Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Gestão do diálogo: Prefeita Francisca Motta recebe categorias da saúde e avalia pleitos


A prefeita de Patos, Francisca Motta, participou nesta quinta-feira (20), de mais uma rodada de reuniões com sindicatos e categorias de servidores municipais, onde desde a última segunda-feira (17), tem dialogado sobre pleitos e reivindicações das classes.

Nesta encontro, a prefeita e a secretária de Saúde, Ilana Motta, além de membros da assessoria jurídica do município receberam os médicos, odontólogos e enfermeiros, sendo cada categoria separadamente.

Segundo a secretária de Saúde Ilana Motta, as reuniões de hoje seguiram o mesmo curso das outras categorias, e acenaram para um acordo entre as partes, inclusive para o fim da paralisação e o retorno ás atividades a partir da próxima segunda-feira, dia 24. 

“A postura do município foi a mesma adotada com os demais profissionais, ou seja, a prefeita ouviu os pleitos e pediu um prazo para analisar caso a caso, para que no dia 6 de março seja dada uma reposta a todos, que somam mais de 30 categorias de servidores municipais. Pedimos o bom senso dos médicos, odontólogos e enfermeiros para que retornem às atividades. Os médicos sinalizaram que provavelmente voltarão ao trabalho na próxima segunda. Os odontólogos e enfermeiros vão se reunir com as representações sindicais nesta sexta, mas tudo indica que também retornarão ao trabalho, tendo em vista a conversa que tivemos hoje. Estamos esperançosos, pois a gestão tem procurado valorizar os servidores, sobretudo os da saúde, desde o  momento que sancionou o PCCR da categoria”, relata a secretária.  

O presidente do Sindicato dos Médicos da Paraíba (SIMED), Tarcísio Campos, elogiou o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR da Saúde), mas disse que é preciso haver um olhar do município para cada especificidade de acordo com as categorias. 

“Sem dúvida, é uma satisfação muito grande sabermos que uma cidade como Patos possui um PCCR dos profissionais do SUS, mas sabemos que existe as especificidades da cada profissão, e por isso percebemos a boa vontade da prefeita Francisca Motta em resolver os pleitos apontados. Quanto à paralisação, a manhã ainda haverá uma assembleia, mas os médicos apontaram para o retorno, já que a prefeita dará uma resposta na primeira semana de março”, explica Campos.

O delegado regional do Sindicato dos Odontólogos da Paraíba (Sindodonto/PB), José Medeiros, disse que dará uma posição logo após a reunião desta sexta, mas que a ideia é chegar a um consenso, já que no diálogo de hoje houve um avanço quanto às reivindicações, tanto por parte da Gestão como por parte do sindicato. 

A vereadora e enfermeira, Nadigerlane Rodrigues, acompanhou a comissão representativa das enfermeiras e considerou a reunião como produtiva. “A gestão esteve o tempo todo aberta ao diálogo, mostrando que está sensível aos pleitos da categoria”, disse.

No dia 6 de março, a gestão municipal voltará a receber as representações sindicais e as comissões formadas por cada categoria, onde apresentará o resultado da avaliação dos pleitos de cada uma. As reivindicações em sua maioria se referem à isonomia salarial, gratificações e adicionais de insalubridade, entre outros. 

Assessoria

ONG cita Cássio como um dos prováveis inelegíveis em 2014

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB) foi citado pela ONG Transparência Brasil como um dos parlamentares podem ficar de fora das eleições de 2014 por força da Lei da Ficha Limpa. Em levantamento inédito, a organização afirma que 17 mandatários brasileiros correm o risco de não conseguirem autorização da Justiça Eleitoral para disputar o pleito.

O assunto ganhou destaque em matéria publicada na edição eletrônica da Revista Veja nesta quinta-feira (20). O texto lembra que o senador paraibano já teve problemas com a Lei da Ficha Limpa quatro anos atrás quando foi barrado pela Justiça Eleitoral, e só tomou posse após o STF decidir que a norma, mesmo aprovada, não valeria para a corrida eleitoral de 2010.

Confirma a matéria na íntegra:

Lei da Ficha Limpa pode barrar 16 deputados e 1 senador

Dezessete dos 594 atuais parlamentares podem ficar de fora das eleições de 2014 por força da Lei da Ficha Limpa. É o que mostra levantamento inédito da ONG Transparência Brasil. São dezesseis deputados e um senador condenados em segunda instância por improbidade administrativa, compra de votos ou abuso de poder econômico ou político. O PSD tem quatro parlamentares enquadrados; o PMDB, três; PSDB, PP e Pros, dois; PT, PSB, PSC e PRP têm um cada.

A Ficha Limpa é uma das poucas leis nascidas da iniciativa popular. O projeto foi enviado ao Congresso em 2009 e aprovado logo em 2010. O Supremo Tribunal Federal (STF), contudo, anulou a aplicação da lei na eleição daquele ano, adiando seus efeitos para a disputa municipal de 2012. A corrida de 2014 será, portanto, a primeira de âmbito estadual e federal na vigência da lei.
O texto prevê catorze hipóteses para afastar das urnas políticos com a ficha suja. A inelegibilidade, no entanto, não é decretada automaticamente. Para a aplicação da lei nos casos de improbidade administrativa, por exemplo, é necessário comprovar que houve prejuízo para os cofres públicos e enriquecimento ilícito. Cabe à Justiça Eleitoral decidir caso a caso - foram 3.366 recursos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na eleição de 2012, de um total de 7.781 processos relacionados ao registro de candidaturas, segundo balanço divulgado em janeiro pela Corte.

Alguns dos nomes que aparecem no levantamento da Transparência Brasil já tiveram problemas com a Lei da Ficha Limpa quatro anos atrás. É o caso de Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), o único senador da lista, e do deputado João Pizzolatti (PP-SC). Eleitos em 2010, os dois foram barrados pela Justiça Eleitoral e só tomaram posse após o STF decidir que a norma, mesmo aprovada, não valeria para a corrida eleitoral de 2010.

O deputado Paulo Maluf (PP-SP) também teve a candidatura impugnada em 2010, mas no mesmo ano conseguiu reverter a sentença condenatória e se livrou da punição antes mesmo que o STF adiasse os efeitos da lei para 2012. Em 2013, porém, em nova derrota na Justiça, Maluf foi condenado por improbidade administrativa e superfaturamento de obras.

A Lei da Ficha Limpa ameaça dezessete parlamentares este ano, mas isso não significa que os demais 577 estejam quites com a Justiça, lembra o diretor-executivo da Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo. Na verdade, como mostra levantamento do projeto Excelências, da Transparência Brasil, recentemente relançado, com apoio de VEJA, quase a metade do Congresso (54,8% dos deputados e 46,9% dos senadores) está enrolada na Justiça ou nos tribunais de contas. A grande maioria dos processos, contudo, arrasta-se nos tribunais, sem definição. "É uma invasão de gente com problemas na Justiça", diz Abramo. "A política tem de ser protegida dessas pessoas".

Menor que teve abortamento retido não respondeu à medicação e teve que fazer cirurgia para retirada do feto




Antes de decidir pelo procedimento cirúrgico, maternidade cumpriu
 protocolo do Ministério da Saúde em casos desta natureza

A paciente S.M.L , de 17 anos, que deu entrada na Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos, no final da tarde da última terça-feira (18),  foi submetida a uma cirurgia para retirada do feto por volta das 13h30 desta quinta-feira (20). A menor chegou a maternidade com diagnóstico de morte fetal aos sete meses de gestação, foi submetida ao tratamento com Misoprotol para induzir o abortamento espontâneo, mas seu organismo não conseguiu expulsar o feto de forma natural.  A paciente está em recuperação e deve ter alta no próximo sábado.

A maternidade, segundo o diretor geral da instituição, Dr. Paulo Athayde,  seguiu à risca o que determina o protocolo do Ministério da Saúde em casos desta natureza, que recomenda a introdução do Misoprotol, popularmente conhecido como Cytotec, e a observação e espera por até 72 horas para expulsão do feto. “A intervenção cirúrgica só é recomendada, antes deste procedimento, se for um caso de urgência com risco para a mãe, o que não era o caso da menor em questão”, afirma Dr. Paulo. Segundo ele, no começo da tarde de hoje (20) se decidiu pela cirurgia porque o organismo da menor não respondeu ao estímulo do medicamento.

News - Assessoria & Comunicação

9ª Mostra Patoense de Músicas Carnavalescas


O Governo do Estado da Paraíba, através da Secretária de Cultura – Secult, sob a coordenação da Fundação Ernani Satyro promove  nesta sexta 21, a partir das 19h, a 9ª Mostra Patoense de Músicas Carnavalescas em parceria com o Bloco “Lá vem o Zé da Trompa” com objetivo de oportunizar aos compositores locais a apresentação de suas produções e aos intérpretes a demonstração do seu talento, em performances das marchinhas mais populares desse estilo musical, destinadas à construção da cultura carnavalesca em nossa sociedade, fazendo-se cumprir a missão estatutária de integrar a comunidade às manifestações culturais. O Bloco sairá da Rua Alto Casteliano e percorrerá as principais ruas da cidade.

A culminância do festejo acontecerá no Largo da Fundação Ernani Satyro, com homenagens a Joaquim do Clarinete, Eudim e Expedito Romão pelo importante legado à cultura local.Eles receberão comendas alusivas ao evento.

No festejo deste ano teremos o “Acorda Zé da Trompa”, que ocorrerá na quinta 20, a partir das 22h pelo Centro Histórico de Patos sob a batuta da orquestra “Os Amantes da Lira”. A concentração acontecerá na Funes.

ASCOM FUNES 


EVO-Gente Inocente apresenta agenda 2014 aos pais de alunos





A primeira reunião 2014 envolvendo direção, professores e pais de alunos do Colégio EVO-Gente Inocente aconteceu na noite de ontem, quarta-feira 19 no auditório do Sebrae. O evento, como acontece em todo início letivo, serviu para a escola apresentar a programação de suas principais atividades para todo este ano.

As coordenadoras do Infantil, Fundamental I e II falaram sobre a metodologia de ensino empregada pelo EVO-Gente Inocente, como é feito o trabalho de orientação com o alunado e das práticas desenvolvidas. O Enem foi um tópico bastante trabalhado na reunião. O sonho da universidade, os caminhos propostos pela escola, que vem alcançando excelentes resultados, a exemplo do ocorrido ano passado com alunos atingindo média superior a 800 pontos.

Na programação da reunião também houve dinâmica, apresentação de vídeo e depoimentos de pais sobre o tempo que destinam a seus filhos.

A família, a participação dos pais no acompanhamento da educação, apoio e carinho aos filhos têm sido sempre a tônica das reuniões de pais e mestres do EVO-Gente Inocente. “A educação começa em casa. O EVO-Gente Inocente busca oferecer, não apenas conhecimentos, mas valores, princípios éticos e morais, apoio e carinho”, diz Francinete Vieira, diretora.


Governo do Estado oferece atualização em raiva humana e animal


Francisco de Assis Azevedo




Dr. Emerso Iury



Teve início nesta quarta-feira 19 no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, em Patos-PB, uma capacitação oferecida pela Secretaria de Estado da Saúde a enfermeiros e médicos, para que estes possam conduzir, de acordo com os protocolos, as pessoas feridas por animais supostamente transmissores da raiva. É um assunto em que os profissionais de saúde ainda têm dúvidas, segundo Francisco de Assis Azevedo, veterinário, do Núcleo de Controle de Zoonoses da SES.

Ele explica que a Paraíba vive um bom momento, com cerca de 15 anos sem registro de raiva humana, o último ocorreu em junho de 1999. Mas, devido a falta de conhecimentos nos procedimentos hospitalares no cuidar dos pacientes mordidos por mamíferos, não apenas cães e gatos podem transmitir essa encefalopatia, a SES decidiu realizar treinamento em todas as macrorregiões, a 3ª, que abrange as áreas de Patos, Piancó e Princesa Isabel é a última, com encerramento hoje, quinta-feira.

Para este segundo dia o encontro conta com a presença do médico Emerson Iury, coordenador do Ceatox – Centro de Assistência Toxicológica do Hospital Universitário de João Pessoa, que trabalha o tema “Diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos”. Esse encontro vem também reforçar nos profissionais de saúde a importância e necessidade de campanhas anti-rábicas bem executadas.

Programação

Ontem foram intensificadas as discussões em torno dos esquemas de vacinação: pós-exposição, pré-exposição e re-exposição, cada qual com critérios de ação diferentes. Hoje Dr. Emerson, tratando de animais peçonhentos e não peçonhentos, apresenta diagnóstico, manejo clínico, profilaxia, sintomatologia, com as reações orgânicas a partir dos acidentes com os animais. Para Assis Azevedo, as campanhas são essenciais e precisam acontecer de forma abrangente e com eficácia para que os resultados positivos continuem em nosso Estado.

A Paraíba vem conseguindo atingir nas campanhas os índices recomendados de cobertura mínima de 80% dos animais caninos, como preconiza o Ministério da Saúde. Ano passado a média atingida foi 86%. Mas parte da população ainda rejeita vacinar seus animais domésticos, por dó de vê-los sendo furado por uma agulha e outros por falta mesmo de conhecimento. Francisco de Assis enalteceu o trabalho dos agentes comunitários de saúde, de endemias, vigilantes ambientais e dos voluntários que ajudam no trabalho de vacinação, de esclarecimento à população.

Um folder sobre raiva, produzido pelo veterinário Assis Azevedo está sendo saindo da gráfica, explicando todos os detalhes da raiva humana, como ela é tratada. O material informativo terá como público alvo as escolas. A intenção é multiplicar conhecimentos, com os estudantes discutindo em família, com vizinhos as informações a eles repassadas.

Mordida por animais mamíferos:

A orientação é lavar o ferimento com bastante água e sabão e procurar o serviço médico imediato, que deve seguir os protocolos para tal situação. 

Marcos Eugênio

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Imunização faz avaliação de trabalhos de 2013




A coordenadora de imunização da 6ª Gerência Regional de Saúde, Socorro Guedes, esteve reunida ontem (terça-feira 18) com os técnicos das salas de vacinas para, juntos, avaliarem os trabalhos realizados ano passado. Outro assunto discutido foi a implantação da vacina HPV (Papilomavírus Humano), orientada a adolescentes de 11 a 13 anos, que previne contra o câncer de colo de útero, a qual fará parte do calendário de rotina nas unidades básicas de saúde, a partir de 10 do próximo mês.

A vacina será aplicada a partir do dia 10 de março nas escolas e unidades de saúde. As escolas estão enviando à 6ª GRS a lista contendo nomes e idades de suas alunas, aptas a receberem a dose. Todo um trabalho será desencadeado junto aos pais e alunas, como forma de conscientizar a todos sobre a importância da HPV. Os municípios da região de Patos também receberam as cadernetas de vacinas dos adolescentes, masculino e feminino, dentro do Programa da Criança e do Adolescente, onde ficarão registradas as doze vacinas que eles venham a tomar.

Segundo Socorro Guedes, os índices de vacinação na área da 6ª região de saúde tem melhorado a CAD ano. Há algumas queixas de alguns municípios em relação ao senso do IBGE no tocante à população; noutros parte dos habitantes acabam buscando a vacinas em centros maiores, o que dificultaria se chegar à meta preconizada pelo Ministério da Saúde. “Apesar de alguns problemas a maioria dos municípios tem alcançado suas metas”, explicou Socorro.



PMAQ será avaliado no Sertão





Municípios que fazem parte da 6ª Gerência Regional de Saúde receberão no próximo mês de abril a visita de técnicos da UFPB, que farão a avaliação de como vem sendo gerido o PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Nesta terça-feira aconteceu mais uma reunião da CIRs – Comissão Intergestores Regional do Sertão, com a presença dos secretários municipais. O Governo Federal não apenas fará os repasses para investimentos na melhoria dos serviços do SUS, mas também vai cobrar sua aplicabilidade correta.

Os avaliadores externos percorrerão unidades básicas de saúde, CEO, NASF e farão entrevistas abordando os principais pontos do programa, protocolos, que vão ser respondidos pelos profissionais de saúde da atenção primária. Todos os 24 municípios que fazem parte da 6ª GRS aderiram ao PMAQ, alguns estão mais organizados e conhecem bem a essência do Programa.

Na pauta da reunião outros assuntos foram trados, projetos aprovados, a exemplo da implantação do Laboratório de Prótese Dentária de São José de Espinhas, que também pleiteou uma sala de triagem neonatal e uma unidade odontológica móvel.

O município de Malta também está tentando a implantação da Base Descentralizada do Samu de Patos, o que traria mais agilidade no atendimento dos maltenses. Houve também a proposta de solicitação de mudança da gestão administrativa e financeira de Base Descentralizada do Samu Regional de Patos para Condado.

Houve vários informes da Agevisa e da gerência regional. A reunião foi presidida por Rubens Marques, presidente da CIRs.



terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Pauta do TCE tem contas de três Prefeituras e oito Câmaras Municipais

O Tribunal de Contas da Paraíba vai examinar, nesta quarta-feira (19), a partir das 9 horas, em meio a outros processos, as prestações de contas anuais oriundas de três Prefeituras e de oito Câmaras de Vereadores. Também serão analisadas, na ocasião, as contas de 2010 da Defensoria Pública do Estado e, as de 2012, procedentes do Corpo de Bombeiros Militar.
 
Terão as contas de 2012 averiguadas pelo TCE os prefeitos de Condado (Caio Rodrigues Bezerra Paixão) e Congo (Romualdo Antonio Quirino de Sousa) e, ainda, a ex-prefeita de Itabaiana Eurídice Moreira da Silva, exercício de 2011.
 
As Câmaras Municipais com processos de prestação de contas em pauta são as de Sumé (exercício de 2011), São José de Piranhas (2011 e 2012), Cabaceiras, Cabedelo, Pedro Régis, Fagundes, Mogeiro e Lucena (2012). As sessões ordinárias do Tribunal de Contas do Estado ocorrem sempre às quartas-feiras, com acesso permitido ao público e transmissão ao vivo no Portal do TCE: www.tce.pb.gov.br.


Ascom

Um rompimento de Cássio com Ricardo ajuda ou prejudica Veneziano?


(Professor Jônatas Frazão)

Desde que aumentaram os comentários sobre rompimento político entre Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima, um assunto que se comenta bastante em toda a Paraíba tem sido os reflexos do ‘racha’ na pré-candidatura de Veneziano ao Governo do Estado. O rompimento ajuda ou prejudica as pretensões do Cabeludo?

A resposta é simples: ajuda. E vou explicar.

Cássio e Ricardo iniciaram uma aliança política em 2010 numa união do útil ao agradável. De um lado, Cássio querendo evitar que o PMDB (leia-se José Maranhão) permanecesse no poder, mas impedido de se candidatar a governador. Do outro, Ricardo Coutinho, prefeito de João Pessoa bem avaliado, mas um mero desconhecido na Paraíba, sem carisma e sem prestígio político estadual.

Ricardo caiu no ‘canto da sereia’ de acreditar que havia feito uma aliança, como ele próprio dizia nas entrevistas, “em 2010, para 2014 e com vistas a 2018”. Para isso, tratou de cumprir à risca a máxima de que “quem ajuda a eleger tem que ajudar a governar”. Garantiu espaços dos aliados de seu próprio partido, o PSB, mas preencheu grande parte dos cargos com os aliados conquistados através de Cássio.

O grupo se tornou forte e coeso, até começar a operação ‘desmanche’. A ideia era a de que fosse criado um clima pesado no grupo, ao ponto de a continuidade da aliança ficar comprometida. E assim foi feito. O estágio atual mostra que a corda esticou tanto que, mesmo com tantos bombeiros (detentores de cargos e benesses no governo que perdem com a separação e continuariam faturando com a manutenção da aliança) que o fogo não se apaga.

O que Cássio não esperava era que, com o rompimento, muitos de seus fiéis escudeiros não o seguissem. É, amigo, o poder da caneta fala mais alto para muita gente. E a expectativa de poder (ou de permanecer nele) tem um peso muito forte nas decisões. Como resultado disso tudo, temos hoje o seguinte cenário:

Ricardo tem ao seu lado os seus próprios seguidores (aliados do PSB e de outros partidos mais próximos) e muitos dos que lhe foram apresentados pro Cássio, mas acabaram por ‘se apaixonar’ – seja por qualquer motivo – ao longo dos três anos e dois meses de convivência, a exemplo de Rômulo Gouveia, Ricardo Barbosa, Adriano Galdino, Manoel Ludgério e outros.

Outro detalhe: desde que o ‘moído’ do racha se tornou mais forte, Ricardo decidiu que seu alvo era Campina Grande, cidade que tem, potencialmente, a tendência de votar em seus filhos. Neste caso, Cássio e Veneziano. Então Ricardo sabe que quanto mais puder neutralizar a polarização em Campina, melhor para ele. Por isso garantiu logo a vaga de senador na chapa para Rômulo e tem assediado outras lideranças de Campina.

Em recente reunião com parlamentares de Campina Grande no Centro de Convenções da cidade, Ricardo disse não aos pedidos dos vereadores, alegando que os cargos eram todos comanados por Cássio e Glória Cunha Lima. Com o rompimento, ele fica livre para negociá-los com os vereadores e com quem quer que seja. Fui claro?

Perceberam que a disputa de aliados ocorre dentro do próprio grupo Cássio-Ricardo? Ou seja: o ‘racha’ divide o grupo, pois a disputa que ocorre hoje é para saber quem trai Cássio e fica com Ricardo; e quem trai Ricardo e fica com Cássio. É desta forma mesmo, pois qualquer que seja a decisão de quem fica com quem o outro se sentirá traído.

Enquanto isso, Veneziano continua a sua batalha para obter seu lugar ao sol. Batalha que começou em janeiro de 2013 e que ele vem cumprindo religiosamente e de forma disciplinada dia após dia, mês após mês.

Ainda em 2013 o PMDB encomendou uma pesquisa que mostrou um dado interessante: apenas 48% da população paraibana conhecia Veneziano, enquanto que o governador Ricardo Coutinho era conhecido por 92% dos paraibanos. Um dado absolutamente normal, considerando que Veneziano era prefeito de Campina Grande e Ricardo Coutinho governador para 223 cidades.

Esta semana ouvi Veneziano dizer em uma entrevista que a mais recente pesquisa do PMDB já o colocava como conhecido por 61% dos paraibanos. Falta muito para chegar onde Ricardo e Cássio estão no grau de conhecimento, mas do jeito que o Cabeludo está, logo logo todo mundo vai saber quem é ele, na mais distante das cidades.

Some-se a isso o fato de Veneziano ser pré-candidato do PMDB, o maior partido da Paraíba, segundo atestou recentemente o TRE-PB, único partido a ter diretórios em todos os 223 municípios do Estado, com maior número de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, filiados e simpatizantes. E ainda outro fator: quem conhece Veneziano sabe que ele é apaixonado por uma campanha e cresce no período eleitoral.

Se tudo ocorrer como vem ocorrendo, teremos uma grande disputa na Paraíba: Ricardo Coutinho com o poder da caneta; Cássio com o ‘recall’ natural de quem já foi duas vezes governador e Veneziano como a novidade, o mais jovem e com todo este potencial que já descrevi. Vai ser realmente uma campanha carregada de emoção.


*professor aposentado da UFPB. Este comentário também está publicado no meu Facebook

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Programa realiza busca ativa de alunos em escolas municipais

O Secretário Adjunto de Cultura, Turismo e Esportes, Antônio Marques, esteve na tarde desta segunda-feira, 17, juntamente com a coordenação do Programa Viva Vôlei de Patos, fazendo uma busca ativa de alunos de escolas públicas municipais que queiram fazer parte de tal projeto.

A visita às escolas começou pelas escolas Monsenhor Manoel Vieira e Sizenando Flórido, localizadas no Bairro Jatobá. “Decidimos começar pelo Jatobá por ser um bairro populoso e também porque é aqui que vai funcionar o Núcleo do Programa Viva Vôlei, que será no Ginásio O Gelão,” disse o educador físico e coordenador do Programa Viva Vôlei em Patos, Jetro Trindade.

Ainda de acordo com o coordenador apenas nestas primeiras visitas já foi possível sentir que a aceitação do projeto por parte dos alunos é satisfatória. “Para se ter uma ideia por núcleo do Viva Vôlei são disponibilizados 200 vagas, e só no início desta tarde já conseguimos 100 pré-inscrições, o que demonstra o interesse do aluno em fazer parte deste programa,” revelou.

Para que a inscrição seja efetivada será necessário que a criança acompanhada por um responsável compareça ao lançamento oficial do Viva Vôlei que se dará nesta próxima quinta-feira, dia 20, a partir das 16h, no Ginásio O Gelão, por trás do CSU, no Jatobá.

“O Viva Vôlei é um grande programa de inclusão social que chega à cidade de Patos por meio de uma parceira entre Governo Municipal, Estadual e Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), pretendemos com ele ocupar o horário ocioso de nossas crianças para que elas no horário que não estiverem no ensino regular, estejam aprendendo e praticando um esporte tão bonito que é o voleibol,” destacou o Secretário Adjunto de Cultura Turismo e Esportes, Antônio Marques.


Kamyla Lopes

Aesa registra chuvas em 70 cidades

O setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) registrou chuvas em 70 cidades nas últimas 24 horas. O município com maior precipitação foi Sousa, com 80,3 mm. A previsão para as próximas 24 horas é de novas precipitações nas regiões Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão.
Também foram registradas precipitações de maior intensidade nas cidades Mato Grosso (62,6 mm), Catolé do Rocha (61 mm), São Bentinho (60,6 mm), Curral Velho (60,5 mm) e Bonito de Santa Fé (54 mm). “Choveu em praticamente todas as regiões neste final de semana. Contudo, as chuvas foram mais fortes na noite de domingo e madrugada desta segunda-feira no Sertão”, comentou a meteorologista Marle Bandeira.
De acordo com a meteorologista as precipitações foram provadas pelo aumento na nebulosidade e a atuação de um vórtice ciclônico. “Este fenômeno meteorológico continua atuando sobre parte da região Nordeste. Por isso a nebulosidade continua variável e deverão ser registradas chuvas isoladas no setor centro-oeste da Paraíba”, acrescentou Bandeira.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

1ª Peleja de Bandas leva multidão de jovens à praça Getúlio Vargas



A noite patoense ganhou um novo cenário neste último sábado, 15, durante a realização da 1ª Peleja de Bandas, evento realizado pela CULP (Cultura Pública), e apoiado pela Prefeitura Municipal de Patos e demais seguimentos.  

Um dos estilos musicais mais aclamados pela juventude de todas as épocas ocupou a Praça Getúlio Vargas e reuniu diversas tribos embaladas ao som do mais puro e original Rock. Ao todo 10 bandas da cena musical alternativa e independente ocuparam o palco e cada uma pôde mostrar seu trabalho em dois números diferentes, sendo um destes de própria autoria. 

Dentre as participantes estiveram bandas como Beatitude, Rockcadillack e Angel Of Metal, bandas já bem conhecidas do público patoense. “Esse evento é uma abertura que as bandas de garagem de Patos e região encontraram para mostrar o seu trabalho em praça pública, o que é o mais importante. Aqui estão reunidos jovens dos mais diversos gostos musicais que vieram prestigiar as apresentações, torcer pelas bandas e se encontrar com os amigos. A nossa intenção agora é firmar a Peleja de Bandas no calendário anual de eventos do Município e abrir o espaço para que talentos sejam revelados,” disse o Secretário Executivo de Juventude e Lazer, Marcelo Lima. 

De acordo com o Coordenador de música do Centro Cultural do Banco do Nordeste e um dos colaboradores do evento, Jofran de Carvalho, é uma satisfação poder participar e contribuir com um evento que promove e incentiva a cultura. “A gente precisa mesmo criar uma rede de distribuição de arte independente no nosso sertão, pois muito é produzido. Então é necessário que canais para escoamento dessas produções, a exemplo da 1ª Peleja de Bandas, sejam criados para que possamos promover as nossas bandas independentes, os nossos produtores artístico-culturais e assim distribuir a cultura de forma livre,” exclamou. 

Para o Secretário de Cultura do Município de Patos, Romildo Sousa, o trabalho em conjunto das secretarias municipais de Cultura, Juventude e Meio Ambiente com os demais colaboradores foi primordial para que o sucesso do evento pudesse ser alcançado. “Quando se une forças é possível fazer um evento bonito e bem prestigiado como foi este. As dez bandas se apresentaram numa praça lotada de jovens, e isso demonstra o sucesso que a Peleja de Bandas já alcançou na sua primeira edição,” relatou.

 Na peleja quem levou o troféu de melhor banda foi a Angel Of Metal, seguida por Rockadillack, e o terceiro lugar ficou entre as bandas Beatitude e Eside Rock. O prêmio para a primeira colocada foi um show patrocinado pelo Centro de Cultural do Banco do Nordeste. 
O encerramento da 1ª Peleja de Bandas ficou por conta da banda convidada Motorádio de São Bento (PB), que aproveitou a ocasião para lançar seu primeiro CD.

Arquivo do blog