Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Grande passeata marca Dia ‘D’ de Combate à Dengue em Patos







Diversas entidades públicas, privadas e representantes da sociedade civil organizada foram às ruas neste sábado, dia 13, em uma passeata em alusão ao Dia ‘D’ de Combate à Dengue, que passou pelas principais ruas da cidade, saindo da Praça Edivaldo Motta em direção à Praça Getúlio Vargas.

O objetivo principal da ação foi sensibilizar a população com relação aos perigos oferecidos pelo mosquito Aedes aegypti, e as medidas que precisam ser tomadas para a eliminação de focos.

“Gostaria de agradecer e parabenizar a todos aqueles que se fizeram presentes. Este momento é um despertar para o momento que o país vem passando. Precisamos tomar como uma preocupação que nos levará a uma conduta de combate durante os 365 dias do ano,” disse o secretário de saúde de Patos, José Francisco de Sousa (Zeca).

Com cartazes, faixas, e distribuição de folders os agentes iam orientando a população que passava pela rua e que estava pelos comércios, sobre a importância de ficar atento aos possíveis criadouros e da eliminação dos focos.

“É um grande prazer poder estar realizando essa passeata hoje, um momento de união dos poderes, participação de grandes órgãos de segurança e saúde. É uma grande alegria para nós estarmos engajados nesta luta que é uma batalha de todos,” comentou a coordenadora pedagógica da Microlins, Ana Cláudia.

A ação contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Ambiental, Tiro de Guerra 07-002, Microlins, Sttrans, Corpo de Bombeiros, Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Rotary, Rotaract e Interact Club Patos Sul, Defesa Civil, 6ª Gerência de Saúde e 6ª Regional de Ensino.

“É super importante que cada um desde já tome para si esta responsabilidade, até porque para se combater a dengue nós precisamos do poder público, das empresas privadas, mas principalmente da população. Esse chamado é para que a população leve para si esse compromisso que é de todos,” conclamou a coordenadora da Vigilância Ambiental de Patos, Gorete Batista.

Na chegada à Praça Getúlio Vargas foram feitas explanações e exibições de trabalhos relacionados ao mosquito e seus estágios de vida, e às doenças transmitidas por ele.

Kamyla Lopes
Fotos Kamylla Lopes e Marcos Eugênio


Lixão de Patos recebe bispos e arcebispos para abertura da Campanha da Fraternidade 2016




Dom Aldo Pagotto

Dom Fernando


Nilma Maria
O Lixão de Patos foi o local escolhido para missa campal de abertura da Campanha da fraternidade 2016, que nesta edição trabalha a problemática do saneamento básico, que envolve vários aspectos de garantia de qualidade de vida, de respeito ao meio ambiente.

A santa missa foi celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, presidente da CNBB Nordeste 2, que abrange arquidioceses e dioceses de PE, PB, RN e AL, com participação do arcebispo da PB, Dom Aldo de Cillo Pagotto, bispos dos quatro estados, padres, diáconos e leigos e leigos, além de autoridades políticas municipais e estaduais.

As questões relacionadas à proposta trabalhada pela CF foram explanadas, sob diversos ângulos, seja da responsabilidade governamental, da sociedade como um todo. Dom Fernando destacou a necessidade de maiores investimentos para que sejam oferecidas garantias de uma vida mais digna aos cidadãos; o despertar para a consciência ecológica e respeito ao meio ambiente. O destino dos resíduos sólidos também foi alvo de reflexão.

Ao final da celebração a presidente da Associação de Catadores de Lixo de Patos (Ascap), Nilma Maria, fez um relato sobre as dificuldades que os catadores enfrentam no dia a dia, das conquistas já alcançadas e das necessidades urgentes para que os quase 60 catadores possam viver em condições mais dignas, a exemplo de um amplo galpão para que ocorra a coleta seletiva dos resíduos, se acabe com ação dos atravessadores.

Dom Eraldo da Silva, bispo da Diocese de Patos, falou da importância dos catadores para a economia da cidade e para seu meio ambiente, à medida que evita que toneladas de resíduos poluentes sejam despejados na natureza.

O abertura da Campanha da fraternidade 2017, que já vem sendo discutida pela CNBB, segundo Dom Fernando, será feita pela Regional Nordeste 2 no município de Caicó-RN, daqui a um ano.


Os bispos permanecem em Patos participando do CONSER - Conselho Episcopal Regional, através de palestras, estudos, reflexões em torno dos desafios que a Igreja e sociedade têm que abraçar. 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Secretaria de Aviação Civil realizará reunião em Brasília, com Prefeita Francisca Motta e representante do Estado



A Secretaria de Aviação Civil, por meio da Secretaria de Aeroportos solicitou no último dia 13 de janeiro de 2016, a presença da Prefeita Francisca Motta e de representação do Governo do Estado da Paraíba, em uma reunião, na próxima quinta-feira, 18 de fevereiro, às 10h da manhã, na sede da Secretaria de Aeroportos, na Capital do Distrito Federal, Brasília.

De acordo com a Prefeita Francisca Motta, o ofício Nº 10/2016 da SEAP, antecipou que o objetivo da reunião é abordar o Programa de Aviação Regional – Aeroporto de Patos/PB (SNTS).

O comunicado Oficial assinado pelo secretário de Aeroportos, Leonardo Cruz, antecipou ainda, que, necessitam-se realizar tratativas importantes com a Prefeita de Patos e o Governo do Estado da Paraíba – detentor da outorga do aeroporto, sobre questões acerca dos projetos.

A Prefeita Francisca Motta lembrou a relevância de uma grande reforma no aeroporto de Patos para que a cidade, que já é o terceiro maior consumo da Paraíba, tenha estrutura adequada, com terminal de passageiros e melhorias na pista de pouso, para receber e realizar vôos comerciais.

“Através do esforço parlamentar do deputado Hugo Motta, Patos foi à primeira, das três únicas cidades da Paraíba, incluídas nesse Plano de Aviação Regional da Secretaria de Aviação Civil (SAC). Estamos otimistas quanto ao recebimento de novas informações e diretrizes, bem como, preparados, para ajudar no que for possível. O que queremos é tornar este marco no desenvolvimento regional de Patos uma realidade”, completou a Prefeita Francisca Motta.

Em Patos: Palestra sobre saneamento antecede abertura da CF pelos bispos da Regional Nordeste II



  
Professor Jacob Souto


Bispos da CNBB Nordeste II (Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas) estão em Patos para participarem do CONSER – Conselho Episcopal Regional, bem como do lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, que tem como TEMA: Casa comum, nossa responsabilidade” e o LEMA: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”, que tem como principal preocupação, o saneamento básico no Brasil e sua importância para a garantia do desenvolvimento saúde integral e qualidade de vida para a sociedade.

Neste sábado, às 7h30, os bispos diocesanos, cerca de 21, da Regional Nordeste II, que têm como anfitrião Dom Eraldo Bispo da Silva, da Diocese de Patos, juntamente com padres de diversas localidades, comunidade cristã, participam do lançamento da CF nesta cidade, com uma missa no lixão da cidade, local escolhido para grito por maior igualdade de direitos e justiça social.

Porém, antes dessa atividade da Campanha da Fraternidade, a problemática do saneamento, um serviço de saúde pública que existe de forma bastante desigual entre as regiões brasileiras, foi tema de palestra no auditório do Colégio Cristo Rei, pelo professor da UFCG, Jacob Silva Souto. Ele tratou do assunto apresentando os reflexos da falta de uma política de proteção ambiental para nosso planeta, como catástrofes que assustam a humanidade.

Pe. Egídio, da arquidiocese da Paraíba, fez amplo relato da situação crítica que vive o Brasil no tocante ao saneamento, com comparações entre as regiões e destacou a falta de investimentos para o setor. Usou em sua fala diversas orientações, reflexões dos sucessivos papas em relação ao uso dos recursos naturais e da necessidade de um povo mais consciente na proteção ao meio ambiente.


A dupla de poetas populares, Jomaci Dantas e Antônio José versaram sobre o tema da Campanha da Fraternidade, recebendo os aplausos dos presentes. A Diocese de Patos convida a todos para neste sábado, a partir das 7h30 da manhã, participarem da Santa Missa, no Lixão da cidade. 

Ricardo participa de reunião para discutir pesquisas relacionadas à zika e microcefalia



O governador Ricardo Coutinho participou, nesta quinta-feira (11), de uma reunião no Palácio da Redenção para discutir os avanços de pesquisas relacionadas à microcefalia, má formação do crânio que atinge bebês e que em alguns casos têm ligação com o vírus zika. A vice-governadora Lígia Feliciano, a secretária da Saúde, Roberta Abath, a coordenadora da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, Sandra Mattos, o diretor do Centro de Controle de Doenças do Governo dos Estados Unidos no Brasil, Aristides Barbosa,e o coordenador geral do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, participaram do encontro, além de outras autoridades.

Durante a reunião foram apresentados dados sobre uma pesquisa realizada pela Paraíba, que mostra que a microcefalia já aparecia no Estado desde 2012, portanto, sendo diagnosticada antes do aparecimento da zika. “Pretendemos aprofundar essas pesquisas, que já foram iniciadas, a fim de achar respostas para questões de interesse da sociedade. Os resultados da pesquisa colocam em evidência a relação entre o vírus zika e a microcefalia. É preciso um estudo maior para entender se todos os casos estão relacionados ou tem outras possíveis causas”, destacou Ricardo Coutinho.

“O Estado está desenvolvendo um projeto com a Rede de Cardiologia Pediátrica, através do uso da telemedicina, para facilitar o diagnóstico da microcefalia. Os resultados mostraram que os casos podem não ter relação com a zika. Diante disso, a Paraíba vem se destacando e sendo procurada por países como a Austrália e Japão. Nosso Estado será contemplado com o aporte nas pesquisas futuras e buscaremos parcerias com pesquisadores dos Estados Unidos. Este é um passo importante não só para nós, mas para o mundo”, declarou a secretária de Saúde, Roberta Abath.

De acordo com a coordenadora da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba, Sandra Mattos, uma força-tarefa foi feita com bebês paraibanos, verificando, entre outros, o tamanho craniano das crianças e as que se enquadravam nas características da microcefalia. “As informações foram organizadas em um banco de dados, logo após compilamos os resultados e mandamos para a Organização Mundial de Saúde, que publicou nosso estudo e se ofereceu para nos ajudar na condução das pesquisas”, afirmou.

Sandra Mattos ainda enfatizou que a reunião serviu para discutir o modelo de enfrentamento estadual da microcefalia, que utiliza a rede de telemedicina para ampliar o atendimento das crianças, além de pensar como será dado o seguimento nas pesquisas na região. “O projeto já está sendo apoiado pelo Ministério da Saúde e esperamos também a colaboração do Centro de Controle de Doenças do Governo dos Estados Unidos, que veio conhecer detalhes sobre o projeto e também outros parceiros”, adiantou.

Na reunião, o coordenador geral do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho, parabenizou o trabalho feito na Paraíba. “Esse esforço governamental é louvável e só temos a parabenizá-los por todo empenho em trazer respostas concretas em relação à microcefalia. A Paraíba foi escolhida para o nosso estudo de caso-controle, pelo fato de ter qualidade no sistema de vigilância em saúde no Estado, além de apresentar excelente performance nas medidas de combate ao Aedes”, falou.

O Estado foi pioneiro com a utilização do aplicativo “Aedes na Mira” que hoje é usado em mais 7 estados, além disso se mantém entre os mais exitosos em relação às visitas domiciliares. De um total de 1.177.843 imóveis, já foram visitados até o momento, 901.015, o que equivale a mais de 76%. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, até o momento foram notificados 753 casos suspeitos de microcefalia na Paraíba.

Prorrogado o prazo de inscrição para Residência Médica das FIP


Foi prorrogado até o dia 12 de fevereiro o prazo de inscrições para o processo seletivo, do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade das FIP em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos e alguns municípios que compõem a 6ª regional de saúde.

A Residência Médica visa construir competências com a formação do profissional, tendo como alicerce o conhecimento e a pratica, proporcionando ao residente a capacidade de utilizar todos os recursos da medicina com excelência.

São oferecidas 36 vagas previstas no Edital e foram abertas conforme Portaria Conjunta MS/MEC  nº  09,  de 26  de  novembro  de  2010  e  Portaria Conjunta MS/MEC nº 02, de 13 de janeiro de 2012. Este Processo Seletivo terá validade para o ingresso no ano de 2016.


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Cinquenta e oito dos 124 açudes monitorados pela Aesa estão em situação crítica

foto:caririligado
Apesar das chuvas que ocorreram na Paraíba durante o mês de janeiro, os açudes monitorados pelo Governo do Estado não receberam recargas significativas. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), dos 124 reservatórios, 58 estão com menos de 5% do volume total. 

Outros 35 açudes têm menos 20% da capacidade máxima, 31 possuem mais de 20% e não há reservatórios sangrando. “Algumas pessoas ficaram com a impressão que as chuvas de janeiro trouxeram grandes recargas, o que não aconteceu, já que as precipitações foram bastante irregulares. Em muitos açudes a situação ainda é crítica, por isso precisamos manter o foco no uso consciente, priorizando o abastecimento humano e animal”, alertou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva. 

Segundo o gerente de Monitoramento e Hidrometria, Alexandre Magno, o período de chuvas no semiárido paraibano começou neste mês e se estendo até maio. “Janeiro não costuma ser um mês de recargas significativas dos açudes. A partir de fevereiro, gradualmente, as chuvas devem ficar mais regulares no Sertão. Não tivemos registros de precipitações significativas nestes primeiros dez dias, esperamos que ocorram a partir da segunda quinzena” informou, destacando que as maiores chuvas do mês foram registradas em Patos: 73,4 milímetros. 

A relação completa das cidades onde mais choveu e o nível dos 124 açudes monitorados pela Aesa estão disponíveis no site www.aesa.pb.gov.br. Na página eletrônica também é possível conferir a previsão do tempo em todo o Estado, solicitar licenças para uso da água e fazer o cadastramento de carros-pipa.

Operação Carnaval da PRF - Número de mortos cai a zero e acidentes diminui em 33%


Mais de 5.400 motoristas foram flagrados pelos radares da Polícia Rodoviária Federal


João Pessoa/PB, 11 de fevereiro de 2016 – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou a Operação Carnaval 2016 nesta última Quarta-feira (10) com uma redução no número de acidentes . O destaque foi que não houve nenhum registro de mortes ao longo do feriado. A operação teve início no dia 05 de fevereiro e abrangeu todo o estado da Paraíba.


ACIDENTES

Nas BRs que passam pela Paraíba o número de acidentes diminuiu 33% no comparativo com o ano passado, levando em consideração números absolutos. Não houve registro de óbito durante a operação. 14% dos acidentes foram considerados graves e apenas 13% das vítimas envolvidas nos acidentes foram considerados feridos graves. Quanto aos acidentes graves, 50% tiveram a participação de veículos de duas rodas (motocicletas e ciclomotores).

Dentre as principais causas de acidentes predominaram a falta de atenção, ingestão de álcool, velocidade incompatível e não manter distância de segurança.

Dados da Operação Carnaval 2016

· Acidentes sem vítimas: 15
· Acidentes com feridos: 27
· Acidentes graves: 06
· Pessoas feridas: 46
. Pessoas mortas: 00

Dados da Operação Carnaval 2015

· Acidentes sem vítimas: 34
· Acidentes com feridos: 25
· Acidentes graves: 14
· Pessoas feridas: 36
. Pessoas mortas: 04

Voando baixo - Ao todo mais de 9,4 mil veículos foram fiscalizados sendo que destes mais de 5.400 foram flagrados em excesso de velocidade. Na BR 230, um veículo foi flagrado a 181 Km/h. Além desse, outros flagrantes de abuso extremo foram verificados com registros, como: 157, 159, 164 e 169 km/h, em trechos cuja velocidade máxima permitida é de 100 km/h. Irresponsabilidades também foram cometidas por profissionais do trânsito: um caminhão estava circulando a 144 KM/h e um motorista que realizava transporte de Produto Perigoso, deslocava-se a uma velocidade de 116 Km/h, quando a máxima permitida era de 80 Km/h. Em outros casos, vans, ônibus e microônibus também foram flagrados em excesso de velocidade.


Bebida alcoólica acabou com a folia de muitos motoristas

A cada 26 testes de alcoolemia, um condutor foi encontrado dirigindo sob influência de álcool.

Durante a Operação 1.729 testes do bafômetro foram realizados e 63 condutores foram tirados do volante por dirigirem embriagados. Dentre esses, sete motoristas foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil por cometerem o crime de embriaguez ao volante. O caso mais extremo de embriaguez aconteceu na cidade de Patos, Sertão paraibano. Durante uma ronda, os policiais perceberam uma caminhonete VW Saveiro ziguezagueando na rodovia e quase colidindo com outros dois veículos. Ao realizar a abordagem, os agentes se depararam com um homem de 70 anos com visíveis sinais de embriaguez e afirmando que havia tomado uma grande dose de cachaça. O valor medido no teste foi 1,45 mg/L, 480% a mais do valor necessário para caracterização do crime de embriaguez ao volante previsto no CTB.

Educação Para O Trânsito - Na Operação Carnaval as ações de educação para o trânsito também fizeram parte da programação. Ao todo, 3.441 pessoas foram sensibilizadas. O objetivo das ações foi orientar os motoristas através de vídeos educativos sobre os perigos nas rodovias e os principais comportamentos nocivos que devem ser evitados. Velocidade e alcoolemia foram os temas das palestras, além dos vídeos do cinema rodoviário e das abordagens educativas.

Ascom/PRF

MPF/PB requer condenação de médico e ex-prefeitos de Cajazeiras por improbidade administrativa


Segundo o Ministério Público, houve irregularidades no repasse de verbas à clínica de psiquiatria e psicologia no período de 2009 a 2012



O Ministério Público Federal em Sousa requereu à Justiça a condenação dos ex-prefeitos de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, Leonid Souza de Abreu e Carlos Rafael Medeiros de Souza, além do médico João Pessoa de Sousa, sócio responsável da Clínica Psiquiátrica e Psicológica Santa Helena, por ato de improbidade administrativa.


Segundo o MPF, no período de 2009 a 2012, quando Leonid e Carlos Rafael foram prefeitos, houve irregularidades no repasse de verbas à clínica.

Leonid Souza de Abreu exerceu o mandato de 2009 até 15 de maio de 2011, quando renunciou ao cargo. O então vice-prefeito, Carlos Rafael Medeiros de Souza, assumiu e governou Cajazeiras até o final do mandato, em dezembro de 2012.

De acordo com a ação, a Clínica Santa Helena recebeu quase R$ 1,5 milhão sem que tivessem sido feitos os devidos processos licitatório e de contratação.

O MPF pede o ressarcimento integral do dano ao erário, além de perda de função pública, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa e proibição de contratar com o Poder Público.

Inquérito Civil nº 1.24.002.000254/2014-24.

Ação de Improbidade Administrativa – nº 0800060-34.2016.4.05.8202. em trâmite na 8ª Vara da Justiça Federal, em Sousa (PB).


Tiago França/Iris Porto
Assessoria de Comunicação

Patos realiza programação pelo 61º aniversário de morte do escritor Allyrio Meira Wanderley


A Prefeitura Municipal de Patos realiza nesta sexta-feira 12, a partir das 18h, uma programação cultural extensa para celebrar o 61º aniversário de morte do escritor poeta, romancista, Allyrio Meira Wanderley. O evento está agendado para acontecer na Biblioteca, que leva o nome do escritor nascido no Sítio Campo Comprido.

Segundo José Romildo de Sousa, da Secretaria de Educação, que está organizando o evento, haverá exposição de livros do homenageado, posse da nova diretoria da Associação Patoense de Artes e Letras e para finalizar a programação, uma palestra com o estudioso da cultura regional, Breno Wanderley, que falará sobre Poesia popular, versos de todos nós.

Foi autor de obras marcantes para a literatura paraibana, a exemplo de Carneiros Cinzentos, As bases do separatismo, Os Brutos, Sol Criminoso (1º livro - 1931), o Louro do Jabre, alcunha de Alyrio por seu nível intelectual e tom crítico social nos seus escritos, o qual chegou a se patrono da cadeira 37 na Academia Paraibana de Letras, o escritor patoense, segundo sua bibliografia, atuou como jornalista em vários jornais de São Paulo, foi crítico literário, além de tradutor de obras famosas da literatura mundial.

Seu livro As bases do separatismo, publicado num período bastante conturbado da história brasileira, pós-Revolução de 30, quando havia o risco iminente de uma fragmentação, uma divisão territorial, causou grande preocupação do Governo de Getúlio Vargas, que apreendeu os exemplares e o escritor passou a ser perseguido, tendo que se refugiar na sua terra natal.  Tal obra escancarava a realidade na qual o Brasil estava mergulhado, ditadura, pobreza, vários aspectos da sociedade vigente e mostrava o ideal separatista de Allyrio.



quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Bloco ‘Renascer pra Cristo’ encerra Carnaval de Patos



O Carnaval de Rua de Patos foi encerrado nesta terça-feira, 8 de fevereiro, com a saída do Bloco “Renascer pra Cristo”, organizado pela Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Patos. 

O arrastão que levou às ruas da cidade um grande número de jovens também marcou o encerramento do Retiro de Carnaval ‘Festa do Rei Senhor Jesus, realizado na Escola Rio Branco entre os dias 06 e 08. 

Na saída do bloco, a juventude clamou o nome de Jesus ao som de louvores, danças e muita animação, até o Largo Dom Gerardo, lateral da Catedral de Nossa Senhora da Guia, onde a festa teve continuidade. 

Um dos participantes do evento, Wil de Sá, engrandeceu o bloco, como uma ferramenta de evangelização. “É muito boa a participação da juventude no bloco porque isso prova que a Renovação está expandindo mais ainda, não só o retiro, pois, eles entram também com o bloco, para poder chamar a juventude católica”, disse. 

Já Guilherme Medeiros enalteceu a presença do trio puxando os foliões. “É uma coisa que faltava na nossa cidade a questão desse trio, porque já existia antigamente, e com relação ao retiro é uma coisa que não pode mais faltar em nossa cidade pra gente conhecer a Palavra de Deus, sentindo a verdadeira alegria”, explicou. 

O adolescente de 14 anos, Victor Oliveira, enfatizou que o carnaval poderia ser aproveitado para conhecer o sentido da Semana Santa que se aproxima. 

“É importante esse momento para que seja refletido o sentido do carnaval, como a espera de um momento santo, já nesta quarta-feira de cinzas, com o início da Quaresma. E a reabertura do bloco que sempre foi, com certeza, um momento festivo que atrai muito mais foliões”, destacou. 

Bruna Leitão elogiou o bloco como uma atração que atrai mais jovens, pois, torna-se uma oportunidade de chamar mais a juventude para conhecer o amor de Deus. 

Já o presidente diocesano da RCC, Sandro Canuto, fez uma avaliação positiva do Retiro e do bloco carnavalesco como promessas de Deus para o povo da Igreja Católica. 

“A gente pode avaliar de uma maneira muito positiva, as promessas de Deus foram cumpridas durante esse retiro de carnaval. Deus falava realmente para nós, confiar, vigiar e acreditar, e a gente se prostrou diante dele e delegou diante dos servos da renovação, como todo o povo da Igreja Católica, a verdadeira alegria que vem de Deus”, afirmou. 

O Bloco ‘Renascer pra Cristo’ retornou neste ano de 2016 e foi reativado, como afirmou Sandro. 

“O bloco passou um tempo parado e ressurgiu também pelo desejo de Deus em nossos corações. Então, o bloco está de volta encerrando o carnaval da nossa cidade com muita alegria, a verdadeira alegria que é a alegria que vem de Deus”, comemorou. 

O Carnaval de Rua 2016 é uma realização da Liga de Bloco Carnavalescos de Patos, que tem como presidente, Zoma Francisco.

Ascom PMP

Com foco no saneamento e na saúde, CNBB lança campanha da fraternidade


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) lançam hoje (10) a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016. O tema deste ano é Casa Comum, Nossa Responsabilidade e o lema "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca", com foco no saneamento básico, no desenvolvimento, na saúde integral e na qualidade de vida.

Dados divulgados pelo Conic mostram que, mesmo figurando entre as maiores economias do mundo, o Brasil tem mais de 100 milhões de pessoas sem saneamento básico. “O Estado brasileiro tem deficiência na prestação de serviços relacionados ao tratamento da água e do esgoto e à coleta de lixo”, informou a CNBB.

A abertura oficial da campanha ocorre hoje (10), Quarta-feira de Cinzas, às 10h30, na sede da CNBB, em Brasília, e será transmitida ao vivo por emissoras católicas de rádio e televisão. A cerimônia será presidida pelo bispo da Igreja Anglicana do Brasil e presidente do Conic, dom Flávio Irala. Participam ainda diversas autoridades religiosas e civis, como o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha, e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

Campanha ecumênica

A primeira campanha da fraternidade ecumênica foi realizada em 2000, com o tema Dignidade Humana e Paz e lema "Novo milênio sem exclusões". A segunda, em 2005, teve como tema Solidariedade e Paz e lema "Felizes os que promovem a paz". A campanha de 2010 tratou de Economia e Vida, a partir do lema "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro".

EBC

PRF DÁ DICAS PARA O RETORNO DOS MOTORISTAS NO ÚLTIMO DIA DA OPERAÇÃO CARNAVAL


Condutores devem redobrar a atenção principalmente em trechos urbanos

João Pessoa/PB, 10 de fevereiro de 2016 - A Polícia Rodoviária Federal (PRF) alerta os motoristas para não descuidarem na volta para casa após o feriado de Carnaval. Tão importante quanto a ida é a volta da viagem realizada no feriadão. Para a alegria ser completa é preciso retornar em segurança.

Conhecer as condições da rodovia e os riscos de algumas áreas pode contribuir para uma viagem mais tranqüila. A PRF alerta sobre os cuidados ao dirigir em trechos urbanos, principalmente àqueles com grande movimento de pedestres onde o motorista deve ser ainda mais cauteloso, diminuindo o risco de atropelamentos. A velocidade deve ser reduzida quando as rodovias cortarem cidades ou vilas às margens da rodovia.

Outro fator que merece atenção é o perigo das ultrapassagens forçadas e feitas em locais proibidos. Essa infração provoca um dos tipos mais fatais de acidente, a colisão frontal. Dessa forma, o condutor deve ultrapassar sempre pela esquerda e apenas em trechos permitidos. Ultrapassagens em trechos de faixa contínua, subidas, descidas, pontes e acostamentos são terminantemente proibidas. Além disso, a distância e a visibilidade do veículo que se pretende ultrapassar e dos que vêm em sentido contrário devem ser bem avaliadas e seguras.


A PRF orienta os condutores que redobrem a atenção no retorno do feriadão. As fiscalizações permanecerão intensificadas até o final da operação, à meia-noite de hoje.
Confira mais algumas dicas de viagem:

• Planejamento da viagem – O motorista deve se informar sobre as distâncias que vai percorrer, condições do tempo, pontos de parada, existência de postos de combustíveis e de restaurantes à beira da estrada. Não esquecer documentação pessoal e do veículo.
• Revisão preventiva – Providenciar a checagem do automóvel mesmo para pequenas viagens. Faróis acesos para ver e ser visto; pneus calibrados e em bom estado; motor revisado, com óleo e nível da água do radiador em dia. Não esquecer de verificar a presença e estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de parabrisa e luzes do veículo;
• Pausas para descanso – O condutor deve programar paradas a cada 3 horas. Quem se expõe a muitas horas dirigindo fica sujeito ao fenômeno da "hipnose rodoviária", na qual se mantém de olhos abertos, mas sem percepção da realidade à sua volta. Ela vem acompanhada de sonolência, perda de reflexos e de força motora;
• Previsão do tempo – Procurar se informar sobre as condições do tempo nos lugares por onde vai passar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) disponibiliza gratuitamente informações sobre o clima no endereço www.inmet.gov.br;
• Atenção redobrada – Observar as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Elas não foram colocadas naquele ponto da estrada sem motivo. Nos trechos em obras, o motorista deve reduzir a velocidade e obedecer a sinalização local.
• Descanso – Durma bem antes de qualquer viagem de automóvel. O sono e o cansaço são grandes inimigos de uma viagem segura.
• Cinto de segurança– Use sempre o cinto de segurança, este equipamento é obrigatório para todos os ocupantes do veículo.

Em caso de emergência, ligue 191.

Arquivo do blog