Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 20 de março de 2010

Autoestima - uma leitura saudável para começar o dia!


Inácio Andrade Torres – 20 de março de 2010

PENSAMENTOS

Pensar é formar ou combinar no espírito pensamentos ou idéias.   É refletir, raciocinar. Trabalhar opiniões. Ler pensamentos. É exercitar a mente, o senso crítico. Pois bem, aí estão vários pensamentos para pensarmos neste final de semana.

Minha Religião é muito simples. Minha religião é a bondade (Dalai Lama).
Não nos lembremos de dias, nos lembremos de momentos (Cesare Pavese).
O objetivo da vida é uma vida com objetivos (Robert Byrne).
Ponha o coração, a mente, o intelecto e a alma, mesmo nos atos mais simples. Este é o segredo do sucesso (Swami Sivanada).
Pratique cada ato de sua vida como se fosse o último (Marco Aurélio).
Eu sou da opinião de que minha vida pertence à comunidade e, enquanto eu viver, será um privilégio fazer tudo o que puder por ela. Quero estar totalmente exaurido quando morrer, porque quanto mais trabalho, mais vivo. Para mim a vida não é uma chama breve. Ela é uma espécie de tocha esplendorosa que consegui segurar por algum momento, e quero fazê-la queimar o mais intensamente possível antes de passá-la às futuras gerações (George Bernard Shaw).
Se deres vida ao que tens dentro de ti, o que tens dentro de ti te salvará. Se não deres vida ao que tens dentro de ti, então ele te destruirá (Jesus).
Não nos contentemos simplesmente em dar dinheiro. Dinheiro não é o suficiente, dinheiro pode ser conseguido, mas eles precisam de nossos corações para amá-los. Portanto, espalhem amor por onde passarem ((Madre Teresa).
A questão não é saber se iremos morrer, mas como iremos viver (Joan Borysenko).
Obrigado aos leitores que escreveram cobrando a coluna. Prova aque ela é útil.
Muita luz, paz, saúde e felicidades a todos.
Coluna publicada simultaneamente com o pbnoticias.com

sexta-feira, 19 de março de 2010

Polícia prende quadrilha com carga roubada

Nesta sexta-feira, 19, em Campina Grande, a Polícia Militar encontrou uma carga roubada e prendeu quatro acusados.

Os acusados foram pegos em flagrante quando descarregavam o caminhão carregago com eletrodomésticos, que estava em uma estrada de terra no bairro Bodocongó III.

Os detidos foram: Edinho Pereira, 28 anos; Manoel da Silva Nunes, 25 anos; Roberto Nunes, 28 anos; estes de Serra Talhada-PE, e Ronivon Gonçalves, 24 anos; de Campina Grande.
paraibaonline

Agentes de saúde e endemias discutem bandeiras em encontro na cidade de Patos



Agentes comunitários de saúde e endemias estiveram reunidos no Ginásio de Esportes O Rivaldão, em Patos, nesta sexta-feira 19, para discutir diversas bandeiras inerentes às melhorias de trabalho das duas categorias, a exemplo da garantia de licença maternidade de seis meses para as agentes de saúde e endemias do Estado; aprovação do plano de cargos e salários e o piso nacional, sendo esta considerada uma das maiores reivindicações desses profissionais.
Na abertura o presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde, João Bosco Valadares, deu boas vindas e agradeceu aos participantes de Patos e Região. O presidente do Sinfemp – Sindicato dos Funcionários Municipais de Patos e Região e vice-presidente da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, Paraíba, José Gonçalves, falou da árdua luta do Sindicato dos Agentes de Saúde e de Endemias, que está sempre vigilante, buscando novas conquistas. Ele criticou a falta de uma política salarial, de isonomia em todo o País. “Existe teto fixado para políticos de todas as esferas, federal, estadual e municipal, e porque não para os agentes de saúde, de endemias?”, criticou Gonçalves.
Da mesa também falaram José Francisco de Sousa, secretário de Educação, representando o da Saúde, Eisenhower Brito Segundo, e também o prefeito Nabor Wanderley, que falou da satisfação em participar de tal evento.  Destacou em seu discurso a atenção de seu governo em atender as reivindicações da categoria em questão. “Estamos sempre abertos para discutir e buscar atender às reivindicações de vocês”, acrescentou.
A autoridade política máxima convidada para o evento não compareceu, o governador José Maranhão, por choque na sua agenda, segundo informou Nabor Wanderley. Durante a tarde os participantes sentiram a ausência do prefeito, que alegou outros compromissos, e de seu secretário de saúde, Segundo, que estaria doente. Assuntos importantes não puderam ser discutidos com profundidade e tirados encaminhamentos, como qüinqüênio e insalubridade, duas reivindicações importantes para os agentes de saúde e de endemias.

PT lançará Arnon para prefeito em 2012



O PED – Processo de Eleições Diretas do PT de Patos, responsável pela vitória de Everaldo Nunes para a presidência do diretório municipal local, já decidiu que lançará o nome de Arnon Medeiros, conhecido como Arnon da Coletoria, para prefeito pelo partido nas eleições de 2010. Outro que deve voltar ao cenário é Vital Henrique, que afirmou ao pbnoticias que vai tentar voltar ao Legislativo Municipal.
Vital anunciou que o deputado federal Luiz Couto (PT) já confirmou seu apoio nessa candidatura de Arnon. Questionado se essa candidatura não iria de encontro aos interesses do grupo liderado pelo prefeito Nabor Wanderley (PMDB), que oferecer apoio a Ivânio Ramalho, seu vice, explicou que não existe isso, já que quem está lançando Arnon é o PED, que apóia Luiz Couto.

Chuvas no Sertão, alegria para o sertanejo


Depois de muitas incertezas e temor de um ano sem inverno propício para o plantio, os agricultores sertanejos de diversos municípios paraibanos voltaram a ter otimismo com as chuvas que caem desde ontem, especialmente hoje, dia de São José, o santo que serve de parâmetro para aqueles que acreditam que chuva em seu dia é sinal de bom inverno.
Em Patos os ventos fortes anunciaram a chegada da chuva, que trouxe muita alegria aos patoenses, que enfrentaram temperaturas esta semana que ultrapassaram a casa dos 40 graus. Agora é torcer para que a experiência do santo da chuva se confirme, contrariando os especialistas da meteorologia, que prevêem um ano de baixos índices pluviométricos no Sertão nordestino.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Sintep promove reunião nesta sexta, para decidir ações da greve



O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Paraíba realiza nesta sexta-feira, às 9h, uma reunião com a presença do comando regional de Greve, para discutir as ações que serão elaboradas a partir da próxima segunda-feira, por parte do movimento grevista.

A reunião acontecerá na sede do órgão, na Rua Tiradentes, centro de Patos, e será uma ação preliminar à assembléia regional marcada para a próxima segunda-feira, 22, quando deverão ficar decididas algumas deliberações do movimento.

Segundo Véria Lúcia Dias de Lacerda, diretora regional da entidade, o principal problema a ser resolvido será conseguir abrir as negociações com o governo do estado, que segundo ela, voltaram a estaca zero na audiência da última segunda-feira, 16, entre os representantes do Governo do Estado e o Comando de Greve.

A sindicalista disse que em Patos quase todas as escolas da regional estão paralisadas, realidade um pouco diferente em outros municípios que apresentam, segundo o Sintep, um maior quadro de servidores contratados, e que devido a falta de estabilidade não estão respeitando o movimento.

Véria confirmou que se necessário for, o movimento irá radicalizar a greve a partir da próxima segunda-feira, nos locais que ainda não aderiram a reivindicação.
Gewnival Junior - Assessoria
Foto:Marcos Eugênio

PTB dividido na Paraíba

Em entrevista concedida à Rádio Serra Branca FM, o suplente de senador Carlos Dunga (PTB) declarou que o PTB ficará divido nas eleições de 2010.

De acordo com Dunga, o presidente da legenda Armando Abílio (PTB) já o confidenciou que apoiará a candidatura do atual governador Maranhão (PMDB), todavia parte do PTB não abre mão de apoiar o prefeito da capital Ricardo Coutinho (PSB).

- Armando já está irredutível quanto ao seu posicionamento, mas ele deve estar ciente que vamos fazer essa divisão na chapa majoritária – falou.

Segundo Dunga, a Executiva Nacional da legenda petebista não apresentou resistência para o apoio de outra candidatura, além da do atual governador.

- O presidente nacional da legenda disse que aqueles que não tiverem com o governador Maranhão, poderão seguir apoiando o candidato Ricardo Coutinho – ponderou.

Ainda em entrevista, o suplente de senador disse que está descartada a possibilidade dele concorrer a uma vice-liderança na chapa majoritária do PSB, pois sua postulação será para deputado estadual. 
paraibaonline.com

Paixão pelas sementes tradicionais é motivo de festa na PB



Mais de 1.400 pessoas são esperadas para esta quinta edição da Festa da Estadual da Semente da Paixão, que será realizada nos dias de hoje e amanhã 18 e 19 de março. Com o tema Guardiões da semente da paixão: em defesa da agricultura familiar camponesa, o evento organizado pelas entidades que compõem a Articulação do Semiárido Paraibano (ASA-PB) reunirá agricultores e agricultoras de todas as microrregiões da Paraíba: Alto e Médio Sertão, Curimataú, Cariri, Agreste e Litoral.
A ocasião é de resgate e valorização da importante contribuição das famílias camponesas para a diversidade das sementes, moedas de um patrimônio genético que por séculos foi cultivado, selecionado, aprimorado e ajustado às realidades ecológicas locais e às preferências culturais. A festa é o momento de reverenciar esse incessante processo de estudo e seleção, que sem dúvida concede autonomia às famílias no uso de suas sementes, na produção de alimentos e na geração de riquezas.
A realização da festa é ainda de enorme relevância em função da atual conjuntura, em que os riscos de contaminação e de erosão genética desse patrimônio aumentam, seja pela liberação de variedades comerciais de milho e de algodão transgênico ou pela distribuição de poucas variedades de sementes pelos programas governamentais, o que gera a indesejável homogeneização.
Foi diante desse contexto que a ASA Paraíba decidiu dividir o encontro em dois momentos. No primeiro dia, 18 de março, em Lagoa Seca, cerca de 200 agricultoras e agricultores participarão de uma oficina de formação, que tem como objetivo abrir um espaço para a construção coletiva de uma critica ao conjunto de forças e fatores que ameaçam a agrobiodiversidade e a autonomia das famílias agricultoras. Nesta edição, o foco será os efeitos da introdução dos transgênicos no Mundo e no Brasil, com ênfase no impacto sobre o semiárido. Por meio de um mapeamento do trabalho realizado junto a famílias guardiãs das sementes, será feita uma avaliação e seleção das melhores variedades locais de milho.
Também será tema de debate e reflexão o conjunto das políticas de sementes incidentes sobre o semiárido. A ideia é elaborar estratégias comuns para enfrentar essas ameaças a partir de trabalhos em grupos representando cada região. Ao final, os grupos socializarão as propostas que servirão de base para definir prioridades para 2010.
O coordenador da AS-PTA na Paraíba, Luciano Silveira, expõe os principais objetivos do evento: A importância de momentos como esse é fazer com que as famílias agricultoras resgatem e valorizem seu papel de guardiãs de um vasto patrimônio genético, que está sendo ameaçado por uma campanha para a disseminação de variedades transgênicas no País. Ao optarem por práticas agroecológicas e de preservação das sementes tradicionais, essas famílias formam um movimento de resistência em defesa da agricultura familiar camponesa, que luta por um modelo de desenvolvimento mais justo e ambientalmente sustentável. Prova disso, é o número de bancos de sementes familiares e comunitários que não para de crescer em toda a Paraíba, o que garante maior autonomia às famílias, que não precisam ficar comprando sementes e outros insumos a cada safra.

No dia seguinte, 19 de março, em Campina Grande, será celebrado por todos os participantes da festa o dia de São José, aguardado com ansiedade e devoção por agricultoras e agricultores de todo o semiárido paraibano por ser o prenúncio do inverno. Nesse dia, procuram o céu para ver se o tempo será seco, nublado, chuviscado ou molhado, elementos fundamentais do cálculo da meteorologia tradicional para saber se as chuvas virão em abundância ou não. E, depois de ler o tempo, as famílias agricultoras de todo Nordeste plantam o milho no dia de São José para comemorar a safra no dia de São João.
A data do padroeiro não poderia ser mais propícia para realizar a caminhada Em defesa da Agricultura Familiar Camponesa: por uma Paraíba Livre de Transgênicos e Agrotóxicos. Durante a marcha, serão distribuídos panfletos como forma de sensibilizar os consumidores quanto aos riscos à saúde e à soberania alimentar decorrentes da liberação das sementes transgênicas, de propriedade de um número reduzido de grandes empresas transnacionais. Haverá também a montagem da Feira de Sementes, Saberes e Sabores, fazendo alusão à toda riqueza proporcionada pelas sementes locais, que se traduz em valioso conhecimento transmitido de geração para geração. Será um momento de celebração, resistência e afirmação do modelo de produção camponês baseado na Agroecologia.
Após a caminhada, será realizado um Ato Público, cm diversas atividades, como teste de contaminação de cultivos tradicionais por sementes transgênicas, depoimentos de agricultores, dramatização sobre os riscos à saúde das famílias e dos consumidores e falas de representantes de órgãos governamentais. No encerramento será feito um gesto simbólico de bênção das sementes.
A expectativa é que a Festa sensibilize gestores públicos e a sociedade quanto ao direito de milhares de famílias agricultoras a continuar preservando e manifestando sua paixão pelas sementes tradicionais, por sua terra, pela Natureza, pela biodiversidade e por sua autonomia.

Assessoria

quarta-feira, 17 de março de 2010

Professores de Cacimba de Areia entram em greve segunda 22


Em assembléia geral realizada nesta quarta-feira, dia 17 de março os professores decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda-feira, caso o prefeito não apresente uma proposta de aumento salarial para a categoria.
Há 6 anos que os  professores de Cacimba de Areia não recebem aumento salarial. As promessas surgem no inicio de cada ano, mas aumento nada. Por isso, decidiram  paralisar as atividades a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de março de 2010, caso a Prefeitura não apresente uma proposta concreta de aumento, retroativo a janeiro de 2010.
O Municio recebe mais de 500 mil reais por mês. Apenas de FUNDEB, que paga aos professores, o Município recebe em média 90 mil por mês e, no entanto não concedeu aumento a categoria.
No mês de dezembro de 2009, o Município recebeu R$ 644.049,83, sendo R$ 97.590,04 apenas de FUNDEB. No mês de fevereiro recebeu R$ 573.972,26, sendo, R$ 70.627,07 apenas de FUNDEB e até o dia 10 de março recebeu R$ 273.018,95, sendo R$ 44.503,59 de FUNDEB e nada de aumento. Veja bem, praticamente 130 mil reais por semana e onde está o dinheiro?
Diante dessa situação, os 34 professores efetivos do Município decidiram paralisar suas atividades a partir de segunda-feira por tempo indeterminado.
O  presidente do SINFEMP José Gonçalves, a assessoria jurídica da entidade estiveram presentes na assembléia.

Vitória da raça alvirrubra


Uma noite de superação para o Esporte de Patos no José Cavalcanti. Hoje o desafio foi o Campinense Clube, time com melhor estrutura e presente no G4. O Patinho, que vinha de um melancólico empate contra o Auto Esporte da Capital de 1x1 no último domingo, partida esta disputada também no JC, venceu pelo placar magro de 1x0, mas muito comemorado pelos atletas comissão técnica e os poucos torcedores, que mais uma vez comparecem um pequeno número.
No primeiro tempo o que se viu foi um Campinense buscando a vitória, principalmente através do atacante Almir. Por outro lado a equipe de Patos parecia repetir o jogo passado contra o Auto Esporte, abusando dos erros de passes. Só aos 40 minutos o Patinho mudou sua postura e chegou algumas vezes com perigo de gol, através de Delani, Janeilton e Eduardo, com o lateral direito Gustavo apoiando pela direita. Final do primeiro, 0x0.
No intervalo o técnico Marcos Nascimento cobrou postura mais aguerrida de seu time e o Esporte voltou para a etapa final mais solto e objetivo, aparecendo com chances de abrir o marcador. A Raposa encolheu e passou a usar os contra-ataques, mas com pouco perigo para o gol de Alberto.
O Patinho manteve o ímpeto pela vitória e aos 33, depois de bela jogada do ataque, Delani entrou com facilidade entre os zagueiros do Campinense para fazer o único gol da partida. No intervalo aconteceu um fato lamentável, a troca de insultos entre diretores do Esporte e Campinense. Ainda bem que esse ato negativo não atingiu os atletas de ambas as equipes. Próximo jogo do Esporte de Patos será domingo em Guarabaira contra a Desportiva.

Mototaxista e comparsa presos após assalto a posto de combustíveis


O posto de combustíveis Belo Horizonte foi assaltado na tarde desta quarta-feira 17, por volta das 15h50, pelo mototaxista Gilmar Clementino Mamede, 23, casado, da Praça da unidade de saúde Aderban Martins no bairro Jardim Lacerda e por seu comparsa, Thalison Renan Oliveira Rodrigues, 19, ambos residentes no Jatobá.
Os dois estavam no veículo do mototaxista, uma moto Honda preta placa MNT 3551. Eles chegaram ao posto para abastecer. Depois o mototaxista sacou de um revólver calibre 38 e obrigou um dos frentistas a passar a pochete, que continha R$ 600,00. Em seguida fugiram em direção ao Campestre Clube.
Quando passaram pela passagem molhada do Campestre uma viatura da PM, que já estava no local tentando capturar o autor de disparos de arma de fogo na Rua do Meio, já de posse de informações sobre os acusados do assalto ao posto, interceptou a dupla e a levou para a 5ª Superintendência de Polícia Civil, onde foi lavrada a prisão em flagrante e os mesmo serão transferidos para o Presídio Regional de Patos Romero Nóbrega.
Com Gilmar e Thalison foram apreendidos três aparelho de telefone celular, o dinheiro do assalto, o revólver com seis munições intactas e várias peças de roupa oriundas de outro assalto da dupla à loja Ideal Modas, ontem em Patos, de onde levaram, além de roupas, R$ 97,00. Os dois foram reconhecidos pelas vítimas. 

terça-feira, 16 de março de 2010

Duas pessoas morrem em acidente na entrada de Patos



Um grave acidente envolvendo dois veículos Fiat Uno, um vinho placas MMO 1479 de Patos e o outro azul escuro com placas de Imperatriz-MA, HPL 6931, deixou um saldo de duas pessoas mortas, a criança de oito anos, Tânia Maria Fernandes, e uma jovem de nome Juliana, frentista de um posto de combustível de Patos, que vinha no carona do carro azul. Ambas as vítimas foram arremessadas para fora dos veículos.
O fato aconteceu por volta das 20 na BR 361, saída de Patos para Santa Terezinha. O Fiat cor vinho era conduzido por Everson Firmino Fernandes, 28 anos, que ia acompanhado de sua esposa Valdertônia Cavalcante Ferreira, 32 e a filha do casal, Tânia Maria. Ele havia saído da casa de sua cunhada Vanderlinéllia Lucena, no Bivar Olinto, como fazia costumeiramente, segundo esta, e se dirigia para sua casa no Monte Castelo.
Ao sair da estrada de terra e entrar na pista teve seu carro atingido na traseira. Com o forte impacto o veículo saiu da pista e capotou. De acordo com informações colhidas por nossa reportagem, o jovem que dirigia o Fiat azul, Estênio Almeida de Albuquerque, 25 anos, pediu ajuda para sair das ferragens, olhou para a garota que estava em sua companhia e que estava no asfalto ensanguentada, em seguida fugiu.
Momentos depois Corpo de Bombeiros, Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Civil, Samu chegaram ao local para prestar socorro às vítimas. O casal Everson Firmino e Valdertônia foi levado para o Hospital regional de Patos, onde recebeu os cuidados devidos e não apresenta risco de morte. Mas permanecem na sala vermelho em observação.
A Polícia Rodoviária Federal ainda não informou oficialmente a causa do acidente. Mas testemunhas disseram que Estênio vinha desenvolvendo alta velocidade. Supõe-se que, provavelmente ele tenha ingerido bebidas alcoólicas, já que foi encontrada uma bolsa com cervejas no carro. Centenas de curiosos dificultaram a ação de resgate das vítimas, muitos invadindo a área isolada.
Terceiro acidente - Este foi o terceiro acidente sofrido pelo senhor Everson, aposentado justamente em decorrência de um acidente. No primeiro pilotava uma moto com sua esposa e filha no carona, quando uma outra moto se chocou com a traseira da sua e houve apenas escoriações. No segundo pegou corrida com um mototaxista, o qual cruzou na frente de um caminhão e este acabou passando sobre o braço de Everson, que teve o membro amputado. O de hoje foi o terceiro, que causou a morte de sua filha.
fotos:Marcos Eugênio

Curso de Letras à distância deve ser instalado no segundo semestre no IFPB

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) deve ofertar o curso de Licenciatura em Letras à distância no segundo semestre. Os preparativos para o início do funcionamento do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) estão em pleno andamento. Nesses dias 22 e 23 de março, a coordenadora do curso a distância em Letras, Girlene Marques Formiga, irá representar o IFPB, em Brasília, em encontro sobre a modalidade de ensino virtual. Será no III Encontro dos Coordenadores das Áreas de Pedagogia e Letras para tratar dos cursos oferecidos nessas áreas na modalidade de Educação a Distância (EAD).
“O objetivo é discutir as grades curriculares, bem como a metodologia aplicada e a produção dos materiais didáticos para esses cursos no âmbito nacional. No meu caso, vou focar na área de Letras e trazer para o nosso Instituto o que será acertado em Brasília”, conta a professora Girlene. Inicialmente, o curso deve ofertar 150 vagas.
No IFPB, o curso de Licenciatura em Letras será oferecido com habilitação em Português e vai atender aos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos municípios de Cuité, Princesa Isabel e Alagoa Grande.  “A equipe do Departamento de Educação a Distância e Programas Especiais do IFPB, do qual faço parte, fez uma visita técnica, no dia 10, ao pólo de Alagoa Grande. Nesta cidade, pudemos conferir como estão as instalações, equipamentos e os encaminhamentos da prefeitura. O trabalho está adiantado e já está quase tudo pronto para receber o curso”, diz a professora Girlene. “Já estamos planejando visitas aos outros dois pólos para saber como andam os trabalhos de estruturação daquelas instalações”, completa.
De acordo com Girlene, cada pólo vai ter 50 vagas destinadas aos professores da rede de ensino estadual e municipal da Paraíba, que ainda não têm graduação na área. “A previsão é de que o curso comece no segundo semestre deste ano. O Ministério da Educação ainda não autorizou a execução do curso, mas isso deve acontecer nos próximos dias”, revela.
A criação da Licenciatura em Letras faz parte da transformação em IFPB, já que no plano do Governo para a reestruturação da rede federal de ensino tecnológico, os Institutos ficam comprometidos a destinar 20% de suas vagas para essa modalidade. Atualmente, o IFPB possui a Licenciatura em Química, em João Pessoa e em Sousa.
Em documento enviado ao Ministério da Educação, no ano passado, o IFPB fez o planejamento para a criação de licenciaturas em Matemática, Física e Biologia, cada qual com 30 vagas inaugurais para o primeiro período de 2010. Parte dessas vagas deve ser ofertada no regime de EAD.
Na área de ensino à distância, o IFPB já tem experiência com cursos de capacitação formulados através do Programa Pró-Funcionário. No site http://virtual.ifpb.edu.br é possível saber mais sobre o planejamento para o IFPB Virtual. Entre os cursos voltados para o Pró-Funcionário, que capacita técnico-administrativos da área de Educação, estão os de Técnicas de Construção, Técnicas de Redação e Arquivo, Legislação Escolar e Técnico em Alimentação Escolar. Na área de Extensão, há Noções de Organização de Arquivo e Orientação para o ensino de pessoas com deficiência física.

Ascom do IFPB

Moradores mostram danos provocados por tremores em Pernambuco



Moradores de Alagoinha (PE) reclamam que os constantes tremores de terra que têm atingido a cidade provocaram danos em diversas residências. A dona de casa Edivania Pereira do Santos, de 20 anos, foi uma das prejudicadas e mostrou à reportagem do G1, nesta segunda-feira (15), os estragos causados pelos abalos.

A cidade de Alagoinha registrou mais de 40 tremores de terra de baixa intensidade desde o dia 3 de março. O abalo mais forte teria ocorrido em 8 de março e alcançou magnitude de 3,2 na escala Richter.

“As telhas caíram e, agora, parte do meu telhado estragou. Alguns tremores são bem fraquinhos, mas outros são tão fortes que mexem as panelas penduradas na cozinha”, diz Edivania, que mora com o marido e dois filhos.

O agricultor Osvaldo Lopes da Silva também disse que teve problemas na estrutura de sua casa por causa de tremores. Ele contou que estava dormindo, quando ouviu um estralo muito forte.

“Só deu tempo de pegar as crianças e sair correndo para a rua. Não sabia o que era, mas depois me contaram que eram os terremotos. O telhado fez um barulho, mas está firme. O problema aqui são duas rachaduras que apareceram no quarto e na sala”, diz o agricultor, que mora com a mulher e os três filhos.
Segundo Silva, todos os moradores da região correram para rua. “No começo, as pessoas choravam muito, passavam mal por causa do nervoso. Algumas resolviam até ir à igreja. Hoje, o pessoal já se acostumou um pouco. Todo mundo tem medo, mas ninguém fica desesperado”, disse. 
A dona de casa Angelita Belo Feitosa, de 34 anos, diz que está assustada com os tremores. Ela também disse que a parede da sala rachou por causa do tremor. “Sentimos as paredes tremerem, nossas coisas todas se mexem. A última vez que teve um tremor forte, escutei o estalo na parede. Depois, vi que tinha rachado. Temos muito medo, mas não sei o que fazer. Eu quero que o governo ajude a consertar a casa”, afirma Angelita.

Orientação
A preocupação só não é maior porque, segundo os moradores, representantes da prefeitura explicaram que as casas não correm risco e que os tremores são normais. “Estamos tentando nos acostumar, mas é uma situação difícil. Nunca tínhamos passado por isso antes”, diz Edivania.

De acordo com Silva, os moradores foram aconselhados a sair de casa sempre que sentirem tremores mais fortes. “Temos que ficar longe das paredes por uma questão de segurança, mas acho que esses terremotos não são capazes de derrubar minha casa. É só arrumar a rachadura na parede, que fica tudo bem”, diz.  

A mulher de Silva, Inalda Alves dos Santos, de 40 anos, conta que começa a ter preguiça de sair correndo sempre que tem um tremor. “Está acontecendo demais. Se continuar assim, não vou mais sair de casa não. Se a minha família tiver que morrer, vai morrer junta”, diz.

Mudança
A dona de casa conta que já pensou em se mudar, mas não tem lugar para ir. “Quero vender a minha casa, pensei em sair da cidade, mas com esses terremotos ninguém mais quer comprar”, afirma Edivania.

Angelita também gostaria de ir para um local mais calmo. “Tenho medo sim e, claro, penso em me mudar para outro canto, mas é complicado sair daqui, largar a vida que já temos e começar de novo em outro lugar”, diz. 

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) esteve no município na semana passada para instalar sensores que vão captar a ocorrência e a intensidade dos tremores. Além de Alagoinha, outros municípios do interior de Pernambuco também sofreram com abalos nas últimas semanas, como Caruaru (PE) e São Caitano (PE).   
G1

segunda-feira, 15 de março de 2010

IFPB CONVOCA 484 CANDIDATOS EM LISTA DE ESPERA DO SISU


Ensino Superior


O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está convocando, através da lista de espera organizada pelo MEC, 484 candidatos do Enem a se matricularem em seus cursos superiores. A matrícula encerra-se nessa terça-feira, 16 de março. O candidato que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e confirmou o interesse de ser incluído na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pode acessar o site para saber se está entre os convocados. O endereço é http://sisu.mec.gov.br
De acordo com informações do pesquisador institucional do IFPB, Antônio Feliciano Xavier Filho, o maior número de convocados está no Campus de Monteiro, para o curso de Construção de Edifícios: são 55 nomes na lista. Em seguida, vem o curso de Gestão Ambiental, no Campus Princesa Isabel, com 44 convocados, seguido dos 42 chamados para Agroecologia, em Picuí.
Em João Pessoa, estão sendo chamados 35 candidatos para Administração, 29 para Engenharia Elétrica, 20 para Química, 18 para Automação Industrial, 16 para Design de Interiores, 13 para Negócios Imobiliários, 13 para Sistema de Telecomunicações, 13 para Redes de Computadores, 12 em Sistemas para Internet, 12 em Geoprocessamento, 11 em Gestão Ambiental e 11 em Construção de Edifícios.
Em Patos, são convocados 24 candidatos para Segurança no Trabalho. No Campus de Sousa, são 17 convocados para Medicina Veterinária, 16 para Tecnologia em Alimentos, 15 para Agroecologia e nove para Licenciatura em Química. Em Cajazeiras, a lista convoca 16 candidatos para o curso de Automação Industrial e seis para Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Em Cabedelo, no curso de Design Gráfico, há 24 convocados. Em Campina Grande, são convocados 13 candidatos para Telemática.
Os classificados devem realizar a matrícula no campus para o qual se inscreveram. A matrícula é presencial, realizada pelo classificado ou procurador legalmente constituído, na Coordenação de Controle Acadêmico. Durante a matrícula, o classificado deve apresentar os seguintes documentos: duas fotos 3x4; original e cópia da certidão de nascimento ou casamento, da carteira de identidade, do CPF, do título de eleitor e prova de quitação com a justiça eleitoral (maiores de 18 anos), do certificado de reservista (sexo masculino), e do certificado de conclusão do ensino médio acompanhado do histórico escolar.
Confira os horários de matrícula do IFPB: João Pessoa - 8h às 11h30 e 14h às 19h / Sousa - 7h às 11h e 13h às 17h / Cajazeiras - 7h30 às 11h30 e 13h30 às 18h / Campina Grande – 8h às 12h e 14h às 18h / Cabedelo - 8h00 às 11h30 e 18h30 às 21h30 / Monteiro - 14h às 17h e 19h às 21h / Picuí – 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30 / Patos - 8h às 11h e 18h às 21h / Princesa Isabel – 8h às 11h; 13h às 17h e 19h às 22h.
O classificado que for portador de necessidades especiais deverá apresentar, além disso, atestado médico comprobatório que indique o tipo, grau ou nível de deficiência, com referência ao código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID). A instituição reservou em cada curso, 5% das vagas para portadores de necessidades especiais.

Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB

Meia-entrada para professores


O Diário do Poder Legislativo traz, na edição desta segunda-feira (15), o projeto de lei que institui a meia-entrada em estabelecimentos culturais para professores e especialistas da Educação. O projeto é de autoria do deputado Francisco de Assis Quintans (DEM).

Na essência, o projeto determina que fique assegurado aos professores e especialistas da Educação o pagamento da meia-entrada, que corresponde a 50 % do valor real cobrado para ingresso em estabelecimento culturais no Estado da Paraíba.

A garantia do benefício deve ter ampla propaganda, com divulgação em folhetos, encartes, internet, matérias publicitárias, jornais, revistas, além de emissoras de rádio e TV, segundo prevê o projeto do deputado Quintans (foto).

De acordo com o projeto, são considerados estabelecimentos culturais todas as casas que realizam espetáculos artísticos, musicais, circenses, teatrais e os de exibição cinematográfica. O público contemplado deve contar com carteira funcional, com foto e número da matrícula.
Ascom com paraibaonline

SERVIDORES DE PATOS LOTAM AUDITÓRIO DA ASSOCIAÇÃO


Mais de 400 servidores públicos municipais de Patos, filiados ao SINFEMP- Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região, lotaram no  último sábado, dia 13 de março de 2010, o Auditório da Associação Comercial de Patos, onde na oportunidade discutiram vários problemas relacionados a categoria, dentre eles o pagamento dos precatórios de 1996 e 1999, a discussão sobre o aumento salarial para os professores ativos e aposentados, ascensão funcional, licença prêmio, filiação dos contratados e comissionados a entidade, dentre outros assuntos.
NO TOCANTE A ASCENSÃO FUNCIONAL DOS PROFESSORES:
Os professores que entraram no último concurso que ainda não tem 5 anos de serviços, mesmo com licenciatura e especialização, estão recebendo ainda na tabela de magistério. Para isso, o SINFEMP estará recebendo cópias da portaria de nomeação, CPF, Identidade, diploma de licenciatura, certificado de especialização, contracheque de fevereiro de 2010, para resolver imediatamente a situação.
Os professores mais antigos no Município, que fizeram o concurso para polivalente e que concluíram licenciatura e especialização, deve também levar a sua documentação ao SINFEMP, no período de 5 a 9 de abril, pois neste caso terá que levar o contracheque do mês de março de 2010.
CONSTRUÇÃO DO CONJUNTO HABITACIONAL
A construção de 300 apartamentos foi discutida na assembléia, inclusive com a participação da secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Eliane Batista, que informou que será desapropriado um terreno para a construção do mesmo, que na quarta-feira, será realizada uma reunião com a Superintendência da Caixa Econômica em João Pessoa e que no dia 19, sexta-feira, será realizada uma reunião em Patos com todos os cadastrados no Auditório da Associação Comercial de Patos.
PRECATÓRIOS DE 1996 e 1999
De acordo com a Emenda Constitucional 62 de dezembro de 2009, os gestores municipais poderão destinar no mínimo 1% da arrecadação do Município para pagamento dos precatórios. Isto o sindicato vem conversando com o prefeito Nabor Wanderley.
Neste sentido, os processos de 1996 e 1999, estarão na pauta para discutir o pagamento e para isso, estarão realizando uma reunião e nestes 15 dias, será apresentada uma proposta para a categoria.
O precatório do processo de 1999 totaliza R$ 2.700.000,00(dois milhões e setecentos mil reais),  além dos valores de 1996 que estão sendo atualizados.
Será realizada uma reunião com os servidores relacionados em cada um dos processos.

CONTRATOS  E COMISSIONADOS PODERÃO SE FILIAR AO SINFEMP
Foi aprovada na assembléia geral, a filiação de todos os contratados e comissionados da Prefeitura de Patos e demais municípios ao SINFEMP, seguindo orientação nacional da Confederação de Servidores Públicos, que entende que esses trabalhadores desempenham um papel importante e que devem ser defendidos os seus direitos pelos sindicatos de base, especialmente no tocante as contribuições ao INSS onde muitos gestores descontam e não repassam, prejudicando-os no ato da aposentadoria.
A luta dos sindicatos é pela realização de concurso público, em todas as esferas, mas enquanto existir contratados e comissionados, os sindicatos devem fazer a sua defesa.
TABELA DO AUMENTO SALARIAL PARA A CATEGORIA
Todos os professores presentes ratificaram a proposta aprovada anteriormente pela categoria no tocante ao aumento salarial de Patos.
Muitos professores presentes contestaram a posição de um grupo que teima em defender às 40 horas semanais, com o salário de R$ 1.024,00. “isto dificultaria a nossa vida profissional, especialmente quem trabalha no Município, no estado e até na Escola Particular, sem se falar nos trabalhos domésticos”. Disse a professora Terezinha Delfino.
A vice-presidente do SINFEMP Maria de Guilherme taxou de absurda essa proposta de 40 horas semanais, pois os professores trabalham 25 horas, sendo 20 em sala de aula e já ganham superiores a R$ 1.024,00. “Não entendo como um professor defende uma carga horária absurda dessa, só não conhecendo a situação dos professore de Patos e, além disso, o aumento concedido superou o salário dos professores do Estado.” Enfatizou.
O presidente do SINFEMP, José Gonçalves, afirmou que a luta continua, mas que ultimamente a categoria vem logrando êxito em suas lutas e reivindicações. "O nosso salário superou o salário do professor do estado, demonstrando o nosso grau de unidade e organização. Vamos paralisar as atividades neste dia 16 de março de 2010, acompanhando a mobilização nacional pelo pagamento do piso", disse Gonçalves.

Arquivo do blog