Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Secretaria de Meio Ambiente realiza fiscalização em terrenos e áreas públicas com acúmulo de resíduos sólidos


Fiscais da secretaria de Meio Ambiente intensificaram na manhã desta quinta-feira, 18 de fevereiro, a fiscalização do acúmulo de resíduos sólidos em terrenos e vias públicas de Patos. O objetivo da fiscalização foi conscientizar a população sobre a destinação correta dos resíduos sólidos e notificar os casos de denúncias, recebidas pela ouvidoria do município, sobre o acúmulo de entulho de construções e outros resíduos, localizados em áreas inadequadas.

Durante a fiscalização os agentes emitiram duas notificações, devido à destinação incorreta dos resíduos sólidos.  O primeiro caso foi registrado na Rua Assis Chateaubriand, no bairro Belo Horizonte, onde um terreno foi totalmente ocupado por entulhos, devido à construção de um prédio, e o segundo na Rua Moacir Leitão, também no Belo Horizonte, no local onde foi instalada uma placa de advertência pela própria secretaria, sobre a proibição do acúmulo de resíduos sólidos. Apesar do aviso, vários materiais foram encontrados no local.

No bairro Liberdade, a fiscalização ocorreu na Rua José Genuíno, porém, os resíduos já haviam sido coletados. Segundo o fiscal ambiental, Edson Guedes, o trabalho é fundamental para manutenção da limpeza pública, sobretudo, os casos localizados relacionados ao acúmulo de entulhos. “A fiscalização cumpre o dever de notificar os responsáveis pelo acúmulo de resíduos ou deposito de outros materiais em vias públicas e lugares inadequados, causando a poluição do meio ambiente, conforme diz o código ambiental”, disse.

No caso de notificação, o responsável pelo acúmulo dos resíduos tem o prazo de 24 horas para retirada do material. “Em primeiro momento se faz uma advertência ao responsável, no caso de incompreensão  é emitida uma notificação transcrevendo o caso. Em situações mais graves, o fiscal faz o auto de infração com aplicação de multa por danos ao meio ambiente. É importante lembrar que a limpeza urbana é uma responsabilidade de todos, não adianta o carro realizar a coleta  regular e alguém continuar jogando resíduos em áreas erradas, portanto, pedimos a compreensão de todos nesse processo”, explicou Edson Guedes.

Jogar resíduos sólidos em locais públicos é considerado crime ambiental, conforme preveem as Leis Federal nº 6.514, publicada em 2008 e Municipal nº 3.486 de 2006. As multas aplicadas em casos de poluição ao meio ambiente podem render entre R$ 350,00 a R$ 8.000. 

Patos voltará a ser a capital do handebol no Sertão paraibano



Desde o dia 18 de fevereiro até o dia 18 de março, encontram-se aberta as inscrições para a 2ª Taça HandSertão, competição que acontecerá entre os dias 26 e 27 de março. Nos dias de competição a cidade do sol será sede de um dos torneios mais aguardados pelos amantes do handebol em todo o Nordeste.

O evento, que tem na organização a Liga Sertão de Handebol Paraibano, uma entidade fomentada para promover a prática do handebol no interior da Paraíba, pretende alcançar o mesmo sucesso obtido em 2014, onde contou com a participação de mais de 15 equipes nos naipes masculino e feminino de diferentes estados nordestinos.

Para esse ano a coordenação da taça pretende inscrever até 20 equipes, sendo que na categoria masculina serão abertas 12 vagas e para o feminino 8. Essa proporção vai de acordo com a procura, que já vem ocorrendo pelas equipes desde o ano passado. As equipes interessadas podem entrar em contato com a coordenação pelo email: harlanmaia58@hotmail.com, telefone: (83) 9.9643-3703 ou WhatsApp: (83) 9.8854-6503

Segundo Harlan Maia um dos coordenadores, a expectativa é que a taça faça o intercâmbio entre os estados e que se possa divulgar ainda mais o handebol. "Quem for prestigiar o evento vai poder presenciar um esporte de alto nível. O handebol evoluiu muito nos últimos anos. A competição será bastante disputada", ressaltou coordenador

Faber NÓBREGA Guedes

Plantio de milho atinge 50 cm e agricultores rezam para que chuvas continuem no Sertão

O corte de terra foi feito nas primeiras chuvas, em janeiro.

Todas as famílias foram beneficiadas.


A Prefeitura de Quixaba, através da Secretaria de Agricultura, agiu rápido e logo com as primeiras chuvas deste ano, providenciou o corte de terra de todas as comunidades rurais, que não perderam tempo e fizeram plantio de milho, feijão e melancia. Como os índices pluviométricos foram bastante satisfatórios no primeiro mês do ano, os agricultores, após anos seguidos de forte seca, estão otimistas e pedem aos céus para que as chuvas continuem.

Segundo o secretário da pasta da Agricultura, Paulo Monteiro de Sousa, existe grande esperança nas famílias rurais de que dias melhores virão. “Há lugares que o milho já atinge 50 cm de altura e como continua a chover na região, a tendência é de que haja boa safra. São anos seguidos de muito sofrimento e todos pedem aos céus um bom inverno”, diz o secretário, acrescentando que 100% das famílias beneficiadas com o corte de terra, plantaram.

Em Quixaba 120 famílias receberam as máquinas da Prefeitura para o corte de terra, a exemplo de Quixaba Velha, Aroeiras, Serrota Vermelha, Motorista, Boa Vista, Pilões, Cacimba da Pedra e Pia. Foram mais de 200h de trator. Em Quixaba todos são os anos as famílias são assistidas com o corte de terras, no preparo para o plantio. Mesmo com a grave crise financeira que o município enfrenta, já que praticamente a única fonte de renda tem sido o FPM, mesmo assim a ajuda ao homem do campo tem sido das maiores prioridades.

Os últimos anos, marcados pela forte estiagem, a produção mínima na agropecuária causou sérios estragos na já tão sofrida economia local. A escassez de água deixou o município, junto com outros 169 da Paraíba, em situação de emergência. A busca por poços artesianos para minimizar os problemas de abastecimento levou o prefeito Júlio Cesar a exaustivas peregrinações por Brasília, João Pessoa, conseguindo a perfuração de 30 e a recuperação de outros, o que permitiu melhor convivência do homem com seu habitat natural.

Garantia Safra


As famílias cadastradas no Garantia Safra já estão recebendo a terceira parcela, correspondente ao biênio 2014-2015. Em novembro do ano passado houve a homologação do Garantia 2015-2016 e todos os agricultores já quitaram seus boletos e receberão as parcelas no segundo semestre. 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Anunciado para direção do Hospital Regional de Patos, José Leudo fala das prioridades e elogia gestão de Hígia Lucena



Com a publicação de seu nome no Diário Oficial desta quarta-feira 17 para o cargo de diretor do Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, José Leudo de Farias, que vinha atuando como gerente regional de saúde, concedeu entrevista à imprensa patoense pela manhã e destacou algumas metas que pretende desenvolver enquanto estiver na direção do Regional.

Primeiramente elogiou a gestão de Hígia Lucena, anunciada para ocupar a 6ª Gerência de Saúde, destacando o empenho dela na organização dos serviços hospitalares, melhorando o acesso dos usuários, praticamente zerando a fila de cirurgias da ortopedia, um problema antigo, aonde pacientes chegavam a esperar até 40 dias por tal procedimento.

Falando sobre a crise financeira generalizada no País, disse que fará n o HR o que já vem sendo feito, buscando a redução de gastos em 30%, como prevê o Governo do Estado. Mas destacou as dificuldades que as unidades de saúde, a exemplo do Janduhy Carneiro, vem enfrentando com surtos do vírus da mosca, dengue, chikungunya, levando número além do esperado pela rotina hospitalar. Cita o caso do alto consumo de determinados medicamentos, a exemplo da dipirona, uma média de 500 por dia; dificuldades até para comprar soro por que os fornecedores não dispõem de matéria-prima, o látex para a fabricação do fabricante, um problema nacional.

Sobre o bom andamento dos serviços oferecidos pelo HR, disse que quer contar sempre com apoio das equipes médicas, que são bastante acionadas, especialmente devido a tantos surtos que estão aparecendo. Em relação a interferência de lideranças políticas e de “agiotas da saúde” que por ventura tentem furar a fila das cirurgias, deixou bem claro que jamais será permitido e que no SUS todos são iguais e a ordem do atendimento jamais será alterada.

Falou também da necessidade de se melhorar a tenção primária nos municípios para evitar a superpopulação do Hospital com problemas que podem ser resolvidos no PSF. Disse que ampliará os laços com os municípios, convidará os secretários para conhecerem melhor o funcionamento do Hospital para que cumpram suas responsabilidades como gestores de suas localidades.


Marcos Eugênio (Ascom)

988029016/999474177

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Quixaba intensifica ações de combate ao Aedes




Prefeito Cezar reunido com coordenadores de saúde.


O pequeno município de Quixaba, Sertão paraibano, vem fazendo o dever de casa contra o temido Aedes aegypti. Sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, equipe de agentes de endemias, muitas ações preventivas vem ocorrendo a fim de evitar a proliferação do mosquito, que se tornou foco de atenção mundial devido sua relação com a Microcefalia. Transmitido pelo Zika vírus, que tem como hospedeiro o Aedes, a doença provoca graves sequelas no desenvolvimento da criança, inclusive a morte.

Arrastões de limpeza pela cidade, visita in loco em todas as residências, inclusive do campo, tudo tem recebido o alhar atento do pessoal da saúde, que aproveita para conscientizar, orientar os habitantes sobre como evitar possíveis criadouros do mosquito. Todas as secretarias estão unidas nas atividades de combate ao Aedes.

Semana passada o município, através de seus agentes de endemias, recebeu do Governo do Estado, pela 6ª Gerência Regional de Saúde, material de campo para combate do mosquito, como bolsa em lona, lanterna, prancheta, protetor solar, vestimenta, boné, dentre outros instrumentos para melhorar o trabalho preventivo.

José Francisco Segundo, secretário de Saúde Quixaba, explica que a população sempre foi bastante participativa quando convidada a participar de campanhas de prevenção às doenças. “Especialmente os alunos, que abraçam as campanhas e levam conhecimento para casa, para seu vizinho. A conscientização é nossa melhor arma contra o mosquito, e se cada cidadão cumprir seu papel venceremos essa guerra”, comenta.


Nesta terça-feira o prefeito Júlio Cezar manteve mais uma reunião com o secretário Segundo e com todos os coordenadores de saúde, a exemplo da atenção básica, epidemiologia, NASF e de endemias, com intuito de traçar metas de trabalho de combate ao mosquito da dengue. “Essas reuniões são importantes, pois permite-nos trabalhar de forma bastante coesa e cientes do que temos que fazer. O resultado de todo esse trabalho, das ações de campo é que Quixaba não teve nenhuma caso confirmado de dengue de 2014 aos dias atuais”, acrescentou Segundo. 


Escola de Música Francisco Norberto abre inscrições para Curso de Música



Foram abertas na manhã desta terça-feira, 16 de fevereiro, as matrículas para o Curso de Música promovido pela Prefeitura Municipal de Patos por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. As aulas são oferecidas de forma gratuita e terão início no dia 7 de março.

“É um curso de teoria e prática musical onde teremos turmas para os turnos da manhã, tarde e noite, as inscrições poderão ser feitas no Centro de Cultura Amaury de Carvalho de forma inteiramente gratuita, tanto as inscrições como o curso por completo”, explicou o Secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Patos, Wandecy Medeiros.

Dentre as disciplinas a serem ministradas estão teoria musical, percepção musical, leitura de partituras. As modalidades instrumentais disponíveis são de instrumento de sopro, percussão e violão. Os alunos matriculados também receberão os materiais necessários para acompanharem o Curso de Música como apostilas e partituras.

A Escola de Música funciona na sede da Filarmônica 26 de Julho, na Rua Panatis, no bairro Belo Horizonte.

Orçamento Democrático inicia reuniões com os Conselhos Regionais


A secretaria executiva do Orçamento Democrático Estadual inicia nesta terça-feira (16), na cidade de Mamanguape, o ciclo de reuniões ordinárias dos Conselhos Regionais, que tem como pauta principal o combate ao mosquito Aedes aegypti e o Prêmio Ceci Melo de Participação Social – Ano 2016. A reunião na 14ª Região acontece a partir das 14h30, na Escola Técnica do Vale do Mamanguape.

As reuniões dos Conselhos Regionais do Orçamento Democrático serão realizadas nas 14 Regiões Georçamentárias, envolvendo a participação de todos os conselheiros regionais e estaduais. Nesta quarta-feira (17), a reunião acontece na região de Princesa Isabel (11ª), a partir das 15h, na sede da Gerência Regional de Saúde.

Segundo o secretário executivo do OD Estadual, Gilvanildo Pereira, as reuniões com os conselheiros regionais também serão um momento para tratar das audiências públicas regionais com o governador Ricardo Coutinho. “O Conselho Regional do Orçamento Democrático é um espaço de diálogo com os representantes da sociedade civil que também sugere e opina sobre as ações do governo. Esse primeiro momento com os conselheiros será também para dialogar sobre as audiências do Orçamento Democrático que devem iniciar no mês de março e cuja participação social envolve os conselheiros regionais e suas comunidades”, informa o secretário.

O calendário das reuniões ordinárias dos Conselhos Regionais se estende até o dia 27 de fevereiro. Confira a agenda das reuniões e suas respectivas regiões:


Região
Local
Datas/Horários
1ª - João Pessoa
Escola Técnica Estadual de Mangabeira
27/02/2016 - 15h
2ª - Guarabira
Hospital Regional de Guarabira
19/02/2016 - 14h30
3ª - Campina Grande
Centro de Formação de Professores
26/02/2016 - 14h
4ª - Cuité
Biblioteca de Frei Martinho
25/02/2016 -15h
5ª - Monteiro
Sede da Região de Saúde em Monteiro
26/02/2016 - 15h
6ª - Patos
6ª Gerencia de Saúde em Patos
25/02/2016 - 15h
7ª - Itaporanga
Gerência Regional de Saúde em Piancó
19/02/2016 - 14h
8ª - Catolé do Rocha
Câmara Municipal de Vereadores de
São Bento
20/02/2016 - 9h
9ª - Cajazeiras
Auditório da Gerência Regional de
Saúde de Cajazeiras
25/02/2016 - 14h
10ª - Sousa
10ª Gerencia de Saúde em Sousa
18/02/2016 - 9h
11ª - Princesa Isabel
Sede da Gerência de Saúde em Princesa
Isabel
17/02/2016 - 15h
12ª - Itabaiana
Escola Estadual de Juarez Távora
26/02/2016 - 15h
13ª - Pombal
Gerência Regional de Educação
20/02/2016 - 8h
14ª - Mamanguape
Escola Técnica Estadual do Vale do
Mamanguape
16/02/2016 - 14h30

 Secom

Procon-Patos realiza fiscalização em padarias do município



A Secretaria de Defesa do Consumidor (Procon-Patos), realizou na última semana uma fiscalização nas panificadoras da cidade para verificar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

De acordo com a secretária de Defesa do Consumidor, Edjane Araújo, a ação teve como finalidade verificar principalmente se os produtos oferecidos possuem indicação clara de preço, data de fabricação e validade. Também foi observado se as padarias disponibilizam o Código de Defesa do Consumidor para consulta e se informam corretamente as formas de pagamento.

“A equipe de fiscalização esteve nas padarias do município analisando a parte burocrática da legalidade da documentação de funcionamento do comércio, como também foi checado o que poderia gerar danos para a saúde dos consumidores”, relatou.

Edjane Araújo ainda fala sobre os preços do pão francês praticado pelas panificadoras da cidade. “O preço do pão francês praticado na nossa cidade não tem tido grandes alterações, salvo que no início do ano que tivemos o aumento da farinha e do açúcar, consequentemente teve o aumento que foi repassado para os consumidores. Então, nós também orientamos aos proprietários de padarias de nossa cidade que quando for repassar qualquer preço ao consumidor que não seja de forma abusiva e que o Procon seja avisado”, explicou.  

Arquivo do blog