Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 11 de setembro de 2010

Operação policial apreende drogas e dinheiro no Sertão

As polícias civil e militar, compreendendo, P2 (Serviço de Inteligência) da PM, GTE (Grupo Tático Especial) da PC de Patos, em conjunto com a delegacia regional do município de Itaporanga, realizaram uma das maiores apreensões de droga no Sertão da Paraíba. Trata-se da operação “Operação mãos dadas”, deflagrada pela Secretaria de Segurança e da Defesa Social.

De acordo com o delegado Gleberson Fernandes coordenador da delegacia Regional da Polícia Civil de Itaporanga, mais de 1000 (mil) pedras de Crack e, algo em torno de R$ 10.000,00 (dez mil reais) foram apreendidos com os acusados.

Foram presas no bairro Juá Doce aqui em Patos, em flagrante delito, Edileusa Pereira Cândido, 35 anos de idade, natural de Patos e Tatiana de Araújo Oliveira, 23 anos, natural de Salvador Bahia. Além delas, outros envolvidos já estão encarcerados na delegacia da cidade de Itaporanga. Ambas estão grávidas. Uma com 04 (quatro) meses e outra com 06 (seis).

De acordo com a polícia todos os envolvidos no crime já vinham sendo investigados e hoje (sexta-feira 10 de setembro) com a ação dos policiais que montaram campana próxima a residência da acusada de Patos, as duas foram apreendidas juntamente com todo o material.

De acordo com delegado Cristiano Jacques da PC de Patos as duas acusadas serão transferidas para a delegacia de Itaporanga para serem autuadas em flagrante sobre acusação de associação ao tráfico e comercialização de droga.

Ainda segundo o bacharel Gleberson Fernandes, com a prisão de 04 (quatro) elementos envolvidos que estão presos em Itaporanga, as duas mulheres foram flagradas e posteriormente capturadas, inclusive empacotando a droga que já estava pronta para o consumo.
Mário Frade - portalpatos.com

Semana da Paz é aberta em Patos


A semana da Paz, como prevê a lei Municipal Nº3.188/2001, de autoria do vereador Raniere Ramalho (PMDB), foi aberta na tarde deste sábado na Praça Getúlio Vargas. O primeiro ato da programação que será encerrada no próximo dia 17, foi o hasteamento da bandeira da paz, ao som do Hino de Patos pela Filarmônica 26 de Julho.
Na solenidade compareceram representantes de escolas, professores e alunos, dentre eles Miriam Monteiro, vencedora do concurso que escolheu o desenho da bandeira, ela que é aluna da Escola Estadual Alexandrino Rodrigues. Dentre os convidados, Tenente Olímpio representou o III BPM.
Durante uma semana haverá palestras enfocando a violência e sua prevenção nas escolas da cidade. No dia 17, o encerramento da Semana da Paz será com uma caminhada às 16 partindo da Praça Edvaldo Motta em direção à Getúlio Vargas. “Estamos convidando toda a sociedade patoense para participar desse ato público, um momento de reflexão sobre a violência e de buscarmos meios de minimizá-la”, disse Raniere Ramalho, autor do projeto que se transformou em lei. Ele informou que no próximo ano a programação será mais extensa, com várias atividades esportivas e culturais, além das palestras e seminários.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Servidores participam de ato público pelo pagamento do Pasep em Patos



Após participarem de uma assembléia na Associação Comercial de Patos, servidores municipais fizeram caminhada até a Prefeitura, local em que protestaram, em ato público, pelo não pagamento ainda do Pasep. Nesta sexta-feira 10 os funcionários públicos municipais cruzaram os braços. 

O Sinfemp – Sindicato dos Funcionários Municipais de Patos e Região trabalha com uma pauta com destaque para três reivindicações. Além do pagamento do Pasep, lutam pelo pagamento dos precatórios e pela construção do conjunto habitacional dos servidores pelo município. 

Com relação ao não pagamento do Pasep, a Prefeitura já explicou que houve erro no envio da RAIS. As informações foram enviadas novamente para o Ministério do Trabalho e os servidores devem receber na primeira quinzena de dezembro deste ano.

Projeto filantrópico atende mulheres com dependência química em Jardim de Piranhas-RN



Um projeto novo, de apenas cinco meses de sua idealização, mobilização social e concretização, foi posto em prática no dia 23 do mês passado na cidade de Jardim de Piranhas, no Rio grande do Norte, sem fins lucrativos e com o propósito de ajudar na recuperação de mulheres dependentes de substâncias químicas, drogas, ilícitas ou permitas pela lei. Trata-se do projeto Nova Vida Jardim, abraçado pelos filhos daquela cidade, cidadãos comuns, empresários, inclusive de cidades vizinhas, a exemplo de Caicó-RN, que mantém o espírito fraterno de ajudar o próximo e tentar minimizar um dos problemas que deixam grandes sequelas na família, no seio da sociedade.

Funcionando no prédio da antiga maternidade, cedido pela Fundação Padre João Maria, prédio este que jamais veio a funcionar como tal, o projeto, idealizado pelo Sub-comandante do Policiamento de Jardim de Piranhas, Tenente Mycael com apoio do Conselho Tutelar local, sobrevive de doações. Inicialmente foram atendidas cinco mulheres. Com o aumento das doações (pessoas que contribuem com valor X por mês) o número cresceu para sete e agora o projeto está abrindo mais cinco vagas. A meta é chegar em dezembro com 30 internas. Na primeira campanha de doação de alimentos a instituição arrecadou 500 quilos.


A instituição oferece, em regime de internato, terapia ocupacional, onde as mulheres, de qualquer cidade, desenvolvem vários trabalhos a exemplo do cuidado com horta, aulas de culinária, costura, bordado, pintura, dentre outros. Existe acompanhamento médico e psicológico e também é trabalhado o lado espiritual, com a presença de movimentos evangélicos, católicos e espírita, um ecumenismo que respeita o direito e a liberdade de credo das mulheres assistidas. Muitos temas são trabalhados com elas a fim de desenvolver valores morais como caridade, fraternidade, perseverança, abnegação, humildade, espírito de serviço, fé, segunda explica Tenente Mycael. Quem quiser conhecer melhor o projeto e ser parceiro, basta acessar o endereço na internet: www.projetonovavidajardim.blogspot.com

Jovem é executado na Lima Campos na manhã desta sexta-feira



Marcos Eugênio

Um drama familiar. De sete irmãos, quatro já foram executados em Patos. Há informações que inclusive a matriarca também já recebeu ameaças de morte. A mais recente das vítimas dessa família foi o jovem Robenilton Dias da silva, 24, anos, morto com sete tiros, provavelmente de pistola, na manhã desta sexta-feira ao lado do Samu, na Lima Campos.
Dois homens em uma moto POP o seguiram e quando se aproximaram dele começaram a atirar. Baleado, Robenilton, que residia na Manoel de Brito Sobrinho, São Sebastião, tentou se proteger por trás do ônibus do Nacional, que estava estacionado, mas o atirador desceu e efetuou mais disparos. Ele foi atingido na cabeça, quatro tiros, um no dedo, um no peito e outro na perna.
A polícia já tem um nome de suspeito e está em diligência para prendê-lo. Um irmão da vítima, no local do homicídio, portava uma faca, talvez na tentativa de vingar a morte de Robenilton.
Em Patos os homicídios acontecem a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, e todos são alvos fáceis da bandidagem. Uma das teses levantadas na cidade seria a ocupação pela Polícia de localidades em a incidência de crimes é mais gritante. 

Foto:Mário Frade (portalpatos.com)

Festa das Dores começa nesta sexta em Patos

Marcos Eugênio

A cidade de Patos celebra desta sexta-feira 10 ao dia 19 a Festa de Nossa Senhora das Dores, na comunidade Vila Mariana. O evento religioso tem como tema este ano: Maria: Serva da Palavra. A cada noite um tema será apresentado. Caridade: comunhão fraterna e serviço aos pobres; Os desafios de viver a caridade no contexto de exclusão social; Ministério da palavra e catequese renovada, são alguns destes.
Novenário, missas, confissões e a parte social. No dia do encerramento da festa, 19, haverá um almoço, pescaria e bingo no Parque Cruz da menina, a partir das 11h. Às 16h acontece a procissão com a imagem da padroeira percorrendo ruas da comunidade Vila Mariana; missa de encerramento com o Pe. Flávio Mamede, seguida de descerramento da bandeira.

Arquivo do blog