Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

10ª Mostra Patoense de Músicas Carnavalescas homenageia Vavá Brandão e Natan Beserra










A Fundação Ernani Satyro (Funes) realizou na noite desta sexta-feira (6) a 10ª Mostra Patoense de Músicas Carnavalescas, que este ano fez homenagem póstuma aos músicos Vavá Brandão e a Natan Bezerra. O evento aconteceu no largo do Baicora e contou com a presença de foliões animados, que acompanharam o bloco Lá vem Zé da Trompa, que saíra do bairro Santônio até o local da Mostra.


Foi uma noite de alegria e recordação dos antigos carnavais, com marchinhas e muito frevo, ao som da orquestra Amigos da Lira. Pelo palco passaram vários intérpretes patoenses, a exemplo de António de Pádua, Isabela Fernandes, Miguelão, Zuza, Moaci Leitão, Gil, dentre outros. Aos artistas foram entregues troféus oferecidos pelo Governo do Estado, através da Funes. 

Marcos Eugênio

Carregamento com 150 mil cigarros contrabandeados é encontrado dentro de ambulância pela PRF

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) prenderam no final da noite de ontem (5), G.S.F, 30 anos, transportando uma garga de cigarros contrabandeados. O material foi encontrado dentro de uma ambulância durante uma abordagem na BR 101, em Mataraca, Litoral Norte da Paraíba.
Os PRFs pararam a ambulância por volta das onze e quinze da noite, próximo à divisa com o estado do Rio grande do Norte. Segundo o motorista, o destino seria o município de Parnamirim (RN). Ele dirigia de maneira apressada como se conduzisse algum paciente em emergência. Entretanto, ao ser parado os policiais encontraram diversas caixas de papelão contendo 150 mil cigarros da marca Gift, contrabandeados do Paraguai. O suspeito não confessou onde adquiriu o carregamento, mas disse que seria comercializado em cidades do estado vizinho.
O flagrante foi registrado na Superintendência da Polícia Federal em João Pessoa.

Assessoria de Comunicação Social/PRF

Patos realiza Dia D de combate à dengue e Chikungunya


O Dia D de Combate à dengue e à febre chikungunya em todo o País está marcado para este sábado (7). Já na cidade de Patos, sertão da Paraíba, a mobilização aconteceu nesta sexta-feira, dia 06 de fevereiro. 
Equipes de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, pertencentes à Vigilância Ambiental, estiveram durante todo o dia intensificando as ações de combate à larva do mosquito Aedes aegypti. 
O bairro jatobá foi escolhido para sediar as ações do Dia D, em virtude de ser a localidade com maior índice de infestação, segundo o levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti  (LIRAa), onde se consegue mapear as localidades onde existe maior incidência de larvas do mosquito. 

O trabalho consistiu em uma panfletagem, onde os agentes de endemias também repassaram orientações à população sobre as formas de se combater a proliferação da larva. A equipe de agentes responsável pela área do Jatobá, fez um trabalho de tratamento a base de larvicida e utilizou a bomba costal nos quarteirões onde o número de focos da dengue foi mais alto. 

A secretária de Saúde do município, Ilanna Motta, acompanhou a ação e destacou o trabalho realizado pelos agentes. “Estamos antecipando esse trabalho de prevenção e tratamento, no intuito de diminuir o índice de infestação que geralmente tende a aumentar nesse período do ano. A cidade Patos está fazendo sua parte e os agentes de endemias estão de parabéns pelo trabalho realizado”, disse.

A Vigilância Ambiental está de prontidão e trabalhando constantemente para sanar todo e qualquer problema relacionado à dengue, e ainda ao combate da leishmaniose e da doença de chagas. A sede da Vigilância Ambiental fica localizada ao lado da Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, no Centro de Patos.

Redução do índice de infestação em 2014

O menor Índice de Infestação Predial (IIP) dos últimos anos, foi registrado no mês de novembro de 2014, em Patos, no sertão da Paraíba. De acordo com o Índice Rápido do Aedes aegypti  (LIRAa) de 2014, foi indicada uma queda considerável, uma vez que, em janeiro daquele ano, o município apresentava um índice de 7,9 no primeiro LIRAa, e agora diminuiu para 2,9 no quarto LIRAa. Com essa redução a cidade de Patos passa de alto risco para médio risco. A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 1,0.

 

Helio Barbosa 

Três carros batem, um pega fogo e pelo menos uma pessoa fica ferida, na Paraíba

Uma batida entre três veículos deixou um deles completamente destruído após pegar fogo. O acidente aconteceu na altura do quilômetro 61 da BR-101, que liga Mamanguape a João Pessoa na tarde desta sexta (6), e deixou pelo menos uma pessoa ferida.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal socorreu o condutor, de 31 anos, que dirigia o carro carbonizado; entre os três veículos, uma pick-up da concessionária de energia elétrica, a Energisa.

O homem foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma da Capital, onde
segundo boletim médico, passou por procedimentos médicos de emergência e segue em atendimento. O quadro clínico dele é regular.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, não há informações sobre o estado de saúde dos ocupantes dos outros carros envolvidos.

portalcorreio

Polícia prende suspeitos de participar de explosão do Bradesco de Olho d' Água




A Polícia Militar prendeu, no fim da tarde desta sexta-feira (6), na cidade de Teixeira, um casal suspeito de dar apoio aos bandidos que explodiram a agência do banco do Bradesco do município de Olho D’Água, no Sertão do Estado. O sargento reformado da Polícia Militar José Ramalho de Arruda, de 66 anos, e a esposa dele, Claudinete da Silva Lucena, 46, foram localizados em uma granja, onde a PM apreendeu cinco bananas de dinamites, vários detonadores, um fuzil calibre 762, duas espingardas, um revólver calibre 38 e várias munições de uso restrito às forças armadas.


De acordo com o comandante do Policiamento Regional I, coronel Severino do Ramo Gerônimo, os policiais chegaram até os suspeitos após diligências que duraram mais de 12 horas. “Desde a hora do crime foram iniciadas as diligências com todas as unidades operacionais da Região empenhadas na tentativa de localizar os suspeitos, chegando, durante a tarde, até a granja que serviu de apoio para os bandidos que praticaram a ação”, contou.


Os dois suspeitos e o arsenal apreendido foram apresentados na Delegacia da Polícia Civil, em Teixeira. Os dois foram autuados por porte ilegal de arma de uso restrito. Através deles, a polícia vai tentar localizar os demais integrantes do bando.

Secom


Recuperação de pontilhão

 O DER - Departamento de Estradas de Rodagem, Patos, está ultimando os serviços de recuperação do pontilhão do Açude Vermelho, na PB 262, entre as cidades de Teixeira e São José do Bonfim, cuja parte da laje havia cedido. Um desvio foi providenciado para que os serviços acontecessem., segundo o residente do DER, Madiel Conserva.


Polícia intercepta entrega de droga a presidiário na Grande João Pessoa


Uma abordagem a um táxi, realizada pela Força Tática da 4ª Companhia Independente, nessa quinta-feira (5), na cidade de Bayeux, interceptou uma entrega de quase 1 kg de maconha que seria para um preso da Penitenciária Desembargador Silvio Porto, no bairro de Mangabeira, na Capital.

A droga estava sendo transportada por Mary Tarssiana da Silva Garcia, de 32 anos, que teria comprado o entorpecente em Santa Rita. Ela estava em um táxi e foi abordada quando passou no bairro da Imaculada, em Bayeux.

De acordo com o comandante da 4ª Companhia Independente, capitão Túlio Ramalho, a acusada revelou que estaria levando a droga para o marido. “Ele é presidiário do Silvio Porto e ela teria ido buscar a droga em Santa Rita, mas não indicou o local onde comprou”, disse.

O capitão Túlio Ramalho destacou que esta foi a terceira apreensão de drogas realizada na cidade de Bayeux, somente esta semana. “As ações continuarão intensificadas. Além das drogas tivemos também a apreensão de três armas de fogo desde segunda-feira, sendo duas delas com suspeitos de roubar uma joalheria em Santa Rita”, informou.

A mulher presa nessa quinta-feira foi autuada por tráfico de drogas na 5ª Delegacia Distrital, em Bayeux.

secom

Educação de Quixaba se reúne e dá início às atividades escolares em 2015



Com coordenação da secretária de Educação, Maria Rosineide, a Prefeitura Municipal de Quixaba concluiu no dia de ontem (quinta-feira 5), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Patos (Aciap), o Encontro Pedagógico 2015, evento que marca o pontapé inicial do ano letivo em Quixaba.

O evento contou com a presença de todos os professores, diretores e coordenadores da rede de ensino público de Quixaba que, através do Instituto de Formação e Qualificação Educacional (Infoque), assistiram a duas palestras promovidas com o intuito de norteá-los no que tange às diretrizes de ensino a serem impostas nas salas de aula neste ano de 2015.

As palestras foram divididas em duas partes. A primeira, ministrada pela professora Socorro Lucena, bateu na tecla de os professores serem críticos, reflexivos e atualizados, e, entre sugestões de como os educadores devem se reportar ao discente e implementar técnicas pedagógicas para uma melhor apresentação ao alunado. Na ocasião ela lançou o desafio aos docentes de criarem slogans que reforcem o estímulo à melhorias no âmbito educacional. 

A segunda parte da palestra foi ministrada pela professora Edilene Araújo, que falou sobre a avaliação do rendimento escolar e a importância da objetividade no aspecto avaliativo.

“A avaliação escolar se resume na dificuldade de ensinar, porém, quanto mais transparente for a avaliação, maiores são as chances de progresso”, disse a professora Edilene.

A representante do Infoque, Raquel Trindade, avaliou como positiva a iniciativa da Secretaria de Educação de Quixaba, pois vê a educação como algo cíclico e que carece de renovação de conhecimento para uma melhor aplicação.

“Precisamos entender o quão complexo é o processo educacional. E por ser complexo, é importante todos os anos renovarmos nossos estímulos e fazermos uma autorreflexão para que esse processo se renove”, destacou Raquel.

Para a Secretária Maria Rosineide, além da ajuda na tomada de diretrizes, a palestra foi fundamental para alimentar a autoestima dos professores que terão um ano repleto de muito trabalho.

“A ideia foi promover o evento visando ampliar o conhecimento e a autoestima dos nossos professores. Vamos iniciar o ano, mais uma vez, com pensamentos positivos, dispostos a enfrentar todos os desafios que nos serão impostos”, frisou Maria Rosineide.

O Encontro Pedagógico 2015 foi concluído ontem com avaliação prática sobre o processo de ensino e aprendizagem na Escola Cícero Sulpino, em Quixaba, enquanto em Patos, a equipe da Educação Infantil e da Zona Rural assistiram palestra sobre avaliação motivacional. Nesta sexta-feira cada coordenador e diretor, juntamente com suas respectivas equipes, farão o planejamento para o início das aulas, que começam no próximo dia 10, terça-feira.


Eduardo Silva

Na STTRANS, prefeita Francisca Motta entrega quatro novas motocicletas aos agentes de trânsito





A prefeita de Patos, Francisca Motta, juntamente com o chefe da Sttrans, Marcos Eduardo, fez a entrega de 4 motocicletas que serão utilizadas pelos agentes de trânsito no trabalho de fiscalização. Os veículos foram adquiridos com recursos próprios e foram entregues durante solenidade realizada na manhã desta quinta-feira, dia 05.

Segundo informou a prefeita Francisca Motta, a Superintendência de Trânsito de Patos já avançou consideravelmente em alguns aspectos, e se mostrou satisfeita em estar contribuindo ainda mais para melhorar o trabalho do órgão, uma vez que a aquisição de mais equipamentos só facilita e qualifica o trabalho já prestado à população.

O superintendente Marcos Eduardo, disse que o trânsito da cidade vem crescendo a cada dia, e que o intuito da gestora, bem como da Sttrans, é atender a sociedade nos seus anseios, organizando o trânsito e melhorando o trabalho dos agentes.

Já o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Patos, Antônio Coelho, destacou a importância da aquisição dessas 4 motocicletas para serem usadas na fiscalização. Segundo ele, os agentes ficam com mais mobilidade para atender várias localidades ao mesmo tempo, e sendo assim, garantir mais segurança ao tráfego, principalmente na prevenção de acidentes.

nos últimos três anos a gestão municipal tem investido em melhorias que visam melhorar a mobilidade urbana e organizar o trânsito em toda a cidade. Para isso, além de medidas administrativas necessárias, há cerca de um ano a Sttrans teve sua frota totalmente renovada. 

Coordecom

Municípios se mobilizam contra a dengue e Chikungunya


José Leudo de Farias

Municípios de toda a regional Patos estão mobilizados no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti e da febre Chikungunya, realizando importante trabalho de sensibilização, de conscientização com a população.

Aproveitando o dia D da dengue, sábado 7, a 6ª Gerência Regional de Saúde intensifica as ações, numa parceria com os 24 municípios, a partir desta sexta-feira até segunda-feira 9. Técnicos, vigilantes de saúde, endemias, agentes comunitários de saúde, todos estão de braços dados para desenvolver atividades educativas que contribuam para maior conscientização da população sobre os cuidados a serem tomados para evitar a dengue e a febre Chikungunya, transmitida também pelo Aedes.

“Temos que fazer um trabalho mais consistente. Mês passado registramos índices de infestação do mosquito bastante alarmantes, especialmente nos municípios de Desterro, Teixeira e Malta. A preocupação aumenta com a chegada das chuvas. É preciso também que a população assuma seu papel, a responsabilidade com sua saúde e evite manter ambientes propícios para a reprodução do mosquito”, comentou José Leudo de Farias, gerente regional de saúde.

Panfletagem, cartazes, palestras em rádios, carros de som nas ruas, distribuição de panfletos, corpo a corpo dos agentes ambientais com os moradores, são alguns meios utilizados, não somente neste final de semana, mas durante todo o mês de fevereiro, ação semelhante realizada pela 6ª Gerência com os municípios ano passado, contra a dengue e a febre Chikungunya.

Em Patos a programação desta sexta-feira se concentrará no bairro jatobá, com a presença dos agentes de endemias intensificando as ações contra o mosquito. Em Patos. Em Malta haverá caminhada, um verdadeiro pente-fino à procura de criatórios do mosquito, casa a casa, palestras nas escolas, divulgação também nas igrejas.

Em Teixeira carros de som, emissora de rádio, panfletagem na feira livre, todo o pessoal da atenção básica participa das atividades de orientação à população. A Prefeitura também está fazendo a limpeza de todos os terrenos baldios, eliminando o lixo, para evitar acúmulo de água.

Em Desterro a mobilização também conta com carro de som disponibilizado pelo Estado, ações na feira livre, exposição de cartazes em pontos estratégicos e trabalho nas escolas estaduais e municipais. “Esse trabalho de conscientização agrega vários parceiros como Estado, Município, igrejas, entidades de classe, escolas, profissionais de saúde, para que a gente possa combater e eliminar o mosquito da dengue que está nos preocupando, principalmente porque já chegaram as chuvas”, explicou Leudo.
Ele citou também a presença da febre Chikungunya, notificada em Pernambuco, doença que deixa sequelas por vários meses, apesar de não matar como a dengue. Para auxiliar nesse trabalho dos agentes ambientais o Governo do Estado está disponibilizando cinco motos novas para a 6ª GRS, que serão entregues nos próximos dias.

Marcos Eugênio

Arquivo do blog