11h30) quando o horário de funcionamento das repartições estaduais é pela manhã. Informações 3218-8742. "É importante que os atletas não deixem para última hora, pois além da inscrição precisam providenciar logo a documentação, especialmente a comprovação de títulos junto às federações e confederações", alerta o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Ruy Carneiro (foto).

Assessoria

Desabafo do internauta

Insegurança em Patos (Josivan Antero)
Ontem por volta das 21h30 dois menores fizeram um verdadeiro arrastão pelas ruas de Patos. Munidos de um revólver e de uma moto, esses dois começaram a sua empreitada pela Rua do Prado, assaltando e ameaçando dois estabelecimentos comerciais. Depois de aterrorizarem esse setor da cidade os dois seguiram para o bairro do Belo Horizonte onde assaltaram um provável estudante enfrente a FIP e depois uma sorveteria que fica próximo. A violência em Patos está caracterizada nos programas de rádios, jornais e nos portais de notícia pelos assassinatos devido às drogas, mas os assaltos têm deixado pequenos comerciantes, funcionários e clientes apreensivos em nossa cidade e tem sido tratado não com a preocupação e gravidade que merecem.
Para lembrar o episódio ocorrido ontem vamos recapitular algumas observações: Esses “menores” foram detidos pela Polícia Militar na semana passada por assalto a mão armada em uma lan-house. Esse fato foi confirmado pela própria polícia que esteve em um dos estabelecimentos após ser acionada na noite de ontem. Portando a polícia já sabe quem são esses menores, como atuam e onde moram. Passada uma semana estão com uma moto e portando uma arma! Será que a moto é a mesma? O revólver também? A quem pertence a moto? Porque não está apreendida como prova-crime? A forma que estão conduzindo as detenções de menores em Patos está deixando rastros de incompetência e desmoralização das autoridades de segurança da cidade.
Como o Conselho Tutelar tem tratado esses menores que a cada dia são usados para práticas ilícitas? Isso tudo tem deixado dúvidas de sua capacidade de solucionar problemas dessa natureza. Cabe a todos os órgãos do poder público municipal uma solução imediata antes que a proporção saia do controle. Se é que já não saiu! Fatos como os acontecidos ontem causam insegurança e revolta em todos nós que pagamos os maiores impostos do mundo e não temos uma política de segurança pública e nem atos de prevenção para que esses episódios não se repitam.

Assaltantes tomam R$ 15 mil de comerciantes

Por volta das 04h de hoje (11/02), na PB-306 que liga as cidades de Tavares e Juru, mais precisamente nas proximidades do Sítio Fala, a vítima Moacy juntamente com seu vizinho Ercílio, seguia com destino a feira da cidade de Tabira – PE, quando foi surpreendido por cinco homens não identificados em um veiculo GOL de cor escura, que mediante ameaça com arma de fogo subtraíram seu veículo F 4000 de cor vermelha, ano 2001 e placas MNX 4446 / Tavares – PB, e uma quantia aproximada em dinheiro de R$ 15 mil, tendo os meliantes conduzido as vítimas até próximo a cidade de Imaculada onde os liberaram. Ao tomar conhecimento do fato a Polícia Militar iniciou diligências na tentativa de localizar e prender os acusado porem até o momento sem êxito.
3bpm.blogspot.com

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Esporte sofre segunda goleada consecutiva


O Internacional conquistou um importante resultado na noite desta terça, 10, ao golear o Esporte de Patos por 4x1 no estádio Almeidão, em João Pessoa, em jogo válido pela 6ª rodada do Campeonato Paraibano 2009. A partida foi adiada por conta da morte do zagueiro Wesclay, na semana passada.
Com a vitória, o Inter chega aos 8 pontos e segue firme na briga por uma vaga nas semifinais do primeiro turno. A equipe alvirrubra está na 4ª colocação, ao lado de Botafogo (5º) e Treze (6º). O Esporte está fora da briga.
No próximo final de semana o Inter recebe o Nacional no estádio Almeidão. Como o Canário do Sertão está classificado por antecipação e enfrenta o Fluminense pela Copa do Brasil no dia 14, a expectativa é de que alguns titulares sejam poupados.
Para se classificar, o Inter precisa apenas de uma vitória simples. O Esporte joga apenas para cumprir tabela com o Sousa, no José Cavalcanti.
O jogo – O primeiro tempo do confronto foi chato e sonolento. As duas equipes criaram poucas oportunidades de gol e o placar em branco foi justo. Mesmo assim, o poderia ter sido inaugurado caso Petróleo tivesse aproveitado a oportunidade. Aos 18 min ele recebeu lançamento e saiu na cara do goleiro, mas chutou em cima de Maurício e desperdiçou.
Três minutos depois, Dinho, do Esporte, fez boa defesa em chute de longa distância e ficou nisso.
Na etapa final a história foi outra. Aos 8 min a primeira chance apareceu por conta de uma falha do goleiro Dinho, que se recuperou a tempo de evitar o gol do Internacional. Aos 13 min ele não pôde impedir. Betinho recebeu e tocou para Júnior Recife na direita, que levantou na área para a cabeçada certeira de Fábio Mineiro, que abriu o marcador: 1x0.
Aos 20 min, Betinho cobrou escanteio e Da Silva “furou”. Kanu pegou a sobra e mandou para o fundo da rede. Aos 35, Fábio Mineiro foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Ele mesmo foi para a cobrança e fez o gol: 3x0. Aos 40, John marcou contra e diminuiu para os sertanejos.
Um minuto depois, o Internacional voltou a marcar. Fábio Mineiro escapou pela esquerda e tocou para Kanu, que fechou o placar no Almeidão: 4x1.
Ficha Técnica:Internacional: Maurílio, Júnior Recife, Israel Ingá, Adriano e John; Israel Sousa, Clóvis, Da Silva e Betinho; Thiago (Kanu) e Fábio Mineiro. Téc.: Luiz Henrique Arantes.Esporte: Dinho, Cláudio, Márcio, Rangel e Boca; Batista, Anderson (Janeílton), Ceceu e Robertinho; Petróleo (Fabiano) e Bruno Recife. Téc.: Ramiro Sousa.
Árbitro: Jéferson Rafael
Auxiliares: Sousa Júnior e Alan Delon.
Público: 123 pagantes e 217 não pagantes
wscom

P2 estoura segunda boca de fumo no dia de hoje

Policiais Militares da 2ª Seção do 3ºBPM estouram na noite de hoje mais uma boca de fumo na cidade de Patos. Foram apreendidos 15 g de crack. Na primeira do dia os policiaias do setor de inteleigência da PM prenderam Suilma Feitosa de Freitas, 28 anos, do lar, residente no bairro do Jatobá. A acusada se deslocava em um moto-táxi quando foi abordada pelos policias, com ela, os militares apreenderam 10 gramas de Crack, que produz aproximadamente 60 pedras para consumo. Essa prisão faz parte da Operação "REI MOMO" desencadeada pela 2ª Seção do 3º BPM que só esse ano vai desbaratando sete "bocas de fumo" em Patos. Segundo o Comandante do 3º Batalhão, Tenente Coronel Dutra, a opração REI MOMO se estenderá até o Carnaval, visando apreender o máximo de drogas e traficantes possíveis.
Para que seja possível ter noção do tamanho das apreensões realizadas pela Polícia Militar, conheça quanto normalmente custa o tráfico de drogas:
O traficante compra a droga pelo preço médio de R$ 30,00 (trinta reais) o grama do Crack, cada grama por sua vez corresponde a cerca de 06 (seis) pedras prontas para o consumo (dependendo de quem a produza), já a pedra de Crack é vendida ao usuário pelo preço médio de R$ 10,00 (dez reais) cada uma.
Diante das informações acima, fica fácil calcular o valor médio das apreensões feitas pela Polícia Militar. A apreensão relatada nessa postagem por exemplo, corresponde a 15 gramas da droga, o que para o traficante custou em média R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais), porém, após preparada iria gerar um retorno de cerca de R$ 900,00 (novecentos reais) após vendida aos usuários da droga.Do início deste ano pra cá, já foi apreendido pela 2ª Seção da Polícia Militar mais de 50 gramas de Crack, que corresponde a mais de 300 pedras prontas para consumo o que equivale a uma quantia de mais de R$ 3.000,00 (três mil reais) após o tráfico ilegal da droga.
redação com III BPM

Curiosidade


Como surgiu o conto do vigário?


O conto do vigário aconteceu no século XVIII na cidade de Ouro Preto entre duas paróquias: a de Pilar e a da Conceição que queriam a mesma imagem de Nossa Senhora.
Um dos vigários propôs que amarrassem a santa no burro ali presente e o colocasse entre as duas igrejas. A igreja que o burro tomasse direção ficaria com a santa. Acontece que, o burro era do vigário da igreja de Pilar e o burro se direcionou para lá deixando o vigário vigarista com a imagem.
Outro fato interessante aconteceu no século XIX em Portugal quando alguns malandros chegavam à cidades desconhecidas e se apresentavam como emissários do vigário. Diziam que tinham uma grande quantia de dinheiro numa mala que estava bem pesada e que precisaria guardá-la para continuar viajando. Diziam que como garantia era necessário que lhes dessem alguma quantia em dinheiro para viajarem tranqüilos e assim conseguiam tirar dinheiro dos portugueses facilmente.
Dessa forma, até hoje somos vítimas dos contos dos vigários que andam por aí, por isso a dica é, tomar muito cuidado com ajudas e ganhos, para que não caia num Conto do Vigário.
Brasil Escola

Câmara de Patos vota mínimo segunda-feira

A Câmara Municipal de Patos programaou para a próxima segunda-feira o retorno aos trabalhos da Casa Juvenal Lúcio de Sousa. Na pauta a votação do novo piso mínimo nacional, R$ 465,00. Ainda haverá sessões na terça e quinta-feira, segundo informações passadas pelo presidente da Câmara, Marcos Euardo, ao jornalista Virgílio Trindade, em seu programa Radar, veiculado pela Rádio Espinharas de Patos. Eduardo acrescentou que caso a lei não seja votada os servidores não poderão receber os vencimentos de R$ 465,00.

Período para regularização de título de eleitor começa na próxima segunda


Começa na próxima semana o período para os eleitores que que não votaram nem justificaram a ausência nas três últimas eleições regularizarem sua situação junto à Justiça Eleitoral.
O período para a regularização nos cartórios eleitorais é de 16 de fevereiro a 16 de abril. Quem não procurar a Justiça Eleitoral da sua cidade nesse prazo corre o risco de ter o título cancelado.
Nessa situação, o eleitor não pode se inscrever em concurso público. Além disso, não pode receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza.
A lista dos eleitores que faltaram nas últimas eleições foi enviada pelo TSE nesta segunda-feira, dia 9, aos cartórios de todo o país. O cancelamento de quem não sanar suas pendências começa no dia 30 de abril.

PT de Patos participa das comemorações de 29 anos do Partido


A direção do PT - Partido dos Trabalhores, de Patos, participa das atividades alusivas aos 29 anos de fundação do Partido, que terá programação nesta quinta-feira em João Pessoa, no Instituto Kumamoto, de um seminário que terá como conferencista o minitro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias. O tema de sua palestra será: O que o MDS fez e pode fazer pela Paraíba?
Já no sábado todos os diretórios municipais estão sendo convidados a discutir os 29 anos do PT. O mesmo evento acontecerá em Patos, dia 27 (sábado), evento que deve contar com grande parte dos 350 filiados da cidade. À noite, na Câmara Municipal, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, acontece o seminário: 29 anos de PT e perspectivas para 2010, com destaque as eleições. Dentre os convidados especiais aguardados estão o deputado federal Luiz Couto, presidente do diretório estadual e o deputado estadual Rodrigo Soares, vice-presidente.
Em Patos, segundou informou o presidente do diretório municipal, Vital Henrique (foto), haverá homenagens aos fundadores do PT na cidade, entre eles Jão Sucupira (falecido), Manoel Oliveira (falecido), Geralda Medeiros, professora da UFCG dentre outros.
foto:garimpandopalavras

Cultura Inglesa implanta E-board


A direção da escola de língus, Cultura Inglesa, de Patos, localizada na Rua Rio Branco, bairro Brasília, realiza nesta quarta, dia 11, o coquetel de lançamento de uma das tecnologias mais modernas em se tratando de equipamento usado na prática didática em sala de aula. Falamos do E-board, quadro interativo que proporciona ao professor e aluno trabalhar atividades multimidia, fazendo uso de uma caneta eletrônica. Pelo E-board é possível navagar na grande rede mundial de computadores (internet), desenhar escrever e realizar inúmeras operações digitais. A ferramenta, que dará maior objetividade e suporte ao ensino da língua inglesa na cidade, será apresentado à imprensa de Patos às 20.

Transporte escolar: Alunos ficam sem aula em Quixaba


O início das aulas da rede estadual de ensino no Município de Quixaba, no dia de ontem, segunda-feira, 09, foi marcado por revolta dos alunos do Ensino Médio que residem na zona rural. Eles aguardaram transporte para levá-los até à cidade, algo que não aconteceu. Os professores, que tiveram o transporte garantido pela Prefeitura, foram para dar aula, mas as salas permaneceram vazias.
Revoltados, os alunos se reuniram e foram falar com o prefeito Julio Cezar (foto), pedir uma solução. Mesmo sem ser de sua responsabilidade o transporte de alunos da rede estadual, tendo em vista não ter sido assinado a pactuação do transporte escolar com o governo do Estado, a administração municipal, sensibilizada com a situação que passa o alunado, colocou todos os veículos, um total de doze, sendo oito contratados, disponíveis para transportar os estudantes até a sede. “Teremos dificuldade para fazer esse transporte por não termos o mapa das localidades em que pegar os alunos”, disse Cezar.
O prefeito de Quixaba explicou que mês passado enviou ofício para a Secretaria Estadual solicitando parceria para a efetivação do transporte escolar, mas que até o presente não recebeu resposta. O Ensino Médio de Quixaba possui aproximadamente 200 alunos, sendo sua grande maioria residente na zona rural. Julio informou que vai procurar a 6ª Região de Ensino, em Patos, para que tome as devidas providências a fim dos estudantes não ficarem prejudicados, já que a Prefeitura não sabe até quando poderá manter essa despesa extra.
Da Assessoria de Imprensa

Marcelo Vilar assume Galo da Borborema


O diretor de futebol do Treze, Alankardec informou na noite de ontem, segunda-feira, 09, que Marcelo Vilar é o novo técnico do clube para as disputas do Campeonato Paraibano. Esta é a segunda vez que o treinador assume o Galo. Ano passado, no segundo semestre Marcelo Vilar conduziu o Alvinegro na Copa Paraíba. O treinador chega a Campina Grande nesta terça-feira, onde terá uma reunião com os dirigentes do Treze. À tarde, o técnico concederá entrevista à imprensa e inicia os trabalhos com o elenco.
Marcelo Vilar é natural de Fortaleza/CE, e se formou em 1999, no Curso Nacional para Treinadores de Futebol (SITREPESP). Porém, sua carreira começou antes. Em 1996, Vilar já treinava o Itapipoca/CE e apenas um ano depois já estava no comando do Ceará. Em São Paulo, também construiu carreira ao treinar o Palmeiras e o Grêmio Barueri.
Além de dois títulos no Campeonato Estadual Cearense, Marcelo Vilar tem também no seu currículo o troféu da Copa São Paulo de Juniores.
Títulos de Marcelo Vilar
2003 - C.T Uniclinic (CE) - Vice-Campeão Cearense da 2ª Divisão

2003 - Itapipoca E.C (CE) - Campeão Torneio Seletivo Série C

2002 - Roma E.A (PR) - Vice-Campeão Paranaense da 2ª Divisão

2001 - Roma E.A (PR) - Campeão Paranaense da 3ª Divisão

2001 - Roma Barueri (SP) - Campeão Copa São Paulo de Juniores

2000 - Roma Barueri (SP) - Vice-Campeão Paulista de Juniores

1999 - Ceará S.C (CE) - Tetra-Campeão Cearense

1998 - Itapipoca E.C (CE) - Campeão Cearense da 2ª Divisão

1997 - Ceará S.C (CE) - Campeão Cearense da 1ª Divisão

1996 - Itapipoca E.C (CE) - Vice-Campeão Cearense do 1º Turno

paraibaonline

Homem é executado dentro de casa por motoqueiros enquanto assistia TV

Alexandre Ferreira da Silva, 34 anos, que residia à Rua Miguel de Araújo, 65, Bairro Boa Vista, município de São Mamede, foi morto a tiros de arma de fogo, provavelmente um revólver, na noite de ontem, segunda-feira, enquanto assistia TV com sua esposa. O crime foi cometido por volta das 20h por dois homens que chegaram em uma moto Honda Twister preta, sem placa.
Alexandre estava deitado no chão da sala assistindo televisão. Sua esposa também estava na sala, enquanto os quatro filhos do casal brincavam em frente de casa. De repente a dupla parou a moto, o carona desceu e sem tirar o capacete efetuou disparos contra a vítima, que foi atingido por seis projéteis. Após praticar o crime fugiram em sentido ao município de Ipueira-RN.
A delegada Flávia Ferraz abriu inquérito para apurar o caso. Alexandre, segundo informações da Polícia, há dois anos foi vítima de tentativa de homicídio, quando foi atingido por três disparos de arma de fogo, mas sobreviveu. Ele havia cumprido pena em Patos por homicídio e porte ilegal de arma.

Estudo liga uso de maconha a câncer de testículo


O uso frequente ou em longo prazo de maconha pode dobrar os riscos de um usuário desenvolver câncer de testículo, segundo um estudo do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos.
O estudo, publicado na revista especializada Cancer entrevistou 369 pacientes de câncer de testículo e concluiu que o uso frequente da droga dobrava o risco de desenvolver a doença em comparação com os homens que nunca fumaram maconha.
Os resultados sugerem ainda que a maconha pode estar associada à forma mais agressiva deste câncer. Esse é o primeiro estudo a analisar, especificamente, a relação entre o uso de maconha e câncer de testículo.
O câncer de testículo corresponde a 5% dos casos de tumores malignos entre os homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer, e afeta entre 3 a 5 indivíduos a cada 100 mil.
Ele é mais comum entre homens com idades entre 15 e 50 anos e tem alto índice de cura, principalmente se for diagnosticado no estágio inicial. A incidência na Europa e na América do Norte é bem mais alta do que em outras regiões do mundo, e vêm aumentando sem nenhuma razão aparente.
Os fatores conhecidos da doença incluem ferimentos nos testículos, histórico familiar, ou a criptorquidia (testículo que não desce para a bolsa escrotal durante a infância).
No estudo, foram entrevistados 369 homens, com idade entre 18 e 44 anos, que haviam sido diagnosticados com câncer de testículo. Eles responderam perguntas sobre seus hábitos de fumar maconha. Suas respostas foram comparadas às de cerca mil homens, aparentemente saudáveis.
Mesmo depois de ajustar os números levando em consideração outros fatores, o uso da maconha permaneceu como um claro fator de risco para o câncer de testículo. O estudo indicou que fumar maconha aumenta em 70% o risco e que fumar maconha com frequência ou fumar desde a adolescência aumenta o risco em 100% em comparação com os que nunca fumaram.

BBC
ilustração:www.urovix.com.br

Cássio oferece 20%, delegados recusam e decidem, em assembléia improvisada na praça, retomar greve


A reunião entre o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e os delegados terminou na noite de ontem e não teve final como esperado. Os delegados não aceitaram a proposta do governo de antecipar um reajuste de 20% para 2009 que seria dado apenas no ano que vem. A categoria realizou uma assembléia na Praça dos Três Poderes e decidiu retomar o movimento grevista.
O reajuste oferecido pelo governo valeria já para este ano e seria divido em quatro parcelas. Pela proposta, os salários dos delegados sofreriam reajustes de 5% nos meses de abril, junho, setembro e dezembro, totalizado 20% de aumento.
Os delegados que estavam fora da reunião esperando seus representantes, disseram que a proposta do governo era boa dentro da reivindicação da categoria, porém ao deixarem o encontro, os delegados que participaram do encontro disseram que recusaram o reajuste. Para eles, a proposta não representa um aumento já que estava prevista para o próximo ano.
A principal reivindicação dos delegados é a isonomia com os procuradores, que o governador já disse ser inviável.
wscom

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Programa leva sementes a 25 mil agricultores paraibanos


Os agricultores paraibanos estão plantando desde a primeira semana de fevereiro o feijão e o milho distribuídos pelo programa de sementes patrocinado pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Dos 26.520 agricultores beneficiados no Estado, 25.479 já estão com as sementes em mãos. Estão sendo distribuídas 132 toneladas de feijão e 265 toneladas de milho. Cada agricultor está recebendo 5 quilos de feijão e 10 quilos de milho.
No território paraibano que forma o território da Zona da Mata Sul, aproximadamente 100 por cento dos agricultores que trabalham ali já estão com as sementes, correspondendo a 811 agricultores familiares atendidos com 12.165 de sementes de milho e de feijão. No território do Cariri Oriental, o Programa preparou 24 municípios para a distribuição de sementes, contemplando assim 12.455 agricultores. Mais cinco municípios também receberão as sementes nos próximos dias, o que irá atender a outros 2.059 agricultores.
A próxima etapa do programa irá beneficiar os agricultores do território da Borborema, quando serão atendidos 3.785 agricultores que receberão 56.775 quilos de sementes, finalizando, assim, a entrega de sementes no Estado da Paraíba. O Programa de Sementes, segundo o presidente da Emater-PB, Nivaldo Magalhães, é executado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
Segundo o coordenador do Programa de Sementes da SAF/MDA, João Marcelo Intini, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Embrapa já cumpriram o prazo de produção e entrega das sementes, segundo o calendário agrícola de cada Estado. Ele explicou que ficou sob a responsabilidade dos Estados e dos municípios a retirada das sementes nas unidades locais da Embrapa, além de sua distribuição com os agricultores contemplados.
Ele ressaltou ainda que o programa é voltado exclusivamente para os agricultores familiares que participam do Garantia-Safra, seguro de produção que beneficia os agricultores do Semiárido brasileiro em caso de perda comprovada de mais da metade da safra agrícola, no caso de seca ou de excesso de chuvas, que atinjam a produção de Alimentos na área.
Programação para 2009
Segundo o MDA, mais de 180 famílias de agricultores de seis Estados brasileiros serão beneficiadas com o programa de sementes, que vai distribuir cerca de 2.700 toneladas de milho e de feijão durante o ano de 2009. Já foram entregues sementes em Minas Gerais, Paraíba e Piauí. Os Estados do Ceará e Alagoas serão os próximos a receber sementes. Para o cumprimento do programa nos cinco Estados deverão ser gastos recursos da ordem de 11,5 milhões de reais, sendo 9,5 milhos do MDA e milhões da Embrapa.
As autoridades federais informaram que 2009 é o terceiro ano de existência do Programa de Sementes. No primeiro ano, em 2006, foram distribuídas sementes com 40 mil famílias do Semiárido. Em 2007, o número aumentou para 92 mil famílias. A estratégia de distribuição de sementes é apenas uma das ações do Programa voltado para a agricultura familiar no Nordeste. A ação tem a finalidade de agir em caráter emergencial, distribuindo sementes para socorrer agricultores inscritos no Garantia-Safra.

Secom-PB
foto:funverde.wordpress.com

Município de Santa Terezinha deve R$ 2 milhões ao INSS


O município de Santa Terezinha, de pouco mais de 4.500 habitantes, localizado a 19 quilômetros de Patos, possui uma dívida de R$ 2 milhões com o INSS, segundo informou ao Garimpando Palavras o prefeito Davi Cordeiro. Ele explicou que a dívida é oriunda de 20 anos de não recolhimento do seguro previdenciário de funcionários municipais pelos gestores anteriores.
foto:garimpandopalavras

Governo aumenta prazo para municípios pagarem dívida


O governo dará um prazo de 240 meses para que os prefeitos possam repactuar as dívidas de seus municípios com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A medida foi anunciada hoje, segunda 9, pelo ministro das Relações Institucionais, José Múcio (foto), que coordena a organização de um grande encontro entre prefeitos e o governo que acontecerá nesta terça-feira, 10, e depois de amanhã (11), em Brasília.
Atualmente, a dívida de municípios com o INSS só pode ser refinanciada em 60 meses. Essa é a terceira vez que o governo amplia o prazo para os governos municipais quitarem o débito com a Previdência.
A dívida chega hoje a R$ 14 bilhões. Em 2005, de acordo com o governo, apenas 300 municípios aderiram a uma repactuação anunciada na época, também de 240 meses.
De acordo com o ministro, o governo espera com essa medida ter os prefeitos como parceiros e não punir os novos gestores que encontraram as prefeituras endividadas.

Agência Brasil

foto:eliomardelima.zip.net

Prefeitura faz pacto para desenvolver educação


A Prefeitura Municipal de Quixaba priorizou a educação como seu maior desafio ao longo dos próximos quatro anos. Modernizar a pedagogia, com atualizações constantes para todos que fazem parte da esfera escolar foi uma das primeiras iniciativas adotadas pela administração Julio Cezar, com a oferta de treinamentos para docentes, merendeiras e demais servidores. Para ele isso é apenas o início de um projeto para o desenvolvimento da educação local, que visa qualidade de ensino, satisfação dos servidores, inclusão, inclusive digital, e preparação do aluno para enfrentar o mercado de trabalho. “Nossa meta primordial é não deixar ninguém em idade escolar fora da sala de aula”, adiantou Cezar.
Uma das ações voltadas para uma nova fase da educação do Município foi a capacitação realizada semana passada no Patos Water Play por empresa de consultoria, destinada a todos os professores, abordando temas como ética profissional, novas tecnologias e motivação. “Esse encontro representa uma oportunidade para que eu conheça melhor a equipe com a qual trabalho, no sentido que sempre preciso apoiar a minha função no compromisso de todo o grupo para que haja assim um resultado satisfatório de meu desempenho em sala de aula, onde vou compartilhar conhecimento”, afirmou a professora Valmira Lopes, uma das participantes da capacitação.
A inclusão digital é outra ação tida como essencial no projeto proposto para Quixaba. Só para se ter uma idéia, no município de mais de dois mil habitantes existem apenas dos microcomputadores. O prefeito da localidade explicou que vai lutar para que o Município receba com urgência telecentros, que serão essenciais na formação das crianças e jovens. Toda a parte administrativa deverá ser modernizada, o que possibilitará oferta de melhores serviços à população.
Até meados do próximo mês (março) a creche Tudinha Pereira, que não vinha cumprindo seu papel no atendimento às crianças da localidade, deverá ser reinaugurada. Ela passa por uma reforma geral em toda sua infra-estrutura, seja parte elétrica, hidráulica, revestimento, piso e teto, com a troca da cobertura. A Prefeitura também fará compra de novos equipamentos. “A creche, onde antes funcionava uma turma do Ensino Fundamental, terá como clientela as crianças da educação infantil, permitindo assim que suas genitoras possam desenvolver alguma atividade enquanto seus filhos recebem atenção educacional”, explicou César.
O prefeito de Quixaba informou que o processo de desenvolvimento local não poderá ser de maneira acelerada em decorrência dos parcos recursos e pelo Município ainda se encontrar inadimplente com a União. Ele recebeu uma herança de 11 inadimplências, seis delas já quitadas.
Da Assessoria de Imprensa

Arquivo do blog