Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 27 de abril de 2012

130 mil alunos podem ficar sem aula na PB

Os professores e os donos de escolas da rede participar de ensino não chegaram a um acordo e uma nova rodada de negociação foi marcada para a próxima quinta-feira (dia 3), na sede da Delegacia Regional do Trabalho. Neste sábado (dia 28), o conselho do sindicato vai se reunir para avaliar a mesa redonda ocorrida nesta sexta-feira (dia 27).

Cerca de 130 mil alunos da rede particular de ensino da Paraíba poderão ficar sem aula a partir do dia 3 de maio, próxima quinta-feira. Segundo o coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado da Paraíba (Sinteenp), José Avenzoar Arruda, a greve só occorrerá após a avaliação do resultado de uma mesa de negociação que acontecerá nesta sexta-feira (27), na Superintendência Regional do Trabalho.

"Caravanas de profissionais de Patos, Souza, Cajazeiras e outros municípios devem vir a João Pessoa para acompanhar as negociações. Estamos reivindicando a reposição nas perdas salariais e alguns reajustes, caso não sejamos atendidos, a categoria de todo o estado irá paralisar suas atividades por tempo indeterminado", acrescentou.

Além disso, Avenzoar informou que dependendo da reunião de hoje, os professores poderão realizar uma assembléia final na próxima quarta-feira (2), para definir novas iniciativas para as negociações.

José Linhares Filho/Jonas Batista

Quixaba realiza Saúde na Escola

 
A rede de ensino municipal de Quixaba iniciou o ano letivo usufruindo mais um importante programa, o PSE – Programa Saúde na Escola. Profissionais da área da saúde e educação visitaram as escolas municipais de Quixaba desenvolvendo atividades do programa, criado pelo Ministério da Saúde, cujo objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

“Essa parceria entre Saúde e Educação é o pontapé inicial para alertar crianças e pais sobre o número crescente de crianças acima do peso, além de outras necessidades. A Secretaria de Educação já realiza com as nutricionistas um acompanhamento nas escolas em torno do cardápio oferecido na merenda escolar. Cada dia é servido um alimento diferente, com legumes, verduras e frutas. Temos nos preocupado muito com uma alimentação saudável e o retorno tem sido muito positivo”, ressaltou a Nutricionista Anarah Suellen Conserva.

“Esse programa é muito importante para a comunidade escolar. Palestra de educação alimentar é essencial para prevenir doenças. O “Saúde na Escola” vai continuar em parceria com a Secretaria de Educação visando orientar ainda mais crianças e jovens”, disse o Secretário da Saúde, José Francisco Segundo, acompanhado da fisioterapeuta Rivana Sulpino e da enfermeira Luciana Ferreira. Alana Candeia esteve presente, representando a Secretaria da Educação. 

Além da avaliação antropométrica (avaliação do estado nutricional, nível de gordura), todos os envolvidos participaram de palestras e ações de conscientização, orientação e educação alimentar, com um tema norteador estabelecido anualmente, tendo sido o deste ano, a obesidade.

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre cinco e nove anos estão acima do peso recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. 

Dentro do protocolo do Programa da Saúde, caso alguma criança apresente excesso de peso, deverá ser encaminhado para sua Unidade Básica de Saúde de Referência para um maior acompanhamento.

Eduardo Nóbrega

Anunciada Programação do São João 2012 em São José de Espinharas

Foto:Glauber Alves
A prefeitura municipal de São José de Espinharas anunciou nesta sexta feira, 27, a programação oficial do São João “Acendendo a Fogueira – Ano XII”. A programação deste ano contempla o forró tradicional através da contratação de artistas regionais e também o forró estilizado, trazendo à praça pública diversas atrações de renome.
Uma das novidades este ano na programação montada pela Prefeitura será a participação maciça dos jovens que vão vivenciar o III Integrajovens da Paraíba – Edição Junina, consolidando assim um trabalho responsável em prol do desenvolvimento dos adolescentes, numa promoção da Secretaria de Assistência Social em parceria com o governo federal (Programa Projovem).
Outro evento inserido na programação, também valorizando a cultura local, será o I Festival Queijo das Espinharas. A proposta da administração é desenvolver e ampliar a produção de derivados do leite, tendo em vista o grande potencial dos produtores de São José de Espinharas. O Festival do Queijo será mais um evento cultural implantado na gestão Ricardo Wanderley. “Nosso queijo tem excelente aceitabilidade no mercado. Já existe um espaço de comercialização bastante sólido para esse produto e estamos lutando para ampliá-lo, oferecendo melhores condições aos produtores.

Programação:

Dia 01 de Junho – Sexta Feira

A partir das 18h -  Atrações culturais e danças do
- Peti
- Creche Municipal
- Grupo da Melhor Idade

No Palco:
PINTO DO ACORDEON
GERALDINHO LINS
FORRÓ DA CURTIÇAO

Dia 02 de Junho – Sábado
A partir das 13h - III Integra Jovens da Paraíba - Edição Junina com
- Atividades socio-educativa
- Atividades esportivas
- Corrida da Fogueira

No Palco
CAPILÉ
LUAN FORRÓ ESTILIZADO
BANDA ENCANTUS

Dia 03 de Junho – Domingo
A partir das 15h - Atividades culturais com
- Jecana
- Prado de Cavalos
- Torneio de degustação
   Queijo das Espinharas

No palco
18h – ALEIJADINHO DE POMBAL


Ascom

Pe. Levi – pregador criativo e de vanguarda

Nascemos na mesma cidade: Patos da Paraíba. Ele na zona rural, eu na urbana. Moramos no mesmo bairro: Santo Antônio. Ele, na rua do poeta maior, Augusto dos Anjos; e eu, na rua do apóstolo do Brasil, Padre Anchieta. Estudamos, embora em épocas diferentes, no mesmo colégio, o Diocesano de Patos, do tempo do Monsenhor Vieira. É que, quando nasci, ele já tinha 25 anos e já era um pregador criativo e iluminado. Hoje soube de sua partida para o alto do céu. E, num instante veio-me à memória algumas boas lembranças e saudades do tempo de criança/adolescência vivenciado na minha terra natal.

Refiro-me ao Padre Levi Rodrigues de Oliveira, nosso Pe. Levi, um verdadeiro sertanejo, homem corajoso, inteligente e talentoso, nascido na fazenda Santa Tereza, no município de Patos da Paraíba, no dia 07 de dezembro de 1926. Era filho de Sr. Alexandrino Rodrigues e de D. Mariana, casal que concebeu vinte e um filhos e ainda adotou outros dez. 

Pe. Levi estudou no Colégio Diocesano de Patos, na época em que o Monsenhor Viera era diretor. Em seguida, no Seminário Arquidiocesano da Paraíba e posteriormente em Roma, na Itália. A sua ordenação diaconal acontecera em 1954 e a presbiteral no dia 17 de dezembro de 1955. Seu pai, Alexandrino, não queria que o jovem Levi fosse padre e, por essa razão, passara quatro anos sem falar com o filho.

Como se vê, desde jovem o Padre Levi tinha convicção e consciência em suas escolhas, pois, se já é difícil fazer-se uma escolha profissional, imaginemos a sacerdotal, sobretudo sem o apoio paterno. 

Ele era um precursor, um homem de vanguarda. Exemplifiquemos com uma atitude de pioneirismo desse padre: a construção da Igreja Santo Antônio, na cidade de Patos, cujos azulejos da parte externa representam o Antigo Testamento e da parte interna o Novo, fazendo-a praticamente a única no mundo com esse estilo e uma das mais belas do Brasil. 

Para construção dessa igreja, Pe. Levi mobilizou, além de sua família e dos paroquianos, alguns políticos. Sua mãe doou o terreno; Janduí Carneiro, Rui Carneiro e Bivar Olinto as imagens de Santo Antônio e de Santa Quitéria; os azulejos foram doados pelos paroquianos; e os trinta e três anjos com lâmpadas que ficam sobre o teto da igreja, os vitrais, a cobertura de madeirites e alumínio e as roseiras, trazidas de São Paulo, foram ofertadas pelo Pe. Levi. Ele construiu também o cemitério Santo Antônio, que favoreceu muito as comunidades dos bairros Jatobá e Monte Castelo. 

Muito criativo, Pe. Levi instituiu em Patos uma série de inovações que conquistava o povo, dentre essas podem ser citadas a procissão dos homens durante a Semana Santa e a Paixão de Cristo encenada no pátio da igreja. Sob sua coordenação as missões de Frei Damião atraiam milhares de pessoas. A sua homilia curta e direta, numa linguagem simples e objetiva, cativava o povo. Tinha conhecimento de hipnose e era profundo estudioso das obras de Santo Agostinho e São Tomaz de Aquino. A sua fala em seus programas de rádio (em Cajazeiras pela Alto Piranhas e em Patos pela Espinharas, só para citar duas emissoras) animavam as pessoas e levantavam a autoestima.

Pe. Levi foi vigário das paróquias de Pombal, Malta, Coremas, Boqueirão dos Cochos, Jericó, Bom Sucesso, São José de Espinharas e, em Patos, das paróquias de Santo Antônio, Nossa Senhora da Guia e São Sebastião. Na política foi prefeito da cidade de São José do Bonfim e deputado estadual. Foi também presidente do Esporte Clube de Patos.

Por fim, Pe. Levi era um homem de alto astral e sempre de bem com a vida; desejoso de guardar dele essa imagem, concluímos com esse texto folclórico extraído do livro “Paróquia de Santo Antônio – 50 anos de história”, organizado pelo Pe. Paulo Jackson.

“A guerra entre os dois padres” – narra Padre Paulo – “encrenca política entre os padres não é de hoje. Quando Pe. Levi decidiu disputar a deputação estadual, recebeu pesada oposição do seu colega Pe. Noronha, que era muito conservador. Certo dia, Pe. Levi convocou uma passeata com as mulheres de Patos, pedindo que fossem todas de calça comprida, porque poderia dar uma ventania e levantar seus vestidos.

O Pe. Noronha ficou injuriado, e disparou no sermão dominical: “O Pe. Levi, apesar de pastor da Igreja de Deus, não tem vergonha. Esta história de passeata de mulher com calça comprida é somente para ver o tamanho do cachorro de vocês, viu?”. 

Nossas condolências aos familiares de Pe. Levi e que ele tenha um descanso em paz. Guardemos vivos na memória e em nossos corações a sua lembrança.


Inácio A. Torres (colunista pbnoticiasa.com e garimpandopalavras
Inácio

Desrespeito e falta de solidariedade com deficientes em Patos


No momento em que a sociedade está reunida na UEPB em Patos para discutir acessibilidade dos deficientes, a falta de respeito aos portadores de necessidades especiais é algo gritante. Um exemplo são as vagas destinadas nos estacionamentos aos veículos dos deficientes, desrespeitadas com freqüência e não há qualquer tipo de fiscalização. 

Um bom exemplo é a vaga reservada exclusivamente para deficientes, ao lado da Prefeitura. O espaço foi bem sinalizado pela STTrans, que colocou sinalização vertical bem visível, duas placas, mas todos chegam e estacionam, menos os deficientes, que raramente conseguem a vaga livre. O deficiente físico Taciano Wanderley diz que falta educação e respeito dos condutores. “Parece que não sabem ler sequer uma placa de trânsito. E não é só vaga para deficientes. Pode ver as rampas para acesso de cadeirantes, constantemente são obstruídas por carros, motos, um desrespeito que traz prejuízos para que já sofre para se locomover”, desabafa Taciano.

Regional Patos tem meta de imunizar 38.831 contra gripe


Acontece de 05 a 25 do próximo mês (maio) a campanha de vacinação contra influenza. Ontem, quinta-feira 26, estiveram reunidos na 6ª Gerência Regional de Saúde os técnicos de salas de vacina para avaliar as campanhas realizadas em 2011 e traçar metas para este ano.

Na reunião coordenada pela imunização, epidemiologia e vigilância em saúde, foram apresentados números da cobertura atingida pelos municípios nas campanhas do ano passado, que demonstraram ser preciso maior empenho deles, já que em 2011 muitas metas não foram cumpridas. O desperdício de doses também foi destacado pela coordenadora de imunização da regional Patos, Socorro Guedes.

Sobre a vacinação contra gripe que começa no próximo dia 05, todos receberam informações gerais como será a logística e procedimentos a ser adotados. Nos 24 municípios que compõem a  jurisdição da 6ª GRS devem ser vacinadas 38.831 pessoas. A vacina será oferecida a crianças de 6 meses a menores de 2 anos; gestantes; idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde.

Em Patos o maior público a ser imunizado é dos idosos, com meta de 11.177, de um total estimado de 16.127, sendo 2.366 crianças, 1.577 gestantes e 1.007 profissionais de saúde. Santa Luzia é o segundo com maior número de pessoas a ser imunizadas na região, com 2.776, seguido de Teixeira com 2.339. 

Rede Cegonha

Outra reunião que movimentou durante toda esta quinta-feira a 6ª GRS foi o projeto de construção da Rede Cegonha. Secretários municipais receberam informações de como funcionará esse programa, suas vantagens para a saúde pública, em especial às mulheres e seus filhos até dois anos, beneficiados com maior atenção de saúde. Utilizando data show, a apoiadora Keyla Brandão fez a exposição e as vantagens do município nessa parceria com Estado e Ministério da Saúde.  

São José de Espinharas anuncia programação do São João 2012
 nesta sexta feira

Foto:Glauber Alves
A prefeitura municipal de São José de Espinharas realizará nos dias 1, 2 e 3 de junho sua 12ª edição do Acendendo a Fogueira, evento tradicional que abre os festejos juninos no interior paraibano. 
O evento, que se renova a cada ano, recebe incrementos municipais visando atrair cada vez mais forrozeiros de toda a região que trazem na alma o amor ao forró. No centenário de nascimento do Rei do Baião, a cultura local é valorizada com artistas da terra apresentando o autêntico forró pé-de-serra, mantendo assim as raízes desse ritmo que jamais serão apagadas da cultura musical do nordestino, além das atrações forrozeiras que tocam nos palcos desse imenso país.
A programação oficial do São João Acendendo a Fogueira – Ano XII será anunciada pelo prefeito Ricardo Wanderley nesta sexta feira, 27 de abril, as 17h, durante a inauguração da nova sede da Secretaria de Assistência Social do município, localizada ao lado da unidade do CRAS.
A prefeitura, através da coordenação do evento está empenhada em trazer para a população uma programação que valorize a tradição do forró e também ajude a resgatar a cultura local através de danças e apresentações desenvolvidas pelos mais diversos programas e serviços mantidos pela gestão municipal.
Ascom

Banco Estrela é assaltado em Patos

Os bandidos continuam agindo na região de Patos. Após o assalto a agência dos Correios de Santa Terezinha, fato registrado essa semana, dessa vez os assaltantes foram mais ousados e escolheram uma agência bancária localizada bem no centro de Patos.
A agência do Banco Estrela, localizada na Rua Rui Barbosa, recebeu na tarde de hoje (26), a visita não desejada de assaltantes, que entraram e não perderam tempo, foram logo anunciando o assalto.
Segundo informações de funcionários, eram dois rapazem jovens. Ele levaram a quantia de R$ 1.750,00 (um mil setencentos e cinquenta reais) em dinheiro e ainda quantro aparelhos de telefone celular.
A reportagem da Rádio Espinharas foi a primeira a chegar ao local. O repórter Higo de Figueiredo ouviu o Cabo Avelino que repassou as infomações daquele momento.

Marcos Oliveira (patosonline.com) 

Morre Padre Levi

Será velado durante o dia de hoje em sua residência, na fazenda Santa Rosa em São José de Piranhas,  o corpo do padre e ex-deputado, Levi Rodrigues.
Ele Faleceu  na noite desta quinta-feira, (26), no Hospital Regional de Cajazeiras. Sepultamento acontece na manahã deste sábado (28), em Patos.
Padre Levi tinha 85 anos, era Padre da Diocese de Cajazeiras e estava internado em estado grave desde o dia  15 de março na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Regional da cidade.
O religioso, que era  natural de Patos, foi internado no Hospital Santa Terezinha da cidade de Sousa, no dia 27 de janeiro, após quebrar uma perna, onde passou por uma cirurgia.
Levi ficou bem por alguns dias, mas devido a uma infecção teve que retornar ao hospital.
O padre estava afastado das funções religiosas e atualmente estava morando na fazenda Santa Rosa, situada em São José de Piranhas.
Radar Sertanejo

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Bairros de Patos com epidemia de dengue

Fotos:Marcos Eugênio
 
Amorim falou sobre ações municipais
 

“Hoje podemos dizer que há epidemia de dengue nos bairros Belo Horizonte e Jardim Queiroz”. Essa foi a afirmativa do coordenador de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Patos, José Amorim, durante as longas discussões ocorridas na noite desta quinta-feira na reunião do Conselho Municipal de Saúde, que debateu também a adesão ao SARGUS (Sistema de Apoio à Construção do Relatório de Gestão).

O debate em torno da dengue pôs na mesa um problema que ressurge a cada ano, sentido pela população, que tem grande parcela pelas consequências sentidas na pele, ao não fazer o dever de casa, evitando e eliminando possíveis criatórios do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença que só no ano passado teve 1.027 casos notificados nesta cidade e a confirmação de 362 em laboratório.

O Conselho de Saúde abriu espaços para todos falarem de sua competência, erros e acertos. Amorim fez uma explanação de como o trabalho de combate vem acontecendo na cidade. Deixou claro a prioridade de ação pelas equipes de agendes de combate de endemias, os bairros Belo Horizonte, onde houve uma morte de uma criança de sete anos, com suspeita de dengue hemorrágica, algo que está sendo ainda investigado, Jardim Queiroz e Novo Horizonte, onde a meta é tratar 100% dos imóveis com o larvicida Novaluron, recomendado pela OMS no combate à dengue, como inibidor de síntese de quitina.

Nas discussões se falou inclusive da falta de compromisso da classe médica na notificação dos casos, deixando a responsabilidade, dele, para o corpo de enfermagem nas unidades de saúde básica. O coordenador de epidemiologia do município voltou a lembrar que a população é o principal parceiro na guerra contra a dengue. “É preciso que ela faça sua parte”, acrescentou.

Foram apresentados problemas vividos pelas equipes DA (Difícil Acesso) dos agentes de endemias, pela falta de equipamentos, como escadas, para se chegar a reservatórios d’água de difícil acesso. Um dos agentes presentes lamentou, enfatizando que parte dos colegas faz corpo mole nesse trabalho de combate ao Aedes. Apresentou números, como o recolhimento este ano de 1076 pneus que poderiam servir de criatórios do mosquito, informando que os bairros Belo Horizonte, Santo Antônio e Salgadinho são os que possuem maior número de imóveis de difícil acesso para ser tratados.

Houve críticas à postura de muitos cidadãos que não permitem que os agentes de endemias entrem em suas casas para vistoria e tratamento da água com larvicida. Já os agentes de saúde pública do Ministério da Saúde à disposição da 6ª GRS, Francisco Queiroga e Eugênio Pacceli rebateram, apresentando formulários, as informações de que havia faltado o larvicida para Patos. O produto fornecido ao município de 23 de janeiros deste ano aos dias atuais daria para tratar 42 milhões de litros de água, sendo que apenas 7.837 depósitos com água foram tratados. “Houve um grande equívoco quando disseram ter faltado larvicida para os agentes de endemias desenvolverem seu trabalho de combate”, comentou Pacceli.

Imóveis que receberam a última visita de um agente em maio do ano passado, outras a seis, imóveis fechados que podem estar servindo de viveiros do mosquito, foram outras informações que serviram para acalorar ainda mais o debate. Amorim disse que tudo que pode ser feito pelo governo municipal no combate a dengue está acontecendo e sugeriu uma nova capacitação para os agendes de controle de endemias.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, também presidente do Sindicato de Agentes de Saúde e de Endemias de Patos e Região, João Bosco Valadares falou da importância de cada um reconhecer seus erros e arregaçar as mangas para um trabalho mais efetivo contra a dengue. Também defendeu o horário corrido de seis horas para os agentes, devido as condições climáticas locais, insuportável para os profissionais. “Se os agentes não estão cumprindo com sua carga horária isso é uma questão administrativa, que deve cobrar deles”, comentou Bosco. 

Keyla Brandão, apoiadora da 6ª Gerência Regional de Saúde elogiou o trabalho, a luta de Sandra de Lourdes, coordenadora municipal da Atenção Básica, em prol da melhoria da saúde de Patos, mas lamentou a falta de interesse dos gestores municipais a programas federais, a exemplo do PMAQ - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica e Rede Cegonhas, que poderiam trazer importantes conquistas para a população.

A pauta seguiu com as discussões em torno do SARGUS - Sistema de Apoio à Construção do Relatório de Gestão, com a coordenadora da Atenção Básica. O SARGUS trará uma série de contribuições tanto para gestão quanto para o controle social. O objetivo é fornecer aos gestores municipais e estaduais um instrumento informatizado que facilite a elaboração e o envio do Relatório Anual de Gestão (RAG), utilizando as bases de dados nacionais com informações que servirão para qualificar os processos e práticas do monitoramento e avaliação da gestão.

O SARGSUS também viabilizará uma base de dados para armazenar e disponibilizar informações estratégicas, possibilitando aos gestores o cumprimento dos prazos legais de aprovação do RAG nos respectivos Conselhos de Saúde, bem como gerar relatórios de monitoramento, facilitando a avaliação de desempenho deste processo da gestão do SUS. 

Marcos Eugênio

Arquivo do blog