Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 12 de junho de 2010

Vozes lança 2ª edição da obra de escritor patoense



Uma das cinco maiores e mais antigas editoras do Brasil, criada há 109 anos, a Vozes, presente nas principais capitais brasileiras, com filial em Portugal, acaba de lançar a segunda edição da obra Lições da Gramática em versos de cordéis, do escritor patoense Janduhi Dantas.
A obra, inclusive contendo o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, já tem mais de 10 mil exemplares vendidos, sendo importante fonte de conhecimento para alunos de todas as séries, dos quatro extremos do país.
Uma linguagem clara, objetiva e prazerosa, através das rimas bem construídas pelo poeta Janduhi, o livro, ao ganhar o prêmio do BBN Cultural em 2004, no ano de seu lançamento, seu formato era cartilha, tendo sido lançada naquele ano em três edições.
O interesse da Vozes por essa grande contribuição literária de Janduhi para o ensino de Língua Portuguesa surgiu após uma matéria veiculada na Revista Língua Portuguesa, de São Paulo, no número inaugural, em 2005. Autor e editora mantiveram contato e consequentemente o lançamento da primeira edição, saída em fevereiro de 2008 e, devido à grande aceitação pelo público, mais uma edição está nas praças e bem perto de se esgotar.
Apesar desse belíssimo trabalho ser reconhecido nacionalmente, inclusive por importantes pesquisadores, a exemplo de Maria Alice Amorim, detentora de um acervo de mais de sete mil cordéis, almanaques que versam sobre a cultura nordestina, autora do livro No visgo do improviso ou peleja virtual entre cibercultura e tradição, a qual assina a contra-capa de Lições de Gramática, na cidade de Patos é raro encontrá-la nas bibliotecas da cidade. (pbnoticias.com)

PM discute segurança do São João de Patos

Na manhã de ontem (11) foi realizada uma reunião entre o Comando do 3º BPM e os Oficiais da Unidade para acertar os últimos detalhes da Operação São João  2010 que já foi desencadeada com o objetivo de garantir a segurança e a ordem pública, marca registrada dos festejos juninos da cidade de Patos.
Ações diretas como a fiscalização do trânsito já vem sendo realizadas através de blitzen conjuntas com a SSTrans, sendo que outras atividades educativas foram planejadas para prevenir ocorrências comuns ao período de festa. Além disso, ocorrerá na próxima quarta-feira (16), às 08h, no auditório da Câmara dos Vereadores, a apresentação do Plano de Segurança para o São João aos Militares e a imprensa local para que conheçam as principais metas do trabalho preventivo/ostensivo a ser desenvolvido pela Polícia Militar. Após a reunião, o Comandante do 3º BPM, Tenente Coronel Carlos, despediu-se dos Aspirantes a Oficial  Nobre, Wilames e Ícaro que atuaram em estágio na Unidade durante o último mês, contribuindo de forma eficiente nas atividades ligadas ao São João 2010.
 III BPM

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!



Inácio Andrade Torres – 12 de junho de 2010

Poesia Matemática (no dia dos namorados)
No meu tempo de ginásio, gostava muito de matemática. Porém, passei a apreciar ainda mais essa ciência, no dia em que o nosso professor Juciê, apresentou-nos essa bela poesia de Milllor Fernandes, a qual, com facilidade passamos, eu e alguns colegas de turma, a recitá-la em forma de jogral.
“Às folhas tantas
Do livro matemático
Um Quociente apaixonou-se
Um dia
Doidamente
Por uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
E viu-a, do Ápice à Base,
Uma Figura Ímpar;
Olhos rombóides, boca trapezóide,
Corpo octogonal, seios esferóides.
Fez da sua
Uma vida
Paralela à dela
Até que se encontraram
No Infinito.
"Quem és tu?" indagou ele
Com ânsia radical.
"Sou a soma do quadrado dos catetos.
Mas pode me chamar de Hipotenusa."
E de falarem descobriram que eram
O que, em aritmética, corresponde
A almas irmãs
Primos-entre-si.
E assim se amaram
Ao quadrado da velocidade da luz
Numa sexta potenciação
Traçando
Ao sabor do momento
E da paixão
Retas, curvas, círculos e linhas sinoidais.
Escandalizaram os ortodoxos das fórmulas euclideanas
E os exegetas do Universo Finito.
Romperam convenções newtonianas e pitagóricas.
E, enfim, resolveram se casar.
Constituir um lar.
Mais que um lar,
Uma Perpendicular.
Convidaram para padrinhos
O Poliedro e a Bissetriz.
E fizeram planos, equações e diagramas para o futuro
Sonhando com uma felicidade
Integral
E diferencial.
E se casaram e tiveram uma secante e três cones
Muito engraçadinhos.
E foram felizes
Até aquele dia
Em que tudo, afinal,
Vira monotonia.
Foi então que surgiu
O Máximo Divisor Comum
Freqüentador de Círculos Concêntricos.
Viciosos.
Ofereceu-lhe, a ela,
Uma Grandeza Absoluta,
E reduziu-a a um Denominador Comum.
Ele, Quociente, percebeu
Que com ela não formava mais Um Todo,
Uma Unidade.
Era o Triângulo,
Tanto chamado amoroso.
Desse problema ela era a fração
Mais ordinária.
Mas foi então que Einstein descobriu a Relatividade
E tudo que era espúrio passou a ser
Moralidade como, aliás, no resto da
Sociedade”.

Escola Evolução promove atividades contra as drogas

 
Dando continuidade aos trabalhos interdisciplinares realizados pela entidade, a escola Evolução Gente Inocente, realizou sexta-feira, 11, a programação do projeto Faça Como Eu-Uma Careta Para as Drogas. O evento foi promovido num trabalho conjunto de professores e coordenadores da instituição, buscando através de atividades de pesquisa, desenvolver o conhecimento sobre os perigos do mundo negro das drogas, sejam elas lícitas ou mesmo as ilegais.
 
Por meio de debates e palestras ealizadas nas dependências da inmstituição, a escola visa despertar nos alunos uma maior conscientização osbre os problemas mais comuns trazidos pelo consumo. De acordo com o professor José Bonifácio de Sousa, o esclarecimento é o meio mais importante trabalhar novos hábitos nos estudantes de hoje. Bonifácio disse também que somente a informação pode de forma mais imediata, impactar as pessoas e gerar mudanças de compostamento.
 
O evento aconteceu tanto com turmas do ensino fundamental como nas turmas de ensino médio. O projeto segundo o professor Bonifácio, tem sido considerado um dos mais importantes sob a ótica social.
 
 VACINA
 
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Patos, estiveram esta semana na escola Gente Inocente, realizando o trabalho de vacinação em alunos de 0 a 5 anos de idade contra a paralisia infantil. Mais de uma centena de crianças de 0 a 5 anos, participaram dos trabalhos recebendo a dose da vacina contra a doença, considerada como erradicada no Brasil. A coordenadora de Ensino Fundamental Raquel Guedes, disse que a iniciativa faz parte do cuidado que o Gente Inocente costuma ter com as crianças matriculadas na instituição. 

Sinfempe consegue liminar e concurso de Santa Luzia é suspenso



O SINFEMP – Sindicato os Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, através de seu presidente José Gonçalves, entrou com um Mandado de Segurança Preventivo com pedido de liminar contra a Prefeitura Municipal de Santa Luzia e a Fundação Alirio Meira Wanderley para suspender a realização do concurso público da Prefeitura Municipal de Santa Luzia, previsto para ser realizado neste domingo, dia 13 de junho de 2010.
Dentre as argumentações apresentadas pelo sindicato, através do Advogado Dr. Alexandre da Silva Oliveira, foi de que o Edital de Processo Seletivo Público para provimento de cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate as Endemias ( 001/2010), não observou a Lei 11.350/2006, pois não firmou critérios objetivos para a segunda etapa composta por avaliação teórica e prática, bem assim desconsiderou a formação especifica como requisito para ingresso na carreira.
Outra questão grave por parte da Prefeitura e da Fundação Alirio Meira Wanderley, foi ignorar os 11 Agentes de Combate as Endemias, com curso de formação de 168 horas, ministrado pela Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ) e, por isso, a eficiência administrativa determina a manutenção destas pessoas no serviço público.
Caso esse concurso fosse realizado, simplesmente todos os agentes com até 15 anos de serviços, perderiam o vinculo empregatício regido pela CLT, causando grandes prejuízos aos mesmos e seus familiares. Além disso, o Município está infringindo a Emenda Constitucional 51, de 14 de fevereiro de 2006, que assegura a efetivação dos agentes comunitários de saúde e de endemias que tenham passado por seleção pública.
No caso especifico dos agentes de combate as endemias, o que assegura é que para o ingresso, em caso de concurso público, dispensa a conclusão do ensino fundamental aos que já exerciam as atividades dos cargos em questão,também não foi respeitado pelo edital publicado.
Para o Presidente do SINFEMP, José Gonçalves, foi mais uma vitória dos servidores municipais de Santa Luzia, que sempre tiveram os seus direitos negados por todos os gestores municipais, desde a presença do sindicato na Região, mas que depois do trabalho realizado, todas as ações impetradas, foram favoráveis aos associados ao sindicato.
“Em Santa Luzia, os professores não tinham aumento salarial, os servidores ganhavam inferior ao salário mínimo, não tinham direito a um terço de férias, ao PASEP, ao salário - família, pois quando se pagava era de R$ 2,00 por filho, e tudo isso está mudando, mas através das ações na justiça e brevemente os servidores irão receber os valores dos precatórios correspondentes a primeira ação impetrada pelo SINFEMP no Município” Desabafou Gonçalves.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Cartão vermelho par o trabalho infantil de Patos


Amanhã, 12 de junho, será comemorado o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Para celebrar a data a Secretaria de Desenvolvimento Social de Patos realizou na manhã desta sexta-feira 11 uma mobilização na Praça Getúlio Vargas para apresentar à sociedade ações desenvolvidas no Peti para que o trabalho infantil seja erradicado da cidade, levando também para o público a campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil, proposta pela OIT – Organização Internacional do Trabalho. Uma vasta programação cultural marcou o evento na Getúlio Vargas, danças, jograis, fantoches e participação da fanfarra do Peti.
“Temos que dar nossa contribuição às crianças seus direitos, de educação e saúde de qualidade e que elas possam brincar. Pois criança não pode trabalhar, não pode ficar fora da escola. Uma das preocupações nesse sentido da administração municipal tem sido a recuperação das praças, oferecendo espaços para que elas possam brincar”, comentou Helena Wanderley, secretária de Desenvolvimento Social.
Hoje existe um trabalho em conjunto desenvolvido pelas secretarias de Desenvolvimento Social, Educação e Saúde para eliminar formas de exploração do trabalho infantil. No Peti de Patos os alunos, além do reforço escolar, participam de diversas atividades, a exemplo de danças, práticas esportas, aulas de arte em mosaico, meio ambiente, fanfarra, palestras sobre higiene, cidadania, brincadeiras e lazer. Para evitar o trabalho infantil, existe a busca ativa em áreas de risco, o convencimento com os pais para que matriculem seus filhos. No Peti Patos estão matriculadas 600 crianças.
Uma das resistências enfrentadas pelo Peti tem sido a falta de consciência de muitos pais, que  colocam seus filhos para ajudá-los em atividades, tipo catar latinhas, vender verduras. “Isso gera renda para a família, mas a criança quando entra no Peti adquiri conhecimentos, se socializa”,  disse a diretora do Peti Patos, Zootânia Torres.
Helena Wanderley informou que o prédio do Peti de Patos passa por reformas e ganhará áreas para a implantação de uma biblioteca, sala de leitura, brinquedoteca, através de parceria com o Sesi para que as crianças possam ter aprendizagem digital.

Multidão participa do Jesus é Bom D+ em Patos



Uma multidão de evangélicos e de outras tendências religiosas se concentrou na noite desta quinta-feira 10 na Praça Getúlio Vargas, centro de Patos-PB, à noite, para participar do maior evento evangélico do Sertão, Jesus é Bom D+.
A principal atração do evento de louvor foi a cantora gospel Aline Barros, que levantou, literalment o público do chão com uma apresentação eletrizante e em alguns momentos de extrema devoção ao astro da noite, Jesus Cristo.
A expressão de fé, emoção era visível na face dos presentes, que puderam se abraçar e elevar suas preces aos céus pedindo paz para a família, para o mundo. Crianças, jovens e adultos, todos se espremiam por um espaço que permitisse um bom ângulo para ver Aline  e sua banda cantar seus grandes sucessos.

Gente Inocente imuniza crianças de contra pólio



Esta semana a Escola Gente Inocente/Evo realizou mais uma campanha de imunização contra a poliomielite com seu alunado. Crianças com até cinco anos receberam as gotinhas protetoras que evitam a paralisia infantil. A saúde do alunado tem sido uma preocupação constante dessa instituição de ensino, que desenvolve várias campanhas educativas ao longo ano. Recentemente também, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, vacinou os alunos contra a gripe A H1N1, recebendo aprovação total de seus pais.
Além da saúde, uma outra referência da Escola tem sido a cultura, com a comemoração das mais importantes datas celebradas pelo povo brasileiro. Educar com alegria, melhorando a captação de conhecimentos de maneira lúdica tem gerado bons frutos na história do Gente Inocente. Esse trabalho é extensivo aos pais de alunos, a exemplo das comemorações ao Dia das Mães, em que um grupo foi levado para um passeio em Fortaleza.
Este ano a escola recebeu a dupla de palhaços Patati Patatá, conhecida nacionalmente como animadores educadores, que fizeram grande apresentação para alunos da manhã e tarde. Esta semana as crianças puderam se divertir pra valer com a turminha de bonecos Gente Inocente, na quadra de esportes, onde puderam aprender muitas coisas sobre cidadania, higiene, dentre outras práticas sadias para seu dia a dia.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Flávio José canta grandes sucessos no São João de Campina


Para esta sexta-feira, 11, o Maior São João do Mundo selecionou grandes atrações para cantar o melhor da música nordestina no Palco do Arraial Hilton Mota. O forró estará no vocal dos cantores Flávio José, Eliane, a ‘Rainha do Forró’, Elino Julião Junior e Luizinho de Irauçuba.

O show mais esperando da noite é do cantor Flávio José. Paraibano da cidade de Monteiro, o poeta-cantador reproduz, no forró, a cultura nordestina em composições que conseguem, ao mesmo tempo, informar, encantar e animar. No domínio da sanfona, Flávio José apresenta no seu repertório poesias em forma de música: ‘A Natureza Das Coisas’, ‘A Casa da Saudade’, ‘Seu Olhar Não Mente’, ‘É Sempre Assim’, ‘Tareco e Mariola’ e 'Eu Não Preciso de Você' estão entre os grandes sucessos do cantor.

Outra grande atração desta sexta é a cantora Eliane. Com 27 anos de carreira, Eliane carrega o título de ‘Rainha do Forró’. A Cantora e compositora cearense mescla no forró o toque de romantismo com o som dançante em canções que ficaram gravadas na memória dos fãs.

No Parque do Povo, o forró ainda pode ser dançado na Pirâmide e nas três Palhoças. Outro grande show é o das quadrilhas juninas e dos grupos de dança que estarão esbanjando charme e alegria, a partir das 19hs, na Pirâmide Jackson do Pandeiro.

Programe-se:

Pirâmide Jackson do Pandeiro: Trio Cabra Macho – Trio Jataí – Gilvan Monteiro
Palhoça Zé Lagoa: Doce Mel - Forró Show - Trio Itacoatiara
Palhoça Zé Bezerra: Forró dos 3 - Trio Campinense - Trio Chineizinha
Palhoça Seu Vavá: Trio Forró Maneiro - Trio Forró Visual - Trio Nova Geração

Quadrilhas Juninas: Quadrilha Pró Jovem de Arara – Grupo de dança do Colégio 11 de Outubro – Quadrilha Renascer Junino – Trilha Junina – Mistura Gostosa. 
Ascom PMCG

INSS oferece curso disseminadores de informações previdenciárias


Está acontecendo de hoje até amanhã (sexta-feira 11) no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos o curso: Disseminadores de informações previdenciárias, oferecida pela Previdência Social numa parceria com o Conselho Regional de Assistência Social, cujo objetivo é divulgar a Previdência no ambiente profissional e familiar. Participam cerca de 50 pessoas engajadas em ações sociais.
Eliane Elói, da Gerência do INSS Campina Grande, explicou que o curso faz parte do programa de educação da Previdência e nessa capacitação, de 16h, são tratados cinco módulo: Aspectos gerais da Previdência Social; Como ter direito aos benefícios; Quanto custa ser filiado à Previdência Social; Os benefícios oferecidos e serviços da Previdência Social. “Esperamos que possamos atingir nossos objetivos com esse curso, que é disseminar as informações previdenciárias aos trabalhadores sobre os serviços, benefícios, direitos e deveres”, explicou Eliane.
Além da capacitação, a Previdência está trazendo para Patos todos os serviços agendados pelo telefone 135, como a aposentadoria concedida em até 30 minutos, para aqueles que estão com cadastro de informações atualizado; salário maternidade urbano; extrato beneficiário, numa parceria com o Banco do Brasil, dentre outras facilidades. Com relação às reclamações, sugestões e elogios que o cidadão patoense queira fazer à Previdência, deve entrar em contato com a central pelo 135.
No Brasil a Previdência está com um projeto de expansão no atendimento com a abertura de 720 novas unidades, das quais nove serão implantadas na Paraíba. No Estado existem duas gerências executivas, João Pessoa e Campina Grande. A primeira das novas agências da Paraíba a ser inaugurada será a de São Bento, programada para o próximo mês de setembro. Sobre a abertura de uma gerência executiva no Sertão paraibano, Eliane disse que não há ainda algo concreto nessa direção.
José Taunai Dantas, secretário de Articulação Social do Município de Patos, disse que os conhecimentos recebidos pelos servidores municipais serão importantes para seu trabalho junto às comunidades de bairro. Acrescentou que hoje existe grande abertura na mídia, o que permite os cidadãos torná-los conscientes de seus direitos e obrigações.

Estudantes de Sistemas de Informação das FIP apresentam projeto de extensão na UFRN


O curso de Sistemas de Informação das Faculdades Integradas de Patos apresentará, entre os dias 25 e 30 de julho, na 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Projeto de Extensão “Inclusão Digital e Social na Web 2.0”. A atividade será coordenada pela professora Cilene Lima, e contará com a parceria da Coordenação de Pesquisa e Extensão das FIP (COOPEX).

De acordo com o coordenador da COOPEX, Flávio Franklin, a apresentação fará parte da programação científica do evento, que é composta por conferências, encontros, mesas-redondas, simpósios, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. “A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade”, afirmou.

Na ocasião, o projeto será representando pelos integrantes Fabrício Araújo, Gilderlanio Santana e Messias Souto, ambos bacharelandos do curso de Sistemas de Informação das FIP.

O evento terá como públicos-alvo cientistas, professores, estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. “Em todas as edições, o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas”, enfatizou o coordenador.

Os resumos dos projetos constarão nos anais da SBPC, a partir de outubro de 2010, após a realização do evento.


Núcleo de Produção em Jornalismo Impresso das FIP lança jornal

Buscando propor novas oportunidades aos seus acadêmicos, o curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos divulgou, nesta última sexta, 05, a edição de lançamento do Jornal Laboratório “O Gancho”.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Produção em Jornalismo Impresso, Deleon Souto, o projeto tem como principal objetivo propor aos estudantes um leque maior de opções dentro do espaço da Comunicação Social. “A ideia exposta fará com que nossos alunos coloquem em prática as atividades referentes às produções textuais das disciplinas estudadas”, afirma.

O projeto tem como colaboradores alguns estudantes do próprio curso, que desenvolvem as matérias a serem publicadas no periódico.

Deleon Souto lembra que, aqueles que não fazem parte da equipe do jornal, também poderão enviar matérias.  “Os alunos deverão encaminhar os textos para o núcleo do jornal, que fica na sala de TCC´s de Jornalismo, ou mandar um e-mail para o endereço eletrônico jornalogancho@gmail.com. Na ocasião, os materiais serão devidamente analisados e selecionados, para posteriormente ser publicado”, concluiu.

Professores de Jornalismo das FIP participam de coordenação do INTERCOM

O curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, das Faculdades Integradas de Patos participará, nos dias 10, 11 e 12 de junho, no Centro de Convenções do Garden Hotel, na cidade de Campina Grande, do XII Congresso de Ciências da Comunicação na região Nordeste. O evento, que este ano trará como foco de discussão o tema “Comunicação, Cultura e Juventude”, é promovido pela Sociedade Interdisciplinar em Comunicação (INTERCOM), e organizado pela Universidade Estadual da Paraíba,

No decorrer de três dias de encontro, estarão presentes acadêmicos, professores profissionais de comunicação, vindos de importantes Instituições de Ensino Superior da região Norte-Nordeste. De acordo com o coordenador, Flaubert Paiva, o curso de Jornalismo das FIP foi convidado para participar de algumas atividades paralelas ao evento, uma vez o congresso contará com a articulação de todos os cursos de comunicação do estado da Paraíba. “Nós fomos convocados pelo coordenador do Intercom-Júnior e professor da Universidade Federal de Campina Grande, Rosildo Brito, para participarmos, na sexta-feira, 11, no campus I da UFCG, dos trabalhos que norteiam a iniciação científica”, afirmou.

Seguindo a programação, na sexta-feira, 11, no campus I da UFCG, os professores Flaubert Paiva, Deleon Souto e Josiane Carla participarão da mediação-coordenação dos processos de Grupos de Trabalho (GT´s); no sábado, 12, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, Flaubert Paiva participará, da mediação-organização da divisão temática “Comunicação, espaço e cidadania”. Segundo o coordenador, a atividade é voltada para mestres e doutores, que, na ocasião, apresentarão algumas teses de mestrados e doutorados. “A convite dos professores Luiz Custódio e Antônio Roberto Faustino, nós aceitamos novamente o convite. Essa é uma forma de buscarmos manter contato com professores de outras instituições, a fim estabelecermos parcerias e convites para os próximos eventos”, enfatizou.

O coordenador enfatiza ainda a importância da participação dos professores de Jornalismo das FIP no gerenciamento e desenvolvimento de atividades acadêmico-estratégicas. “O congresso será extremamente importante para nosso quadro docente, uma vez que estaremos circulando diante de profissionais de alto gabarito, que fazem parte da área de Ciências da Comunicação do país”, finalizou.

Ascom FIP

4º Congresso Brasileiro de Mamona acontece na Paraíba


O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar, participa do 4º Congresso Brasileiro de Mamona, que acontece desde segunda-feira, dia 7, e vai até quinta-feira, dia 10 de junho, em João Pessoa, na Paraíba.
O Analista da Embrapa, Waltemilton Cartaxo, fala da importância do evento que conta com a 

“É um momento interessante, porque estamos na 4ª Edição. Nós avaliaríamos esse evento como grande sucesso de público. E de importância estratégica para a organização dessas cadeias de mamona e das oleaginosas, principalmente assentadas no seio da agricultura familiar do semi-árido.”

O objetivo do Congresso é consolidar as novas perspectivas para a produção de biocombustíveis produzidos a partir de plantas oleaginosas que são ricas em óleo, apresentar informações sobre os avanços tecnológicos do setor, e discutir os aspectos econômicos, sociais e ambientais da mamona.

O evento é voltado para pesquisadores, professores, agricultores, investidores nacionais e internacionais, gestores públicos e privados, empresários e estudantes.
Assessoria

Em Bananeiras: Ricardo Coutinho defende elaboração de uma política estadual de agricultura familiar

Tecnologia, assistência técnica, crédito e escoamento da produção. Estes foram os caminhos apontados pelo presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, para a agricultura familiar da Paraíba. Ricardo concedeu palestra na tarde desta quarta-feira (9), durante o VII Encontro Nacional de Licenciatura em Ciências Agrárias, realizado na UFPB, no campus de Bananeiras. Ele foi recebido pela prefeita do município, Marta Ramalho (DEM) e também pelo prefeito de Serraria, Severino da Silva, o Brizola (PSDB).
O socialista defendeu que o Governo do Estado adote um perfil diferenciado para a agricultura familiar paraibana, responsável por 70% da produção de frutas, hortaliças e tubérculos consumidos no Estado.
Para tanto, ele propõe que o poder público elabore políticas capazes de garantir que os agricultores tenham acesso à tecnologia e crédito assistido, com o intuito de melhorar a qualidade dos alimentos cultivados.
Além disso, Ricardo falou sobre a necessidade de qualificar os agricultores e técnicos paraibanos, através do ensino profissionalizante. O pré-candidato também citou o fortalecimento e ampliação do mercado interno consumidor, incluindo a participação direta do Estado como cliente dos pequenos produtores rurais, tal qual aconteceu em João Pessoa, com a criação do Programa Compra Direta Local.
“Nossa ideia é fazer com que o Estado adquira produtos diretamente aos agricultores. Esses alimentos iriam abastecer os hospitais, as creches, as escolas e os presídios estaduais. Essa é uma das formas de fazer com que o dinheiro do Governo circule dentro do nosso Estado”, afirmou.    
Programa – Com o tema “Gestões de Cinturões Verdes: com integrar espaços e povos urbanos com atividades agroindustriais”, Ricardo Coutinho falou sobre a experiência do programa Cinturão Verde de João Pessoa, criado na sua gestão à frente da Prefeitura de João Pessoa.
O programa é uma linha de microcrédito assistido do Empreender-JP, voltado apenas para o agricultura familiar de João Pessoa. Ricardo contou que o programa beneficia diretamente 300 agricultores da Capital, que atuam na área da agricultura orgânica, avicultura, suinocultura, pecuária leiteira e fruticultura. Foram elaborados 350 contratos com investimentos que somam a R$ 1 milhão, do Pronaf e do Fundo Empreender-JP.
Resultados – Através do programa foram criadas 40 hortas e 30 aviários, organizados a partir de cooperativas agrícolas, surgidas a partir do incentivo da Prefeitura. O município também adquiriu um ônibus e adaptou-o para funcionar como uma feira intineirante, que hoje percorre três bairros de João Pessoa e que vai ser ampliado para mais quatro.   
O programa também está construindo a Central de Comercialização da Agricultura Familiar, em parceria com o Governo Federal. 
Assessoria

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Ouvidora geral do Estado esclarece trabalho da Ouvidoria



A coordenadora da Ouvidora geral da Secretaria de Saúde do Estado, Diana Flávia, esteve em Patos nesta quarta-feira 09, onde manteve reunião com funcionários da Ouvidoria do Hospital Regional Dep. Janduhy Carneiro. No encontro, que contou com a presença da diretora do Regional, Paula Maia, Drª Flávia fez uma avaliação do papel da Ouvidora, apontando avanços e como os serviços oferecidos à sociedade podem ser melhorados.
Um dos assuntos da pauta dessa reunião foi a criação da ouvidoria do Hospital Infantil Noaldo Leite e da Maternidade Peregrino Filho. “Temos equipamentos de informática, sistema de informação, folders explicativos e material humano, que vai ser qualificado para assumir essas ouvidorias”, explicou Flávia. Na próxima semana as equipes do Infantil e Maternidade se deslocam para a Capital, onde serão treinadas. Logo que retornarem elas assumem sua função.
Ela falou sobre a descentralização dos serviços da Ouvidoria Geral do Estado, localizada em João Pessoa, como forma de facilitar o acesso da população e atendimento de suas queixas, dando maior resolutividade às suas denúncias, suas reivindicações.  “Apesar de nosso 0800 ser de fácil acesso, entendemos que seria mais proveitoso ter uma ouvidoria aqui, no Janduhy, pertinho da comunidade”, enfatizou.
Médicos que dão expediente de acordo com sua vontade, desrespeitando seu horário de trabalho; funcionários que descarregam seu estresse n o paciente, fazendo mal atendimento, são algumas das principais reclamações recebidas pela Ouvidoria do Regional de Patos, segundo Drª Flávia. Ela previu que, a partir desse trabalho que vem sendo feito pela Ouvidoria, com a conscientização da população para a reclamação, a busca por seus direitos, atos reprováveis dos profissionais de saúde vão desaparecer.
A ouvidora geral informou que a Ouvidora recebe denúncia seja pessoalmente, de maneira anônima, por telefone, pelo 0800 083 5000, por carta, email, enfim de todas as maneiras possíveis para os usuários e que os reclames são direcionados a quem pode resolver, que são os parceiros: CRM, Coren,  direção do Hospital, Ministério Público.
Ela alertou para a importância dos usuários, ao se sentirem injustiçados ao procurarem os hospitais, terem a consciência de reclamar, exigir seus direitos. Diana ainda participou de entrevista na Rádio Espinharas, emissora em que fez explanações sobre o órgão, verdadeiro porta-voz do usuário dos SUS e tirou dúvidas dos ouvintes.
Em Patos quem quiser fazer alguma reclamação sobre os serviços hospitalares de Patos podem se dirigir à Sala de Acolhimento, onde funciona a Ouvidoria, a qual funciona nos períos da manhã e tarde, sem intervalo para almoço. Ou ainda pelo 0800 083 5000 ou acessando o link do órgão no site do governo do Estado, o www.paraiba.pb.gov.br.

PEC da federalização dos crimes contra jornalistas começa a tramitar no Senado

Uma Proposta de Emenda à Constituição, que atrai para a esfera federal a apuração dos crimes cometidos contra jornalistas, começou a tramitar hoje no Senado Federal. Autor da PEC, o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) reuniu assinatura de 29 parlamentares.

Caso venha a ser aprovado nas duas casas do Congresso, poderá receber, por sugestão de Cavalcanti, o nome de Lei Tim Lopes, em referência ao jornalista assassinado em 2001 no Rio de Janeiro.

Ao fixar a competência dos juízes federais para processar e julgar crimes praticados contra jornalistas em razão de sua profissão, o senador acredita que evitará interferências políticas locais nas investigações.

Citando números da organização Repórteres Sem Fronteira, Cavalcanti revela que já foram cometidos 12 assassinatos de jornalistas somente no primeiro semestre deste ano. Para o parlamentar, os crimes constituem um atentado, também, contra a liberdade de imprensa.

"É preciso ter claro que jamais haverá liberdade de imprensa se não houver profundo respeito ao trabalho desses profissionais, inclusive com garantias de preservação da sua integridade física", declara Cavalcanti.

"Os direitos à informação e à liberdade de expressão teriam valor meramente retórico se o trabalho jornalístico viesse a sofrer, cotidianamente, ameaças e intimidações de toda ordem", acrescenta.

O senador argumenta que os crimes praticados contra jornalistas têm dimensão nacional em função do alcance dos veículos de comunicação.

"Não raro, o jornalismo investigativo avança sobre as conexões interestaduais do crime organizado, aproveitando a capilaridade dos diversos veículos de comunicação. Assim sendo, nada mais justo e coerente do que resgatar a dimensão nacional do trabalho jornalístico, trazendo para a justiça federal o julgamento de atentados à liberdade de imprensa", aponta o senador.

Prioridade

Junto com a PEC, Cavalcanti também apresentou nesta quarta-feira 9 Projeto de Lei do Senado (167/2010) que determina a prioridade nas investigações dos crimes contra profissionais de imprensa.

A proposta consiste em alterar a redação do inciso I do art. 429 do Código de Processo Penal, que estabelece critérios de preferência na organização da pauta de julgamentos do Tribunal do Júri.

"A liberdade de imprensa deve ser compreendida como uma condição essencial da democracia, consoante o disposto no art. 5º, IV, IX e XIV, da Constituição Federal. Nesse sentido, cabe à lei processual penal adotar mecanismos e procedimentos condizentes com esse valor primordial dos regimes democráticos", finaliza.

Ascom
 

FUNES define expediente durante o São João e a Copa


A direção da Fundação Ernani Satyro definiu como será o expediente na Casa Museu e na Hemeroteca Miguel Satiro nos dias de jogo da Copa do Mundo e nos Festejos Juninos, de acordo com o Conselho Deliberativo da Fundação.

Conforme o calendário definido pelos diretores, o funcionamento será o seguinte nos dias de São João e dos jogos da seleção: dia 15 de junho o expediente será das 7h às 13h; nos dias 21, 22 e 23, o expediente será nos dois turnos, das 8h às 17h; e nos dias 24 e 25, o ponto será facultativo, ou seja, não haverá expediente.

Já na Hemeroteca Miguel Satiro, durante o período de 15 a 23 de junho, só haverá expediente no horário da manhã.


BNB Cultura elogia a Fundação Ernani Satyro


A Fundação Ernani Satyro recebeu na manhã de hoje (9), do gerente do Banco do Nordeste do Brasil – Ambiente de Gestão da Cultura, Alcino Carvalho Brasil, uma correspondência comunicando a aprovação da prestação de contas e parabenizando a Fundação pelo projeto “Tocando a Vida”- edição 2009.

Durante seis meses crianças da rede municipal de ensino, em parceria com o BNB Cultura, aprenderam a arte de tocar flauta doce, com o maestro Joaquim Soares Neto. Nascendo assim a Banda da Flauta Doce Maestro Hermes Brandão.

Hoje a banda, mantida agora com recursos próprios da FUNES, é uma referência na região e vem participando de vários eventos culturais de Patos.
Lusângela Azevedo - Assessoria

Transparência: Ricardo propõe que Estado firme parcerias com prefeituras através de editais e prega fim da perseguição

O presidente estadual do PSB e pré-candidato ao Governo do Estado, Ricardo Coutinho, defendeu que o Estado trabalhe em parceria com as Prefeituras através de processos transparentes e não por afinidade partidária. Ricardo defendeu que o Governo do Estado firme parcerias através de editais, para que todas as prefeituras concorram em pé de igualdade e que o processo garanta que todos os muncípios recebam benefícios, independente se são aliados ou não do partido do governante.
 “Falar que não persegue prefeitos é muito fácil. Mas, acho que devemos garantir, através de editais, que o processo será transparente e que não vai haver benefício a prefeito A ou B. Um governo que trabalhe pelo desenvolvimento do Estado não pode ficar com picuinhas e com perseguição. Para nós, esse tempo já acabou é preciso virar essa página da história da Paraíba”, afirmou. 
O socialista falou sobre o assunto durante entrevista a rádio Panorâmica FM, de Campina Grande, na tarde desta quarta-feira (9), e lembou a onda de perseguição que vem acontecendo a alguns prefeitos da Paraíba que são oposição a atual administração. Ricardo lembrou a retirada de ambulâncias dos municípios de Serraria e Catole do Rocha, cujos prefeitos são adversários do governador. “Essa postura mesquinha e atrasada só prejudica a população, quem sofre são as pessoas que precisam desse serviço”, comentou.
Estímulo – Ricardo propôs que o Estado estabeleça metas com os municípios para estimular o desenvolvimento da Paraíba através do crescimento das suas cidades. Ele citou ainda a possibilidade do Governo criar uma espécie de prêmio para homenagear aqueles municípios que cumprirem as metas estabelecidas.
“Os prefeitos querem ser respeitados e eu, siceramente, sei disso porque sou um municipalista. A vida acontece nos municípios. Temos certeza que o Estado vai avançar com a execução de uma política planejada e transparente com os municípios paraibanos”, afirmou. 

CTB PARAIBA APÓIA GREVE DOS SERVIDORES DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO


Os servidores do Poder Judiciário do Estado da Paraíba, em greve por tempo indeterminado receberam o apoio formal da CTB- Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, através do seu presidente estadual José Gonçalves, que esteve acompanhando a mobilização no Fórum Miguel Sátiro em Patos.
Os servidores estão reivindicando: aumento salarial equivalente ao aumento da jornada de trabalho implantada pelo TJPB desde o ano passado ( de seis horas ininterruptas para sete horas ininterruptas), ganhando o mesmo salário, ou seja, aumentou a carga horária e o salário permaneceu o mesmo; reposição de perdas salariais no montante de 15% relativa a inflação ocorrida entre 2007 e 2010; regulamentação definitiva do Instituto da remoção no âmbito do TJPB; um novo plano de cargos, carreira e salários, que venha definitivamente, atender  aos anseios de todos, com a participação efetiva das entidades representativas dos servidores;  redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais, aumento salarial de 33,22% caso persista  a carga horária de 7 horas ininterruptas, garantia do direito a remoção para Analistas, Técnicos Judiciários e Auxiliares Judiciários, dentre outras.
Para o sindicalista José Gonçalves, o TJPB deve atender imediatamente as reivindicações dos servidores do judiciário na Paraíba, pois a população paga hoje as maiores taxas processuais no País, não justificando assim as demandas apresentadas pelos trabalhadores e trabalhadoras não serem atendidas.
“ Hoje 11 mil processos estão parados apenas na Comarca de Patos e 260 mil em todo o Estado e o Tribunal de Justiça deve imediatamente negociar e atender as reivindicações dos servidores no sentido de voltar a normalidade o funcionamento da justiça na Paraíba”. Enfatizou Gonçalves.
José Gonçalves lamentou ainda o descaso com os trabalhadores, pois quando é para ser concedido aumento salarial para prefeitos, deputados, senadores, governadores, vereadores e demais autoridades, não se tem nenhuma dificuldade, mas quando é para dar aumento salarial aos trabalhadores, se cria uma grande dificuldade neste País. “Aumento para os poderosos é de imediato, muitas vezes a sociedade sequer tem conhecimento, mas quando é para dar aumento aos trabalhadores, se criam diversas dificuldades”. Disse o sindicalista.
A CTB vai percorrer todo o estado, dando apoio total e irrestrito a greve dos servidores do judiciário.

Arquivo do blog