Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 31 de maio de 2008

Patoenses recebem nova sede da Câmara Municipal


Uma grande festa marcou a história do Legislativo patoense na noite de hoje, com a inauguração das modernas instalações da Casa Juvenal Lúcio de Sousa. Muitas autoridades, dentre elas o deputado federal Vital Filho, marcaram presença ao evento, cuja solenidade aconteceu em praça pública. A deputada Francisca Mota, representando a Assembléia Legislativa, enalteceu a importância da nova sede para a sociedade de Patos, que cobrava um espaço digno para participar das ações da Câmara Municipal. "Marcos quis marcar o seu mandato e soube fazer isso com muita competência, enfrentando esse projeto que culminou com essa linda obra", comentou Francisca Mota.
Guaray Martins, secretário executivo de Infra-estrutura do Estado, que esteve na inauguração representando o governador Cássio e o deputado estadual Dinaldo Wanderley, elogiou a iniciativa do vereador Marcos Eduardo, a mesa diretora, por presentear a população com um excelente espaço, orgulho de todos. "Com instalações modernas, dinâmicas, a nova Câmara tem condições de receber melhor os patoenses", disse Guaray.
Homenagens a populares
Marcos Eduardo se disse feliz pela concretização desse sonho, pois muitas pessoas não acreditaram na sua realização. "Houve grandes dificuldades, tivemos que fazer muitas economias, mas foi algo feito com muito carinho e zelo e hoje podemos comemorar esse feito", disse o presidente da Casa Juvenal lúcio de Sousa. Ele falou também ao Garimpando Palavras das homensagens feitas no novo prédio, homenagens estas presentes em cada sala, cada gabinete, no jardim, quando se rebusca na memória pessoas que deram sua contribuição para o desenvolvimento econômico, político e cultural do município, especialmente do Bairro Belo Horizonte, onde passa a funcionar a Câmara Municipal.
O vereador Ivanes Lacerda considerou a nova sede um marco para a história contemporânea da política de Patos. Disse que o Poder Legislativo fez sua parte e cabe agora as pessoas comparecem às sessões para participar das discussões que giram em torno dos problemas de seu dia a dia, de sua cidade. O diretor-presidente da FIP - Faculdades Integradas de Patos, João Leuson, parabenizou Eduardo pela coragem desse projeto arrojado, e que a nova Câmara será melhor para os vereadores, imprensa e principalmente para a sociedade, que ficará menos inibida de comparecer e participar dos trabalhos legislativos.
O prefeito Nabor Wanderley enfatizou a grandiosidade da nova Casa Juvenal Lúcio de Sousa, e que, a Câmara, com essa nova sede, possa transformar as ações do Legislativo ainda mais. "Acho que a partir desse momento teremos um divisor de águas na importância do trabalho do legislativo, que com certeza ficará bem mais próximo da população", opinou Nabor.
Foto:garimpandopalavras

Inauguração da Câmara


Daqui a pouco uma grande festa deve marcar a inauguração da nova sede da Câmara Municipal, Casa Juvenal Lúcio de Sousa, da cidade de Patos-PB. Para a abertura do legislativo mais moderno da Paraíba, como diz seu presidente Marcos Eduardo, espera-se a presença de mais de cinco mil pessoas. A Rua Horácio Nóbre será interdita no trecho da Câmara. Programação cultura, apresentação da banda patoense Flor da Pele, exposição de artes plásticas do artista e jornalista Murilo Santos fazem parte do cenário que o público presenciará. Horário da festa está previsto para às 20h.

Acendendo a Fogueira


O Município de São José de Espinharas realiza de 13 a 15 do próximo mês seu evento junino Acendendo a Fogueira - Ano VIII. Na programação cantam na abertura: Pinto do Acordeon, Flávio José e Gatinha Manhosa. Dia 14 Garota Sedução, Eliane (foto) e Calango Aceso. No último dia de evento se apresentam Garota Safada e Capital do Sol.
O prefeito Renê Caroca, que participa da coordenação do Acendendo a Fogueira, informou ao Garimpando que, além dos shows em praça pública, que contam com apoio do Ministério do Turismo, haverá vasta programação de cunho folclórico, com prado de cavalos, corrida de jegues, trilha de motos, apresentação de quadrilhas juninas, e muitas outras atrações para os milhares de forrozeiros que devem invadir a cidade em busca de diversão.

foto:diariodonordeste.globo.com

Escola Evolução recebe visita de importante historiador paraibano


Por Genival Junior

Aconteceu na manhã de ontem, na escola Evocentro em Patos, uma palestra sob o tema: História da Paraíba - Lutas e Resistência, proferida pelo historiador José Otávio de Arruda Mello. O evento reuniu alunos do Ensino Médio e do cursinho Pré-Vestibular da escola Evolução, que discutiram aspectos ligados a realidade social da Paraíba e do Brasil. Os trabalhos foram desenvolvidos sob a coordenação das professoras Naelda Wanderley, de Língua Portuguesa e Ramselly Mendonça de História.
José Otávio de Arruda, que tem Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo-USP, além de Especialização e Mestrado, pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB, apresentou na oportunidade duas de suas publicações. A primeira, História da Paraíba, lançada em 2002 e a outra, História do Direito e da Política, edição publicada em fevereiro desse ano. Na oportunidade participaram
Para a professora Ramselly Mendonça, a vinda de profissionais renomados como José Otávio, ajuda os alunos a obterem uma melhor compreensão de mundo, bem como despertar o senso crítico para os desafios da vida. Por sua vez Naelda Wanderley destacou o exemplo de José Otávio, profissional que encontrou no conhecimento o caminho mais curto para alcançar o reconhecimento. “Certamente é um exemplo a ser seguido por nossos alunos, o que poderá garantir o surgimento de outros nomes de talento nas futuras gerações.” Comentou.

foto:IHGP

Muito a fazer ainda


O Garimpando Palavras colocou esta semana uma enquete querendo saber de seus visitantes quais serviços públicos a população mais necessitava. A pergunta era: A população de Patos necessita mais de: habitação - saneamento básico - pavimentação e quarta opção, todos esses serviços.
Dos que participaram da enquete, 58% disseram que os habitantes careciam não apenas de um, mas de todos esses serviços. Em segundo lugar sanemaneto básico foi indicado por 27%, em terceiro com 8% pavimentação e por último habitação com 5% dos votos. Todas as opções apresentadas necesitam de maiores investimentos por parte dos órgãos públicos.
foto:garimpandopalavras

Em busca do ar


As crianças, que sempre sofrem bastante em períodos frios aqui no Sertão, este ano estão sofrendo de maneira mais acentuada. O Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, tem sido um verdadeiro termômetro dessa constatação. Apenas no mês passado os profissionais de saúde fizeram 7.639 atendimentos de urgência, segundo informou o setor de assistência social ao Garimpando Palavras. Mais de 30% desse total teve como causa doenças respiratórias. Pneumonia, coqueluche, bronquites, asma, dentre outras. Uma gripe sem os cuidados devidos pode provocar doenças bem mais graves. Mês passado 150 crianças que deram entrada naquela unidade de saúde tiveram que se apegar a nebulizadores para respirarem melhor. Os seis leitos e o isolamento do Noaldo Leite estão o tempo todo ocupados.
Recomendações
Deixar o ambiente arejado e ventilado; levar um pouco as crianças para fora de casa, para que tenham contato com o ar puro; e tomar bastante líquido. Nesse período frio acontecem também muitos casos de alergia nas vias respiratórias, devido o contato com roupas e cobertas que estavam guardadas há bastante tempo no armário. A orientação é lavar as peças e deixá-las no sol. A limpeza no quarto de dormir deve ser especial.
Foto:garimpandopalavras

Tabaco: 5 milhões de mortes por ano


Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a cada ano 5 milhões de pessoas morrem de doenças provocadas pelo cigarro. Esse verdadeiro genocídio em forma de suicídio, já que a pessoa tem o livre arbítrio para escolher ser ou não fumante, é uma preocupação, não apenas dos órgãos de saúde, mas de governos, em decorrência dos prejuízos que o vício oferece aos cofres públicos com internações e medicamentos. Hoje o mundo celebra o Dia Mundial sem Tabaco, com muitas manifestações.
O cigarro provoca diversos tipos de câncer na pessoa, que geralmente sofre bastante antes de ir a óbito por seu uso. No Brasil o jovem é o principal alvo da campanha idealizada pelo Ministério da Saúde. Os números apontam que perto de 90% dos fumantes experimentaram o cigarro antes dos 18 anos. As escolas de Patos deveriam realizar um trabalho de conscientização mais consistente com seus alunos para que tenhamos no futuro número menor de viciados.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Auto de Maria em Emas


A população do município de Emas-PB está sendo convidada para assistir amanhã, às 19h no centro da cidade, o I Auto de Maria, com o tema: Vida de Maria. A encenação recebe apoio dos padres Elias e Jorge, responsáveis pela Capela de Santa Terezinha, daquela localidade. A diretora de produção, Sônia Maria da Costa e o de cenário, Antônio Wanderlan (foto) mantiveram contato com o Garimpando Palavras para falar sobre o evento, inédito em Emas e que vem mobilizando muitos jovens. Da encenação participam 83 pessoas. Durante a apresentação será cantada a história de Maria, desde sua gestação de seu filho Jesus, à crucificação do Salvador, à coroação da Mãe de Deus. O Auto de Maria tem como diretor geral Eduardo Rabelo Loureiro. "O exemplo de Maria, com toda sua dedicação, sua importância para o povo cristão, é algo que queremos passar para o público", comentou Wanderlan.
O enredo terá a anunciação do anjo à Maria; visita a Isabel; nascimento de Jesus; a festa de Caanã; a crucificação de Cristo e a coroação de Maria.

foto:garimpandopalavras

Sociedade patoense se mobiliza para não perder Delegacia da PF


Clubes de serviços, igrejas, escolas públicas e privadas de Patos deram as mãos e estão participando, até o dia de amanhã, de um movimento iniciado hoje que pede a não transferência da delegacia da PF para o Município de Sousa, através de um abaixo-assinado que pretende recolher algo em torno de vinte mil assinaturas. Os habitantes estão comparecendo em peso para demonstrar sua preocupação com a possível saída da unidade federal de Patos.
De acordo com o coordenador da manifestação, Madiel de Sousa Conserva, há quinze dias o delegado da PF de Patos, Derly Brasileiro, em entrevista a uma emissora de rádio, soltou a informação que havia uma mobilização para que houvesse essa transferência. “Juízes federais, promotores e lideranças políticas de Sousa já encaminharam documento pedindo a transferência da delegacia para aquela cidade, argumentando que lá já existe a Vara Criminal Federal. Patos é um ponto estratégico para o tráfico de drogas, polariza dezenas de municípios e tem sido crucial a ação da Polícia Federal no combate aos bandidos em nossa região, tendo acumulado várias vitórias contra o narcotráfico”, explicou Conserva ao Garimpando Palavras.
O abaixo-assinado será entregue à Superintendência da PF na Paraíba, ao Ministério da Justiça e à Presidência da República, junto com uma série de argumentos que confirmam a necessidade da delegacia em Patos. Madiel disse que o superintendente da Paraíba, Cláudio Ferreira, já demonstrou ser favorável à permanência da unidade em Patos. “Porém a gente sabe que a PF é bastante limitada e não depende apenas dela para tomar a decisão”, enfatizou Madiel.

foto:gaimpandopalavras

Alarme falso


O redemoinho criado pela suposta investida do Município de Sousa para tentar transfrir a unidade da Delegacia de Polícia Federal de Patos para aquela localidade não passou de alarme falso. Segundo a Superintenência da PF da Paraíba, o que é existe é uma consulta para saber da possibilidade de abertura de uma delegacia em Sousa. O movimento liderado pelo ex-vereador Madiel Conserva pode se tranqüilizar, já que a informação passada pelo delegado Derli Brasileiro parece que não faz sentido, espero.
Quanto a ida de uma delegacia para Sousa, considero de extrema necessidade, pois a interiorização cada vez mais forte do crime organizado, todos os dias as quadrilhas vêm agindo em toda aquela área, é de suma importância. Sabemos das carências de pessoal da PF, mas a sociedade, não apenas da Cidade Sorriso, mas de toda a região, deve lutar por essa conquista, por questões de necessidades de se ter uma segurança mais eficaz.

A dengue já matou três na Paraíba este ano


Este ano, até o dia 16 de maio, houve 7.595 notificações de casos acumulados de dengue na Paraíba, segundo levantamento do setor de epidemiologia da Secretaria Estadual de Saúde. Do total 38 foram confirmadas como dengue hemorrágica nos municípios de Cajazeiras, Mogeiro, Guarabira, Esperança, São Miguel de Taipu , Pilar, Uiraúna, Campina Grande , Catolé do Rocha, Emas, Patos, Santa Helena, São Bento, São Mamede e Cuité. Três pessoas morreram pela dengue hemorrágica (Cuité, Campina Grande e Guarabira). Neste sábado o Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde e prefeituras, mais uma vez promove uma mobilização contra a doença. O objetivo é evitar a presença do mosquito Aedes aegyti com ações preventivas, já bastante divulgadas, mas que a população ainda permanece relapsa para o problema.

Comerciários da Grande Patos discutem hoje campanha salarial de 2008/2009


Por Genival Junior

Será aberta nesta sexta-feira na Associação Comercial e Industrial de Patos, a campanha salarial 2008/2009 dos servidores do comércio de Patos e região. Na oportunidade será realizada a Assembléia Extraordinária da categoria, que vai discutir a pauta de reivindicações, que será encaminhada ao Sindicato do Comércio Varejista de Patos, entidade que representa os interesses da classe patronal.
A Campanha Salarial dos comerciários da Grande Patos, tem como data base o dia 1º de julho, a exemplo dos demais municípios filiados a Federação Dos Trabalhadores no Comércio e Serviços - FETRACOM. “O ponta-pé inicial da campanha acontece com a participação dos trabalhadores, o que fortalece ainda mais a nossa luta”, afirmou Everaldo Lima, presidente do Sindicato dos Comerciários. No último dia 17, a FETRACOM promoveu o seminário sobre Negociação Coletiva, quando foram discutidas as estratégias para a campanha desse ano. O tema escolhido para este ano foi, “É hora de ampliar nossas conquistas”, como parte da campanha unificada da federação.
Redução de jornada
Atualmente, o piso da categoria em toda a base territorial de Patos é de R$ 420,00. Ano passado, o salário da categoria subiu 10,52%, índice superior ao reajuste do novo salário mínimo, que alcançou 9,21% a partir de 1º de março. Os trabalhadores do comércio obedecem a uma carga de oito horas diárias, no limite de 44 horas semanais. O que exceder esse tempo é calculado como hora-extra, que no caso da categoria é um acréscimo de 80%. O Sindicato, junto com a CUT (Central Única dos Trabalhadores) quer reduzir de 44 horas semanais para 40 horas. “A redução de tempo de serviço gera mais empregos e é um dos principais motes da Campanha 2008”, reforçou Everaldo.
foto:garimpandopalavras

Flávio José abre hoje São João de Campina


Um dos maiores ícones do forró, o paraibano de Monteiro, Flávio José, será na noite de hoje a principal atração na abertura do São João de Campina Grande, que luta com Caruaru para ostentar o título de maior São João do Mundo. Serão 30 dias de festa no Parque do povo, onde cerca de 500 atrações levarão alegria ao imenso público que comparece ao evento a cada ano. Hoje, além de Flávio José, tocam Aviões do Forró e Jairo Madruga.

foto:www.galerademonteiro.com

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Maria Nordestina fala ao Garimpando sobre lançamento de seu CD


Filha de São José de Espinharas e de uma família onde a música sempre fluiu em ambudância, Maria da Paz Ancelmo, de nome artístico Maria Nortestina, bateu um longo papo com o Garimpando Palavras na manhã de hoje, momento em que falou sobre a divulgação de seu primeiro CD, intitulado Desabafo Nordestino. A obra com dez faixas trata de temas ligados ao cotidiano do sertanejo, apesar dela viver em São Paulo há cinco anos, mas sem deixar de lado suas raízes. Os sons fortes emitidos pelo pife tocado por seu pai estão vivos em sua memória, bem como do fole por um tio seu, algo que lhe estimulou a trilhar pela música há 12 anos, inclusive ganhando prêmios em concursos na capital paulista, em programas de rádio e TV.
Desabafo Nordestino foi lançado em dezembro último. Só agora ele está sendo divulgado na Paraíba. Maria Nordestina, que também é compositora, prova disso é a música Galho da Roseira, presente nesse seu primeiro CD, está organizando um show beneficente em prol da Igreja de São José de Espinharas, templo que apresenta vários problemas em sua estrutura física. "Quero dar minha colaboração à minha cidade", diz Maria Nordestina, que estuda acordeon em São Paulo.


Foto:garimpandopalavras

Cresce busca por serviços de cerimonial em Patos


Um setor econômico que vem se destacando na cidade de Patos tem sido o de serviços de cerimonial. Nada melhor que deixar nas mãos de pessoas altamente qualificadas a organização de um evento. É essa atitude de empresas, turmas de concluintes de curso superior, noivas, dentre outros. Ao recorrer a esse tipo de serviço, o único trabalho do soliciante é passar as informações do que será o evnto. Para Sheila Leitão - Assessoria e Cerimonial, que está nesse mercado desde 2004, a tendência para o segmento é constante crescimento devido a comodidade que ele oferece aos clientes. "As pessoas se sentem bastante tranqüilas quando entregam seu evento sob nossa responsabilidade", comenta a empresária (foto), acrescentando que as épocas de forte procura pelo serviço de cerimonial acontece em maior escala em final de ano, quando ocorrem confraternizações, conclusão de turmas, mas que sempre surgem trabalhos o ano inteiro.
Qualificação
Sheila Leitão - Assessoria e Cerimonial mantém uma equipe de dez pessoas, que estão sempre se reciclando. Uma prova disso foi a participação da empresária recentemente na capacitação "Evento Casar", ocorrida no Terraço Daslu, em São Paulo, ministrada por Vera Simão, uma das mais renomadas chefes de cerimoniais do País. No evento mais de cem expositores apresentaram as principais novidades para festas de casamento, desde trajes de noivos ao coquetel oferecido aos convidados. A Sheila Leitão - Assessoria e Cerimonial funciona na Vidal de Negreiros, bairro Brasília, Patos, atendendo também pelos telefones 3422-1034 - (83)99611845 .

Paraíba poderá ganhar mais 146 vereadores

Caso a PEC 333 seja aprovada no Congresso, já tendo passado pela primeira votação no Câmara, restando votação em segundo turno e tramitação pelo Senado, a Paraíba poderá ter um acréscimo de 146 vagas nas câmaras municipais. Patos passaria de dez para dezessete vereadores. Hoje são 2.035 vereadores exercendo o cargo em nosso Estado, podendo o número crescer para 2.181. Caso a PEC seja aprovada até 30 do próximo mês, prazo limite para as convenções partidárias, a regra que amplia as vagas no Legislativo Municipal já valerá para as eleições deste ano.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Cigarro mata 200 mil brasileiros por ano


O cigarro é a causa de 200 mil mortes por ano no Brasil, segundo o Inca - Instituto Nacional de Câncer. Esta semana o Governo Federal lançou novas imagens que vão estampar os maços de tabaco. No próximo sábado se comemora o Dia Mundial Sem Tabaco. Desde 2001 que os fabrincantes de cigarros são obrigados por lei a publicaram nas embalagens desse produto fotos advertindo sobre os malefícios que o cigarro pode oferecer à saúde.

Humor negro


Logo após a abertura dos trabalhos da sessão de ontem da Câmara Municipal de Patos, o primeiro secretário, vereador Inácio de Gelo, pediu em tom de brincadeira votos de alegria pela morte do senador Jefferson Perez (foto), fato ocorrido semana passada. Inácio justificou esse momento de humor citando atitude do senador que "não gostava de vereador e para o qual não deveria existir esse cargo público, mas ele esqueceu que também foi vereador", desabafou o 1º secretário da mesa diretora. O colega Bonifácio Rocha, pelo tom do comentário, não gostou muito e quando subia para a tribuna deixou soltar o verbo que Jefferson havia sido bom senador.

Capacitação para um trânsito seguro


O 3° BPM, em parceria com a Divisão de Educação de Trânsito (DET), realizou na manhã de hoje, às 8:30h, nas dependências do Centro Social Urbano (CSU), Jatobá, uma palestra sobre educação no transito. A mesma constitui mais uma etapa do Curso de Habilitação para Sargentos (CHS) e do curso de formação do Serviço Auxiliar Voluntário (SAV).
Ministraram a palestra os sargentos Leonides e Espedito, juntamente com os cabos Reginaldo e Sena. O tema foi apresentado de forma dinâmica, através de vídeos e esquetes teatrais. O transito ainda é o maior responsável pelas mortes do país. A falta de conhecimento e a imprudência por parte dos motoristas e pedestres são fatores agravantes dessa situação. A policia militar promoveu o evento para capacitar seus profissionais a fim de garantir, através de seu próprio exemplo, a preservação e segurança no trânsito.

fonte:III BPM

Vereadores se tornam fundadores de gabinetes da nova sede da Câmara Municipal de Patos

Um projeto de lei (Nº 052/2008) apresentado ontem na sessão da Câmara Municipal de Patos pelo presidente do Legislativo, Marcos Eduardo, co-assinado pelo 1º secretário Inácio de Gelo e 2º secretário Espedito Simões, denomina fundadores dos gabinetes dos vereadores, nas novas instalações da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, os atuais titulares do Legislativo: Marcos Eduardo (Gabinete 01), Orlando Xavier(Gabinete 02), Espedito Simões(Gabinete 03), João Bosco(Gabinete 04), José Mota(Gabinete 05), Josefa Cavalcante(Gabinete 06), Antônio Ivanes de Lacerda(Gabinete 07), Inácio Ferreira de Lucena(Gabinete 08), Francisco Antônio de Maria (Gabinete 09) e Bonifácio Rocha (Gabinete 10).
Nesta quinta-feira não haverá sessão na Câmara Municipal. Em vez disso os vereadores participam de uma novena na Igreja de Nossa Senhora de Fátima. Esta semana os parlamentares mirins estão bastante concentrados na organização de seus gabinetes, onde em cada um será fixada a placa denominando seu patrono. Próximo sábado a nova sede da Câmara, considera por Marcos Eduardo como a mais moderna da Paraíba, será inaugurada. As previsões são de cinco a oito mil pessoas prestigiando o evento, que terá apresentações culturais, exposição de artes plásticas e show com a banda patoense Flor da Pele. A nova Câmara está situada na Rua Horácio Nóbrega, Bairro Belo Horizonte. No prédio foram investidos algo em torno de R$ 500 mil, recursos do próprio Legislativo patoense.
Foto:garimpandopalavras

terça-feira, 27 de maio de 2008

TSE recebe mais um pedido de cassação contra Cássio


A Coligação Paraíba de Futuro (PMDB/PSB/PT/PRB/PCdoB) ajuizou mais um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo a cassação do mandato do governador Cássio Cunha Lima e o pagamento de multa, alegando que o então candidato teria praticado conduta vedada a agente público caracterizada na participação de servidor em sua campanha eleitoral de 2006.
FAC
No recurso apresentado ao TSE (RO 1612) a coligação sustenta que o expediente dos servidores da Fundação de Ação Comunitária do Estado da Paraíba (FAC) teria sido reduzido durante o período eleitoral para que os funcionários fizessem campanha para Cássio Cunha Lima. A coligação pede a cassação com base no artigo 41-A da Lei das Eleições (9.504/97).
Seguindo parecer do Ministério Público, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) negou o pedido para cassar e multar o governador ao concluir que a coligação não comprovou que a redução do horário de expediente da FAC tivesse como objetivo a participação dos servidores na campanha do governador eleito.
No entanto, o TRE-PB já havia cassado o mandato do governador em julho de 2007, com base na suposta distribuição, pela Fundação de Ação Comunitária, de 35 mil cheques durante a campanha eleitoral de 2006. Em dezembro do ano passado, o TSE concedeu medida cautelar para que o governador permaneça no cargo até julgamento final de recursos no próprio TSE.
Cassação

Estão em trâmite no TSE três recursos (RO 1497/ RCED 736/ RCED 737) do governador contra a decisão do TRE-PB, que cassou o seu mandato em julho de 2007.
Segundo a denúncia proposta contra o candidato reeleito, a movimentação financeira de recursos do programa assistencial da FAC, por meio do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, não está prevista na lei estadual. A coligação derrotada alega ainda que os cheques foram emitidos em período eleitoral, o que caracteriza abuso de poder político e conduta vedada, de acordo com o artigo 73 da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições).
Fonte: Agência TSE
foto:diariodonordeste

Artesãos participam de curso para quantificar o valor das peças


A Paraíba sedia o projeto piloto do
curso de precificaçãoque pode ser
implantado em todo o Brasil


Uma das grandes dificuldades que enfrentam os pequenos artesãos é quantificar o valor de suas peças. Diferente de um produto industrial, no artesanato, além dos gastos com matéria-prima e da mão-de-obra empregada, é preciso agregar valor levando em conta os aspectos artísticos e únicos de cada obra. Aliando uma visão de mercado com a especificidade do trabalho artesanal, está sendo realizado na Paraíba um curso voltado para a precificação das peças confeccionadas.
“Trata-se de um projeto piloto que devemos implantar em todo o Brasil. A Paraíba foi escolhida para sediar esse processo de formação por termos uma boa diversidade de artesanato no Estado, com grupos coesos e bem articulados”, ressalta a consultora do Sebrae Nacional, Maria Ângela. O curso está sendo realizado em João Pessoa, no Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, no Bairro dos Estados, até essa sexta-feira, 30, e conta com a participação de 22 artesãos representando mais de dez municípios da Paraíba, a exemplo de Cajazeiras, Ingá, Riachão de Bacamarte, Araruna e Boqueirão.
Valor simbólico das peças
De acordo com Maria Ângela, a idéia surgiu no intuito de aproximar conceitos de economia e movimentação financeira do trabalho desenvolvido pelos artesãos, independente de sua formação escolar. “Estamos tendo a preocupação de realizar o curso através de uma linguagem de fácil acesso, mas que cumpra a função de aprofundar e esclarecer questões importantes sobre a precificação de qualquer produto”, afirma.
Além de tratar de planilha de custos e dos gastos indiretos e de comercialização, os artesãos também vão discutir o valor simbólico e cultural de suas peças. O administrador e ministrante do curso Carlos Veríssimo, comenta que essas questões serão levadas em conta para definir o preço final de cada trabalho. Junto com Maria Ângela, ele desenvolveu o programa didático que está sendo experimentado e avaliado durante a realização dessa turma pioneira.
Experiências
“O grande objetivo é fazermos do artesão um verdadeiro negociante, sabendo se impor e lidar de forma hábil com as finanças de seu empreendimento. Na formatação do curso, percebemos que ainda é muito incipiente os estudos brasileiros voltados para o setor financeiro do trabalho artesanal, sendo que praticamente não tivemos onde nos basear”, ressalta. A dinâmica do curso pretende incorporar a necessidade prática dos participantes, propondo exercícios e discutindo exemplos dos artesãos locais durante os cinco dias de encontro.
Já no primeiro dia, a bordadeira de Catolé do Rocha Maria das Graças, acredita que os conceitos aprendidos podem trazer reflexos positivos para a sua produção. Trabalhando num processo familiar e vendendo peças para lojas de municípios vizinhos e para João Pessoa, a artesã comenta que atualmente o seu preço é uma média dos gastos que teve na confecção e mais uma pequena porcentagem que será o seu lucro final.
“Apenas hoje observei os custos indiretos que tenho durante o trabalho. Acho que planejar melhor no papel todas as etapas da confecção e colocar um preço pensando no aumento da produção pode ser um caminho pro negócio evoluir”, acredita.

Sebrae Paraíba
foto:garimpandopalavras

Alcymar Monteiro no São João de Malta


O Município de Malta-PB realiza de 17 a 21 do próximo mês o São João de Malta é Assim, Bom pra você, bom pra mim, onde todos os dias haverá forró pé-de-serra, apresentações de quadrilhas juninas e de grupos folclóricos. Uma das atrações de renome nacional será a do pernambucano Alcymar Monteiro, que faz show no dia 19.
A abertura do evento acontece dia 17 com as atrações: Gaviões do Forró, Forrozão Karcará, Valdires e os Quatro do Forró. A programação continua no dia seguinte com Cavalo de Pau, Forrozão Saia Justa e Joãozinho do Acordeon.
Dia 19: Alcymar Monteiro, Flor da Pele, Baby Mel. Dia 20: Mulher Chorona, Capú de Fusca, Tempero Completo. Para encerrar a programação do São João de Malta, se apresentam também em praça pública, Banda Stillus, Os Três do Nordeste e Pinto do Acordeon.

Abril Vermelho prolongado


O MST (Movimento dos Sem terra), que realiza o Abril Vermelho, com manifestações por todo o País, invadindo prédios públicos, fazendas e bloqueando estradas, mantém a mobilização por melhor distribuição de terras, reforma agrária, mesmo fora do mês alvo, que é abril. Na manhã de hoje mais um trecho de BR foi interditado, no Km 385 da BR 230, bem próximo a Condado, interior paraibano. O bloqueio teve início às 6h20, onde cerca de 100 pessoas de assentamento Nova Conquista(Condado), bem como de outras localidades, mas integrantes do movimento, invadiram a rodovia federal e fecharam com galhos de árvores e pneus velhos, uma prática comum por eles utilizada.
A Polícia Rodoviária Federal se mantém presente no local. O trânsito é liberado de trinta em trinta minutos, durante cinco minutos nas duas vias. Até este momento ninguém do Incra compareceu para discutir com os líderes do movimento suas reivindicações: fomentos agrícolas, perfuração de poços, assistência técnica e legalização de terras desapropriadas.

foto:www.seresteros.com

Butantan fecha acordo para produzir vacina contra dengue


Um acordo de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan, em São Paulo, e os Institutos Nacionais de Saúde (NIH, em na sigla em inglês) dos Estados Unidos vai permitir a produção em fase piloto de uma vacina contra a dengue no Brasil, noticiou a Agência Fapesp. A princípio, o imunizante será produzido em pequena escala para a realização de testes clínicos. Somente depois dessa etapa o instituto poderá fabricar a vacina em escala industrial.
Rotavírus
O acordo com o órgão norte-americano incluiria também a transferência de tecnologia da vacina para o rotavírus. Segundo a Agência Fapesp, outra parceria semelhante estaria sendo firmada com o laboratório francês Sanofi-Pasteur para a produção de imunizantes contra a gripe. O instituto paulista irá receber do BNDES um total de R$ 32 milhões para desenvolver as vacinas de dengue, rotavírus e leishmaniose canina, que farão parte do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Fonte: UOL

1968: o ano em que foi proibido proibir


Por Linaldo Guedes


Greve de Estudantes na França, Passeata dos cem mil e Ditadura no Brasil, Festival de Woodstock, Movimento Hippie, Roda Viva, Glauber Rocha, José Martinez Correa, Tropicália, Primavera de Praga, Guerra do Vietnã, Pop Arte, 2001 uma odisséia no espaço, Jovem Guarda... tudo ao mesmo tempo agora. 1968 foi um ano emblemático na história do mundo. Parece que tudo aconteceu naquele ano.
40 anos depois, o Correio das Artes conta a história de 1968 numa edição especial de 60 páginas, com textos e depoimentos nas mais diversas áreas política e cultural.
Para contar a história daquele emblemático ano, o Correio das Artes convidou um time de peso: Amador Ribeiro Neto, Rinaldo de Fernandes, Affonso Romano de Sant´Anna, Moacyr Scliar, Bráulio Tavares, João Batista de Brito, Sérgio de Castro Pinto, Marcos Tavares, Fernando Teixeira, José Octávio de Arruda Melo, Almandrade, Leila Miccolis, Rodrigo de Souza Leão, Ronaldo Costa Fernandes, Astier Basílio, W.J. Solha, Homero Fonseca, Jussara Salazar e muitos outros. O Correio das Artes sai neste final de semana, encartado no jornal A União. Excelente dica de leitura.

Foto:wordpress

Agevisa promove II Seminário Paraibano de Direito Sanitário


A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba - AGEVISA-PB realizará o II SEMINÁRIO PARAIBANO DE DIREITO SANITÁRIO, nesta quarta e quinta-feira, no auditório do Teatro Armando Monteiro Neto (FIEP), no Centro de João Pessoa - Paraíba. A segunda edição do evento levantará discussões atuais relacionadas ao documento intitulado “Pacto pela Vida”, que prevê as diretrizes estabelecidas pelas autoridades sanitárias brasileiras, no que se refere ao respeito pleno pela saúde e pela vida humana.
Políticas e promoção da Saúde com ênfase no combate ao tabagismo, câncer de colo e útero, saúde do idoso, bioética, atenção básica, reflexos das organizações criminosas na efetivação do “pacto”, aborto, uso de células tronco embrionárias, dentre tantos outros temas palpitantes, nortearão os debates entre palestrantes e ouvintes.
Estarão proferindo palestras no evento, profissionais, cientistas e gestores que lidam direta e indiretamente com a observância e cumprimento das responsabilidades previstas naquele “pacto”, em âmbito estadual, nacional e internacional, seja na área jurídica e/ou sanitária, cujos temas retratarão aspectos positivos alcançados pelos órgãos e entes envolvidos, bem como as suas dificuldades e limitações.
O evento conta com o apoio de parceiros como o Governo da Paraíba, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministérios Públicos Estadual, Federal e Federal do Trabalho, IESP Faculdades, Instituto Nacional de Câncer e FIEP. Portanto, a participação nessa continuidade do primeiro seminário, proporcionará a estudantes e profissionais da área da saúde e do direito, bem com ao público interessado com a temática principal, a obtenção de conhecimentos que serão fundamentais na sua formação profissional e pessoal, e ainda no exercício de sua cidadania, a partir do entendimento sobre como a saúde e a vida da sociedade brasileira estão sendo, e serão tratadas no futuro.

Ascom com garimpandopalavras

foto:www.maristabahia.com.br

Provas para concurso Formação de Soldados serão dia 15


As provas do Concurso para o Curso de Formação de Soldados 2008 da Polícia Militar do Estado da Paraíba estão confirmadas para o próximo dia 15. Os candidatos que ainda não estão com cartão de inscrição poderão pegá-lo junto à comissão orgaizadora nos dias 11,12 e 13 do próximo mês nas sedes dos Batalhões, das cidades onde optaram por realizar as provas do concurso. Os cartões de incrição que já foram entregues estão em plena validade, não sendo necessário o candidato procurar por outro cartão.

3bpm.blogspot.com

Salomão se destaca na história de Sousa


O atual prefeito de Sousa, Salomão Gadelha, pode se dizer que é um dos grandes marcos, negativos, da história da Cidade Sorriso. Nunca se viu um administrador público municipal com tantos processos nas costas. Chovem irregularidades, cassação para todo lado. Resta saber se a Justiça chegará a um veredicto final para tantas acusações, algo que vem envergonhando a população daquele município paraibano. As denúncias de falcatruas são tão pesadas que vão acabar ressucitando os velhos dinossauros.

foto:picasaweb.google.com

Cerca de 15% dos acidentes no tânsito são provocados por pura desatenção

Um a quatro segundos é o tempo médio para sintonizar o rádio de um automóvel, trocar um CD, olhar uma mulher bonita que caminha, é também o suficiente para provocar um acidente de trânsito. Apesar de parecer curto, é um tempo longo se o veículo estiver a 100km/h. Enquanto o motorista se distrai o carro percorre 110 metros, o equivalente a uma fila de 28 carros pequenos. Não é muito comentado, nem pesquisado, mas diversos acidentes com automóveis são provocados por pequenas desatenções ao volante. Esses tipos de acidentes só começaram a ser mais estudados no fim dos anos 90, motivados pela proliferação dos celulares. Mas as pesquisas surpreenderam os especialistas, por mostrarem que muitos fatores, e não só o celular, roubam a atenção dos motoristas.
globo

segunda-feira, 26 de maio de 2008

São João de Santa Luzia completa 66 edições


O mais tradicional São João da Paraíba, o de Santa Luzia, está completando 66 anos. Este ano o evento junino começa no dia 20 de junho com o concurso de quadrilhas juninas, atrações musicais, culturais, danças folclóricas, terminando no dia 24 com várias atrações. Entre elas, Cavalo de Pau, Garota Safada, Solteirões do Forró, Ferro na Boneca, Banda Styllus, Capital do Sol, Capilé, Pinto do Acordeom, Mela Pinto, Swing do Forró, Passageiros do Forró e várias outras da cidade e região. Confira a programação dos principais dias da festa:

Dia 20 Cavalo de Pau e Swing do Forró

21 Garota Safada e Capilé e Trio

22 Ferro na Boneca e Capital do Sol

23 Solteirões do Forró e Forró do Mela Pinto

24 Banda Stylls e Pinto do Acordeom

Eleitor que vender voto pode ser preso e pagar multa, diz Justiça Eleitoral


O eleitor que receber dinheiro ou outra vantagem para votar em um candidato pode pegar de um a quatro anos de reclusão, mais multa criminal de 5 a 15 dias. A venda do voto pelo eleitor, assim como a compra pelo candidato ou a pedido dele, estão previstas como crime no artigo 299 do código eleitoral. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), são raríssimos os casos de ação contra vendedor de voto. Nos últimos anos, não há registros no TRE do Estado.
Segundo a assessoria do TRE-RN, os partidos acham que não vale a pena entrar com ação contra alguém que vendeu o voto por R$ 10. Preferem punir quem está comprando e configurar como abuso do poder político e econômico. Esse tipo de processo começa nas zonas eleitorais, se houver recurso vão para os TREs, pois não são da competência da Justiça comum. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), nos casos de venda de votos, o vendedor geralmente entra como testemunha e não como réu no processo. Com isso, quem responde ao processo é o comprador. "Normalmente, alguém comunica (o crime) para delegacias de polícia ou para as promotorias eleitorais. Não é um dos crimes mais fáceis de comprovar. Mas tem situações em que isso acontece", disse o promotor de Justiça Pedro Roberto Decomain.
Segundo ele, gravações de som, imagem, depoimento de testemunhas valem como provas. "Às vezes o eleitor até admite (que fez a venda)." Segundo o promotor, geralmente o vendedor de votos pega uma pena mínima. Ele cumpre determinadas condições durante um período e não é condenado. Durante o cumprimento da pena, ele não pode se mudar sem comunicar juiz, não pode se ausentar da zona eleitoral e deve apresentar-se mensalmente ao fórum. De acordo com Decomain, a urna eletrônica não pode ser utilizada como prova de venda de voto, porque não vincula a pessoa ao voto e também implicaria quebra de sigilo do voto.
Terra

NÃO AOS PSEUDOS JORNALISTAS


O Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE) acaba de deflagrar uma campanha de defesa da profissão, combatendo o exercício ilegal por pessoas não-habilitadas e não-qualificadas para atuar no jornalismo. A primeira etapa da campanha, intitulada "Anúncio Legal", está sendo deflagrada com um ofício-circular encaminhado a 109 prefeituras, 184 Câmaras de Vereadores e 55 Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs), potenciais anunciantes e representantes de anunciantes, ressaltando a importância do respeito à legislação federal dos jornalistas e alertando para o risco de se anunciar em publicações e veículos ilegais ou que utilizem pessoas para exercer irregularmente e sem qualificação funções profissionais.

Tiros no Coração do Jatobá

A noite de ontem foi de muito medo na Praça Coração do Jatobá, em Patos, quando um homem identificado por Iratan Nóbrega dos Santos tentou atingir Luiz Carlos de Araújo, 25 anos, ajudante de pedreiro, efetuando cinco tiros de revólver em sua direção, mas não logrou êxito na tentativa de homicídio. O fato aconteceu por volta das 21h45 de ontem. O acusado chegou no carona de uma moto Clypton verde, guiada por um homem ainda não identificado. Ao descer do veículo Iratan foi em direção a Carlos, sacou da arma e efetuou os tiros. A vítima reagiu jogando o capacete contra seu agressor, que acabou por errar seu alvo. Houve correria e o acusado fugiu na referida moto, ainda não sendo localizado. Carlos prestou queixa na 5ª Superintendência de Polícia Civil.

Servidores federais participam de encontro em Sousa

A CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, na Paraíba, foi uma das convidadas para participar do 3º Encontro Regional Nordeste dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional, realizado no período de sexa a domingo da semana passada em Sousa, Alto Sertão da Paraíba.
Na programação foi oferecido o Curso de Formação Política Sindical com o Tema: Estado e Sindicalismo no Brasil, um debate sobre a conjuntura política atual, Carreira (docente e PCCTAE), auxilio alimentação, transporte, creche, saúde, assédio moral no trabalho, expansão da rede (IFET) e o debate sobre as centrais sindicais.
No tocante ao Assédio Moral no Trabalho, o tema foi discutido em palestra ministrada por Romualdo Lima, procurador Federal e Professor Universitário, presidente da Seção OAB/CE, subsecção Iguatu.

Abaixo assinado para manter a Delegacia Federal em Patos

O ex-vereador Madiel Conserva está organizando, a partir de hoje, uma luta para que a delegacia da Polícia Federal seja mantida na cidade de Patos. Várias entidades devem participar da luta. Um abiaxo assinado estará à disposição dos patoenses e de habitantes dos municípios da região. Na programação haverá dia 2 de junho uma grande mobilização, segundo prevê Madiel, com uma caminhada partindo da Praça Edivaldo Mota até a Getúlio Vargas.
Essa manifestação para que a delegacia não saia de Patos foi despertada depois da revelação do delegado federal em Patos, Derly Brasileiro, de que alguns juizes e promotores federais estavam querendo levar a Delegacia para a cidade de Sousa. Madiel diz que já enviou ofícios para a alta cúpula da PF, mostrando a importância da referida unidade federal na cidade de Patos, uma das principais rotas de narcotraficantes do Nordeste. "Estou encaminhando os oficios aonde mostramos que já perdemos a VARA da Justica Federal para Sousa e também mostrando que desde 1996 já havia autorização para implantação desta Delegacia", comentou Madiel

domingo, 25 de maio de 2008

Murilo expõe “Esse vivente és tu” na Câmara Municipal


Com 20 pinturas, em óleo sobre tela, a mostra “Esse vivente és tu” será aberta neste dia 31 de maio. A partir das 20h o público presente à inauguração da nova Câmara de Vereadores da cidade de Patos terá acesso ao trabalho do pintor Murilo Santos.
As pinturas modernas de estilo expressionista e cubista do artista têm em comum a preocupação maior pelo plano bidimensional.
Atenção formal voltada prioritariamente para a cor e o ritmo das linhas em detrimento da perspectiva e do volume, ou seja, em geral, os temas tratados pelo artista distanciam-se da pintura “realista”, “fotográfica”, para exprimir suas informações e sentimentos através da cor e das de-formações causadas pelas linhas.
Temas trabalhados
O homem, a condição humana. A solidão. A insegurança. O pensamento. Temas propostos nos títulos dos quadros da exposição revelam a preocupação do artista com o conteúdo – a transmissão de informações – de suas pinturas.
Segundo o próprio artista o conteúdo de sua pintura está intrinsecamente ligado aos títulos das obras, semelhante ao endereço postado numa carta. Sem ele – o endereço – a carta estaria fadada a perder-se no caminho. Todavia ressalta que o conteúdo do seu trabalho é expresso essencialmente pela imagem.

Há nove anos atuando na pintura e em sua nona exposição, autodidata e longe do acervo nacional das pinacotecas dos principais centros artísticos, Murilo Santos, manteve sua relação com a pintura através dos livros, jornais e revistas.
Experiência que o levou a tratar do tema da impressão de pinturas no jornalismo cultural impresso durante a sua graduação no curso de Comunicação Social Habilitação em Jornalismo, com o trabalho científico (monografia) A Impressão da Pintura no Brasil: Jornalismo Cultural em Foco. Texto em que reflete sobre a relação entre a pintura (imagem) e as palavras (verbo) na história do jornalismo cultural impresso no Brasil. Cuja conclusão aponta para uma supervalorização, histórica, da palavra em detrimento da imagem, no espaço dedicado às informações referentes à pintura, linguagem que é autônoma na transmissão das informações por ela proposta.


patosonline

Pintor que residia no Jardim Lacerda é encontrado morto

Depois de buscas feitas pelo Corpo de Bombeiros, PM e Civil, foi localizado na manhã de hoje o corpo do pintor Rodtwelt Xavier Brito, 23 anos, que redidia na Rua Anália Palmeira de Araújo, 499, Jardim Lacerda, em Patos-PB. Ele estava desaparecido há seis dias. O cadáver, em estado de putrefação, foi encontrado às margens da BR 230, em uma estrada que dá acesso ao Município de Quixaba. O corpo foi conduzido para o IML, que confirmou que o pintor fora assassinado com um tiro no peito.

Idoso morto à pauladas em Pedra Branca

Atos de violência bárbara crescem a cada dia na Paraíba, fazendo muitas vítimas fatais. É o caso do aposentado João Manoel da Silva, de 66 anos, que era casado, o qual residia no Sítio Saco, Município de Pedra Branca. Ele foi assassinado a golpes de porrete, por volta das 22h30 de ontem. O acusado, segundo a PM, é seu vizinho, o agricultor Damião Davi da Silva.
De acordo com o que foi apurado naquela localidade, Damião, não agüentando mais as provocações do idoso, que sempre que bebia, o pertubava, resolveu dá um basta nisso de uma forma bastante inapropriada, assassinando o senhor João Manoel. A Polícia tenta localizar o acusado, que está foragido

Arquivo do blog