Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 10 de outubro de 2015

Com gol no fim da prorrogação, Brasil conquista ouro no futebol feminino militar

Com um gol no último minuto da prorrogação, o Brasil venceu a França por 2 a 1 e conquistou neste sábado (10), penúltimo dia dos 6º Jogos Mundiais Militares, disputados na Coreia do Sul, o bicampeonato de futebol feminino. O gol decisivo foi marcado pela atacante Bárbara Chagas, no último lance da partida.
O jogo começou com o time brasileiro partindo para o ataque e com maior domínio de bola. Mas, em uma bobeada da defesa, a seleção francesa abriu o placar com Lea Garrec. O empate veio ainda no primeiro tempo com a atacante Daniele Batista.
Na etapa complementar, o jogo seguiu equilibrado, com poucas chances de gols.
A partida continuou equilibrada na prorrogação até que, no lance final, a atacante Bárbara acertou um chute forte, definindo o placar e a vitória brasileira. “Estou muito emocionada. Nosso grupo estava muito unido desde a saída do Brasil. Viemos com a meta de ser campeãs,” disse Bárbara Chagas após o jogo.

Agência Brasil

Concha Acústica Nilson Batista receberá o espetáculo A Formiga Fofoqueira, nesta segunda-feira, 12



Dentro da programação do aniversário da cidade e em comemoração ao Dia das Crianças, acontece nesta segunda-feira, 12 de outubro, a partir das 19 horas, na Concha Acústica, a Peça Teatral Infantil ‘A Formiga Fofoqueira’ da companhia teatral Hora Mágica, da cidade de João Pessoa.

O secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Wandecy Medeiros, destacou a grandiosa programação alusiva aos 112 anos, como também a vinda de uma atração infantil para a comemoração do dia 12. “Será um evento voltado para toda família. É uma satisfação poder receber na Concha esta peça, na qual já tive a oportunidade de atuar,” revelou.

A Peça

O espetáculo A Formiga Fofoqueira, conta a história de Carolina uma formiga que anda devorando o pomar do Sr. Confusolino. Para não ser descoberta, promove uma verdadeira confusão, colocando o Sr. Confusolino contra seus melhores amigos.

Ele tem como seus dois grandes amigos: o Espantalho, que foi feito com tanto amor e carinho que acabou criando vida própria. E a Dona Alface, que, graças à magia de um orvalho dourado que cai do céu a cada cem anos, ganhou o dom de falar, ouvir e interagir com as pessoas.

A grande confusão começa quando a Alface amanhece com suas folhas cheias de mordidas e dentadas. Eis o mistério, que será desvendado junto com as crianças. Quem será que está atacando as verduras e frutas da horta de Sr. Confusolino?

Como mentira tem pernas curtas, ela é desmascarada e julgada em júri popular, momento em que as crianças são convidadas a participarem como jurados.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Presidente da Câmara de Patos e Amigas Viva a Vida participam de audiência na Assembleia Legislativa



A presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), representando a Casa Juvenal Lúcio de Sousa, juntamente com Gerúsia Delfino, representando o Grupo Amigas Viva a Vida, participaram na tarde da quarta-feira (07), de uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa da Paraíba, que teve como objetivo discutir sobre ações e combate ao câncer de mama na Paraíba.

Nadir Rodrigues Guedes, que durante a Sessão Ordinária da última quinta-feira, levantou em seu pronunciamento a questão da necessidade de que se faça um debate sobre os exames que auxiliam junto ao diagnóstico do câncer, também falou do tema quando de sua fala na Tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba.

A presidente da Câmara aproveitou o momento para convidar os deputados a se fazerem presentes a Audiência Pública que será realizada na Câmara Municipal de Patos, no dia 30 de outubro e pediu o apoio de todos na luta para que seja reduzido o tempo de espera pelo resultado do exame histopatológico.

“Precisamos lutar pela redução do tempo de espera pelos resultados de um exame histopatológico, que hoje tem um tempo de espera de seis meses. Espera esta, que pode ser decisiva para uma paciente com câncer de mama”, alertou a vereadora.

A audiência, que marcou a abertura da campanha “Outubro Rosa 2015”, foi uma propositura da Mesa Diretora da Assembleia, que teve a participação do presidente da Casa Epitácio Pessoa, Adriano Galdino, da presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), Eliane Galdino e dos deputados Estela Bezerra, o deputado Charles Camaraense, Antônio Mineral, João Gonçalves, Camila Toscano, Ricardo Barbosa, Renato Gadelha, Janduhy Carneiro, Buba Germano e Olenka Maranhão.

OUTUBRO ROSA NA CÂMARA – Na Câmara Municipal de Patos a campanha “Outubro Rosa 2015”, foi aberta, oficialmente, na manhã da última terça-feira (06), com o hasteamento da Bandeira Rosa e Azul, que além de chamar a atenção para o “Outubro Rosa”, já deixa o convite para o “Novembro Azul”, campanha que visa ampliar o atendimento ao homem e chamar a atenção para campanha de prevenção ao câncer de próstata.

A bandeira foi hasteada por uma aluna da Escola Agape, que juntamente com outros alunos da escola distribuíram lenços rosas entre as servidoras da Casa e o laço rosa, que também símbolo da campanha, entre todos os presentes.

A programação da campanha “Outubro Rosa 2015”, tanto na Câmara, como na cidade de Patos, será encerrada no dia 30 de outubro, com a realização do plantio de um Ipê Rosa, no pátio da Câmara, café da manhã, ações educativas voltadas para as servidoras e a realização de uma Audiência Pública que apresentará um balanço das ações desenvolvidas e debaterá sobre a questão dos exames.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Paciente completa um ano de internação na UTI do Hospital Regional de Patos



A internação hospitalar causa intenso sofrimento, não apenas no paciente, mas à sua família, amigos, ainda mais se for prolongada, sem previsão de alta. Um jovem de 26 anos vem recebendo tratamento intensivo no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro há um ano, completado ontem, quarta-feira 7.

Natural do município de Igaraci-Pb, o jovem, de família humilde, pais aposentados, tem em seu histórico problemas de sequelas neurológicas, que que podem comprometer o funcionamento de várias funções no organismo, a exemplo da respiração, os músculos não conseguem realizar tal atividade. Ele foi trazido pelo SAMU de Piancó ano passado, com um quadro de pneumonia aspirativa, entrada de substâncias, tipo alimento para os pulmões, e já entubado, pois não conseguia respirar naturalmente. Antes de chegar ao HRP teve parada cardíaca e foi reanimado.

Ele permaneceu por oito dias na área Vermelha do Regional até conseguir vaga na UTI, onde permanece até os dias atuais. De lá pra cá a equipe de UTI vem seguindo todos os protocolos. O jovem, após alguns dias de internação, passou por uma traqueostomia, procedimento corriqueiro e indicado para pacientes graves que precisam de ajuda de ventilação mecânica, ou seja, passou a respirar com ajuda de aparelhos.

A equipe da UTI tentou várias vezes a retirada da ventilação mecânica, seguindo as normas técnicas, conseguindo com que ele ficasse no máximo cinco dias respirando sem aparelhos, uma tentativa de fortalecer a musculatura da caixa torácica para que ele voltasse a respirar normalmente, mas cinco dias depois tiveram que recolocar o ventilador.  Jocivânia dos Santos Soares, enfermeira da UTI, bem como o médico Paulo Atahyde, dizem que o quadro clínico do jovem é irreversível e que se houvesse um equipamento e pessoas habilitadas, o paciente poderia ser tratado em casa, perto de seus familiares, que são carentes financeiramente e não conseguem bancar custos com transporte diariamente para visitá-lo. 


Festival Cinema com Farinha divulga programação

Com o propósito de movimentar o cenário cultural do sertão paraibano, acontecerá, pela nona vez, na próxima semana, mais uma edição do Festival Cinema com Farinha. O evento promete transformar a rotina da próxima semana na cidade de Patos-PB, com uma avalanche de filmes de vários estados e países.

São 60 filmes. A programação contempla mostras competitivas, mostras de longas, mostra infantil, mostra internacional e lançamentos. Segundo a organização do evento, o 9° Festival Cinema com Farinha terá uma programação principal, que acontece na Praça Getúlio Vargas de 15 a 17 de outubro, e outra programação paralela, nos dias 12 de outubro (Mostra Especial Dia das Crianças) e 14 de outubro (Mostra Internacional para Universitários).

Como nas outras edições, toda a programação do festival é acessível ao público, pois é gratuita e apresenta inúmeras histórias reais ou ficcionais. “Queremos surpreender e satisfazer aqueles que veem no cinema uma forma de deixar a vida mais emocionante. Esperemos proporcionar aos expectadores do festival inesquecíveis momentos de lazer e cultura”, ressaltou o diretor do festival, Deleon Souto.

A programação completa está disponível no site do festival: www.cinemacomfarinha.com

Romildo de Sousa retorna à presidência do Instituto Histórico e Geográfico de Patos, após 18 anos


Em reunião ordinária realizada na tarde dessa quarta-feira (07), o Instituto Histórico e Geográfico de Patos (IGHPatos), escolheu como novo presidente o escritor, José Romildo de Sousa, e como vice-presidente, Clair Leitão, para o biênio 2016-2017.

Romildo de Sousa, que foi o primeiro presidente da instituição no biênio 1997-1998, estará no próximo dia 24 de outubro, quando o Instituto Histórico e Geográfico comemora 18 anos de fundação, lançando o seu plano de governo e os novos componentes da diretora e as comissões temáticas.

Segundo o presidente eleito, nesta nova gestão estará cultivando as ações e atividades que fizeram da “Morada do Sol” a terceira cidade do Estado da Paraíba. “Nessa nova gestão nós vamos cultivar as coisas boas da nossa cidade, e ai realizar àquelas ações e atividades inerentes da nossa historiografia”, concluiu Romildo.

O IGHPatos vem ao longo dos anos registrando a evolução histórica de Patos (PB), através de palestras, debates, revistas e exposições junto a sociedade local e alunos da rede pública e privada.

Airton Alves

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

UFCG e IFPB encerram greves e retomam atividades na próxima terça-feira


Servidores e técnicos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) também decidiram encerrar a greve e voltar às atividades na terça-feira (13). A UFCG segue o que já vem sendo adotado pelas outras instituições federais. O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) também encerrou a paralisação.

Nesta quinta, os professores da UFCG fazem assembleia para votar a proposta de reajuste do governo federal, de 10,8%, divididos em duas partes, com início em agosto de 2016 e conclusão em janeiro de 2017. Apesar disso, o Sindicato dos Professores da UFCG (Adufcg) informou que a orientação é acabar com a greve.

Já os servidores técnicos confirmaram que voltam às atividades na próxima semana, conforme acordo de Reposição das atividades paralisadas firmado entre o governo federal e a Federação de Sindicatos de Trabalhadores. Técnico-Administrativos em Instituições de. Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra-Sindical).

A greve da UFCG começou em 25 de junho deste ano e deixou 17 mil alunos sem aulas por mais de três meses.

portalcorreio

Conselho Estadual de Cultura debate implementação do Plano Estadual de Cultura



A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza nesta quinta-feira (8) uma reunião do Conselho Estadual de Políticas Culturais (Consecult), a partir das 8h, na sala 1 do Espaço Cultural. Além de apresentar as diretrizes do Plano Plurianual (PPA), serão pontuadas as deliberações do I Encontro Nacional de Conselhos de Cultura, ocorrido em Campina Grande, e as propostas para execução do Plano Estadual de Cultura que define as metas da gestão públicas nos próximos 20 anos. 

Participam desta reunião representantes dos diferentes segmentos culturais que irão contribuir, através de proposições para a construção do Plano Estadual de Cultura, ações e metas para os próximos 10 anos. Além de envolver diversos segmentos culturais do estado, ainda se fazem presentes representantes das vinculadas da Secretaria de Cultura tais quais Funesc, Iphaep, Fundação Ernani Sátiro (Funes) e Fundação Casa de José Américo (FCJA).

Outro assunto desta reunião será o I Encontro Nacional de Conselhos de Cultura, realizado em Campina Grande, que aglutinou a plenária regional do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Cultura e contou com participação de representantes dos Conselhos Estaduais de Cultura do Nordeste. Além de sistematizar as ações de atuação integradas com o intuito de potencializar a execução das diretrizes apresentadas, o evento ainda realizou a assembleia de criação da Rede de Conselhos Municipais de Cultura da Paraíba já divulgando 78 assinaturas de apoio pautando, assim, a democratização da gestão de cultura através de conselhos participativos de empoderamento social. 

O secretário de Cultura, Lau Siqueira, avalia a atividade do Consecult como um ótimo espaço para a construção e fortalecimento das políticas culturais, pela diversidade de representações presentes e pelo rico debate que se estabelece. “É muito importante debater a Política Cultural com a sociedade através das reuniões do Conselho. Realizamos o I Encontro Nacional, com participação de diversos segmentos organizados, e, agora, partimos para a implementação do Plano Estadual de Cultura, que culmina no processo colaborativo, democrático e participativo”, concluiu.

secom

Aniversário de Patos será marcado por grandes inaugurações e programação cultural


A Prefeita de Patos Francisca Motta divulgou na manhã desta quarta-feira, 7 de Outubro, a programação administrativa e comemorativa, em alusão aos 112 anos de elevação de Patos à categoria da cidade. O anúncio aconteceu no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, às 9h, durante entrevista coletiva concedida a imprensa.

Durante seu discurso a Prefeita lembrou o empenho da gestão municipal na execução de obras em todos os bairros da cidade e ressaltou as obras que serão entregues durante a programação de aniversário de 112 anos. “Estamos mostrando tudo que já foi feito e entregue pelo nosso governo durante todo o ano, quando temos um calendário de inaugurações de obras constante. É claro, que para o aniversário de Patos preparamos uma programação especial, com investimentos na ordem de R$ 3 milhões de reais, pautada nas necessidades da população, pedidos e sonhos antigos dos bairros”, disse Francisca Motta.

Entre as obras que foram anunciadas a Prefeita destacou a inauguração de duas praças, uma localizada no bairro Bivar Olinto com 500 metros de extensão, estrutura para caminhada, duas quadras esportivas, academias de saúde, iluminação LED e parques infantis; e outra praça no bairro Jatobá, que também contará com a instalação de equipamentos para prática de atividades físicas e recreativas para crianças. O bairro também ganhará uma nova Unidade Básica de Saúde. Além dos novos espaços, a Prefeita Francisca Motta fará a inauguração de 11 mil metros quadrados de pavimentação nos bairros José Mariz e Santa Clara. A gestão também fará uma grande inauguração da total climatização das salas de aula da Rede Municipal de Ensino, são 250 salas de aulas climatizadas.

“Temos mantido um trabalho constante por toda cidade. Além das obras, vamos entregar notebooks para os alunos e lousas digitais para as escolas, algo inédito para nossa realidade. O trabalho não para e vamos continuar empenhados para que Patos siga no caminho do crescimento. O povo espera isso e merece, portanto, seguiremos firmes realizando nosso trabalho e, principalmente, com a responsabilidade de corresponder com aquilo que assumimos”, ressaltou Francisca Motta.

Epitácio Germano

Criação do Bairro Novo Horizonte será oficializada pela Câmara de Patos



Foi realizada a leitura durante a Sessão Ordinária realizada na noite desta terça-feira, dia 06 de outubro, do Projeto de Lei 074/2015, de autoria de todos os parlamentares que compõem a Casa Juvenal Lúcio de Sousa, que denomina e cria, de forma oficial, o Bairro Novo Horizonte, em uma área urbana localizada na Zona Norte da cidade de Patos.

O Projeto de Lei, que foi encaminhado para a Sala das Comissões, é fruto do trabalho que vem sendo realizado pela Comissão de Avaliação e Nomeação de Ruas, formada por servidores da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, servidores da Prefeitura de Patos e vereadores da Casa, desde o mês de julho do ano em curso.

A presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Patos, vereadora Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), falando em nome da Comissão e de todos os parlamentares, disse que o PL apresentado tem o intuito de oficializar aquela que já era a vontade dos moradores da localidade, bem como, de estabelecer a delimitação da área compreendida pelo bairro, com todas as ruas denominadas, para que este possa ser encaminhado aos Correios.

“Dentro de um cronograma de trabalho estabelecido pela Comissão de Avaliação e Nomeação de Ruas, instalada nesta Casa desde o mês de julho e que vem denominando as ruas de nosso município, foi identificado que o Bairro Novo Horizonte, assim como outros bairros de Patos, que ainda não existem de forma oficial, então, nós apresentamos o Projeto de Lei criando oficialmente o bairro Novo Horizonte e delimitando toda sua área de abrangência. Fizemos visitas ‘in loco’, ao bairro, onde identificamos problemas como ruas que se encontram com dois CEP’s, dois nomes e também ruas que não tem nome, e, a Câmara irá se reunir com a Associação de Moradores e a comunidade para discutir todos esses pontos”, complementou.

Nadir Rodrigues ainda explicou que este trabalho é feito de forma coordenada, principalmente no que diz respeito as ligações entre os bairros, mas que, a prioridade será dos bairros e das ruas sem denominação.

“A Câmara Municipal não tem o intuito de mudar nada. Queremos apenas dar continuidade ao trabalho de organização que vem sendo realizado juntamente com a Prefeitura de Patos, com o apoio da prefeita Francisca Motta. Já fizemos reunião com a comunidade do Loteamento Bairro dos Estados e estamos trabalhando outras áreas, mas, é importante que a população saiba que este trabalho segue uma ordem, pois os bairros são ligados entre si, e o trabalho realizado pela equipe que forma a Comissão é que determina essa ordem, não são os vereadores, mas sim o trabalho da comissão, que tem seu ritmo de trabalho, mas que também tem como prioridade, o atendimento as áreas que se encontram sem denominação e que precisam destes dados para serem encaminhados aos Correios”, concluiu a presidente.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Serviço de Inspeção Municipal ampliará fiscalização em produtos de origem animal



Uma reunião na sede da secretaria de Agricultura de Patos definiu na última segunda-feira, 5 de outubro, a ampliação do trabalho de fiscalização em produtos de origem animal comercializados no município, bem como, a promoção de capacitações em orientação aos produtores no processo de fabricação e armazenamento.. O objetivo do trabalho é garantir a qualidade dos produtos comercializados.

A coordenadora do Serviço de Inspeção Municipal (Sim), Cláudia Morgada, explicou como será realizado o trabalho e ressaltou a importância do acompanhamento dos produtos produzidos no município. “Foi uma reunião proveitosa e a partir do planejamento definido vamos iniciar o trabalho de orientação e fiscalização dos produtos fabricados e comercializados na cidade”, disse.

Além do acompanhamento dos produtos em seus locais de produção, o Sim fará visitas constantes no Mercado da Carne Juvino Lilioso. “A equipe fará visita também nos estabelecimentos comerciais, a exemplo do mercado e além do trabalho de fiscalização, o Sim vai propor a realização de capacitações e cursos para os empreendedores”, concluiu Cláudia Morgana.

Para o secretário de Agricultura, Sebastião dos Santos, o serviço de inspeção fortalece a qualidade dos produtos com finalidade comercial. “São ações importantes, uma vez que além de orientar o produtor sobre as adequações em relação à legislação, certifica a qualidade da produção para o consumidor”, comentou.

O Serviço de Inspeção Municipal é uma regulamentação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), sob aLei Federal no 7.889/1989, que visa à prévia inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal. O coordenador de Vigilância Sanitária, Petrônio Gouveia, também participou da reunião e destacou a função de monitoramento do serviço. “A higienização do produto é fundamental para o sucesso comercial e a função do Sim é exatamente acompanhar esse processo”, ressaltou.   

Curso oferece qualificação para gestores da região de Patos

 
Davi Nunes, apoio institucional
Tem início no próximo dia 7 de outubro o primeiro encontro, presencial, do Curso de Qualificação dos Gestores do SUS na Paraíba, com a turma de Patos, sob responsabilidade do CEFOR – Centro Formador de Recursos Humanos da PB e Aggeu Magalhães/ Fiocruz Pernambuco.   Segundo Davi Nunes, do apoio institucional do Estado, junto ao apoio matricial da 6ª Gerência de Saúde, essa qualificação é importante para o processo de regionalização na Macrorregião de Patos, e mais ainda pela oportunidade de construir os espaços para tomadas de decisões com maior participação dos gestores.

O curso terá duração de 185 horas, com 80% aulas presenciais e 20% feito em uma plataforma online validada pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fiocruz e Cefor. Davi diz que a função principal do apoio institucional será junto aos Cies (Centro de Integração de Educação e Saúde) e CIR (Comissão Intergestores Regional) e Grupos Condutores de Redes Prioritárias de Saúde nas discussões que possam acontecer na Gerência, dentro desse processo de desenvolvimento da região.

Com o apoio institucional e a formação desses alunos que atuam na gestão de saúde, a exemplo secretários municipais, pretendem-se empoderar a gestão 24 municípios que compõem a 6ª Gerência de Saúde, redes como a Cegonha, a psicossocial, através dos CAPS, a urgência e emergência, doenças crônicas, atendimento às pessoas com deficiências, dentre outras.

“A grande preocupação hoje é que a gente consiga fortalecer a gestão, a Comissão Intergestores Regional (CIR) para um processo para a tomada de decisão, que venha discutir o formato, e principalmente a capacidade instalada desses serviços que existem na nossa regional. Num futuro teremos que tomar as decisões em relação a todos esses serviços que acontecem na região”, comenta Davi, acrescentando que hoje todos os processos de saúde estão funcionando, a Gerência dando todo apoio para a continuidade que é fundamental para o fortalecimento da saúde, processo de gestão e qualificação permanente e para a tomada decisão de gestão da região.

O curso discutirá 05 temas são eles: Fundamentos do Sistema Único de Saúde, Gestão da Saúde, As Vigilâncias do campo da saúde: aportes e implicações para a gestão de sistemas e serviços de saúde, Promoção da Saúde e desenvolvimento social e as funções gestoras como tema transversal, toda temática inerentes à política de desenvolvimento institucional da Secretaria Estadual de Saúde (SES), com objetivo de melhorar cada vez mais os serviços oferecidos aos usuários do SUS.




segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana participa de debate e caminhada que lembram morte de louceira


A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, participa nesta terça-feira (6), em Santa Luzia, de debate e caminhada lembrando os dois anos da morte de Maria do Céu Ferreira da Silva, 43 anos, louceira, presidente da Associação das Louceiras Negras da Serra do Talhado e liderança da comunidade quilombola da Serra do Talhado Urbano. 

Maria do Céu faleceu no dia 6 de outubro, no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, em decorrência das graves queimaduras sofridas por um atentado cometido pelo seu marido. Ela deixou 4 filhos, sendo um maior de 22 anos e três menores de idade, com 10, 12 e 14 anos. Sua filha adolescente também sofreu queimaduras na tentativa de salvar a mãe.

 A mobilização realizada pela Associação de Louceiras Negras do Quilombo do Talhado é para sensibilizar a Justiça para marcar o julgamento do agressor. Após 2 anos do crime, o caso ainda não foi julgado. Durante a manhã, na escola Padre Jerônimo, a secretária Gilberta Soares fará palestra sobre Políticas Públicas; e Janaina Santos, gerente de Comunidades Tradicionais, da Semdh, fará palestra sobre a Trajetória, Histórica e Cultural do Quilombo. Durante a tarde, acontecerá a caminhada pelas ruas da cidade. 

“A Semdh está acompanhando o caso desde o ocorrido junto a sua família e ao Centro de Referência da Mulher de Santa Luzia. Renovamos nosso compromisso com políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher e o fortalecimento da Rede de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência contra as Mulheres”, disse Gilberta Soares.  

A morte de Maria do Céu foi mais um grave caso de violência doméstica contra mulheres na Paraíba. O agressor, inconformado com a separação, ateou fogo no corpo de Maria do Céu e no seu próprio corpo, assim como na casa, que foi totalmente destruída. “Maria do Céu era uma liderança valorosa, uma mulher generosa, grande de alma, mente e coração. Não media esforços para defender o povo quilombola e as mulheres negras e lutar por melhorias para a sua comunidade. Ela era uma mulher de coragem que usava a sua voz com empoderamento, fazendo falas públicas com habilidade”, disse Gilberta Soares.

secom

HRP mantém média de 10 atendimentos diários de vítimas de acidentes com moto



O Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro vem mantendo a média de 10 atendimentos diários de vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. Em setembro deram entrada na urgência do HRP 299 pessoas. Eles chegam com fortes dores, alguns com risco de perda de membros, com sangramentos, hemorragias, fraturas e traumatismos de diversos municípios, 94 em setembro, do interior paraibano, de PE e RN.

Num geral foram realizados pelo Regional mês passado 6.151 atendimentos, desde a vítimas do trânsito, feridos à bala (11), esfaqueados (19), de quedas (485), consultas clínicas (2.294), tentativa de suicídio (4), acidentes de trabalho (68), acidente com animal raivoso (68), agressão física (27), dentre muitos outros procedimentos.

O número de pacientes que precisaram de internação chegou a 621. Desse total, 52 leitos foram ocupados por vítimas da violência no trânsito. A grande maioria dessas são jovens. Imprudência, como desrespeito aos limites de velocidade, ultrapassagem indevida, embriaguez, são apontadas como principais causas que vêm causando tanta ocupação hospitalar e prejuízo para os cofres públicos.

A grande demanda de consultas atendidas pelo Regional de Patos, algo que deveria ser feito pela atenção básica, que na maioria dos municípios não consegue assistir a população, pode cair drasticamente a partir da fixação dos residentes médicos, graças ao convênio assinado recentemente pelo Governo do Estado, município, FIP – Faculdades Integradas de Patos, UFCG, sob tutela do Ministério da Educação. O médico residente (pós-graduação) terá carga semanal mínima de 40 horas, um serviço à disposição da população que tanto clama pela presença desse profissional em suas unidades de saúde.


Apesar de todo esse fluxo de pacientes ao HRP, referência em média e alta complexidade, praticamente foi zerada a fila de cirurgias, o que deixa o bloco sempre preparado para receber aquelas mais urgentes. Apenas os casos extremamente impossíveis de se resolver em Patos são transferidos para outros centros, a exemplo de Campina Grande e João Pessoa. Até cirurgia cardíaca já aconteceu no Regional Janduhy Carneiro, algo animador nesse processo de ampliação de atendimentos mais complexos pelo SUS. 

domingo, 4 de outubro de 2015

Brasil bate a Argentina na final e é campeão sul-americano pela 30ª vez

A Argentina é sempre um adversário difícil de ser batido, mesmo com sua equipe B e principalmente jogando sem nenhum tipo de pressão sobre os ombros. Mas o alerta de Bernardinho na véspera da decisão, ainda na quadra do ginásio do Sesi, após a tranquila vitória sobre a Colômbia, na semifinal, funcionou direitinho. Ligados do início ao fim do jogo, os jogadores da seleção brasileira seguiram à risca as orientações do treinador, cometeram poucos erros e sequer deram aos hermanos a chance de usarem a tática preferida dele: a provocação. Em um confronto limpo e diante do maior público registrado na competição, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho venceu por 3 a 0, parciais de 25/16, 25/19 e 25/16, e conquistou pela 30ª vez o Campeonato Sul-Americano, mantendo sua hegemonia no continente.

Na decisão do terceiro e quarto lugares, a Colômbia levou a melhor sobre os venezuelanos e completou o pódio do Sul-Americano. No confronto disputado no ginásio da Federação Alagoana de Voleibol (FAV), os colombianos fizeram 3 a 0, parciais de 25/21, 27/25 e 25/21.
- Enquanto tiver amor por esse esporte, vou continuar jogando. Muitos falam que estou velho, mas enquanto estiver jogando em alto nível vou continuar jogando. Estamos encerrando uma temporada em que não obtivemos o resultado que esperávamos na Liga Mundial. Mas fizemos bons amistosos e um bom Campeonato Sul-Americano - disse o líbero Serginho, eleito o melhor jogador do campeonato.
Além do MVP Serginho, o Brasil ainda apareceu em três outras premiações individuais. Bruninho foi escolhido o melhor levantador, Evandro, o melhor oposto e Isac o melhor central da competição. Os argentinos Rodrigo Quiroga (ponteiro),  Imhoff (central) e Santucci (líbero), além do ponteiro colombiano Jimenez completam a seleção do torneio.

globoesporte

Espetáculo Errantes encanta público na Concha Acústica



A Concha Acústica Nilson Batista foi palco neste sábado, 03 de outubro, do espetáculo ‘Errantes’, estrelado pela Trupe Teatral Artemanha com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Patos e do Coletivo Espinho Branco. O evento fez parte da programação da Mostra Internacional de Teatro Paraíba Encena – MITpb.

Os espetáculo que narrou a história de três andarilhos que sobreviveram a um massacre que acabam se transformando em artistas de rua para sobreviver as (des) ordens urbanas.

De acordo com o coordenador do MITpb e ator do grupo teatral, Luciano Santiago, o objetivo da Mostra Internacional Teatral é trazer mais espetáculos e expandir as oficinas para a cidade. “Fomos muito bem recepcionados e esperamos que esta parceria se firme cada vez mais para trazermos mais espetáculos para Patos”, disse.

O secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Wandecy Medeiros, reiterou o compromisso da Prefeitura Municipal em apoiar e promover eventos que valorizem a cultura e os produtores culturais da cidade. “O sentimento é de felicidade em realizar tantas ações voltadas para cultura. Mais uma vez a Concha recebendo mais um evento, praça lotada, isso mostra que a Concha Acústica já se firmou como um instrumento cultural na cidade de Patos”, ressaltou.

Para o espectador José de Anchieta, é de extrema importância eventos como estes que incentivam a cultura popular na cidade de Patos. “Em tempos como este em que só vemos coisas ruins nos grandes meios de comunicação, ter uma oportunidade como esta é muito gratificante. Sempre que estou em Patos venho prestigiar estes eventos e incentivo à população que também prestigie deste eventos na Praça”, destacou.

Com gols de Enercino e Rato, Esporte de Patos vence Paraíba fora de casa por 2x1 e é campeão da Série B do Paraibano



Depois de empatar em 0x0 em casa contra o Paraíba de Cajazeiras, na última quinta-feira, o Esporte de Patos foi hoje à terra de Pe. Rolim conquistar mais um título de campeão da Série B do Campeonato Paraibano de Futebol, vencendo seu adversário pelo placar de 2x1, gols assinalado no final do primeiro por Enercino, camisa 10 e Eduardo Rato, camisa 9. Hélio Paraíba descontou para o time cajazeirense, que decepcionou sua torcida, a qual estava preparada para festejar o título.

Todos consideravam a vitória algo difícil, mas o treinador do Patinho, Marcos Nascimento, no jogo passado, lembrava que não havia favorito, que era possível sim, pelo futebol apresentado na primeira partida pela equipe patoense, quando perdeu boas chances de gol, dominando o duelo no Estádio José Cavalcanti.

Esporte e Paraíba conseguem subir para a Série A 2016 e nos próximos dias já devem procurar reforços para a competição, que deverá ser bastante acirrada.


Arquivo do blog