Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 2 de fevereiro de 2008

Justiça do Trabalho isenta Sindicato de Responsabilidade

Em audiência realizada no último dia 30, na sede da 13ª Delegacia Regional do Trabalho, a juíza da 1ª Vara do trabalho em Patos, Andréa Longobardi Asquini, isentou o Sindicato dos Comerciários de Patos de qualquer participação efetiva na formação do Sindicato dos Comerciários nas cidades de Pombal e Itaporanga.
A audiência tinha por objetivo dar um parecer ao processo Nº 00658-2007-011-13-00-9, impetrado pela chapa de oposição ao SINTRACS-PR. Além da juíza Andréia Asquini, participaram da audiência os advogados José Mattheson Nóbrega, representante da oposição e Otoni Costa Medeiros, representando o Sindicato dos Comerciários, ao lado do presidente da entidade Everaldo Lima.
Em seu parecer, a juíza acatou a contestação da parte reclamada, considerando que a notificação feita ao Sindicato dos Comerciários de Patos aconteceu de forma equivocada, uma vez que este não tem participação ativa na fundação das entidades em Pombal e Itaporanga. Na notificação, a juíza deu um prazo de 10 dias para a parte reclamante, a fim de informar os responsáveis pela comissão pró-fundadora, citada no processo.O sindicalista Everaldo Lima, disse que a formação dos dois sindicatos foi resultado da mobilização dos trabalhadores, mas que ainda não tem um parecer definitivo do Sindicato de Patos, entidade a qual são vinculados os comerciários dos dois municípios. “A decisão foi justa, uma vez que corrige um processo mentiroso e sem fundamentação legal, de pessoas que não tem compromisso com a classe trabalhadora”, finalizou.
Genival Junior - Assessoria

Por Genival Júnior-Comentarista Esportivo

Ninguém é de ninguém no paraibano 2008

Com apenas quatro rodadas realizadas no Campeonato Paraibano, nenhuma equipe vem apresentando um futebol de encher os olhos do torcedor. Até agora, dos vinte jogos já realizados, dez foram decididos por diferença de um gol, 50% do total, além de 5 empates, que traduzidos em percentual significa 25%. Até o momento, apenas o jogo Queimadense 4 x 1 Cruzeiro, registrou uma diferença superior a dois gols no placar.
Líder do Campeonato com 9 pontos, o Botafogo não tem feito boas apresentações mas vem de resultados importantes conseguidos contra Nacional e Atlético de Cajazeiras, fora de casa. Já o Treze, vice-líder com nove pontos, venceu os jogos contra Atlético, Esporte e Cruzeiro de Itaporanga, por apenas diferença de um gol. Terceiro colocado e único invicto da competição, o Sousa manteve a base do ano passado e vem sendo a equipe com maior regularidade. Até agora, soma oito pontos, tendo vencido Treze e Botafogo nas duas primeiras rodadas, além de dois empates contra Desportiva Guarabira e Esporte de Patos, fora do Marizão.

A única surpresa até agora é a equipa da Queimadense, que soma sete pontos e ocupa a quarta colocação, a frente de equipes tradicionais como o Nacional de Patos, que luta pelo Bi-Campeonato, do Campinense e do Esporte de Patos. Em 20 jogos já realizados foram marcados 47 gols, o que dá uma média de 2,35 por partida. O campeonato paraibano prossegue dia 07 de fevereiro, com Treze x Queimadense no estádio amigão em Campina Grande. Na quinta-feira dia 08, teremos Esporte x Botafogo, no José Cavalcanti, Campinense x Desportiva, no Amigão, Sousa x Nacional, no Marizão, Atlético x Cruzeiro, no Perpetão em Cajazeiras.
foto:garimpandopalavras

Quadrilha pernambucana que assaltaria BB de Tavares troca tiros com a PM em Princesa Isabel


A Polícia Militar conseguiu evitar que uma quadrilha de Pernambuco, oito homens fortemente armados, assaltasse no dia de ontem a agência do Banco do Brasil do Município de Tavares. O grupo chegou a trocar tiros com a PM e dois deles foram feridos e transferidos para Campina Grande, José Nilton Gomes dos Santos, 31anos, residente na Fenda Algdões, Salgueiro-PE e Abdoral Rodrigues de Morais, 27 anos residente a Rua Projetada, Centro Cabrobó-PE. Um terceiro se rendeu, José Cícero de Lima, 31 anos solteiro, residente na cidade de Cabrobó-PE, o qual se encontra detido na Delegacia de Princesa, e outros cinco fugiram pelo matagal.
Na manhã de ontem (sexta-feira) os acusados, segundo informou ao Garimpando Palavras o delegado Renildo Feitosa, de Princesa Isabel, chegaram a esta cidade e fizeram uso do serviço de mototaxi até o Sítio Piau, onde tomaram de assalto uma caminhonete de cor bege pertencente ao senhor de nome Charles, residente em Princesa, quando ele passava na rodovia. Ao se dirigir para Tavares, o veículo atolou na travessia de um riacho. Em seguida eles foram até a residência de João Ananias Nicácio, também no Sítio Piau.
Fazendo ameaças à sua esposa, ele não estava em casa aquele momento, tomaram a chave da caminhoneta da família e levaram o veículo, de placas MUD-7543, ano 1993, cor vermelha. O fato foi denunciado à Polícia, informando que o grupo estava se deslocando para o Município de Princesa Isabel. Com essa informação, a PM, sob comando do Sgt. Fernandes, da Companhia de Princesa, montou barreira na comunidade denominada Cabeça do Porco, naquele município.
Ao se deparar com o bloqueio policial os criminosos atiraram contra os militares, que revidaram e dois dos assaltantes, José Nilton e Abdoral foram baleados. José Cícero tentou fuga, mas foi cercado e se entregou, enquanto os outros cincos conseguiram se embrenhar no meio do mato, de difícil acesso e não foram capturados. A Polícia apreendeu com estes três, que confessaram que o grupo assaltaria o Banco do Brasil de Tavares, um fuzil calibre 762, de numeração 01632, uma escopeta doze de repetição, de numeração 104571 e uma pistola calibre 40, com a numeração SLP 44378, bem como vasta munição dos calibres citados. José Nilton e Abdoral foram encaminhados para o hospital de Princesa, depois pra o Hospital Regional de Patos e posteriormente para o Hospital Antônio Targino em Campina Grande-PB.
A quadrilha é composta, além de José Cícero, que responde processo em Caruaru-PE por formação de quadrilha, José Nilton e Abdoral, dos acusados que atendem pela alcunha de Nego Mário, Mãe Rosa, Bacurim, Pintor e Cícero, todos de Salgueiro e Cabrobó, cidades pernambucanas, sendo um do Estado da Bahia. O arsenal do grupo, segundo informou José Cícero ao delegado de Princesa Isabel, é composto de cinco armas de longo alcance e pistolas.

Em Olho D’Água

Por volta das 10h de ontem, no Sítio Barroccão, em Olho D’Água-PB, o vendedor autônimo Francisco Minervino Leite, 23, solteiro, residente naquele município, foi vítima de assalto praticado por um homem ainda identificado. O comerciante se encontrava na praça central da cidade, com sua moto HONDA CG 125 FAN ano 20006, cor vermelha, placa KZR-5819-RJ quando foi abordado pelo acusado, que pediu que ele o fosse deixar no referido sítio. Depois de acertarem o valor do frete, seguiram o destino. Ao parar próximo de Barrocão, o passageiro retirou de dentro de uma bolsa uma marreta e desferiu um golpe acertando a cabeça de Minervido. Em seguida este fugiu com sua moto. A vítima foi socorrida pelos moradores daquela comunidade para o hospital de Olho D’Água. O assaltante agressor ainda não foi detido.

Assalto em Piancó

No município de Piancó, também no dia de ontem, aconteceu um assalto praticado por dois homens encapuzados. A vítima foi Esdras Cândido Lima da Silva, 23, solteiro, residente no Bairro Instância, Reife-PE. Ele contou à Polícia que seguia de Piancó com destino a Igaracy no caminhão baú Ford, modelo cargo, ano de fabricação 2004, placas KKV-3865, Recife-PE, da empresa Esperança Nordeste. O intuito era fazer uma entrega de produtos alimentícios. Ao chegar no triângulo que liga Piancó a Igaracy, por volta do meio dia, foi abordado por dois encapuzados armados de revólveres. Eles, segundo a vítima, efetuaram vários disparos e tomaram dele a importância de R$ 1.100,00, além de cheques e boletos bancários. Esdras voltou para a cidade e prestou queixa, mas ninguém foi preso até o presente.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Vereador comete suicídio em Vista Serrana

O vereador, Ivanildo Azevedo de Lima, 64 anos, (PSDB), cometeu suicídio na manhã de ontem (quinta-feira), no município de Vista Serrana.
Segundo informações repassadas por populares daquele município, o fato ocorreu por volta das 10 horas da manhã, quando a vítima atirou contra a própria cabeça.
Ivanildo Azevedo, estava assumindo o cargo de secretário de agricultura de Vista Serrana. Seu lugar na Câmara estava sendo ocupado por Francisca de Paula da Silva Lucena – Titica, que deverá assumir de vez a vaga do vereador.
O sepultamento do vereador está marcado para a manhã de amanhã (sábado).

Marcos Oliveira (patosonline.com)

Provando do próprio veneno


Na solenidade de assinatura do convênio firmado entre Saelpa, APAE e Rotary Patos, ocorrida na noite de ontem, um fato chamou a atenção de todos: a falta de energia elétrica. Foi um momento bastante constrangedor para os diretores da fornecedora de energia que, acredito, não tiveram justificativas para dar a ninguém, até porque os consumidores patoenses já estão se acostumando com o serviço falho da Saelpa. As autoridades tiveram que forçar o gogó para serem ouvidas. Pagamos altas taxas de energia elétrica para termos o serviço interrompido sempre que chove na Morada do Sol. Isso se tornou praxe nos dias de chuva em Patos.

foto:www.fazendatamandua.com.br

Chuvas aliviam calor e alegram sertanejos


O Sertão está em festa. As chuvas que aliviam o calor na região também transformam a fisionomia dos sertanejos, sejam da cidade ou do campo. Agricultores, que penavam por um pouco de água para beber, já começam a preparar a terra, a exemplo dos de Patos, cujos trabalhos com o corte de terra tiveram início ontem. Trinta comunidades serão assistidas através de seis tratores disponibilizados pela Secretaria Municipal de Agricultura. O Rio Espinharas (fotos), que corta a cidade, amanheceu de ponta a ponta, como diz os moradores.
Em todos os municípios vizinhos São Pedro foi bastante benevolente, mandando as maiores chuvas deste ano. Em Patos o pluviômetro localizado na Embrapa registrou de ontem para hoje 136,8 mm, mas na comunidade Mocambo a quantidade de chuvas foi de 178 mm, fazendo com que o novo açude daquela localidade recebesse bom volume hídrico. Em Cacimba de Areia, segundo dados forncedidos ao Garimpando Palavras pela Emater, foi de 25,8 mm; Malta 154 mm; Quixaba 58 mm; São José do Bonfim 71,6; São Mamede 40,2.


foto:garimpandopalavras

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Aborto e prevenção às DST

Serão distribuídos cerca de 600 milhões de preservativos masculinos, ao longo do ano de 2008, em todo o Brasil, sendo 20 milhões deles apenas nos dias de Carnaval.
Cerca de um milhão de abortos são realizados clandestinamente por ano no Brasil, sendo que as complicações médicas representam a quarta maior causa de morte entre as mulheres.
Todos os anos cerca de 250.000 mulheres procuram atendimento nos hospitais da rede pública de saúde devido às complicações causadas por abortos clandestinos.
Um dos maiores pecados cometidos pelo Ministério da Saúde tem sido o de realizar as campanhas preventivas contra Aids e DST somente nos momentos de grandes eventos culturais, a exemplo do Carnaval, São João, Paritinis e não durante todo o ano. As pesquisas mostram que essas campanhas esporádicas não contribuem para o recuo da Aids. O trabalho profilático deveria acontecer constantemente, principalmente nas escolas públicas e privadas.

Naça arranca empate contra Campinense

Mesmo apresentando os mesmos defeitos da partida contra o Botafogo domingo passado, o Nacional de Patos conseguiu importante resultado diante do Campinense na noite de ontem, no Estádio O Amigão. Num jogo, mais uma vez de baixo nível técnico, o que demonstra que a edição passada do Campeonato Paraibano de Futebol supera o deste ano, três jogadores foram expulson, sendo o atacante Fábio Junior da equipe de Campina Grande e Enercino e Nunes pelo Nacional. O Campinense abriu o placar aos 43 do 1º tempo, através de Luciano Paraíba, um dos destaques do jogo, em gol de cabeça. Nacional empatou através de pênalti cobrado por Cristóvão, aos 25 da segunda etapa. Mesmo sendo pressionado a equipe de Patos conseguiu segurar o 1x1.
Em Patos, no José Cavalcante, o Esporte (foto) de Patos não saiu de um 0x0 com o Sousa, um resultado ruim para quem joga em casa. O Esporte ainda teve o lateral esquerda Jiqueta expulso. Pelo Sousa, não deu tempo nem tocar na bola, praticamente, o volante Israel, que defendeu ano passado o Nacional na Série C, também foi expulso.
O engrançado dos jogos em Patos é que, tanto o presidente do Esporte, Edleudo Lucena, quanto o do Nacional, José Ivan, quando da apresentação de seus elencos para esta temporada, garantiram que divulgariam a renda das partidas no JC. Ivan, na época, chegou a afirmar que o Nacional não divulgava o apurado para fugir das altas taxas pagas à Federação Paraibana de Futebol. Apesar que o Estatuto do Torcedor obriga os clubes a informar o borderô.
O Garimpando não conseguiu falar com José Ivan, que não atendeu o telefone, mas Edleudo explicou que não divulga a renda porque a contagem termina tarde do jogo e ninguém da imprensa aparece para pegar o resultado. Não custa nada mandar alguém repassar a informação para as cabines de rádio, já que os repórteres não podem esquecer o principal, que é o andamento da partida.
foto:garimpandopalavras

Funes lança DVD carnavalesco

A Fundação Ernani Satyro, lança hoje às 19:30, o DVD da 2ª Mostra Patoense de Músicas Carnavalescas, (gravado ao vivo), realizada em 2007, onde contou com a participação de foliões, cantores e artistas amantes das marchinhas e frevos de carnaval.
A segunda edição da Mostra Patoense, homenageou Afonso Bacalhau, que foi integrante da Filarmônica 26 de Julho e na oportunidade foi entregue o Troféu Músico Aguinaldo Sátyro Xavier a personalidades ligadas aos festejos carnavalescos, comemorando os 100 anos de frevo.
Na oportunidade todos os homenageados e músicos que participaram da Mostra receberão cópias do DVD, bem como as instituições culturais da cidade de Patos.
A Fundação Ernani Satyro convida toda sociedade patoense, para participar deste evento onde a memória carnavalesca da cidade será preservada.
Da Assessoria

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

APAE: Idéia louvável


Acontece nesta quinta-feira na Associação Comercial e Industrial de Patos, às 20h, cerimônia de assinatura do convênio envolvendo Saelpa, APAE e Rotary Patos. A parceria permitira que os 25 mil consumidores cadastrados pela Saelpa possam contribuir voluntariamente com um valor a partir de R$ 2,00 em benefício da entidade filantrópica APAE - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais. O convênio passa a vigorar a partir de março deste ano. Os consumidores irão receber junto à conta de energia elétrica o termo de adesão, podendo deixar de contribuir para a entidade no momento em que quiser.

Origem

A APAE-RIO foi fundada em 11 de dezembro de 1954, sendo a primeira APAE do Brasil. Dando origem ao movimento que se estende hoje há mais de duas mil APAEs distribuídas pelos municípios do Brasil. Quando a idéia de criar uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais chegou ao Brasil com a família da norte-americana Beatrice Beamis, o então presidente Getúlio Vargas havia sancionado a lei do monopólio do petróleo brasileiro e acabado de criar a Petrobrás.
Um forte movimento pela causa dos “excepcionais” começava no Rio e viria revolucionar em todo o país a condição dos portadores de necessidades educativas especiais, naquela altura ainda chamados de mongolóides ou retardados, como a filha de Dona Beatrice, portadora de Síndrome de Down.
O Almirante Henry Broadbent Hoyer e sua esposa Dona Beatrice, reuniram vários pais, mestres e técnicos na Embaixada Americana, em julho de 1954, quando foi exibido um filme sobre crianças com deficiência mental. A ação se desdobrou em várias reuniões preparatórias e na nomeação de uma Comissão Coordenadora Provisória para o movimento. A primeira diretoria, presidida pelo próprio Almirante Henry Hoyer, dirigiu a APAE até 31 de março de 1965, sucedida por uma diretoria presidida pela Sra. Ignêz Félix Pacheco de Britto
As APAEs no seu conjunto são uma grande e sólida obra social construída na América Latina, comparada aos primeiros anos, mas ainda pequena se a colocarmos ao lado das necessidades brasileiras. O Brasil já entrou na era da biotecnologia e da clonagem, mas metade das crianças que nascem no país ainda não têm acesso, pela saúde pública, a todos os exames preventivos neonatais.

foto:camillasartorato.wordpress.com

Dia de reabilitação


Nacional e Esporte de Patos tentam reabilitação hoje no Campeonato Paraibano de Futebol. Ambos vêm de derrota. Nacional perdeu para Botafogo da Capital em pleno José Cavalcante, domingo passado, por 2x0. Esporte, também domingo, foi à Campina e foi derrotado por 1x0 pelo Galo da Borborema.
O Verdão joga hoje em Campina contra o Campinense e precisa melhorar muito para não cair na tabela. Na partida contra o Belo mostrou muitas deficiências, tanto na zaga como no ataque, que não funcionou, faltou entrosamento e técnica ao elenco. O zagueiro Aluísio da Silva Neres Junior, natural do Rio de Janeiro, com passagens pela equipes do Botafogo RJ, Friburguense, Goitacaz, Bursa Sport da Tuquia e Rapidt da Romênia, promessa do clube, chegou ontem e está incorporado ao grupo. Outro que deve se apresentar hoje ao grupo é Amaral, que fedendeu recentemente o Santa Cruz do Recife-PE.
Esporte tem como desfaque certo na partida de hoje diante do Sousa o zagueiro Acélio, que recebeu o terceiro amarelo. No banco de reservas duas novidades pratas da casa, o volante Cláudio e o meia-esquerda Zinho. Outra novidade é a apresentação à torcida na noite de hoje do novo reforço, um centrovante vindo de Recife. O presidente Edleudo Lucena disse que não anunciaria o nome poruqe o mesmo poder não aparecer e frustrar a torcida alvi-rubra. Outros jogos da rodada: Cruzeiro e Treze, no Zezão em Itaporanga (à tarde), Desportiva e Queimadense, no Sílvio Porto - Guarabira e Botafogo e Atlético de Cajazeiras no estádio Almeidão, sendo este último realizado amanhã.

Justiça decreta prisão preventiva do ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo

O juiz federal substituto Rogério Roberto Gonçalves de Abreu decretou a prisão preventiva do ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo, Luciano Carneiro da Cunha. O mandado de prisão foi encaminhado ao departamento de Polícia Federal na Paraíba. Luciano Carneiro encontra-se atualmente em lugar desconhecido e está sendo intimado por meio de edital publicado nesta quarta-feira, 30, no Diário da Justiça. Ele é acusado de não ter aplicado devidamente os recursos do convênio n° 79/98 firmado com a União, através do Ministério da Saúde.
O ex-prefeito de Cruz do Espírito Santo responde a uma ação penal pública proposta pelo Ministério Público Federal, que requereu a decretação de prisão preventiva, bem como a suspensão do processo e do curso do prazo prescricional. Embora citado por edital, Luciano Carneiro deixou de comparecer às audiências de interrogatório designadas pela Justiça. “Conforme dispõe o art. 366 do Código de Processo Penal, ficarão suspensos o processo e o curso do prazo prescricional se o réu, citado por edital para algum ato, não comparecer nem constituir advogado, cabendo ao juiz determinar a produção antecipada das provas que considerar urgentes ou decretar a prisão, se for o caso”, destacou o juiz Rogério Roberto.
Ele observou que pela análise dos autos, principalmente da Tomada de Contas Especial do Tribunal de contas da União, não resta a menor dúvida quanto à existência do crime e de sua autoria pelo réu, ficando demonstrada sua participação na ação ilícita. “Revela-se, portanto, imprescindível a decretação da prisão preventiva do réu Luciano Carneiro da Cunha para que seja assegurada eventual pena a ser imposta ao mesmo, a qual encontra-se ameaçada pela não localização do réu”, frisou o magistrado.
wscom

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Carnaval de Patos

festa será aberta nesta sexta-feira

A Prefeitura Municipal de Patos, juntamente com a Associação de Blocos Carnavalescos da cidade, abre nesta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, o Carnaval da Gente Pra Pular 2008. A festa de momo só termina na manhã da quarta-feira de cinzas. Cerca de trinta blocos serão arrastados dos bairros por trio elétrico até o Terreiro do Forró, onde várias atrações se revezam para segurar o pique dos foliões.
Na abertura o trio sairá do Bairro Belo Horizonte, onde a concentração começa por volta das 17h. Ao chegar no Terreiro do Forró Renato Marinho e Estação do Samba dão continuidade a animação. Para segurança do folião, equipes da STTrans vão acompanhar todo o trajeto. Ambulâncias vão estar a postos também para fazer atendimento de primeiros socorros. A Secretaria de Saúde irá desenvolver a campanha preventiva às DST/aids e o Bloco da Limpeza também sairá atrás do trio deixando as ruas limpas para o próximo dia.
Sábado de Carnaval os blocos partem do São Sebastião. Muito frevo e axé vão sacudir os foliões, que a cada ano inovam na fantasia para fazer bonito na avenida. No palco se apresentam Os Bambas do Brasil e Estação do Samba. No domingo as famílias aguardam com muita ansiedade a realização, a partir das 8h, do Carnaval da Criança, com a participação do Palhaço Dadá Venceslau, acompanhado de Virtuais do Axé. À noite os blocos partem do Jatobá até o Terreiro, onde cantam Roberto dos Terríveis e Banda Meus Amores, além de Estação do Samba. Na segunda o destaque é o Bloco Sapateiros, que sempre arrasta uma multidão, partindo da Rua da Baixa.
As atrações da noite são Os Bambas do Brasil, Roberto dos Terríveis e Banda Meus Amores. Na despedida da festa de momo, com os foliões partindo às 19h do Bairro do Morro, a banda Virtuais do Axé e Renato Marinho tocam os últimos acordes, se despedindo do Carnaval de Patos 2008. Às 3h da madrugada do dia de cinzas acontece o Mocotó da Gente, no Terreiro do Forró, onde será distribuído o caldinho milagroso, para recuperar a energia dos foliões.
Mesmo sendo aberto nesta sexta-feira, os foliões de Patos há dias caíram no clima do Carnaval, inclusive escolhendo no último sábado o rei e rainha deste ano. Foram cinco prévias que deram serviram para mostrar o que será a festa de momo. A primeira prévia foi a do Bloco Zé da Trompa, que homenageia um dos músicos que fizeram história na Filarmônica 26 de Julho. As prévias prosseguem até esta sexta-feira.


ABERTURA OFICIAL DO CARNAVAL 2008

Sexta-Feira / 01.02.2008
Local: Belo Horizonte
Concentração: 16h
Atrações: Estação do Samba, Renato Marinho e Trio Elétrico Paradise

Sábado / 02.02.2008
DIA DAS VIRGENS

FUTEBOL DAS VIRGENS
Local: Área esportiva artur diego (rua da baixa)
Horas: 16h
Saída em desfile: 17:30h

BLOCO DAS VIRGENS
Concentração: Escola Profissionalizante (São Sebastião)
Horas: 18h
Atrações: Os Bambas do Brasil, Estação do Samba e Trio Elétrico Paradise.

Domingo / 03.02.2008
CARNAVAL DAS CRIANÇAS
Concentração: Praça Edvaldo Mota
Horas: 8h
Atrações: Palhaço Dadá Venceslau, Orquestra de Frevo, Virtuais Axé e Trio Elétrico

Domingo / 03.02.2008
DIA DO JATOBÁ
Concentração: Coração do Jatobá
Horas: 18h
Atrações: Roberto dos Terríveis e Banda Meus Amores, Estação do Samba e Trio Elétrico Paradise.

Segunda / 04.02.2008
DIA DA RUA DA BAIXA
Concentração: Rua da Baixa
Horas: 18h
Atrações: Roberto dos Terríveis e Banda Meus Amores, Os Bambas do Brasil e Trio Elétrico Paradise.

Terça / 05.02.2008
DIA DO CAMPO DA LIGA
Concentração: Campo da Liga
Horas: 18h
Atrações: Virtuais Axé, Renato Marinho e Trio Elétrico.

O MOCOTÓ DA GENTE
Local: Terreiro da Forró
Horas: 3h
Encerramento do carnaval com a distribuição de caldo de mocotó.

PTB e vereadores vão ao MP pedir afastamento do prefeito Edvan Félix

Irregularidades em Catingueira

Devido a grande repercussão negativa do Município de Catingueira, pego na fiscalização da CGU – Controladoria Geral da União, que detectou 108 irregularidades com graves denúncias de fraudes, como desvio de verbas públicas; superfaturamento na aquisição de merenda escolar; obras dadas como concluídas desde mês passado, mas iniciada nos últimos dias, dentre outros, a oposição resolveu entrar com uma ação junto ao Ministério Público de Piancó pedindo o afastamento do prefeito Edvan Félix.
O presidente do PTB daquela cidade, Petrônio Fausto (foto), lamentou muito que Catingueira chegasse ao caos administrativo em que se encontra hoje, algo que vem gerando revolta dos habitantes, que reclamam dos serviços oferecidos pelo Município. “A população está revoltada com toda razão, até porque são muitos os problemas que ela vem enfrentando na saúde, educação, infra-estrutura”, disse ao Garimpando Palavras.
No documento elaborado pelos técnicos da CGU (www.cgu.org.br) a partir da visita in loco à Catingueira são apontadas graves acusações à administração Edvan Félix. Uma delas é a obra de construção da unidade de saúde do Sítio Serra Branca, que foi iniciada este mês, sendo que na prestação de contas da Prefeitura entregue mês passado na última sessão Câmara Municipal em 2007, antes do recesso, consta que havia sido concluída, num projeto de R$ 116 mil. Petrônio diz que a empresa responsável pela construção do prédio deverá ser investigada por ter fornecido documentos atestando a conclusão da mesma. Os vereadores que votaram também a favor dessas contas irregulares poderão vir a ser penalizados pela conivência com a fraude, segundo adiantou.
Essa obra, explicou, está sendo erguida pelo ex-prefeito Dão de Candú, primo do atual prefeito, mesmo que ele não tenha participado do processo licitatório. “O prédio só está sendo erguido porque os vereadores de oposição resolveram levar o caso para o Ministério Público”, enfatizou o presidente do PTB de Catingueira. Outra irregularidade cometida por Félix e que consta no relatório da CGU é a prestação de contas do transporte escolar referente ao período de recesso, ou seja, quando não havia oferta do serviço.
No vasto documento da CGU consta também uso de notas fiscais frias para aquisição de merenda escolar superfaturada em quase 50% acima do valor de mercado; fraude e desvio no pagamento de valores para a Tesouraria Municipal; pagamento fazendo uso de seis cheques sem fundo, com valores de variam de R$ 1.000,00 a R$ 5.800,00, dos quais três foram representados e novamente devolvidos por insuficiência de fundos, situação que demonstra mal gerenciamento da conta do Piso de Atenção Básica, segundo texto da CGU. “Acredito que Catingueira seja a única cidade do Brasil convidada pelo Banco Central para explicar que a Prefeitura não poderia receber talões de cheques. O prefeito de Catingueira soltou aproximadamente R$ 1 milhão em cheques sem fundo. Isso trouxe sérios prejuízos financeiros aos fornecedores do Município, que hoje, se quiser comprar um botijão de gás para fazer a merenda escolar não consegue por falta de crédito”, disse Petrônio, que citou o matadouro municipal, obra que já deveria ter sido concluída, de um montante de R$ 149 mil repassados pelo Governo do Estado, mas apenas as paredes foram levantadas.
Segundo ele, os membros do Conselho Tutelar de Catingueira há dez meses não recebem seus vencimentos, como está previsto em lei municipal o repasse pela Prefeitura, apesar do bom trabalho que os mesmos vêm realizando na cidade, onde se verifica diminuição da violência e abuso sexual contra crianças, bem como a diminuição de menores nos bares. Outra das inúmeras acusações que recaem sobre o prefeito de Catingueira é a recuperação de estradas na zona rural, onde teriam sido gastos, segundo balancetes de setembro de 2007, R$ 80 mil nessa ação. Só que esse trabalho teria sido feito por máquinas do DER e apenas nos meses de outubro e novembro. Petrônio explicou que os recursos transferidos pelos ministérios da Educação e Saúde não passam por seus respectivos secretários, que apenas assinam os cheques e repassam ao prefeito e ao secretário de Finanças e Planejamento. O presidente do Sinfemp - Sindicato dos Funcionários Públicos de Patos e Região, José Gonçalves, foi outro que atacou a gestão Edvan Féliz, considerando-a desrespeitosa com os servidores e à população. "Não apenas a CGU, mas o TCE da Paraíba deve entrar em cena para coibir tantas irregularidades", disse Gonçalves. O Garimpando Palavras fez várias tentativasa para falar com o prefeito Edvan Félix, mas informaram que ele estava doente e não se encontrava na Prefeitura.
foto:garimpandopalavras



Caminhão sem freio derruba semáforo e murada no centro de Patos


Por pouco não acontece uma trágedia na cidade de Patos. O caminhão Mercedes de placas HVU-0162, Caicó-RN, conduzido pelo senhor Aderbal Alexandre Pereira, 62, de Patos, carregado de areia, seguia sentido Brasília Salgadinho. Ao se aproximar do semáforo do cruzamento da Pedro Firmino com a Floriano Peixoto, tentou frear o veículo, quando percebeu que não havia freios. A solução encontrada pelo motorista foi jogar o caminhão entre o poste de iluminação pública e a murada da casa da esquina. Com isso, além de derrubar parte da murada e portâo, o choque também arrancou o semáforo, causando nterdião da rua por alguns minutos. Fazer manuntenção, principalmente desses veículos antigos é algo crucial.

Foto:garimpandopalavras

Brejo do Cruz: violência em alta

A violência continua sem controle na Paraíba. A área de Catolé do Rocha é tida como uma das que precisam de maior intensificação por parte da segurança pública para conter a ação de tantos bandidos que vem aterrorizando as famílias de bem. Ontem no Município de Brejo dos Santos, vizinho a Catolé, na PB 293, entre Brejo e São Bento, cidade alvo da operação federal Rede Marginal semana passada, a senhora Tereza Cristina de Lucena Maia, 39 anos, residente em Campina Grande-PB, teve seu carro tomado por uma quadrilha. O fato aconteceu por volta das 16h30. Quando ela trafegava pelo local, o grupo de quatro a seis homens, armados de revólveres e pistolas, obrigaram-na a parar e tomaram seu veículo Gol, placas MOJ-9348, cor cinza de João Pessoa, modelo 2006. Depois fugiram no sentido de Brejo do Cruz, que faz fronteiras com Rio Grande do Norte. Até o presente nem sinal de veículo nem dos marginais, que devem usar o carro da vítima para algum assalto naquela área.

Espaço Sindical

SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS MUNICIPAIS DE PATOS E REGIÃO
RUA BOSSUET WANDERLEY, 436 CENTRO PATOS PB FONE: 3421.7311
EMAIL: sinfemp@ig.com.br


DEFESA DO CONCURSO PÚBLICO

O Sindicato vem sistematicamente denunciando as Prefeituras junto ao Ministério Público, como também a Procuradoria Regional do Trabalho, que insistem em fazer contratações de servidores sem a realização de concurso público. A outra luta nossa é contra a terceirização dos serviços públicos através das OSCIP’s. Ocorre que foram firmados vários termos de compromisso junto a Procuradoria pelos Prefeitos da base do Sindicato, onde os mesmos se comprometeram a realizar concursos públicos sob pena de serem multados.
IRREGULARIDADES EM CONCURSO PÚBLICO
Garantimos a realização dos concursos públicos mas agora às irregularidades estão sendo denunciados por quem fez os certames. Nos Municípios de Junco do Seridó, São José do Sabugi, Passagem, Vista Serrana, Condado e o do Câmara Municipal de Quixaba, foram denunciados junto ao Sindicato.

PARENTADA TODA APROVADA

Em Condado no primeiro levantamento que foi feito pelo sindicato, constatou-se que 20 aprovados são parentes do atual prefeito, vice-prefeita, vereadores, em sua maioria ocupando cargos comissionados. Existem ainda pessoas que se submeteram ao Concurso como o Padre Francinilson Pereira, para lecionar Ensino Religioso e não foi aprovado, tendo sido aprovado em seu lugar o genro de uma vereadora, que morava em Alagoas, que não é padre, pelo menos temos essa certeza. Outro caso grave é em relação à Cícera Claudia Linhares Pereira, que foi aprovada no concurso estadual para técnica em enfermagem, cursa Enfermagem na universidade e no entanto não foi aprovada, tendo sido aprovada a atual vice-prefeita, que tem apenas o segundo grau.
Outro agravante, o atual gestor protocolou um Projeto de Lei 000/2008 no dia 25 de janeiro de 2008, depois de divulgado o resultado do Concurso, criando 189 vagas. Como pode, fazer um concurso sem ainda a Câmara ter aprovada a ampliação das vagas?
Veja as pessoas que foram aprovadas em Condado:

Paulo Linhares Júnior, professor de Matemática, irmã da vice-prefeita;
Damiana Rodrigues de Morais, Técnica de Enfermagem, cunhada da vice-prefeita;
Alessandra da Nóbrega Linhares, Técnica de Enfermagem, atual vice-prefeita;
Everaldo da Nóbrega Linharas, guarda municipal e irmão da vice-prefeita;
Alberto Albuquerque Fernandes, agente administrativo, secretário da administração e filho da vereadora Madá;
Ivanildo Ramalho dos Santos, professor de Ensino Religioso, genro da vereadora Madá;
Almair de Albuquerque Fernandes, professora de Geografia e filho da vereadora Madá;
Gildo Gleidson de Medeiros, guarda Municipal, primo do Prefeito;
Francineide Pereira dos Santos, auxiliar de Monitor de creche, irmã do Prefeito;
Adriana Fernandes Santos, auxiliar de monitor de creche, casada com o sobrinho do Prefeito e nora da irmã do prefeito;
Teresa Cristina Pereira dos Santos, agente administrativo, irmã do tesoureiro;
Jaciara Pereira Moura, assistente social, sobrinha do prefeito e da primeira dama;
José Fernandes de Almeida, motorista, casado com a irmã do prefeito, chefe do setor de transporte, ficou em segundo lugar, mas o primeiro lugar é desconhecido;
Terezinha Soares de Lima Gouveia, esposa do funcionário da panificadora do atual prefeito, aprovado para auxiliar de serviços, mas fez duas inscrições e faltou para agente de limpeza urbana, no mesmo concurso;
Maria Lúcia Remígio dos Santos, assessora do Prefeito, fez duas inscrições. Fez a prova de atendente de enfermagem e passou na de auxiliar de serviços gerais;
Maria Sara dos Santos Araújo, Secretária de Assistência Social do atual prefeito, esposa do ex-candidato a Prefeito Chiquinho do Correio;
Ana Cristina Costa de Sousa, auxiliar de serviços gerais, irmã do vereador Cristiano Costa;
Adauto Ferreira Filho, guarda municipal, cunhado do vereador Cristiano Costa;
Maria de Jesus Barbosa de Sousa, agente comunitário de saúde, irmã do ex-vereador Juvêncio Barbosa, essa vaga não existe, pois a atual agente de saúde está de atestado médico, por problemas de saúde e ainda não se aposentou.
Outras irregularidades constatadas no momento da realização do Concurso:
Não deixaram assinar o gabarito;
O nome dos candidatos vinha com uma etiqueta, que facilmente poderia ser retirada;
O presidente da Comissão de Concurso Público é motorista da ambulância municipal, gente de confiança do prefeito;
A empresa que realizou o concurso foi à mesma que fez em Junco do Seridó o ano passado (onde foi anulado), como também em Vista Serrana, onde começaram as denúncias.

VAMOS DENUNCIAR AS EMPRESAS QUE ESTÃO REALIZANDO OS CONCURSOS
Duas Empresas sendo uma com sede em Patos e outra em Recife, tendo a primeira realizado o Concurso de São José do Sabugi e a segunda de Junco do Seridó, onde ocorreram denúncias. Interessante é que nenhum prefeito teve a preocupação de contratar uma empresa séria como a COPERVE da Universidade Federal da Paraíba ou outra semelhante, como também nenhuma teve a coragem de colocar um representante do SINFEMP na Comissão Municipal de Concurso. Estamos aguardando o resultado do Concurso de Santa Terezinha e vamos também comprovar se houve irregularidades.

ANULAÇÃO E DEVOLUÇÃO DO DINHEIRO DAS INSCRIÇÕES

O sindicato encaminhou toda a documentação à assessoria jurídica para entrar com a ação de anulação desses concursos públicos, pois estão caracterizadas várias irregularidades, tais como: desvio de finalidades, inobservância dos princípios da moralidade, isonomia e legalidade.
Vamos também solicitar que os valores das inscrições sejam devolvidos e as empresas se expliquem perante a justiça.


José Gonçalves da Silva Filho
Presidente

Catingueira com irregularidades


O Município de Catingueira foi pego no Programa de Fsicalização da Controladoria Geral da União, que descobriu uma série de irregularidades na administração Edivan Félix. Segundo relatório da CGU, foram identificados 88 irregularidades neste município, 12 delas consideradas gravíssimas, por demonstrarem fraude e desvio de recursos federais. A fiscalização encontrou superfaturamento na aquisição de gêneros alimentícios da merenda escolar, uma diferença de preço de quase 50% acima do real. Outra irregularidade em Catingueira foi o pagamento em chegue onde as cópias não batem com o favorecido do mesmo, segundo as microfilmagens do banco. Outros dois municípios com irregularidades apontadas pela CGU são Ouro Velho e Gurinhém. Esses prefeitos terão que se explicar, e muito bem, afinal são recursos do povo.
foto:divulgação

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Exército retoma Operação Pipa em 58 cidades da Paraíba

Pouco menos de um mês depois de ter sido suspensa temporariamente por falta de recursos, a Operação Pipa está sendo reativada pelo Exército nesta segunda-feira, dia 28. Na Paraíba, a medida beneficiará uma população estimada em 350 mil pessoas, que vivem no semi-árido e dependem exclusivamente do abastecimento através de carros-pipas para sobreviver. É que o governo federal, através do Ministério da Integração Nacional, anunciou a liberação de recursos emergenciais para a reativação do programa de distribuição de água às vítimas da seca no Nordeste.
Responsável pelo repasse de verba ao Exército e ao atendimento dos flagelados da seca, o Ministério da Integração Nacional disponibilizará R$ 50 milhões em todo Nordeste. O 31º Batalhão de Infantaria Motorizado é responsável pelo abastecimento de 58 municípios do Compartimento da Borborema. Para isso, o comandante do 31º BIMTz, coronel Francisco Márcio Eugênio Vieira Saraiva, distribuiu nota a imprensa conclamando todos os pipeiros cadastrados no Programa Emergencial de Abastecimeto D'água a comparecerem ao quartel, situado na rua 15 de Novembro, 100, Palmeira, a partir das 8h, na próxima segunda-feira. Eles terão que estar de posse dos seus documentos e conduzindo os respectivos caminhões pipa e reiniciar o trabalho.
Mesmo com as últimas chuvas, o 31° Batalhão de Infantaria Motorizado continuará levando água aos 58 municípios do Compartimento da Borborema. Isso porque os açudes próximos desses municípios estão secos ou com capacidade de armazenamento de água comprometido.
Ao todo, 220 pipeiros estão cadastrados, mas apenas 175 têm atuado efetivamente na operação. A operação carro-pipa, coordenada e executada pelo Exército, foi suspensa temporariamente em 95 municípios paraibanos no último dia 27 de dezembro, deixando desabastecidas mais de 350 mil pessoas que vivem no semi-árido paraibano.


Fonte:onorteonline
foto:www.sistemamaior.com.br

Tentativa de homicídio em Patos

Na cidade de Patos, o menor J.P.S., 17 anos, residente na Tabelião Manoel Fernandes, bairro da Vitória, foi vítima de tentativa de homicídio no final da tarde de anteontem. O fato aconteceu na Rua Geralda Cabral, no Bairro São Sebastião, ao lado da Farmácia São Sebastião. Segundo informações passadas pela vítima à PM, um homem conhecido por Cacau, acompanhado de irmãos, efetuou seis disparos de revólver contra ele, um dos tiros o acertou acima do peito direito. O menor foi socorrido para o Regional de Patos, onde está internado. Já o autor dos disparos, o Cacau, é bastante conhecido da Poícia, que diz que ele pode ter envolvimento com a morte de Rejane, propietária do Bar Papagaio, fato ocorrido no dia 19 deste mês.

Pagodão com direito a pancadão

As informações que nos chegam é de que ontem o Pagodão da Shopperia do Guedes Shoping Center teve, além de momentos de intensa alegria, de altas paqueras, também de pancadaria. Correria, cadeira pro alto e muita porrada. Algumas pessoas sairam feridas, segundo nossa fonte. A civilização perde cada vez mais espaço para a selvageria. Patos já tem poucos lugares para diversão e alguns enchem a lata e querem impedir que pessoas de bem os freqüentem.

Curiosidades

Religião
Não existe uma religião oficial no País. O último Censo do IBGE, em 2000, constatou o crescimento da pluralidade de religiões, assim como o aumento dos "sem religião" e dos evangélicos, observando-se que os católicos, apesar de terem diminuído, continuam a expressiva maioria: quase 74% dos habitantes (eram 83% no censo anterior). Contudo, aproximadamente 20 milhões de católicos também praticam algum tipo de culto ritual de origem africana.

Primeiros telefones
A telefonia foi efetivamente inaugurada no Brasil em 1877. D. Pedro II ordenou a instalação de linhas telefônicas interligando o Palácio do Quinta da Boa Vista (RJ) às residências dos seus Ministros. Naquele mesmo ano, o sucesso do telefone já despertara o interesse do comércio e da indústria. A firma Rodd & Chaves determinara a ligação de sua sede na atual Rua do Ouvidor (RJ) ao quartel do Corpo de Bombeiros

Extensão territorial
O Brasil ocupa 20,8% do território das Américas e 47,7% da América do Sul, sendo o quinto no mundo em extensão territorial, superado apenas pela Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. A linha do Equador corta o País ao norte, atravessando os Estados do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. São Paulo é a maior e mais populosa cidade brasileira.

Jazidas de petróleo
A plataforma continental brasileira é rica em jazidas de petróleo. Dela são extraídas 60% da produção nacional. As reservas de petróleo do país somam 2.816 milhões de barris. O petróleo começou a ser explorado no Brasil em 1953. Atualmente, a produção é quase toda consumida internamente, exportando-se apenas uma pequena porção já refinada.

Santo do Dia


Segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

São Tomás de Aquino, Confessor e Doutor da Igreja
(+ Fossa Nuova, 1274)


Sacerdote dominicano, foi inicialmente discípulo de Santo Alberto Magno, passando depois a lecionar na Universidade de Paris. Escreveu mais de cem obras, entre as quais se destacam a Suma contra os gentios e a Suma Teológica. Foi chamado Doutor Angélico e Doutor Comum. Sua autoridade é, de certa forma, única entre os teólogos católicos. Durante o Concílio de Trento, a Suma Teológica foi colocada sobre o altar, ao lado das Sagradas Escrituras, para indicar que era à luz da doutrina tomista que se deveria interpretar a Palavra de Deus.

Vida
Tomás de Aquino, que foi chamado o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios, nasceu em família nobre em março de 1225 no castelo de Roca-Seca, perto da cidade de Aquino, no reino de Nápoles, na Itália. Com apenas cinco anos seu pai, conde de Landulfo d’Aquino, o internou no mosteiro de Monte Casino onde recebeu a educação, a sua família esperava que viesse a ser monge beneditino e tinha a esperança de um dia vir a ser o abade daquele mosteiro.
Aos 19 anos fugiu de casa para, contra o desejo dos pais, se juntar aos dominicanos mendicantes, entrando na Ordem fundada por São Domingos de Gusmão. Estudou filosofia em Nápoles e depois em Paris, onde se dedicou ao ensino e ao estudo de questões filosóficas e teológicas. Estudou teologia em Colônia e em Paris se tornou discípulo de Santo Alberto Magno que o "descobriu" e se impressionou com a sua inteligência. Por este tempo foi apelidado de "boi mudo". Dele disse Santo Alberto Magno: "Quando este boi mugir, o mundo inteiro ouvirá o seu mugido."
Foi mestre na Universidade de Paris no reinado de Luís IX da França morrendo, com 49 anos, na Abadia de Fossanova
, quando se dirigia para Lião a fim de participar doConcílio de Lião, a pedido do Papa.
Filosofia
Seu maior mérito foi a síntese do cristianismocom a visão aristotélica do mundo, introduzindo o aristolelismo, sendo redescoberto na Idade Média, na escolástica anterior, compaginou um e outro, de forma a obter uma sólida base filosófica para a teologia e retificando o materialismo de Aristóteles. Em suas duas "Summae", sistematizou o conhecimento teológico e filosófico de sua época : são elas a "Summa Theologiae", a "Summa Contra Gentiles".
O que falou ao Tomás sobre Ética
Segundo Santo Tomás de Aquino a ética consiste num agir de acordo com a natureza racional. Todo homem é dotado de livre-arbítrio orientado pela consciência e tem uma capacidade inata de captar, intuitivamente, os ditames da ordem moral. O primeiro postulado da ordem moral é: faz o bem e evita o mal.
Há uma Lei Divina revelada por Deus aos homens e que consiste nos
Dez Mandamentos.
Há uma Lei Eterna que é o plano racional de Deus que ordena todo o universo e uma Lei Natural que é conceituada como a participação da Lei Eterna na criatura racional ou seja aquilo que o homem é levado a fazer pela sua natureza racional.
A Lei Positiva é a lei feita pelo homem de modo a possibilitar uma vida em sociedade. Esta se subordina à Lei Natural, não pode contrariá-la sob pena de se tornar em lei injusta; não há a obrigação de obedecer a lei injusta - (Este é o fundamento objetivo e racional da verdadeira
objeção de consciência).
A Justiça consiste na disposição constante da vontade em dar a cada um o que é seu - suum cuique tribuere - e se classifica em Comutativa, Distributiva e Legal, conforme se faça entre iguais, do soberano para os súditos e destes para com aquele, respectivamente.

Futebol em 1º lugar

Mais um parceiro do Garimpando Palavras entrou no ar no dia de ontem. A Rádio Espinharas de Patos, de 57 anos de tradição de radiofonoa, tem o futebol como uma das principais marcas de sua história. A cada ano mais líder nas transmissões esportivas, a emissora possui hoje os programas mais dinâmicos, com audiência imbatível nesse segmento. Sob comando do jornalista Airton Alves (foto) a emissora leva ao ar três programas que deixam o ouvinte atualizado com tudo que acontece em nosso futebol. Todas as segundas-feiras, das 20h às 22h, os ouvintes participam ativamente do Debate Esportivo. Aos domingos Jornada Esportiva, com cobertura dos jogos do Paraibano e um plantão que não perde nenhum lance dos campeonatos regionais, nacionais e internacionais.


De segunda a sexta-feira o ouvinte, também pode sintonizar, além da faixa 1.400 KHz AM, através da internet pelo http://www.patosnet.net/, Jornal da Bola, onde correspondentes dão informações precisas e atualizadas de todos os clubes que participam do Campeonato Paraibano de Futebol. De João Pessoa Cláucio Lima informa tudo que acontece no Botafogo; Desportiva Guarabira é com Martins Junior; Campina Grande, Treze, Campinense e Queimadense - Bob Esponja e Lula Barbosa; Sousa - Jorge Gradian; Cajazeiras, notícias do Atlético, com Olivan Pereira; Cruzeiro de Itaporanga - Cláudio Nepó e da Federação Paraibana de Futebol, Franco Ferreira.
A equipe da emissora Futebol em 1º é formada por Airton Alves e Nildo Pereira (foto) na narração; Agamenon Ferreira e Bastinho, ex-técnico e jogador do Nacional nos comentários e Carlos Antônio repórter de pista.
foto:garimpandopalavras

domingo, 27 de janeiro de 2008

Humor e futebol

O Garimpando Palavras, que não perde um lance, pegou dois humoristas de Patos que estão levando mais sorrisos ao José Cavalcante, uma forma de melhorar o espírito do torcedor para que a violência seja banida definitivamente de nossas praças de esporte. No destaque Tatu (Hugo) e Branca de Neve, ou, Palhaço Miriçoca (Ronaldo).
foto:garimpandopalavras

Bingo do Naça


Antes e no intervalo do jogo deste domingo no José Cavalcante, Nacional 0x2 Botafogo, a diretoria do Nacional apresentou as cinco motos do bingo que o clube realiza no próximo dia 10, no Terreiro do Forró. O presidente José Ivan falou ao Garimpando Palavras e disse que o dinheiro arrecadado será usado nas despesas do clube durante o Campeonato paraibano e Copa do Brasil, bem como para fazer caixa para a construção do centro de treinamento. Foram colocadas à venda 20 mil cartelas. A grande ao preço de R$ 10,00 e a pequena, para quem quiser participar da preliminar de R$ 3 mil, no valor de R$ 2,00. Ivan, que anunciou a chegada para esta segunda-feira do novo reforço do Verdão, o zagueiro Junior, ex-Botafogo do Rio e Paisandu-PA, disse esperar a participação da torcida nacionalina para que as finanças do clube melhorem. "Tivemos grande prejuízo na Série C, como todos sabem, e temos muitas despesas daqui pra frente", comentou, acrescentando que a folha de pagamento do nacional gira em torno de R$ 85 mil mensais.

foto: garimpandopalavras

Vexame no José Cavalcante

O Nacional de Patos, com o futebol apresentado até o presente, ainda não mostrou gás para ser bicampeão paraibano. Hoje, em pleno Estádio José Cavalcanti, contando com total apoio de sua apaixonada torcida, decepcionou ao perder para o Botafogo de João Pessoa, por 2x0, num jogo de dois times apáticos, de baixo nível técnico, com lances intercalados de raras oportunidades.
A equipe de Patos, sem harmonia de seu grupo, pecou muito, principalmente por não conseguir furar o bloqueio imposto pelo Botafogo, que veio pensando em levar um empate para a Capital, mas percebeu as falhas e soube tirar proveito, principalmente pela lateral esquerda, onde o quarto zagueiro Marcelo, do Canário, lento, não conseguia dar conta do recado.
O primeiro gol só aconteceu aos sete minutos da etapa final, através do atacante Cristiano, que não foi marcado por Marcelo e ficou livre para empurrar para os barbantes de Wallace. O Nacional continuou sem criatividade para chegar ao gol. O técnico Samuel Cândido fez o que pode, colocando Marquinhos no lugar de Paulinho Guerreiro, Helinho no de Enercino e Téo no de Gilmazinho, mas nada surtiu efeito. O Verdão ainda correu atrás, no desespero, mas o Botafogo fechou o placar em 2x0 através de Ricardo Pereira, aos 43 do segundo tempo, aproveitando rebote de Wallace. O técnico Samuel deixou o gramado sem querer falar com a imprensa, disse que só falaria quando esfriasse a cabeça.
Já Neto Maradona, técnico do Bota, elogiou a reação de sua equipe, que havia perdido na última quarta-feira para o Sousa. “Foi uma grande vitória conseguir vencer o atual campeão paraibano em seus domínios”, disse eufórico Maradona. O ala esquerda Buique (foto), do Nacional, fez questão, lamentando a derrota, frisou que a equipe, devido o pouco tempo que teve para se preparar, não possui ainda entrosamento, mas que ainda há tempo para que as vitórias aconteçam.
Nacional jogou e perdeu com: Wallace, Dinho, Nunes, Marcelo, Buique, Wilker, Cristóvão, Enercino (Helinho), Paulinho Guerreiro (Marquinhos), Vander e Gilmazinho (Téo). Botafogo: Alan, Elder, Leandro, Clayton, Marcílio e Nenem, Ricardo Pereira, Ricardinho, Rogério Miranda, Maurício e Cristiano (Anderson Cearense). Arbitragem: Laurismar Alves, auxiliado por Eli Carlos e Joseilton Cordeiro, trio este que não interferiu no resultado do jogo.
O Esporte jogou fora de casa, em Campina Grande, e não se deu bem, perdendo para o Treze pelo placar de 1x0.

fotos:garimpandopalavras

Dois presos por prostituição infantil


A Polícia de Santa Luzia, numa ação que contou com a participação da promotora Carmen Eleonora, prendeu por volta das 22h40 de ontem Paulo Fernandes Santos, 44, solteiro, comerciante, residente na Bartolomeu Medeiros, Centro e Sebastião Patrício do Nascimento, 36, solteiro, locutor da Rádio Vale FM Sabugi, residente na Rua 04 de Outubro, ambos endereços de Santa Luzia. Os dois são acusados de exploração sexual de menores. Através de uma denúncia anônima informando que estava acontecendo essa prática em uma casa da Rua José Jaime s/n Bairro Frei Damião, PM, Civil e a promotora foram até o local indicado e deram o flagrante. No recinto foram encontrados três adolescentes, um de 15 e dois de 16 anos. O inquérito foi instaurado e várias pessoas serão ouvidas. Paulo e Sebastião podem vir a responder pelo crime de exploração sexual de menores.
Criança é atropelada em Diamante – A menor Layara Emilly Vieira Diniz, de dois anos, que residia em Diamante-PB, foi atropelada e morta por um caminhão baú marca Mercedes, placas de GXA 5707 Contagem-MG, que era conduzido por Márcio Vieira Barbosa, 29, residente no Cristo Redentor, João Pessoa. O fato ocorreu no Sítio Diamantina por volta das 9h20 de ontem. O motorista não prestou socorro à criança e fugiu, tendo sido interceptado e preso por uma barreira policial montada a três quilômetros de Itaporanga-PB. Márcio foi entregue com o veículo ao delegado de Diamante para que este tomasse as devidas providências.
Homicídio - Já no município de Tavares, às 19h30 de ontem, a agricultora Maria Maezi Pereira Agostinho, solteira, 22 anos, que residia na Vila Mariana, centro de Tavares, foi assassinada a tiros por Antônio de Juvenal, conhecido por Antônio das Motos. De acordo com informações da Polícia, o acusado efetuou quatro disparos de arma de fogo, que atingiram a agricultora na região do tórax. Antônio das Motos depois fugiu e até a manhã de hoje não havia sido localizado. Maezi foi socorrida por populares, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

foto:www.galerialeme.com

Arquivo do blog