Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 29 de dezembro de 2007

Som da Cidadania

Som da Cidadania. Este nome cai muito bem para o projeto que desenvolve nas crianças a aptidão musical, o qual vem sendo desenvolvido pelas polícias Militar, Federal, Conselho Tutelar e Prefeitura de Patos, através da Escola Nosso Lar Tio Juca, mantida pelo Município. Iniciado em agosto de 2006, dele participam 21 crianças da 4ª série do Fundamental I. De acordo com a professora Abirânia Medeiros, que coordena o Som da Cidadania, este surgiu a partir de outro projeto, que tratava da questão da prevenção às drogas. A turma pioneira de 2006 vai continua a estudar música e participar de palestras que contribuem para se tornem verdadeiros cidadãos em 2008. O comandante do III BPM, Cel. Carlos Oleotério Guimarães (foto), a PM tem o compromisso de responsabilidade social e a idéia da professora Abirânia de implantar o Som da Cidadania foi de imediato aceita pelo comando, que já desenvolve outros projetos sociais, a exemplo do Proerd, que leva formação e conscientização aos alunos na prevenção às drogas e violência.
Foto:Marcos Eugênio

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Ministério dos Esportes garante R$ 300 mil para ampliação do estádio José Cavalcanti


O prefeito do município de Patos, Nabor Wanderley, anunciou nesta quinta, 27, que o Ministério dos Esportes liberou recursos na ordem de R$ 300 mil para reforma e ampliação da capacidade do estádio José Cavalcanti. De acordo com ele, as obras devem ter início em abril do próximo ano, após ser concluído todo o processo de licitação e liberação do montante pela Caixa Econômica Federal (CEF). Além disso, a prefeitura realiza com recursos próprios outros ajustes no estádio a fim de garantir a segurança do torcedor patoense: a troca dos alambrados e colocação de ferro, preservação do gramado e pintura das paredes. Estas pequenas reformas devem ser concluídas na primeira quinzena de janeiro.
Após a conclusão das obras de ampliação, a capacidade do estádio deve subir para 10.000 espectadores sentados, mínimo exigido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para as disputas do octogonal final do Campeonato Brasileiro da série C. Na edição deste ano, o Nacional foi obrigado a disputar as partidas da última fase do torneio em Campina Grande e teve um desempenho pífio, terminando na lanterna do octogonal. Segundo o prefeito de Patos, as reformas não vão atrapalhar o andamento do Campeonato Paraibano. O estádio José Cavalcanti foi inaugurado em 1964 e atualmente tem capacidade para 8.000 espectadores sentados.

Eduardo Henrique
WSCOM Online
foto:Marcos Eugênio

De olho em 2010, PSB lançará mais de 60 candidatos a prefeito


O diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB) já trabalha forte no sentido de fortalecer a legenda em todo estado visando estruturar o partido para a, já eminente candidatura do prefeito de João Pessoa Ricardo Coutinho, ao governo do estado em 2010. De acordo com o presidente do diretório de João Pessoa, Edvaldo Rosas, a legenda já tem confirmado 48 pré-candidatos a prefeitos e vem articulando o lançamento de mais 20. Dentro desta estratégia, duas cidades estão ganhando atenção especial com as candidaturas de Léo Abreu e Bonifácio Rocha (foto) nas cidades de Cajazeiras e Patos, respectivamente. Estas duas cidades têm grande importância por sua localização, posição política e força econômica.
De acordo Rosas, O PSB há três anos estava presente em 46 municípios da Paraíba e hoje já conta com diretório em 190 cidades. "Não há dúvidas de que a legenda foi a que mais cresceu e se consolidou, nos últimos três anos", declara Edvaldo Rosas. O PSB administra, atualmente, 13 municípios: João Pessoa; Esperança; Barra de Santa Rosa; São José de Princesa; Conceição; Barra de São Miguel; Cabaceiras; Aguiar; Taperoá; Livramento.

Assessoria
Foto: Weberson Leitão

Processo Seletivo Unificado: Cefet-PB divulga lista de classificados


O Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB) divulgou a lista dos aprovados no Processo Seletivo Unificado (PSU) para o Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) e os cursos subseqüentes (pós-médio). A lista pode ser conferida no site http://www.cefetpb.edu.br/, no link da Comissão Permanente de Concursos Públicos (Compec), clicando em Resultados. A lista de classificados para o ensino superior deve ser divulgada até o dia 9 de janeiro.
Nos cursos técnicos subseqüentes (para quem terminou o ensino médio), foram ofertadas 680 vagas, sendo 400 em João Pessoa, 120 em Campina Grande e 160 em Cajazeiras. Foram inscritos 2838 candidatos e 412 faltaram a prova realizada em 9 de dezembro. Apenas 10 candidatos zeraram e foram aprovados 2416.
Para o técnico integrado foram ofertadas 510 vagas, sendo 230 nos cursos de João Pessoa, 160 em Campina Grande e 120 em Cajazeiras. Nestes cursos, 50% das vagas foram destinadas a quem cursou todo o ensino fundamental em escola pública. Foram inscritos 2887 e o número de ausentes à prova foi de 191. 138 candidatos zeraram prova e foram aprovados 2558.
Em João Pessoa, as matrículas destes novatos do Etim serão realizadas nos dias 28 e 29 de janeiro. Para os novatos do subseqüente, a matrícula é feita nos dias 30 e 31 de janeiro. Os retardatários têm o dia 1 de fevereiro. Em Campina Grande, os novatos do Etim se matriculam dias 7 e 8 de fevereiro e os do subseqüente nos dias 11 e 12 de fevereiro. Os retardatários podem fazer a matrícula no dia 15 de fevereiro. Em Cajazeiras, os novatos do Etim se matriculam entre os dias 28 e 31 de janeiro e os do subseqüente entre os dias 7 e 12 de fevereiro. Retardatários têm o dia 15 de fevereiro para se matricular.
No curso subseqüente de Música da Capital sobraram 18 vagas. No curso técnico integrado de Eletrotécnica, no turno da tarde, na Capital, sobraram 16 vagas da cota pública. Em Cajazeiras, no curso diurno do integrado de Eletromecânica sobrou uma vaga. Já no curso integrado de Mineração de Campina Grande, no turno da tarde, sobraram 13 vagas da cota pública e sete da cota do ensino privado.
Os cursos técnicos subseqüentes oferecidos na Capital paraibana são: Edificações (120 vagas divididas nos três turnos); Recursos Naturais (60); Eletrotécnica (60); Música (40); Manutenção em Equipamentos Mecânicos (60); Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Redes (30) e Instalação e Manutenção de Equipamentos Médico-Hospitalares (30). Em Campina Grande, foram 60 vagas para o curso Técnico de Mineração, sendo 40 no primeiro período. Em Cajazeiras, foram 80 vagas para Edificações e 80 para Eletromecânica.
Nos cursos técnicos integrados da Capital, foram ofertadas 40 vagas para Edificações, 80 para Eletrotécnica, 40 para Mecânica, 40 para Eletrônica e 30 para Tecnologia Ambiental. Em Campina Grande, foram 80 vagas para Mineração e 80 para Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Redes. Em Cajazeiras, foram 40 para Eletromecânica, 40 para Edificações e 40 para Instalação e Manutenção de Equipamentos de Informática e Redes. Nos cursos do Cefet, 5% das vagas são reservadas para portadores de necessidades especiais.
Assessoria

Santo do Dia

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007
Santos Inocentes, Mártires

Neste dia a Igreja recorda os meninos inocentes de Belém e arredores, de idade inferior a dois anos, os quais, conforme o relato do Evangelho, foram arrancados de suas mães e assassinados cruelmente, por ordem de Herodes. Embora não tivessem uso da razão, morreram por Cristo Jesus, e por isso a Igreja os honra com o título de mártires. Em nossos dias, assistimos a uma nova matança dos inocentes, desta vez - é triste reconhecê-lo - tantas e tantas vezes perpetrada pelas próprias mães desnaturadas! De fato, em que consiste o aborto voluntariamente provocado? Consiste, pura e simplesmente, no assassinato do filho pela própria mãe. O feto, ou seja, o ser humano desde o momento da concepção até o do nascimento, é um ser distinto de sua mãe. Eliminar o embrião, seja em que fase for de seu desenvolvimento, é um assassinato que viola os direitos humanos. Ora, com toda a naturalidade se vai disseminando a prática pecaminosa do aborto, consagrada e protegida pelas legislações! E em alguns casos são legalmente punidos médicos ou enfermeiras católicos que em consciência se recusam a participar desses crimes!

PF: 5 mil vagas em 2009

Os concurseiros de plantão têm mais de uma ano pela frente para se preparar para o concurso da Polícia Federal, anunciado pelo Ministério da Justiça esta semana. Ao todo devem ser abertas 5 mil vagas, sendo 2 mil para policiais federais e 3 mil para servidores administrativos. O número de policiais federais deve crescer cerca de 18%, de 11.100 para 13.100.

Educação zero


Hoje tirei um tempinho para observar mais atentamente a atitude das pessoas perante o trânsito na cidade de Patos. Não quero ser nenhum pessimista, já sendo, mas acredito que dificilmente as pessoas chegarão a um nível de lucidez satisfatório para tornar o trânsito de Patos harmônico, onde todos desfrutem do direito de ir e vir com total segurança. É incrível a imprudência de condutores, especialmente de motos e bicicletas, que não respeitam cruzamentos, avançam no semáforo vermelho. Faixa de pedestre para muitos não passa de uma pintura abstrata no chão, de ficícil comprensão. Acredito que a superintendência de Trânsito deve ter chegado a essa conclusão e conseqüentemente desenvolverá persisitentes campanhas, ao menos no centro da cidade, nas escolas, para que tenhamos gente educada no futuro próximo. Os constantes acidentes envolvendo motos em nossa cidade parece-me que não estão servindo muito de exemplo. É necessário punições severaas, desde pesadas multas à cassação da CH. Algo tem que ser feito com urgência antes que nossa querida cidade apareça nas estátísticas das que mais matam no trânsito. Nos finais de semana pobres dos funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que não têm descanso prestando socorro a irresponsáveis, muitos alcoolizados, que andam fazendo besteiras pelas ruas da cidade.

foto: Weberson Leitão

Revitalização


O velho açude Jatobá, um dos principais manaciais de Patos, deverá receber no próximo mês cerca de 30 mil mudas de árvores, dentro do projeto de revitalização das matas ciliares de sua bacia. Esse projeto vem sendo desenvolvido pela Secretaria do meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Patos. De acordo com o secretário Edleudo Lucena, uma das metas da pasta para 2008 é a criação do setor de fiscalização e licenciamento, que tem como um de seus objetivos captar recursos para ações de conservação ambiental. Que o diga o Rio Espinharas, que se encontra em estado terminal devido tanta sujeira jogada pela população e empresas, sem contar o desmatamento e construção de residências às suas margens, cujos moradores canalizam os esgotos para seu leito.
foto: Weberson Leitão

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Novo coordenador





Quem assume a Coordenadoria de Comunicação da administração Nabor Wanderley no próximo dia 02 será o jornalista e radialista Airton Alves, fun cionário da Rádio Espinharas de Patos. Chega para assumir a vaga de Vicente Conserva, que vai dirigir o jornalismo da Rádio Itatiunga e coordenar a campanha eleitoral de Nabor visando as eleições 2008.
Foto: Marcos Eugênio

Novo prédio da Câmara de Patos será inuagurado em maio de 2008


O novo prédio onde funcionará a Câmara Municipal de Patos deverá ser inaugurado na última semana de maio do próximo ano, segundo garantiu ao Garimpando Palavras o presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Marcos Eduardo dos Santos (foto). A nova Câmara Municipal, cujas obras tiveram início em julho último, custará aos cofres públicos algo em torno de R$ 500 mil, dinheiro oriundo dos 30% dos 4% que o Legislativo recebe do Orçamento Municipal. "Estamos fazendo grande economia desses 30% que são destinados à manutenção da Câmara", comentou Eduardo, enfatizando que o atual prédio não atende as necessidades para um bom desempenho dos vereadores e para o público.
As novas instalações terá 715 metros quadrados de área construída. Na sua infra-estrutura haverá sala de recepção; plenária com capacidade para 200 pessoas sentadas; sala para o trabalho das comissões; gabinete para cada vereador; secretaria; arquivo; tesouraria; almoxarifado; banheiros; sala de ata; cozinha; estacionamento privativo para os vereadores e outro público. O novo prédio será climatizado e todos os ambientes adaptados para receber portadores de deficiência física.
foto: Marcos Eugênio

Diet e Ligth


Mais uma vez a cidade de Patos, mesmo sem contar ainda com uma sala para espetáculos cênicos receberá uma peça teatral. Trata-se de Diet e Ligth, com Magally Mel e Láyssa Minelli, a história de duas irmãs, uma rica e a outra super pobre. Um humor debochado que deve atrair bom público ao Fórum Miguel Sátyro nesta sexta-feira, às 20h.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Cristovam sugere condição adicional para recebimento do Bolsa Família


Cristovam Buarque quer pais e responsáveis em reuniões escolares

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) examina projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) que dispõe sobre a obrigatoriedade da participação dos pais, ou do responsável legal, nas reuniões escolares, como requisito adicional para o recebimento de benefício do Bolsa Família e do Programa de Renda Mínima vinculado à Educação, o chamado Bolsa Escola. Na justificação do projeto, o senador afirma que os programas de transferência de renda constituem condição ímpar para obrigar os pais a compartilharem mais, com a escola, da educação de seus filhos.
A exigência de participar das reuniões de pais e mestres e de outras atividades escolares poderá resultar em aumento da escolaridade das famílias, fator essencial para o bom desempenho escolar de crianças e adolescentes, explica. Segundo Cristovam, a proposta pretende reverter a crescente tendência dos pais de transferir, para a escola, a total responsabilidade pela educação dos seus filhos. Com a obrigação de participar das reuniões escolares, pais e responsáveis poderão integrar-se mais no universo escolar de seus filhos, formando uma parceria que trabalhará pela melhoria de qualidade da educação oferecida às crianças e adolescentes. O projeto 449/07 será relatado na CE pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).

Laura Fonseca -Agência Senado
Foto:www.enfato.com.br

Inscrições para concurso da Prefeitura de JP começaram hoje


Começaram nesta quarta-feira, 26, as inscrições para o concurso público que pretende preencher 30 vagas para o cargo de médico anestesiologista e 35 vagas para médico Ortopedista e Traumatologista. O concurso é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e as inscrições se estendem até o dia 11 de janeiro de 2008, através do site da Fundação Ararense para o Desenvolvimento do Ensino – Fade – (http://www.fadeararas.org.br/.), entidade responsável pela seleção.
A remuneração oferecida é de R$ 3,4 mil para as duas especialidades, e para participar do concurso os interessados devem preencher ficha de inscrição, disponibilizada no portal da Fade e efetuar o pagamento de taxa de R$ 80, nas agências dos Correios. O edital que traz as regras para a participação da seleção está disponível na página da PMJP (http://www.joaopessoa.pb.gov.br/).
Avaliação – A avaliação dos candidatos consistirá de prova escrita, que será realizada no dia 20 de janeiro. O exame constará de 30 questões de Política de Saúde; 10 de Clínica Médica e 10 de Conhecimento Específico. A prova terá duração de três horas, e será realizada das 9h às 12h. A seleção está sendo realizado pelas Secretarias de Administração (Sead) e de Saúde (SMS).
Serão disponibilizadas 5% vagas aos candidatos portadores de deficiência, de acordo com a Lei nº 7170, de 23 de novembro de 1992 e § 1º, art. 37, Decreto Federal 3.298/99 e alterações posteriores, desde que a deficiência seja compatível com o cargo e os candidatos sejam considerados habilitados no final do concurso. Assim, entre as vagas disponibilizadas para as duas especialidades médicas, duas serão reservadas para portadores de deficiência em cada modalidade ofertada.
Compromisso – Para a secretária de Saúde, Roseana Meira, o concurso sinaliza o compromisso assumido pela gestão municipal com o Ministério Público Federal e Estadual, no sentido de substituir os profissionais que hoje possuem contratos temporários por aqueles que passarão a compor o quadro de funcionários efetivos da instituição.
"Após a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos Ortopedistas e Anestesiologistas, pretendemos realizar concurso para outras categorias médicas", assegurou.
O presidente da Comissão Organizadora e coordenador de Gestão Hospitalar da SMS, Mário Toscano, lembrou que o concurso atende ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público Federal e Estadual. Segundo ele, atualmente apenas 15 médicos ortopedistas que atuam nas unidades de saúde de João Pessoa pertencem ao quadro de servidores, enquanto 26 são contratados através de cooperativa.
No caso dos Anestesiologistas, 49 são efetivos e 18 contratados via a cooperativa da categoria. Outros 10 profissionais são cedidos pelo Ministério da Saúde e um pela Secretaria Estadual.
SERVIÇO:
Cargo: Médico Anestesiologista
Vagas:30Carga
horária semanal: 30h
Remuneração: R$ 3.400,00
Exigências: Graduação em Medicina com especialização em Anestesiologia e registro da especialidade no Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM/PB).
Cargo: Médico Ortopedista/ Traumatologista
Vagas: 35
Carga horária semanal: 30h
Remuneração: R$ 3.400,00
Exigências: Graduação em Medicina com especialização em Ortopedia e registro da especialidade no Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM/PB)

Assessoria
foto:www.saesc.com.br

Pimentel diz que novo salário mínimo deve ser de R$ 408,90

O salário mínimo deve passar, a partir de abril, dos atuais R$ 380,00 para R$ 408,90, segundo informou hoje (26) o deputado José Pimentel (PT-CE), relator-geral do Orçamento Geral da União para 2008, em entrevista por telefone à Agência Brasil. O valor inicial, previsto na proposta orçamentária do governo federal, enviada em agosto passado ao Congresso Nacional, era de R$ 407,33.
O mínimo de R$ 408,90 foi estabelecido na segunda reestimativa orçamentária, feita já pela Comissão Mista de Orçamento (CMO), diante dos dados que confirmaram um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,9% para 5,4%. Esse crescimento gerou um adicional de receita para o governo de R$ 8 bilhões, suficientes, segundo Pimentel, "para cobrir o aumento do salário mínimo".
José Pimentel voltou a criticar a derrota imposta pela oposição ao governo na votação, no Senado Federal, da emenda que prorrogava a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até 2011. A CPMF deixa de ser cobrada em 1º de janeiro de 2008, o que deve gerar queda de receita de R$ 40 bilhões para o governo federal.
Da mesma forma, Pimentel disse que a demora na votação do Orçamento Geral da União para 2008 - que ele e o presidente da comissão, senador José Maranhão (PMDB-PB), prevêem para final de fevereiro, início de março - poderá trazer prejuízos para as prefeituras. De acordo com Pimentel, essa demora se deve à necessidade de reajustes e cortes no orçamento para cobrir a perda de receita de R$ 40 bilhões, que representava a CPMF.
Segundo Pimentel, a demora na votação do orçamento pelo Congresso Nacional e, conseqüentemente, na sanção do presidente da República ao orçamento de 2008, vai levar a um atraso no início da execução da peça orçamentária. Em função das eleições municipais, marcadas para outubro de 2008, a partir do dia 30 de junho próximo, as prefeituras não poderão mais receber recursos orçamentários oriundos de convênios com os governos federal e estaduais. A previsão de José Pimentel é que a execução do orçamento somente será iniciada em abril de 2008.
O relator-geral do orçamento garantiu, além do valor de R$ 408.90 para o salário mínimo, que o orçamento para o próximo ano preservará os valores fixados anteriormente pelo governo para o pagamento dos servidores públicos ativos e inativos da União, bem como para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Da Agência Brasil

Saelpa possui plano para tornar rápido atendimento aos consumidores


O Garimpando Palavras trouxe esta semana uma enquete sobre um problema que geralmente tira o sono de muita gente, a falta de energia elétrica. Como se aproxima o período de chuvas, momento em que aumenta o número de reclamações da população junto à fornecedora de energia, buscamos explicações da empresa sobre que procedimentos ela geralmente toma para tentar evitar e solucionar esses casos. O engenheiro responsável pela manutenção das redes, José Luiz, na ausência do diretor da regional, Otávio César (foto), explicou que a Saelpa possui um plano de ação diferenciado para o referido período de chuvas, contratando novas equipes e investindo mais em equipamentos.
Sobre a falta de energia disse que vários motivos provocam quedas na rede, com mias intensidade no início do inverno. Um deles é o longo período em que os equipamentos passam sob intensas temperaturas, o que provoca a diminuição do isolamento térmico dos equipamentos e estes acabam queimando quando nas primeiras chuvas. Outro fator de grande relevância tem sido os ventos fortes que fazem com que os fios se toquem e provoquem a queima de transmissores. Como também a falta de poda de árvores, cujos galhos empurrados pelos ventos causam o mesmo problema. Outra causa tem sido os raios que atingem a rede elétrica.
A Saelpa, segundo informou o engenheiro, faz monitoramento 24h por dia de sua central de operação em João Pessoa, e está pronta para atender o chamado da população, que pode ligar gratuitamente de fixo ou celular para 0800830196. Ele recomendou que as pessoas verifiquem a situação das árvores em frente de casa para evitar que elas toquem na rede. “Os danos são maiores à rede de energia principalmente no período inicial das chuvas. Fazendo a poda das árvores os problemas diminuem”, concluiu Luiz.

Estradas da PB matam neste Natal de 2007 mais que em 2006


A Polícia Rodoviária Federal registrou durante a Operação Natal 2007, que teve seu início às 00h00 do dia 21 (sexta-feira) e encerrou às 24 horas do dia 25 terça-feira) nas rodovias federais no estado da Paraíba, 59 acidentes, sendo 46 pessoas ficaram feridas e 6 mortas. No ano de 2006, a Operação Natal da PRF registrou 39 acidentes com 22 feridos.
Os Acidentes foram provocados pela falta de atenção e imprudência no trânsito, e os locais onde ocorreram os acidentes com vítimas foram em sua maioria na grande João Pessoa (em torno de 50%), e entre os trechos abrangentes de Campina Grande e Patos.
Operacional - A PRF fiscalizou 1.570 veículos, sendo que 427 foram autuados por cometer infração de trânsito, 98 ficaram retidos para regularização, 20 Carteiras Nacional de Habilitação apreendidas, 37 pessoas receberam auxílio da PRF e 9 animais foram recolhidos.
Já na Operação Sangue Bom, que teve como objetivo combater o crime de trânsito reprimindo os motoristas que dirigem embriagados ao volante, foi realizada paralelamente com a Operação Natal 2007. A Polícia Rodoviária Federal efetuou 19 detenções de pessoas que foram flagradas dirigindo sob efeito de bebidas alcoólicas.
Todas as pessoas detidas foram encaminhadas para as Delegacias de Polícia Civil, de acordo com as respectivas localidades onde foram autuados. Cada um foi multado também com multa acima de R$ 900,00, 7 pontos na carteira e suspensão no direito de dirigir. Em casos mais graves, os infratores poderão ser detidos por 6 medes a 3 anos.

fonte:paraiba.com.br
foto:www.ufms.br

Serviços da Saelpa considerados regulares pela maioria


O Garimpando Palavras vem abrindo cada vez mais espaço para que seus visitantes possam opiniar sobre os principais problemas, trazendo questionamentos prioritariamente no âmbito de Patos, através de enquetes. A última, encerrada esta semana, trazia o seguinte comentário acompanhado de pergunta: A população de Patos vem sofrendo com a constante falta de energia elétrica. Como você avalia o serviço oferecido pela Saelpa? Do total de pessoas que opinaram, 40% disseram que os serviços oferecidos pela fornecedora de energia elétrica eram regulares. Outros 18% disseram que os serviços eram péssimos; outros 15% definiram cmo ótimos e 12% de ruim. Os problemas de falta de energia continuam e vale ficarmos atentos para cobrar cada vez mais melhores serviços da referida empresa.

João Bala mata e foge sem deixar pistas

O indivíduo de alcunha João Bala assassinou com um tiro de arma de fogo o funcionário público municipal de Mato Grosso-PB, Sebastião José da Silva, conhecido por Nêgo da Cagepa, que residia no Sítio Riachão I. O crime aconteceu por volta das 14h45 de ontem, no Bar das Pedras, no Sítio Riachão II, naquele município. Depois do homicídio Joao Bala sumiu sem deixar pistas. Segundo informações colhidas pela PM, os dois travaram forte discussão sobre política horas antes do funcionário ser assassinado, no centro da cidade. Ao chegar no Bar das Pedras, Nêgo da Cagepa pediu uma dose de aguardente e antes de bebê-la foi alvejado na face, tendo morte instantânea. O autor do crime está sendo procurado.

UM CONCERTO PARA A MORTE


Por Misael Nóbrega de Sousa

À Murilo Santos de Almeida


Vejo reproduções de corpos mutilados, todas às vezes, em que folheio os jornais diários. É a valorização do fato em detrimento da consternação anônima e alheia. É a discussão de que o bom tem que ser o ruim. É a notícia que nada constrói. Os vermes pululando no escatológico... - e as rotativas a todo vapor.
Uma bala na cabeça, acompanhada de um violino... – como pano de fundo... – seria um concerto para a morte, por quanto for levada a efeito à sonata. O enredo não precisaria se ater a nenhuma banalidade. - Morria-se, assim, embriagado pela composição de um Vivaldi. Não permito que transplantem às minhas partes. Elas servirão apenas aos meus propósitos... – como súditas devotadas de uma vida miserável. Além do mais, quem iria cobiçar um alargamento de mim?
O que ainda me faz resistir à tentação... - é a certeza de que serei aprisionado nas páginas de um tablóide, em forma de retrato. E isso é tétrico. O amarelo do papel – mofado... – é o esforço da alma para fugir das letras. Àquelas mesmas que descreverão a mentira (lacônica) do que eu fora. A minha vida, em três ou quatro linhas, sensacionalistas. – Um processo semelhante ao da carne em putrefação... – quando os bichos devoram a consciência pagã.

E se é assim, uma certeza... – prefiro me apegar à dúvida. Quanto ao esquecimento? Não há consolo melhor. Ele se encarregando da reminiscência dos estúpidos – e os tipos que inventei sendo enterrados comigo. - Se não tivesse pudor, quanto ao meu corpo nu, gostaria de ser ruminado - sem a casca que reveste as serpentes. Não há algo mais dispensável que uma vestimenta de cadáver.
Quando me assentarem na frialdade da sepultura, arregalarei os olhos e testemunharei o meu próprio dessecamento (presenciará o nefasto, alguns poucos entusiastas) e igualmente contarei as estrelas, uma infinidade de vezes... - e até que cheguem à algarismos inimagináveis. De nada adiantará rogarem para que os Santos venham em minha defesa. Eles estão ocupados com os seus disfarces. Agüento-me, ainda, só não sei até quando...

– Deus sempre teve razão.


Professor e Jornalista


ilustração:www.esoterikha.com

Santo do Dia

quarta-feira, 26 de dezembro de 2007
Santo Estevão, Protomártir
(+ Jerusalém, séc.I)

Santo Estêvão foi um dos sete primeiros diáconos de Jerusalém. Pregava admiravelmente e obtinha numerosas conversões para o Cristianismo, razão pela qual incorreu no ódio dos judeus inimigos da Igreja nascente. Preso e condenado como blasfemo, foi apedrejado. Tem a glória de ser o Protomártir, ou seja, o primeiro mártir que derramou seu sangue por amor a Jesus Cristo.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Feliz Natal!!!

O Garimpando Palavras, neste momento em que as famílias, amigos, vizinhos se reúnem para a confraternização natalina, deseja a todos seus visitantes e aosa que ainda não têm acesso à internet, uma vida de muita paz, saúde, união, amor, felicidade e realizações. Aproveita também para trazer um pouco da história dessa celebração que ocorre em todos os continentes.


Universal, abrangente, calorosa ­ assim é a festa de Natal, que envolve a todos. Uma das mais coloridas celebrações da humanidade, é a maior festa da cristandade, da civilização surgida do cristianismo no Ocidente. Época em que toda a fantasia é permitida. Não há quem consiga ignorar a data por mais que conteste a importação norte-americana nos simbolismos: neve, Papai Noel vestido com roupa de lã e botas, castanhas, trenós, renas. Até os antinatalinos acabam em concessões, um presentinho aqui, outro acolá. Uma estrelinha de belém na porta de casa, uma luzinha, um mimo para marcar a celebração da vida, que é o autêntico sentido da festa. Independente do consumismo, tão marcante, o Natal mantém símbolos sagrados do dom, do mistério e da gratuidade. Na origem, as comemorações festivas do ciclo natalino vêm da distante Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma festa mais antiga do Império Romano, a festa do deus Mitra, que anunciava a volta do Sol em pleno inverno do Hemisfério Norte.
A adoração a Mitra, divindade persa que se aliou ao sol para obter calor e luz em benefício das plantas, foi introduzida em Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império. A data conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Júlio 1º para o nascimento de Jesus Cristo como uma forma de atrair o interesse da população. Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção. Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria a luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando na noite de Natal.
Como não encontraram lugar para dormir, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu, sendo enrolado com panos e deitado em uma manjedoura. Pastores que estavam próximos com seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebê. Três reis magos que viajavam há dias seguindo a estrela guia igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus.

Simbologia

Desde a sua origem, o Natal é carregado de magia. Gritos, cantigas, forma rudimentar do culto, um rito de cunho teatral, o drama litúrgico ou religioso medieval ganha modificações no decorrer dos séculos. Dos templos, a teatralização ganha praças, largos, ruas e vielas, carros ambulantes, autos sacramentais e natalinos. Os dignatários da Igreja promoviam espetáculos. Na evolução da história está a compreensão de todos os símbolos de Natal.
Árvore
Representa a vida renovada, o nascimento de Jesus. O pinheiro foi escolhido por suas folhas sempre verdes, cheias de vida. Essa tradição surgiu na Alemanha, no século 16. As famílias germânicas enfeitavam suas árvores com papel colorido, frutas e doces. Somente no século 19, com a vinda dos imigrantes à América, é que o costume espalhou-se pelo mundo.
Presentes
Simbolizam as ofertas dos três reis magos. Hábito anterior ao nascimento de Cristo. Os romanos celebrava a Saturnália em 17 de dezembro com troca de presentes. O Ano Novo romano tinha distribuição de mimos para crianças pobres.
Velas
Representam a boa vontade. No passado europeu, apareciam nas janelas, indicando que os moradores estavam receptivos.
Estrela
No topo do pinheiro, representa a esperança dos reis-magos em encontrar o filho de Deus. A estrela guia os orientou até o estábulo onde nasceu Jesus.
Cartões
Surgiram na Inglaterra em 1843, criados por John C. Horsley que o deu a Henry Cole, amigo que sugeriu fazer cartas rápidas para felicitar conjuntamente os familiares.
Comidas típicas
O simbolismo que o alimento tem na mesa vem das sociedades antigas que passavam fome e encontravam na carne, o mais importante prato, uma forma de reverenciar a Deus.
Presépio
Reproduz o nascimento de Jesus. O primeiro a armar um presépio foi São Francisco do Assis, em 1223. As ordens religiosas se incumbiram de divulgar o presépio, a aristocracia investiu em montagens grandiosas e o povo assumiu a tarefa de continuar com o ritual.
Papai Noel - origem e tradição
Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.
Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.
A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom. Porém, em 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante) e com um garro vermelho com pompom branco. A campanha publicitária fez um grande sucesso e a nova imagem do Papai Noel espalhou-se rapidamente pelo mundo.

Portadores de hanseníase começam a receber pensão do governo


Um grupo de 22 portadores de hanseníase que foram confinados em hospitais compulsoriamente pelo estado começa a receber pensão especial vitalícia de R$ 750 por mês a partir desta semana. Segundo nota divulgada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, o benefício é retroativo a maio deste ano, quando a pensão foi instituída por decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por isso, cada um dos beneficiados receberá cerca de R$ 5.500 na primeira parcela. Reportagem da Agência Brasil informa que, aos 102 anos, José Garcia da Cruz será o primeiro brasileiro a receber a indenização pela violação de direitos. Ele foi internado há 66 anos em um hospital de Campo Grande.
A unidade de saúde havia sido inaugurada um dia antes e se destinava a abrigar pessoas com diagnóstico de hanseníase, que, na época, era chamada de lepra. Já debilitado pela idade avançada, ele disse que achou “bom” ser o primeiro beneficiado com a pensão. Isolamento Da década de 1920 até 1986, as pessoas com diagnóstico de hanseníase eram obrigadas pelo estado a se isolarem ou se internarem em hospitais-colônias para evitar o contato com outras pessoas. Inicialmente foram aprovados 56 requerimentos de pensão que deverão ser pagos até o final de janeiro de 2008. A Secretaria Especial de Direitos Humanos estima que entre 3 e 4 mil pessoas têm direito ao benefício. Atualmente ainda existem cerca de 30 hospitais que funcionavam como colônias para portadores dessa doença. A maioria deles abriga pessoas idosas que, após o período de confinamento obrigatório, não conseguiram se reinserir na sociedade.

Ex-internos mais velhos

A assessora da SEDH, Sueli de Paula, diz que seis beneficiados pela pensão têm mais de 100 anos. “A prioridade neste momento foi dada para os ex-internos com idade mais avançada”, afirma. De acordo com ela, têm direito à pensão especial apenas pessoas atingidas pela hanseníase e que foram confinadas obrigatoriamente pelo estado nos hospitais até 1986. A Comissão de Avaliação que analisa os pedidos das pensões é formada por representantes da Previdência Social, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Todos os requerimentos são analisados pela comissão, aprovado e publicado no "Diário Oficial". Depois, segue para o INSS, que paga a pensão.

G1
foto:www.castro.pr.gov.br

MP investiga denúncia de rituais com crianças em cemitério de CG


O promotor Herbert Douglas Targino, titular da Promotoria de Defesa da Criança e do Adolescente, está investigando denúncias de rituais de magia negra e prática de sexo em cemitérios e terrenos baldidos de Campina Grande. De acordo com denúncia feita no Ministério Público, garotas de 13 anos de idade estão sendo dopadas em cerimônia macabra e depois abusadas sexualmente por rapazes. No ritual são usadas velas, alimentos. Nas sessões jovens vestem roupas pretas.
Uma das denúncias foi feita ao Ministério Público por uma dona-de-casa do conjunto Rocha Cavalcante que teve a sua filha abusada sexualmente por diversas vezes. Ela contou em depoimento no MP que a adolescente costuma andar com um grupo de jovens que se vestem de preto e só procuram se reunir durante à noite em locais ermos. Ela contou que estão ligados ao grupo várias garotas e rapazes. Geralmente o grupo costuma praticar um ritual esquisito e cheirar e fumar produtos que os deixam alucinados. A dona-de-casa disse não saber, precisamente o que está sendo usado pelos jovens, porém desconfiar que se trata de droga. Geralmente os encontros são marcados em locais esquisitos e cemitérios. Em três desses encontros a sua filha foi abusada sexualmente e por isso ela procurou o MP. Ela contou ter conversado com a sua filha e descoberto que a situação estava complicada. "Ela sempre me dizia que ia para uma festinha, sempre nos finais de semana e eu deixava.
Depois eu comecei a notar um comportamento esquisito nela e comecei a conversar, mas ela falava umas coisas estranhas. Eu insisti e ela me disse que eles iam para uns locais sombrios e que os rapazes faziam uns rituais com consumo de uma coisa parecida com drogas e que tinha feito sexo por três vezes com um rapaz", revelou a denunciante. No depoimento, a mulher afirmou que sua filha praticou sexo, mas não pôde reagir porque estava drogada.Ela disse já ter lutado muito para tirar a sua filha do grupo e por isso tem sofrido bastante. Amedrontada, ela contou ainda que outras garotas fazem parte do ritual sem o conhecimento dos pais e pediu o sigilo da sua identidade por temer que algo de mal possa acontecer com ela.

ClickPB com assessoria
foto:www.clap.org.br

Após greve de fome, bispo diz que Lula "morreu"


Críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcaram o retorno do bispo d. Luiz Flávio Cappio à cidade de Barra, na Bahia. Depois de uma greve de fome de 24 dias contra as obras de transposição do rio São Francisco, Cappio afirmou que Lula "morreu" e chamou o programa Bolsa Família de "esmola". As informações são da Folha de S.Paulo. "O Lula morreu, estamos no governo Inácio da Silva. No governo dele, os movimentos sociais foram abafados, perderam o espaço de expressão e, hoje, estão à margem", disse.
Para Cappio, os índices de popularidade de Lula se devem ao programa Bolsa Família: "o povo pobre e miserável do Brasil corre atrás de um presidente que dá esmola". "Quando o presidente lançou o programa, chorei de emoção, porque achava que o Fome Zero seria um exemplo para o mundo, que ia dar dignidade e cidadania. No entanto, o programa dá uma esmola e continua mantendo a dependência do povo", completou. O ministro aproveitou para criticar novamente o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), cuja pasta coordena a transposição: "Se o presidente Inácio da Silva quiser ouvir um alerta, acho que ele deve ter mais cuidado na escolha dos seus ministros. É preciso colocar no ministério uma pessoa idônea, capaz e pelo menos educada, e não um incapaz, um incompetente."

fonte:Terra

Na opinião do Garimpando Palavras, esse bispo está buscando muitos holofotes para cima de si.



Doador de sangue poderá ser isento de taxa de inscrição em concurso


Está na pauta da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) projeto de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) que prevê a isenção das taxas de concursos públicos para os doadores voluntários de sangue. A proposta altera a Lei 1.075, de 1950, que dispõe sobre a doação voluntária de sangue, e abrange apenas a coleta feita em banco de sangue mantido por ente estatal ou autárquico. "Os serviços nacionais de hemoterapia confrontam-se diuturnamente com a insuficiência de seu estoque devido, em grande parte, ao pequeno número de doadores", diz Inácio Arruda na justificação do projeto. No entender dele, o brasileiro não desenvolveu a cultura da doação espontânea. Segundo os estudos disponíveis, menos de 1% dos brasileiros são doadores regulares de sangue, um índice muito abaixo do preconizado pelos organismos internacionais e pelos estudiosos do assunto.
Para reverter esse quadro, já foram criados outros estímulos à doação, como o abono de freqüência para os trabalhadores, medida prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e do Regime Jurídico Único do Funcionalismo Público Federal. "A isenção da taxa de concursos deve se constituir um estímulo efetivo, além de tratar-se de um procedimento de fácil operacionalização e sem impacto econômico significativo para o poder público", conclui o senador na justificação. Se aprovada na CAS, a matéria seguirá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde será apreciada em decisão terminativa. Ou seja, se for aprovada, seguirá diretamente para a Câmara dos Deputados sem a necessidade de exame pelo Plenário do Senado, a não ser em caso de recurso.

Nelson Oliveira - Agência Senado

Esporte de Patos goleia em jogo-treino

O Esporte de Patos passou fácil em seu primeiro teste visando o Campeonato Paraibano de 2008. Jogando na cidade de Serra Negra, interior do Rio Grande do Norte, o time comandado pelo técnico Washington Lobo goleou ontem a seleção local por 8 a 1. O destaque da partida foi o recém-contratado atacante Buzica, com passagens por Santa Cruz-PE, Fortaleza, Ferroviário-CE, Olaria-RJ, entre outros, marcando três gols. Os outros foram assinalados pelo experiente meia Miltinho (2), Delany, Jiqueta e Rilquelme. O gol de honra do selecionado de Serra Negra do Norte foi anotado por Arcel, contra. Apesar de ter enfrentado um adversário inferior tecnicamente, o técnico Washington Lobo ficou satisfeito com a apresentação do novo time. “Sem dúvida. Sabemos que ainda temos muito a melhorar nesta pré-temporada, mas para começo de trabalho, os jogadores estiveram bem dentro das quatro linhas”, disse Lobo, que concede folga ao elenco, com ordem de reapresentação para a próxima quarta-feira.
Francisco Sales (portal futebolsertanejo)

Santo do Dia

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007
São Charbel Makhlouf, Confessor
(+ Líbano, 1898)

Sacerdote católico de rito maronita, passou a maior parte da vida como monge contemplativo e solitário, praticando jejuns e penitências, em contínua oração. Recebeu de Deus o dom de fazer milagres. Sua vida maravilhosa nada fica a dever às dos antigos monges do deserto da fase áurea do monaquismo oriental.

Dois suicídiois na área de Catolé do Rocha

A anciã Antônia Tereza de Jesus, 75 anos, agricultora, que residia à Rua Miguel Batista, centro de Belém de Brejo do Cruz-PB, cometeu suicídio por volta das 10h30 de ontem. O fato aconteceu no interior de sua residência. Ela foi encontrada já morta por seu filho José Roberto de Oliveira, que não soube informar o motivo do ato praticado por sua mãe.
Outro suicídio aconteceu em Brejo dos Santos-PB. O estudante Maycon Jorge de Sousa Oliveira, 22, que residia na Rua Manoel Andrade, nº 337, Centro, estava deixado com sua mãe na casa, segundo relatos da PM. Quando esta adormeceu ele deixou o local e foi para outro quarto e usou um lençol, amarrando-o no armador e se pendurando, comentendo o suicídio. Informações passadas por seus pais são de que há dois meses Maycon vinha recebendo tratamento médico por ter entrado em depressão. Durante esse período esta foi a segunda tentativa de suicídio cometida por ele.

domingo, 23 de dezembro de 2007

Meu Trabalho no Legislativo

O vereador em destaque desta semana, aliás, vereadora, dentro da série Meu Trabalho no Legislativo, é Josefa Cavalcante dos Santos, conhecida na cidade como Zefinha das Bolsas.
Única mulher a compor a atual legislatura na Câmara Municipal, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Zefinha tem 53 anos, natural de Patos, é comerciante, seu grau de escolaridade é de ensino médio. Cumpre seu primeiro mandato de vereadora.
Na relação por ela passada ao Garimpando Palavras de seus principais projetos e requerimentos, que foram enviados ao Executivo Municipal estão:

Construção de uma creche no Conjunto Bivar Olinto;
Construção de um abrigo para mulheres, com a denominação Casa de Abrigo da Mulher;
Construção de uma praça no Bairro Salgadinho, ao lado da Creche Tia Luci;
Construção de uma passagem molhada na Rua Noé Trajano com acesso à comunidade rural Campo Comprido;
Construção de calçamentos e galerias no Bairro Dona Milindra;
Terraplanagem em três ruas localizadas em frente ao Colégio Gente Inocente;
Reforma na Praça São Sebastião;
Reforma na Praça do Bairro São Judas Tadeu;
Recuperação do calçamento da Rua Braz Morais no Bairro São Sebastião;
Reforma na estrutura física das escolas do Homem e da Mulher no Bairro São Sebastião.

Final de semana de mortes


Só de ontem para hoje três pessoas vieram a óbito, vítimas de acidentes automobilísticos, no Sertão paraibano. Em Patos o comerciante autônomo, Francisco de Assis Albuquerque Neto, 36, que residia na Ezerriel Siqueira, 244, Bairro Jatobá, foi atropelado por um caminhão-tanque cor azul, marca vw 24.220 de placa MNP 7605 Condado, conduzido por Inaldo da Silva Costa, 39, residente no centro da cidade de Malta. O acidente acontece por volta das 19h30 no cruzamento das ruas do Prado e Oscar Torres. Assis Albuquerque, que pilotava Honda cg 150 de cor azul, placa MNL 9185, faleceu no local. O motorista do caminhão, segundo testemunhas, evadiu-se sem prestar socorro à vítima. O acusado foi detido e o referido caminhão apreendido pelo Sgt Ailton, que se encontrava de serviço no terminal rodoviário, os quais foram entregues para a guarnição de trânsito que conduziu o naldo e o veículo para Delegacia de Polícia. A moto foi conduzida para o pátio interno do 3º BPM, onde ficou disposição do delegado plantonista.
No município de Brejo do Cruz, às 4h de hoje, no Sítio das Lages, Edson Oliveira Freitas, natural de Jardim de Piranhas-RN, perdeu o controle de suas moto e tombou. Ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Já em Olho D’Água, por volta das 14h30 de ontem, mais um acidente envolvendo moto, teve como vítima fatal Joel Pereira, 34, que residia em Piancó. Ele guiava sua moto Honda XL 125, vermelha, placa MNA 8766, quando no Km 64 da BR 361, se chocou com a Sprinter, branca, Mercedes, placas MOI 9359 de João Pessoa, que era conduzida por Francimar Clementino do Nascimento, residente na Aluízio de Queiroz, Belo Horizonte, em Patos. Joel chegou a ser socorrido para o Hospital de Olho D’Água, onde deu entrada sem vida. Segundo boletim da PM, o condutor da Sprinter fugiu do local.
Em Junco do Seridó a senhora Rosália Lima de Melo Medeiros teve seu veículo, um Fiat Uno 1995 furtado, depois que ela o havia deixado no estacionamento para participar da festa de emancipação daquele município. Até o presente não o havia recuperado.
Homicídio - Em Brejo do Cruz moradores do Sítio Raposa encontraram na manhã de ontem o corpo do aposentado João Maia, 64, que residia centro daquela cidade. O aposentado foi morto por vários disparos de arma de fogo.
Em Catolé do Rocha Carlos Alberto da Silva, 20 anos, solteiro, desempregado, foi atingido por um golpe de faca-peixeira no pescoço, desferido por José Targino da Costa, 35, casado, desempregado. O fato aconteceu às 15h de ontem no centro da cidade. A vítima foi socorrida para o Hospital local e em seguida para o Regional de Sousa. O acusado não havia sido preso até a publicação desta postagem.
foto:www.8bbm.mg.gov.br

Arquivo do blog